sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Saúde e Promoções: Duas incógnitas na PMDF

Hoje (04) recebi diversas ligações de policiais militares e dependentes acerca do atendimento no laboratório da PMDF, localizado no Centro Médico da Polícia Militar.

Segundo aviso fixado no referido laboratório, o atendimento para os policiais e dependentes inicia-se às 06:30 horas indo até às 08:30 horas, com 60 senhas normais e 10 de cunho preferenciais.

No entanto hoje, para surpresa de muitos que lá compareceram, um dos pacientes nos confidenciou que um policial, que preservaremos sua identidade por conta de represálias, avisou a todos que desde quarta-feira (02/12) as coletas de sangue não estão sendo realizadas devido ao emprego do efetivo do laboratório nos serviços extraordinário denominado PIN (Policiamento de Intensificação Natalina).

O blog entrou em contato com o Diretor de Saúde da PMDF, o TCel Médico João Alberto Moraes Parreira, que nos informou que o efetivo a ser utilizado no PIN não pertence aos quadros de técnicos do laboratório e sim policiais que cumprem o serviço administrativo do Centro Médico. O problema ocorrido foi devido a uma questão de ordem técnica no processamento das guias de atendimento (que já foi sanado pela DITEL – Diretoria de telecomunicações da PM) e que impossibilitava a conclusão do processo de coleta. Mesmo assim, os pacientes estavam sendo encaminhados para laboratório fora da instituição (com emissão de guias de autorização manualmente) para a realização dos exames e coletas, disse o Diretor.

O Centro Médico da PMDF foi inaugurado em dezembro de 2014 por forte pressão do governo Agnelo Queiroz (PT), sem, no entanto dispor de um efetivo eficiente que comportasse a demanda de atendimentos. Hoje para se marcar uma consulta leva-se em torno de 30 a 60 dias, conforme policiais declararam ao blog. Apesar dos convênios para Urgência e Emergência terem se restabelecido com os hospitais Santa Helena (Asa Norte) e Maria Auxiliadora (Gama), a demanda ainda é muito grande e os policiais e dependentes ainda amargam inúmeras dificuldades para o atendimento.

PROMOÇÕES DE DEZEMBRO

Outro assunto bastante polêmico e que tem causado um tremendo desconforto no seio da corporação, diz respeito às promoções de dezembro.

Segundo o almanaque de Praças da PMDF, para as promoções de dezembro estão previsto 34 1º Sgt à graduação de Subtenente, 303 à 1º Sgt, 428 à 2º Sgt, 429 à 3º Sgt e 1.272 Soldados à graduação de Cabos. Detalhe importante é que com exceção dos 34 1º Sargentos que já estão com quase 5 anos na mesma graduação (o previsto na Lei são 36 meses ou 3 anos), os demais concorrentes precisariam, obrigatoriamente, da redução do interstício. O que não se consegue compreender é o porquê da demonstração de falta de interesse do Comando da Corporação em fazer valer os benefícios às Praças, já que são atos discricionários do próprio Comando.

O blog tem procurado levar a informação á família policial militar e à própria sociedade com toda lisura que lhe é peculiar, porém, chega o momento de exigir-se uma postura mais sólida do Comando da Corporação, da Casa Militar e do próprio Governador em relação a toda essa celeuma que se criou em torno dessas promoções. Sabemos que a grande maioria dos policiais, e também seus dependentes, aguardam ansiosos por uma boa notícia, principalmente em final de ano. Em agosto passado essa mesma redução de interstício não foi praticada pelo Comando e o acúmulo de frustrações só se tornaram maiores agora em dezembro.

Recentemente o blog se empenhou numa questão de suma importância para a INSTITUIÇÃO POLÍCIA MILITAR que se referia à exposição da corporação com a provável exoneração do atual comandante da corporação, Cel Florisvaldo César, numa clara demonstração de vaidades e egos. É bom que fique claro a todos nossos policiais e leitores que nosso empenho não se deveu à PESSOA FÍSICA do Cel César; poderia ter sido o João, o José, o Paulo...enfim... Nosso posicionamento foi exclusivamente voltado para a INSTITUIÇÃO que não podia, de forma alguma, ser penalizada pelos fracassos da administração Rolemberg e sua assessoria, aí incluindo a própria Secretaria de Segurança. O resultado que sabemos e do qual contribuímos, com muito orgulho, foi a permanência do atual comando e a exoneração do antigo Secretário de Segurança, que saiu atirando para todos os lados como se ele fosse o único certo nessa administração tão complexa que é a Segurança Pública. Saiu fortalecida a INSTITUIÇÃO e de quebra o comando da corporação e todos os seus integrantes.

Porém, é hora da contrapartida, pois naquela ocasião nunca se viu na história da Instituição tamanha mobilização em defesa da PMDF. Coronéis, Comandantes de Batalhões e Diretores resolveram colocar seus cargos à disposição caso tamanha afronta viesse a ser concretizada em desfavor da Corporação. Ao contrário do que muitos “ispicialistas” andaram fomentando em redes sociais e blogs sensacionalistas, estamos aqui para elogiar quando necessário e cobrar quando preciso. E é exatamente isso, num Estado Democrático de Direito e em plena democracia que pedimos ao Comando da Corporação que reavalie seus atos e FAÇA A REDUÇÃO DO INTERSTÍCIO, promovendo e beneficiando milhares de policiais e suas famílias, sejam eles Praças ou Oficiais.

Para finalizar, fontes fidedignas repassaram ao blog documentação onde o atual Chefe da Casa Militar, Cel Ribas, solicita informações até o dia 02/12, impreterivelmente, ao Comando da Corporação o impacto financeiro para o ano de 2016 decorrente da redução do interstício para as promoções de dezembro de 2015. Agora fica o questionamento: Se as promoções das Praças é um Ato Discricionário do Comando da corporação, se há vagas disponíveis e orçamento previamente definido (não dependemos de verbas do GDF, pois recebemos pelo FCDF), porque a necessidade do envio desse documento à PMDF? Será que o governador Rolemberg tem conhecimento do que anda acontecendo ao seu redor?

Não se esqueça, senhor governador, que o senhor tem compromisso conosco e promessas foram feitas para serem cumpridas!


Video 1



Video 2



Da redação,


Por Poliglota...

14 comentários:

  1. Senhor Poliglota,
    Creio que sua fala é a mais fidedigna e imparcial que temos nos últimos tempos, uma pena que por sua conduta ilibada, muitos o perseguem, como se o Senhor fosse um inimigo incondicional de alguns colegas de associações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre amigo,

      Agradeço sua percepção e vos digo, sem medo de errar, que todo homem deve ter os seus ideais e seguir os seus princípios. Assim procuro me primar.
      Quando instituímos esse espaço o objetivo era fortalecer e unir essa classe policial, além de levar a todos as informações mais rapido possível aproveitando a tecnologia da qual hoje dispomos.

      Observar as Leis, respeitar as autoridades constituídas e agraciar os leitores com as informações corretas foi e sempre será nosso carro chefe. Sabemos que com isso muitos se rebelariam, pois a verdade sempre encontra oposição dos mentirosos e daqueles que não conseguem produzir por sua própria iniciativa.

      Não nos calaremos e temeremos nenhum tipo de represália, até porque nossos editoriais são baseados nas VERDADES DAS LEIS e contra ela ninguém poderá ir contra, sob pena de infringí-las.

      Nosso objetivo jamais e foco jamais será alterado até que consigamos tornar a Polícia Militar e seus integrantes verdadeiramente respeitados e valorizados por todos. A sociedade, ou grande parte dela, já se conscientizou disso, bastando que aqueles que nos conduzem e nos administram tenham a mesma consciência.

      Justiça! É o que esperamos...se assim não for, continuaremos a cobrar, e elogiar se o caso requerer.

      Grande abraço e um bom final de semana

      Poliglota....

      Excluir
  2. E AÍ VAMOS SÓ FICAR PEGANDO ARMAS NA RUA E LEVANDO BANDIDOS PARA DP, E AS OUTRAS INSTITUIÇÕES TEM VALORIZAÇÃO , PROMOÇÃO , PLANO DE SAÚDE E OS PRAÇAS SÓ ESCRAVIDÃO. OS OPERACIONAIS ESTÃO COM TUDO VEJAM NO SITE DA PM SÓ DÃO ELES, NÃO ESTOU CRITICANDO OS COLEGAS QUE QUEIRAM TRABALHAR, POIS CADA UM TEM UMA MANEIRA DE PENSAR, MAS É NÓS COMEÇARMOS ABRIR O OLHO, POIS ESTÃO NOS ACABANDO AOS POUCOS, TEM BPM QUE SÓ OS GTOP´S AINDA ESTÃO COM CORAGEM E ANIMO PARA FAZER ALGO. É BOM NÓS PRAÇAS COMEÇAR A COBRAR DESSE GOVERNO QUE , FICA SÓ FALANDO EM CRISE, QUEM MANDOU DESVIAR O DINHEIRO. JÁ ESTAMOS NO LIMITE ACHO QUE EM 2016 O BICHO VAI COMEÇAR A PEGAR NA VIOLENCIA, A ESCRAVIDÃO JÁ FINDOU HÁ ANOS. POLIGLOTA VC É UMA PESSOA INTELIGENTE E SABE QUE PASSA RAPIDO E VAMOS COMEÇAR FICAR EM ALERTA, DEPOIS VAI SER IGUAL NA PASSADA, ACABOU O TEMPO E FICAMOS NA SITUAÇÃO QUE ESTAMOS. UM BOM DIA A TODOS E FIQUEM COM DEUS.

    ASS: SGT REVOLTADO E PARADO

    ResponderExcluir
  3. Prezado Poliglota esqueça sua luta.Não adianta pedir nada a esse governo e muito menos ao comando.Já está mais que provado que não significamos nada para eles a não ser na hora de depositarmos os votos nas urnas.Veja aí no vídeo as palavras do governador.Quero ver daqui a três anos esses fdps vindo na minha porta pedindo votos.Se estamos sem representação a culpa é nossa também.Espero que em 2018 sejamos pelo menos um pouco mais inteligentes.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moderado por ofender a moral dos colegas policiais.

      Excluir
  5. Achei que a operação tartaruga ia servir pra alguma coisa. Serviu logicamente para alguns seres pensantes, porém, para uma grande parte, não serviu para nada. Alguns operacionais ressuscitaram do início do ano para cá. Os getopeanos estão a todo vapor, abordando, investigando, invadindo residências e abusando durante o serviço. Como disse nossa antiga Juíza Auditora, só senta na frente do capa preta da auditoria os que são burros. Nosso serviço é ostensivo como todos sabem. investigar e ir mais a fundo é competência da policia civil. Nós apenas distribuímos a sensação de segurança e evitamos que os de pensamentos Marginalizados dominem, eles nos veem e desistem de delinquir. Quem passa do limite com certeza vai responder e vai ficar preso no lugar do bandido, já que só existe lei para nós policiais. Pena uma grande maioria não consegue aprender isso nem apanhando de chicote em praça pública. Passamos por burros, desinformados e truculentos, justamente porque alguns insistem em utilizar a força bruta pra resolver uma ocorrência(claro que não me incluo nesse meio porque trabalho conforme a lei). Os tempos são outros e devemos nos atualizar e nos inserir na sociedade. Exige-se uma policia pacificadora e não mais aquela que chegava em uma ocorrência batendo no agressor e na vítima, portanto senhores, baixem a bola e não pensem mais que são autoridades, pois nos foi tirada essa autoridade. Então, não trabalhem mais com a emoção, apenas faça o seu serviço sem se envolver na ocorrência. agora, se vc leu esse texto e não aprendeu porra nenhuma, continue comendo seu capim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Engraçado é quando acontece algo com alguém próximo, os companheiros de farda sempre procuram primeiro os comedores de capim. O policial deve ser altruísta, quando trabalhamos somente na " legalidade " que foi a operação padrão, muitas pessoas inocentes sofreram também, essa é o nosso meio de reivindicar melhorias, mas não deve ser nossa voga. Prefiro ser um comedor de capim do que ser um omisso aos sofrimentos alheios.

      Excluir
    2. Belas palavras!!!! Queria que os médicos, enfermeiros, professores pensassem assim, no sofrimento de inocentes, e não deixassem pessoas morrem em filas de hospitais, educadores não fizessem baderna e formassem delinquentes em sala de aula.

      Excluir
  6. O GOVERNO RUIM MEU DEUS, FALTA DE AVISO NAO FOI, COVARDIA A SAUDE DA PMDF, A SAUDE PM NUNCA MAIS VOLTA AO NORMAL , NAO BRIGAMOS PERDEMOS QUEM PAGAR O PATO E OS FAMILIARES.

    ResponderExcluir
  7. EU FOI UNICO QUE AVISEI ACREDITAR NO GOVERNADOR DA RODA E MESMA COISA QUE ACREDITAR QUE EU IAM FAZER AMOR COM ISIS VALVERDE

    ResponderExcluir
  8. Eu desisto !!!! Depois dessa, vi que infelizmente não entrei na empresa certa!!!! Cada um tem o que merece, passei minha juventude inerte e não procurei outra coisa, agora com mais de 40 anos de idade e quase 18 anos de policia (ainda cabo) fazer o que? Estamos entregues aos leões!!! Só posso dizer uma palavra, REVOLTAAA!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Se as promoções das Praças é um Ato Discricionário do Comando da corporação, se há vagas disponíveis e orçamento previamente definido (não dependemos de verbas do GDF, pois recebemos pelo FCDF), porque a necessidade do envio desse documento à PMDF? Será que o governador Rolemberg tem conhecimento do que anda acontecendo ao seu redor?

    A matemática é simples, pergunte ao DGP quantos iram para a reserva, por isso que até agora não acharam o denominador comum!

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com