quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Comando da PM não acredita na Operação Tartaruga, diz à CBN

O comandante da PMDF, Coronel Florisvaldo César, concedeu uma entrevista ontem (22) à Rádio CBN notícias, na qual afirmou a preocupação do comando com a atual situação porque passa a corporação e não acredita na tão falada Operação Tartaruga/Legalidade, decretada no último dia 17 na Praça do Relógio em Taguatinga, por policiais insatisfeitos com o descaso com a instituição Polícia Militar, em especial, as Praças.

Sem promoções desde agosto passado, o comandante afirmou que a situação é preocupante, que é consenso entre comando e governo de que o Praça não pode esperar 10 anos para galgar sua primeira promoção. Os quadros estão totalmente travados devido à deficiências na Lei 12.086/09 e isso tem que ser corrigido.

No entanto, as dificuldades do governo em cumprir suas promessas de campanha devido ao estado lastimável que recebeu as contas públicas, acabaram por atrasar um processo que era compromisso de campanha do governador Rolemberg: A valorização da classe e um novo Plano de Carreira.

A questão está em convencer a tropa disso. Desde agosto passado que o processo de promoções deveria ter sido aplicado e não o foi. Com isso o descrédito no comando e até no próprio governo veio a crescer. O governador Rodrigo Rolemberg se comprometeu em campanha a encaminhar um Plano de Cargos e Salários no início de seu governo e até agora nada. Muitos policiais estavam somente aguardando as promoções para que pudessem ir para a reserva (aposentadoria) e isso não aconteceu.

A sugestão do governo e comando, é que seja apresentado uma solução, mesmo que paliativa, para que seja resolvida a questão até que seja construído um novo Plano de Carreira e encaminhado ao Congresso Nacional. Porém essa proposta não pode e nem deve ser encaminhada em forma de Projeto de Lei (PL) e sim como Medida Provisória (MP) para que a tramitação seja breve e atenda os desejos da classe no menor tempo possível. Em função disso, já existe um deputado federal, Alberto Fraga (coronel da reserva da PMDF), que com seu grupo político já aguarda o encaminhamento da proposta para eventuais intervenções e emendas.

Segundo apurado pelo blog, a intenção é modificar um parágrafo da atual Lei 12.086/09, onde a palavra “poderá” deva ser modificada para “deverá” no quesito da discricionariedade do gestor em proceder o que diz a Lei. Com isso não haveria mais óbice em proceder as promoções em seus períodos próprios, beneficiando a todos. Porém, avaliam alguns entendidos da legislação castrense, de que essa proposta pode ser melhorada e encaminhada com benefícios mais justos, fazendo jus ao excelente desempenho da pasta de Segurança Pública no governo Rolemberg.

Por outro lado, a questão jurídica e financeira não será objeto de oposição aos pleitos. O Fundo Constitucional do DF, criado especificamente em 2002 para suprir as necessidades da Segurança Pública (PMDF, PCDF e CBMDF) garante aos servidores dessas áreas a aplicação correta da Lei. Basta, então, que haja um interesse político para que o processo seja concretizado.

Que o governador ouça o comando e os integrantes da corporação, maiores interessados, e que o que possa ser feito seja de forma democrática, urgente e eficiente aos pleitos reivindicados pela categoria.

Vamos aguardar os próximos capítulos dessa história que se arrasta desde o governo Agnelo Queiroz.

Da redação,


Por Poliglota...

25 comentários:

  1. QUE DIZER QUE AGORA A CULPA E DA LEI INACREDITÁVEL , QUANDO UM GOVERNADOR QUER ELE FAZ, SE DEPENDER DESSE ATUAL GOVERNO PODE ESQUECER TEREMOS DIAS DIFÍCEIS , NAO E SO PROBLEMAS FINANCEIROS E GESTAO MESMO SIMPLES ASSIM , NAO E SO PROMOÇÃO A SITUAÇÃO DA SAUDE E GRAVE . A UM ANO A SAUDE DA PM ESTA NA UTI .

    ResponderExcluir
  2. Pra quem ganha R$ 16 mil de gratificação e não faz nada é fácil falar.

    O difícil é ser cabo com 17 anos e ganhar uma promoção de apenas R$ 180,00!

    Não tem problema sou cabo ROTAM e estou em operação! Vamos nos conscientizar GTOP e os comuns. Sem o nosso serviço a PM para!

    VAMOS COBRAR A DESMILITARIZAÇÃO OU UM PLANO DE CARREIRA COM 06 PATENTES E ENTRADA ÚNICA! É CONSTITUCIONAL!

    OFICIAL E PRAÇA FAZEM PARTE DA MESMA CARREIRA (JÁ DECIDIU O STF), MAS SÓ SE DA BEM QUEM NÃO FAZ NADA PELA SOCIEDADE!

    ENTRADA ÚNICA:

    NIVEL 1 = SUBSÍDIO DE 8 MIL
    NIVEL 2 = SUBSIDIO DE 10,5 MIL
    NIVEL 3 = SUBSÍDIO DE 13 MIL

    CONCURSO INTERNO PROS OUTROS NIVEIS =4,5 e 6

    Subsídio pra acabar com a farra de gratificações pra quem não faz nada!

    Não vamos aceitar plano de carreira feito por oficiais! Querem ganhar status protocolar da magistratura sem estudar, querem usurpar as atribuições da PCDF com o ciclo completo e TCO preá perpetuar o militarismo e dar mais trabalho as praças!

    NÃO SOMOS MOLEQUES!!! CHEGA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão das 8:42, só entendi o uso do termo: "os comuns", será que a tua identificação(funcional)tem cor diferente dos demais? seu contracheque idem? Depois exige respeito da sociedade, se nem você próprio respeita os seus irmãos das outras UPMs? Seja mais humilde, isto é salutar. Abs.

      Excluir
    2. É isso mesmo!!!!

      Excluir
    3. Planaltina parou. FELIZ NATAL

      Excluir
    4. alguns PM DF fazem curso disso curso daquilo, parabéns a eles pois estão se aperfeiçoando, mas dai se achar melhor que outro que passou por tudo curso de formação e muito mais só não quis tao espécial mas ser chamado de comum e sacanagem, já fui da Antiga CP choque, hoje Bope, já fui do GTM TÁTICO MOTORISTA DE FOX já trabalhei em muitos lugares mas nem por isso sou comum ou especial pois passamos as mesmas dificuldades tanto no trabalho como na vida pessoal, mas se la em cima me chamam de comum sou comum mesmo e com muito orgulho ainda mais que não uso anonimo para postar ou responder post. sou comum com muita honra sou PMDF.

      Excluir
    5. NATAL DECEPCIONANTE,
      Só lamentos, infelizmente a não redução arrebentou milhares pais policiais, e o efeito cascata é devastador, a compulsória em nossos calcanhares é lamentável, a idade chega, e a tão sonhada graduação a mais foi para a caixa-prego, devo vazar como Segundo Cão mesmo, as não reduções me arrebentou.

      Excluir
  3. Avisa aí que o GTOP parou em Samambai a

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguém sabe informar se as demais unidades estão parados ou não

      Excluir
    2. Águas claras tá dentro da legalidade. CFP1

      Excluir
    3. Cavalaria tb operação legalidade total....

      Excluir
  4. Façam o que a lei determina

    chegar cedo, engraxar o coturno, bater continência e só! Legalidade!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ao Gtop de Samambaia e que os outros sigam o exemplo. Rotam,Tor,Bope e todos: vamos trabalhar na legalidade sem vibração e sem inventar.

    ResponderExcluir
  6. Caros colegas praças avisem os colegas fazer o básico do básico chegar e saí no horário ate as eleições:

    cade:
    - AUMENTO
    - PROMOÇÃO
    - PLANO DE SAÚDE
    - PLANO DE CARREIRA
    SOMOS OS VERDADEIROS ESCRAVOS DA SEGURANÇA NO DF. ACORDA PRAÇAS SE NÃO VAMOS SUCUMBIR

    ResponderExcluir
  7. Graças a DEUS em samambaia GTOP, faz tempo que parou desde da época do angulo. 8,9,23,27,44 temos contatos quase 100% falta pouco redes sociais contato direto. vamos lá. faça contato com cpma, rotam, gta, tor e outros fechar geral até 2018. vê se dessa vez vamos criar vergonha.

    ResponderExcluir
  8. POLIGLOTA VAMOS POST. TUDO CONTINUEM ASSIM, POIS PASSA RÁPIDO 2018 LOGO ALÍ.

    ResponderExcluir
  9. O proximo capitulo dessa novela so em 2018 e olhe la.

    ResponderExcluir
  10. Depois de 13 promessas umas 5 comissões de restruturação, Comandante tá difícil de acreditar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que ainda tem jumento que cai nestes papinhos. ..
      Depois reclamam que são chamados de 4 séries? ??

      Excluir
  11. Vão esperar algo desse governo. Meu Deus só podem ser inocentes. Vai fazer nos últimos meses de governo para se reeleger. No máximo um aumento salarial e se quiserem aposto em cartório que será reeleito.

    Feliz Natal

    ResponderExcluir
  12. Estamos no final de 2015 e ainda tem gente que acredita em Papai Noel, Duendes , Fadinhas e muitos outros.

    ResponderExcluir
  13. Não sei por que razão este governo está falando em mudar a lei, se ele mesmo pode reduzir o interstício, pelo menos isso ele deveria fazer porque é de sua competência, digo mais quem faz a redução do interstício para os PRAÇAS é o próprio comandante, não sei porque não o faz, essa conversa de mudar a lei é conversa pra boi dormir, como também a Lei de Responsabilidade Fiscal.

    ResponderExcluir
  14. Os novinhos estão vibrando demais, meu Deus do Céu! e depois diquem que os 4ª série é que são jumentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novinho não sabe nada de nada sobre CARREIRA. Por enquanto, a única CARREIRA que eles conhecem é aquela que é aplicada para os pebas. Depois que tomarem uma "catracada" bem dada, então começarão a entender como funciona as coisas. Quem determina o ritmo das coisas não são os novinhos, mas NÓS, policiais com mais experiência e tempo de casa.

      FELIZ NATAL A TODOS!

      Excluir
  15. Boa noite, não adianta retirar a palavra "poderá" e colocar "deverá", pois o governador alegará que não tem recurso, tal qual fez com a saúde e os professores. Não podemos aceitar esse imbróglio, quer nos enrolar e postergar para o fim do ano que vem, igual os outros servidores que tinham aumento para este ano e empurrou para outubro de 2016.

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com