sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Bombeiros-DF publica edital de seleção interna para oficiais! Concurso para soldados iminente!


Gran Cursos Online – O  Corpo de Bombeiros Militar do DF (Bombeiros-DF) divulgou o edital de abertura do a processo seletivo interno destinado a aferir o mérito intelectual dos candidatos para matrícula no Curso Preparatório de Oficiais (CPO/2016) e ingresso nos Quadros de Oficiais Intendentes – QOBM/Int., Quadro de Oficiais Bombeiros Militares Condutores e Operadores de Viaturas – QOBM/Cond., Quadro de Oficiais Bombeiros Militares Músicos – QOBM/Mús. e Quadro de Oficiais Bombeiros Militares de Manutenção – QOBM/Mnt e matrícula no Curso Preparatório de Oficiais (CPO/2016).

O responsável pela execução do certame é o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). São oferecidas 20 vagas, sendo 16 para o Quadro de Oficiais Bombeiros Militares Intendentes, 2 para o Quadro de Oficiais Bombeiros Militares Condutores e Operadores de Viaturas, 1 Quadro de Oficiais Bombeiros Militares de Manutenção e 1 Quadro de Oficiais Bombeiros Militares Músicos.

Para inscrever-se no certame, o candidato deverá ter, no mínimo, 18 anos de tempo de serviço na ativa até a data de inscrição no presente processo seletivo, conforme inciso IV, do art. 79 da Lei nº 12.086/2009, possuir diploma de curso superior obtido em instituição de ensino superior reconhecida pelos sistemas de ensino federal, estadual ou do Distrito Federal, até a data da matrícula no CPO e ter concluído, com aproveitamento, o Curso de Aperfeiçoamento de Praças ou equivalente, até a data da matrícula no CPO.

Os integrantes da carreira que desejem participar do processo seletivo deverão efetuar a participação no concurso das 14hs do dia 22 de fevereiro de 2016 às 23h59 do dia 4 de março de 2016, no site: www.idecan.org.br, observado o horário oficial de Brasília/DF.

O processo será composto por três fases sucessivas, sendo duas provas objetivas de conhecimento básicos e específicos, prova discursiva, inspeção de saúde e apresentação e entrega de documentação comprobatória para matricula no CPO. As provas escritas objetivas de múltipla escolha e discursivas serão realizadas na cidade Brasília/DF, com data inicialmente prevista para o dia 10 de abril de 2016 (domingo), com duração de 5 (CINCO) horas para sua realização, com início às 13h e término às 18h.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, serão compostas de 120 (cento e vinte) itens, dos quais 80 (oitenta) itens de conhecimentos básicos e 40 (quarenta) itens de conhecimentos específicos, totalizando 120,00 pontos.  As questões das provas objetivas serão do tipo múltipla escolha, com 4 (quatro) opções (A a D) e uma única resposta correta. Será reprovado nas provas objetivas e eliminado o candidato que obtiver nota inferior a 24,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos e obtiver nota inferior a 12,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos.

Detalhes:
Descrição: bullet1.gif (844 bytes)Banca organizadora: Idecan
Descrição: bullet1.gif (844 bytes)Cargos:  Oficial
Descrição: bullet1.gif (844 bytes)Escolaridade: Nível Superior
Descrição: bullet1.gif (844 bytes)Número de vagas: 20
Descrição: bullet1.gif (844 bytes)Remuneração: —
Descrição: bullet1.gif (844 bytes)Inscrições: 22 de fevereiro de 2016 a 4 de março de 2016
Descrição: bullet1.gif (844 bytes)Taxa: – 
Descrição: bullet1.gif (844 bytes)Aplicação das provas: 10 de abril de 2016


Fonte: Blog do Callado

41 comentários:

  1. PARABÉNS AO CORPO DE BOMBEIROS, SEMPRE A FRENTE DA POLÍCIA MILITAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês estão fazendo a pergunta errada! Ou seja, o questionamento que deveríamos estar fazendo e o seguinte: "quando a pm irá cumprir a lei conforme o bm vem aplicando?", detalhe, não só na questão do CPO/CHO/CHOAEM e sim também na questão dos cursos de habilitação (Cap,caep,e etc) e principalmente das promoções (lembre-se, cfp A e B, saíram cabos com 2a de casa, enquanto isso o cfp12 aqui da pm indo pra 6a de casa e NADA).

      Excluir
    2. Se tem ainda alguma dúvida? Entrem no link: http://www.idecan.org.br/getConc.aspx?key=K7/b8jyYY0o=
      Quando a pm será pelo menos 1% do que o BM e? Querem prova disso, basta consultar os DODF, e ver quantos bms estão saindo pra outros concursos? Quantos bms estão pedindo RR? E segue rela. Detalhe, ainda vou além.. a chance do cfp AB dos bms saírem 3sgt na frente dos 70k (ingresso entre 2001 e 2003) é altíssimo!!

      PM vamos respeitar seus integrantes? Não custa NADA! Vocês só querem resolver a vida dos oficiais, que por sinal após as quotas, se abriu várias vagas pra abril. Já no quadro de praças, vocês não fazem o mesmo pra SUB e etc, e pior... mesmo tendo vagas pra muitos não querem reduzir e assim promover!!

      Excluir
    3. https://idecan.s3.amazonaws.com/concursos/240/1_11022016183632.pdf

      BM provando como sempre porque é mil vezes melhor do que a PM em TUDO!!
      O azar dos BM´s e estarem atrelados pela CF/88 e pela lei 12.086/09 a PM, pois "garanto" que se algum dia eles forem "desmembrados" e ficar totalmente distintos da PM, aos moldes por exemplo da PC, é BATATA!! Os BM´s vão ao alcance do universo, pois enquanto estiverem com o peso morto da PM.. infelizmente vão penar muito. Resumindo, basta ver os índices de "satisfação" dos BM´s para com os PM´s!!

      Excluir
    4. Atualização almanaque praças 12fev16

      07, 1sgt podem subir a SUB
      351, 2sgt idem a 1sgt
      522, 3sgt idem a 2sgt
      524, cb idem a 3sgt
      1.373*, sd idem a cb

      Detalhe, só não faz necessário redução de 1sgt pra SUB. Os demais dependem exclusivamente da redução pra subir!

      *cfp12 hoje somados batem 1.130, ou seja, restaria 243 vagas a serem usadas quando o cfp3 (1.016) completarem 5a em 14ago19. Como também para o cfp4 (728) quando completarem 5a em (10dez20).

      Total, mínimo, de promovidos para abril com a redução: 2.534

      Total, mínimo, sem a redução para abril: 7

      Diferença com e sem redução: 2.527


      Ou seja, sem a redução deixaremos de promover 2.527 praças!

      E JUSTO??

      Em tempo, hoje temos 22 pedidos (por enquanto) de RR de acordo com esta última atualização (RR +30a).

      Excluir
  2. Aí qdo o ex-praça se tornar oficial os amigos praças vão dizer: nossa, como ele mudou...

    ResponderExcluir
  3. É o fim da carreira pessoal, não tem nada de bom não!
    É O FIM LITERALMENTE!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Este edital é inconstitucional e ilegal! O artigo 37 da Constituição Federal proíbe transposição de carreira! Este Governo ineficiente tinha que tratar de estabelecer carreira única e não fazer este assassinato à constituição, que a muito é descumprida neste País corrupto e de brincadeira! Deixemos de ser palhaços e saibamos exigir nossos direitos à luz da lei!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos deixar de mimi!
      Pm tem que deixar de ser golpista e cumprir a lei como o BM vem cumprindo há anos.

      Excluir
    2. Concurso interno é constitucional no militarismo. Esqueceu da ADIN que foi julgada improcedente pelo STF. Os deuses do militarismo se fuderam! Achavam que eram os delegados e as praças os pedreiros. Agora vamos lutar pela entrada única e concurso interno com um plano de carreira decente.

      Excluir
    3. Irei lembra lo dum detalhe que difere os quadros complementares do BM e da PM.

      1) no BM existe qco de ADVOGADOS,
      2) na PM não,
      3) na PM o que temos tirando médico ,dentista e veterinário são os qopmaes que convenhamos na época todos para ingresso bastava trocar de QM apresentando cursos abaixo de técnicos (ex. auxiliar de saúde)
      4) todas as demandas jurídicas passam pelo crivo do qco de ADVOGADOS,
      5) todas as demandas da pm só passam pelo achismo dos oficiais.

      Resumindo, BM está muito além da administração que não existe na PM. Afinal de contas, no BM existe administração! Já começa por ai. Se discorda? Vamos comparar, quem tem mais vtr baixadas por falta de manutenção? Quem tem vtr lixo que no fundo e tudo carro de passeio? Quem não tem equipamentos de EPI em dia? Vixi... se for elencar tudo que o BM tem e a PM não tem, ficaremos eternamente.

      Excluir
  5. O CBMDF tem um Comandante afinado e compromissado com os interesses dos praças. Ao contrário do da PMDF que só pensa em agradar o governador fazendo caixa e deixando as promoções dos praças postergada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Comando dos bombeiros é afinado com o Giverno Rollemberg e com ele próprio, não tem afinamento nenhum com os praças. Estamos sendo sacrificados por causa da política podre de aparências. 99% de propaganda e 1% de ação de fato. Só pra fica bem na fita com o Governador. Até o genro do Governador, que é praça, saiu do buraco onde trabalhava para comer dos manjares oferecidos no Gabinete do Comando Geral. Hipocrisia total

      Excluir
    2. Só pra lembro lo.. o atual 01 dos bms e o único que foi da gestão passada e não caiu! Será porque?

      Excluir
    3. Caro colega PM, não sei de onde vc está tirando que as coisas no CBMDF estão às mil maravilhas. Esse concurso interno está enterrando a carreira das praças, vc deve ser fake, não é possível que alguém chegue a tal conclusão sendo praça. Onde estão os pilares da HIERARQUIA E DISCIPLINA? Só serve para praças? Se prova fosse bom, o Ten teria que fazer concurso para ser Capitão e por ai vai. Sem contar nos inúmeros militares que se dedicaram para fazer CFC e CFS e agora esses cursos não valem nada. Querem prova, que seja pra todo mundo então, do soldado ao coronel, aí sim, podem vir com discurso furado de mérito intelectual.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Não sei pôr que? A lei e claro! Logo, tiveram 5 longos anos de oba oba... Portanto, o que está sendo feito e cumprimento da LEI, coisa que o PM desconhece! Ou melhor, só sabe cobra dos outros e dele dá jeitinhos..
      Vamos deixar de mimi como dizem alguns aí!!

      ps: e do conhecimento de TODOS que com a lei anterior, de 1987, muitos que hoje são 1sgts e SUBs, no máximo iria chegar a juruna! Então.. deixa de conversinha é agradeça a 12.086/09, pois antes dela era só ver quantos SOLDADOS tínhamos e quantos anos cada um tinha em média (uns 5 mil por baixo)... vamos praticar a memória? Uns 20 anos no mínimo e após a referida lei alguns ganharam até 3 promoções fácil até hoje.

      Excluir
    2. Seu discurso se parece muito com o de um militar que cagou para o CFC ou CFS e agora acha que vai passar no concurso de oficial. Todos ST e a maioria dos 1Sgt fizeram concurso, bombeiros que entraram em 2000 saõ todos 3Sgt, sem concurso, e ainda reclamam. Poderiam ser mais antigos, tudo bem, mas agora querer falar que os antigos estão querendo se dar bem é muita convardia.

      Excluir
  7. Os subtenentes habilitados no CBMDF se arrebentaram, só resta meter na justiça.
    Os recrutas vão se dar de bem, cangalha nos antigos. Merdou

    ResponderExcluir
  8. Foda-se o bombeiro cada um no seu quadrado. O PM não gosta de se dar bem, ele gosta é de ver os outros se fudendo!

    Vamos buscar melhorias firmando na legalidade e um plano de carreira com 06 patentes e entrada única.

    Só no militarismo ridículo tem concurso pra músico, capelão... É dinheiro público jogado no lixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cumpramos a lei.... abra o choaem pra PM logo senão não teremos porraa nenhuma

      Excluir
    2. O CORPO DE BOMBEIROS SÓ ESTÁ CUMPRINDO A LEI. ¨¨DURA LEX SED LEX¨¨

      Excluir
  9. Todos os bombeiros passarão pelo que os ANTIGOS estão passando agora e sentirão na pele, terao suas carreiras bloqueadas na graduação de ST, e vendo os "NOVINHOS" surfando em suas costas.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns aos irmãos bombeiros. Enquanto aqui na PMDF...

    ResponderExcluir
  11. Deixem de ser invejosos, lá como cá também não tem concurso para capitão, major, TC e coronel para os oficiais de academia, nós também não devemos ter, que seja por antiguidade, seu tempo de serviço e sua experiência de rua não vale NADA? Duvido que quando um novin de agora estiver antigo na mesma graduação ele vai achar bom concursos interno.

    ResponderExcluir
  12. Amigo do dia 12/02 às 17:25h o Cmt. do CBMDF não tem nada de afinação com praça. Pode perguntar pra qualquer um. A afinação é com o governo e oficiais.
    A exemplo é a nossa história na corporação que está sendo jogada pelo ralo. Os STS estão com a carreira destruída. Alguns já possuem mais de 06 anos na graduação e todos os requisitos e agora terão que fazer concurso ao fim da carreira. Isso é inadmissível. Que motivação tenho pra trabalhar 12 anos como STs?

    ResponderExcluir
  13. Aos Subtenentes, saiam da zona de conforto e toquem o zaralho no Judiciário provocando-o,para que seus direitos sejam respeitados pois,os Oficiais não vão correr atrás de seus direitos!!!

    ResponderExcluir
  14. NÃO PODEMOS ACEITAR CONCURSO PARA CHOAEM, POIS O MAIS JUSTO E QUE A MAIORIA CONCORDA, POIS DARÁ FLUIDEZ AO QUADRO, É POR ANTIGUIDADE, AFINAL, ONDE ESTÁ O PRINCÍPIO DA HIERARQUIA, INCLUSIVE BASE DE NOSSA INSTITUIÇÃO? TEMOS PRIMEIRO SARGENTO COM MENOS DE 18 ANOS DE SV. E SERÁ PRETERIDO POR ALGUNS 2º E 3º SGT. ISSO É CORRETO???? SUBTENENTES CORRAM ATRÁS, ANTES QUE ACONTEÇA COMO NO BOMBEIRO, POIS LÁ, JÁ ERA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ingresso no quadro de choaem é mediante concurso em toda polícia militar e bombeiro do brasil. deem uma lida no PL 482/15.

      Excluir
    2. DOZE ANOS COMO SUB? PEÇA RESERVA REMUNERADA OU VAI ESTUDAR, HAVERÁ CHORRO E RANGER DE DENTES , MÁS O CONCURSO É INEVITÁVEL , O PL 482/15, COMO CITOU O COLEGA , BUSCA UNIFICAR AS CONDIÇÕES DE INGRESSO E PROGRESSÃO NA CARREIRA DAS PMS E BMS DO BRASIL.

      Excluir
    3. O concurso interno é constitucional. É LEI!

      Excluir
  15. Aos que insistem em confrontar a Lei 12.086, eu só lamento, seu conteúdo é claro, a ascensão ao oficialato será somente através de concurso, dúvidas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o concurso fosse só para os ST, talvezzzzzzzzzzzz fosse aceitável. Agora, 3Sgt querer passar na frente (já devia agradecer e muito por ter recebido duas promoções sem ter feito nenhum tipo de concurso).

      Excluir
  16. Aos que defendem a prova achando que vai se dar bem podendo pular de 3, 2, 1 ou ST estão enganados. No CBMDF os quadros disputarão, aproximadamente 4000 BMs para 20 vagas. Matematicamente isso representa 1/2 % (meio por cento). Os STS se não saírem da frente quem está embaixo também não dá um passo à frente.
    Ou a nossa reestruturação reaparece para (dar a César o que é de César) ou caminharemos para um colapso institucional. Iremos à falência da segurança PM e BM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que vençam os melhores...se forem os mais modernos paciência. O quadro administrativo precisa ser "enriquecido" com mais qualidade acadêmica, o que só trará mais força àquele importante segmento e com desdobramento nos quadros mais subalternos. Muitos têm medo de competir porque não gastam nem 5 minutos da sua semana em aprimoramento intelectual...querem que tudo caia do céu. Estudem! Corram atrás! Podem se surpreender com a descoberta do que são capazes.

      Excluir
    2. Que qualidade????Quem não passou nem no CFC, acha que vai engolir os antigos agora???? Quando vc ficar mais 10 anos sem promoção, volte aqui chorando para mudar a lei. Muitos perdem a vida na busca pela terra prometida, principalmente os egoístas.

      Excluir
    3. Qualidade acadêmica????? Não passou nem no CFC, fala sério.

      Excluir
  17. É isso mesmo,tem que cumprir a lei e ponto final. Que passem os melhores com 18 anos de serviço e nível superior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PRACINHA, ¨COLAPSO INSTITUCIONAL, FALÊNCIA DA SEGURANÇA PÚBLICA.....QUE DESESPERO É ESSE ....CHOAEM É POR CONCURSO EM TODA AS PMS DO BRASIL.

      Excluir
  18. A situação do país é muito pior do que tudo isso. Falam de injustiças. Cada um, com os melhores argumentos possíveis. E entendo todos os lados. Mas vejam bem senhores, existem projetos de lei, que saindo da gaveta irão nos prejudicar muito mais. Mais de 99% da massa está dividida entre corruptos, omissos e ignorantes. Na minha humilde opinião, nada irá mudar, enquanto a união não fizer a FORÇA, enquanto a cura da doença, não preceder o simples alívio dos sintomas. Todos estão certos, mas poucos fazem certo.

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com