segunda-feira, 20 de julho de 2015

Ou Rollemberg age rapidamente ou segurança pública entrará em pane até 2019. Detalhe: será pior do que o 7×1


Por Fred Lima

Satisfeito com a queda da criminalidade no DF, o governo Rodrigo Rollemberg anda em júbilo e apresenta os números como a menina de seus olhos. Em reunião com os blogueiros de política na última semana, o secretário de Relações Institucionais, Marcos Dantas, em sua réplica, afirmou ao tenente Poliglota que os números mostram que a segurança pública está indo bem, pois, segundo ele, “os números falam por si”. Todavia, como geralmente acontece com um paciente terminal, tem aquela melhora que ocorre por horas ou dias e depois leva a óbito. Pois é. Assim se encontra a segurança pública no DF. De acordo com informações obtidas pela PM, em 2019, por exemplo, teremos 11.249 policiais, e está previsto que 737 policiais sairão para a aposentadoria. Sobrarão 10.512 policiais, com déficit de – 8.161. Se compararmos com os números deste ano, o resultado é temeroso. Temos em 2015, 15.126 policiais, onde 1.017 devem se aposentar. Vão sobrar 14.109 PMs, com déficit de -4.564, segundo a planilha. Resumindo: teremos 3.597 policiais a menos daqui a quatro anos, caso o governo não intervenha no caos premeditado.


No dia 26/9/2014, foi assinado o decreto 35.851, que dispõe sobre o provimento e a efetivação de policiais e bombeiros, uma das poucas coisas boas que Agnelo fez para a área. O problema é que apenas o Corpo de Bombeiros deu efetividade ao decreto, ficando a PM inerte ao caso. Enquanto o CBM já está finalizando a reapreciação do decreto, a PM sequer deu o primeiro passo.

O governo Rollemberg não deve ser responsabilizado pela falta de investimento em segurança pública nas últimas duas décadas. O erro vem de outros governos, que empurraram com a barriga até onde puderam, especialmente o governo Agnelo Queiroz, que ficou marcado pela Operação Tartaruga. Não bastasse a crise financeira, fruto do déficit deixado por Agnelo, Rollemberg agora tem que lidar com problemas crônicos em outras áreas. Parece que a bolha estourou no paletó do governador. Entretanto, se continuar só festejando os números e não tomar providências urgentes, Rollemberg também deverá ser responsabilizado pelos erros na falta de investimento em segurança no DF.

Tudo indica que a queda da criminalidade é uma melhora artificial, com prazo de validade para terminar, infelizmente. Por exemplo: 500 policiais recém-incorporados estão sub judice, e o comando da PM, desde outubro passado, não fez nada. Detalhe: os PMs podem ser demitidos a qualquer momento, gerando um prejuízo do tamanho do quartel de Ceilândia – isso mesmo que você acabou de ler!

Enquanto a pane pode acontecer a qualquer momento, o GDF não abre concurso nem nomeia concursados aprovados na Polícia Civil. Antes, comemora a “trégua da criminalidade”, com números que, matematicamente, dificilmente permanecerão com o passar dos meses. Ora, se vamos perder até o final do ano 1.017 policiais – sem reposição – e outros 500 podem ser exonerados hoje ou amanhã, a criminalidade continuará caindo? Se continuar, será um fenômeno a ser estudado não apenas pelos especialistas em segurança pública do DF, mas do mundo inteiro.

Antes da goleada do 7×1, torcedores passionais ainda acreditavam que a seleção poderia vencer a Alemanha, mesmo com a ausência de Neymar. O hino nacional levou multidões às lágrimas antes da partida, mas o que se viu em campo foi a equipe entrar em pane e o massacre alemão levar os torcedores novamente às lágrimas, mas dessa vez não de emoção, mas de tristeza. Se Rollemberg não tomar cuidado, as bodas se transformarão em velório – e muitos –, sendo pior que o 7×1, pois estamos falando da segurança de vidas humanas, não de jogo de futebol.

Da Redação Blog do Fred Lima

Um adendo: (Por Poliglota)

Atualmente, segundo dados atualizados do almanaque de Oficiais e Praças da PMDF, existem 13521 Praças e 1271 Oficiais, totalizando 14792 Policiais Militares. Existe uma estimativa de que em 2024, a continuar essa política de contenção e desvalorização da PMDF, somente os policiais que entraram na corporação em 1994 estejam nas fileiras ainda, totalizando somente cerca de 4 mil policiais para uma população de mais de 4 milhões de habitantes. Será uma verdadeira Gothan City.

Decreto 35.851, que dispõe sobre o provimento e a efetivação de policiais e bombeiros: Clique no link abaixo

20 comentários:

  1. O fato é. Estão querendo acabar com as Policias Militares no Brasil de forma que não se contrate mais e posteriormente com um pequeno efetivo, forma uma Policia Única com um menor efetivo. Dai se vem as Guardas Municipais com um salário menor.

    ResponderExcluir
  2. NAO VAMOS ESQUECER QUE OS PRAÇAS PM FICARAM QUATRO ANOS DE OPERAÇÃO TARTARUGA NO GOVERNO AGNELO, VISITANDO A REDES SOCIAIS VEJA QUE NAO VAI DEMORA MUITO ATUAL GOVERNO AMANHECER COM UMA OPERAÇÃO TARTARUGA NAS COSTAS, EU SOU CONTRA QUALQUER TIPO DE OPERAÇÃO TARTARUGA A POPULAÇÃO NAO MERECER , MAIS DIGO A SITUAÇÃO DA SAUDE NA CORPORAÇÃO E TRISTE, AGORA PROMOÇÕES DE AGOSTO E PROMESSAS DO ATUAL GOVERNADOR QUE NAO VAI SAIR DO PAPEL SIMPLES ASSIM. SEMPRE LEMBRANDO PARA OUTRAS CATEGORIA SO GLORIA PARA PMDF SO NA RODINHA .

    ResponderExcluir
  3. A GUARDA CICVIL METROPOLITANA DO DISTRITO FEDERAL , JA ESTA SENDO CONSTRUIDA NO PAPEL , SUBORDINADA DIRETAMENTE AO GOVERNADOR , COM SUAS LEIS ORÇAMENTARIAS APROVADAS PELA CAMARA LEGISLATIVA, SERA A GALINHADE OVOS DE OURO DO GOVERNADOR, POIS VAI OCUPAR A FALTA DE OSTENSIVIDADE EM BRASILIA ACLAMADA POR TODA SOCIEDADE BRASILIENSE NA QUAL A PM DEIXOU DE FAZER, ESTA GUARDA CIVIL NO SEU COMEÇO TERA CONCURSO NIVEL MEDIO COM SALARIO INICIAL DE 1. 800 REAIS , COM UM LINDO UNIFORME OSTENSIVO, VARIAS VIATURAS COM CARROS POPULARES BARATOS SOMENTE PARA OSTENSIVIDADE , VARIAS DUPLAS DE COSME E DAMIAO ESPALHADOS NOS CENTROS DE BRASILIA, A IMPRENSA VAI DELIRAR E A CAMARA LEGISLATIVA VAI COMEÇAR O PACOTE DE BONDADES , GRATIFICAÇOES ADICIONAL NOTURNO,, RISCO DE MORTE,,INSALUBRIDADE,,AUXILIO ALIMENTAÇAO, O GOVERNADOR VAI CRIAR UM CANIL, COMPRAR UM HELICOPETRO, CRIAR O COMANDO DE OPERAÇOES ESPECIAIS DA GUARDA METROPOLITANA com todo mundo de farda preta,EM 3 ANOS DE 1800 REAIS JA VAI ESTAR UNS 5 MIL REAIS PARA CADA GUARDA , e no desfile de 7 de SETEMBRO VAI DESFILAR NA FRENTE DA PM E DO BOMBEIRO APLAUDIDA DE PE PELOS BRASILIENSES,, E A PM VAI CONTINUAR EM SEU MUNDO DE ILUSOES..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Eu gostei.
      Tomara que aconteça mesmo.
      Só assim para MUITA GENTE ACORDAR e ver o LIXO que é esse treco chamado MILITARISMO.
      A solução para a PM chama-se DESMILITARIZAÇÃO.
      O resto é discurso político.

      Excluir
  4. CHEGA SER COVARDIA, CASO NÃO PROMOVA OS COLEGAS EM AGOSTO, NÃO EXISTE JUSTIFICATIVA PARA ISSO, HAJA VISTA, O FUNDO PARA AS PROMOÇÕES ADVIR DE RECURSO FEDERAL.

    AGORA ESSA ATITUDE DO COMANDO, CASO SE CONCRETIZE, PODE DESENCADEAR UM DESCONTENTAMENTO INTENSO,COMO JÁ VISTO EM ANOS ANTERIORES.

    ResponderExcluir
  5. VAMOS PARTIR PARA UMA MOBILIZAÇÃO AQUI TEM VÁRIAS EQUIPES SÓ CUMPRINDO O HORÁRIO MESMO, POLIGLOTA NÃO PENSE QUE ESTA LONGE, VAMOS COMEÇAR COM AS SETORIZADAS, PARA COMEÇAR

    ResponderExcluir
  6. geová disse: bom dia a todos. está previsão de militares pra inatividade é pequena, pois já vestiram o pijama mais de 750 e muito outros só estão esperando sair o reajuste previsto pra setembro pra fazerem o mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Realmente é revoltante a forma que estão nós tratando, será que ficaremos inertes e não iremos tomar nenhuma atitude,vamos acordar e convocar mos novamente uma tartaruga, já que não temos um líder, pois estamos longe das eleições né?
    Seremos cada um de nós o líder desse novo movimento.
    CB 22 mil revoltado e indignado.

    ResponderExcluir
  8. Esperar 16 anos pra sair sargento, e quando estou perto de ser promovido recebo a notícia de que não serei promovido pela não redução do intertício. O Governo fala que não tem dinheiro enquanto no Buriti tá saindo gente pelo ladrão. Operação tartaruga na veia!

    ResponderExcluir
  9. ENTREGA DE CERTIDÕES NEGATIVAS PARA QUADRO DE ACESSO: APENAS 40 1º SGT. É REVOLTANTE!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. O Rolemberg acaba de lançar o pacto pela vida. Um programa do estado de Pernambuco ,um dos mais violentos do país. Agora sim Fudeu de vez! O cara tá copiando um programa fracassado. Já que aqueles que moram lá sabem a violência que são submetidos diariamente. Estou começando a achar que este secretário e seus assessores não são do DF. Os caras não se tocaram que a Pm e Pc do DF são as únicas que funcionam de verdade. Eles deveriam é trazer secretários de segurança de outros estados para aprender como a bandidagem no DF sofre nas mãos da policia daqui. Olhando a distância parece que esses caras estão querendo se aproveitar da situação atual de calma em relação ao resto país , e rotular com merchandising de PACTO PELA VIDA. Já que é impossível arrancar mais dos policiais de rua, que trabalham como loucos diariamente.Aqui na L norte as viaturas do GTOP , ROTAN e outras equipes passam várias vezes na quadra. Os canas chegam caçar os bandidos a pé, chegando ao ponto de bandidos aqui da área fugirem como ratos quando são caçados. Sinceramente, esta história de nominar pacote contra violência tá parecendo mais um truque para queimar os recursos que serviriam para contratação de pessoal e melhoria no salário. O que mais os policiais tem que mostrar pra esses políticos que não sabem de porrada nenhuma???

    ResponderExcluir
  11. O governo está satisfeito com o resultado das últimas pesquisas, onde indica a queda de alguns crimes em Brasília, mas trata o policial com TOTAL descaso.

    Não quer promover os companheiros em agosto, imaginem se vai sair alguma reestruturação.

    o negócio só vai sair do papel de a categoria se mobilizar.

    ResponderExcluir
  12. Essa justificativa de que não tem dinheiro é balela, enquanto dizem que não tem dinheiro, o governador anuncia obras com valor estimado em 5 BILHÕES, gastam 52 MILHÕES com pano e colchões, gastam não sei quantos milhões por mês para vigiarem obra abandonada do metrô, fora essa pouca vergonha da dinherama que foi parar nos bolsos dos políticos corruptos que está sendo apurado com a operação lava jato... e por aí segue a pouca vergonha em nosso país. Daí depois disso vem querer nos empurrar garganta abaixo que não vamos ser promovidos por falta de dinheiro? Que eu depois de mais de 17 anos aguardando não vou ser promovido? INACEITÁVEL.

    ResponderExcluir
  13. NEM O CAEP, SÓ 100 VAGAS É BRINCADEIRA DEPOIS QUEREM QUE TRABALHAMOS, ESSE CMT E GOVERNO AINDA NÃO ACREDITOU PERGUNTA O ANGULO

    ResponderExcluir
  14. Poliglota...porque a demora em fazer uma assembléia na praça do relógio para anunciar a operação tartaruga???


    Milhares de policiais esperando o chamamento....

    ResponderExcluir
  15. Atenção Galera! Conversei ontem com um advogado que disse para que todos que foram prejudicados com a não redução para entrar na Justiça contra o CMT GERAL e o Governador, por ser ato discricionário do CMT ...disse que como muitos foram beneficiados com até 75% não podemos ser prejudicados, com a palavra o nosso único representante POLIGLOTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tipo de atitude que foi tomada, fere totalmente o princípio da isonomia e igualdade, desde, 2009 com a lei 12.086 o interstício está sendo reduzido e só apartir de agosto não o será, lei de responsabilidade fiscal, não justifica somos pagos pelo fundo constitucional, deficit nos cofres também não, a quantia é insignificante para o governo. Precisamos de representantes que falem por nós e movam uma ação conjunta, seja por intermédio de uma conversa ou usando remédio jurídicos, mas o poliglota bem disse que não foi eleito e nao é comandante geral, muito menos governador, me parece que ele está mais preocupado com as eleições da CABE. Infelizmente, amigo, estamos entregues ao destino, que Deus olhe por nós e ele nunca falta!!!!!!

      Excluir
    2. Nobre colega,

      Você começou bem sua colocação, da qual concordo plenamente. No entanto, em determinado momento parte para o tendencioso e o julgável. Óbvio que para as pessoas esclarecidas, e não creio que você não o seja, a compreensão do texto é absolutamente clara. Ademais, não houve mentira em minhas falas, houve? Tenho minhas limitações como um mero policial militar.

      Quanto ao seu parecer sobre minhas preocupações, saiba que como jornalista tenho a obrigação de me informar e levar a informação, e além de duas matérias referente ÀS PROMOÇÕES de nossos colegas e mais uma entrevista que será transmitida sábado no Canal 6 no Programa TRIBUNA LIVRE, atentei-me também a outro fator que poderá mudar os rumos da política dentro da corporação que são exatamente as eleições dessa Caixa Beneficente denominada CABE.

      Agora sejamos sinceros, o homem que tem receio de se identificar por expor seus pontos de vistas, além de omisso demonstra no manto do anonimato sua real covardia.

      Me desculpe os termo, mas esse sou eu, Jorge Martins, jornalista e Tenente da Reserva da Polícia Militar, telefone 9693-6406.

      Quais os seus dados mesmo?

      Grande abraço,

      Poliglota...

      Excluir
  16. Uma guarda distrital trabalha melhor e com um custo muito menor. Fim da PM!

    ResponderExcluir
  17. Já estamos naquele ritmo amigos, por aqui só ciade, e nada de abordagem se abordar pega, o resto resolve no local, notificação zero.. até o caep aí é demais. POLIGLOTA JÁ PODEMOS CHAMAR UMA ASSEMBLEIA. na praça do relogio com 10.000 bm e pm


    ass: sem esperança na firma

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com