sexta-feira, 3 de julho de 2015

Porque não valorizar a base? (“Novinhos”)


O ano está caminhando e, pelo visto, numa velocidade impressionante.

Hoje falaremos, especificamente, dos “Novinhos”, como muitos designam esse adjetivo aos policiais que entraram recentemente na Polícia Militar e que não completaram ainda os 10 anos de efetivo serviço, atingindo a sua estabilidade (outra coisa completamente estapafúrdia em nosso meio como servidores).

A legislação atual, Lei 12.086/2009, foi elaborada para atender as necessidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. No entanto, e aí está o cerne da questão, na nossa co-irmã militar (CBMDF) a Lei foi e está sendo aplicada à risca. Porque na PMDF isso não está acontecendo?

Hoje, praticamente, não existem mais soldados no Corpo de Bombeiros Militar, exceto os recém formados no último concurso, ao passo que na Polícia Militar, pasmem, temos policiais que completarão em dezembro desse ano mais de cinco anos na mesma graduação (CFP1 e CFP2).

Acho que chegou o momento de alertarmos ao comando da corporação de que a base da Polícia Militar são os Soldados e Cabos (independentemente de antigos ou novinhos), não desmerecendo as demais graduações. São esses os elementos verdadeiramente de execução que estão na linha de frente do dia-a-dia enfrentando e mantendo a ordem pública de nossa capital. Houve o tempo, verdade, em que irresponsáveis aliados a governos igualmente descompromissados chegaram a afirmar que eles “não existiam”. Mas existem SIM! E com todo orgulho e pompa que merecem por fazer essa máquina administrativa chamada Polícia Militar (que diga-se de passagem é uma empresa), funcionar. Então, que venha o respeito a esses profissionais que, assim como um Sargento, um Subtenente ou um Oficial, são profissionais de Segurança Pública.

De acordo com a última atualização do Almanaque das Praças da PMDF, feito agora dia 01/07/2015, temos 824 claros (vagas abertas) para cabos, fora os agregados que não contam vagas para promoções. Além disso, existe ainda a perspectiva de que em agosto 187 cabos sejam alçados à graduação de 3º Sargentos. Mas se buscarmos melhor e analisarmos a debandada em massa que está acontecendo dentro da instituição, facilmente chegaremos aos 1200 claros até o final do ano.

Então questionamos: Porque não estão sendo promovidos esses policiais pelo comando da corporação já que esse é um poder discricionário dele? Porque no CBMDF os soldados BM foram promovidos com 2 anos de serviço sendo que a legislação é a mesma? Será que está carregando consigo o mesmo pensamento de ex-comandantes que só trouxeram desagregação à classe ao afirmar que eles não existiam? Vai arriscar sofrer um processo por improbidade já que o Art. 5º da Lei 12.086/2009 é absolutamente claro e a paciência dos integrantes da corporação já se esgotou há muito tempo? E a Casa Militar? Está municiando o governador Rolemberg dessas informações, principalmente mediante as críticas recentes sobre a má gestão na Segurança Pública e em especial a desmotivação que reina na Polícia Militar?

É passado o momento de todos os nossos oficiais que estão empenhados na gestão de nossa corporação se convencerem e assessorarem o Comando Geral de que o Soldado, em especial, deve ser valorizado SIM, assim como eles que com 10 anos de efetivo serviço já atingiram até 3 promoções. A Polícia Militar é uma instituição bicentenária que pertence a todos nós e dela devemos cuidar e zelar, em todos os aspectos. Precisamos deixar de ser POLÍCIA DE GOVERNOS para sermos verdadeiramente POLÍCIA DE ESTADO, e essa consciência tem que começar de dentro para fora, doa a quem doer.

Logo voltaremos a falar mais sobre esse assunto! Por enquanto, é só a primeira parte!

Da Redação...


Por Poliglota...

28 comentários:

  1. COM ESSA PRIMEIRA TURMA DA ACADEMIA E COM ESSE GOVERNADOR DUVIDO NOVINHOS TAO FUNDIDOS, A PM SO VAI MELHORAR OU VOLTAR AO NORMAL SO COM A TERCEIRA TURMA DE ACADEMIA AI DIGO A PM VOLTA AO TRILHOS ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ACORDA TAL DE XERECÃO, TODO MUNDO DIZIA QUE QUANDO OS R2 FOSSEM EMBORA E OS DE ACADEMIA ASSUMISSEM A PM IA MELHORAR, MELHOROU? SÓ FOI PRA VOCÊ, CHAMARAM ATÉ O SUAMY DE VOLTA PRA ADAR UMAS AULAS DE ARROCHO, LOGO LOGO ELES REINVENTARAM OS SERVIÇO EXTRA, A PORTARIA DA ENTRADA PELA PORTAS DOS FUNDOS NO QG, O FIM DO PLANO DE SAÚDE, E VEM POR AÍ, ESSES DA ACADEMIA FICARAM DEPENDENTES DOS R2 PRA TUDO, ELES AINDA NÃO SABEM QUE TEM O COMANDO PREFERINDO RECORRER AOS R2,

      ACORDA ACORDA ACORDA ACORDA ACORDA ACORDA ACORDA ACORDA ACORDA CARA

      Excluir
  2. E ainda tem outra agravante, o "novinho" de hoje não quer se manter na firma, na primeira oportunidade ele sai. Em que outra carreira leva-se dez anos para ter uma única promoção? Em que outra carreira não se tem a certeza de que ira se galgar o grau máximo daquela categoria? Sem conta que muitos do CPF I,II, III E IV já foram e estão indo embora( numa velocidade assustadora).
    Que Deus nos proteja, porque pelo andar da carruagem, a coisa vai ficar feia.

    ResponderExcluir
  3. CONCORDO COM VC, POLIGLOTA, O COMANDO DA PMDF NÃO RESPEITA SUA TROPA E PORTANTO NÃO MERECE CONSIDERAÇÃO NEM RESPEITO. OS POLICIAIS NOVATOS E OS CABOS SÃO OS QUE FAZEM A DIFERENÇA NAS RUAS E DÁ AOS COMANDANTES DE UNIDADES E O CMT GERAL CONDIÇÕES DE ESTAREM RECEBENDO SUAS GRATIFICAÇÕES, MANTENDO-OS NAS FUNÇÕES. ELES SÃO DEDICADOS, MAS O QUE RECEBEM É DESPREZO E MUITA MALDADE DESTE COMANDANTE, PORQUE NÃO TENHO OUTRA PALAVRA. ELE PODE, MAS POR PURA MALDADE NÃO OS PROMOVE. ESSE PAPO DE MP, TCDF RECOMENDAR, SE ELES RESPEITASSEM MESMO A LEI, TERIAM RETIRADO SUAS GRATIFICAÇÕES ,POIS ESTES MESMOS RECOMENDARAM A SUSPENSÃO, MAS COMO É DE INTERESSE DOS OFICIAIS FINGIRAM QUE NÃO ENTENDERAM E FICOU POR ISSO MESMO. SINCERAMENTE, TENHO 24 ANOS DE POLÍCIA, COMPLETADOS ESTE MÊS, NÃO TENHO MAIS VONTADE ALGUMA DE TRABALHAR NESSA POLÍCIA, MAS O CONSELHO QUE DOU PARA OS "NOVINHOS" É QUE FAÇAM SOMENTE O FEIJÃO COM ARROZ E SÓ, PAREM DE ARRISCAR SUAS PRECIOSAS VIDAS, AFINAL, OS OFICIAIS FICAM ATRÁS DE MESAS DANDO ORDEM E GANHANDO BEM, ENQUANTO VCS SE MATAM NAS RUAS. PARA QUE?? OU ENTÃO ESTUDEM E SIGAM PARA OUTRA CARREIRA QUE OS VALORIZE PORQUE AQUI, SE NÃO MUDAR, ESTÁ FADADO AOS CAOS INTERNO, PORQUE JÁ FALIU GERAL.

    ASS: SÓ UM ST REVOLTADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A voz da experiência.
      Parabéns ST!!!
      Eu sou cabo dinossauro e faço só o feijão com arroz já tem um tempão.
      Então... não custa nada alertar os novinhos vibradores: "PAREM DE SE ARRISCAR"!!!
      Aproveitem essa vibração para estudar pra coisa melhor.

      Cb dinossauro

      Excluir
    2. Isso aí Sub! Feijão com arroz

      Excluir
  4. Qual a dificuldade desse cmt geral promover os soldados de acordo com os claros existentes???? Vai ser fraco assim lá..... deixa pra lá!

    ResponderExcluir
  5. A PMDF deve continuar SEM CONTRATAÇÃO, ouvi por mais de 20 anos que não ganhávamos bem por conta do alto número de efetivo, por que não nos PAGAM BEM AGORA? E esse negócio de concurso para 800 ou 1000 e tantas vagas só nos traz a impressão de que aqui é PURA MAMATA , É FÁCIL DE ENTRAR, É UM MAR DE ROSAS (que o diga a família do soldado do CFP IV falecido após um simples procedimento após ter caído de uma MT em um curso) outros órgãos públicos abrem concurso para poucas vagas para na verdade SE VALORIZAREM, vou citar como exemplo uma simples experiência que muitos com mais de 15 anos viveram na REALIDADE: Há uns 15 anos o PM não andava de carro, era fácil ver PM's dentro de o ÔNIBUS COLETIVO, ouvíamos piadas por que íamos sentados, motoristas paravam distante do ponto pra sacanear, ou nem paravam, brigas e ocorrências eram constantes, e o PM sempre ali trabalhando de graça na volta pra casa e ainda diziam que NÃO FAZÍAMOS MAIS QUE NOSSA OBRIGAÇÃO, hoje, não se vê mais PM's nos coletivos, aumentaram os assaltos, brigas, motoristas decepando perna de idosa, etc, e quando um motorista avista um PM na parada, É UM ACHADO, UMA BÊNÇÃO, UM ALÍVIO, simplesmente por isso não se deve contratar tantos, pois SOMOS ESSENCIAIS, todos nos querem ao seu lado, todos querem um PM como vizinho para agilizar um chamado de emergência, todos querem morar perto de um PCS caindo aos pedaços mas que estar ativo, todos querem vender para PM's.......QUALQUER COISA, e quando me falam que um PM ganha bem eu logo respondo: DE JEITO NENHUM !! GANHAMOS MUITO MAU, estou a anos sem AUMENTO, quem ganha bem JAMAIS FALARÁ, se passar a falar seus ganhos não aumentarão mais, enten..........deram?

    ResponderExcluir
  6. Caro Poliglota interessante esse comentário, mas a coisa é complexa a PMDF não aplica a Lei mas há de convir que quem era cabo antigo em 2009 hj é primeirão e o soldado antigo na mesma data hj é CABO, então penso que de deve se valorizar à todos, mas na PMDF sempre foi assim, quando surge uma Lei só beneficia alguns.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Fui eleitor do tenente Poliglota e sempre acreditei que ele poderia ter sido um bom representante para nós.Infelizmente a tropa o traiu e foram dar credito a paisanos e um monte de candidatos tampões que hoje estão tudo no governo..duvido qual desses que se diziam quer nos representar seriam capaz de fazer uma materia dessas mostrando a verdade que ninguem conhece.candidate em 2018 Poliglota porque eu e minha famiçlia votaremos no senhor novamente.Um dia eu também fui novinho e sei o que os caras estão sentindo.Quem sair por ultimo apague a luz

    ResponderExcluir
  8. Poliglota tente uma reunião com 01, chega de sermos prejudicados, e nada ser feito para impedirmos essas arbitrariedades, socorro poliglota, por favor nos ajude.

    ResponderExcluir
  9. Estrelados já estão com os burros na sombra, só planejando a próxima viagem pro exterior. Quem achar que, eles, gestores, estão preocupados com a base da pirâmide está completamente iludido. Eles querem mais que a base se exploda. Não tem como acreditar em estrelas que estão tão somente preocupados ou com suas gratificações ou, suas próximas promoções e continuarem num verdadeiro céu de brigadeiro só pra eles. Se, não houver unidade entre os Praças e, gestores realmente interessados na causa institucional ficaremos sempre no mesmo blá, blá, blá...... Praça 25 anos completamente desiludido com a Instituição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oficial hoje ganha mais que delegado. É so olhar as gratificações. Sem falar que trabalham 20%.

      Chegou a vez das praças. A próxima operação tartaruga por uma plano de carreira decente.

      Vamos lutar por uma cerreira mais enxuta e com menos patentes militares!!!!!

      Excluir
  10. Praça calado, é Praça injustiçado. Até quando ficaremos na mesma inércia? Mobilizaçao já!

    ResponderExcluir
  11. Acho um absurdo o intertício de Sd ser 10 anos. O praça fica extremamente prejudicado. Além do prazo ser gigantesco a diferença salarial entre uma graduação e outra é ínfima, completamente desproporcional. A PM está cheia de Cb que estão com mais de 16 anos de serviço. Recebendo praticamente a mesma coisa que um Sd recém formado. Isso é um absurdo. Enquanto o Oficial com o mesmo tempo de serviço é no mínimo Capitão. O Comando precisa fazer a fila andar. Os Sd do CFP 1 e 2 precisam ser promovidos. Sabemos que os tempos são de crise, porém, o mínimo precisa ser feito.

    Cadê o plano de carreira? Abafaram o assunto ...
    Vejo que estamos produzindo bem, grande parte da tropa esta comprometida . Precisamos de uma contra partida do Estado ..

    Parabéns Ten Poliglote por abordar assunto extremamente importante e que tem sido corriqueiro entre os policiais.

    ResponderExcluir
  12. Produção? Quanto mais menos, e é assim que funciona na PMDF, pensam que não fazemos mais que a obrigação e por ai vai e nada acontece de novo, a não ser arrocho e falta de saúde no lombo do praça

    ResponderExcluir
  13. E MESMO ASSIM TEM GENTE QUE CONTINUA VIBRANDO FEITO LOUCO. PARECE QUE ESTA MUITO BOM UMA INSTITUIÇÃO QUE PARA O SEU SERVIDOR SER PROMOVIDO E GANHAR 200 MÍSEROS REAIS A MAIS PRECISA DEMORAR 10 ANOS E A MAIORIA APOSENTANDO COMO SARGENTO. EM QUALQUER OUTRA PROFISSÃO TODOS COM 10 ANOS ESTÃO QUASE NO TOPO DA CARREIRA E SE NÃO ESTÃO PELO MENOS ESTÃO GANHANDO MUITO MELHOR DO QUE UM SERVIDOR QUE ENTROU A POUCO TEMPO. QUE VERGONHA E RAIVA DE QUEM FAZ VISTA GROSSA E QUER MAIS É QUE TODOS SE LASQUEM TRABALHANDO FEITO IDIOTAS SEM VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL. QUANDO VAI MUDAR? ISSO É MUITA FALTA DE BOA VONTADE. SOMOS TRATADOS MUITO MAL E NINGUÉM PERCEBE. JÁ BASTA. PASSOU DA HORA DE MUDAR . NINGUÉM AQUI PENSA NA FAMÍLIA E OU NÃO PENSA EM MELHORAR DE VIDA. SÓ QUEREMOS SER TRATADOS COMO AS OUTRAS CLASSES QUE POSSUEM DIREITOS E NÃO SÓ ESCRAVIDÃO. ESSE VOLUNTÁRIO DEIXOU O PM CALADO E SE MATANDO DE TRABALHAR. E AINDA TEM ´PM QUE SE GLORIFICA DE GANHAR BEM E SE MATAR DE TRABALHAR NA FOLGA ENQUANTO A FAMÍLIA FICA EM CASA E ELE NÃO SE DIVERTE MAIS COM SEUS FILHOS NAS FOLGAS.
    FERROUUUUUU , FERROU NADA TA TODO MUNDO FERRADO. SÓ ABESTADO NÃO PERCEBEU AINDA E CONTINUA SE LASCANDO DE TRABALHAR.

    ResponderExcluir
  14. ISSO PRECISA SER TRATADO COM O CMT GERAL, ELE TEM QUE DAR UMA RESPOSTA E TOMAR UMA ATITUDE, DO JEITO QUE ESTÁ NÃO TEM COMO PERMANECER. DESÂNIMO GERAL, É O Q SE VÊ NA TROPA.

    ResponderExcluir
  15. Pelo visto a PM só irá fazer operação tartaruga quando vier a ultima parcela do auxilio lixo moradia. Só em 2016

    ResponderExcluir
  16. Os novinhos vão amargar muito tempo na patente de cabo.

    Tinha que extinguir as patentes de soldado, cabo, 2º sgt e 1º.

    ResponderExcluir
  17. VAMOS MOBILIZAR PRAÇAS VAMOS COLOCAR NAS REDES SOCIAIS E COMEÇAR AS CHAMADAS PARA NEGOCIAR COM ESSE GOVERNO SE NÃO É SÓ PARTIR PRA TARTARUGA; POLIGLOTA ACREDITAMOS EM VC NÃO PENSE QUE ESTA LONGE, PASSA RAPIDO.

    ASS: COMPLETAMENTE DESMOTIVADO

    ResponderExcluir
  18. Precisamos reviver novamente!!! Perder o medo!!! Lutar por direitos, pois hj parece que as praças não tem nenhum!!! Precisamos acordar esse dragão novamente!!!

    ResponderExcluir
  19. Poliglota, está percebendo que realmente nos falta um líder? Pode ter certeza, se você nos ajudar a chegar nessa vitória, todos estarão com vc nas próximas eleições!!!

    ResponderExcluir
  20. NÃO ESQUEÇAM OS PRAÇAS ESTÃO MUITO CALADOS , É POR ISSO QUE VÃO FAZER O QUE QUISER COM NÓS. NÃO É PORQUE SOMOS MILITARES QUE SOMOS ESCRAVOS E TEMOS QUE ACEITAR TUDO, PRAÇAS ACORDAM E VAMOS A LUTA.

    ASS: SUB TARTARUGA

    ResponderExcluir
  21. Infelizmente vejo que os praças parecem que gostam de se lascar. Ninguém parece que enxerga que o praça da PMDF é um servidor público que só se lasca e continua como nada estivesse acontecendo. Todos querem valorização. Até o Corpo de Bombeiros esta mais preocupado com a tropa que a PMDF. Pelo menos lá o Comandante segue a lei e promove os praças. Parece ser piada os soldados que entraram depois do CFP 1 e 2 da PM no CBMDF já foram promovidos a cabo e aqui nada muda. Daqui a pouco eles serão sargentos e os CFP'S ainda serão soldados. Aqui ninguém que saber de nada, pelo visto querem mais é que o praça se f...... Enquanto isso os trouxas continuam trabalhando a todo vapor e fazendo voluntários feito loucos. E as mulheres e filhos em casa abandonados pois na folga o policial sempre está se matando de trabalhar para manter o comando satisfeito e a família não morrer de fome.

    ResponderExcluir
  22. Será que chamarão os aprovados no concurso da PMDF de 2012, os excedentes?

    ResponderExcluir
  23. E o CFP5, vai acontecer ou não?

    ResponderExcluir
  24. SEIS MESES DO HOMEM DA RODA PM SO LEVOU NA RODINHA
    1- ACABOU COM O PLANO DE SAUDE DA PM UMA CONQUISTA HISTÓRICA DA CATEGORIA .
    2- DETERMINOU ALGUNS PORTARIA ABSURDA E ILEGAL
    3- PROMETEU E NAO VAI CUPRIM ACABAR COM RDE E A RESTRUTURAÇÃO
    4- A ESCRAVIZANDO PMS COM SERVIÇO EXTRA E SERVIÇO VOLUNTÁRIOS EM NOME DE UMA REDUÇÃO DE CRIMINALIDADE
    5- DETERMINOU QUE PM ENTRASSE PELO FUNDOS DA SUA PROPRIA CASA
    6- JAMAIS DEU UM BOM DIA OU UMA BOA TARDE UM PRAÇA PM
    7- GRATIFICOU ALGUNS PRAÇAS PARA FAZER COMPANHA A SEU FAVOR DENTRO DA CORPORAÇÃO

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com