quarta-feira, 16 de setembro de 2015

“Reforma de Rollemberg ao ‘cortar’ gastos do GDF é fictícia”, afirma especialista em gestão pública


Uma das medidas adotadas pelo GDF para conter gastos é a exoneração de servidores que ocupam cargos de chefia nas administrações regionais. Porém, especialista em gestão pública, que não deseja ser identificado, aponta ao Política Distrital, que essas vagas, de acordo com publicação da folha suplementar do Diário oficial do DF (DODF)(14/Set), foram preenchidas por pessoas em cargos comissionados. De acordo com especialista Rollemberg está trocando ‘seis por meia dúzia’.

De acordo com o especialista, ao se analisar a folha suplementar do DODF, percebe-se que os servidores efetivos em cargos em comissões perderam as funções, para os comissionados, sem vínculo estatutário. Nesse contexto, em vez de o governo reduzir os custos com pessoal, nas administrações, em 20% ele está aumentando no mesmo percentual.

“Essa redução que o governo vai fazer é fictícia e vai aumentar o custo do servidor público no DF. Um servidor público ocupando cargo em comissão, recebe apenas um percentual desse cargo.  Se o governador, de fato, tivesse exonerado servidores em comissões, consequentemente haveria redução de custos. Mas quando ele passa esse cargo para servidor não concursado ele está aumentando o custo em pelo menos 20% no pagamento desse cargo em comissão.”, explicou.

Para a especialista, existirá redução de cargos e isso de gerar alguma economia, porém, sem utilizar todo o potencial de enxugamento da máquina.

Medida política

De acordo com a especialista a medida de Rollemberg é totalmente política, para não deixar protegidos de políticos fora de cargos. “É uma forma de o governador fatiar as secretarias e as administrações que vão passar por essas reformulações.”, afirma ao observar que a medida tem como finalidade, apenas: “causar impacto na mídia e mais uma vez para justificar a venda de empresas e a privatização de serviços, terceirização, contratação interposta de outras entidades.”, disse ao afirmar que a medida além de impopular pode ir contra a ordem econômica.

Direitos trabalhistas

A especialista fez mais um alerta em relação aos direitos trabalhistas dos comissionados demitidos: “A publicação que saiu no Diário Oficial saiu com a data do dia 11, ou seja, direitos trabalhistas do servidor comissionado que foi exonerado, não estão sendo respeitados.”

Fonte: Politica Distrital

15 comentários:

  1. Eu jamais defenderia esse governo, mas peço aos nobres irmaos da pmdf e cbmdf que olhem a previa e pelo menos na minha já está implantado o aumento previsto.
    Esse doidim não teria coragem de usurpar da unica categoria que é, por força, o sustentáculo desse e de qualquer outro governo.
    Fico sensibilizado com as carreiras do gdf, porém espero que não aconteça o pior, nos colocar para embates com os funcionários que certamente irão as ruas reinvindicar seus direitos.
    Desejo e espero em Deus que as coisas se ajustem.
    E, lembrando aos nobres colegas, o nosso aumento está implantado na prévia deste mês.
    Bom dia.

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA, SENHORES. AS NOTÍCIAS SÃO RUINS. O GDF ENCAMINHOU PARA A CÂMARA LEGISLATIVA A LEI COMPLEMENTAR 840/15 A QUAL ALTERA A LICENÇA PRÊMO PARA LICENÇA CAPACITAÇÃO QUE NÃO PODERÁ SER TRANSFORMADA EM PECÚNIA QUANDO O SERVIDOR APOSENTAR. SINCERAMENTE, ESTE GOVERNO SÓ TOMA DECISÕES PARA PREJUDICAR OS SERVIDORES E TIRAR DIREITOS CONQUISTADOS. ESSE PROJETO SERVE APENAS PARA OS SERVIDORES DO GDF, NÃO NOS ALCANÇA, PORÉM, NÃO DUVIDEM QUE ESTE GOVERNADOR ESTEJA PENSANDO EM FAZER O MESMO CONOSCO, POIS JÁ ESTÁ DE OLHO NO DINHEIRO DE NOSSA LICENÇA PRÊMIO, QUE CASO PERCAMOS, O GDF SE APROPRIARÁ DESSA VERBA. AOS COMPANHEIROS QUE ESTÃO SOLICITANDO RESERVA ESTE ANO AINDA HÁ VERBA, MAS OS QUE SE APOSENTAREM À PARTIR DO PRÓXIMO ANO NÃO HÁ ESSA GARANTIA (FONTE DO PRÓPRIO GDF)E ELE VAI FAZER DE TUDO PRA BARRAR. FIQUEMOS DE OLHO, E JÁ ESTOU PREOCUPADO COM MINHA SITUAÇÃO QUE JUSTAMENTE EM 2016 SERÁ MINHA VEZ DE APOSENTAR, E ESPERO NÃO TER NENHUMA NOTÍCIA DESAGRADÁVEL. BOA SORTE À TODOS.I

    ResponderExcluir
  3. DEVEMOS FICAR EM ALERTA TUDO INDICA QUE PROMOÇÕES NÃO ACONTECERÁ EM DEZEMBRO.

    ResponderExcluir
  4. PRECISAMOS TER SABEDORIA E NESSE MOMENTO EVITAR DE COMENTAR EM REDES SOCIAIS SOBRE O FATO DE TERMOS RECEBIDO NOSSO AUXÍLIO MORADIA. PRIMEIRAMENTE RECEBEMOS, NÃO PORQUE O GDF NOS PRIVILEGIOU, MAS PORQUE NOSSOS RECURSOS VÊM DA UNIÃO. CONTUDO, INDEPENDENTEMENTE DISSO DEVEMOS NOS MANTER CALADOS, ATÉ MESMO POR RESPEITO ÀS OUTRAS CATEGORIAS, AFINAL, NÃO DEVEMOS NOS ALEGRAR COM A DESGRAÇA DOS OUTROS, NEM TÃO POUCO COM INJUSTIÇAS. NÃO ESTOU DIZENDO QUE É O NOSSO CASO, MAS DISCRIÇÃO É O MELHOR CAMINHO NESTE MOMENTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos já sabem, não adianta esconder.... kkkkkk

      Excluir
    2. Se todos é porque alguns PMs falam de mais, infelizmente é isso que acontece.


      Excluir
  5. Seria muito inteligente e prudente, devido ao cenário político atual, que NINGUÉM postasse nada referente à prévia deste mês nas redes sociais, e que ao menos desta vez, pudéssemos ficar em silêncio, sem alardes, inclusive por aqui, que simplesmente é um dos blog's mais acessados do DF, creio que não seja necessário explicar os motivos. Inteligência, amigos, inteligência...
    Sgt Pedro

    ResponderExcluir
  6. Já ta na boca do povo. No balanço geral de hoje ele será cobrado.

    ResponderExcluir
  7. Inteligência.... Inteligência, é difícil amigo
    Profissionais gostam de fofocas...fofocas e intrigas

    ResponderExcluir
  8. POLIGLOTA,SEI QUE VOCÊ NÃO GOSTA DE PUBLICAR, MAS POR FAVOR NOS AJUDE, O TELEFONE 31906000 DA MARCAÇÃO DE CONSULTAS SÓ VIVE OCUPADO E QUANDO ATENDE O ATENDENTE INFORMA QUE NÃO HÁ MAIS VAGAS.

    O OUTRO PEDIDO DE AJUDA DIZ RESPEITO AO 4º BPM (GUARÁ) ELE É O ÚNICO QUE ESTÁ COLOCANDO OS POLICIAIS DE SERVIÇO EXTRA NA ESPLANADA, A EXPLICAÇÃO É QUE ESTÃO CUMPRINDO ORDEM DO COMANDANTE REGIONAL. SERÁ QUE TODOS OS OUTROS COMANDANTES ESTÃO DESCUMPRINDO A ORDEM DO COMANDANTE DA REGIÃO, POIS ELES ESTÃO MANDANDO OS POLICIAIS DAS SUAS UNIDADES NO SVG (SERVIÇO VOLUNTÁRIO GRATIFICADO).

    ResponderExcluir
  9. JÁ TEM GENTE ESPALHANDO ESSA NOTICIA DO AUMENTO. SE O GDF MUDAR A LEI PRA NÃO PAGAR LE,DEVEMOS ENTRAR COM UMA ENXURRADA DE JUSTIÇO,POIS TODOS RECEBERAM E TAMBÉM TEMOS DIREITO
    SGT SANTIAGO

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente . Até sou mais radical , acho que as dificuldades que enfrentamos em serem atendidos em certos anseios coletivos acontece por comentarmos demais tudo e em todos os lugares coisas que interessa tão somente a nós . Tenho colegas professores , funcionários do judiciário , legislativo e em vários outros setores e não os vejo tecendo comentários de interesses classistas entre nós .
    Sgt Chagas !

    ResponderExcluir
  11. Quando não houve redução de interticio em agosto, frustrando vários colegas, todos se calaram !!!!! Agora todos tem que saber sim dessa mereça de aumento! !!!!!!

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com