domingo, 13 de dezembro de 2015

OPINIÃO: Interstício para promoções, o imbróglio continua.


A categoria de Policiais Militares estão em polvorosa com a não redução do interstício para as promoções de dezembro e o Corpo de Bombeiros preocupado com as promoções travadas no TCDF. Serão milhares de policiais e bombeiros prejudicados por isso.

O governador Rodrigo Rolemberg disse numa visita ao 11º Batalhão de Samambaia que a redução em agosto passado não seria possível, mas que se COMPROMETIA em reduzir em dezembro contemplando milhares de policiais. MENTIU!!! E mentiu descaradamente! Vergonhoso a um governador de Estado.

Chegou dezembro e a promessa foi esquecida. Ao comando da corporação, pela legislação vigente, caberia o ato formal nas promoções das praças, mas somente nas promoções regulares. Para a redução do interstício ele deveria propor ao governador e a decisão final seria dele, já que o comandante geral não pode criar despesas novas. E foi exatamente o que ele fez, pelo que consta, inclusive com o envio de planilhas de impacto financeiro.

O que se nota claramente é que o governo tem um planejamento fixo para se livrar do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal até abril de 2016 e disso não abrirá mão. Ele sabe que precisa se livrar desse fantasma e tem que apresentar recursos, mesmo que do Fundo Constitucional (que já vem sendo utilizado irregularmente em vários governos) sob risco de não conseguir investimentos e empréstimos.

Temos visto através das redes sociais vários movimentos de pessoas físicas e jurídicas empenhadas em tentar resolver a situação. Porém, avaliamos que os caminhos que estão sendo percorridos não são condizentes com o momento. Sugerimos que, nesse caso, uma pressão federal deve ser o caminho mais viável, feito através da bancada ou de deputados que não estejam comprometidos com a base aliada do atual governo Rolemberg. A Câmara Legislativa, mesmo com a boa vontade da sua presidente, não se arriscaria bater de frente com o governo num final de ano por conta da Polícia Militar, onde para 2016 muitos projetos de interesse dos distritais estarão em jogo. E, afinal, me digam quando foi que algum distrital comprou briga pela PMDF e seus integrantes?

Não temos quase oposição no país e Brasília não fica distante. Depois da saída do PT, tudo parece que se apagou. Até o feroz Chico Vigilante se transformou num gatinho. O único partido que verdadeiramente parece ser oposição no país chama-se Partido Democratas (DEM), que não foge de seus ideais e vem lutando largamente para dissipar essa esquerda fascista do poder.

Por fim, meus nobres amigos, sou cético em afirmar que esse momento não é oportuno para nenhum tipo de mobilização que traga prejuízos à população e sim um trabalho conjunto onde se envolva união, inteligência e bastante política. Vide o exemplo das classes de servidores públicos do DF, aí incluso a PCDF, que se organizaram, se mobilizaram, fizeram greves e nada conquistaram, desgastando por demais essas categorias. Demoramos a conquistar a credibilidade de parte de uma sociedade exigente e não podemos jogar isso fora agora. Responsabilidade acima de tudo. A pior coisa que poderia nos acontecer agora seria a sociedade contra nós.

Terca-feira, dia 15/12, às 11:00 horas, estaremos reunidos no gabinete do Deputado Federal Alberto Fraga (gabinete 511 do Anexo 4) para que possamos tratar desse assunto e das estratégias a serem delineadas, caso necessário. Chega de sermos “boi de piranha” de políticos e politiqueiros sem credibilidade. Eu, na condição de vice-presidente do Democratas DF, convido aqueles que verdadeiramente tem interesse em lutar pelas necessidades e direitos dos integrantes da Polícia Militar que compareçam e vamos, juntos, tentar resolver esse imbróglio causado por esse governo fraco e incompetente que, infelizmente, governa nossa capital.

Esperamos que o senhor governador seja sensato e reavalie sua decisão, caso contrário estará tendo uma prévia do que acontecerá em 2018, aos moldes e estilo Agnelo Queiroz e seu PT.

Senhor governador, respeite os integrantes da Polícia e Corpo de Bombeiros Militar!


Por Poliglota...

21 comentários:

  1. Vamos a lei..


    CAPÍTULO II
    DAS PROMOÇÕES

    Art. 5o Promoção é ato administrativo e tem como finalidade básica a ascensão seletiva aos postos e graduações superiores, com base nos interstícios de cada grau hierárquico, conforme disposto no Anexo I.

    § 1o Interstício é o tempo mínimo que cada policial militar deverá cumprir no posto ou graduação.

    § 2o Cumpridas as demais exigências estabelecidas para a promoção, o interstício poderá ser reduzido em até 50% (cinquenta por cento), sempre que houver vagas não preenchidas por esta condição.

    § 3o A redução de interstício prevista no § 2o será efetivada mediante ato:

    I - do Governador do Distrito Federal, por proposta do Comandante-Geral, para as promoções de Oficiais; e

    II - do Comandante-Geral, por proposta do titular do órgão de gestão de pessoal, para as promoções de Praças.


    O que me deixa mas puto e ser comandado por um fraco que só pensa na sua gratificação de comando! Pois ou ele está fazendo média com este rolamerda ou ele e um 4 série fraca. Sabe porquê? Respondo: quem promove praça e comandante geral e oficial governador, ou seja, não sabe nem o básico da nossa legislação ou está de sacanagem mesmo! Resumindo, você 01 perdeu todo o respeito que tinha com a tropa! Pois mas uma vez você privou a promoção de praticamente 3k colegas desde abril.

    "COMANDO, VOCÊ E UM VENDIDO"

    ps: pior merda que criaram na pm, foram estas imoralidades de gratificação pra COMANDO! Pois com elas descobrimos os falsos que se vendem igual a Judas. Antes destas geral na pior das hipóteses estavam no mesmo barco, já hoje... basta algumas moedas pra se venderem!!

    ResponderExcluir
  2. Art. 17. O Governador do Distrito Federal editará os atos de nomeação e promoção de Oficiais.

    § 1o Os atos de nomeação para o posto inicial da Carreira e de promoção a este posto ou ao primeiro posto de Oficial Superior acarretam a expedição de carta patente, pelo Governador do Distrito Federal.

    § 2o As promoções aos demais postos serão apostiladas à carta patente expedida.

    Art. 18. Os atos de declaração e promoção de Praças são efetivados em ato do Comandante-Geral da Corporação.




    O que me deixa mas puto e ser comandado por um fraco que só pensa na sua gratificação de comando! Pois ou ele está fazendo média com este rolamerda ou ele e um 4 série fraca. Sabe porquê? Respondo: quem promove praça e comandante geral e oficial governador, ou seja, não sabe nem o básico da nossa legislação ou está de sacanagem mesmo! Resumindo, você 01 perdeu todo o respeito que tinha com a tropa! Pois mas uma vez você privou a promoção de praticamente 3k colegas desde abril.

    "COMANDO, VOCÊ E UM VENDIDO"

    ps: pior merda que criaram na pm, foram estas imoralidades de gratificação pra COMANDO! Pois com elas descobrimos os falsos que se vendem igual a Judas. Antes destas geral na pior das hipóteses estavam no mesmo barco, já hoje... basta algumas moedas pra se venderem!!

    ResponderExcluir
  3. Poliglota,como sempre você é centrado.Evidente que uma manifestação agora e coordenada por aqueles que sempre nos venderam iria só complicar mais ainda a causa.Hora de prudencia e cabeça no lugar com estratégias certas.O Fraga é hoje a unica pessoa que pode interferir pela PM.Não adianta guardarem mágoas,o que tem que se fazer agora é se unir em prol da classe.Ainda estou num Kinder Ovo,mas com certeza e se Deus quiser ano que vem vou embora

    ResponderExcluir
  4. Foi o legado deixado pelo Patrício e o Aylton G. Deputados PMs e BMs pra manter ambos comandos aos seus propósitos, e aliás a lei 12086 cheia de vícios e sem direitos aos praças, uma lei que deveria ser independente de vagas e com tempo mínimo para não termos que ficar mendigando aos pés de governo.

    ResponderExcluir
  5. EU VENHO AVISANDO CAMARA LEGISLATIVA NAO RESOLVER O NOSSOS PROBLEMAS , SEGUNDA A LEOA OU GATINHA DA CLD TENHE UMA REUNIÃO NA SEGUNDO COM O GOVERNADOR DA RODA E ZONHO DO TCU, PARA RESOLVER AS PROMOÇÕES, EU DUVIDO JA FOI BATIDO O MARTELO E PONTO FINAL, UM ANO SEM PROMOÇÃO O PRAÇA PERDE EM 5 ANOS DE SUA CARREIRA . ESSA PEDALADA DAS PROMOÇÕES DO HOMEM DA RODA VAI PREJUDICAR MUITOS PRAÇAS QUE NAO CHEGARÃO AO TOPO DA CARREIRA .

    ResponderExcluir
  6. E não devemos esquecer também que ainda temos a última parcela do auxílio moradia para receber, e qualquer radicalização agora pode trazer algum tipo de retaliação por parte do Governo, portanto temos que pensar muito bem antes de tomar qualquer atitude precipitada nesse momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo caro amigo e os colegas que foram, estão e serão injustiçados, enganados e progressão em suas carreiras que vão para casa da mãe Joana!!!!! Putz é cada uma......

      Excluir
  7. ME PERDOE, CARO POLIGLOTA, MAS TEORICAMENTE FALANDO VC ESTÁ CERTÍSSIMO, POIS ESSE SERIA O CAMINHO, CASO HOUVESSE INTERESSE DE NOSSOS PARLAMENTARES DA ÁREA FEDERAL, PORÉM SABEMOS QUE ISSO É SÓ BLÁ BLÁ BLÁ, E NÃO TEMOS MAIS PACIÊNCIA PARA ISSO. LEMBRE-SE QUE CONSEGUIMOS O AUXÍLIO MORADIA GRAÇAS Á PRESSÃO QUE FIZEMOS COM A OPERAÇÃO TARTARUGA E NÃO COM CONVERSAS E REUNIÕES DA BANCADA FEDERAL. TARTARUGA OU LEGALIDADE, TANTO FAZ, A TROPA NÃO QUER É SER TRATADA COMO UM BANDO DE MOLEQUES.

    ResponderExcluir
  8. O POLIGLOTA TEM RAZAO SIM PRINCIPALMENTE SE TIVER A FRENTE DE QUALQUER NEGOCIAÇÃO AS MESMAS FIGURAS MARCADAS TIPO ANGELICA,PATO E JABÁ.ESSES JÁ DERAM O QUE TINHA QUE DAR E NA VERDADE NÃO DERAM NADA SÓ NOS ATRAPALHARAM A VIDA TODA.TEMOS QUE BUSCAR APOIO NO GOVERNO FEDERAL MESMO E O FRAGA É O UNICO NOME QUERENDO OU NÃO.

    ResponderExcluir
  9. A coisa continuará na mesma se a raiz do problema não for corrigida!!! Nosso problema não é o intertício e sim NÃO TERMOS UMA CARREIRA!!! Todo ao será a mesma coisa, e nunca irá melhorar, fora que esse ano mal ouvi, ou li, alguma coisa que dissesse sobre o nosso projeto de carreira. Quando nós praças teremos a maturidade política e lógica para conseguirmos benefícios de verdade?!

    ResponderExcluir
  10. VAMOS DA O QUE ESSE GOVERNOZINHO MERECE SE É QUE ELE MERECE ALGUMA COISA, NÃO SOMOS ESCRAVOS DA SEGURANÇA, FALEI ISSO VÁRIAS VEZES COM ANGULO, E AGORA SÓ MUDOU A CARA MAIS O JEITO DE GOVERNAR É O MESMO. VAMOS PRAÇAS FIRMAR NA TARTARUGA, POIS NÃO GANHAMOS NADA E NÃO VAMOS FAZER NADA NESSE GOVERNO. TENHO QUASE 4 ANOS DE 1 SGT E SAIR SUB NUNCA, MAS NA LEI É 36 MESES DE INTERSTÍCIO.

    ASS: NADA NA RUA ATE 2018

    ResponderExcluir
  11. Boa noite a todos!
    Tenho visto em vários perfis de What's e do Face uma galera colocando tartaruga como ícone.
    Pessoal, vamos ser mais inteligentes e menos "menino do buchão"!
    Sugiro que coloquem no lugar do quelônio o Brasão de Armas da República e extirpar de vossos vocabulários a palavra "tartaruga " e substituíla por "LEGALIDADE"!
    Se queremos ser tratados como profissionais, não podemos agir com tamanho amadorismo!
    Fica o bizú...

    ResponderExcluir
  12. BURRO MAIS NEM TANTO14 de dezembro de 2015 11:36

    vejo o empenho de todos sobre promoçoes
    mais não vejo ninguem falar em salario ou sera que so meu soldo ta uma merda
    QUANDO A TROPA PARAR DE BRIGAR POR NINHARIA DE MACARRÃO E OLHAR SEU SOLDO TEREMOS OUTRA POLICIA???????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Empenho de quem? Vc fala assim, pois não será promovido tão cedo ou já foi agraciado com as promoções.....

      Excluir
  13. PRAÇAS, vejam o quanto "vocês" (ou melhor nós) são otário em confiar neste comandante VENDIDO!!

    DODF, ED. EXTRA, Nº 42, 11NOV15

    1) RESOLVE: AGREGAR ao respectivo Quadro, a contar de 05 de novembro de 2015, o Tenente Coronel MAURÍCIO REZENDE
    GOUVEIA, matrícula 50.212/X [FOI PARA CASA MILITAR];
    2) RESOLVE: AGREGAR ao respectivo Quadro, a contar de 09 de novembro de 2015, o Tenente Coronel ANDERSON DAVID
    DE MOURA, matrícula 50.268/5 [IDEM];
    3) RESOLVE: AGREGAR ao respectivo Quadro, a contar de 05 de novembro de 2015, o Major MARCELO CASIMIRO VASCONCELOS RODRIGUES, matrícula 50.506/4 [IDEM];
    4) RESOLVE: ALTERAR a situação de agregação ao respectivo Quadro, do Major CRISTIANO ILINEU BANDEIRA
    BAPTISTA, matrícula 50.566/8 [ESTAVA NA CM E FOI PRA SERIS];
    5) RESOLVE: AGREGAR
    ao respectivo Quadro, a contar de 09 de novembro de 2015, o Major LEONARDO DA SILVA FERNANDES, matrícula 50.616/8 [FOI PRA CASA MILITAR];
    6) RESOLVE: AGREGAR ao respectivo Quadro, a contar de 09 de novembro de 2015, o Capitão MARCELLO CAVALCANTE
    NUNES, matrícula 50.879/9 [IDEM];
    7) RESOLVE: AGREGAR ao respectivo Quadro, a contar de 12 de novembro de 2015, o Capitão MÁRCIO ROGÉRIO SILVA
    RODRIGUES, matrícula 21.548/1 [IDEM];
    8) RESOLVE: AGREGAR ao respectivo Quadro, a contar de 05 de novembro de 2015, o Capitão FERNANDO EDUARDO
    RAMOS PAZ, matrícula 21.724/7 [IDEM] e
    9) RESOLVE: AGREGAR ao respectivo Quadro, a contar de 05 de novembro de 2015, o Capitão LUÍS CARLOS BEDENDO,
    matrícula 21.316/0 [IDEM].

    E AI?? QUAL A DESCULPA??

    NÃO TEM DINHEIRO PARA PROMOVER OS QUASE 2 MIL PRAÇAS QUE PODERIAM SER PROMOVIDOS AGORA ESTE MÊS (DESDE O PESSOAL DO CFP12 ATÉ OS 2SGTS), MAIS TEM DINHEIRO DE SOBRA PRA LIBERAR OS PEIXES PARA FICAREM CEDIDOS MAMANDO GORDAS GRATIFICAÇÕES E AINDA DE CARA CRIAR MAIS VAGAS ARTIFICIAIS PARA OS OFICIAIS TEM!! FIQUEM DE OLHO... QUANTOS PRAÇAS VÃO SER PROMOVIDOS E QUANTOS OFICIAIS VÃO SER ESTE MÊS.. OU SEJA, NÃO TEM E DINHEIRO PARA OS PRAÇAS, MAIS PROS OFICIAIS ALÉM DE PROMOÇÃO TEM GRATIFICAÇÃO!!

    COMANDANTE VOCÊ É UM VENDIDO!!!
    SEUS OFICIAIS IDEM...

    OTÁRIO É QUEM AINDA LHE SEGUE... LÓGICO PRAÇA SEM PROMOÇÃO, SEM SAÚDE, SEM RESPEITO, SEM DIGNIDADE, SEM COMANDO, SEM LÍDER, SEM PORRA NENHUMA!!

    #TCDFABRAOOLHO
    ALMANAQUE QOPM 10DEZ15
    CEL: 10 AGREGADOS, 01 EXCEDENTE E 03 VAGAS
    TC: 19 AG, 10 EXCD E 00 VAGAS
    MAJ: 51 AG, 20 EXCD E 00 VAGAS
    CAP: 38 AG, 00 EXCD E 00 VAGAS

    SE O PRAÇA NÃO SOBE, O OFICIAL TAMBÉM NÃO PODE SUBIR!! POIS AMBOS ESTÃO NO MESMO BARCO.. OU SERÁ QUE NÃO?? AS AGREGAÇÕES JÁ COMEÇARAM PRA CRIAREM AS VAGAS ARTIFICIAIS.

    Vamos a lei..

    Art. 21. Feita a apuração de vagas a preencher, este número não sofrerá alteração.
    Parágrafo único. Cada vaga aberta em determinado posto ou graduação acarretará vagas nos graus hierárquicos inferiores, sendo esta sequência interrompida no posto ou graduação em que houver preenchimento por excedente, ressalvado o caso de vaga aberta em decorrência de aplicação da quota compulsória conforme disposto no Estatuto dos Policiais Militares, de que trata a Lei no 7.289, de 18 de dezembro de 1984.

    Art. 22. O policial militar promovido indevidamente passará à situação de excedente e, nesse caso, contará antiguidade e receberá o número que lhe competir na escala hierárquica, quando a vaga a ser preenchida corresponder ao critério pelo qual deveria ser promovido, desde que preencha os requisitos para a promoção.

    Art. 102. Nos diferentes quadros, as vagas a serem consideradas para as promoções serão provenientes de:
    § 2o Feita a apuração das vagas a preencher, este número não sofrerá alteração, sendo que cada vaga aberta, em determinado posto ou graduação, acarretará vagas nos graus hierárquicos inferiores e interromper-se-á no posto ou graduação em que houver preenchimento por excedente, ressalvado o caso de vaga aberta em decorrência de aplicação da quota compulsória prevista em legislação específica.

    Ou seja, se existe "excedentes" a lei e clara! Surgiu vagas elas devem ser preenchidas por estes considerados "excd".

    PAU QUE DÁ EM CHICO TAMBÉM DÁ EM FRANCISCO!!

    ResponderExcluir
  14. Continuando..

    DODF, Nº 238, 2F, 14DEZ15
    1) RESOLVE: AGREGAR ao respectivo Quadro, a contar de 04 de novembro de 2015, o Tenente Coronel MARCELO HELBERTH DE SOUZA, matrícula 50.224/3 [PARA CASA MILITAR];
    2) RESOLVE: AGREGAR ao respectivo Quadro, a contar de 09 de novembro de 2015, o Major ROBSON LUIZ MAGALHÃES
    PINHEIRO, matrícula 50.701/6 [IDEM];
    3) RESOLVE: AGREGAR ao respectivo Quadro, a contar de 04 de novembro de 2015, o Capitão LUIZ FERNANDO RAMOS AGUIAR, matrícula 50.798/9 [IDEM];
    4) RESOLVE: AGREGAR ao respectivo Quadro, a contar de 23 de novembro de 2015, o Tenente Coronel JORGE CRONEMBERGER RIBEIRO SILVA, matrícula 50.113/1 [IDEM];
    5) RESOLVE: AGREGAR ao respectivo Quadro, a contar de 19 de novembro de 2015, o Capitão DISNEY LUIZ MARTINS, matrícula 50.814/4 [IDEM]; E
    6) RESOLVE: AGREGAR ao respectivo Quadro, a contar de 18 de novembro de 2015, o Capitão DOUGLAS DE ARAÚJO MARTINS, matrícula 73.117/X [IDEM].

    Como disse alguns jornalistas recentemente: "O EFETIVO DA CASA MILITAR E MUITO MAIOR DO QUE MUITO BATALHÃO QUE ATENDE UMA CIDADE, OU SEJA, SERÁ QUE O GOVERNADOR PRECISA DE TANTA GENTE PARA SEGURANÇA PARTICULAR?".

    #TCDFABRAOOLHO agregações estão sendo feitas apenas para promover os OFICIAIS!! Enquanto isso no quadro de "praças" há vagas e o comando não está promovendo ninguém!! Quanto mais libera-los para possíveis agregações.

    PAU QUE DÁ EM CHICO TAMBÉM DÁ EM FRANCISCO!!!

    ResponderExcluir
  15. TARTARUGA REVOLTADA14 de dezembro de 2015 14:58

    POLIGLOTA, QUERO SABER SE HAVERÁ UMA MOBILIZAÇÃO DIA 17/12/2015, POIS COLEGAS DO MEU BATALHÃO ME FALARAM QUE IRÁ TER NESTA DATA UMA MOBILIZAÇÃO NA PRAÇA DO RELOGIO E EU QUERIA SABER SE ISSO PROCEDE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre colega,

      Pelo que sei através de redes sociais é que está previsto uma convocação por Pato, Eliomar, Jabá e Angélica para essa data na Praça do Relógio. Não recebi nenhum comunicado oficial de nenhum deles e não tenho maiores informações.
      o que posso lhe garantir oficialmente é que amanhã as 11:00 horas teremos uma reunião no gabinete do Deputado Fraga (Anexo 4 Gab 511) para tratarmos desse assunto das promoções e diretrizes a serem adotadas. Estarei lá na condição de Vice-presidente do Partido Democratas (DEM-DF).

      Abraços,

      Poliglota...

      Excluir
    2. Caríssimo ten poliglota, o expediente na pmdf está pela manhã fica difícil para muitos comparecerem a reunião, se o senhor puder postar no blog um telefone para contato agradeço.

      Excluir
  16. Cada um acredita naquilo que quer, já eu creio que não precisamos de falsos moralistas e nem de representantes, sejam eles políticos ou não,o nosso maior problema chama-se DESUNIÃO, a nossa tropa unida é muito mais forte que qualquer representante, seja ele da câmara distrital ou federal,não precisa de manifestação,carreata ou passeata é só parar de abordar, simples assim não precisa de alarde, sei que vai aparecer uns com a desculpa de que se pararmos de abordar nossas famílias estarão em perigo, mas lhe digo, que o perigo esta no nosso dia a dia e na guerra sempre há mortos e feridos dos dois lados.
    A luta por melhorias não é de representantes e sim de cada um, se cada um fizer a sua parte todos serão beneficiados.
    Enquanto os índices estiverem caindo o mérito cairá todo no CMT GERAL, mas... se a coisa não andar bem o bónus tbm será dele ou seja, se as coisas andam bem e porque a tropa esta gostando do nosso 01.
    Quem manda nos gabinetes são eles, mas quem manda nas ruas somos nos.
    Não podemos escolher os nossos CMT, mas podemos decidir se ele fica ou não, basta querer, porque quem diminui os índices nas ruas somos nos e não eles.

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com