quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

CHOAEM: Antiguidade ou concurso???

RESULTADO DA ENQUETE

Qual sua opinião em relação ao ingresso no quadro QOPMA (CHOAEM) 
Antiguidade
http://www.enquetes.com.br/img/pixel.gif
http://www.enquetes.com.br/img/pixel.gif
51,96% (624 votos)

Meritocracia(Concurso interno)
http://www.enquetes.com.br/img/pixel.gif
http://www.enquetes.com.br/img/pixel.gif
36,05% (433 votos)
50% Antiguidade e 50% Meritocracia
http://www.enquetes.com.br/img/pixel.gif
http://www.enquetes.com.br/img/pixel.gif
11,99% (144 votos)

Total: 1201 votos
Essa semana nosso amigo blogueiro Halk divulgou o resultado de uma enquete (acima), onde o questionamento era a opinião sobre o ingresso do praça no quadro de Oficiais Administrativos, Especialistas e Músicos através do CHOAEM.

Pois bem, a Lei 12.086 de 2009, com base no Art. 32, inciso I, determina que o ingresso nos quadros QOPMA, QOPME e QOPMM, desde novembro do ano passado quando findou o sobrestamento da Lei, seja realizado mediante aprovação em processo seletivo.

No entanto, está existindo várias interpretações dentro das casernas e, segundo a pesquisa do blog do Halk, a maioria opta pelo ingresso por antiguidade. A razão para isso é simples na visão de muitos policiais os quais tenho conversado. Ora, se nossa classe existem dois pilares essenciais que são a HIERARQUIA e DISCIPLINA, nada mais justo que a HIERARQUIA seja precedida em todos os quesitos. Portanto, julgam alguns que os subtenentes devam ser contemplados com o curso ou na pior das hipótese que seja 50% para cada lado.

Como o governo e comandos passado não se importaram com essa questão, evidente que agora o novo governo não irá se preocupar em alterar a Lei através de uma Lei nova. Tanto é que a corporação já programou através do PAE (Plano Anual de Ensino) dois cursos para esse ano com base no que prevê o Art 32 da Lei 12.086.

Em contra partida, levantamentos feitos pelo blog mostram que há um determinado grupo fazendo lobby junto à Casa Militar e ao Comando Geral da corporação para que não haja nenhuma possibilidade de alteração da Lei, justamente porque muitos chamados “novinhos” levariam ampla vantagem sobre os denominados “antigos” que há muito não frequentam um banco de faculdade.

Pelo visto, esses próximos concursos darão muita dor de cabeça ao comando da corporação e uma enxurrada de ações se desencadearão na justiça, seja para um lado ou para outro.

E você, caro policial, seja “novinho” ou “antigo”, o que pensa?


Da redação...com informações do Blog do Halk

80 comentários:

  1. Pelo resultado, vê-se claramente que a PMDF está fadada mesmo ao fracasso.
    Não foi assim que outras corporações se tornaram referência. Vide PCDF e PF.

    Tenho uma irmã que é escrivã da PF, e, para chegar à Classe Especial(último degrau da carreira), ela teve inclusive que fazer uma espécie de monografia, bem como uma redação sobre tema relacionado à segurança pública, com texto temático fornecido pela Academia Nacional de Polícia.
    Portanto, lá, ao contrário do que muitos pensam, a promoção ao último degrau da carreira não é automático.

    A promoção por antiguidade ao QOPMA seria benéfica, desde que, se condicionasse a promoção à frequência de curso de formação, com consequentemente verificação de conhecimento através de exame intelectual.
    Conhecimento deveria ser uma questão de orgulho pessoal.

    Claro que isso tornaria desnecessário um concurso interno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meritocracia também para todos os postos na PMDF, concurso interno do Asp ao Cel , OK

      Excluir
    2. CFSD 1995 - REFORMADO28 de fevereiro de 2015 11:22

      Anônimo27 de fevereiro de 2015 14:31,

      Concurso restrito ao público interno para o primeiro posto do oficialato já existe, para o QOPMA, apenas não há para o QOPM. Aliás, é mais vantajoso nesse sentido que nas PCs e PF. Lá não existe delegado administrativo, pelo menos não na nomenclatura. Lá, para ser delegado tem que ser bacharel em direito, e agora, além disso, é necessário comprovar 02 anos de prática jurídica.

      Excluir
  2. Hierarquia e Disciplina são as bases, o estatuto, as normas e os princípios na legislação que rege o sistema militar. Lei é a determinação e a ordem para ser tomada e cumprida, então que cumpra-se a Lei. Meritocracia já.

    Ass: Antigão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, será que tu é antigão mesmo????
      Acho que tu é novin.....

      Excluir
  3. geová disse:
    bom dia a todos. sou a favor da antiguidade, mas estou estudando. tenho 21 anos de pmdf, tenho curso superior, mas admito minha dificuldade no aprendizado. não se pode comparar o tempo disponível de um sargento com 18 anos de pmdf, sem filhos e solteiro com um casado , 3 filhos . a maioria do "antigos" que conheço passaram dos 40 anos e têm as vidas "loucas" de tão corridas q são, tendo q as vezes se vira "nos trinta" pra dar conta de suas responsabilidades. Portanto, na minha opinião sou a favor da antiguidade, não sendo possível deveria ser 75% por antiguidade e 25% por caneta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CFSD 1995 - REFORMADO28 de fevereiro de 2015 11:11

      Cada um tem suas dificuldades ou problemas que inviabilizam ou dificultam a ascensão por meritocracia.
      Por isso mesmo, sempre fui a favor, não de concurso interno, mas da obrigatoriedade de frequência a um CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, nos moldes do Tecnólogo em Segurança Pública.

      Mas, para não dizer que não do está se falando, quando alguém alega falta de tempo ou dificuldade, sempre lembro que fiz dois cursos de formação na PMDF, já casado e com uma filha pequena, e para dificultar ainda mais, morava em Águas Lindas de Goiás em uma época bem mais violenta que a atual, e sempre usando o transporte coletivo, pois naquela época, nosso salário não dava para comprar um carro facilmente. Aliás, se desse para comprar, não estaria morando em Águas Lindas, como muitos outros colegas que conheci na década de 90.
      Hoje, temos a internet com fácil acesso ao conhecimento, o que possibilita totalmente a modalidade de ensino à distância.

      A PMDF tem que se modernizar, ou sucumbirá na sociedade do conhecimento.

      Excluir
  4. CFSD 1995, ODEIO COMPARAÇÕES, PORÉM, VC ESTÁ EQUIVOCADO. TANTO NA PF QUANTO NA PC NÃO HÁ CONCURSO INTERNO PARA PROMOÇÃO MAS APENAS UMA ESPÉCIE DE CURSO PARA HABILITAÇÃO, O QUE NA PMDF JÁ EXISTE, QUE É O PRÓPRIO CHOAEM, PORTANTO, QUERER DIZER QUE EM OUTRAS INSTITUIÇÕES TAMBÉM HÁ CONCURSOS É PURA FALÁCIA. A MAIORIA OPTOU POR ANTIGUIDADE, ENTÃO, FECHADO. SE BEM QUE A VOZ DA TROPA NUNCA É OUVIDA, ENTÃO ESPEREMOS PARA VER O FINAL DE MAIS UM CAPÍTULO DESSA NOVELA, QUE É O CHOAEM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CFSD 1995 - REFORMADO28 de fevereiro de 2015 11:07

      Anônimo27 de fevereiro de 2015 09:59,

      Você não leu inteiramente o que eu escrevi.
      Ora, eu não disse que na PF e PCDF há concurso interno para ascensão ao último degrau(classe) da carreira deles. O que eu disse é que, lá não há promoção automática. Pois, o agente/escrivão tem que passar por um processo de verificação de conhecimento, o que não é o mesmo que concurso interno, onde só quem é aprovado em uma prova, pode fazer a posterior verificação de conhecimento.
      Contudo, mesmo não havendo concurso interno, o agente/escrivão só é promovido à CLASSE ESPECIAL, se tiver sua verificação de conhecimento através de um CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, na modalidade de ENSINO À DISTÂNCIA. E isso é para todos os cargos(Delegados de Polícia Federal, Perito Criminal Federal, Agente de Polícia Federal, Escrivão de Polícia Federal e Papiloscopista Policial Federal).
      FONTE: http://www.dpf.gov.br/anp/educacional/pos-graduacao/cursos-de-aperfeicoamento-policial-cap/curso-de-aperfeicoamento-para-classe-especial
      O que eles fizeram foi não transformar o agente/escrivão em um mero servidor público acomodado, que fica só aguardando promoções, enquanto engorda indefinidamente, como ocorre atualmente na PMDF, do praça mais moderno ao oficial. Chega a dar vergonha do conhecimento intelectual de muitos policiais(praças e oficiais) e do esteótipo físico, quando estão dando uma entrevista à imprensa. Parecem mais que alguns estavam trancafiados em uma fazenda para engorda, e alheios que ocorre no mundo, como se vê claramente, quando vemos uma boa parte dos oficiais dando entrevista. Um despejar constante de desconhecimento.

      Aqui a gente só quer moleza na área do conhecimento, e por isso mesmo fica difícil as comparações e reivindicações. Queremos fazer só o concurso para ingresso na instituição, e que nunca mais ninguém nos cobre mais conhecimento sobre a atividade que desempenhamos.

      Quando alguém alega falta de tempo, sempre lembro que fiz dois cursos de formação na PMDF, já casado e com uma filha pequena, e para dificulta ainda mais, morava em Águas Lindas de Goiás, e sempre usando o transporte coletivo, pois naquela época, nosso salário não dava para comprar um carro facilmente. Aliás, se desse para comprar, não estaria morando em Águas Lindas, como muitos outros colegas que conheci na década de 90.

      Excluir
  5. Meu caro Sombra, estamos diante do maior trem da alegria que Brasília já conheceu, sendo que este também, é o maior caso de nepotismo do país. Veja só: esses cargos que foram criados no âmbito da PMDF para civis, estão sendo ocupados somente por parentes e amantes de oficiais da PMDF. Todos esses oficiais ocupam cargos de confiança e são comissionados, sendo que eles estão indicando essas pessoas para trabalharem em seus gabinetes como secretárias e outras funções mais. É só investigar que você vai confirmar o que estou te apresentando.

    ResponderExcluir
  6. Esses que optaram por antiguidade será que conhecem bem a realidade? Hoje a polícia está velha e a maioria vai embora 1º SGT. Se observarem bem apenas uma minoria são privilegiados com o CHOAEM, temos é que correr atrás é de uma reestruturação consistente. O praça não está conseguindo sair ST, imagina QOPMA! O que tem que ser feito é uma reestruturação onde o praça chegue a ST com 20 anos de serviço e aí se quiser mudar de quadro que seja através de concurso e o candidato terá que ser ST, dessa forma todos terão 10 anos para tentar ingressar no quadro de QOPMA. E o interessante é que todo ano tivesse concurso, incentivando o policial a estudar. Infelizmente essa é a nossa realidade, a não ser que aprove um projeto de carreira única, aí pergunto, será possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E se esse ST com 10 anos de serviço não conseguir passar no concurso interno, não que ele seja burro, mas podem ter pessoas mais intelectuais que ele.Tem que ficar 10 anos ST? fala sério...o certo é ter antiguidade e meritocracia!

      Excluir
  7. Sou de 93, porém, penso que lei tem de ser cumprida SEMPRE!!!! Não exigimos isto quanto ao emprego da verba do Fundo Constitucional do DF??? Não queremos que se cumpra a lei??? Pois bem, que tivessem pensado em toda a problemática antes. Se as "cabeças" pensantes que elaboraram a referida não pensaram, a culpa é exclusivamente delas e de quem a revisou antes de apresentar para votação. Se pode haver alguma injustiça, então que se acione a justiça para que não haja a seleção intelectual. Seria justiça X lei. Do contrário, que se cumpra a lei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se as cabeças pensantes elaboraram a referida lei e não pensaram que se faça a revisão.Um exemplo é o ECA- estatuto da criança e adolescente: é lei mas é uma merda!!!!!desculpa a expressão...

      Excluir
  8. Vamos pensar.Concurso é bom?Então porque os oficiais não fazem?Vamos lutar por promoção independente de vaga e por tempo de serviço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é o certo!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  9. Isso chega a ser hilário ou porque não afirmar tema perfeito para alguma peça de teatro! Pois infelizmente muitos só querem que tudo caia do ceu, seja estrelas ou divisas. Mais de fato muitos só ficam chorando e chorando e ao invés de estudar, ficam conspirando! Ora, ora, não é novidade que boa parte do efetivo hoje possui 20 anos de casa, pois tal fato e tão real que até 2018 a estimativa por baixo de aposentadorias/RR e de no mínimo uns 60% do efetivo (ou seja, 2018 e praticamente certo termos um efetivo nas ruas no mínimo igual ao dos colegas do BM ou PC) porque vários vão na expulsória. Sendo assim, tudo isso que tenho lido não só aqui como em vários outros blogs faz concluir que grande maioria quer "SIM" dar um golpe muito maior do que os antigos, a exemplo a tal lei madeira. Se todos não lembra, quando a lei foi aprovada ela tinha deixado bem claro que seria 50% pra caneta e outra por antiguidade.. mais muitos novamente optaram por dar golpe e prevaleceu o jeitinho "madeira" de ser... e com isso foram longos 5 anos beneficiando só um determinado grupinho. Isso é mentira? Claro que não! Mais prejudicou muito aqueles que queria subir por mérito! Já em contra partida, tal aplicação do art. em sua plenitude não era novidade pra seu ninguém.. e se na época tais antigões tivessem corrido, cobrado e etc.. tinham aproveitado muito além do que foram beneficiados! Mais ninguém vê isso?? NINGUÉM!! Conclusão, a lei é clara e mais do que justa que ela seja cumprida... e para aqueles que querem prevalecer do jeitinho "madeira" de ser, que vão tentar a sorte... pois quando vocês deram seu jeitinho com o apoio do Adnulo/Patife, os prejudicados não puderam fazer nada porque tal lei assim previa. REPITO: TAL LEI PREVIA! Logo, não caberia nenhum "questionamento" junto a justiça.. mais pelo contrário, tal reciproca agora não será válida! Que comecem os jogos... pois é evidente quem vai ganhar essa partida, seja na caneta própria ou de um juiz. Ah, e para aqueles que pensam que nas demais instituições as promoções são simplesmente automáticas sem fazer nada a não ser esperar.. recomendo a buscarem o esclarecimento, pois várias exigem cursos de extensão, pós-graduação, mestrado... fora os outros requisitos, caso não seja cumprido.. e batata: o respectivo funcionário não será promovido nem com a vaca tuça... portanto, essa farra do boia aqui teve prazo e tempo "determinado" com 5 anos.. quem aproveitou, aproveitou... quem não correu atrás de no mínimo ter saído mais CHOAEM (pois a lei fala que você pode fazer o curso a qualquer tempo e depois quando tiver vaga ser promovido automático - veja o caso dos bm´s, foi assim e hoje existem vários só esperando cair) agora não adianta chorar..

    SPARTACUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mínimo que se pode ter com os militares com 20 anos de serviço ou mais, é respeito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      Respeito por todo esse tempo segurar a corporação nos ombros e agora no final quer jogar pra escanteio como se não existissem?
      Por acaso oficial faz quantos concursos internos?ou eles ficam só esperando o tempo passar?lógico, fazendo somente os cursos que necessitam,assim como nós.Agora,esse é o problema:querem que o antigão tente a sorte.Quer tentar a sorte? joga na loteria!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    2. Repetindo só que de outra forma! Se na época vocês ditos antigos, não se preocuparam ou no mínimo pensaram ao longo prazo.. não é culpa do recruta ou de quem quer que seja, e sim "culpa" exclusiva de vocês que foram no oba, oba. Portanto, vamos ser realistas e não buscar culpados. Pois antes da aprovação, vocês podiam ter brigado... questionando.. feito e acontecido, mais acharam por bem.. deixar na banguela e esperar tudo cair do ceu! Estou mentindo? Portanto cada um tem "sim" sua parcela de "CULPA". Ou seja, ninguém é santo.. logo, cada um tem a cruz que merece.. agora se vai conseguir carregar, são outros 500´s!

      SPARTACUS

      Excluir
  10. Ten. Poliglota, li em um outro blog que na época que a 12086 foi aprovada, um decreto foi confeccionado prevendo o sobrestamento de parte do art. 32 da lei, mas com a opção de meio a meio no acesso ao CHOAEM. Porém , um certo militar que responde pela alcunha de uma ave, fez um loby por debaixo dos panos, sendo feito um outro decreto prevendo apenas a antiguidade. Ficaria justo se durante o período de sobrestamento fosse implantado de vez o requisito da antiguidade, mas não foi o que aconteceu. O tiro saiu pela culatra, pois não houve nem tempo para que ele se beneficiasse da sua própria jogada, e hoje o que está previsto é apenas a meritocracia. Na minha visão, apesar de estar na lei, o concurso hoje é uma injustiça tanto para os sargentos e sub tenentes mais antigos como para os sub tenentes mais jovens, pois a ascensão que conseguiram por méritos próprios agora corre o risco de lhe ser tirados com o falso discurso da meritocracia. Uma incoerência, não é mesmo? Portanto, se é para ter concurso que volte o que acontecia antes, onde o soldado só chegava a cabo através de um concurso, mas para todas as graduações. Fazendo isso quem sabe esses que estão iguais leões defendendo a abertura do concurso para o CHOAEM não achem mais justo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora você falou tudo!!!! foi completamente feliz em sua colocação:se novinho gosta tanto de concurso que faça para cabo,terceiro sargento,segundo sargento,primeiro sargento,subtenente e para oficial em todos os postos.Aí sim teríamos uma PM tão educada e tão inteligente.E também é só colocar curso de inglês e espanhol nas provas.O negócio é ser inteligente.Hasta pronto!!!!!!

      Excluir
  11. Pessoal, não adianta cogitar acho que deveria ser assim, acho que deveria ser assado. A lei existe para ser cumprida. Se não fosse assim a vida em sociedade viraria um caos, pois cada um varia, desrespeitando a lei a pretexto de alegar que é porque ele acha que deveria ser da forma como ele se comporta, e não da forma que a lei prescreve. Não estou me posicionando contra quem é contra, mas apenas alertando que se a lei não mudou, pouco importa os "achismos". Eu acho, por exemplo, que eu deveria ir para reserva como coronel, mesmo sendo praça. Contudo, a lei não me garante isso. Ou fazemos uma reforma com plano de cargos e salários, com alteração da lei de vencimentos e porta de entrada única, ou enquanto isso não acontece vamos ter que andar com o que está vigente atualmente. Pois, é o que está valendo. Como disse, não é o que eu concordo, mas sejamos realista, sem mudança na lei, vale o que está escrito.

    ResponderExcluir
  12. Antiguidade sem sombra de dúvida, pergunto quem tá tirando FOX ou CPU nas unidades operacionais? É o 3 Sgt, CB, SD, 2 SGT, não são eles, mas SIM O SUBTENENTE.

    PRONTO FALEI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia..
      Mas o que vale " hoje" é o que está na LEI, ou seja, com a atual crise em que passa o GDF/UNIÃO, mudança nesta Lei não vai ocorrer tão cedo. Ou alguém acha que o Congresso, tá preocupando em fazer uma lei restruturando a carreira das Corporações? Infelizmente os 'ANTIGÕES" que não estiverem preparados para concorrerem na caneta vão ficar a ver navios.

      PS: Para mim antiguidade não é sinônimo de burrice e nem desculpa para falar que não tiveram tempo porque antes o Sistema não dava chance. mas neste quase 12 anos que por aqui estou "SÓ NÃO ESTUDOU QUEM NÃO QUIZ"

      73000

      Excluir
    2. Eu,com 25 anos de serviço até aceitaria concurso interno se a prova não fosse difícil assim:
      primeira questão:
      Quem descobriu o Brasil?
      Pedro Álvares Ca:
      a) bral b)brito c)bresto d)bra bom de peia e)brobó
      e eu ainda ia pensar:caraca,cadê aquele negócio de nenhuma das questões anteriores.kkkkkk

      Excluir
    3. Quero saber desde quando certificado dá inteligência pra alguém!!!

      Excluir
    4. Caro anônimo das 12:07 quero te informar que SUBTENENTES estão tirando serviço de FOX ou CPU por falta de conhecimento da Lei, serviço esse é função de OFICIAL.

      PRONTO TAMBÉM FALEI

      Excluir
    5. Mas isso não impede que os sutenentes concorram com os demais. Eles podem fazer a prova, qual o problema?

      Excluir
    6. Anônimo27 de fevereiro de 2015 11:22
      Antiguidade sem sombra de dúvida, pergunto quem tá tirando FOX ou CPU nas unidades operacionais? É o 3 Sgt, CB, SD, 2 SGT, não são eles, mas SIM O SUBTENENTE.

      PRONTO FALEI.
      Sem querer ser bruto na resposta, mas já tacando o pau nesse colega, que só olha pro nariz dele como alguns da caserna, digo que ele deveria puxar vagoneta na cavalaria de Osório, limpando as baias dos equinos sim! é simplesmente puxa-saquismo vocês tirarem oficial de dia nos quarteis, até por que não existe lei que defina essa obrigação do Subtenente e o 1º SGT tirarem esse tipo de serviço na caserna. Para não estender mais a conversa puxa- saquismo isso é o digo e pronto.

      Excluir
  13. Choaem só pra quem tiver mais de 25 anos de serviço e saido do quadro aos 30 anos de serviço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok então!!! Então você candidate-se a DEPUTADO FEDERAL e leve este PL (projeto de lei) para ser votado na Câmara dos Deputados. Se conseguir aprová-la, leve pessoalmente à Presidência da República para sanção. O que acha do percurso??? Legal né??? Enquanto isso não acontece, o que prevalece é a lei 12.086, ok? E esta lei diz que é só passar na prova. SIMPLES ASSIM!!!

      Excluir
  14. acredito que esta enquete não corresponde a verdade; qualquer instituição séria valoriza a meritocracia a PMDF não pode ser diferente; CHOAEM , serve como estímulo para que o policial volte a estudar a se reciclar, ninguém perderá por estar estudando.

    ResponderExcluir
  15. na minha concepção o ingresso ao oficialato especial deveria ser feito sob concurso. acontece que essa disputa só seria saudável e justa quando não houvesse mais candidatos na ativa, os chamados antigões. claro, na situação atual os mais modernos e àqueles que estão entrando agora já possuem curso superior e, quando chegasse na época, aí sim, o concurso seria justo, ou que se incluisse todos os antigos restantes na ativa aí as vagas que sobrassem seriam completadas com os concursados.

    ResponderExcluir
  16. ESSE NEGÓCIO DE CONCURSO INTERNO É PURA CRIAÇÃO DE DIFICULDADE PRA ASCENSÃO DAS PRAÇAS, DE MAJOR PRA CIMA TUDO ENTRARAM NA MANHA, NO VELHO MODO DO QRU PRA ARRUMAR ALGUM QUARTEL CAINDO AOS PEDAÇOS, DO GABARITO, DO FRAUDADOR DE CONCURSOS HÉLIO HORTIZ, TODOS ELES SABEM DISSO DENTRO DESSA PM, TEM FAMÍLIAS INTEIRA DE OFICIAIS COM O MESMO NOME DE GUERRA, NEM ISSO SE IMPORTARAM EM DISFARÇAR, NUNCA VI CONCURSO INTERNO PRA PROMOVER CAPITÃO A MAJOR E OUTROS POSTOS, AINDA TEM UNS PRAÇAS SEM SENSO CRITICO QUE APLAUDEM ESSA SUBMISSÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CFSD 1995 - REFORMADO28 de fevereiro de 2015 11:30

      Também não concordo com concurso interno. Porém, é preciso substituir o concurso por um CURSO DE APERFEIÇOAMENTO rigoroso, com o fito de obrigar o policial a buscar conhecimento para melhorar seu desempenho no seu posto ou graduação seguinte.
      CONCURSO INTERNO É UM ABSURDO.
      Outra coisa,um pouco da história recente da PMDF:
      - Na década de 90, tivemos pelo menos dois concursos para o QOPM, em que as turmas eram formadas de 50% de egressos do quadro de praças e 50% de civis.

      Excluir
  17. A VERDADE SOBRE O CHOAEM:
    Foram praticamente 05 anos beneficiando apenas uma minoria em detrimento de outros, fazendo o CHOAEM somente por antiguidade. O Decreto do sobrestamento tão bem editado e deixado pelo Ex-Governador Arruda, que previa 50% por meritocracia e 50% por antiguidade foi sabotado durante esses 05 anos, por culpa de um ST, que todos sabem quem é, o qual foi até o Ex-Deputado CB Patrício e fez com que aquele Decreto, mais coeso e justo, caísse por terra. Agora a turma desse ST, que NÃO conseguiu se beneficiar com tal artimanha, vem cogitar querer burlar a lei para beneficiar interesse próprio.
    Chegou a vez da LEGALIDADE PLENA em seu PLENO VIGOR, na qual a Lei 12.086 será aplicada na íntegra, doa a quem doer, sem interferências políticas sórdidas e obscuras. Chega de hipocrisia, o CHOAEM é transposição de Quadro do QPPMC para o QOPMA, assim como na PCDF, o Agente Penitenciário se quiser ser Agente de Polícia ou Escrivão terá que submeter-se à outra seleção intelectual.
    Graças a Deus agora temos uma LEI FEDERAL que regula o CHOAEM que era tão polêmico, mas já está totalmente esclarecido. Todos sabemos que a tão falada e prometida Reestruturação NÃO SAIRÁ agora, nem tampouco nos próximos 08 anos. Ou seja, para aqueles que não gostam de estudar, acabou a farra dos privilégios imorais e ilegais antes cometidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou a favor que seja por concurso, desde que o praça chegue a ST com 20 anos de serviço e que a graduação de ST seja um dos requisitos para o CHOAEM, dessa forma acabaria com muitas dúvidas e processos judiciais. O fato de ser por antiguidade não garante que todos os praças sairão QOPMA, então ter garantido a certeza que vai embora no mínimo ST que é a última graduação do quadro de praças seria o mais justo.

      SGT Otimista.

      Excluir
    2. Certissimo thamis

      Excluir
  18. Tem de ser na caneta. Imagina só você ter a possibilidade de virar oficial por concurso interno, isso é uma maravilha. Perguntem aos policias civis se existisse isso lá se não ficariam satisfeitos. Em nenhuma carreira existe essa facilidade. Tem de agraciar quem estuda sim e não quem fica esperando tempo passar. Vamos valorizar o mérito dos policiais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Deveriam também instituir concurso para CB e SGT. Tem muita gente sorrindo com os macarrões que vieram de graça, sem o mínimo esforço.
      Hoje a função de sargento está desprestigiada. Temos 1º SGT estafetando, 2º SGT abrindo e fechando cancela de quartel e por aí vai.

      Excluir
    2. No recentemente inaugurado 10 BPM só tem um 2 sgt..... todos os outros são 1 sgts

      Excluir
    3. Quem falou que cb e sd nao podem? Se informe melhor garoto

      Excluir
  19. CHOAEM: Antiguidade ou concurso?

    A Lei atual é bem clara: Será realizado através de concurso, o discurso em comento será oportuno quando da edição de nova Legislação.

    ResponderExcluir
  20. A lei 12086, no que tange ao ingresso nos quadros de QOPMA, teve seu Sobrestamento em vigor até novembro de 2014, de lá para cá nada foi feito para melhorar ou mesmo modificar tal dispositivo. Tenho acompanhado diversos policiais se transformando em verdadeiros interpretes da lei, atribuição dada ao judiciário, a míngua de outras interpretações. Pois bem, ao administrador público é dado fazer somente o que a lei manda, sem margem para confusas interpretações, salvo sobre o ato administrativo em si, no mérito, por conveniência e oportunidade. Há alguns dias ocorreu uma reunião na LBV com alguns subtententes, onde ficou acertado que um requerimento ao CMT geral seria feito no intuito de servir como base para uma pretensa ação judicial. Quero dizer que caso o CHOAEM se confirme no âmbito judicial por via liminar, com base no artigo 5, inciso LXIX, da CF, respeitando as opiniões contrarias, estarei ingressando com MS a fim de garantir o cumprimento da lei 12086, quanto ao ingresso no quadro QOPMA por mérito intelectual e processo seletivo interno.

    ResponderExcluir
  21. DIZER QUE "QUALQUER INSTITUIÇÃO SÉRIME A PRIORIZA A MERITOCRACIA"??? ESSE NEGÓCIO DE DEPENDÊNCIA DE VAGA E CONCURSO INTERNO SÓ EXISTE NA PMDF E CBMDF. TANTO NA PF QUANTO NA PC VC FAZ UM CURSINHO MAS APENAS PARA HABILITAR, PORÉM, SUA VAGA JÁ É GARANTIDA. DEIXEM DE FALAR BOBAGEM SEM ANTES PROCURAR SABER A VERDADE. O GRAMADO DO VIZINHO PARECE SEMPRE MAIS VERDINHO, MAS QUANDO VC ENTRA, PERCEBE QUE ASSIM COMO CÁ, LÁ TAMBÉM TEM SEUS PROBLEMAS, E TALVEZ ATÉ MAIORES.

    ResponderExcluir
  22. QUEREM SABER BEM A VERDADE. JÁ PEDI MINHA RESERVA. SOU ST E ESTOU VENDO QUE FICARÁ, PELO MENOS 1 ANO SEM CHOAEM, DAÍ JÁ ESTAREI SEM CONDIÇÕES DE CONCORRER, PORTANTO, ÀQUELES ANTIGOS QUE ESTÃO ESPERANDO, ESPERANDO, ESPERANDO, ALGO DE NOVO ACONTECER (UM MILAGRE) CAIAM NA REAL E VÃO EMBORA, PORQUE SEGUNDO UM OFICIAL DISSE LÁ NA DIRETORIA DE INATIVOS, ESSE COMANDO NÃO TEM INTERESSE NEM MESMO DE FAZER ESSE CHOAEM TÃO CEDO, SEJA LÁ COM QUAIS REQUISITOS. FUUUUUUUUUIIII

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu que sou segundo sargento ja peguei o beco kkkkk,esperar o que,extra 0800,arrocho,mentiras,tchau.

      Excluir
  23. Caro amigo, Poliglota não enetendo qunado afirma:" Pelo visto, esses próximos concursos darão muita dor de cabeça ao comando da corporação e uma enxurrada de ações se desencadearão na justiça, seja para um lado ou para outro", ora se a PMDF cumprir o que a Lei determina (12086) de que adianta entrar na Justiça...com certeza prevalecerá a LEI , não acha?
    ABraços

    ResponderExcluir
  24. Tenho 24 anos de PM e para chegar a 1º SGT fiz concurso pelo Cesp/UNB para Cabo e Sargento e os respectivos cursos de formação com quatro meses e seis meses de duração, além do CAP e CAEP. Portanto os mais antigos ralaram e muito ao contrário do que muitos novinhos pensam, por isso acho justo que o acesso ao QOPMA seja pela antiguidade. Também concluí o curso superior pela UCB.

    1º SGT do 17º BPM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CFSD 1995 - REFORMADO2 de março de 2015 11:41

      O senhor é um exemplo de quem merece ascender ao QOPMA por antiguidade.

      Penso que deveria haver distinção nesse sentido.
      Antigão como você, que fez diversos cursos de formação, deveriam ser promovidos por antiguidade ao QOPMA, contudo, sendo obrigado a frequentar um CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, habilitando-o assim, através da aferição de conhecimento durante esse curso.

      Excluir
  25. A VERDADE SOBRE AGUARDAR “MUDANÇA” DA LEI…
    Nossa!!! Soa até HILÁRIO o DESESPERO como alguns STs tentam argumentar sobre “aguardar…” mundança na Lei 12.086.
    Senhores! Vamos estudar…
    Pois, está MAIS EVIDENTE DO QUE NUNCA: NÃO SAIRÁ Reestruturação durante os próximos 08 anos. NÃO HÁ nenhum INTERESSE em fazer isso por parte do Poder Executivo Federal. É VERGONHOSO como certas pessoas têm TANTA AVERSÃO AO ESTUDO…
    Se na época da edição da Lei 12.086, NÃO PENSARAM em deixar a Seleção Interna apenas para os 1º SGTs e STs, isso NÃO É CULPA dos demais SGTs, e sim da comissão que idealizou essa Lei.
    Quanto a tal comentada “dar melhor fluidez ao Quadro” é totalmente inverídico, pois atualmente temos de 2º TEN QOPMA a MAJ QOPMA o número aproximado de 85 Policiais com mais de 31 anos de serviço e NÃO QUEREM ir tão cedo para a Reserva Remunerada, e todos fizeram o CHOAEM pelo critério da Antiguidade. (Eles só vão embora com 35 anos de serviço – é FATO).
    Foram praticamente 05 anos beneficiando apenas uma minoria em detrimento de outros, fazendo o CHOAEM somente por Antiguidade. O Decreto do sobrestamento, que a Lei permitia até 05/11/2014, tão bem editado e deixado pelo Ex-Governador Arruda, que previa 50% por meritocracia e 50% por antiguidade, FOI SABOTADO durante esses 05 anos. Tudo culpa de um ST, que todos sabem quem é, o qual foi até o Ex-Deputado CB Patrício e fez com que aquele Decreto, mais coeso e justo, caísse por terra. Agora a turma desse ST, que NÃO conseguiu se beneficiar com tal artimanha, vem cogitar querer burlar a lei para beneficiar interesse próprio. Acabou a “farra” Senhores. Que se cumpra a lei… é necessário valorizar quem estuda.
    O MAIS SENSATO e todos SABEMOS QUE SERÁ FEITO, vai ser o cumprimento fiel da Lei 12.086/09, na sua ÍNTEGRA, dentro da LEGALIDADE prevista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "É VERGONHOSO como certas pessoas têm TANTA AVERSÃO AO ESTUDO…"

      *** É a mais pura verdade!!! Por isso é que a categoria não é respeitada pela sociedade. Tudo começa pelo conhecimento. Só que no nosso meio isso é muito raro. Policial fugindo dos livros é igual ao diabo fugindo da cruz.

      Excluir
  26. Quem quiser perder tempo indo à justiça pedir q a lei ñ seja cumprida fique a vontade!

    O q tem a ver hierarquia com o comprimento da lei? Só pode estar de brincadeira quem fez essa comparação!

    Esses 20 e 21 mil q hj são ST, pq ñ foram contra os concurso q tiveram a oportunidade de fazer, admitindo q a hierarquia devia ser preservada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso que não dá pra entender? Pois cada vez mais quando esse grupo que podemos considerar em peso vem com essas alegações, e achar que os demais são idiotas! Oras pois? Então quer dizer que na época em que eles tiveram a oportunidade de fazer o concurso pra CB pode? Pra SGT idem? E agora está mais do que claro na lei que só podem concorrer no CHOAEM quem tem os requisitos e "desrespeitar" esse blábláblá? Sinceramente! Os senhores estão sendo mais do que "egoístas" ou porque não afirmar "FORAS DA LEIS". É brincadeira viu! Quando você puderam fazer tais provas, boa parte não pode.. fora aqueles que pegaram o trem do "madeira"... portanto, vamos ser realistas! E por causa desse nosso público interno que não precisamos de inimigos externos, afinal de contas o que mais temos aqui e colegas que só lembram dos preceitos da cartilha do bom militar quando os convém. Resumindo: quem acha que quer ganhar novamente as coisas no tapetão, vão lá e gastem o que não tem pra questionar a lei... e vamos ver quem no final vai levar! Mas não esqueça de estudar viu.. pois só tapetão não vai levar!
      SPARTACUS

      Excluir
  27. O CABO E O SOLDADO NÃO PODER FAZER O CHOAEM É UMA DISCRIMINAÇÃO, POIS SOMOS PRAÇAS ASSIM COMO OS SARGENTOS! E COM CERTEZA QUEM VOTOU POR ANTIGUIDADE FOI OS SUB OFICIAIS QUE ESTÃO NA FRENTE DOS DEMAIS PRAÇAS.

    ResponderExcluir
  28. ALÉM DESTE MURO DAS LAMENTAÇÕES, NÃO TEM ALGUMA NOTÍCIA BOA PARA O CABO E O SOLDADO QUE TEM QUE TER COMPLEMENTO NO SOLDO QUE É MENOR QUE UM SALÁRIO MÍNIMO NACIONAL, VERGONHA VERGONHA VERGONHA!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atenção anônimo das 00:54 e SRs Cabos e Soldados preparem-se para uma notícia boa, aliás, boa não excelente.

      As Casas Bahia e Ricardo Eletro tem PROMOÇÔES o ano todo, então anônimo das 00:54 e SRs Cabos e Soldados essa notícia é ou não é excelente?

      Excluir
    2. Tem,estudar...

      Excluir
    3. kkkkkkkk mas tem que aproveitar porque é só esse ano essas promocões kkkkkkkk

      Excluir
    4. Estou de acordo com o colega anônimo das 18:38. Não está bom, então ESTUDE e procure outra profissão ou emprego melhor. Inúmeros concursos muito bons pintando. Portanto, ESTUDE!!! SIMPLES ASSIM!!!

      Excluir
  29. Carreira de praça é de SD a ST e ponto final! Quer ser oficial faça o devido concurso, e mesmo assim ainda seria mais fácil que, por exemplo, o PC que quer ser delegado e tem que disputar com a paisanada toda pois é concurso público. DEIXEM DE CHORADEIRA E ESTUDEM! Ah, não me venham com a desculpa de que não puderam estudar que não cola, afinal a corporação propiciou curso superior pra quem não tinha e quis estudar ao invés de ficar na feira tomando pinga. Mania besta de ficar esperando cair do céu...por isso e outras que estamos vendo a qualidade ficar devendo..fiz concurso pra tudo, CB, SGT, CHOAEM e estou vivo...corri atrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FATO!!!

      CFP, apenas-1

      Excluir
    2. Rapaz!!! Que comentário massa!!! Gostei de ler isso. Parabéns!!!

      Excluir
  30. A REAL SENSATEZ SOBRE O CHOAEM:
    Quando um 3º SGT ou 2º SGT passa no CFO, que também é mudança de Quadro do QPPMC para o QOPM, ninguém questiona que foi “FERIDO” preceitos básicos da Instituição. Ou seja, vamos deixar de sermos egoístas e parar de ter PAVOR de seleção Interna. Se fosse “Ilegalidade Grotesca”, os demais Estados da Federação não fariam esse tipo de seleção, porém foi somente aqui em Brasília que a farra da Antiguidade no CHOAEM instalou-se desde o ano de 2005. Antes desse ano, o acesso sempre foi 100% por Mérito Intelectual.
    Como já foi dito, o CHOAEM é mudança de Quadro: do QPPMC para o QOPMA. Seria ilegal se o Policial permanecesse no mesmo Quadro. Quanto a dizer que só haverá “FLUIDEZ” no Quadro se for por Antiguidade é totalmente inverídico, pois atualmente temos de 2º TEN QOPMA a MAJ QOPMA o número aproximado de 84 Policiais com mais de 31 anos de serviço e NÃO QUEREM ir tão cedo para a Reserva Remunerada, e todos fizeram o CHOAEM pelo critério da Antiguidade. (Eles só vão embora com 35 anos de serviço – é FATO).
    Ainda bem que a LEI FEDERAL 12.086 barrou, de uma vez por todas, as inúmeras Artimanhas e Falcatruas antes cometidas. Como sabemos NÃO SAIRÁ Reestruturação durante os próximos 08 anos. NÃO HÁ nenhum INTERESSE em fazer isso por parte do Poder Executivo Federal.

    ResponderExcluir
  31. SABE COMO SERÁ O CHOAEM???? DE JEITO ALGUM. NÃO TERÁ CHOAEM NESTE ANO E TALVEZ NEM NO PRÓXIMO. PORTANTO, VAMOS PARA OUTRA POLÊMICA, PORQUE ESSA JÁ ESTÁ RESOLVIDA. AGUARDEM!!!!!!!

    ResponderExcluir
  32. Eita classe de chorões. Sempre reclamando de tudo. Nada está bom. Praça sacaneando praça. Classe de desunido. Cada um pensando no seu umbigo... Tem policial que é ST e se acha Deus. E tem soldado que entrou agora e não quer fazer nada. O que estraga a polícia são os próprios policiais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CFSD 1995 - REFORMADO2 de março de 2015 11:45

      Falou tudo.

      E mesmo assim, a maioria esmagadora ainda continua dizendo que a culpa de tudo é só dos oficiais. Ainda que isso seja uma grande verdade, contudo, os próprios praças se mostraram inimigos da própria classe, quando se trata de ascensão ao oficialato.
      Mostraram que não diferem dos oficiais do QOPM, a quem sempre culpam pelas dificuldades no QPPMC. O que se mostra uma meia-verdade nesse momento.

      Excluir
  33. Sou st e enquanto nós praças ficamos brigando e discutindo, os oficiais estão rindo de nossa cara... Pense nisso.

    ResponderExcluir
  34. Esta instituição é muito fraca! lembrando que a instituição somos nós. Nunca vi tanta divisão interna, somos inimigos de nós mesmos. Temos alguns Oficiais que acham que a PMDF é somente das estrelas, e alguns Praças que pensam em sempre terem precedência aos demais (eternos injustiçados). Quando pensaremos no coletivo? Exitem praças que possuem 18 anos de caserna e ainda são cabos, e muitos STs, e 1ºSGTs e 2º SGTs que obtiveram 2 ou 3 promoções com o advento da 12.086 e estão sempre querendo mais para si.

    3º SGT

    ResponderExcluir
  35. Parabéns anônimo das 18h17, uma colocação sensata.Penso como você.

    ResponderExcluir
  36. Sabe eu quero ver é este camaradas criticando os Subtenentes quando chegarem nesta Graduação. Ai vão querer se beneficiar. Porque achar que todo mundo vai passar na prova é pura utopia. Cuidado pessoal com o que se pede. Mesmo assim sou favorável a prova, mas não vou criticar meus colegas mais antigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples, que se cumpra a lei.. Qual a dúvida nisso? Será que ainda existe analfabeto aqui? Espero que não.. pois como dizem alguns ai, e tem provas reais pra tal, na época do Arruda.. a instituição proporcionou nível superior na UCB a lá 0800... como também, se alguns não se interessaram. Existe previsão no PAE novamente para cursos oferecidos na APMB, afinal de contas.. agora lá não temos um centro de excelência em ciências polícias. Portanto, não quero crer que hoje em pleno 2015 ainda temos analfabetos aqui na instituição.. por favor, isso se for verdade.. esclarece tudo que está acontecendo!!
      700k

      Excluir
  37. Lendo as muitas opiniões proponho fazermos um comparativo para avaliar qual o critério mais justo para ascender ao QOPMA. Nos últimos cinco anos com o advento da 12086 muitos policiais tiveram uma, duas, três promoções, e alguns até quatro. Justo não? Para a maioria que conseguiu mais de uma promoção sim, mas para outros que só tiveram uma única e ainda essa para cabo talvez não. Mas mesmo assim ainda beneficiou a maioria. E um detalhe que não pode passar desapercebido, todos foram promovidos por antiguidade. Se ainda estivéssemos na vigência da lei anterior não se alcançaria dez por cento dessas promoções e hoje a maioria estaria estacionado. Então isso nos traz a conclusão que a 12086 foi ótima para maioria. Uns dirão que sim, outros nem tanto, pois apesar de ter sido também beneficiado sempre se quer mais. E às vezes quando se pede demais você pode ser atendido, mas não da forma que gostaria. Agora vamos fazer uma projeção dos próximos cinco anos com a possibilidade de que a reestruturação não aconteça, apenas hipoteticamente. Hoje está aí para todos verem que as promoções só acontecerão mediante pedidos de reserva para que se haja abertura de vagas. Ou seja, as promoções já travaram e só acontecerá daqui por diante a conta gotas. E muitos daqueles que estão próximos da reserva ainda tem a esperança de galgar mais um degrau, inviabilizando mais ainda a abertura de vagas. Agora vamos trazer essa discussão para o CHOAEM para ver se uma prova poderá beneficiar a maioria. Digamos que nos próximos cinco anos aconteçam cinco concursos com no máximo 50 vagas e que todas elas sejam preenchidas por 3º SGT's com mais de 18, com o CAP, como diz a lei. Hoje temos mais de 600 ST's e destes pouco mais de 20 por cento irão para a RR nos próximos cinco anos. Ou seja, com este cenário teríamos cerca de 250 cabos promovidos a sargentos, com a promoção daqueles 3º SGT's a oficial e pouco mais de 200 promovidos em cada graduação subsequente em decorrência do pedido de reserva dos sub tenentes mais antigos. Agora vamos projetar um outro cenário onde se consiga emplacar uma reestruturação onde o critério se fixe pela antiguidade somente, onde os ST's mais antigos seriam promovidos com aquelas mesmas vagas (250), onde de cara já teríamos um outro cenário refletido nas graduações inferiores, pois para cada sub tenente que ascende ao oficialato outras cinco vagas se abre pra baixo. Sem contar que dentro da estimativa dessas 250 vagas nos próximos cinco anos, a maioria desses ST's promovidos a oficial pedirão reserva, reabrindo as vagas novamente, algo impossível de acontecer se o critério do concurso prevalecer dentro desse mesmo período e sendo contemplados aqueles com menor graduação e com muito mais tempo para permanecer na caserna. Não estou inventando nada, pois isso aconteceu nos últimos cinco anos usando o critério da antiguidade. Portanto, com todo esse comparativo me convenci que sou completamente a favor da antiguidade. Detalhe. Sou ST com 22 anos de serviço e não figuro entre os mais antigos; tenho uma licenciatura e um bacharelado e o concurso, caso eu viesse a passar, daria um salto em minha carreira. Mas como tenho uma visão mais coletiva da coisa hoje sou totalmente a favor do critério da antiguidade e o que deveríamos fazer era buscar meios para emplacar a reestruturação, e não ficar nos digladiando nas redes sociais com o falso discurso que a meritocracia é o melhor para todos. Méritos já tivemos quando aqui adentramos através de concurso público assim como os oficiais, mas estes só fizeram um único. Se querem mais meritocracia não se esqueçam que também passamos por diversos cursos, seja de formação, capacitação ou aperfeiçoamento. Não se esqueçam que teoricamente não nos diferenciamos dos oficiais, pois somos também capacitados e todos de nível superior. Portanto, ser selecionado hoje dentre os demais para o CHOAEM não fará ninguém melhor que ninguém, apenas beneficiará a minoria que passar, pois "teoricamente" estamos todos no mesmo nível. Reflitam sobre isso.

    Apenas um ST

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até concordo com esse ponto de vista, porém, da forma que está hoje prevalecendo exclusivamente a antiguidade comprovou que o efeito também e negativo. E sabe porque? Porque esse antigo só vem falar de antiguidade quando e pra favorece-lo, ou seja, quantos hoje ao completar 30 anos vão embora? Sabe dizer? Acho que não! Pois o que vemos e grande maioria ficar 35 anos. Logo, permanecer 5 anos além dos 30 tem um efeito tão negativo, mais tão negativo que prejudica geral que está a baixo dele. Já parou pra pensar nisso? Creio que não! Pois bem, como alguns já comentaram aqui no muro das lamentações: "quando você teve a oportunidade de fazer prova pra CB, ninguém o impediu... você foi lá e venceu! Certo? Quando pode fazer prova pra SGT, idem... e você mesmo assim foi lá e venceu! Certo? E caso tenha sido beneficiado, nem que seja um pouco pelo trem do "madeira", você não achou ruim, certo? Portanto, não veja querer distorcer a lei só porque ela agora não o beneficie e sim uma "coletividade" bem maior do que apenas um universo pequeno de 560 sub´s. Sendo assim, que se cumpra a lei na sua plenitude: 18 anos de casa, menos de 51 anos de idade, curso de nível superior, possuir CAP ou equivalente... pois agora estamos todos em níveis iguais e que vença o melhor! Pois na minha época em que não existia tal lei, fui preterido inúmeras vezes... ou seja, não pude fazer prova pra CB e tão pouco SGT, pois a regra era mudada sempre pra favorecer grupos "individuais e/ou escusos"... ou pior, o trem "madeira" passou e o que mais levei no peito foi coice pra não entrar. Que venha o edital e a prova, simples assim!! Afinal de contas, já que os antigos não querem sair com 30 anos ou tão pouco com cota aos 25 anos... deixa o CB aqui mais do que preterido tentar a sorte na caneta, a mesma que alguns lá trás tiveram a oportunidade e ninguém os questionou, pois fizeram por onde! Agora eu que na época nunca pude nada... e só porque a atual lei pode me beneficiar querem vim com esse falso moralismo? Tão de sacanagem!
      SPARTACUS

      Excluir
    2. Respeito sua opinião, SPARTACUS, mas vejo que não compreendeu o que escrevi. Você disse que os antigos vem falar de antiguidade quando ela os beneficia, mas se esquece que se hoje você foi promovido foi justamente por causa desse critério, pois se ainda imperasse os concursos internos para cabo e sargentos muitos ainda estariam estacionados. E é essa a questão que quis levantar, pois digamos que hipoteticamente nenhum dos ST's venham a passar nesse ou em outros concursos, aí sim é que acontecerá o que você escreveu acima, pois muitos só irão embora quando não houver mais a possibilidade dele passar na prova do CHOAEM. Entenda bem. Não estou querendo excluir a meritocracia, pois esta nós já conquistamos quando prestamos o concurso para adentrar na caserna e também com a experiência adquirida ao longo de nossa carreira. O que eu expus acima não é falso moralismo, e sim, uma constatação realista. Mas ao final você resumiu bem o que pensa os defensores de um concurso interno para o CHOAEM, o benefício individual para alguns. Você também diz que nunca teve a oportunidade de fazer uma prova interna antes porque sempre mudavam as regras, o que suponhe que você seja hoje apenas cabo, pois de terceiro sargento pra cima todos tiveram a oportunidade de fazer nem que fosse uma única vez. Falo, pois os 3º SGT's mais novos têm a matrícula 22 mil, e na minha turma do CFS também tem 22mil. E sendo você cabo e ainda defendendo o concurso para o CHOAEM me causa estranheza, pois os critérios não o beneficiará. Agora se for um sargento que se enquadre nos requisitos e que nunca teve a chance de fazer um concurso para ser promovido, sendo apenas por antiguidade, o que provará que você ou está faltando com a verdade ou está agindo com tamanha incoerência. Sendo assim, quem estará de sacanagem ou falso moralismo não serei eu.

      Apenas um ST

      Excluir
  38. O quadro de pessoal do Governo do Distrito Federal está mais velho. Com 44% dos 108.684 funcionários acima de 46 anos, o retrato do funcionalismo público local é de profissionais experientes. Em contrapartida, apenas 1,81% dos servidores têm menos de 25 anos. Na análise de especialistas, essa situação pode ser entendida de várias formas. De um lado, mostra que as poucas vagas atrativas na iniciativa privada, por falta de um setor produtivo forte, fazem com que uma carreira no serviço público do DF seja uma boa alternativa de emprego. Por isso, quem entra não quer sair e acaba dedicando toda a vida profissional ao setor público. Pode mostrar também um desinteresse dos jovens pelo serviço público. “Ao mesmo tempo, a pouca porcentagem de jovens pode indicar que eles estão com mais tempo para se preparar; por isso, se qualificam mais e vão direto em concursos de salário maior, com idade superior a 25 anos”, acredita Débora Barem, professora do Departamento de Administração da Universidade de Brasília (UnB) e especialista em mercado de trabalho.

    Os dados com a radiografia sobre o funcionalismo público no DF foram elaborados pela Escola de Governo do Distrito Federal (Egov). Com as informações, os responsáveis pela escola pretendem planejar melhor o futuro da administração pública. Para José Wilson Granjeiro, diretor executivo da Egov, a idade dos servidores alertou para a necessidade do governo em preparar futuros concursos públicos, uma vez que muitos funcionários já estão perto da aposentadoria e será preciso repor mão de obra. “O GDF está com um quadro envelhecido. Esse estudo vai ajudar o governo a programar a reposição de quadros. Vamos ter milhares de funcionários em condições de se aposentar e em vários setores. Por isso, o governo tem que se programar para renovar os quadros — caso contrário, ou o serviço público vai parar ou ficará comprometido. Mas isso, em uma política futura.”

    Leia mais notícias em Cidades

    São perfis como o da psicóloga Alana Dias Mendes, 56 anos, que trabalha há 19 no serviço público. Ela conta que migrou do setor privado e afirma não se arrepender da decisão, apesar das dificuldades encontradas no caminho. “Pude prestar atendimento a uma classe social que tem necessidade e não tem condição de pagar. É gratificante poder fazer algo por essas crianças”, completa. Ela é servidora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF) e trabalha na Escola Classe 403 Norte há 10 anos. Entre os motivos que a fizeram optar pela rede pública, estão a estabilidade e a segurança que o concurso traz e a falta do serviço de psicólogos em escolas privadas. Alana se prepara para a aposentadoria e, na semana passada, deu entrada no processo. “Vou me aposentar, mas não quero parar. Vou trabalhar em clínica de novo e fazer trabalhos voluntários com crianças.”

    Como 17,23% do quadro dos funcionários do GDF, Alana tem pós-graduação — no caso dela, em educação especial e gestão de pessoas. O que mostra a alta especialização dos servidores, 39,06% deles têm nível superior. “A alta porcentagem de pessoas com pós-gradução é um reflexo da cidade de Brasília, que tem muitos centros de ensino de qualidade e as pessoas estudam mais que a média nacional. Além disso, quem se qualifica recebe as gratificações, o que é um incentivo”, explica Aldo Paviani, geógrafo, professor emérito da UnB e diretor de estudos urbanos e ambientais da Companhia de Planejamento do Distrito Federal.
    Link:http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/03/03/interna_cidadesdf,473651/perfil-do-servidor-publico-de-brasilia-mostra-envelhecimento-do-quadro.shtml
    #FICAADICA

    ResponderExcluir
  39. CONCURSO PRA PROMOÇÃO DE SOLDADO
    CONCURSO PRA PROMOÇÃO DE CABO
    CONCURSO PRA PROMOÇÃO DE 3º SGT
    CONCURSO PRA PROMOÇÃO DE 2º SGT
    CONCURSO PRA PROMOÇÃO DE 1º SGT
    CONCURSO PRA PROMOÇÃO DE SUBTEN
    CONCURSO PRA PROMOÇÃO DE 2º TEN
    CONCURSO PRA PROMOÇÃO DE 1º TEN
    CONCURSO PRA PROMOÇÃO DE CAP
    CONCURSO PRA PROMOÇÃO DE MAJ
    CONCURSO PRA PROMOÇÃO DE TEN CEL
    CONCURSO PRA PROMOÇÃO DE CEL

    PERFEITO

    ResponderExcluir
  40. Só caneta é o correto, tem que haver concurso pra sair cabo e sargento como era antes, esse negócio de promoção automática tá acabando com o quadro de sargentos, aliás dos bons sargentos. Cabos e sargentos miojos rsrsrs ninguém merece kkkk

    ResponderExcluir
  41. A VERDADE SOBRE AGUARDAR “MUDANÇA” DA LEI…
    Nossa!!! Soa até HILÁRIO o DESESPERO como alguns STs tentam argumentar sobre “aguardar…” mundança na Lei 12.086. Senhores! Vamos estudar…
    Pois, está MAIS EVIDENTE DO QUE NUNCA: NÃO SAIRÁ Reestruturação durante os próximos 08 anos. NÃO HÁ nenhum INTERESSE em fazer isso por parte do Poder Executivo Federal. É VERGONHOSO como certas pessoas têm TANTA AVERSÃO AO ESTUDO…
    Se na época da edição da Lei 12.086, NÃO PENSARAM em deixar a Seleção Interna apenas para os 1º SGTs e STs, isso NÃO É CULPA dos demais SGTs, e sim da comissão que idealizou essa Lei.
    Quanto a tal comentada “dar melhor fluidez ao Quadro” é totalmente inverídico, pois atualmente temos de 2º TEN QOPMA a MAJ QOPMA o número aproximado de 85 Policiais com mais de 31 anos de serviço e NÃO QUEREM ir tão cedo para a Reserva Remunerada, e todos fizeram o CHOAEM pelo critério da Antiguidade. (Eles só vão embora com 35 anos de serviço – é FATO).
    Foram praticamente 05 anos beneficiando apenas uma minoria em detrimento de outros, fazendo o CHOAEM somente por Antiguidade. O Decreto do sobrestamento, que a Lei permitia até 05/11/2014, tão bem editado e deixado pelo Ex-Governador Arruda, que previa 50% por meritocracia e 50% por antiguidade, FOI SABOTADO durante esses 05 anos. Tudo culpa de um ST, que todos sabem quem é, o qual foi até o Ex-Deputado CB Patrício e fez com que aquele Decreto, mais coeso e justo, caísse por terra. Agora a turma desse ST, que NÃO conseguiu se beneficiar com tal artimanha, vem cogitar querer burlar a lei para beneficiar interesse próprio. Acabou a “farra” Senhores. Que se cumpra a lei… é necessário valorizar quem estuda.
    O MAIS SENSATO, e todos SABEMOS QUE SERÁ FEITO, vai ser o cumprimento fiel da Lei 12.086/09, na sua ÍNTEGRA, dentro da LEGALIDADE prevista. Aguardem, é verão...

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com