segunda-feira, 24 de agosto de 2015

PMs acusados de homicídios durante desocupação na Estrutural vão a júri

Dois moradores desapareceram em 1998 durante ação de derrubada na área. Julgamento começa nesta segunda e deve se estenda até sexta-feira.

O Tribunal do Júri de Brasília começa a julgar nesta segunda-feira (24) 11 policiais militares suspeitos de envolvimento em dois homicídios e uma tentativa de homicídio durante a Operação Tornado, para desocupação da Estrutural, em 1998. A previsão é que o julgamento se estenda até sexta-feira (28). Todos os suspeitos estão aposentados.

O conflito entre a Polícia Militar e moradores da Estrutural começou em 1996 com o processo de desocupação da área invadida. Na época, moradores resistiram às ordens do governo de desocupar a região. Foram três anos de conflitos e uma série de problemas. Vários barracos foram derrubados.

Em 1998, a situação piorou depois que o policial militar Rubens Gomes de Faria foi morto por um tiro. As ações da polícia que eram oficiais, ganharam reforço de outras operações à paisana. Em uma dessas ações, Roberto José e o filho desapareceram. Uma imagem deles acompanhados de policiais chegou a ser feita durante uma reportagem. O comando da Polícia Militar reconheceu a irregularidade da ação a paisana na época.

Entre as testemunhas, estará Roberto José dos Reis Filho, conhecido como Azul. Durante a operação, ele foi baleado e deixado em um matagal em Sobradinho. O morador passou a ser protegido pelo Ministério Público.

Memória

No dia 6 de agosto de 1998, durante uma operação da Polícia Militar, o soldado Rubens Gomes de Faria, 32 anos,  foi atingido por disparo de arma de fogo e morreu na Estrutural. Dois dias depois, a PM fez operações na área. Segundo o advogado Ennio Ferreira Bastos, a polícia alegou que era uma operação de desarmamento e pela proximidade do lixo, mas a ação também promoveu derrubada de barracos. "Essa operação de desarmamento foi uma desculpa para começar a retirada dos moradores", afirma Ennio.

Cenário político em 1998

Governador do Distrito Federal em 1998, Cristovam Buarque tinha tudo para se eleger na época. Dono de uma grande popularidade nas cidades satélites, o atual senador, no entanto, perdeu para o candidato Joaquim Roriz no mesmo ano. Naquela altura, as imagens das ações policiais na Estrutural já tinham ganhado força em todo o DF. 

O que diz o senador Cristovam Buarque

Questionado a respeito da Operação Tornado, o senador Cristovam Buarque confirmou que não vai poder comparecer ao julgamento dos policiais. 

Ele destacou que espera a decisão da Justiça sobre o caso. "Vamos aguardar o que a Justiça tem a dizer. Quem é culpado tem que pagar pelo o que cometeu", afirma o senador, alegando que "a Operação Tornado não teve nada a ver com o governo". Segundo Cristovam, a operação era uma ação "paralela". 

Fonte: G1 DF e Jornal de Brasília

12 comentários:

  1. BOM DIA MEUS AMIGOS PMS CUIDADO QUEM VAI TRABALHAR NAF DESOCUPAÇÃO DE INVASÃO NO FINAL O GOVERNADOR GANHA ELEIÇÃO, CORONEL GANHA GRATIFICAÇÃO E VOCE GANHA PRISAO E ATE EXPULSÃO , SAI NA GLOBO COMO VILAO E VAI PARAR NO PAPUDAO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ATÉ QUE ENFIM VOCÊ TEM RAZÃO!

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!! verdade

      Excluir
  2. Só tenho a "dizer" que, todos nós sabemos dos riscos inerentes à nossa função. Infelizmente, não nos sujeitamos a estes por simplesmente amarmos a adrenalina, mas sim, por necessidade. Haverão os que afirmam ser por realização profissional. Todos, sem exceções, de uma forma ou de outra, aprendemos a valorizar de alguma maneira, o lugar que nos dá o pão de cada dia. No entanto, penso que a imparcialidade às vezes perde força e aflora o sentimentalismo, pois somos humanos. Assim, precisamos trabalhar intensa e diuturnamente alguns sentimentos, pois, determinadas atitudes, tomadas no calor de momentos, podem sacrificar toda uma história de dedicação profissional e familiar, e, posso garantir, somente quem irá perder o sono, caso algo aconteça com vc, amigo policial, será TUA FAMÌLIA!!!! Cuidado nas abordagens, na execução de certas ordens e com algumas formas de "trabalhar". Jamais devemos ajoelharmo-nos perante o crime ou frente a covardias, mas temos que pensar, no mínimo, nas necessidades daqueles que realmente nos amam!!!! Especificamente ao texto, desejo que Deus seja justo com os policiais, não confio na justiça humana, mas acato-a, e creio que a de Deus seja mais confiável!!! Contudo, não me atrevo a tecer quaisquer comentários sobre o ocorrido àquela época, pois não ví nem participei, portanto, não sou competente para expor nenhuma opinião. Apenas vejam a posição de alguns políticos quando se fala em polícia cometendo possíveis erros, lembrem da posição de alguns comandos, mesmo antes dos julgamentos (que nem sempre são justos), já condenando o policial. Mesmo que vc seja honesto e justo, cuidado, alguns segundos podem acabar com tua vida. No mais, boa sorte a todos nós. Que Deus abençoe nossa semana. Abraços a todos.
    Sgt Pedro

    ResponderExcluir
  3. Leiam e avaliem mais esta:


    PM atribui a 'bandidos' responsabilidade por chacina na Grande

    Na primeira manifestação pública sobre a chacina em Osasco e Barueri, na qual 18 pessoas foram executadas no dia 13 deste mês, a Polícia Militar afirmou que não é possível “generalizar toda uma classe de trabalhadores por causa de atos supostamente praticados por bandidos que integram temporariamente a instituição”. A Corregedoria da corporação investiga a participação de 19 suspeitos no crime - 18 seriam PMs e um civil casado com uma policial.


    A PM, em seu site e em sua página no Facebook, pronunciou-se, na quinta-feira, em resposta ao compartilhamento, por um advogado, de uma charge de 2012 que mostra PMs em dois modelos de uniforme, um “diurno” e outro “noturno”. O primeiro está com a farda convencional e o segundo, encapuzado e com uma arma na mão.

    A corporação afirmou na nota que é “uma das instituições mais sérias do poder público, agindo prontamente em casos de crimes eventualmente praticados por seus integrantes” e que é “implacável” contra desvios de conduta, mas que “repudia toda e qualquer tentativa de criminalização da classe, por parte de quem quer que seja”.

    A nota da PM cita nominalmente um advogado da coordenação do Movimento Nacional de Direitos Humanos de São Paulo. “Causou indignação o compartilhamento, via Facebook, de uma charge discriminatória contra a Polícia Militar, no perfil do advogado Ariel de Castro Alves”, afirmou o texto.
    Continua....

    ResponderExcluir
  4. continuação...
    A corporação disse lamentar que “uma pessoa que se diz defensora dos direitos humanos” generalize uma categoria profissional. A publicação da PM exibiu a foto do advogado em seu perfil na rede social

    Após receber ameaças, Alves apagou a charge de seu perfil. “Algumas pessoas ameaçavam minha integridade, outras me ofendiam com xingamentos ou de processos e representações na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Alguns também me elogiavam pela minha atuação, mas manifestavam indignação específica com relação à charge postada. A maioria dos autores das mensagens, pelos seus perfis no Facebook, possivelmente eram policiais militares”, disse.

    A charge não é de sua autoria e circula nas redes sociais há três anos - há referências a ela em outros perfis de defesa dos direitos humanos. “Não tive a intenção de promover ofensas, discriminações ou estigmatizações generalizadas em relação à Polícia Militar, seus trabalhadores e mesmo quanto aos seus símbolos. Minha única intenção foi apresentar meus protestos à possível participação de alguns maus servidores públicos da PM, ou de outras instituições, em chacinas, grupos de extermínios e em execuções sumárias, conforme as apurações em curso em Osasco”, afirmou.

    Risco

    Ariel disse ter enviado à Secretaria da Segurança Pública (SSP) uma nota, na sexta-feira, em que explica esses pontos. O texto não havia sido publicado nos canais oficiais da secretaria ou da Polícia Militar até a noite deste domingo.

    A PM disse, também em nota, que a mensagem de quinta-feira foi publicada pelo Centro de Comunicação Social “para contestar conteúdo discriminatório” no perfil do advogado. “Esse tipo de comunicação acontece todas as vezes que são identificadas publicações que atentem contra a honra e a credibilidade de policiais militares”, informou a corporação.

    Segundo a instituição, “não há risco em reproduzir conteúdo existente em um perfil público do Facebook. A avaliação do risco compete ao dono do perfil, ao criá-lo, bem como a responsabilidade pelo que publica também compete ao dono do perfil”.
    continua...

    ResponderExcluir
  5. continuação...

    4 comentários

    Marcos L. Silveira

    Houve um crime, uma chacina. Ela foi perpetrada por alguns indivíduos, os fatos serão apurados para apontar os culpados.
    Se alguém insiste em acusar a instituição policial como um todo, esse alguém está mal intencionado. Querem denegrir, e se possível destruir a polícia, muito possivelmente querem a instalação do caos.
    Desarmaram a população honesta, agora querem destruir a polícia, a quem interessa esse estado de coisas.
    Porque o governo federal não age ? Será que quer agir ? Será que os interesses do governo são os mesmos do povo que deveria representar ?

    Curtir · Responder · 1 h
    ..









    Paulo Silva · Santa Bárbara d'Oeste

    Eu acho que a PM merece consideração sim,se nessa chacina mataram inocentes eu não posso opinar , fato é que mecheram com a PM matando um policial da corporação , e os amigos do mesmo agiram da forma que lhes coube ,se certo ou errado,não cabe a mim decidir.

    Curtir · Responder · 10 min
    ..









    Celio Silva

    SÓ QUEM CONHECE É VIVE OS PROBLEMAS DA SEGURANÇA PUBLICA É QUE PODE DIZER : VENHO ACONPANHANDO O CRIME AUTORIZADO PELA SSP/SP DESDE 2005 QUANDO SE INSTALARAM AQUI EM SANTA ISABEL SP , TIVE ATÉ QUE MUDAR DAQUI POIS ONDE MORO TEM MAIS DUAS CASAS DA FAMILIA AO QUAL ERAM ENVOLVIDAS NO TRAFICO , MUDEI DAQUI POR MAIS DE 2 ANOS A OUTRA CIDADE ENTÃO FOI PIOR , JACAREI ALUGUEI UMA CASA AO LADO DE UM REFINO , A QUAL TIVE QUE MUDAR DEPOIS DE 4 MESSES , SENDO QUE O CONTRATO ERA DE 1 ANO , CORTARAM ATÉ A ENERGIA DE CASA ... AERONAVE DA CIVIL UM DIA ESTEVE POR LÁ FAZENDO VOOS RAZANTES : CERTAMENTE SABIAM O QUE OCORRIA NO LOCAL ... ESTES ULTIMOS DEZ ANOS DA PRA FAZER UM LIVRO SOBRE O QUE VENHO PASSANDO , AGESSÕES ATENTADOS , BOMBAS JOGADAS NO TELHADO ARREBENTARAM TELHAS , PEDRADAS QUE QUEBRARAM VIDROS ,INVASÃO DE DOMICILIO E TENTATIVA DE HOMICIDIO , E O DELEGADO E SUA EQUIPE SÃO CONIVENTES AO TRAFICO, SEQUER POSSO FAZER B.O. ... ONDE ESTA A CORREGEDORIA ? É DE CONHECIMENTO DO GAECO DE GUARULHOS A QUAL PERTENCE AQUI ... TENHO GRAVAÇÕES DESDE 2009 A QUAL VENHO POSTANDO ALGUMAS NO FACE QUANDO PERMITEM ...A PM NEM SE FALA ... NÃO DA PRA ESCREVER TUDO AQUI MAS UMA COISA EU TENHO TOTAL CERTEZA ESTAMOS ABANDONADO NESTE PAÍS , TENHO SERIOS PROBLEMAS DE SAUDE E QUANDO PROCUREI UM TRATAMENTO AQUI , O DR. CIRANO ME DISSE QUE LÁ NÃO ERA SUPERMERCADO !? PRA DOMIR PRECIS DE REMEDIOS ... EU PERGUNTO QUE PODEMOS ESPER DAS AUTORIDADES ???TEM PESSOAS QUE PASSAM AQUI NA RUA PERGUNTAM , AQUI É VELORIO , EU RESPONDO NÃO É TRAFICO MESMO ... É DE CONHECIMENTO DA CIDADE E DE MUITA GENTE DE FORA DIAS ATRÁS PASSOU UM SENHOR DE OUTRA CIDADE E VIU AQUI UMA SENHORA , AO CHEGAR NO CENTRO ENCONTROU COM O IRMÃO DELA E DISSE SUA IRMÃ FREQUENTA AQUELA CASA DA SEBASTIÃO CLAUDIANO ? LÁ SÓ TEM TRAFICANTES AQUELA TURMA NÃO PRESTA , AI A PESSOA ME CONHECE E ATÉ É PARENTE DE MINHA ESPOSA DISSE EU SEI QUEM SÃO ELES PESSOAS DE BEM EU GARANTO , AI O SENHOR DISSE BOM SE VOCE ESTA FALENDO ENTÃO ACREDITO ... ATÉ A GENTE É MAL VISTO POR AQUI DA VERGONHA ! ISTO DA BEST SELLER !

    Curtir · Responder · 34 min
    ..









    Edivaldo Osteti

    Contrariado, antes de generalizar uma instituição tão séria como a PM, olhe dentro de ti, verás que tu és irreal e antiota.

    Curtir · Responder · 3 h

    AVALIEM!!!!!! Lá, ao menos postam alguma nota em defesa da instituição!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ..




    Facebook Comments Plugin



    Todas as postagens anteriores, com continuação foram postadas por mim, se possível, postar em sequência. Grato.
    Fonte: MSN
    Sgt Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso e noticia ou um livro? Vixi de.São Paulo? Li.não.

      Excluir
  6. É POR ESSAS E OUTRAS QUE DEIXEI DE QUERER SER SUPER HOMEM FAZ TEMPO, MAS PENA QUE ALGUNS COLEGAS PARECE QUE NUNCA APRENDEM. VEJO ALGUNS ARRISCANDO SUAS PRECIOSAS VIDAS POR NADA, NEM MESMO O RECONHECIMENTO DESSA SOCIEDADE HIPÓCRITA. TENHO PENA DESSES POBRES GUERREIROS QUE AINDA ACREDITAM EM VALORIZAÇÃO POLICIAL POR PARTE DA SOCIEDADE E DO GOVERNO. OS ÚNICOS COM QUEM DEVEMOS NOS PREOCUPAR É COM OS DA NOSSA CASA, QUE ESTES SIM NOS VALORIZAM.

    ResponderExcluir
  7. Depois que o circo pega fogo ninguém deu órdens, tudo aconteceu por iniciativa alheia, tudo paralelo!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. É IMPORTANTE LEMBRAR QUE VÁRIOS CAVEIRAS ESTÃO PRESOS, EXPULSOS DA CORPORAÇÃO E MORTOS!!!


    ABRAM OS OLHOS PRAÇA VEI, ATENTEM SE PARA A LEI, DEIXEM DE SER BRUTOS E AJAM COM INTELIGÊNCIA !!!!!

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com