terça-feira, 27 de dezembro de 2016

PMDF ganha dois “Ispicialistas” em Segurança Pública


Uma matéria publicada na Coluna CB.Poder, do Correio Braziliense e que trata do PREGÃO ELETRÔNICO Nº 50/2016 Processo: 054.001.186/2015 da Polícia Militar do Distrito Federal para a aquisição de viaturas policiais caracterizados e descaracterizados para uso no policiamento, patrulhamento e serviço velado da corporação me chamou a atenção por duas situações: (LEIA AQUI)

A primeira delas, a afirmativa da jornalista que assina a matéria, Ana Maria Campos, que também é titular da coluna Eixo Capital do Correio Braziliense, de que “os veículos são inapropriados para atuar no policiamento”. Interessante que, provavelmente, a jornalista esqueceu de acrescentar ao seu currículo a sua especialização em Policiamento Ostensivo e Segurança Pública.

E a segunda, pasmem, a manifestação do Presidente do Sindicato dos Policiais Civis do DF, SINPOL-DF, Rodrigo Franco, conhecido como “Gaúcho”. Em suas colocações, o policial civil ratificou as colocações da “Ispicialista” jornalista afirmando que os carros são inadequados para o policiamento. “Além das viaturas, caras e de última linha, está bem explícito no edital que são viaturas para serviço velado, que é um grande problema da política de segurança pública. Hoje todo batalhão da Polícia Militar mantém dezenas de policiais militares trabalhando em carros descaracterizados e com policiais sem uniforme”, diz. “Isso é muito grave porque é isso que está tirando a sensação de segurança nas ruas”, palavras de Gaúcho ao CB.Poder.

Agora se a Polícia Civil não obteve êxito na tentativa de adquirir 100 viaturas do mesmo porte para a execução e seus serviços através de processo licitatório é uma pena. Talvez a labuta destrambelhada que o Sindicato o qual Gaúcho representa vem travando ao longo do ano, sem êxito, com o governo do Distrito Federal possa ter contribuído para tal, ou até mesmo a falta de uma melhor dedicação dos licitantes ao projeto o qual estavam trabalhando.

No entanto, querer justificar sua decepção criticando a competência da Polícia Militar e sua equipe de projetistas no sucesso do Pregão é muita falta de senso e ética profissional. Pior ainda é querer culpar o serviço velado da PMDF, que existe a mais de dois séculos, e antes mesmo da criação da Polícia Civil, de que a sensação de insegurança nas ruas é por conta do serviço velado que a PM executa” é de tamanha ignorância institucional que não merece sequer ser comentado.

Um conselho à jornalista e também aqueles que se aventurarem a falar de segurança pública, principalmente a ostensiva que é executada pela Polícia Militar, que antes de dar essas “barrigadas” (como chamamos na linguagem jornalística) que procurem se informar com quem entende. Aliás, tive o cuidado de observar os editoriais das colunas Eixo Capital e CB.Poder e com tantas coisas da Polícia Militar a serem divulgadas, raríssimas foram as matérias vinculadas à instituição. Enquanto isso, as voltadas para assuntos direta ou indiretamente ligados à Polícia Civil e Sindicatos.... (Veja abaixo):

OUTUBRO: (90 matérias 8% ligadas à segurança pública)


NOVEMBRO: (87 matérias 7% ligadas à segurança pública)


DEZEMBRO: (60 matérias 9% ligadas à segurança pública)


A Polícia Militar, através de sua Assessoria de Comunicação e com a peculiar educação que lhe é contumaz, limitou-se a informar que seguiu o que prevê a legislação, especificamente a Lei de Licitações nº 8.666.

Agora só nos falta o SINPOL indicar o comando da corporação, executar o Plano Operacional para 2017, o Plano Anual de Ensino e quem sabe ser o protagonistas das próximas promoções para o ano vindouro.

Acho que esses novos “Ispicialistas” perderam uma grande oportunidade de ficarem calados! Como dizem os velhos ditados: “cada macaco no seu galho” e “cada um no seu quadrado”!

Da redação,


Por Poliglota...

10 comentários:

  1. Nossa Poliglota, fico aliviada ao verificar que no meio da Comunicação ainda temos profissionais sérios. Seu texto é preciso, objetivo e verdadeiro. A PMDF está comprando veículos mais seguros para o Policiamento Ostensivo (Corola) e procurou comprar bons carros para o serviço velado ( que agora estão em risco por essas reportagens absurdas). As aquisições não terminaram, falta adquirir também as SUVs pro serviço operacional em conjunto com os corolas. Não compramos carros de luxo, compramos carros seguros pro nosso policial, e vamos continuar com este mesmo esforço!

    ResponderExcluir
  2. Poliglota , admiro muito o trabalho sério que conduz no seu blog ! Sempre centrado , focado e responsavel pelas informações que transmite à sociedade ! Agradeço pela segura das informações que nos passa e pelo zelo que demonstra pela instituição ( PMDF ) , sem falar na integridade ética e moral que preserva com as instituições e pessoas que metem o pau na PMDF ! Meus cumprimentos !

    ResponderExcluir
  3. Esse Governo Rollemberg cada dia mais prestigia a PMDF em detrimento de outras instituições.
    A questão não é simplesmente saber utilizar a lei de licitações. Porque em outubro a governança negou a compra de viaturas da PCDF sob a justificativa de que não era hora de adquirir viaturas?
    Não venha me dizer que por competência administrativa que conseguem isso. É notório a preferência do governador. Haja vista os valores transferidos do orçamento da PCDF para o orçamento da PMDF para pagar auxílio saúde e moradia e outros.
    Talvez seja a única categoria realmente satisfeita com o Glorioso Rollemberg.
    Enquanto isso os índices criminais aumentam...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cada dia fico mais impressionado com o grau de informação de nossa sociedade e principalmente aqueles corporativistas.

      Meu irmão, deixa de falar besteiras. Rollemberg nunca beneficiou a PMDF em nada, pelo contrário, desde que assumiu deixou de cumprir suas promessas de campanha. Em que mundo você vive?

      Se a governança negou é porque alguma coisa deu errado, tipo incompetência de quem confeccionou o Termos de Referência. Será que se tivesse base e fundamentação legal teria sido negado?

      Ôpa, deixa de falar besteiras. Pelo contrário camarada, se recursos foram transferidos foram da Polícia Militar para outros órgãos, como por exemplo 90 milhões de reais que inclusive prejudicaram o atendimento de saúde da corporação. Não vou te dar mastigado para te dar um pouco de trabalho antes de falar besteiras.

      Não estamos satisfeitos com esse sujeito e nunca estivemos, mas ele ainda é o governador do DF e é dele que vamos continuar cobrando. As redes sociais são maravilhosas, mas não vamos ficar pagando micos falando asneiras sem antes pesquisar ok?

      Pesquise e depois conversamos ok?

      Abraços, Poliglota...

      Excluir
    2. Falando em corporativismo, você desempenha muito bem o seu papel, parabéns.
      Falar Besteiras??? São fatos. Você se esquece que a única categoria que teve seu reajuste mantido pelo Rollemberg foi a PMDF? Redução de interstícios entre outros. É claro que ele deixou de cumprir promessas. Cumprir 100% das promessas ai já é demais. Eu é que pergunto em que mundo você vive?
      Quando a governança veta sob o argumento de que “não é hora de comprar” será que o motivo é porque faltou ao gestor do órgão “competência administrativa” ou o governo usou de seu poder discricionário da conveniência e oportunidade? Em que mundo você vive?
      Bom, outra questão é que houve transferências da rubrica do orçamento da PCDF para a PMDF e não o contrário. Isso é fato. E aqui não estou falando besteiras é só pesquisar.
      Se você acha que fatos são “asneiras”, paciência.
      Se até vocês estão insatisfeitos com o Rollemberg (como você disse) imagine as demais categorias.
      Pesquiso sempre... podemos continuar conversando sempre que quiser
      Abraços,

      Excluir
    3. Pô guerreiro, entendo sua preocupação e claro não desprezo seu corporativismo. O que nos difere, um pouco, é o fato de que tenho identificação. Desconheço o anonimato, EM TUDO. Mas como você disse que "pesquisa", então faça uma ligeira pesquisa e veja a diferença entre "aumento salarial, progressão funcional e direitos adquido". Quanto as conversas, seria interessante, mas que tal usar seu livre direito constitucional de dizer, pelo menos, quem você é?

      mesmo assim, um grande e Feliz 2017 e que tenhamos dias melhores no ano vindouro, principalmente a nós que somos o escudo dessa sociedade, muita das vezes hipócrita, mas que sabe separar o joio do trigo.

      Poliglota...

      Excluir
    4. Um debate sem ofensas sempre é bom. Feliz 2017.

      Excluir
  4. Não se deve perder tempo debatendo com energúmenos... Simples assim... Se preocupam tanto com o telhado alheio e têm goteiras no próprio teto... Isto aqui é um blog voltado 99℅ ao POLICIAL MILITAR!!! Tenham "desconfiômetro"!!!

    ResponderExcluir
  5. Será que a compra dá PM ser aprovada e a dá PCDF não ser, tem a ver com o retorno que é dado a sociedade. Será que é por que enquanto uma Corporação bate recordes de produtividade mesmo com menos recursos humanos a cada ano e a outra Corporação reduz a sua "produtividade" (apropriação do trabalho alheio) e choraminga cada vez mais para justificar sua ineficiência, o governo decida investir em uma Corporação e não na outra.
    Se fosse o governador, o que vc faria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Anônimo - 29 de dezembro de 2016 11:44"
      Por falar em se apropriar de trabalho alheio, veja ai:
      ⚡⚡ GTOP 23 ⚡⚡
      ROUBO E PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO
      Data: 29/12/2016
      Horário: 00:20
      Local: Asa Norte
      Preso: 01
      Quando em patrulhamento este prefixo de GTOP 23 Alfa foi acionado via ciade para averiguar situação de colocação de ostáculos na via Epia, sentido Sobradinho. Ao chegar no local, a equipe se deparou com um indivíduo portando um Revolver Taurus, cal 38 com numeração suprimida assaltando alguns transeuntes e de imediato deu voz de prisão ao mesmo, juntamente com a equipe de GTOP 23 Bravo. Diante da situação, o individuo foi conduzido à 5 DP onde foi autuado por roubo majorado e porte ilegal se arma se fogo.
      GTOP 23 Alfa
      ⚡SD CALHEIROS⚡
      ⚡SD PETTERSON⚡
      ⚡SD IGOR FRANÇA⚡
      GTOP 23 Bravo
      ⚡SD V.PRADO⚡
      ⚡SD ANDRÉ MORAIS⚡
      ⚡SD WELBER ⚡
      APOIO VTR 2558
      SGT PATRICIO
      SD COSTA SOUSA
      SD SALVIANO
      NA REALIDADE O QUE OCORREU FOI:
      Pauta PCDF:
      29 de dezembro de 2016
      Policial civil prende bandido armado durante assalto na EPIA Norte

      Na madrugada desta quinta-feira (29), um agente da Polícia Civil do DF prendeu um assaltante, armado com um revólver, ao ser abordado pelo criminoso na Epia Norte, nas proximidades da Leroy Merlin. O crime ocorreu quando o policial, na companhia da namorada, estava dentro do veículo, por conta de dois pneus furados.
      Enquanto acionavam o serviço de Uber, o bandido aproximou-se e bateu com a arma no vidro do carro para anunciar o roubo. Armado, o policial desembarcou do veículo e rendeu o autor Bruno Alves Amorim, 20 anos, que portava um revólver. O comparsa dele conseguiu fugir.
      Duas mulheres, de 49 e 61 anos, e um homem, de 61 anos, também vítimas dos dois bandidos, apresentaram-se ao policial. Eles foram abordados pelos criminosos, minutos antes, nas proximidades da Epia Norte. Os bandidos subtraíram objetos pessoais, dinheiro e aparelhos celulares.
      Com o apoio de uma equipe da PMDF, o autor foi conduzido à 5ª delegacia para a lavratura do auto de prisão em flagrante. Bruno, após as medidas legais, foi recolhido à carceragem da PCDF.

      Divisão de Comunicação/PCDF
      http://www.metropoles.com/distrito-federal/seguranca-df/policial-civil-reage-a-assalto-e-consegue-prender-bandido-armado-no-df

      Excluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com