sexta-feira, 22 de maio de 2015

Policiais Civis fazem operação padrão

Policiais engatam a marcha lenta Em assembleia, agentes da Polícia Civil decidem fazer operação padrão a partir de hoje. O atendimento nas delegacias e as saídas para as ocorrências serão reduzidos.

Agentes decidem fazer atendimentos com restrições a partir de hoje e o movimento pode ser intensificado a partir de 1º de junho.

Manifestantes pedem melhores condições de trabalho e que os 475 aprovados no último concurso sejam chamados.

Quem precisar da Polícia Civil a partir de hoje pode encontrar dificuldades. A categoria decidiu entrar em operação padrão e decretou estado de mobilização. Os policiais definiram, em assembleia realizada na tarde de ontem, não sair às ruas com menos de três agentes no carro. A medida independe do grau de violência dos casos e dura, segundo os policiais, por tempo indeterminado. Além disso, a classe também definiu que os cumprimentos de mandados de prisão só serão feitos com a presença de seis agentes. As decisões foram tomadas pela maioria dos votos na praça do Palácio do Buriti, por volta das 17h de ontem. Estiveram reunidos cerca de 400 servidores da corporação, segundo o Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), além dos aprovados no último concurso em 2013 e que ainda não foram chamados.

A iniciativa visa chamar a atenção para a falta de pessoal na corporação, um dos maiores problemas enfrentados pela categoria, segundo o Sinpol. Dados do sindicato mostram que existem, hoje, 4,8 mil policiais distribuídos em 90 unidades. Entre as principais reivindicações, estão a convocação dos 475 aprovados no último certame, as melhores condições de trabalho e o reconhecimento da carreira como nível superior.

Na assembleia, eles também definiram que na terça-feira (26 de maio), as delegacias que operam como centrais de flagrantes só registrarão ocorrências durante as primeiras 24 horas. No mesmo dia, as demais unidades policiai só farão o cadastro de ocorrências criminais. Registros de extravio de documentos e acidente de trânsito sem vítima, por exemplo, não serão realizados. A categoria marcou nova assembleia para 1º de junho, quando pode decidir pela radicalização do movimento — com paralisação, greve e até fechamento de delegacias.

Academia

O presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco, explicou que atender a ocorrências com menos de três policiais é uma atitude tomada pelos próprios agentes para driblar as dificuldades. “Vamos cumprir, a partir de agora, o que ensina a Academia de Polícia. O que sempre fizemos é tentar dar um jeito com menos profissionais, mas isso é um risco”, esclareceu. Segundo Franco, a categoria precisa de condições adequadas de trabalho. “Hoje, o agente de polícia faz o trabalho de escrivão e até de delegado. Precisamos de melhor estrutura para oferecer um serviço adequado à população do DF. Muitos agentes estão adoentados por causa da sobrecarga de trabalho”, destacou.

O Correio procurou a Polícia Civil, mas a Divisão de Comunicação informou, por e-mail, que a direção-geral da corporação só vai se manifestar quando for oficialmente comunicada das deliberações da assembleia. A assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social do DF afirmou que o diretor-geral da Polícia Civil, Eric Seba, seria o responsável por falar pelo governo a respeito do assunto. A reportagem entrou em contato com o delegado, mas ele estava em reunião.

Fonte: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/cidades/2015/05/22/interna_cidades,170170/civis-fazem-operacao-padrao.shtml

33 comentários:

  1. A PCDF mesmo com sua poderosa Associação, parou por 70 dias e não ganharam NADA!

    Se a PMDF parar por 7 com uma OPERAÇÃOZINHA TARTARUGA BOQUETA o DF pára! uma pena que a PM é FROUXA e DESUNIDA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo!!!! A civil não faz diferença nenhuma, mas as praças da PM sim!!!

      Excluir
    2. Para de escrever besteira, policial!!! Se é que és policial. Este tipo de conduta não agrega nada de positivo, só fomenta discórdia. Comentemos o que nos cabe apenas. Deixemos a casa alheia com o dono.
      Sgt Pedro

      Excluir
  2. Quer ver surgir uma alma SEBOSA e dizer que devemos nos "unir aos irmãos"?

    Contagem regressiva, 1,2,3 e? já!

    ResponderExcluir
  3. ACABEI DE CHEGAR DA P.23 E O ATENDIMENTO REALMENTE TÁ DAQUELE JEITO. PORQUÊ SOMOS TÃO DESUNIDOS?FICO IMAGINANDO SE OS AGENTES DA PCDF FOSSEM HUMILHADOS A METADE QUE NÓS SOMOS TODOS OS DIAS O QUE ELES NÃO FARIAM???? EU ACHO QUE VERGONHA NA CARA E DIGNIDADE NÃO FAZEM MAU A NINGUÉM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é amigo aqui na gloriosa quanto mais se bate mais se trabalha

      Excluir
  4. REFORMADO INDIGINADO22 de maio de 2015 10:53

    AGORA SO FALTA TOMARMOS VERGONHA NA CARA E DAR RUMO PARA NOSSAS VIDAS
    E CHAMAR LOGO UMA ASSEMBLEIA
    PM SO FUNCIONA NA TARTARUGA,

    ResponderExcluir
  5. TARTARUGA REVOLTADA22 de maio de 2015 11:06

    NESSA ASSEMBLEIA NÃO TEM 200 POLICIAIS, ELES SÃO EXEMPLO DE LUTA. COM 1000 OU COM 1 ELES VÃO A LUTA. AQUI QUEREMOS QUE TODOS SE REUNIÃO PARA COMEÇAR A PENSAR EM FAZER UM CONCENTRAÇÃO, REUNIÃO. HAVIA UMA PROPAGANDA BASTANTE ANTIGA DA GLOBO EM QUE UM BEIJA FLOR IA ATÉ O RIO PEGAR ÁGUA E JOGAVA A MESMA NO INCÊNDIO QUE ACONTECEU NA FLORESTA. UM LEÃO QUE ESTAVA FUGINDO VIU AQUELA ATITUDE FALOU PARA O BEIJA FLOR QUE AQUILO QUE ELE ESTAVA FAZENDO ERA INÚTIL E O BEIJA FLOR VIROU PARA ELE E DISSE: PELO MENOS EU ESTOU FAZENDO A MINHA PARTE. DEVEMOS COMEÇAR A NOS MOBILIZAR. A NOSSA SAÚDE TÁ RUIM, O SALARIO ACHATADO , AS PROMOÇÕES NÃO CHEGAM, ENTÃO, O QUE ESTAMOS ESPERANDO?

    ResponderExcluir
  6. Não desmerecendo o trabalho alheio, mais convenhamos.. qual falta fará o serviço deles (em sua totalidade meramente administrativo)? Pois só quem já precisou registrar um BO alguma vez na vida sabe o quanto essa instituição é extremamente prestativa e principalmente respeitosa com o cidadão. Ou seja, não tem jeito "a população tem que agradecer a existência da PM", pois me diga qual polícia atende o cidadão 24h por dias.. 7 dias na semana.. 365 dias ao ano sem qualquer formalidade - basta ligar no 190 - que as demais exigem (como forma de barrar ou principalmente desmotivar a ida do cidadão). Portanto, o que falta da "sociedade" e um respeito maior e principalmente "reconhecimento" para com o serviço da nossa PM! Podemos ter 'n' defeitos (que não são poucos - mais só quem trabalha pode se dá o luxo de errar, inclusive errar o erros dos outros), mais somos e sempre seremos a "última regis" do cidadão, seja ele qual for... na hora que for...
    CFP, apenas-1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Policia é PM

      Excluir
    2. Nesse comentario voce mostra todo seu desconhecimento acerca da atividade policial civil.
      Dos cerca de 5000 policiais civis em atividade cerca de 1000 são "serviço administrativo". Desses 1000 metade são dos chamados plantões (aqueles que lidam com o publico e atendem nas delegacias).
      O restante esta no serviço investigativo, que dia após dia fazem diversas operações que vemos na midia (e outras que não vemos).

      Antes de falar de outra instituição tente saber o minimo sobre ela pra não falar besteiras.

      Excluir
    3. A imagem que passa e do serviço de vocês e justamente a excelência no atendimento para com o cidadão, simples assim. Pois tal atendimento cordial, prestativo, respeitoso e etc., vocês já nos proporcionam diariamente quando levamos a ocorrência prontinha. Portanto, se quer realmente mudar essa imagem e simples, trabalhe melhor. Porque esse serviço de bastidores que tanto fala, aqui também fazemos, só o que no final conta e o fronte! Sendo assim o que não só a sociedade como alguns já comprovaram e que seu serviço não faz falta. Exemplo foi a última ação de vocês com quase 80 dias! Quem sentiu falta? Só nos que tínhamos que levar os clientes para os APF da vida..

      Excluir
    4. Eu estou na PM e não tenho nenhum complexo de inferioridade. As duas categorias: PCDF e PMDF são muito importantes para a sociedade, pois seus profissionais tentam de toda forma cumprir suas atribuições constitucionais. Ambas atendem o cidadão durante as 24 horas do dia. Portanto, essa coisa de desmerecer outra categoria é própria dos frustrados, pois a todo instante surgem oportunidades de migrarmos para outras carreiras. Para isso basta ESTUDAR e tentar. Cada classe que LUTE por suas reivindicações. O IDEAL é termos todo o aparato policial valorizado, independentemente da instituição.

      Excluir
    5. Anonimo de 09:55 - A Policia Civil tem muito a melhorar com certeza (assim como todas as instituições policiais do brasil). Mas somos a instituição melhor avaliada pela população dentre todas as instituições civis E militares do Brasil. Não vou falar mal da instituição PMDF pois sei que em sua maioria são pessoas trabalhadoras e dedicadas, mas sabemos que existe uma minoria podre. Ou você acha certo quando a mídia ou alguém da população diz que a policia militar é truculenta e mal preparada? Pois nesses casos sabemos que por causa de um "gato pingado" julgam toda uma instituição. Quanto aos "serviços de bastidores" que fazemos, esta é nossa atividade fim e realmente a curto prazo, devido a sua natureza, não existe resultado de sua paralisação. Mas abra um pouco mais a mente a tente imaginar: "como seria a bandidagem com a certeza da impunidade?". Se não existisse o trabalho policial investigativo não existiria efetivo policial que conseguiria frear a violência, ou você acha que tudo se resume a apreensão de armas, prisão de ladrões, maconheiros e bêbados? Como frear os estelionatários, traficantes altos, fraudadores, falsificadores dentre outros que se não fosse o trabalho investigativo teriam "carta branca" de atuação. Sinto que você e alguns tem a chamada "síndrome do patinho feio". Não deveria ser assim pois tirando o nome POLICIA não há muitas similitudes entre as funções de cada instituição. Cada um tem sua atuação, seus pleitos e problemas particulares e isso não faz um melhor do que o outro (pelo menos é o que eu acho).

      Colega de 15:20 - Quem me dera a maioria tanto na sua instituição quanto na minha tivessem o pensamento igual o seu. Tenho certeza que os problemas seriam muitos, mas com certeza menores.

      Excluir
    6. Alguns trabalhos são essenciais e fazem falta a curto tempo (Ex: Os caminhoneiros - Conseguiram parar o Brasil com uma greve). Outros são essenciais mas demora-se até perceber os males de sua paralisação (Ex: Os professores, pois a curto prazo não se vê maleficio de uma paralisação, mas a longo prazo a educação de toda uma sociedade é atingida).

      Agora vão me dizer que um qual é mais importante? Os caminhoneiros ou os professores? Os Policiais Militares ou os Policiais Civis? vamos parar de querer ser "importantes" e fazer nosso trabalho direito, pois todos são essenciais para o funcionamento de qualquer sociedade.

      Excluir
  7. geová disse:
    bom dia a todos. infelizmente nesse país os trabalhadores só são notados quando fazem essas coisas. dou todo apoio. devemos fazer a nossa ainda q o número da enquete tenha dado pouco por que" ninguém sabe o q calado quer" e "quem cala consente". estou em casa baixado. de novo. agora com inflamação no tendão e bursite. fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde a todos.
    Caro gestor do blog (Poliglota), se possível, gostaria de saber novas informações ( De preferência verídicas! Rss...) dentro de suas variadas fontes quanto ao postado anteriormente neste blog, a seguir:





    Anônimo21 de maio de 2015 15:03

    ATENÇÃO ANTIGOS: NO DIA 21 DE FEVEREIRO DESTE ANO O JORNAL DE BRASÍLIA JÁ ANUNCIAVA O PLANO "MAQUIAVÉLICO" DO GDF EM RELAÇÃO AO FIM DO CONVERSÃO DA LICENÇA ESPECIAL EM PECÚNIO, MAS À ÉPOCA, POUCOS DERAM IMPORTÂNCIA, E AGORA, SEGUNDO INFORMAÇÕES, O GDF QUER INCLUIR EM SEU PACOTE DE MALDADES, TAL PROJETO. ENFIM, À TODOS AQUELES QUE ESTÃO INDO EMBORA, COMO EU, TEREMOS A CHANCE DE AINDA SAIR DA BRIOSA COM ESTE BENEFÍCIO, PORÉM, AOS DEMAIS COLEGAS, QUE AINDA FALTA ALGUM TEMPO, ISSO REPRESENTARÁ UMA PERDA MUITO SIGNIFICATIVA. NOS DISSERAM NO ANO PASSADO, QUE SE QUISÉSSEMOS MELHORIAS BASTARIA QUE FIZÉSSEMOS NOSSO TRABALHO COM DEDICAÇÃO E MOSTRÁSSEMOS SERVIÇO. NO ENTANTO, A MAIORIA TEM SE DEDICADO AO MÁXIMO, APESAR DA PRECARIEDADE EM NOSSA INSTITUIÇÃO, E O QUE RECEBEMOS É APENAS NOTÍCIAS RUINS E ARROCHO. LAMENTÁVEL!!!! AOS QUE FICAM, UM ABRAÇO E BOA SORTE!!!

    ST REVOLTADO


    Certo de seu empenho quanto à informação, atenciosamente subscrevo-me,
    Sgt Pedro.

    ResponderExcluir
  9. Engraçado,com 400 pessoas eles fazem assembleia e a gente com 1.100 ( que votaram a favor da assembleia) não podemos fazer.Até nisso eles são diferentes da gente...ou até nisso somos diferentes deles...

    ResponderExcluir
  10. Nobre colega Pedro,

    Tem coisas que realmente só tendo muita criatividade para o colega postar.
    Nossa legislação é Federal e como tal só pode ser alterada com o aval do Congresso Nacional. Como sabemos que o governo local (GDF) tá pouco se lixando pra nós e que toda essa papagaiada que estão fazendo por aí sobre Reestruturação não passa de uma grande jogada política e midiática para muitos aparecerem, não acho que isso seja motivo de preocupação.

    Agora não podemos esquecer que para prejudicar tem muita gente, inclusive governos, e tudo é possível numa imaginária confecç~~ao de um projeto novo de Reestruturação. Tem iluminado para tudo, n´pe verdade? O que temos que fazer é acompanhar de perto essas politicagens baratas e de quebra os politiqueiros que estão empenhados nessa demagogia utópica e soltarmos o verbo, se necessário. Quem não se lembra da 12.086 e seus protagonistas???

    Grande abraço Pedro,

    Poliglota...

    ResponderExcluir
  11. A nossa categoria sempre é á última a fazer suas manifestações, pois muitos de nossos colegas acham que o governo vai simplesmente olhar pra nós e nos dar o que queremos e merecemos. Eu nunca vi o governo dar qualquer beneficio a nenhuma categoria por vontade própria, nunca, todo movimento nosso quando acontece as outras categorias já estão anos luz a nossa frente, consequentemente ficamos só com as migalhas!!! Se é que temos algum líder, já está mais que na hora de mostrar sua cara, independente de ENQUETE, pois quando chega as eleições não se faz enquete pra saber quantos votos vão ter!!! Crie coragem e assuma seu papel de LÌDER!! Antes que seja tarde!!!

    ResponderExcluir
  12. Sou a favor de uma operação tartaruga contra o militarismo, as prisões safadas e pelo plano de carreira decente!
    Afinal oficiais e praças fazem parte da mesma carreira!!!!

    Tinha que banir as patentes de soldado a sub e colocar tudo em subsídio, assim acaba a farra das gratificações de quem não trabalha e não faz a menor diferença pro DF.

    06 patentes seria o ideal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa amigão, era simples assim e ninguém nunca pensou nisso?
      Parabéns, vc é um gênio, um talento desperdiçado!

      Excluir
    2. ".....A polícia é a PM"

      que comentário ridículo!!!!,a briosa é a única polícia em que se prende o próprio colega sem ao menos o mesmo ter cometido crime,que fica mandando fusca velho para o depósito do Detran,enriquecendo mais e mais esse órgão inútil,a única polícia em que um subtenente com 30 anos de serviços é obrigado a prestar continência e chamar um cadete de 17 anos de idade de senhor.A Polícia Militar é uma policia ostensiva e nisso,ela com certeza manda e manda bem,a outra força,polícia repressiva e nisso ela faz seu trabalho,não sei se bom ou ruim,mas faz.Então,sejamos mais humildes,paremos com esse velho jargão de que nós somos "os puliça" e pronto !!...os verdadeiros policiais não ficam ventilando a Deus e o mundo que são policiais,os tempos são outros.....cautela e pão com mortadela,não fazem mal a ninguém.

      Excluir
  13. VAMOS PARTIR PARA UMA TARTARUGA GIGANTE, ETA POVINHO BESTA GENTE

    POLIGLOTA, CONFIAMOS EM VC VAMOS ARROCHAR ESSE DESGOVERNO AGORA

    ResponderExcluir
  14. não sou advogado de ninguém,mas justiça seja feita a quem sempre procurou fazer alguma coisa pela tropa e foi esfaqueado por ela própria como foi o caso do tenente Poliglota.Esse papo de que ninguém sabia de enquete é conversa fiada e desculpa de quem não tem o mínimo de interesse em buscar alguma coisa para si mesmo.Com tantos grupos de zap e blogs hoje existente seria praticamente impossível alguém deixar de saber que a tropa estava tentando se mobilizar.Mas o que estamos vendo é a repetição do que sempre aconteceu em todos os anos eleitorais.Os derrotados somem ou se debandeiam para apoiar o governo e só aparecem próximo das eleições.Alguns desses formadores de opinião e lideres que surgiram nas eleições passadas nem ouvimos mais falar.Ou estão cagando de medo de punições ou estão em gabinetes e administrações.Não batem no governo,não aparecem e uns até seus blogs fecharam.Eu participo de um grupo de zap onde só tem novinho radicais que acham que vão mudar a pm na força.Mas são só líderes de internet que sabem que se botarem a carinha de fora a cabeça rola.O tenente Poliglota não é bobo e sabe muito bem quais os caminhos que devem ser percorridos e tenho certeza de que não está parado.Quem a não ser ele tem cobrado do governo e do comando sem se esconder?Então antes de criticar sem fundamentos que tal fazermos nossa parte.A propaganda não é a arma do negócio?Se aparecer uma enquete porque não divulgar para que atinja a todos?Cobrar é muito fácil mas fazer a sua parte ninguém quer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc além de babá o ovo do Poliglota, está fazendo sua parte? Aqui ninguém tá criticando, apenas incentivando!

      Excluir
  15. PM SO E UNIDA PARA BEBER PINGA APENAS ISSO UMA PENA , FALO ISSO PARA QUALQUER TIPO DE ASSEMBLÉIA QUE ALGUNS CLAMAR NAS REDES SOCIAIS; HOJE A PM SE DIVIDIU EM MUITAS CATEGORIA DENTRA DA PMDF : GRATIFICADOS, OFICIAIS, PRAÇA COMUM, PRAÇA ESPECIAL AINDA TEM OS PRAÇAS GRATIFICADOS ESTES ULTIMOS SAO OS MAIS SEM VERGONHAS QUE COSPE NO PRATO QUE COMEU. AGORA NAS RUAS PMS UNIDA MELHOR PM DO BRASIL

    ResponderExcluir
  16. VAMOS TOMAR VERGONHA NA CARA PRAÇAS E OFICIAIS QUE NÃO SÃO PUXA SACO E COMEÇAR UMA MOBILIZAÇÃO AGORA A PC FEZ COM 300 PESSOAS E FEZ MUITO BARULHO, NÓS COM 15.000 SOMOS UNS FRACOS. MAS EM ALGUNS SVG TENHO VISTO QUASE 80% DOS PRAÇAS ESTÃO NA TARTARUGA , O PROBLEMA SÃO OS OPERACIONAIS QUE NÃO PARAM PENSA POUCO.

    ASS: PARADO DESMOTIVADO

    ResponderExcluir
  17. POLIGLOTA PRECISAMOS NOS MOVIMENTAR, VC É UM CARA INTELIGENTE PENSA AÍ E VAMOS COMEÇAR PELO MENOS COM SETORIZADAS PARA IR INCENTIVANDO OS COLEGAS. ESTAMOS NA MÃO DE NOVO DE OUTRO DESGOVERNO, SOMOS ESCRAVOS MESMO.

    ResponderExcluir
  18. POLIGLOTA, NA TERÇA FEIRA PELA MANHÃ O COMANDANTE GERAL DA PMDF ESTARÁ NA FACULDADE ICESPE NO GUARÁ I, ESSA PODE SER UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE PARA VOCÊ COMPARECER COMO NOSSO PRINCIPAL REPRESENTANTE, E PRESENCIAR O QUE O COMANDO TEM A DIZER QUANTO A POLÍTICA NO QUE TANGE AS MELHORIAS PARA A PMDF, O MOTIVO DA FALTA DE SAÚDE PARA A FAMÍLIA PMDF., PLANO DE CARREIRA, SALÁRIO ETC. ALÉM DE PODER FAZER ALGUNS QUESTIONAMENTOS E PERGUNTAS AO COMANDANTE GERAL.

    ResponderExcluir
  19. pega seu pijama e vai embora logo, ST REVOLTADO e para de ficar com esses bizus, pare de ficar informações furadas, onde ta escrito isso, onde ta o documento dizendo que vai acabar, somos regidos pela 12086, uma lei federal, o gdf não tem poder sobre ela, e outra esse beneficio todas as categoria tem, segurança, educação, saude, executivo, legislativo e judiciario, acha mesmo que o governo vai jogar essa merda no ventilador, pessoas como vc ficam acreditando em toda conversinha de corredor , fale so quando ver tal proposta por escrito...

    ResponderExcluir
  20. EU FICO MUITO TRISTE QUANDO VEJO NOSSOS AMIGOS MORRENDO ATROPELADOS NAS RUAS DO DF CORRENDO ATRÁS DE PEBAS; NÃO CONSIGO ENTENDER ESSAS PESSOAS QUE CONTINUAM DANDO A VIDA É A VIDA NA ATUAL CONJUNTURA. GENTE PELO AMOR DE DEUS NÃO VALE APENA, OLHA OS COLEGAS DA PCDF POR BEM MENOS JÁ PRATICAMENTE PARARAM SUAS ATIVIDADES; VAMOS TER UM POUCO MAIS DE VERGONHA NA CARA E NO MÍNIMO RESPEITO POR NOSSAS FAMILIAS. DIGNIDADE E RESPEITO PRÓPRIO JÁ QUE OS NOSSOS GESTORES NÃO SABEM O QUE É ISSO.

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com