sexta-feira, 24 de abril de 2015

PMDF deve adequar equipamentos de segurança às regras de identificação dos policiais

Foto: Internet/PMDF
A Promotoria de Justiça Militar recomendou ao Comando-Geral da Polícia Militar do DF a adoção, no prazo máximo de 90 dias, de procedimentos para facilitar a identificação dos policiais durante o uso de capacetes, coletes e exoesqueletos. Grande parte das reclamações que chegam ao Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) dizem respeito à falta de identificação dos agentes públicos, o que dificulta posterior responsabilização em casos de excesso nas operações de segurança de manifestações e controle de distúrbios. O documento foi expedido no último dia 31/3.

Há um ano, a PMDF adquiriu 5 mil kits antitumulto com capacete, escudo, cassetete e um exoesqueleto com proteção para o corpo inteiro. Entretanto, os equipamentos se sobrepõem à identificação dos policiais. Além disso, no exercício do controle externo da atividade policial, o MPDFT constatou o uso de coletes balísticos sem a tarjeta de identificação.

A situação contraria as disposições do Regulamento de Uniformes da PMDF sobre a identificação dos policiais militares. Ademais, o Regulamento Disciplinar do Exército, aplicado à PMDF, considera transgressão disciplinar apresentar-se, em qualquer situação, sem uniforme, mal uniformizado, com o uniforme alterado ou utilizá-lo de maneira inadequada.

Para sanar esses problemas, o Comando-Geral deverá providenciar a colocação de tarjeta de identificação no peitoral do exoesqueleto, com a inscrição da PMDF, unidade, graduação e nome de guerra do policial militar. O equipamento também deverá receber numeração no peito e nas costas para possibilitar a identificação de quem o recebeu. Idêntica providência deverá ser adotada em relação aos capacetes. Caberá aos comandantes das unidades fiscalizar os policiais escalados a fim de evitar o uso de uniformes, coletes, jaquetas ou outros equipamentos de proteção sem a indispensável identificação.


Fonte: Ministério Público do DF

19 comentários:

  1. Enquanto, isso, a inflação corroendo o salário dos Praças. Isso ninguém vê, fala ou manifesta. É uma inércia só. Ah, se o problema da segurança pública fosse só a identificação. Estaríamos todos num céu-de-brigadeiro. Por quê não se preocupam com as reais condições de trabalho dos Praças? Se, os equipamentos estão em perfeitas condições de uso? Como anda o psicológio e fisíco dos Praças? Para querer utilizar o Regulamento, entendo, que a Instituição teria que oferecer reais condições trabalho para poder cobrar. Isso não acontece. Por exemplo: utilizei colete balístico vencido há muito tempo. Agora recolheram para resguardar a Istituição. Menos o ser humano. Estou trabalhando sem o devido colete, porque não me pagaram outro. Sei que vão dizer: porque não comprou um. Respondo: É obrigação da Instituição cuidar da segurança do Policial. Praças: precisamos sermor unidos para reinvindicar um mínimo respeito. Como muitas constelações alegam que somos massa de manobra, temos que comprovar justamente o contrário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão das 14:51 por favor não se ofenda com o meu meu ponto de vista, sei que é obrigação, mais esperar sempre da instituição é ser muito infantil. A tua vida é o teu bem maior é a dadiva que DEUS te deu, então cuida dela e compra um colete e fé no Senhor Deus.

      Excluir
    2. Você só pode estar de sacanagem ? Se toda vez formos partir desse pressuposto e melhor oficializar logo, que nos devemos abastecer as viaturas. .. levantar as baixadas.. comprar armamento... comprar munição e etc.. vamos parar com isso!! Pois quando estou devendo uma prestação ou precisando ir no médico particular, pois não tenho saúde cara na própria pmdf, ninguém banca uma vaquina pra mim... Portanto, o certo seria "união". Mais união em que sentido ? Explico.. da mesma forma que temos o poder de com uma caneta levar o carro irregular de quem quer que seja ao depósito, TODOS ddeveriam proceder da mesma forma! Usando a caneta e jogar pra cima... e com isso recusar sair pra rua sem os devidos epis, simples assim. Vamos parar com jeitinhos! Se estar errado, vamos cobrar de quem de direito e não aceitar tudo calado. Lembre-se a caneta tem o pOder... vamos usá-la!!
      CFP, APENAS-1

      Excluir
    3. Tô nem aí pra vtrs baixadas, PCs queimados, comunicação(ciade) em pane... Tô querendo dizer é o seguinte: proteja a tua vida e não fique esperando a instituição, pois aqui dentro você é só uma matrícula e nada mais.

      Ah sim, tua caneta vai secar de tanto escrever e fazer partes, pois eles cagam e andam com o teu empenho, dedicação e preocupação.

      Excluir
    4. Se todos fossem unidos usariam sim ao poder da caneta pra denunciar isso! Ou seja, da mesma forma que aquela ação num passado não tão remoto, vários colegas se "uniram" e recusaram a conduzir viaturas sem possuir o curso necessário para tal atribuição. Portanto, repito e questão de "UNIÃO SIM". Pois a partir do momento que "TODOS" agirem dessa forma queria ver quem é que vai ter cunhão pra deixar o colega desprotegido sair pra qualquer tipo de serviço externo. Portanto e FATO, equipamentos de EPIS individuais e/ou coletivos foram feitos pra serem usados, se tais EPIS não são entregues ou estão vencidos o CORRETO e TODOS se recusarem a sair sem eles. Mais não, boa parte se OMITEM e vão tentar a sorte sem eles e pior ficam pondo culpa em terceiros. Lembre-se, da mesma forma que o estado mal agi quando é motivado, demais chefes.. comandantes e gratificados são vão agir quando algum colega vier a morte por falta de colete e/ou outro EPI. Agora você falar que mesmo assim resolver comprar esses sem que antes force tais comandantes a trabalharem, pelo menos oriente os colegas a formularem via CANETA documentos para ressarcimento. VEJA QUE NÃO TEM COMO FUGIR DA CANETA!
      CFP, APENAS-1

      Excluir
  2. Essa promotoria militar fica só procurando um jeito de arrebentar com o pm. Tomara que acabem com essa justiça militar.

    ResponderExcluir
  3. ALGUÉM TEM INFORMAÇÕES SOBRE A PROPOSTA DE ENTRADA ÚNICA NA PMDF? QUE SEGUNDO INFORMAÇÕES, ESTÁ SENDO CRIADO PELA CASA MILITAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem hora que fico imaginando que o policial ou é burro ou gosta de bancar o burro. Pelo amor de Deus está mais do que claro que esse anuncio foi uma nítida forma do governo acalmar os policiais depois da morte do sgt Antonio Marcos e o assalto ao capitão. Não tem PN de proposta e se tiver é claro que jamais será aprovada nesse ano.Acorda PM

      Excluir
  4. O governador do Maranhão anunciou recomposição salarial para os profissionais da segurança pública e do sistema penitenciário do Estado; o realinhamento salarial contempla reajustes de 23,8% a 88% considerando o acumulado até 2018; o impacto gerado pelos novos investimentos será superior a R$ 500 milhões, ao longo dos próximos quatro anos; “Desejamos profissionais da segurança motivados na missão de proteger a sociedade e garantir uma cultura da paz e dos direitos humanos”, afirmou Flávio Dino, em sua conta no Twitter

    ResponderExcluir
  5. Blog do Jorge Vieira - O governador Flávio Dino anunciou na noite desta quarta-feira, 22, recomposição salarial para os profissionais da segurança pública e do sistema penitenciário do Estado.

    “Desejamos profissionais da segurança motivados na missão de proteger a sociedade e garantir uma cultura da paz e dos direitos humanos. Todos sabem das atuais dificuldades fiscais que o Brasil atravessa. Apesar delas, estamos cumprindo nosso Programa de Governo, passo a passo”, afirmou Flávio Dino, em sua conta no Twitter.

    A tabela com os novos vencimentos das carreiras da Segurança Pública do Maranhão é resultado de diálogo com entidades representativas dos policiais. O realinhamento salarial contempla reajustes de 23,8% a 88% considerando o acumulado até 2018. O impacto gerado pelos novos investimentos será superior a meio bilhão de reais, ao longo dos próximos quatro anos.

    A recomposição salarial para soldados e cabos da Polícia Militar será de 19,5%, de acordo com a tabela. Considerando o acumulado para os próximos 4 anos, os praças militares terão reajuste de 68,3%.

    “As medidas adotadas representam aumentos acima da inflação para todos os profissionais da segurança e ganhos reais nos próximos anos”, disse Flávio Dino.

    O governador ressaltou que as medidas adotadas atendem reivindicações de décadas dos profissionais da segurança, de modo parcelado, devido aos limites orçamentários.

    “Estamos fazendo enorme esforço fiscal, cortando despesas e contratos abusivos, e redirecionando recursos, porque acredito no serviço público”, afirmou.

    ResponderExcluir
  6. O SISTEMA DE SAÚDE DA PMDF ESTÁ UMA DESGRAÇA, PASSEI MAL ESTA NOITE E FUI NO HOSPITAL SÃO FRANCISCO, QUE DECEPÇÃO, NÃO ATENTE EMERGÊNCIA ,NO SANTA MARTA TAMBÉM NÃO. ENQUANTO ISSO NINGUÉM SE MANIFESTA, OS NOSSOS ADMINISTRADORES SÓ SE PREOCUPAM COM SEUS CARGOS DE COMANDOS COM GORDAS GRATIFICAÇÕES.

    ResponderExcluir
  7. o único hospital, que continua atendendo, é o Santa Helena , que fica lá onde o capeta perdeu as botas, só rico vai até lá,com esse preço da gasodilma ou gasolina, ninguém consegue chegar lá.

    ResponderExcluir
  8. A quem interessar possa: PMPI terá 20 por cento de aumento.
    Agora, não sei em que patamar está a PMPI, nem qdo foi o último aumento( estou informando p não ser irresponsável) Chama atenção esse percentual...

    ResponderExcluir
  9. Já muito próximo de optar em ir para reserva ,fico indignado as vezes chateado e até revoltado com algumas atitudes de pessoas que deveriam zelar pela valorização desta tão gloriosa instituição mas se calam e se acovardam em muitas vezes pelo fato de não querer perder gordas gratificações as vezes por almejar mais ESTRELAS,as vezes por falta de hombridade,já aconteceu até mesmo um comandante que não reconheceu os próprios integrantes da corporação ( SOLDADOS,CABOS,SARGENTOS e SUB TENENTES) que estavam participando de manifestação pacifica na praça do buriti.mas ainda há de chegar um DIA que estes senhores (OFICIAIS ) que estão a frente da instituição (PMDF) venham a agir de maneira a respeitar todos os integrantes da corporação a buscar melhorias para todos se ( PRAÇAS ou OFICIAIS) pois creio eu somos todos de unha só instituição,que quando qualquer meio de comunicação venha a denegrir a imagem da PMDF com mentiras e calunias ou algum integrante da mesma que tenham coragem de vir a público a defender-nós até que se prove o contrario ( direito da ampla defesa e do contraditório) peço tão somente: que do soldado mais recruta ao coronel mais antigo usem mais da SABEDORIA e de menos HIERARQUIA para comandar. SUB.TENENTE JOSÉ REINALDO MAT. 14161/5

    ResponderExcluir
  10. Eu ficaria espantado se a noticia fosse esta; MPDF determina recolher todas as pajeros que oferecem risco de morte aos ppmm, na mesma determinação manda recolher todas as demais vtrs com pneus careca, sem paleta sem sirene lanternas de freio; volante girando quase 360 graus e ai vai .preocupa par-se com a vida do policial que estar dia a dia na batalha não se preocupa não, agora o colega de 18;53 que recomendou o outro a comprara colete vai escrever para eu arrumar as vtr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jamais vou escrever pra você arrumar as vtrs anônimo das 21:49, vou escrever sim pra você proteger a tua vida, pois aqui você é só uma matrícula e nada mais. Que se dane VTRs / PCSs e lembre-se você é muito importante pra tua família e amigos então novamente te alerto, P R O T E J A - S E.

      Excluir
  11. Realmente e obrigação do Estado oferecer condições dignas de trabalho ao policial. Promoção para sub,quando morrer em serviço essa e minha esperança já avisei minha família. Olha ainda falta 5 anos por guarda pegar o beco.O polícia vive de sonho antes era unificação,restruturação,agora e só contagem de tempo para pegar o beco.Como e um policial que vibra muito, que anda feito louco na vtr, multa feito louco,puxa saco e não tem plano de saúde para sua família, chega num hospital uniformizado encontra uma placa igual ao do hospital São Francisco.Todo mundo olhado a situação do guarda.Presenciei essa situação hoje cedo no HSF,um gtopiniano com sua filha pequena nos braços,vir como ele tava abatido,fraco,impotente com aquela placa,um profissional treinado para enfrenta todo tipo de mazelas imposta pela sociedade.

    ResponderExcluir
  12. Cade o ministerio publico sobre a aplicação do dinheiro do nosso fundo dr saude porque eles não investigam as escalas extras que e usada para pagar fazer.media com comerciantes a nossa defazagem salarial porque não cobram dos gestores publicamente igual cobram dos praças.

    ResponderExcluir
  13. Ta louco, comprar colete!!! Fim da picada.e a saúde policial a míngua.

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com