terça-feira, 16 de dezembro de 2014

O NOVO SECRETÁRIO E A SEGURANÇA PÚBLICA

Arthur Trindade - Secretário de Segurança. Foto: Correio Brazileiense

Finalmente foi anunciada a nova composição do secretariado do Governo do Distrito Federal. Vinte cinco secretários deverão tomar posse a partir de 1º de janeiro e tentarem mostrar a confiança depositada por Rolemberg.


No nosso caso, Segurança Pública, a expectativa era mais do que natural, afinal uma área sensível necessita mais do que nunca de um bom secretário.

Tcel Ribas - Chefe da Casa Militar
A indicação do professor Arthur Trindade, e não foi explicado pelo governador eleito qual o critério específico para a indicação, imagina-se que não era o esperado pelas corporações (PMDF, CBMDF e PCDF) haja vista que é tradicional a escolha de um membro de uma dessas forças, ou DPF, para a assunção do cargo. A indicação do TCel Ribas (PMDF) para a Chefia da Casa Militar parece ter sido uma boa escolha, já que além de novo é bastante articulado e de diálogo fácil, ingrediente necessário e que faltou nos últimos 4 anos de governo Agnelo com o atual titular.

O seu currículo como Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança da UnB, Mestre em Ciência Política e Doutor em sociologia pela UNB, pode auxiliá-lo na condução de uma das pastas mais complicadas dos últimos 4 anos, mas precisará muito mais do que isso para que mostre realmente sua capacidade, até porque não podemos esquecer a desastrosa passagem de Roberto Aguiar pela SSP na gestão Cristovam Buarque, que também sociólogo acadêmico e Reitor pro tempore da UNB, acabou não produzindo na sua gestão como Secretário de Segurança.

Não resta a menor dúvida que Rolemberg resolveu investir na qualidade técnica da maioria dos secretários, mas no caso da segurança pública a técnica precisa estar devidamente aliada com a prática. Teoria é uma coisa, prática é outra completamente diferente! O secretário não tem experiência da rotina diária das delegacias, dos comandos de batalhões, da lida diária dos policiais com a sociedade e creio que jamais entrou em uma viatura policial, prendeu algum meliante ou trocou tiros com bandidos, fator importante no momento de decisão onde matar ou morrer passa a ser a única saída. Além disso, um fator importantíssimo parece estar sendo deixado de lado: “Ouvir as CATEGORIAS e não somente seus “CHEFES”.

Rolemberg declarou em rede de TV que as indicações dos futuros comandantes da PMDF e CBMDF e do Diretor da PCDF não sofrerão intervenções políticas e serão escolhidos pessoalmente por ele. Mas daí fica a pergunta: Com que critério? É necessário ouvir SIM! E como vivemos numa democracia onde a política está inserida completamente, ouvir A MAIORIA é extremamente importante, pois essa maioria é composta de 15 mil policiais militares, 7 mil bombeiros e mais de 6 mil policiais civis. A empatia dos futuros comandantes e diretores deverão estar em primeiro plano para uma boa gestão, senão, a barca afunda.

A grande incerteza que deverá pairar nesses próximos quatro anos de mandato de Rolemberg é saber se tanto ele como sua equipe terão jogo de cintura para negociar as grandes crises previstas, que com certeza acontecerão, no confronto direto com servidores, grandes fornecedores de produtos e serviços, além da classe política, que mantém fatias de poder e não pode ser subestimada.

Vamos aguardar e torcer para que tenhamos um governo, no mínimo, diferente. Brasília não tolera mais tanta incompetência, desmandos, má gestão e uma corrupção desenfreada e incontrolável.
Exemplo da resposta a isso foi dado nas urnas em outubro passado.

Por Poliglota...

35 comentários:

  1. QUANDO FALA EM ESPECIALISTA EU LEMBRO DE DANIEL LOROTA, SOU CONTRA ESSE INDICAÇÃO. QUANTO OCHEFE DA CASA MILITAR NAO CONHEÇO PESSOALMENTE NAO TENHO NADA DIZER, SO SEI DIZER UMA COISA A PMDF E MUITO MAIOR DO QUALQUER CORONEL , A PMDF NAO PERTENCE A 6 DUZIAS DE CORONEIS COMO FOI NA GESTAO AGNELO, A PMDF PERTENCE A POPULAÇÃO DO DF A SEU EFETIVO DO CORNEL AO SOLDADO E SEUS FAMILIARES. PONTO FINAL.

    ResponderExcluir
  2. A ESCOLHA PODE ELEVAR O DEBATE DO TEMA "SEGURANÇA PÚBLICA" NO DISTRITO FEDERAL, AFINAL DE CONTAS, O DRº ARTHUR, HÁ MUITO ESTUDA O TEMA "POLÍCIA". O DESAFIO SERÁ CONCILIAR INTERESSES DIFERENTES, DE INSTITUIÇÕES MUITO DISTINTAS. MAS A INCÓGNITA CONTINUA: O NOSSO PAÍS PRECISA DE UM NOVO MODELO DE POLÍCIA, OU NECESSITA DE UM NOVO MODELO DE BRASIL? EM UMA SOCIEDADE, NA QUAL A MORTE DE AGENTES PÚBLICOS BATE RECORDES, A SEGUNDA OPÇÃO É A ÚNICA SAÍDA.

    ResponderExcluir
  3. 1º onde está o plano de carreira e a motivação tenho 13 anos e sou cabo! Salário e carreira de merda!!!!

    2º A solução para a segurança pública no Brasil é:

    * Pena de morte para crimes graves (homicídio qualificado, latrocínio, corrupção...)* fim da progressão de regime (70% dos crimes são cometidos por ex-presos)* Redução da maioridade penal e fim do critério biológico * Desmilitarização da PM e plano de carreira digno * Justiça com apenas 02 instâncias = celeridade. * fim do inquérito policial e dos delegados... O RESTO É CONVERSA PRA BOI DORMIR!!!

    ResponderExcluir
  4. A Polícia Militar é uma instituição criada na ditadura militar e não existe a menor dúvida de que a democracia requer um novo modelo de polícia. Estudos sem efetivação prática é a mesma coisa que nadar, nadar e morrer na praia. A adequação à Constituição é necessária com a desmilitarização das policias. Da maneira como é hoje, não apresenta eficácia no combate a criminalidade. Acho que o modelo atual deixa a desejar tanto na prevenção como na repressão em si do delito. Nesse caso, concordo plenamente com você. A morte de policiais se tornou uma coisa banal para a sociedade que em sua visão ser policial é “opção do cidadão” ou porque “ele ganha pra isso”. Essa concepção é errônea e por demais cruel. Não existe democracia sem polícia. A polícia é uma das maneiras pelas quais o Estado se manifesta. Agora, precisa mudar. O que precisa é uma nova polícia, que não seja meramente a subordinação de uma policia à outra. Mas como sabemos que esse contexto ainda levará anos, talvez décadas, para ser alcançado, então acho que a melhor opção é a necessidade de um NOVO MODELO DE BRASIL, E URGENTE!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Poliglota. A sua constatação é óbvia. "A necessidade de um novo modelo de Brasil é urgente". Mas, qual seria esse novo modelo? Isso é que me inquieta. No contexto político atual não vejo nenhum sinal da modernidade necessária. E sabe porque? Porque não interessa aos políticos atuais. Interessa a eles exatamente isso que aí está. Uma sociedade desorganizada e corrupta. Ignorante, desassistida de quase todos os direitos fundamentais que os congressistas sonhadores de outrora colocaram na Constituição Federal de 1988, que os atuais governantes não tem o menor interesse de realizá-los. Exatamente porque não têm respeito nenhum ao cidadão. Deles só lhes interesse o voto, mais nada. Precisa dizer mais alguma coisa, ou basta! Se precisar dizer mais, eu digo. Vejam aí a Petrobras, o escândalo do "mensalão", o envolvimentos das grandes empreiteiras com todos esses episódios. Lembremos da CBV - Confederação Brasileira de Vôlei.... e assim por diante. Se tivéssemos tempo e espaço, ficaríamos aqui um longo tempo mencionando fatos que demonstram exatamente que Brasil temos hoje e que de fato precisa mudar, pois o povo não aguenta mais tanto desmando e desvio dos recursos sugados da sociedade pelo governo, sem nada oferecer em troca. Mas, isso, como disse, não mudará porque o governo nem os congressistas não querem qualquer mudança. Querem é que tudo fique exatamente como está, para eles perpetuem-se no poder, corrompendo, desviando e rateando o dinheiro dos impostos que o povo paga, para os seus próprios bolsos. É isso que está aí. E não vai mudar.......

      Excluir
    2. Nobre amigo José A. costa,

      Infelizmente nossos políticos viraram a cara há muito tempo para o que chamamos Brasil. A máxima da "farinha pouca, meu pirão primeiro" já dominou não só o Legislativo, mas também o Executivo e o Judiciário. A modernidade a qual buscamos está longe de quem teria o poder de fazermos alcançá-la, mas....

      Se a sociedade, maior interessada, hoje está submissa a programas sociais que mais parecem passaportes para o comodismo, o que fazer com a pequena parcela consciente que ainda pensa em mudanças? É difícil, muito difícil acreditarmos em avanços se a cada dia nos deparamos com escândalos sobre escândalos envolvendo justamente os legisladores.

      Certa feita ouvi de um político, sem que ele percebesse minha presença, a seguinte frase: "O povo quanto mais ignorante mais mandatos eu terei". E não estava errado, pois se formos analisar a classe votante de nosso país veremos que a maioria de quem concede a oportunidade a determinados bandidos de colarinho branco são exatamente aqueles com níveis de escolaridade inferiores ao ensino fundamental, dependentes de bolsas diversas e sem o esclarecimento necessário que poderia um dia levá-lo ao verdadeiro lugar que merecia.

      E aí amigo, permita-me plagiar a sua frase: "É isso que está aí e não vai mudar..."

      Grande abraço,

      Poliglota...

      Excluir
    3. Meu caro amigo Poliglota, há bastante tempo que me identifico com os seus pensamentos e com a sua inquietação de ver o Brasil sendo espoliado do jeito que está pela classe política. As instituições não funcionam e nada se realiza por meio da administração pública, em favor da sociedade. Ao contrário, elas funcionam muito bem, quando se trata de matérias protetivas dos corruptos e corruptores. Como você, também tenho o desejo de colaborar com a construção de um Brasil melhor para os nossos netos e bisnetos... mas, ao mesmo tempo me angustio, pois nada podemos fazer para mudar, porque o "sistema" político corrupto que tomou o Brasil, não dá espaço àqueles que se debatem contra ele. É aniquilado, quase sempre no processo eleitoral. Se conseguem ser eleitos, são aniquilados no exercício de seus mandatos e nada conseguem fazer. Sei que você entende o que quero dizer, pois viveu isso na pele durante a última campanha eleitoral. Não preciso, não devo, nem tenho experiência para comentar esse assunto, como você. Mas podemos ficar atentos ao que vir acontecer, e claro expor tudo nesse espaço que você mantém aberto e procurar constranger ao máximo aos eleitos que desviarem-se da ética e da transparência no exercício de seus mandatos.

      Fraternal abraço a você.

      José A. Costa

      Excluir
    4. Nobre José A. costa,

      Coaduno com você e fico feliz em saber que outros coadunam comigo. No que depender de mim não tenha dúvidas de que serei o que sempre fui: Fiel aos meus princípios e um escudeiro da legalidade, mesmo que o "Sistema" tente me prejudicar. Chegará o momento em que a própria sociedade não mais aguentará e tomará a atitude certa. Enquanto isso não acontecer resta-nos confiar nos bons olhos de pessoas assim como você que muito contribui para que tenhamos uma Brasília e um Brasil melhor.

      Grande abraço guerreiro,

      Poliglota...

      Excluir
    5. irmão,esses politicos antipatriotas,acabaram com o brasil,infelizmente a realidade é que o brasil esta no fundo do poço,igual o governo agnelo,é só roubalheira ninguem quer resolver nada não cumpadi,eles querem é se juntarem para dar calote no pais e ficar por isso mesmo,infelizmente essa é a realidade,pais maravilhoso,mas esses politicos não deixam o povo usufruir disso,é triste.

      Excluir
    6. CFSD1995 - REFORMADO21 de dezembro de 2014 13:41

      Já escrevi aqui porque é um grave erro a efetivação da desmilitarização da Polícia Ostensiva no momento atual, isto é, enquanto tivermos como governantes a petralhada que desmonta diariamente a República até transformá-la em Cuba/Venezuela.

      Penso que o fervor dos que só veem as mazelas de uma polícia militarizada(e são muitas mesmo), esquecem, porém, que a Polícia Militar, fora as FFAA é o último bastião que os comunalhas ainda temem. Depois de desmilitarizada e transformada em MERA MILÍCIA VERMELHA como já ocorre na Venezuela, então os senhores verão que nem tudo que parece ser a solução de um problema deve ser feito só porque isso parece bom. A desmilitarização é necessária, mas não enquanto tivermos no poder bandidos vermelhos, que despudoradamente querem adequar o Brasil à sua imagem e semelhança.

      Excluir
  5. Só sei que nada sei, esse novo secretario vai se um pau mandado ...

    ResponderExcluir
  6. Fim da Policia Militar, a bandidagem vai adorar uma Policia não repressiva!
    Se já não está dando certo,imagina mudando!

    ResponderExcluir
  7. NÃO SEI O QUE IMPORTA TANTO QUEM SERÁ O CMT GERAL. A MENOS QUE OCORRA ALGO INÉDITO, O PRÓXIMO COMANDANTE NUNCA DEFENDERÁ A TROPA SE TIVER QUE SE DESGASTAR COM O GDF E NÃO FARÁ NADA QUE DESAGRADE O GOVERNADOR, O QUAL LHE PÔS ALI. PORTANTO, TEMOS QUE TER A CONSCIÊNCIA DE QUE, , INDEPENDENTEMENTE DE QUEM O SEJA, DEVEMOS MANTER SEMPRE ABERTO UM CANAL DE DIÁLOGO COM AS AUTORIDADES QUE PODEM REALMENTE NOS AJUDAR. CMT GERAL, SE NÃO INVENTAR PORTARIAS QUE PREJUDIQUEM OS POLICIAIS E RESPEITAR A TROPA JÁ TA BOM DEMAIS. ELE NÃO TEM PODER ALGUM JUNTO AO GOVERNO, VAI FICAR LÁ CALADINHO SÓ ESPERANDO A HORA DE IR PRA R.R E LEVAR SUA GORDA GRATIFICAÇÃO. QUANTO AO CHEFE DA CASA MILITAR SIM, ESTE SIM, PODERÁ PERSUADIR, DE FORMA POSITIVA, O GOVERNADOR A NOS ATENDER E VALORIZAR NOSSA INSTITUIÇÃO. CONHEÇO-O E ESPERO QUE O FAÇA.

    ResponderExcluir
  8. OLHA , ESSE SECRETÁRIO PARECE QUE É DA TURMA DO FHC, NÃO GOSTA DE POLICIA E QUER ACABAR COM ELA, SALÁRIO QUE É BOM NADA........ESSE AÍ NÃO, NÃO GOSTA DE POLICIA SÓ DO CARGO. E O DA CASA MILITAR NÃO INFLUENCIA EM NADA POIS, CEL AMIGOS NÃO GOSTA DE PRAÇA, AI VCS VERÃO SERÁ PIOR DO QUE NO DESGOVERNO AGNELO. PODE ANOTAR O QUE EU ESTOU FALANDO.

    ASS: DESMOTIVADO

    ResponderExcluir
  9. kkkkkk, começou como esperado esse governo, colocando um teorico,sociologo,perito em ficar atras de uma mesa pra comandar a segurança publica, esse não dura 3 meses

    ResponderExcluir
  10. ANONIMO DAS 12:53, CONCORDO PLENAMENTE COM VOCÊ! 8°BPM.

    ResponderExcluir
  11. Sei que devemos respeitar as colocações, todavia, já estamos há quantos anos com Delegados, Coronéis, Generais e a situação só piora, talvez agora com um professor a segurança a coisa funcione.

    ResponderExcluir
  12. Se um delegado da policia federal,sandro avela,nao soube resolver o problema da criminalidade,imagimem esse,sociologo,professor,doutorado em segurança pública..etc...só conhece o trabalho das policiais na teoria,só conhece a criminalidade na teoria...não só a sociedade como a policia corre risco.não dou três meses pra o doutror em segurança jogar a toalha.a não ser que faça vista grossas,como os outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais se for analisar por essa ótica, temos que ser sinceros.. "porque o tal sandro avela também nunca foi polícia.. pois esse sempre foi ligado à política, seja na associação dos delegados ou outros sindicatos", ou seja, esse ex-secretário só durou no tanto tempo nessa cadeira porque era colado do governo - isso é notório! Tal coisa podemos também afirmar com o leão, que de todos que foram indicados no primeiro dia desse último ciclo.. está intacto. Resumindo, o avelar só viu rua durante o curso de formação.. e só fez m****... leão, teve inúmeras oportunidade de não só mudar a vida dos militares cedidos como de todas as corporações militares. Portanto, o que está sendo feito agora e nada de novo, pois já tivemos vários "teoricos" que só inventaram fanfaronagens.. e agora o governador eleito só está dando continuidade.. só que pior, pois esse nem se quer passou por algum curso de formação na vida.. logo, o mais próximo que ele vai chegar de algo assim.. será o seu deslocamento casa pra ssp!

      CFP1, apenas -1

      Excluir
  13. VOCÊS ESTÃO COLOCANDO MUITA FÉ NESTE GOVERNO DO ENROLEMBERG, ELE NÃO PODERÁ FAZER MUITA COISA PELA TROPA UMA VEZ QUE OS NOSSOS RECURSOS E LEIS SÃO FEDERAIS, OU SEJA, DEPENDE DA PRESIDENTA, E ELA JÁ DEIXOU CLARO QUE PARA OS MILITARES NÃO SAÍRA NADA NO SEU GOVERNO. AINDA QUE O ENROLEMBERG TENTE, SERA POUCO PROVÁVEL QUE ELE CONSEGUIRÁ ALGUMA COISA COM A PRESIDENTA PARA OS MILITARES.

    ResponderExcluir
  14. geová disse:
    Bom dia a todos. vamos dar tempo ao tempo companheiros . Ainda q ele não tenha conhecimento do pragmatismo na policia militar, seria bom torcermos que ele seja assessorado por pessoas q saibam a realidade do serviço policial militar, suas demandas, suas condições precárias e insatisfação dos milicos.

    ResponderExcluir
  15. O chefe da casa militar,cmt geral, não vai de encontro contra o governador,por causa do policia que trabalha no velho pcs,nas vtrs a dois nas cidades como ceilândia, samamba,planaltina e as demais,dos gtopianos,rotazeiros,patameiros,torados,multadores compusivos. Novo doutor em segurança, não mudar nada a nossa situação,agora vou ficar mais 4 anos no velho pcs, com os meus puguentos,esperado o velha quentinha do qru,vai ser só policiamento comunitário com o novo governo.

    ResponderExcluir
  16. ACOMPANHO, DIARIAMENTE, TODOS AS NOTÍCIAS QUE DIZEM RESPEITO À PMDF, POIS ME IMPORTO COM MINHA CARREIRA, MAS APESAR DE SER LEITOR ASSÍDUO DESTE ESPAÇO, ESTOU FICANDO CHEIO DE TANTOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS E NEGATIVOS DE ALGUNS COLEGAS. TANTO QUE JÁ SEI ATÉ OS COMENTÁRIOS QUE SERÃO DITOS, DEPENDENDO DO TEMA. VEJA ALGUNS EXEMPLOS: DIGAMOS QUE FOSSEM ALGUM DESSES PROFISSIONAIS O NOVO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA ESCOLHIDO.

    CEL DA PMDF: "PRONTO, AGORA É QUE NÓS ESTAMOS FERRADOS, PORQUE OFICIAL NÃO GOSTA DE PRAÇA E FICARÁ PIOR AINDA".

    DELEGADO DA CIVIL: TÁ VENDO AÍ? SOMOS FRACOS MESMO. AGORA SERÁ UM DELEGADO DA PCDF E A GENTE VAI FICANDO PRA TRÁS. OS CARAS ESTÃO DOMINANDO, E PCDF AGORA VAI TER AUMENTO E O NOSSO SALÁRIO VAI SÓ PIORAR".

    DELEGADO DA FEDERAL: "SERÁ MAIS UM QUE NÃO ENTENDE NADA DE SERVIÇO DE RUA, DE SEGURANÇA PÚBLICA IGUAL AO AVELAR. POLÍTICO E PAU MANDADO".

    GENERAL DO EXÉRCITO: "PRONTO, AGORA ACABOU DE VEZ COM A PMDF. SERÁ SÓ ARROCHO E VAMOS TRABALHAR MAIS E GANHAR MENOS. ESPEREM SÓ, E VERÃO QUE TUDO FICARÁ PIOR".
    BUÁ BUÁ BUÁ

    E AGORA, QUE O NOVO GOVERNADOR RESOLVEU MUDAR TUDO ISSO AÍ QUE VIMOS ACIMA, ESCOLHENDO UM ESTUDIOSO NA ÁREA DE SEGURANÇA PÚBLICA(NÃO ESTOU DEFENDENDO NEM DIZENDO QUE DARÁ CERTO) JÁ ESTÃO ATÉ PREVENDO QUE O CARA SE DARÁ MAL E RENUNCIARÁ EM 3 MESES. PELO AMOR DE DEUS!!! COLEGAS, PAREM DE TANTO PESSIMISMO E ACHAREM QUE O UNIVERSO CONSPIRA CONTRA OS PMDF. ESPEREMOS PARA VER COMO A PASTA SERÁ CONDUZIDA POR ELE, PARA ENTÃO DARMOS NOSSAS OPINIÕES. JÁ POSTEI AQUI QUE PRECISAMOS EXTIRPAR ESSA SÍNDROME DO PATINHO FEIO QUE MUITOS POLICIAIS ADORAM TER. NÃO ME SINTO PIOR QUE NENHUM OUTRO SERVIDOR DA SEGURANÇA PÚBLICA, NEM TÃO POUCO MENOS CAPAZ, MAS FAÇO MINHA PARTE PARA QUE A PMDF SEJA SIM VALORIZADA E SE FOR PRECISO LUTARMOS NOVAMENTE PARA CONSEGUIRMOS TUDO QUE TIVERMOS DIREITO, NÃO FICAREI DE FORA, COMO NUNCA FIQUEI, AGORA FICAR AQUI CHORAMINGANDO, ISSO NÃO RESOLVE NADA. TENHA SANTA PACIÊNCIA!!
    HÁ UNS DIAS ATRÁS O POLIGLOTA POSTOU AQUI SOBRE AQUELE CLÁUDIO HUMBERTO QUE HAVIA DITO ALGO SOBRE PMS PEGAREM MARMITA DE GRAÇA (QRU) TUDO BEM QUE ELE É UM CARA ABOMINÁVEL E QUE DIZ MUITAS BESTEIRAS SOBRE A PMDF, PORÉM, SEM GENERALIZAR, AINDA TEMOS ALGUNS POUCOS COLEGAS QUE INSISTEM EM FICAR DEPENDENTE DE UM LANCHINHO EM PADARIAS, DE UMA MARMITA EM ALGUM RESTAURANTE, SENDO QUE O CARA RECEBE 850,00 PARA SUA ALIMENTAÇÃO. PORTANTO, SE ALGUNS COLEGAS DEIXAREM ESSA CULTURA DO QRU E TOMAREM A ATITUDE DE PAGAR POR SUA ALIMENTAÇÃO, ESSES TIPOS DE COMENTÁRIOS DEIXARÃO DE EXISTIR. E VCS PENSAM QUE SÓ ELE REPARA NESSA SITUAÇÃO??? JÁ OUVI MUITOS COMENTÁRIOS SOBRE PMS PEGAREM COMIDA DE GRAÇA E SINCERAMENTE, ACHO ISSO HORRÍVEL, MAS QUANDO ALGUÉM CRITICA TODO MUNDO FICA NERVOSINHO, SE ACHANDO INJUSTIÇADO, PORTANTO, VC QUE NÃO FAZ ISSO CONVERSE COM O COLEGA QUE AINDA FAZ, PARA QUE DEIXE ESSE TIPO DE COMPORTAMENTO E ASSIM, FUTURAMENTE, NÃO PRECISAREMOS MAIS PASSAR POR SITUAÇÕES CONSTRANGEDORAS COMO ESTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce ta certíssimo colega, falou a pura verdade!

      Excluir
    2. Nobre colega anônimo,

      Parabéns pelo seu comentário sincero, e seu desabafo traduz, em muitos casos, a verdade dos fatos.

      Evidente que o governo sequer tomou posse e nada mais justo do que darmos ao novo Chefe do Executivo e seus Secretários a oportunidade de mostrarem suas qualidades e condições de alavancar novamente nossa capital depois dos desmandos e irresponsabilidades do atual governo, que teima em chegar ao dia 31/12.

      O fato do novo secretário ser um sociólogo causa surpresas, principalmente pelas circunstâncias em que outro sociólogo que passou pela pasta da segurança ter deixado marcas negativas. Porém, em minha visão, acho que nada melhor do que darmos o tempo necessário ao mesmo para que mostre serviço. A Segurança Pública está caótica, combalida em toda sua plenitude e incapaz de dar à sociedade a sensação de segurança pela qual ela almeja. Não creio que a culpa esteja em quem PRATICA segurança pública, mas sim em quem seja responsável pela sua GESTÃO. Nossos policiais continuam trabalhando, mesmo sob críticas de muitos, mas o sangue na veia e a responsabilidade os credenciam a isso.

      Portanto, e coadunando com sua colocação sobre os maus exemplos, temos que primeiro adquirir a consciência profissional e política para que possamos abrir o peito e exigir direitos. Quando me referi ao tal jornalista o fiz pela GENERALIZAÇÃO do mesmo e assim o farei sempre e com quem quer que seja que ouse desrespeitar os integrantes dessa valorosa corporação. Que tenhamos erros, afinal somos humanos, mas que sejamos RESPEITADOS e respeito não exclui, postos, graduações e muito menos cargos.

      Mais uma vez parabéns pelo seu comentário e confesso que um dia, mais cedo ou mais tarde, hei de ver realizar um grande sonho: De que sejamos efetivamente livres para nos identificarmos e exercermos nosso direito constitucional.

      Grande abraço,

      Poliglota...

      Excluir
  17. A barca já está afundada há tempos!!!

    ResponderExcluir
  18. Bom dia!Colegas observem,delegados,coronéis generais de nada adiantaram vamos ter em mente a seguinte lógica por exemplo o detran os mais antigos lembram quando esse orgão foi por muitos anos comandado por coronéis e o que era o detran seus salários eram pifíos tinha um amigo que saiu e veio para a pmdf,agora pergunto o que é o detran depois que passou a ser coordenado por civis tá passo longe de nós.Eu na minha humilde concepção acho que a PM ainda está sem rumo mas podemos desde já começar avançar ,primeiro temos que ter um representante e já que não elegemos ninguém vamos levar desde já nas unidades o nome de alguém que possa a altura ser esse interlocutor daquilo que queremos sugiro marcarmos uma assembléia amistosa de boas vindas ao novo governo e deixar claro que temos alguém serio de confiança e com sua vasta experiência e inteligencia que vai levar aquilo que almejamos para uma melhor qualidade de vida tanto nossa como de uma sociedade.Peço desde já que os policiais que se interesse pelo assunto levando aos batalhões essa proposta e pedir com todo carinho se o nosso amigo e companheiro Poliglota possa levar adiante essa missão que por hora só vejo ele com capacidade de ser nosso carro chefe com qualidade.

    ResponderExcluir
  19. QUE DEMOCRACIA QUE NADA, DEMOCRACIA HAVIA QUANDO OS GENERAIS PATRIOTAS ESTAVAO NO PODER ; VOCE PODIA IR E VIM, COMER, BEBER, SE DIVERTIR A QUALQUER HORA DO DIA OU DA NOITE COM SEGURANCA. A CORRUPCAO COMETIDA DURANTE TODA DITADURA MILITAR , HOJE E COMETIDA EM APENAS UM DIA . OS CRIMES COMETIDOS DURANTE TODA DITADURA MILITAR, HOJE E COMETIDO EM UM SO MES . NA QUELES TEMPOS NAO HAVIA TANTOS BANDIDOS E CORRUPTOS REUNIDOS EM UM SO LUGAR COMO TEM HOJE ; O POVO DO BEM TINHA LIBERDADE . O POLICIAL, O PROFESSOR E AS AUTORIDADES ERAM RESPEITADOS , NOVENTA E NOVE POR CENTO DA POPUCACAO DESTE PAIS CHAMADO BRASIL ERAM FELIZ E NAO SABIAM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. irmão, voce falou tudo,hoje o cidadão de bem é tratado como bandido,politico corrupto é heroi reverenciado,professor antes era visto como segundo pai,hoje é tratado como bandidos por tais aborrecentes,hoje peba na cadeia leva vida de rico,almoço, janta,café da manhã, medicos ,banho de sol vigiado para que outros não o maltratem kkk parlatoria,digo, sexologo lugar para encontros intimos,pisicologos,dentistas,direitos humanos dando assistencia todos os dias,chepa melhorada ,não comem pé de galinha,sobre cu,nem asa ,saidão para continuar exercendo sua profissão de ladrão,e por ai vai,trabalhador enjaulado,ganhando miseros salario minimo,comendo ovo,sem poder exercer seus direitos de ir ,vir e ficar,esta tudo errado neste pais,e ainda digo mais,vai piorar,quem viver verá.se estão esperando algo melhorar para a pm,não se iludam,evitem gastos,compromissos etc,fui.

      Excluir
    2. Nunca li tanta asneira em poucas linhas.

      Policial consciente

      Excluir
  20. E MUITO BOM UM PAISANO NA SECRETARIA DE SEGURANÇA PUBLICA PORQUE OS DITOS POLICIAIS NUNCA DEFENDERAM A SUA CLASSE SEMPRE DEFENDERAM O GOVERNO TALVEZ ASSIM ESSE NOVO SECRETARIO ABRA A MENTE DE ALGUNS COLEGAS QUE AINDA ACHAM QUE PODEMOS TUDO PARA RESOLVER OS PROBLEMAS DA SOCIEDADE QUE NÃO ESTÃO NEM AI PRA NOS SÓ SABEM QUE EXISTIMOS QUANDO DEIXAMOS DE FAZER O ALGO A MAIS QUE NÃO É DE NOSSA COMPETÊNCIA ESSA MESMA SOCIEDADE QUE NOS COBRA NÃO TA NEM AI PARA NOSSAS DEMANDAS CADA UM QUER RESOLVER OS SEUS PROBLEMAS E PRONTO A HORA QUE ENTENDERMOS QUE QUEM ESTA NO PODER NÃO QUER MAIS UM POLICIAL QUE DESRESPEITE OS DIREITOS HUMANOS, QUE COLOQUE E VIDA DOS OUTROS EM RISCO PARA PRENDER LADRÃO QUE SAI PRIMEIRO DA DP DO QUE O POLICIA OU DANIFIQUE O PATRIMÔNIO DO ESTADO EM UMA PERSEGUIÇÃO A UM BÊBADO E ESTE POLICIAL ENTENDER QUE O COMANDO A MÍDIA AS AUDITORIAS A PRÓPRIA CAMARÁ LEGISLATIVA A OAB O TCDF TODOS ESTARÃO PROCURANDO UM MOTIVO PARA IMPUTAR A CULPA A ESTE POLICIAL QUE FEZ O ALGO A MAIS E PODEM TER CERTEZA QUE O NOSSO ESTATUTO, CÓDIGO ÉTICA, RDE, RISG CORREGEDORIA AUDITORIA MILITAR OU CPM E OUTRAS LEIS ENCONTRARAM UMA MANEIRA DE PUNI-LO E ATÉ LEVA-LO A UM CONSELHO DE DISCIPLINA PEDINDO A SUA EXCLUSÃO PARA DAR SATISFAÇÃO A SOCIEDADE TALVEZ ESSE SECRETARIO CONSIGA TRAZER QUAL A RESPONSABILIDADE CLARA DA PMDF JÁ QUE ME PARECE QUE É SOCIOLOGO E OUTRAS COISINHAS MAIS DE ESPECIALISTAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do mesmo modo acontece com esse negócio de MILITAR para nos representar no parlamento, um líder civil sintonizado com nossos interesses é muito mais interessante, estar na hora de mudar, se o parlamentar é oficial ele promete que vai mudar o RDE para "CÓDIGO DE ÉTICA" do RDE, se o parlamentar é praça ele promete que vai tirar o BOINA e voltar o BONÉ, 6 por meia dúzia é o que vem acontecendo desde o finado Fernando Naves.

      Excluir
  21. É o que sempre digo, tem muito colega nosso que a única coisa que ele sabe fazer na vida é murmurar e reclamar da vida o tempo todo. Deixa o cara assumir para ver o que vai acontecer realmente com a Segurança Pública pelo amor de Deus.

    ResponderExcluir
  22. A vez que eu vi os "poliça" felizes foi qdo o gov Cristovam Buarque tirou a gratificação GOE da PCDF.
    Ô povo p reclamar

    ResponderExcluir
  23. Copiando de Roriz, quem não se lembra de brochado? este pessoal nunca deu certo, mas e escolha politica..... fazer o que?

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com