sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Decreto de Dilma concede indulto de Natal a parte dos presos

Foto: Internet
Decreto foi publicado nesta terça-feira em edição extra do 'Diário Oficial'.
Indulto natalino extingue a pena e é atribuição exclusiva da presidente.

A presidente Dilma Rousseff concedeu nesta terça-feira (24), em decreto publicado em edição extra do “Diário Oficial da União”, indulto de Natal para presos em diversas condições de cumprimento da pena. 

O indulto natalino é o perdão da pena e significa que o detento está livre de cumpri-la. Não é previsto em lei, mas, de acordo com a Constituição, o presidente da República tem a prerrogativa de conceder por meio de decreto.
Anualmente, as regras do indulto natalino são estabelecidas pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, que as submete ao Ministério da Justiça e, posteriormente, à Presidência da República.

Não podem receber o benefício os condenados por tortura, terrorismo, tráfico de drogas, além dos que cumprem pena por crimes hediondos.

Dentre os presos a serem beneficiados, segundo o decreto presidencial, estão os que foram condenados a menos de oito anos de prisão e que tenham cumprido um terço da pena (se não forem reincidentes) ou metade (se reincidentes) – veja quais são as condições.

Também receberão perdão os condenados a pena superior a oito anos e inferior a 12 por cometimento de crimes sem uso de violência ou grave ameaça. Neste caso, também, os detentos só ganharão indulto se tiverem cumprido um terço da pena (não reincidentes) ou metade (reincidentes).

Foram beneficiados ainda presos que tenham completado 60 anos até o dia 25 de dezembro, se já tiverem cumprido um terço da pena ou que tenham 70 anos e cumprido um quarto da pena.

Os detentos com filhos menores de 18 anos ou com deficiência receberão o “perdão” se seguirem alguns requisitos: homens precisam ter cumprido um terço da pena ou metade, em caso de reincidência; para mulheres, o cumprimento exigido é de um quarto da pena (se não reincidentes) ou um terço (reincidentes).

Semiaberto
Presos que já tiveram progressão para o regime semiaberto ou aberto, ainda que condenados a mais de 12 anos de prisão, terão as penas perdoadas se já tiverem exercido trabalho externo por, no mínimo, um ano. Quem foi à escola durante o cumprimento da pena também será beneficiado.

O condenado a mais de 12 anos que estiver no semiaberto será liberado da prisão se tiver concluído ensino fundamental, médio, superior ou profissionalizante, além de ter cumprido pelo menos dois quintos da pena.

Detentos em regime semiaberto ou aberto condenados a menos de 12 anos serão liberados se tiverem frequentado, durante o período de cumprimento da pena, escola, universidade ou curso profissionalizante por um ano.

Deficiência e doença
Dilma concedeu ainda indulto a presos com alguns tipos de deficiência. Serão soltos, por exemplo, presos paraplégicos, tetraplégicos ou cegos desde que essas deficiências sejam posteriores ao cometimento do crime.

Se o preso já era cego ou deficiente físico ao cometer o delito, ele será liberado se um laudo médico atestar que possui “grave limitação de atividade”.

O mesmo benefício será dado a presos “acometidos por doença grave e permanente” que precisam de “cuidados contínuos" que não possam ser prestados no estabelecimento penal. Em todos os casos, é exigido laudo médico que ateste o fato.

Receberá o indulto, ainda, quem cometeu crime contra o patrimônio, sem grave ameaça ou violência, e já tiver cumprido pelo menos um sexto da pena. Presos que foram vítimas de torturas praticadas por agentes públicos serão liberados da cadeia, se o caso tiver sido confirmado em sentença com trânsito em julgado (situação em que estão esgotadas as possibilidades de recurso).

Dilma também prevê, no decreto, redução da pena (em um quarto para não reincidentes e em um quinto para reincidentes) nos casos dos que já tiverem cumprido um quarto da punição, mas não preencham os requisitos previstos para o indulto.


Fonte: G1.com

5 comentários:

  1. Nos, policiais militares e outras policias, prendemos vários desses anjinhos, vítimas da sociedade, que causou muita dor e sofrimento nas famílias Brasileira, ou seja, essa mesma sociedade que votou na Dilma para presidente e agora reclama que esta sofrendo com a volta dos bandidos que nesse momento esta aí curtindo a vida boa.

    Bandidos que estão hoje cometendo novos crimes.
    Enquanto, você cidadão que é a verdadeira vítima, deve ficar preso em casa.

    Deus ainda no comando.

    ResponderExcluir
  2. Já que ela não consegue agradar a parte trabalhadora do país. então se põe à agradar os familiares dos manos que esses votaram em massa nessa corja de PTralhas .E ainda preparando o terreno que no caso da LAVAJATO conseguir mandar algum corrupto para a cadeia, esse vai ter efeito ping-pong ou seja chega lá e volta rapidamente para continuar a mando da chefe . Pm de mãos atadas !

    ResponderExcluir
  3. EU VENHO ALERTANDO QUE COM MAIS QUATRO ANOS DE PT OS BANDIDOS SERAO SOLTOS POLICIAIS, E A POPULAÇÃO DO BRASIL ESTARA PRESOS .

    ResponderExcluir
  4. Então pra que cadeia??quem protege bandido,bandido é.

    ResponderExcluir
  5. irmãos, bandidos tem induto,saidão,o triste é ver pais de familia,pms,antigos guerreiros ,combatendo uma guerra desleal com pebas,e serem presos porque reivindicavam melhorias para sua categoria e sua familia,valores invertidos,por isso que afirmo,só faço o basico do basico,nunca mais perdi meu tempo com justiça,foruns,prefiro pescar kkk fui.

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com