segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Entrevista: Arthur Trindade, Secretário de Segurança Pública e Paz Social

À Queima-roupa

Um sociólogo tem autoridade para comandar policias civis e militares?


As polícias já têm comandante e diretor. Aliás, dois profissionais muito competentes, que gozam de alto prestígio nas suas instituições. O papel do secretario é outro. Cabe a ele coordenar as ações que compõem política de segurança pública.

l l l 

O deputado Alberto Fraga, que é coronel da PM, disse que o senhor nem sequer sabe quantas balas tem um 38. Quantas são? 
Um revólver 38 pode ter entre 5 e 8 munições. É importante dizer que sei atirar de revólver, pistola, fuzil e metralhadora. Mas também sei atirar de canhão, uma vez que fui oficial do Exército da arma de artilharia. 

l l l 

Precisa ter esse tipo de conhecimento para restabelecer a paz no DF? 
Para coordenar uma política pública de segurança é necessário ter conhecimentos de gestão, metodologia e análise criminal. Nos dias de hoje, não cabem mais as estratégias de policiamento baseadas unicamente no uso da força. É necessário ter capacidade de planejamento e coordenação de ações. 

l l l 

O senhor tem medo de ser assaltado em Brasília?
Todos nós temos medo de sermos assaltados em Brasília. Mas alguns grupos têm mais medo, pois estão mais vulneráveis. Mulheres, idosos, crianças, comerciantes, por exemplo, sao vítimas mais frequentes de crimes.

l l l 

Acha que o cidadão pode circular sem riscos no DF?
Infelizmente, o Distrito Federal deixou de ser visto como um lugar seguro. Nosso desafio é restabelecer a sensação de segurança que sempre marcou a vida dos brasilienses. 

l l l 

O que já foi feito para reduzir a criminalidade?
Algumas medidas já foram postas em prática visando aumentar os efetivos policiais empregados nas atividades operacionais. Também foram mudadas rotinas para otimizar os trabalhos de investigação criminal.

Fonte: Correio Braziliense. Foto Andre Violatti/Esp. CB/D.A Press

8 comentários:

  1. Será se esse Secretário da SSP-DF sabe e entende realmente de Segurança Pública? Será se ele sabe que o quadro dessa área tanto Civil como Militar está defasado e muito defasado? Será se ele sabe que os Profissionais tanto Civis como Militares estão desmotivados, desvalorizados e que está havendo suicídios nessa área, será se sabe disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se escreve "será se", escreve-se "será que". Apenas uma dica. Receberei críticas talvez, mas, como sempre afirmei, todos nos observam, temos que redigir corretamente sim, um "errinho" aqui, outro ali, até vai, mas este está tendo uma certa frequência em vários post's.
      Não quero tirar onda, só contribuir, ok? Respeito a todos.Até.

      Excluir
  2. bem, tantos coroneis, delegados foram secretarios de segurança e não fizeram nada, acho que um sociologo pode nos trazer algo diferente, piorar mais do que esta, acho meio dificil...

    ResponderExcluir
  3. Vejam que por mais que os personagens são alterados o que reina é a briga de EGOS! Isso mesmo, "E-G-O-S". Ou seja, uma eterna brica de pavões pra ver quem e mais bonito com suas plumagens coloridas. Observem que nesse caso mais do que concreto, ambos não estão em hipótese alguma preocupado com a segurança pública num todo! Sabe porque? Poque enquanto tivermos políticos (oficiais R-2 oriundos das FFAA/PM) mais preocupados que sabe atirar com armas de vários calibres e o outro lado pra provar que é mais FODASTÍSCO.. diz que além de saber atirar com todos os calibres, sabe ainda efetuar disparos com canhões de diversos portes!
    Francamente viu!!
    Vejam que o que realmente reina e a VAIDADE, EGO, o sou isso e sou aquilo...

    Resumindo, não é atoa que vemos a segurança pública num geral afundar e com ela levar a todos que precisam dela direto ou indiretamente...

    ps: invés dos dois aqui citados nessa postagem ficarem vendo quem tem a porra do rabo de pavão mais bonito.. vamos resolver o problema da segurança! Pode ser ou está impossível? Você FRAGA se preocupe em mudar as leis para que o nosso serviço não seja em vão.. e você ARTHUR, deixe de ser teoricozão.. e vamos pra pratica!

    CFP, apenas-1

    ResponderExcluir
  4. Para os pavões que estão mais preocupados em ter o rabo maior e mais colorido do que o outro... faço o questionamento: vocês estão realmente preocupados com a segurança num todo? Creio que não! Como também "aposto" que nunca em suas respectivas vidas já se questionaram do porque tais questionamentos são feitos nesse artigo "https://mundopolicialmilitar.wordpress.com/2015/01/10/o-que-e-suspeito-aos-olhos-do-policial-militar/" poucos levam em consideração, principalmente na hora de provar quem de fato é o mocinho ou o bandido. Portanto, convenhamos... o rabo de ambos não estão fazendo a diferença alguma para seu ninguém, seja o cidadão na ponto.. ou pior ainda, seja pra mim aqui na base que além de ter que me preocupar com minhas ações.. tenho que me preocupar com ações de pavões como vocês que só atrapalham cada vez mais minha missão! E depois não sabem porque a evasão e grande... ou que grande maioria está "sim" desmotivado com o todo.. Conclusão, vamos deixar o "EGO" e principalmente a "VAIDADE" de lado e vão "S-O-M-A-R"! Me ajuda, para poder me auto ajudar.. para poder ajudar o cidadão e assim todos ficarem felizes com o meu serviço!

    CFP, apenas-1

    ResponderExcluir
  5. Só enxergo "bestas feras do picadeiro" gerindo a Segurança Pública. Planos de operações mirabolantes que são puro embustes e Praças que chegam para assumir o serviço completamente desinteressados, colocando em risco a segurança dos próprios Praças.. A Segurança Pública do DF faliu.

    ResponderExcluir
  6. É UM SECRETÁRIO DE PROSPECTO!!
    E NADA MAIS!!

    ResponderExcluir
  7. Vocês viram que uns cientistas do Canadá estudaram os ratos e descobriram uma coisa muito da interessante! Hem?!
    Pois eles perceberam que aqueles ratinhos que ficavam lá se abraçando com as mães deles ficavam bem mais calmos do que os outros!
    Esses filhotes chegaram mesmo a produzir hormônios, uma coisa lá dentro dos corpos deles, que os deixavam assim tranqüilinhos!
    E tem mais: eles disseram que isso também vale pros seres humanos!
    É claro que vale! Você não percebe que, quando dá aquela preguiça, e a nossa mãe ou o nosso pai fica com a gente, a preguiça é muito mais legal?
    Tá certo, nós entendemos que os pais têm de trabalhar e tudo, mas eu acho importante falar sobre isso.
    Por que os pais da gente têm de trabalhar tanto?!
    Você já perguntou isso pros seus pais?
    Eu vou perguntar pros meus e não vou aceitar aquela resposta tipo: "tenho de trabalhar pra comprar comida, filho".
    Ah, isso não! Eu e a minha turma também queremos produzir esses hormônios que nem aqueles ratos e, pra isso, alguma coisa tem de mudar.
    A gente não quer só comida. A gente também quer colo, pô!

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com