quarta-feira, 1 de abril de 2015

Reunião com militares na CLDF: O de sempre? Opinem...

Deputada Celina Leão
Ontem os deputados Celina Leão (PDT) e Rodrigo Delmasso (PTN) convidaram policiais e bombeiros militares para um debate no Auditório da Câmara Legislativa com o objetivo de buscar entendimentos e sugestões para a retomada do sonho antigo de um Projeto de Reestruturação das Carreiras dessas classes.

Devido a compromissos pré agendados, não pude comparecer, mas membros de minha equipe estiveram presentes acompanhando atentamente os debates.

Não podemos avaliar até que ponto os efeitos desse debate se transformarão em práticas, pois essa história já conhecemos a longos anos, entra governo e sai governo. O que conta é a boa vontade em avançar na busca de valorização das carreiras policiais que se arrasta há anos.

Muitos colegas compareceram, mas uma frase propositiva emitida pelo ex-candidato Guarda Jânio causou certo frisson na classe quando da sugestão de se transformar o Hospital da PM em um hospital da Secretaria de Segurança Pública. Compareceram também os suplentes Hermeto e Roosevelt Vilela.


O deputado Robério Negreiros, presidente da Comissão de Segurança, afirmou que a classe é desunida e precisa primeiro saber o que querem. Já o deputado DR Michel afirmou que seria interessante revogar artigos da Lei 12.086 que acabam por barrar a ascensão funcional, propondo ir até o judiciário e o congresso encampando essa luta.

Dep Rodrigo Delmasso
Ao contrário de muitos “saguis” que existem por aí, nossa opinião é cética e firmada em princípios claros e transparentes, porém respeitosos, e não seria diferente agora nessa iniciativa dos parlamentares precursores desse ato. Tivemos a iniciativa louvável da presidente da Casa e de um deputado que vem se destacando no cenário político, porém não podemos fugir à realidade. 

Nossa legislação é complexa, nossas demandas estão altamente defasadas há anos e não podemos incorrer no mesmo erro de 2009 quando um coronel resolveu colocar um “arcabouço teórico” em baixo do braço e entregou a um governador para ser enfiada goela abaixo da categoria.

Estamos sem representação, portanto vulneráveis a tudo e a todos. Seria interessante que aqueles que desejam mesmo fazer algo pelas categorias, que comecem conhecendo nossa legislação, nossas nuanças e peculiaridades. Que visitem os quarteis de surpresa, compareçam a distribuição de policiamentos, verifiquem escalas de serviços (ordinários e extras), os voluntariados e, principalmente, observem a atual situação dos contratos de manutenção de viaturas.

Sabemos muito bem que a atual situação da saúde policial e de seus dependentes é prioridade nesse momento e requer uma análise criteriosa e decisões práticas para ontem. Repor os 70 milhões contingenciados da PMDF e restabelecer os convênios seria o primeiro passo que os parlamentares deveriam tomar para amenizar a situação.

É meus amigos, segundo relatos de minha equipe, o que se viu foi um grande desfile de pseudo-lideranças (alguns que sequer a tropa ouviu falar) e nada de prático, de concreto.

Hoje (1º) findou-se o prazo para a criação de uma Comissão que irá elaborar o novo Código de Ética da PMDF. Segundo o site da PMDF, no âmbito da corporação, foram designados sete membros para nos representar, assim constituídos:

Um representante do Departamento de Controle e Correição;
Um representante do Departamento Gestão de Pessoal;
Um representante da Assessoria Técnico-Jurídica do comandante-geral;
O subtenente mais antigo da corporação;
O sargento mais antigo da corporação;
O cabo mais antigo da corporação;
O soldado mais antigo da corporação;

Resta-nos aguardar os resultados do que está por vir. Que venha o melhor, se Deus quiser.

Da redação...

Por Poliglota

16 comentários:

  1. MAIS UMA VEZ EU DIGO ESTAMOS INDO NO LUGAR ERRADO, ESSA DEPUTADA E MESMA QUE MANDOU CONVOCAR CORONEIS O ANO PASSADO QUE NAO SE LEMBRA KKKKK PIADA.

    ResponderExcluir
  2. ESTAMOS TÃO CANSADOS DE OUVIR FALAR EM COMISSÃO E REUNIÃO PRA ISSO E PRA QUILO. VERDADEIRAMENTE NOS FAZEM DE MASSA DE MANOBRA...O QUE QUEREMOS É DIGNO QUE NOS OFEREÇA, É RESPEITO E VALORIZAÇÃO, E MENOS BLA BLA BLA...GOVERNADOR RESPEITE OS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES.ALGUÉM DÚVIDA QUE ESSA POSSÍVEL REESTRUTURAÇÃO, SE FOR MANDADA, O SERÁ AO FINAL DO SEGUNDO TEMPO???

    ResponderExcluir
  3. E ainda tem gente que votou nesse tal de Guarda Jânio. Olha só a idéia desse idiota, querer que o Hospital da PM que não está conseguindo atender ao Público interno, atenda todos os servidores da Segurança Pública. Vai ser burro assim lá longe.

    ResponderExcluir
  4. Quem nomeou esse GUARDA eterno candidato, como representante da classe ou lhe deu autorização para falar por nós, só fala asneiras se sendo hospital somente da PMDF não tá dando conta da demanda imagina atender toda a SSPDF. Quanto ao comentário do Deputado está com toda razão classe desunida e cheia de aproveitadores egocêntricos que só pensam no seu próprio umbigo e é por este motivo que estamos sem representantes políticos quer na área distrital quanto federal, pois, o que está na área federal jamais fará algo em nosso favor, pois, quando foi eleito noutra época declarou claramente que foi eleito por civis e não pela classe. Ou nomeamos um representante legal que haja de acordo com os nossos interesses ou vamos continuar na mesmice de sempre. Só contemplando as conquistas de outras classes que são unidas e lutam em prol da coletividade, enquanto nós choramos e sentimos o gosto amargo da desunião. Nenhum pseudo representante buscou trabalhar a união na PMDF e não adianta falar do tema somente em época de eleição, mas o mesmo deve ser trabalhado muito antes, pois, para mudar idéias e comportamentos levam tempo e muito tempo. Aconselho ao futuro representante que comesse imediatamente a tratar sobre o tema, pois, o tempo urge e somente com a conscientização de que somos um corpo e que se a cabeça não pensar o corpo vai padecer e estamos padecendo. Porém o pior de tudo é que mesmo com muito, mas muito sofrimento nós não aprendemos nada. É hora de dar um basta nesta situação e reconhecermos nossos erros e abandonarmos suas práticas, mudando de uma vez por todas nossas atitudes, pensando sempre em prol da coletividade. Nas eleições passada tive o desprazer de ver um ST fazendo propaganda e colhendo votos para um delegado da PCDF que também não foi eleito, um oficial pedindo votos para um professor, como pode angariarem votos para pessoas que nem se quer pertencem a corporação? Os votos foram pulverizados tirando assim a chance de quem realmente deveria nos representar, o que é o cúmulo do absurdo.

    ResponderExcluir
  5. POLIGLOTA ,, NAO VAI ADIANTAR NADA ,,AS PRISOES NA PMDF HOJE NA MAIORIA DAS VEZES SAO PELO CODIGO PENAL MILITAR , TEMOS E QUE DEIXAR DE SERMOS MILITARES,, O RDE E PRISAO ADMINISTRATIVA,,, SE FOR APROVADO O CODIGO DE ETICA O PM VAI SER SUSPENSO POR 15 DIAS PERDERA METADE DE SEU SALARIO E AONDA POR CIMA SE FOR ENQUADRADO NO PENAL MILITAR VAI SER PRESO E RECOLHIDO A PAPUDA,,, UM EXEMPLO DA SUBTENENTE PRESA ,, ELA FOI PRESA PELO CPM , SE TIVESSE O CODIGO DE ETICA ELA AINDA ASSIM SERIA PRESA DO MESMO JEITO,, E AINDA LEVARIA A PRISAO ADMONISTRATIVA DO CODIGO DE ETICA E FICAVA SEM SALARIO E PRESA.

    ResponderExcluir
  6. Agora a coisa anda, antes tínhamos patos e agora saguis kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Lendo a parte que fala sobre a constituição da comissão para a elaboração de um novo código de ética, algo me chamou a atenção no que diz respeito a escolha das praças; o mais antigo de cada graduação. Ora, onde está escrito que antiguidade é sinônimo de capacidade intelectual para desenvolver algum projeto? Não estou dizendo que dentre os escolhidos ou mesmo entre os mais antigos não tenha algum com características para desenvolver tal mister, mas na minha visão esse conceito é falho, pois nos quadros da PM existe sim pessoas capacitadas para desenvolver esse e qualquer outro trabalho, mas o velho e "bom" militarismo os podam. Portanto, se não for para se ter pessoas altamente técnicas e com competência para o desenvolvimento de algo que mexerá com a vida de milhares de pessoas, que se destitua os convocados e nomêem o Sgt Sansão, assim como fizeram no estudo da reestruturação ano passado, pois se é para não fazer nada melhor que um incompetente já assumido.

    Policial Consciente

    ResponderExcluir
  8. Li um comentário do Halk, não sei se no blog dele ou no zap, tratando com ironia a possibilidade da implantação de um novo código de ética na corporação, onde, segundo ele, muitos sentirão saudades do nefasto RDE, pois ele preferia ser enquadrado em uma transgressão disciplinar onde em raras exceções lhe é tirado a liberdade do que colocar na mão dos oficiais o poder de cortar o seu salário. Olhando por essa ótica vejo que ele tem um que de razão, pois foi provado nos últimos tempos, com prisões e a consequente privação da liberdade de muitos policiais, sendo o último exemplo a ST Cybeli, que o RDE é de fato o menor dos nossos problemas, pois o CPM é muito mais rigoroso e ninguém fala nada sobre isso.

    Policial Consciente

    ResponderExcluir
  9. Também não pude comparecer a reunião na CLDF, mas o que li aqui juntado com o relato de alguns colegas conclui que as coisas continuarão a ser sempre as mesmas se aqueles que se dizem nossos representantes não acordarem, colocar o umbigo nas costas para ver se o esquece um pouco, e se voltarem realmente para a causa das categorias. Parece que as últimas eleições ainda não foram o suficiente para eles aprenderem que com essa desunião exacerbada proliferada por eles mesmos que ninguém ganhará nada com isso e eles continuaram a ser eternos 'saguis", como bem exemplificou o Ten Poliglota. O que se percebe nessas reuniões é que não tem um mínimo de organização e direção, ou mesmo um pauta definida, pois todos querem falar, não em busca de soluções, mas sim para estar sempre em evidência para que nas próximas eleições continuem a causar a velha ruptura de sempre.

    Policial Consciente

    ResponderExcluir
  10. Quanto a ideia sem pé nem cabeça sugerida pelo sempre candidato "Guarda" Jânio, que aliás deveria se dizer representante dos guardas municipais ou vigilantes, pois um policial militar não pode ser tratado como guarda, sem querer desmerecer aquela nobre profissão, propondo a extensão do Centro Médico com as demais categorias, me fez chegar a seguinte conclusão com algo tão estapafúrdio, que o interesse dele é tentar agradar outros seguimentos já pensando em complementar seus votinhos para 2018, não tendo outra explicação. Portanto, abram os olhos categorias, pois muitos dessas pseudolideranças jamais farão algo em prol de vocês. Para confirmar isso façam uma visita nos Diários Oficiais do DF desde o início do ano e vejam onde muitos desses estão requisitados. Não que seja errado trabalhar sob requisição, mas vindo deles que sempre pregaram a intenção de representar as categorias visando o bem da coletividade e que criticavam os que estavam requisitados no governo anterior, soa como falta caráter e bom senso.

    ResponderExcluir
  11. QUEM É PATO, GUARDA JÂNIO, JABÁ, ELIOMAR, HERMETO, ROOSEVELT NO JOGO DO BICHO?

    ResponderExcluir
  12. guarda Jânio esse desgraçado não está no lugar errado? hospital das forças da segurança publica,quanto foi descontados dos contra cheque deles para ganhar o hospital de graça ? esse lixo deveria ser extirpado de nossa representação politica.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo de 02 abril às 05:55, estou repetindo isso desde que invetaram um codigo de ética que inclusive chegou a ser apresentado na página da pmdf, CODIGO DE ÉTICA FEITO POR MILITAR NÃO TEM ÉTICA !! na verdade o que o governo e o comando da pm estão enxergando é que os pm não estão mais caindo no RDE, o pm ta mais safo, então esse tal codigo de ética de BOSTA vai vir pra arrochar mais ainda, e se não cair no codigo vai pra o CPM de qualquer jeito.

    ResponderExcluir
  14. Esse Guarda Jánio é um verdadeiro sábio, querendo transformar o único hospital que temos,em hospital da secretaria de segurança.
    Esse é um Oficial General para ter uma ideia tão brilhante como essa. Um sujeito que so ficava de palhaçada no transito e agora mais essa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois o oficial é que faz merda... kkkkkkk

      Excluir
  15. SO CONVERSA PRA BOI, GUARDA, PRAÇA SONHAR E DORMI ! VAI PASSAR MAIS QUQTRO ANOS E NADA.

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com