quarta-feira, 9 de março de 2016

Roubo em residências subiram 57,9% a mais que em fevereiro de 2015

Secretária de Segurança Pública, Márcia de Alencar Araújo, durante o anúncio do balanço


O balanço mensal divulgado nesta terça-feira (8) pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social informa que Brasília teve 47 homicídios registrados em fevereiro de 2016, comparado com o mesmo mês de 2015, o número é igual. Delitos como roubo em residência continuaram subindo em comparação com o ano anterior — foram 57,9% a mais que em fevereiro de 2015. 

Explicação

Mas, a secretária de Segurança Pública, Márcia de Alencar Araújo, tem uma explicação. "Esse é um tipo de crime com muito impacto, mas temos percebido uma relação com a crise econômica vivida pelo País. Não é só em Brasília, mas em várias capitais", comentou. "É necessário perceber que investigação policial precisa de um tempo para entender como funciona o fenômeno", acrescentou a secretária

O diretor-geral da Polícia Civil, Eric Seba de Castro, também procurou demonstrar que esse tipo de crime está sob copntrole e excplicou que a corporação tem conseguido fazer prisões importantes, que tendem a reduzir os roubos em residência. Segundo Eric Seba, na semana passada foram detidas 25 pessoas que agiam principalmente nos Lagos Sul e Norte e no Park Way. Nos dois primeiros meses do ano, foram elucidados casos de grande repercussão, e os envolvidos acabaram na prisão.

Roubo em coletivo

Roubo em transporte coletivo, que em janeiro teve acréscimo de 14,2% sobre o mesmo mês do ano passado — bem abaixo da alta de 136,4% de dezembro em relação ao mesmo período de 2014 —, aumentou agora 21,3% frente a fevereiro de 2015 (171 casos contra 141).

Os crimes contra o patrimônio — roubos e furtos — representam quase 90% das ocorrências registradas no DF, sendo que roubo em coletivo é responsável por 5% do total e roubo a residência por 2,17%. Mesmo assim, segundo a secretária, as forças policiais têm se esforçado para desenvolver ações que combatam os índices. Foram feitas 400 operações no interior de ônibus pela Polícia Militar em fevereiro de 2016.

Especialista

Por se tratar de crimes migratórios, de acordo com Márcia, a secretaria ampliará o Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida. "Teremos uma unidade técnica específica dentro da Secretaria da Segurança Pública que vai tratar do Entorno, com um especialista que a gente trouxe do Viva Rio para que ele pudesse fazer todas as articulações dessa área." A ideia é que haja operações em conjunto das forças de segurança do DF e de Goiás.

Viva Brasília

A comparação de 2016 e 2015 com 2014 mostra resultados positivos no que diz respeito ao programa Viva Brasília. O número de homicídios, por exemplo, teve queda. Em fevereiro de 2014, foram 50, contra os 47 registrados no mesmo mês dos dois anos seguintes.

A percepção é a mesma em relação a outros delitos, de maneira ainda mais significativa. Roubos em coletivo, por exemplo, ocorreram 249 vezes em 2014, contra 141 em 2015 e 171 em 2016. Os roubos em comércio caíram de 470 em 2014 para 238 em 2015 e 252 em 2016.

FOTO ONLINE/FOTO: DÊNIO SIMÕES/AGÊNCIA BRASÍLIA 

Não deixem de acessar o NOVO SITE em caráter experimental:

9 comentários:

  1. A crise se chama "praças desmotivadas". Salário merda e carreira estática = operação legalidade. Vai ficar feio mesmo em outubro, quando vier a última parcela do auxílio barraco. Essa mulher não sabe merda nenhuma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IRMÃO ESSA SECRETARIA É HILÁRIA DEMAIS KKKKK NÃO SABE NADA DE SEGURANÇA PÚBLICA FICA SE ENCOSTANDO NOS DEMAIS DA CUPULA PARA SE SEGURAR KKK,OPERAÇÃO LEGALIDADE ESSA É A BOA.

      Excluir
  2. O problema está ai para todos verem, a tão comemorada audiência de custodia, mas todos só apontarão para as policias., pena pois nunca antes aqui em Brasília se prendeu tanto vagabundo como agora, Pena vamos comemorar a soltura dos vagabundos e penalizar os verdadeiros heróis dessa sociedade cega!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  3. Auxílio barraco? Um pm recebe um salário melhor que de professor, para de falar asneira. Polícia no DF é uma piada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito infeliz teu comentário. Sou professor de filosofia pós graduado e mestrado, no entanto, não vejo diferença alguma no tocante a valorização deste ou daquele profissional, cada qual tem suas peculiaridades, apenas isto. Agora... Como policial militar da ativa há mais de 22 anos, sei que arriscar minha vida não tem preço, ainda mais para esta porcaria de sociedade hipócrita (embora eu faça parte da sociedade, não sou hipócrita nem ingrato). Por isso, quero que meus proventos como policial sejam cada vez melhores SIM!!! Qual profissional não quer, independente da carreira??? Lute por teus direitos sem desmerecer o dos outros, talvez, assim, você tenha apoio quando precisar!!! Quero, como professor, que todo o corpo docente seja valorizado, e muito!!!! Minha família é toda formada por professores e policiais civis e militares. Não fomente discórdias nem propague nada que não edifique. Boa sorte em tuas lutas.
      Sgt Pedro

      Excluir
    2. Pedro, se é Policial Militar e professor, como anunciou, já está errado. Dedicação exclusiva, "mestre".

      Excluir
  4. Vc das 22:14, já trocou tiro com bandido quantas vezes? ....Então sai fora e pára de falar merda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabidão, esse seu "pára" não existe mais. Fala com o "mestre" Pedro. rs

      Excluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com