domingo, 19 de março de 2017

Idecan anula provas do concurso para Corpo de Bombeiros do DF

As provas objetivas para os cargos de soldado condutor e operador de viaturas do concurso do Corpo de Bombeiros do DF, aplicadas em 5 de fevereiro, estão anuladas. O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) anunciou a decisão nesta sexta-feira (17), em atendimento à recomendação do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT).

Em nota, a entidade esclareceu que informações sobre o cronograma de reaplicação da etapa serão divulgadas oportunamente pelo portal eletrônico oficial. “Tal medida foi entendida como necessária em face da inconsistência havida, relativa à divulgação dos locais de realização de provas no site da organizadora”, justificou.

No último dia 8, o Ministério Público apontou ao Idecan falhas identificadas por concorrentes durante a aplicação do certame, como a não designação prévia das salas de prova, os atrasos para o início da aplicação dos exames e a informação de que os nomes constantes nos cadernos de provas e respectivos gabaritos não se referiam aos candidatos que receberam os materiais.

Frente às incoerências, o órgão recomendou a anulação das provas e pediu restituição aos candidatos dos valores relativos à inscrição. O documento determinou, ainda, que a nova data para a realização da primeira etapa da avaliação fosse determinada com um prazo razoável. A medida objetiva “viabilizar a programação por parte dos candidatos, especialmente dos inscritos residentes em outras unidades das federação”.

Polêmica

A prova do concurso para o cargo de oficial do Corpo de Bombeiros, aplicada em 12 de fevereiro, já havia sido anulada pela própria entidade organizadora a pedido do presidente da Comissão de Execução do CBMDF, em razão da “inconsistência relativa à ausência de folhas de respostas da prova discursiva”.

Além disso, o Tribunal de Contas do DF recebeu um pedido de anulação total do concurso. A solicitação foi apresentada em 14 de fevereiro pelo deputado distrital Reginaldo Veras (PDT), em razão de irregularidades que, supostamente, “violaram preceitos legais e constitucionais”.

Em 24 de fevereiro, o Tribunal de Contas determinou o prazo de 10 dias para que o Corpo de Bombeiros e o Idecan prestassem esclarecimentos acerca das denúncias. Ainda não houve decisão sobre o caso.

Após uma série de inconsistências e reclamações, o Idecan foi desclassificado para realizar a organização do concurso da Polícia Militar do DF, que vai oferecer 2.024 vagas para a carreira de soldado.

Fonte: CB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com