sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Até quando os “pensadores de plantão” farão a nossa sociedade refém?

Não sei o que está acontecendo em Brasília e muito menos com a Segurança Pública de nossa capital. Outrora referencial nacional e, em alguns casos, até internacional.

A cada dia que acesso os meios de comunicação para verificar as notícias, tenho o desprazer de ler matérias voltadas para a Polícia Militar, em especial, creditando a mesma toda e qualquer culpa pelos altos índices de criminalidade e, pasmem, por tudo de ruim que está acontecendo.

Ora bolas, vamos deixar a hipocrisia de lado e falar sério?

Há poucos dias, mais precisamente na madrugada de domingo (14), houve mais uma “bagunça autorizada” pelo governo, de foliões no Balaio Café, na 201 Norte. Na ocasião, o evento para o qual havia uma determinação de horário para o início e o fim, acabou em confusão porque alguns “baderneiros” que se acham donos da verdade e das ruas de nossa capital, simplesmente resolveram enfrentar a polícia, que ali estava para dar segurança e fazer cumprir a lei, e estenderem a baderna até a hora que bem entenderam.
Resultado: Uso progressivo da força! Tenho certeza de que nosso Secretário de Segurança sabe muito bem o que é isso.

Hoje, ao ler novamente as notícias, notei que a Corregedoria da PMDF e da PMGO resolveram abrir investigação para apurar as condutas dos policiais das corporações no incidente ocorrido, também, na madrugada de domingo na BR 020, onde dois veículos colidiram vitimando 6 pessoas. Segundo a reportagem, um dos veículos envolvidos era produto de furto (um Siena furtado dia 05/02 e com placa clonada conduzido por menor) e estava fugindo de uma perseguição policial. Na reportagem do portal G1, diz o jornalista que os policiais zombavam de um dos jovens que agonizava. A confirmar tal ato, evidente que esses policiais não são dignos de suas fardas, mas daí virar o foco da reportagem foi absolutamente ridículo e distorce os fatos. Se o veículo era furtado, provavelmente não estava sendo conduzido por nenhum trabalhador e pai de família, e sim por vagabundos, meliantes e marginais, travestidos na condição de "menor infrator". Ao fugirem da perseguição assumiram o risco de matar e, infelizmente, foi o que aconteceu. Agora questiono: Onde encontravam-se os pais desses jovens marginais que estavam em um carro roubado? Porque a família se absteve de fazer o seu papel de educar e fiscalizar? Portanto, vamos voltar ao princípio e buscar toda a verdade e não continuar esse sensacionalismo midiático que a cada dia torna as instituições e integrantes das forças policiais de todo país motivos de críticas e chacotas. Além de alvos dos bandidos que combatem para proteger esta mesma sociedade que tanto critica as nossas polícias.

Há muito que percebemos que a voz de marginais tem tido um peso maior do que a dos Agentes da Lei. Se nossas autoridades constituídas não tem a coragem de dizer a verdade, com certeza teremos alguém que fará isso por eles, nem que seja sem o mesmo poder dos grandes meios de comunicação. Nem que para isso os blogs e sites “alternativos”, como eles adoram nos chamar, tenham que fazê-lo. E olha que hoje a “mídia convencional” está perdendo notoriamente espaço para esses meios de comunicação, talvez por isso a insistência em produzir matérias sensacionalistas, feitas por jornalistas que esquecem a sua verdadeira função social de apurar e informar corretamente a sociedade, pois ela o fez o seu porta voz, com o único objetivo de vender jornais e alimentar os egos de “pensadores, intelectuais e moderninhos disfarçados de pensadores sociais” atores descompromissados com a realidade em uma parcela significa e hipócrita de nossa sociedade.

Mas a mesma mídia que bate, assopra. Assistindo ao DFTV 1ª Edição de hoje (19), vi uma reportagem sobre o trabalho do Bavop, da PMDF. Muito boa por sinal, mas esqueceram de perguntar por que o efetivo de utilização das aeronaves é insuficiente para colocar as 5 aeronaves no ar todos os dias.

Mas eu explico: hoje, segundo levantamentos junto a tropa, temos formados na Polícia Militar 28 pilotos PRAÇAS, que podem operar aeronaves de outras instituições tipo o IBAMA (cedidos, claro), mas que não podem pilotar nossas aeronaves. A razão é simples, e absurda, diga-se de passagem. Porque um PRAÇA não pode ser piloto e comandar um OFICIAL à retaguarda! Parece brincadeira isso, não é verdade? No momento que a segurança pública é uma necessidade urgente da população, atos internos e normativos ameaçam a possibilidade de diminuição da criminalidade por pura vaidade militar. Com esses pilotos em atividade teríamos condições de colocar equipes 24 horas no ar, se necessário fosse.
Alô Governador e Secretário de Segurança!!!!

Ah, só a título de informação, a TRADIÇÃO impera inclusive nas Forças Armadas. Quando a Marinha do Brasil resolveu adotar sua esquadrilha aérea, a Aeronáutica se recusou a formar os pilotos da Marinha, tendo os mesmos sido formados na Argentina. Isto é Brasil!

É bom que fique bem claro uma coisa a todos, mídias, sociedade, autoridades e principalmente aos marginais, sejam engravatados ou não, de que os integrantes da Polícia Militar não serão os “Bodes Expiatórios” dessa falta de planejamento estratégico e operacional protagonizado por pessoas que não têm “rumo e nem prumo”. Após quase 60 dias de governo o que temos visto é a continuidade, ou seja, mais do mesmo, com ações inócuas, pirotécnicas e já conhecidas dos marginais, que não traduzem nenhuma sensação de segurança à população. Para evitar isso, basta que as autoridades constituídas saiam de seus gabinetes refrigerados e dêem uma passadinha pelas ruas ouvindo a comunidade, assim como nós fazemos.

O que se ouve pelos corredores das polícias não é nada favorável ao novo secretariado do governador Rollemberg, e no caso da segurança pública as opiniões são mais duras ainda. Segundo ouvi de alguns policiais, praças e oficiais, que obviamente manterei no anonimato, a afirmação foi categórica: não precisamos de teóricos, necessitamos de técnicos e com muita, mas muita experiência, principalmente no confronto do dia-a-dia”.

O recado está dado e de forma dura, como deseja a nossa sociedade e como só assim entendem os marginais: segurança requer conhecimento, capacitação e treinamento permanentes, além de valorização salarial. Ou seja, nada que apenas os livros possam resolver, por mais pesados que sejam e mesmo que atirados na cabeça de marginais. Neste caso, senhor Governador, apenas o conteúdo acadêmico sobre este tema criará um verdadeiro bumerangue, que não cairá apenas sobre o seu governo, mas, também na cabeça de nossa sociedade já historicamente refém dos “pensadores de plantão”!


Por Poliglota...

28 comentários:

  1. ISSO AÍ POLIGLOTA. QUEM NÃO TEM RABO PRESO FALA O QUE QUER. ERA O SENHOR QUE DEVERIA ESTAR LÁ NA CAMARA. NÃO SE VENDA POIS 2018 É BEM ALI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu vejo que desse governo só sairá arrocho!

      Excluir
    2. Como disse o irmão acima; nós sentiremos muito por termos ignorado nosso representante!

      Excluir
  2. PARABÉNS PELO O TEXTO POLIGLOTA EU DIGO QUASE DOIS MES DO GOVERNO ATUAL SO VEJO FALAR EM ARROCHO NAO VEJA NADA DE POSITIVO, PARECER QUE E CONTINUAÇÃO DO GOVERNO AGNELO.

    ResponderExcluir
  3. ESSA MÍDIA É HIPÓCRITA, SÓ FALAM QUE OS POLICIAIS HUMILHARAM, ISSO AQUILO! MAS NÃO FALAM QUE AQUELES MARGINAIS ESTAVAM TODOS FORA DA LEI, SOMBAVAM DOS POLICIAIS, DIRIGIAM EM ALTA VELOCIDADE, A PONTO DE CAUSAREM ACIDENTES E MATAREM PESSOAS DE BEM!!
    ESSA MIDIA DEVERIA FICAR DO LADO DO BEM E NÃO DO LADO DOS MARGINAIS E SEUS FAMILIARES QUE VÊM SEUS FILHOS MARGINAIS PRATICAREM CRIMES E NÃO OS DENUNCIAM À POLÍCIA E AGORA QUEREM CULPAR O ESTADO DO BEM E DIREITO!!

    ResponderExcluir
  4. irmãos, casa que não tem comando,com certeza qualquer um da pitaco,é isso que acontece com a pmdf,não temos comandante,é um pau mandado,não defende sua instituição em nada,só fazendo papel de boneco de olinda ,fantoche,voçe não escuta ou ve esse cidadão intervir em nada pra pmdf,não defende seus pares,a pmdf sempre vai ser esse bode espiatoria de politicos e sociedade,a eterna culpada de tudo,uma valvula de escape para os governantes,sempre pau na molera,poliglota meu eterno candidato,kkkkfui.

    ResponderExcluir
  5. Senhor Poliglota,
    Não tem mais como conviver com os pensadores de plantão, quiça, confiar nos mesmos. Praça, com 26 anos de serviço. Só mais um desabafo.

    ResponderExcluir
  6. Sociedade SEM VERGONHA e HIPÓCRITA essa brasileira! Ontem no DFTV passou uma multidão de parentes dos "ANJINHOS" mortos no acidente na BR 020.fazendo passeata contra as conversas DUVIDÁVEIS gravadas durante a ocorrência, também morreu uma pessoa que NADA tinha com o ocorrido, alguém foi fazer passeata a favor da família deste? Mostrou um dos pais e uma das mães dos "ANJINHOS" INDIGNADOS com as falas DUVIDÁVEIS dos PM's, por que esses pais CÍNICOS não se INDIGNARAM e foram devolver os objetos roubados por seus "ANJINHOS" às suas vítimas em toda sua carreira de crimes? Pois eles sabiam muito bem o que seus "ANJINHOS" andavam fazendo, e que seu fim já era esperado.

    ResponderExcluir
  7. É SÓ CAOS, CAOS, É INTERESSANTE QUE PARA ALGUNS DESSES CITADOS, PENSAM QUE O PROBLEMA DE SEGURANÇA E SOMENTE DA PM, NAO QUE NAO SOMOS CAPAZES DE ATUAR DE MANEIRA EFICAZ, MAS OS PROBLEMAS VAO ALEM, É PROBLEMA NA LEI, SISTEMA PRISIONAL, CORRUPÇÃO DESDE O ALTO ESCALÃO DE GOVERNO E ALGO MAIS. A POLÍCIA ESTA SENDO MASSACRADA PELA SOCIEDADE HIPÓCRITA, MASCARADA, MEDIOCRE E SUJA, E AINDA QUEREM SEGURANÇA, ISSO PARA NAO DIZER A FALTA DE INVESTIMENTOS E MELHORAS AOS POLICIAIS, E AINDA OS COMANDANTES PREOCUPADOS COM O MILITARISMO. É UM VERDADEIRO CAOS, REPITO CAOS, O PAÍS VIVE UM ANTRO DE CORRUPÇÃO VERGONHOSO, ONDE IMPERA O BANDIDISMO, E VERGONHOSO, VERGONHOSO, AS AUTORIDADES MENTEM A RESPEITO DE PORCENTAGEM DE CRIMES E NÓS PMS TEMOS QUE DAR CONTA DO RECADO, PASSANDO PERIGO NO DIA A DIA, PARECE PIADA, NEM FALAR DAQUI A POUCO NOS PODEREMOS, PORQUE PODERÁ SER CRIME, É VERGONHOSO O QUE PASSAMOS NO BRASIL. UM ABRAÇO À TODOS.

    ResponderExcluir
  8. EM ENTREVISTA SOBRE O BAIXO ÍNDICE NA CRIMINALIDADE DURANTE O CARNAVAL, O SECRETÁRIO DE SEG. SÓ FALTOU FALAR QUE TUDO ACONTECEU DEVIDO A SUA BELA ESTRATÉGIA ADOTADA POR ELE, O SECRETÁRIO SÓ ESQUECEU DE AGRADECER AOS VALOROSOS PMS QUE SE DESDOBRARAM PRA PRESTAR UM EXCELENTE SERVIÇO A POPULAÇÃO, E DIGA -SE DE PASSAGEM DE GRAÇA.

    ResponderExcluir
  9. Ja disse e volto a dizer , em ocorrências policiais envolvendo MARGINAIS MAIORES OU MENORES , se for para resultar em choro que não seja a família do policial a chorar e muito menos das vítimas desses vermes bandidos , sendo assim quem irá pro colo do capeta sempre tem de ser os MARGINAIS MENORES OU MAIORES Sgt Chagas !

    ResponderExcluir
  10. Èsses ataques da midia contra a Policia Militar desmotivará aqueles que ainda dão o sangue pela sociedade, são poucos mas eles fazem a diferença, quando começarem a entender como a sociedade e a midia e a lei os tratam... Esperar pra ver...

    ResponderExcluir
  11. E o aumento que conquistamos no governo passado virá mês que vem? Fala ai Poliglota...

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Poliglota e leitores, Poliglota permita-me fazer uso deste espaço e fazer um agradecimento ao Sr Odir Ribeiro, que de forma correta, imparcial e transparente vem noticiando no BLOG RADIO CORREDOR que acontece na PMDF e em toda SSP-DF.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  13. colocar as 5 pra voar todo dia?
    Toda viatura tem diagonal de manutenção; um é avião e outro de instrução, sobram 3, parece que quem passou o bizu pro texto não te explicou direito blogueiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro "eu",

      "eu" porque não tem a coragem suficiente para se identificar e falar com os direitos que a Carta Magna lhe proporciona. "eu" porque é omisso e incapaz de defender seus próprios direitos e de quebra o da sociedade pela qual jurou defender (se é que é milico) e por fim "eu" porque não tem o peito e a coragem de um BLOGUEIRO para se expor.

      De qualquer forma, agradeço a retificação por deixar bem claro o que dispomos de aeronaves na Polícia Militar, afinal, com seu conhecimento deve ter algumas informações privilegiadas que esse BLOGUEIRO não dispõe. Que tal colaborar mais??? Estou a inteira disposição.

      Poliglota....

      Excluir
  14. POLIGLOTA,

    O senhor está sabendo da CAMINHADA POR JUSTIÇA organizada pelo SINDIPOL/DF(Polícia Federal), que tem como principal objetivo homenagear os inúmeros profissionais de segurança pública que morreram em detrimento da segurança pública e protestar contra o sistema ultrapassado de segurança pública existente no país?
    Segundo o site do SINDIPOL/DF a reunião de planejamento da Caminhada contou com a participação de representantes do SINDIPOL/DF, FENAPEF, SINPOL/DF, PM/DF, PRF, CBMDF, Detran, DER, SINDPEN e de agentes do Conselho Tutelar do DF.

    Mas, até agora não vi nada sobre isso em seu blog. Aliás, vi por acaso esse anúncio no site do SINDIPOL/DF.

    Acho que seria de extrema importância a participação do maior número possível de policiais.

    FONTE:
    http://www.sindipoldf.org.br/noticias/noticias/14991

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Joel,

      Poderia me informar quais segmentos da PMDF e CBMDF estão envolvidos nesse ato? Pois oficialmente o Blog não foi informado e se o for com certeza estaremos prontos a colaborar.

      Abraços,

      Poliglota...

      Excluir
    2. POLIGLOTA,

      Como disse acima, vi essa notícia no site do SINDIPOL/DF, que afirma que o planejamento da caminha contou com a participação, entre outros, também de representantes da PMDF.

      Excluir
    3. Ok Joel, fiz um contato com o serviço de comunicação social do SINDIPOL/DF e a pessoa que me atendeu não soube informar se tem e quais são as associações de Policiais e Bombeiros Militares envolvidos no evento. Porém, a organização do Ato é de responsabilidade do SINDIPOL/DF. Estou aguardando o retorno da complementação da informação, já que o nome da PMDF está sendo vinculado ao Ato.

      Abraços,

      Poliglota...

      Excluir
    4. Grande POLIGLOTA,

      Obrigado pelo feedback.

      Excluir
  15. Meus caros policiais NUNCA POSTEM vídeos, fotos ou audio sobre ocorrências, ou sobre situações cômicas envolvendo policiais seja ele de qualquer das instituições de segurança, nem citem nomes da guarnição, prefiram chamá-los de STEVE(é feio esse "adjetivo" mas é menos invasivo). preservar o anonimato é importante para nossa segurança e de nossos familiares, NUNCA deem detalhes a vizinhos, amigos e ATÉ PARENTES próximos de particularidades sobre ocorrências ou de nossa profissão, a cada vez que um policial dar detalhes sobre nossa vida profissional cresce o desrespeito e a promiscuidade de elementos sagazes em nos ver caídos e desonrados, quando alguém se dirige a mim indagando por estas questões tenho mandados todos ir ao Fórum no dia do julgamento, pois lá é o lugar oficial para conhecimento de atos PÚBLICOS por nós praticados, com toda minha sinceridade tenho feito isso desde que aqui nessa PMDF ingressei em 1993, tomem como exemplo o caso do Capitão que usou o espargidor contra uns jornaleiros, isso mesmo, JORNALEIROS no episódio "FIZ POR QUE QUIS", na época um bando de desordeiros foram até o prédio onde mora o oficial "protestar", por que essas PORRAS não vão "protestar" na frente da casa do bandido que os assaltam? Que vende drogas e roubam seus filhos na frente do colégio? Se você trabalha bem falam mau, se trabalha mau falam mau, mas se você dar detalhes.........aí meu caro além de falar mau eles ficam informadíssimos sobre os meandros de nossa atividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corretíssimo, Sgt. Nêiliton!

      Sgt. Nêiliton, o grande problema é que muitos colegas esquecem que não são servidores públicos comuns, mas policiais. O que nos diferencia eternamente como servidores do Estado. É preciso ter essa consciência.

      Excluir
  16. POLIGLOTA, CONTINUO SENDO LESADO PELO CLUBE FLAMENGO TIRADENTES MESMO DESPOIS DE TRES ANOS QUE SOLICITEI O MEU DESLIGAMENTO DO QUADRO DE SORCIO DO CLUBE CONTINUAM DESCONTANDO EM MEU CONTRA-CHEQUE . LEMBRANDO QUE ESTOU AUSENTE DE BRASILIA A TRES ANOS . SGT - JOSE EGILDO DA SILVA MAT: 04220/X A DIF PMDF PODERIA VER ISSO PARA MIM POIS ESTOU IMPOSSIBILITADO DE IR A BRASILIA ATE SETEMBRO DE 2015. POR FAVOR INTERVENHA POR MIM NESTA CAUSA. DESDE JA TE AGRADESCO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Egildo,

      Eu já havia conversado com nosso consultor jurídico acerca de sua situação e a orientação passada por ele é que você constitua um advogado daí mesmo e entre com uma ação civil contra a agremiação. Todos serão ouvidos através de precatórios ou vídeo conferência e os danos por você sofridos, caso comprovados, serão ressarcidos integralmente e em dobro.

      Grande abraço colega,

      Poliglota...

      Excluir
  17. MEU IRMÃO DÁ UMA CANSEIRA NESTE CLUBE,ENTRA COM UMA AÇÃO AI NO ESTADO QUE VOCE SE ENCONTRA PARA QUE ELES TENHAM QUE COMPARECER A MESMOI,POIS VOCE É A PARTE PREJUDICADA,SE TIVER COM OS COMPROVANTES FICA MAIS FACIL AINDA.

    ResponderExcluir
  18. Veja e preste atenção o quanto a REDE GLOBO vem batendo sem dó nem piedade em POLICIAIS MILITARES de todo o território nacional . Pergunto qual o objetivo da insistência dos mesmos em aplicar tantas pauladas ? Eu, desconfio ser a serviço do PT pois ainda não estamos bem esclarecidos o que ganharemos e perderemos com uma possível desmilitarização que vem sendo bastante mal explicada a quem realmente tem de saber.A tropa .
    Sgt Pensador !

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com