sábado, 18 de julho de 2015

Opinião: CABE – Dissociação é a solução?


Observando as redes sociais, vi que uma campanha de dissociação idealizada por algumas pessoas contrárias as últimas administrações da Caixa Beneficente dos Policiais Militares do DF – CABE PMDF foi desencadeada e com isso pude avaliar o quanto essa classe é desunida e sem força para lutar. Por essa razão, têm sido marionetes de governos e comandos e tudo que buscam conquistar nunca alcançam por pura ideologia pessoal, onde a minoria ainda é capaz de manipular a mente humana de uma maioria que pode se tornar absoluta.

Para que possamos desenvolver esse tema, antes temos que nos remeter a um passado. No meu caso, remeto-me a 1982, ano em que ingressei na Polícia Militar e lá existia um serviço chamado “Reembolsável” (que fornecia ao policial oportunidade de adquirir fardamento, roupas, acessórios e etc) e era pertencente, ainda à Polícia Militar. Ainda no curso, aceitei me associar, e olha que naquele tempo ainda existia uma ditadura interna que nos obrigava a muita coisa, mas nesse quesito ficamos completamente à vontade.

Desde lá, sempre fui um associado regular da Caixa Beneficente (CABE) e dela não tenho o que reclamar. Poucas foram as vezes em que tive que recorrer aos benefícios por ela oferecido e sempre fui atendido, e o valor que pago atualmente, mesmo com essa majoração que muitos estão criticando agora, ainda é ínfimo em relação a tantas outras associações existentes por aí que nem de perto oferecem os benefícios hoje disponibilizados pela CABE. Inclusive, algumas delas nem um número de associados condizente com o nome de associação têm em seus quadros. Outras nem eleições regulamentares são abertas para concorrência e mudanças.

Mas voltando à CABE, se as gestões anteriores não nos proporcionaram ganhos ou não cumpriram com o verdadeiro papel que essa Caixa Beneficente deveria ter com seus associados, nada mais justo que durante as eleições, que devem ocorrer ainda esse ano, preparemos Chapas com credibilidade e respeito e partamos para o ataque tentando aplicar na gestão seguinte o que tanto nossa classe sonhou: Independência! O blog já levantou que pelo menos duas ou três Chapas já estão se organizando, e isso é salutar à democracia.

Agora fazer uma campanha para dissociação é meramente uma burrice e imaturidade política desencadeadas por pessoas que não tem capacidade de enfrentar os obstáculos. Se queremos mudar, temos que começar por nós mesmos, na nossa consciência e nas nossas ações. Talvez sair não seja a solução, mas que tal se impor e retirar o que não deu certo?

Estou pesquisando há tempo tudo que a CABE pode me oferecer como associado, afinal pago uma mensalidade também e quero saber onde meus recursos estão sendo aplicados, e confesso aos senhores que me surpreendi com tanta coisa que encontrei. Pude, por exemplo, saber que hoje um dos braços de sustentação da CABE é uma instituição financeira como qualquer banco denominada CABECRED onde qualquer policial pode transferir sua conta do BRB – Banco de Brasília, para lá com todos os benefícios disponíveis no mercado (Talão de Cheques Especial, Limite de Crédito, Cartão de Crédito e Empréstimos) que qualquer banco oferece e administrada pela própria CABECRED.

Vi também que temos um serviço de Emergência Médica nos moldes de UTI-MÓVEL 24 horas onde qualquer associado pode acionar imediatamente em caso de emergência. Além disso, chequei documentos referente à aquisição de 40% de um empreendimento em Caldas Novas onde está em fase final de conclusão 40 apartamentos num Resort de primeiríssima qualidade e, pasmem, administrado pela Caixa Beneficente - CABE. Esse empreendimento foi adquirido acerca de dois anos e meio atrás por 6 milhões de reais e hoje já recebeu propostas de 35 milhões de reais pela sua venda. Ou seja, em dois anos valorizou-se o patrimônio da CABE em mais de 500%, e isso é nosso, de todos os associados. Isso sem contar o Auxílio-Funeral que é disponibilizado aos titulares e dependentes, que só esse ano chegou aos 98 sepultamentos, segundo dados da CABE, ao custo de 2.300,00 reais cada.

Outra coisa que me chamou muito a atenção durante as pesquisas foi o fato de se falar que a CABE pertence aos coronéis. Entretanto fui analisar a constituição dos Conselhos (Deliberativo e Fiscal) e observei somente a imagem oficial de dois Coronéis e o restante Praças. Confesso que fiquei intrigado com isso. Se é de coronéis como se falam, por que não anda a administração se as Praças são maioria?

Portanto, meus nobres amigos, fico sem entender o porquê de pessoas esclarecidas estarem disseminando uma ação radical como essa. Será que isso tem alguma ligação com o atual governo que não deseja uma associação forte e independente? Será que o dedo do PT, que ano passado tentou extorquir a CABE para a campanha de Agnelo, sem sucesso, em mais de 3 milhões de reais segundo seus dirigentes, ainda está operando nessa empreitada? Queira Deus que não.


Sempre sonhamos com uma Associação única, né verdade? Pois bem, temos a chance de emplacá-la já praticamente montada com cerca de 21 mil associados. É ou não é para fazer qualquer governo tremer? Talvez isso nos leve a imaginar que seja exatamente esse o propósito dessas pessoas que, de alguma forma, estão diretamente ligados ao governo.

Evidente que o blog do Poliglota irá apoiar uma Chapa, e segundo informações colhidas pelo blog, alguns grupos já estão sendo construídos, como o da Coronel da Reserva Maria Costa apoiada pelo Guarda Jânio, o grupo COALIZÃO e um outro organizado por um subtenente bastante conhecido que foi ex-candidato nas eleições passadas, Ricardo Pato. Porém, vamos avaliar todas e principalmente aquelas que tenham propostas voltadas para as PRAÇAS, sem obviamente esquecer TODOS os associados. Estaremos observando com afinco durante essa pré-campanha e sempre abertos a todas as Chapas/Grupos que quiserem apresentar seus projetos. Somos e sempre seremos imparciais como meio de comunicação, mas com certeza nesse jogo só poderá ter um vencedor e espero que seja aquele que realmente se comprometa com a classe mais sofrida da Polícia Militar. A coletividade, acima de tudo, será o parâmetro.

Para finalizar, concito aqueles que estão disseminando essa campanha, fomentada por um aumento de mensalidade, que espero se traduzir em benefícios, que em vez disso não fujam da guerra e coopere para que mudanças futuras sejam feitas com o objetivo real de transformar. Não concordar com isso e nada produzir com sugestões e ações torna-se um ato covarde, e até insano, que pode levar muitos a serem desencorajados e prejudicados em lutar por mudanças que poderão transformar por demais o curso de uma história de dor, sofrimento e desrespeito.

Essa é minha opinião e antes que os críticos de plantão sinalizem com a deturpação da matéria, deixo bem claro que não sou candidato a nenhuma Chapa de Eleições a CABE e que aqui emito tão somente minha opinião pessoal e de cunho meramente jornalístico, além, obviamente, de associado da Caixa Beneficente a qual sonho com uma gestão voltada exclusivamente para aquilo que a originou: A defesa dos Associados e integrantes da Polícia Militar!

Grande abraço,

Poliglota....

32 comentários:

  1. Boa noite!
    Concordo em parte. Pode ser que em 1982 associar se a CABE era de forma voluntária, sou recruta do CFSD I de 1996 e o que me consta na época que entrei na gloriosa todos os descontos CABE,TIRADENTES, a Falida CAP eram automáticas.
    Quanto aos "benefícios" citados, a UTI tem que ter o plano de saúde e claro que a CABE de vez em quando quebra o galho e presta o serviço para determinados momentos, o Hotel em Caldas Novas é caro diante do período previsto para o contribuinte reservar.
    O auxilio funeral só para dependentes cadastrados na PMDF, o CABECRED que antes oferecia taxas de juros baixa igualou se ao mercado existente além de determinar mais uma taxa ao contrair empréstimo, o mercado vende a mercadoria mais cara que muito hipermercado mesmo não pagando aluguel, gasto com marketing.
    O conselho não consultou os associados, tão pouco se preocupou em informar do aumento, quando deveria cortar gastos bem como dos servidores pagos pela CABE que prestam serviço a PMDF cito o laboratório, o restaurante tambem está caro e por último eleitores se venderam por 100 reais e todos sabem.
    O valor que antes era escalonado, igualou se beneficiando oficiais que pagavam o justo e agora aumentam em mais de 100% me poupe por favor.Quando tivermos uma gestão voltada para auxiliar o policial militar independente de graduação ou posto eu me associo novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E agora Poliglota? O anônimo não disse nenhuma asneira.

      Excluir
    2. Nobre colega,

      Releia ou leia a matéria. Como cidadão, associado e jornalista, exerço o livre direito de me manifestar. Deixei bem claro que essa era A MINHA OPINIÃO (CF 1988 - Art 5º).. O fato de haver opiniões contrárias é absolutamente salutar numa democracia que se diz plena.

      Grande abraço,

      Poliglota...

      Excluir
    3. Penso igual ao Anônimo18 de julho de 2015 21:33. Tanto que me desfiliei... não estou vendo vantagem.
      Abs

      Excluir
    4. Coberto de razão o anônimo das 21:33.Penso dessa forma.

      Excluir
  2. Se eu nao fiz a conta errada este dinheiro multiplicado por 21000 associados da uma merreca de levantar qualquer intituiçao,agora quando se fala em poder este dinheiro vai todo para o ralo.

    ResponderExcluir
  3. Muita coisa é divulgada e ninguém lê. Nas revistas, no site e no Facebook sempre tem informações de interesse do associado. Se lessem não teriam dúvidas que a CABE faz muita coisa para auxiliar o policial militar independente da graduação. Se não fosse a CABE ninguém teria feito curso algum na PM entre 2011 e 2013. A PMDF ficou sem contrato com professores e quem pagou foi a CABE. Só para lembrar, sem curso não teria promoções.
    A CABE foi a grande parceira do DSAP na estruturação do novo sistema de saúde da PM. Todos ficaram satisfeitos por se consultarem em uma rede credenciada com o mínimo de burocracia. A CABE foi retirada do processo e o sistema ruiu imediatamente. Não foi coincidência.
    Então, a CABE não faz nada?
    Só pensa assim quem é mal informado ou mal intencionado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez seja mais um dos problemas a CABE realizando serviços que é de obrigação do ESTADO, PMDF, mais um motivo de sua iminente falência, mal gerida e que diante da dissociação em massa o conselho já deveria ter feito reunião repensando o aumento abusivo.Informo ainda que como a CABE é social ela é isenta de impostos o que não dá para entender mercadorias inflacionadas no mercado. A farmacia tambem tem preços maiores que os praticados nas demais farmacias, ex fui pesquisar um remédio na CABE dalflon 1000mg na farmacia da CABE 120,00 REAIS, nas demais 83,00 REAIS ou seja quase 50% a mais. Como um colega postou anteriormente ou somos mal informados ou existem administradores com más intenções.

      Excluir
    2. Se o Estado não cumpre com suas obrigações penso que nessa hora a Cabe tem o dever de fazer frente às dificuldades como o fez, independente de quem estiver à sua frente. Parabéns Cabe por ter abraçado essas causas. Deixo aqui duas perguntas: A quem interessa "destruir" a única entidade que, dado o seu alcance, pode vir a ser o primeiro e único representante de todos e, consequentemente, firmar-se como uma entidade representativa respeitada onde quer que entre? A quem interessa a manutenção dessa profusão de entidades que vemos hoje, num autêntico samba do crioulo doido?
      Ant...

      Excluir
  4. QUE A CABE PODE SER UMA ASSOCIAÇÃO FORTE E QUE FAÇA A DIFERENÇA, INCLUSIVE POLÍTICA, NÃO TENHO DÚVIDAS. PORÉM, TUDO DEPENDERÁ DE QUEM ESTARÁ A FRENTE E SE REALMENTE ESTARÁ DISPOSTO EM REALMENTE LUTAR PELA CATEGORIA, SE NÃO, SERÁ MAIS UM CABIDE DE EMPREGO E O POTE DE OURO PARA ALGUNS FICAREM RICOS. QUANTO AOS BENEFÍCIOS, O QUE A CABE FAZ, COOPERANDO NA SAÚDE E EDUCAÇÃO DA PMDF, NÃO FAZ MAIS QUE A OBRIGAÇÃO, AFINAL, ONDE COLOCARIA TANTO DINHEIRO????? SABEMOS DE CORONÉIS QUE HJE ESTÃO NA DIREÇÃO DA CABE QUE SÃO SUSPEITOS DE VÁRIOS CRIMES, NÃO CITAREI NOMES, MAS MUITOS SABEM QUEM SÃO. ESSES DEVEM DEIXAR IMEDIATAMENTE, TÃO LOGO PERCAM AS ELEIÇÕES, E QUALQUER CHAPA QUE GANHE DEVE MANTER TODOS QUE HJE ESTÃO LÁ, BEM LONGE. TEM QUE SER GESTÃO NOVA, SEM VÍNCULO ALGUM COM O QUE JÁ PASSOU POR LÁ. ESSA QUESTÃO DE UTI MÓVEL, POR EXEMPLO, TEM QUE SER PARA TODOS, E NÃO PARA ALGUNS QUE UTILIZAM OS PLANOS DE SAÚDE PARTICULAR. A CABE PRECISA É TER UMA ASSESSORIA POLÍTICA QUE NOS AJUDE, QUE CRIE REDES DE CONTATOS NA CÂMARA FEDERAL E LOCAL, SE NÃO FOR PRA FAZER ALGO ESSE TIPO, NÃO VALE À PENA MANTER-SE ASSOCIADO. TEMOS QUE AVALIAR BEM AS CHAPAS QUE SE APRESENTARÃO. CHEGA DE LEVAR NA CABEÇA E DE CADA UM VER SEU PRÓPRIO LADO E NÃO O DA COLETIVIDADE. TEMOS QUE VER QUEM REALMENTE QUER O BEM DA CATEGORIA. DAREI A CHANCE DE MAIS UMA NOVA DIREÇÃO MOSTRAR A QUE VEIO, CASO CONTINUE NA MESMA, NÃO EXITAREI EM ME DESVINCULAR, MAS SEM ME LEVAR POR OPINIÕES, MAS CERTO DE QUE NÃO HÁ ESPERANÇA, O QUE SERÁ RUIM, PARA TODOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em caixa alta é ruim para ler. Fica a dica.

      Excluir
  5. SO SEI DIZER COM ESTE GOVERNO ATUAL SE NAO FOSSE A CABE JA TINHA PMS MORTO QUE FORAM ABANDONADO PELA NOSSA INSTITUIÇÃO A VERDADE E ESSA

    ResponderExcluir
  6. Com relação a CABE eu não tenho muito a reclamar. Quando fui construir minha casa peguei um empréstimo lá que muito me ajudou. Quase não ando lá, mas acho que o valor( é minha opinião) não foi muito. O ruim é pagar 84,00 reis no CAP e não saber muito o que acontece lá, porque sequer tem uma prestação de contas..

    ResponderExcluir
  7. Eu fui lá e não sou mais Sócio!!!!!!

    Todas as praças deveriam fazer o mesmo.

    ResponderExcluir
  8. OS PRAÇAS TÃO SAINDO EM MASSA DA CABE!

    SÓ VALE A PENA QUEM TRABALHA LÁ PERTO DO CAMANDO!

    EU NÃO SOU MAIS SÓCIO!

    ResponderExcluir
  9. CABECRED? Só taxas abusivas como de qq outro banco!

    Poliglota vc está perdendo votos ao defender a Cabe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre colega,

      Releia ou leia a matéria. Como cidadão, associado e jornalista, exerço o livre direito de me manifestar. Deixei bem claro que essa era A MINHA OPINIÃO (CF 1988 - Art 5º).. O fato de haver opiniões contrárias é absolutamente salutar numa democracia que se diz plena.

      Grande abraço,

      Poliglota...

      Excluir
  10. Se não ha informacao sobre a Cabe e culpa dos gestores que nao informam os direito aos socios meu.pai faleceu fui procurar a CABe nao me prestaram auxilio dizendo que mesmo devia constar na relação de dependentes liguei para o CAP me prestaram todo o auxilio necessario os advogados tem pagar uma taxa a mais o preco dos apartamentos de caldas novas e fora da realidade dos pracas entao raziada cada um tira a sua conclusão.

    ResponderExcluir
  11. Antes de mais nada, afirmo que utilizei os serviços da CABE durante quase toda minha carreira.Não vou ser hipócrita em dizer que nunca me quebrou o galho, verdade. Mas é claro de alguma forma recebeu por isso, nada foi de graça, e nem deveria ser. No entanto, não posso deixar de concordar com as opiniões "democráticas" de alguns colegas. A CABE ajuda, ás vezes, inclusive, sem a grande maioria dos seus associados nem tomarem conhecimento. Policlinica, UPM, CMT, Diretorias, todas de alguma forma jpa recorreram à CABE. Agora, é bem verdade que o que se passa, e, eu já presenciei isso, ha um tratamento diferenciado com seus associados em seus diferentes niveis de postos ou graduação. Mas não estou aqui para levantar essa questão. PORQUE A CABE NÃO PUBLICA TODAS SUAS REGRAS, ESTATUTOS, VOTAÇÕES, PESSOAL, GRATIFICAÇÕES, BALANCETES, ETC. UM PORTAL DE TRANSPARENCIA. Assim, tantos os que condenam como os que defendem poderiam fazer embasados em dados verdadeiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. silas malvao ribas22 de julho de 2015 19:23

      precisamos de comentários iguais ao seu, imparcial. Por favor não use anonimato,

      Excluir
  12. Me explica.... uma Associação que está mais ligada com LUCROS e interesses pessoais e nada mais, como pode isso me explica? Nobre Poliglota se eu pago para ser associado não era para ser assim como está. Os $$$$$$$$ do Mercado quanto do empréstimo era para ser o mínimo possível, ou seja, aceitável para simplesmente não operar no prejuízo e só, sem lucros iguais ao do Carrefour e dos Bancos Privados e Hotéis de Caldas Novas. Onde que está o sem fins lucrativos na CABE?

    ResponderExcluir
  13. Já que a cabe é independente me esplique porque ela não paga ao associado o auxilio Natalidade.

    ResponderExcluir
  14. TODOS NÓS SABEMOS QUE A CABE SEMPRE FOI UM LOCAL ONDE SEUS DIRIGENTES SEJA OFICIAIS OU PRAÇAS, SEMPRE USARAM COM O ESCOPO DE SE BENEFICIAREM, EM ESPECIAL NO QUE TANGE A DESVIO DE VERBAS!

    AH! ME POUPE NÉ POLIGLOTA, ESSA É MINHA OPINIÃO, EM QUE PESE TER VOTADO EM VC NA ÚLTIMA ELEIÇÃO E ADMIRAR E MUITO O SEU TRABALHO.

    ResponderExcluir
  15. A UNICA ASSOCIAÇÃO CAPAZ DE UNIFICAR OS PRAÇAS NO MEU VER SERIA A CABE...SO RESTA AGORA ELEGER UMA NOVA DIREÇÃO QUE REALMENTE LUTE PELO COLETIVIDADE....QUE SAI EM LUTA DO PLANO DE CARREIRA E RESTRUTURAÇÃO DOS PRAÇAS....A CABE TEM VERBA E PODE MUITO BEM UTILIZAR ESSE DINHEIRO EM PROPAGANDA NOS MEIOS TELEVISIVOS, RADIOS E JORNAIS...ASIM COMO FAZ QUALQUER SINDICATO PARA DEFENDER SEUS ASSOCIADOS..VEJA AI OS PROFESSORES E A POLICIA CIVIL....SIM NOS PODEMOS TAMBEM, PORQUE NAO??

    ResponderExcluir
  16. Dirigida por Cel. É uma associação dirigida por patrão quando q vai brigar pelos praças, uma ilusão danada.

    ResponderExcluir
  17. CABE DEVE AJUDAR OS PEIXES porque a maioria so deu lucro para essa instituição que e cabide de emprego e serve aos interesses dos oficiais vamos largar de ser hipócritas.

    ResponderExcluir
  18. Hoje escutei uma frase de um policial que fez cair minha ficha, é triste, mas na atual conjuntura assemelha-se muito no pensamento dele conosco, eu particularmente discordo, porém, outros concordam com ele, foi a seguinte:
    “Nós praças fizemos concurso para sermos jumentos, e os Oficiais fizeram concursos para montar nos jumentos".
    Hoje na atual situação e sobre todos os fatos podemos imaginar que para tal policial falar uma frase que nem de longe parecia conosco, significa que toda o seu amor e sua admiração para aquela que é Bicentenária e que já foi motivo de orgulho de muitos praças que já nos deixaram e que haviam deixado um legado brioso, da qual podemos falar com orgulho a PMDF já foi a melhor do país, é triste e lamentável.
    Estranho que a tropa não esteja reagindo a nada, hoje não se houve falar de assembleia nem de operação tartaruga, fica nítida a nossa inércia, se continuarmos neste padrão vamos chegar ao fim do poço, e cheio de lama onde nem com guindaste iremos sair, sugiro marcar uma assembleia para dia 08 depois da manifestação das esposas de policiais na policlínica da qual possamos colocar um rumo urgente em nosso futuro antes que percamos as rédeas, e antes disto entrarmos com o indicativo de operação tartaruga.
    A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita, se mantivermos nossa união vamos chegar lá, conclamo a todos Policiais, ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão, se perder, que seja com classe, e se vencer, com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é "muito" para ser insignificante, somos uma classe de honra, mesmo que não a tenhamos no momento, mas sabemos que podemos reconquistá-la novamente se usarmos nossa mente dentro da lei e do respeito, com nosso movimento retornando, só que desta vez mais inteligente, sem nos comprometer, e sem prejudicar a população e sim dificultar apenas as famigeradas mentes pensantes, melhor lutar por algo, do que viver para nada, o importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre, esta na massa de nosso sangue, deixar de lado as ideias individuais, todo o homem luta com mais bravura pelos seus interesses do que pelos seus direitos, vamos pensar num só projeto, numa só ideia, e sem esquecer-se da população, que é nosso maior patrimônio.
    obs; tenham força meus irmãos antes que percamos tudo que conquistamos até agora para nossos filhos.
    DR PRAÇA

    ResponderExcluir
  19. Se é preciso aumentar a mensalidade, comprove para os associados a real necessidade e informe os novos valores antes de efetivar os descontos no contra cheque!

    ResponderExcluir
  20. Fui me desvincular hoje da CABE e me informaram que o sistema esta fora do ar. Porque será??

    ResponderExcluir
  21. Tive um apenas esmolas de reajuste salarial ,que não chega perto do reajuste da taxa da CABE,além do quê,o ganho que poderia ter,me utilizando dos serviços prestados pela CABE,tenho em melhor quantidade e qualidade prestado por empresas do mercado.Essa CABE só serve a interesses pessoais ou de grupos fechados...com meu mísero dinheiro,mais não.......Vou lá ..pedir para sair.

    ResponderExcluir
  22. silas malvao ribas22 de julho de 2015 19:05

    Ten Poliglota é louvável o seu artigo ,ao estimular a não saida dos PPMM da CABE, todavia as suas afirmativas com relação a CABE CRED e Resort Mirante da serra precisam ser reavaliadas.estou a sua disposição para maiores informações. 92582324

    ResponderExcluir
  23. cabe caixa de segredos. uns ricos outros a ver navios .

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com