quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Vocês sabem que dia é hoje?

Hoje está se findando o sobrestamento da Lei 12.086 de 2009!!!

O que significa isso? Significa que a partir de hoje, todas as promoções ao Quadro de Oficiais Administrativos, Especialistas e Músicos deverão ser preenchidas mediante processo seletivo (concurso) e que todos possuam diploma de nível superior (NS).

Diante do quadro e da falta de interesse de gestão em melhorar a vida de vários policiais, principalmente aqueles que estão próximos à reserva remunerada (RR), a aqueles que não se enquadram nos requisitos exigidos só lhes resta pedirem a reserva se já dispuserem de tempo suficiente para tal, pois segundo a Lei, fecham-se as portas para promoções. Já se comenta nos bastidores que uma saída seria a abertura das “Cotas compulsórias”, isso para amenizar.

Se isso não acontecer, o que presenciaremos será uma travação tremenda dos quadros e o policial se matando nos bicos e Serviços Voluntários. E então? Quando sairá a nova turma já com a vigência da Lei? Pergunta que precisa ser esclarecida à categoria.

Uma solução? Uma alteração imediata na Lei de Vencimentos (10.486) que já dura 13 anos e um ajuste na atual 12.086, pois o que nos garantirá o futuro na nossa reserva remunerada será os benefícios financeiros e não tão somente promoções, simples assim.


Art. 32.  Para inclusão nos QOPMA, QOPME e QOPMM, o policial militar deverá:

I - ser selecionado dentro do número de vagas disponíveis em cada Quadro ou Especialidade, mediante aprovação em processo seletivo destinado a aferir o mérito intelectual dos candidatos;
II - possuir diploma de ensino superior expedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, observada a área de atuação;
III - possuir, no mínimo, 18 (dezoito) anos de serviço policial militar, até a data da inscrição do processo seletivo;
IV - possuir menos de 51 (cinquenta e um) anos de idade na data da inscrição do processo seletivo;
V - possuir o Curso de Aperfeiçoamento de Praças ou equivalente;
VI - pertencer ao QPPMC para o acesso ao QOPMA; e
VII - pertencer ao QPPME para o acesso ao QOPME ou para o QOPMM, correspondentes.
Parágrafo único.  A titulação ou qualificação necessária para ingresso nos Quadros e Especialidades de que trata o caput será estabelecida em ato do Governador do Distrito Federal.

Art. 57.  As exigências de que tratam os incisos I e II do art. 32 poderão ser sobrestadas, mediante ato do Governador do Distrito Federal, pelo prazo máximo de 60 (sessenta) meses, contado do início da vigência desta Lei.

Por Poliglota...

70 comentários:

  1. - PARA QUEM ESPEROU A RESTRUTURAÇÃO DE AGNELO E PATRICIO VAI DORMI COM ESSA.
    - FALTA DE AVISO NAO FOI A TRES ANOS EU JA FALAVA ACREDITAR NESTA TURMA DO MAL ERA A MESMO COISA DE ACREDITAR QUE EU IA FAZER AMOR COM ISIS VALVERDE.
    - AGORA O QUE RESTOU PARA OS ANTIGOS E PEGAR O BONE E IR EMBORA, INFELIZMENTE
    - EU AINDO DIGO MAIS ESPERAR RESTRUTURAÇAO DE ROLEMBERG E MESMA COISA QUE ESPERAR EU FAZER AMOR COM PATRICIA POETA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CFSD 1995 - REFORMADO - 20056 de novembro de 2014 08:11

      xerecao,

      Lembro-me bem de seu alerta, profeta. kkkkk Estou rindo, mas é aquele sorriso amarelado.
      Mesmo não estando mais na ativa, lamento profundamente pelos colegas que estão trabalhando e sofrendo com esse desestímulo, que tudo indica continuará com ROLLEMBERG, que foi avalista de AGNELO, e nada fez nos 04 anos em que esteve como Senador.

      Excluir
  2. Bom dia,a todos!mais isso e que muitos pms queriam e postaram nesse blog esse desejo que, o ingresso pra o choaem fosse concurso,taí,foi feita a vontade de alguns,agora e só fazer um cursinho desses de dois,que e considerado nivel superior e fazer a prova,ou melhor ,faz o curso com liminar....vai que cola.

    ResponderExcluir
  3. SENHORES VAMOS PARTIR PARA UMA TARTARUGA GIGANTE, NÓS SOMOS BURROS DE CARGA MESMO, ETA MAIS TEM PRAÇAS QUE PENSAM MAIS EM AJUDAR OS OFICIAIS QUE, FAZER ALGUMA COISA PARA MELHORAR A PROPRIA VIDA FINANCEIRA . AGORA ESTAMOS VERDADEIRAMENTE FADADOS AO FRACASSO. ACORDA PRAÇAS AGORA SIM ESTAMOS LASCADOS. LEMBRAM COMO 4 ANOS PASSA RAPIDO. NÃO TEMOS NINGUEM NA CLDF, O PATY NÃO VALIA NADA, A OUTRA CRIATURA DO BM PIOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TARTARUGA???? Nobre amigo, tivemos a maior chance de nossas vidas agora dia 04 de outubro nas urnas e jogamos fora. Esqueceu que foram 4 anos, praticamente, de cobranças a um governo inerte e descumpridor de sua palavra?

      Sinto discordar de você mas eu não me considero BURRO DE CARGA. Durante minha permanência na ativa sempre cumpri com minhas obrigações, porém sem exagerar no que efetivamente era de minha competência.

      Agora que o caldo entornou vamos propor uma TARTARUGA??? Meu nobre, acorde, infelizmente não estamos no país das maravilhas. Cobrar do novo governo SIM, ser irresponsável JAMAIS!

      Grande abraço,

      Poliglota...

      Excluir
    2. Vamos com calma com esse novo governo. Seria tolice no momento,agora temos que ser governo e nada mais.

      Excluir
    3. Concordo com o Poliglota, mas que devemos estar mobilizados isso eu não tenho duvidas, devemos sim marcar uma assembleia para direcionar as nossas demandas e mostrar que não vamos aceitar ser a categoria menos favorecida.

      Excluir
    4. Já que vc quer promover a "operação tartaruga", tome a frente, mas pra começar, vc precisa sair da condição de ANÔNIMO.
      Sgt Flávio Fernandes.

      Excluir
  4. os CFPS irao morrer soldados, agora e relaxar para ver se vai...mudança ja era...valeu

    ResponderExcluir
  5. Com todo respeito aos que discordam de mim,
    Ingressei na PM em 1983, era exigido o ensino fundamental (8ª série), eu tinha o 2º Grau, logo comecei a cursar o Ensino Superior. Há vários anos que é exigido o curso superior para ingresso na Corporação.
    Foi concedido prazo de 05 anos para que o PM atualizasse seus estudos. A Corporação até facilitou, fornecendo, gratuitamente, o curso na Católica.
    A PCDF travou luta acirrada pelo reconhecimento da função de nível superior. Já muitos de nós, quer tudo de graça.
    Ainda queremos isonomia com os PC. Santa paciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô começando a gostar das verdades que muitos estão percebendo. Parabéns pelo seu comentário nobre amigo.

      Abraços,

      Poliglota...

      Excluir
    2. CFSD 1995 - REFORMADO - 20056 de novembro de 2014 08:26

      Anônimo 5 de novembro de 2014 09:42,

      Falou tudo.
      Também ingressei na PM, quando a exigência ainda era o ensino fundamental. Assim como você, não fiquei esperando as coisas caírem em cima de mim como a chuva, que é de graça para todos.

      Sei que nem todos têm a mesma capacidade intelectual ou tranquilidade familiar, estrutura psíquica, logística etc, para conciliarem a árdua missão policial com os estudos. Para esses, é sim necessário a ajuda do sistema em quase tudo.
      Conheço gente da minha época que hoje é procurador da fazenda nacional, procurador autárquico, delegado etc, e outros que de fato gostam de ser policiais, e ao invés de tomar cachaça nos fins de semana e em suas folgas, foram estudar mais um pouco, e hoje são subtenentes e oficiais da PMDF e de outras PMs Brasil afora.

      Tem muitos PMs que estão igual ao pessoal que recebe bolsas do PT: querem tudo sem mover uma palha.

      O curso oferecido na Católica, por exemplo, foi abandonado por muitos. Meu irmão mesmo, por puro desleixo chegou a reprovar um semestre, como disse, por puro desinteresse. Depois, percebeu a burrada que estava fazendo e concluiu o curso, que é reconhecido como de nível superior.
      Não é pouca coisa, levando-se em conta a dificuldade financeira da maioria de custear até mesmo um curso de tecnólogo(curta duração).
      Mas muitos acharam que isso não era importante. Errado. Tenho um colega, cuja única formação em nível superior é o Curso de Formação de Oficiais da APMB, cujo diploma ele usou para entrar na PF como escrivão em 2003.

      Excluir
    3. Concordo com você em parte: porque muitos relaxaram,mas e nós que temos o curso superior?o que mudou pra gente?Então,não vejo diferença em ter ou não ter.

      Excluir
    4. Certa vez o Ex- Comandante Geral Cel. Martins disse em uma formatura sobre o TECSOP a respeito dos policiais que não tinham feito esse curso: " O cavalo passou encilhado na frente do policial mas ele não quis montar".Triste constatação, antes de fazer o TECSOP me sentia incomodado vendo grupos de policiais discutirem temas como TCC, grade curricular, estágio, etc, passei a perceber que sendo mais antigo na maioria dos serviços em que era escalado eu deveria ter pelo menos o MESMO grau de instrução dos demais policiais, comandar apenas pela antiguidade ou pelo regulamento não se sustentará mais, sugiro àqueles que ainda não dispõe de um diploma universitário que NUNCA desistam, conquistas exigem renúncias, às vezes bem simples mas difíceis de se acostumar como: ir à festas ou acordar mais tarde.

      Excluir
    5. CFSD 1995 - REFORMADO - 20057 de novembro de 2014 11:39

      Sgt.Nêiliton 6 de novembro de 2014 18:11,

      Excelente consciência. É disso que todo comandado precisa. Você é um exemplo para todos nós.

      Lembro-me que, ainda no CFSD, percebi que apenas o que estávamos recebendo em sala de aula não era o bastante para ir para a rua decidir até mesmo situações simples como por exemplo, saber o que era uma ação penal pública incondicionada, ação penal pública condicionada à representação e a ação penal de iniciativa privada, o que é extremamente importante para que um Policial Militar não pague mico na rua nem em uma DP.
      Com essa preocupação, comprei o Código Penal Anotado do Damásio de Jesus. Qual não foi minha surpresa, quando o SGT Comandante de meu pelotão, que também era instrutor de direito penal, falou ao meu ouvido para nenhum outro aluno ouvir: "Novinho, comprou isso aí para me corrigir na aula?".
      Percebi então, que o conhecimento tinha que ser buscado a qualquer custo, pois nem mesmo tinha estímulo de um antigão, que era o comandante de pelotão.

      Graças a Deus, por causa disso, jamais passei qualquer vexame nas ruas, e muito mais, já até mesmo "calei" alguns colegas que estão do balcão para dentro, inclusive aquele enrolador do gabinete, que se acha o suprassumo do saber jurídico.

      "O CONHECIMENTO TRAZ PODER!"

      Excluir
    6. Que bom ler comentários saudáveis e realistas. Quando abordei este tema lá na minha unidade, quase apanhei de um antigão e um novinho SABICHÃO. Muitos policiais não se dão conta que o mundo sempre estará em processo de evolução. As coisas não ficam num estágio imutável. O que antes era o básico, hoje não é mais. Antes era exigido nível fundamental e hoje é exigido nível superior para ingressar na nossa profissão. E amanhã??? O que irão exigir??? É bem capaz de exigirem pós-graduação e até prova oral. Muitos poderão achar que é puro delírio, mas a sociedade está cobrando serviços públicos de maior qualidade. Imagina um cidadão vir te pedir ajuda e você não saber se comunicar direito!!! É preciso estar preparado para não sermos apanhados de surpresa. Portanto, meus caros colegas, estudem!!! Pois estudar nunca é demais.

      Policial consciente

      Excluir
    7. CFSD 1995 - REFORMADO - 20058 de novembro de 2014 13:52

      Anônimo 7 de novembro de 2014 19:03,

      Falou tudo. Não cesse sua busca pelo conhecimento.
      Na sociedade do conhecimento, não basta mais ao policial apenas ser "operacional", é necessário saber também se expressar e entender o que lhe dizem e lhe perguntam sobre diversos temas comuns à nossa sociedade. Isso independe de graduação ou patente.
      Como diz o Poliglota: "Cada policial, uma liderança"! Quando nos vemos assim, e não como um coitado, o conceito que os outros terão de nós será mudado para melhor. Isso não se consegue no grito, mas em ações diárias e constantes de demonstração de que não só a exigência editalícia para ingresso nos quadros da PMDF é de nível superior, mas também a postura do policial que a integra corresponde ao nível de instrução exigido.

      Excluir
  6. A oportunidade para curso superior foi dada, mais infelizmente muitos não quiseram, e não importa de quanto tempo é o curso superior o que vale é o certificado. Mais o PM não acredita na vigência da Lei e pensa que pode conseguir tudo no grito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais ou mas. Vc realmente tem curso superior?

      Excluir
    2. Vc tem ideia de quantas vagas o GDF disponibilizou para fazer o tecsop e quantos ppmm concluíram?
      Não fala o que vc ACHA que sabe.

      Excluir
  7. Acreditar em Restruturação nesse governo do Emrollemberg é a mesma coisa que acreditar em papai noel, saci pereré, duendes
    etc etc etc etc.

    ResponderExcluir
  8. CARA, COMPLETOU SE TEMPO VAI EMBORA, APESAR DAS PERDAS NO SALARIO ; E MUITO BOM SER REFORMADO, SENTIR SOUDADE E VIBRAR EM CASA - E SO UM VONCELHO DE UM REFORMADO ·

    ResponderExcluir
  9. Oficial é uma classe que só pensam neles, nunca conte com oficial para ajudar o praça .

    Alguém já vil capitão-do-mato ajudar os escravos, pensem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me meu amigo, mas eu conheço. Não acho que deva generalizar. Vi e fui beneficiado quando praça de muita ajuda por parte de oficiais. Agora o que não podemos esquecer é que existem oficiais e OFICIAIS, isso é fato.

      Grande abraço,

      Poliglota...

      Excluir
    2. CFSD 1995 - REFORMADO - 20056 de novembro de 2014 08:37

      PINHORADO,

      Infelizmente, isso não está adstrito à maioria dos oficiais, nem só às instituições militares.

      Você acompanhou desde outubro a polêmica medida provisória em votação no Congresso Nacional que que só beneficiava os delegados da PF?
      O auxílio moradia dos juízes e promotores, por acaso foi estendido aos analistas e técnicos judiciários, embora sejam estes que de fato carregam a Justiça nas costas?
      Você a grande divisão interna na PCDF entre agentes, escrivães, papiloscopistas e delegados?

      Minha irmã é escrivã da PF, e lá há o forte temor de que escrivães e agentes deixem apenas de se matarem e a qualquer momento haja uma tragédia ali envolvendo delegados como alvos, por serem extremamente arrogantes e desrespeitosos com agentes e escrivães.
      Minha irmã mesmo, está fazendo acompanhamento psicológico e psiquiátrico por causa do forte estresse causado pela gritante arrogância dos delegados.

      Acho que tanto na carreira jurídica quanto na policial, os "chefões" devem mudar a forma como gerem essas instituições e saírem de seus tronos "divinos".

      Como diz o ditado: "VERDE É A GRAMA DO VIZINHO".

      Excluir
    3. Acho que você confundiu quando quis falar da divisão interna na PF e escreveu PCDF.

      Fui Policial Militar do DF por 6 anos e desde 2009 estou na Policia Civil do DF. Te digo com toda certeza que como qualquer trabalho existem delegados insuportáveis, existem chefes que não aguentamos etc. mas o clima aqui em 90% dos locais de trabalho é de respeito reciproco e urbanidade. A divisão insustentável como acontece na Policia Federal não se reflete na PCDF pode ter certeza disso.

      Excluir
    4. CFSD 1995 - REFORMADO - 20057 de novembro de 2014 11:57

      Anônimo 7 de novembro de 2014 00:52,

      Não, não confundi não.

      Na PCDF e em todas as PCs Brasil afora, existem fortes divisões entre delegados e agentes e escrivães.

      Além de minha irmã na PF, também tenho um irmão que é da PCTO e lotado em Palmas(capital do TO). E é deles, além das explícitas e acaloradas discussões que está todos os dias na internet, que tenho as fontes para o que o escrevi acima.
      Aqui em Brasília, é comum vermos escrivães e agentes defendendo o fim da preponderância de delegados na direção de órgãos internos da PCDF e também na direção do Inquérito Policial. Há até alguns que defendem o fim do IP, que segundo eles, é a única justificativa para a existência de um delegado, pois todo o trabalho pesado das PCs e PF, de fato são feitos pelos agentes, escrivães, papiloscopistas e peritos criminais. Delegado só assina e aparece para dar entrevista. Algo parecido com o que ocorre nas PMs com a maioria dos oficiais.
      Ambos, agentes e escrivães das PCs e PF, sofrem dos mesmos problemas que praças padecem nas PMs, e relacionados à arrogância e prepotência de boa parte dos dirigentes dessas instituições.

      Aqui mesmo, tem um escrivão da PCDF, o Luciano Porciuncula Garrido, que fez um artigo sobre o fim do IP com o título "O Ocaso do Inquérito Policial", que revoltou muito os delegados da PCDF e de outras PCs, bem como também os da PF. Mas esse é só mais um artigo, pois existem dezenas de outros com o mesmo teor, sempre escritos por agentes e escrivães, visando demonstrar a desnecessidade do Delegado de Polícia, bem como o quanto o IP é ultrapassado.

      FONTE: http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=10510&cat=Ensaios&vinda=S

      Excluir
  10. Poliglota sou cabo de 1997, faço 18 anos dia 10 de março de 2015, pelo que entendo da lei estou apto pra fazer o CHOAEM ano que vem pois preencho os requisitos, não tenho o CAP , mas a lei deixou uma brecha pois fala em equivalência com o CAP mas não especifica o que é equivalente, sou formado no TECSOP e tenho 3 semestres do curso de direito, e ainda fiz alguns cursos aqui pela PM, então como a lei não fala qual o curso seria equivalente ao CAP, pra mim qualquer um que tenha as matérias ministradas no CAP é equivalente, portanto irei me inscrever no CHOAEM e se indeferirem meu ingresso no CHOAEM caso eu passe no certame eu entro com um mandado de segurança, simples assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre colega,

      Você está certíssimo. A Lei é clara, portanto, seus direitos devem ser respeitados, custe o que custar e doa a quem doer.

      Abraços,

      Poliglota...

      Excluir
  11. Tem que criar urgente uma gratificação para os inativos, para compensar pelo o menos a perda da etapa de alimentação.

    ResponderExcluir
  12. começou as cagadas do nosso mais novo governador eleito, escalou um sociólogo, um daqueles especialistas teóricos na área de segurança, para lidar com a transição do governo na pasta de segurança pública, dai por diante já da pra imaginar o que nos aguarda,kkkkkkk.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CFSD 1995 - REFORMADO - 20056 de novembro de 2014 08:41

      Com certeza absoluta, virá só merda da cabeça de um sociólogo teórico em segurança pública.

      Sempre disse que o ROLLEMBER seria um desastre para a segurança, tanto quanto o Agnelo. Se ele não quiser repetir o mesmo equívoco, tem que chamar para a SSP quem é da área.
      Tudo indica que ele vai tentar GRITAR com o pessoal da SSP. Vai quebrar a cara.

      Excluir
  13. Sempre fui favorável a 50% caneta e 50% antiguidade, porém com o final do periodo de transição de 05 anos não será possível outra alternativa senão cumprir a 12086 que exige seleção interna podendo concorrer o 3º sgt com cap tendo 18 anos. Tendo em vista que os mais novos estão mais preparados nos estudos deduz-se que a maioria das vagas serão preenchidas por muitos que terão 18 20 anos de policia neste caso vão ocupar as vagas por no mínimo 12 anos o que fará que o quadro trave num futuro próximo. Com essa iniciativa os formuladores da 12086 visou aprimorar os conhecimentos deste quadro exigindo nível superior, nada contra mas poderia reservar metade das vagas para os mais antigos seria uma forma de valorização pelos bons serviços prestados essa galera mais antiga ralou muito, muitos deles já trabalhou em escalas que os mais novos jamais imaginaria que já existiu na PMDF. Eu mesmo já trabalhei em escala 24x24, 12x36 a noite com direito a serviço extra, antigamente só em cogitar greve já estávamos de prontidão as mais desgastantes para nós era a dos rodoviarios e bancários alias todos orgãos slu, caesb,ceb etc, já ficamos uma semana de prontidão. Lembro que trabalhava na residencia de aguas claras em 89 ocasião que teve a greve dos servidores federais, passando tres meses nessa situação trabalhava as 24h ia pra casa descansava , no outro dia 5h estrava no quartel e só saia 22h e no outro dia já estava novamente de serviço de 24h, então senhores foi rala e para completar comia as famosas marmitas azedas.Portanto acho que a corporação deveria valorizar mais esses policiais, outro exemplo de falta de consideração para com os mais antigo é essa perda de 850 do rancho quando vai reserva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOCÊS TIVERAM EXATOS CINCO LONGOS ANOS PARA PENSAR NISSO.. OU MELHOR, FAVORECER O MÁXIMO DOS DITOS ANTIGOS!! E O QUE FIZERAM?? DORMIRAM NO PONTO OU PREFERIRAM PENSAR EM SI E NOVAMENTE DEIXANDO A COLETIVIDADE DE LADO!! OU SEJA, TODOS SÃO DESUNIDOS... FAZEM AS MERDAS VISANDO GANHOS INDIVIDUAIS E NO FINAL FODEM COM TODA A COLETIVIDADE!! E AGORA QUE A LEI VAI DE FATO SÓ CUMPRIR O QUE ESTÁ NO PRETO E NO BRANCO ACHAM RUIM?? OU PIOR... QUEREM ARRUMAR JEITINHOS PARA BURLAR O SISTEMA!! FRANCAMENTE VIU. NA ÉPOCA EM QUE TAL LEI ESTAVA SENDO APRESENTADA, TIVERAM A OPORTUNIDADE DE POR ISSO TUDO NO PAPEL.. MAIS NÃO NÃO, PREFERIRAM FOCAR NO INDIVIDUAL. EXEMPLO CLARO É O TEMPO MÍNIMO DE PROMOÇÃO PRA CABO, POIS CANSEI DE OUVIR DE MUITOS ANTIGOS DE QUE PASSOU SÓ 20 ANOS NA ESPERAR E NÃO SERIA JUSTO O NOVINHO AQUI 70MIL FICAR MENOS... DAÍ O QUE OS SENHORES FIZERAM?? REDUZIRAM PRA 10 ANOS QUE NO FINAL DAS CONTAS BOA PARTE FICOU QUASE 12 ANOS PRA SAIR CABO.. ESTOU MENTINDO?? PORTANTO, SENHORES ANTIGOS, A CULPA DISSO TUDO É DE VOCÊS... QUE COMO SEMPRE SÓ PENSAM NO PRÓPRIO UMBIGO E QUANDO O MUNDO DÁ VOLTAS E SE VEEM NOVAMENTE NA MERDA, QUEREM ACHAR CULPADOS PELA SUA TOTAL INDIVIDUALIDADE OU SENÃO SUA COMPLETA INCOMPETÊNCIA. ESSA É A PURA VERDADE!! E O PIOR COMO BEM LEVANTEI AQUI... E QUE BOA PARTE JÁ QUEREM DÁ O GOLPE NA LEI PARA NOVAMENTE FAZER VALER SUA INDIVIDUALIDADE... PORTANTO, ACEITEM O QUE ESTÁ NA LEI E CUMPRAM!! A OPORTUNIDADE FOI DADA PARA TODOS... QUEM NÃO SOUBE APROVEITAR ASSUMA O ERRO E NÃO PONHA CULPA NOS OUTROS QUE ESTARÃO SIM HABILITADOS.

      SPARTACUS

      Excluir
    2. esse cara falou tudo. tropa inconsequente e resultados desastrantes.

      Excluir
  14. Um sociólogo pra a segurança pública??Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk ....A criminalidade agradeçe!kkkkkkkkk....essa e boa..vai se a festa...funk geral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tivemos Delegados, Generais, Coroneis e nunca diminuiu em nada a criminalidade, ao contrário só aumentou, talvez com um sociólogo possa valorizar o policial aí você verá que o policial vai realmente trabalhar, pode acreditar.

      Excluir
  15. Poliglota não costumo comentar muito em blogs, mas algumas vezes comentei em alguns. Essa situação já era prevista e todos sabiam disso. Um anônimo comentou acima que a PM deu oportunidade para todos se capacitarem e muitos ignoraram. Somos uma categoria “meio termo” em nível superior. Agora os efeitos da Lei estão aí e querendo ou não deverá ser cumprido sob pena dos gestores serem sancionados administrativamente e criminalmente por força da Lei. Nosso mal foi sempre achar que somos melhores que todos e que devemos ter tratamento diferenciado, mas no fundo em determinadas situações somos até piores que outras classes. Veja o exemplo agora mesmo nas eleições onde não conseguimos colocar ninguém para nos representar. Acreditamos num Chapão furado onde o maior beneficiado seria somente uma pessoa, deixamos de fora um cara com qualificação e peito para defender a classe e deixamos nos levar por um monte de paisanos que nada farão por nós nesses 4 anos. Acreditar numa Celina Leão, Juarezão, um novinho do NCP que nem sabe se fica na polícia e Roosevelt como suplente de um governo o qual não sabemos nem se estabelecerá é a mais pura ignorância. Perdemos a chance e agora é trabalhar 2018 para ver o que vai dar. Quanto a Lei 10.486 essa sim deve imediatamente e urgentemente ser modificada, pois muitos companheiros só sabem pensar em promoção e na reserva é que o bicho pega. Dinheiro no bolso vale muito mais do que macarrão no ombro. Aqueles que ficaram no conforto esperando os outros resolverem a vida deles por eles, principalmente os primeirão e subs, que agora sintam na pele o arrocho.Se tiver tempo mermão, vai pra casa, porque QOPMA já era se não tiver os requisitos exigidos. Esse é o preço por sermos desunidos e incompetentes. Muitos vão me criticar, mas sinto muito pois a verdade é essa. Quem discorda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DE CERTA FORMA VOCÊ RESUMIU ALGUMAS DAS COISAS QUE VENHO CANTANDO A MUITO TEMPO...
      MAIS COMO SEMPRE A GRANDE MAIORIA NÃO QUER OUVIR O NOVINHO AQUI??
      OU SEJA, OPTARAM POR PAGAR LITERALMENTE PRA VER!!

      NOVINHUUU

      Excluir
  16. Senhores a resposta esta neste vídeo,tudo o que esta ocorrendo no Brasil!
    https://www.youtube.com/watch?v=MPY7zXGbhtA

    ResponderExcluir
  17. Poliglota quanto aos quadros QPPMC até chegar SUB TEN, terei que ter o curso superior completo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não colega, somente para ingresso no oficialato.

      Abraços,

      Poliglota...

      Excluir
  18. Foi citado o Deputado Juareizão como acreditar nele, presenciei a campanha dele e em momento algum vi ele prometendo alguma coisa para PMDF e Bombeiroa durante a campanha, na cidade onde ele mora alguns policiais militares e bombeiros votaram nele. Passado as eleições e vendo que nossa corporação não elegeu ninguem falou no programa de João de Deus que iria defender os policiais na camara legislativa no que puder. Sabemos que toda nossa legislação é federal e na camara temos dois deputados Fraga e Bessa, o que ele pode fazer é a ponte politica entre as associações e o governo e acho importante o apoio parlamentar quanto mais deputados nos apoiar melhor. No âmbito do GDF tem tres gratificações que podem os valores serem modificados pelo governo local atraves de decreto, auxilios alimentação e moradia e serviço voluntario é aí que precisa do apoio destes deputados para pressionar. Só que desta vez o governador foi esperto não prometeu nada somente o encaminhamento da reestruturação para diminuir o tempo das promoções e só, porém tem lembrá-lo que também assinou aquele documento das 13 proposta como avalista portanto vamos continuar cobrando e todo apoio será bem vindo seja qual for o deputado.

    ResponderExcluir
  19. bem estou vendo que realmente vai ser o concurso mais disputado da história pois, todos irão disputar desde o cabo até o sub. E também gostaria de informar que os policiais com 15 anos de polícia que são 1° e segundo SGT´s também irão fazer a prova já que um cabo pode fazer porque um 1°SGT não pode se o camarada não tem o CAP, está se sentindo prejudicado, lz não o condeno mais um policial que já é 1° SGT não tiver a oportunidade também é injusto, já que quem está comandando VTR, está sendo preterido. vamos ver as cenas dos próximo capítulos.

    ResponderExcluir
  20. Poliglota concordo contigo, com raríssimas exceções as verdades estão sendo tidas. Policiais mais concientes e politizados não se faz da noite pro dia, mais ainda chegaremos lá

    ResponderExcluir
  21. Poliglota concordo contigo, com raríssimas exceções as verdades estão sendo tidas. Policiais mais concientes e politizados não se faz da noite pro dia, mais ainda chegaremos lá

    ResponderExcluir
  22. Acorda, policiais militares, se entra na corporação com curso superior não se pode ser diferente para qualquer posto ou graduação,quem não estudou porque não quiz a policia deu muita chance e promoção não e presente.

    ResponderExcluir
  23. MEGADOLEIRO DO PETROLÃO DISPONIBILIZA PROVAS CONTRA POLÍTICOS DELATADOS
    Além de entregar comparsas no governo e no Congresso Nacional, o megadoleiro Alberto Youssef também está mostrando à Polícia e ao Ministério Público Federal todas as provas documentais que acumulou e deixou em mãos de pessoas de sua confiança. Ele promete revelar os bens usados pelo esquema do Petrolão para presentear corruptos, além dos números das contas do desses políticos em paraísos fiscais.
    Paulo Roberto Costa tratava com a cúpula do poder (Lula o chamava de “Paulinho”) e Youssef fazia o “varejo”, pagando propina a políticos.
    Alberto Youssef já revelou à PF e ao MPF que pelo menos 28 membros do Congresso recebiam propinas mensais de R$ 100 mil a R$ 150 mil.
    Na terça-feira, 30, Youssef revelou à PF e ao MPF, em depoimento, que Lula e Dilma sempre souberam da roubalheira na Petrobras.
    Ainda no início das investigações, a Polícia Federal concluiu que uma quadrilha se instalou na Petrobras para roubá-la. Estava corretíssima.

    Fonte: http://www.diariodopoder.com.br/noticias/youssef-entrega-provas-sobre-politicos-que-citou-2/

    ResponderExcluir
  24. Virou bagunça!!!eita zona..kkkkkkkkkl.

    ResponderExcluir
  25. Fizeram isso para desagregar o quadro de praças e não ter uma fluidez natural igual acontece no QOPM e e claro que os donos da PM querem oficiais administrativos mais jovens para trabalharar mais tempo para eles ou VC acham que antigao vai ter paciência de lidar com IPM sindicancias oficial de dia o cara pede pra sair isso foi premeditado.

    ResponderExcluir
  26. AGORA COMEÇAR APARECER GOSTOSÕES , CIENTISTAS, MESTRADOS POIS DIGO APENAS ALGUNS VAI CONSEGUI CHEGAR LA OUTROS COM CURSO SUPERIORES VAI TOMAR NO TOBA VAI SAIR CABO DE 15 A 20 ANOS, A NOSSA LUTA AGORA E UMA RESTRUTURAÇÃO DECENTE PARA QUE TODOS EM IGUALDADE CONSEGUI SUA PROMOÇÕES E PONTO FINAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa colega, mas os demais companheiros só escreveram a pura verdade!!! Enquanto houver esse pensamento de INDIVIDUALISMO na PM, então a base sempre será prejudicada. As regras existem para serem cumpridas. Caso contrário, podem fazer umas 500 REESTRUTURAÇÕES que JAMAIS resolverão o problema da ausência de uma ascensão funcional digna. Em outras palavras, o policial precisa entender que ele tem que mudar a maneira de pensar e de agir. Quando as oportunidades aparecem, é preciso agarrá-las com unhas e dentes. E não ficar achando que vai se dar bem em tudo sem fazer nada.

      Policial consciente

      Excluir
    2. FICO PUTO QUANDO O POLIÇA RECLAMA DAS N BOLSAS QUE DIVERSOS VAGABUNDOS RECEBEM SEM FAZER NADA...
      MAIS QUANDO O TREM E NO QUINTAL DELE, ACHA RUIM??
      QUER TUDO DE MAO BEIJADA E SEM FAZER O MINIMO DE ESFORÇO.

      SPARTACUS

      Excluir
  27. VOU DIZER O QUE VAI ACONTECER: NENHUM COMANDANTE GERAL FARÁ CONCURSO PARA O CHOAEM COM ESSES CRITÉRIOS ACIMA. QUALQUER UM QUE ENTRAR, PARA EVITAR UMA DOR DE CABEÇA TERRÍVEL COM MEDIDAS JUDICIAIS, PREFERIRÁ AGUARDAR A REESTRUTURAÇÃO, MESMO QUE DEMORE, EVITANDO ASSIM PROBLEMAS.

    ResponderExcluir
  28. o soldado ta lascado...coitado dos CFPs...600 vagas e nao sao promovidos , isso e uma vergonha....novinhos entrem na justiça a vaga e de vcs...

    ResponderExcluir
  29. geová disse: bom dia a todos. poliglota, será q tem alguma possibilidade do terceiro sargento fazer choaem sem o curso do cap?e o que seria o equivalente a este curso?

    ResponderExcluir
  30. Colega da 21:59hr...O Quê???um sociólogo ira valorizar a policia??kkkkkkkkkkkkkkkkkk.........ele vai desarmar a policia,e arma os pobres criminosos vitimas da sociedade.a policia ta fhudida...

    ResponderExcluir
  31. Não conheço o Xerecao, mas quero parabenizá-lo pelos seus comentários. A maioria que aqui fala parece ter certeza que vai passar na prova. Cuidado amigos, muitas vezes pensamos que somos bons e depois quando sai o resultado a gente fica desiludido. Concordo também com internauta que postou dizendo que não haverá concurso tão cedo. A idéia dos Oficiais QOPM é acabar com o CHAOAEM. Outra coisa tem muito Policial dizendo que é formado em tal área, principalmente na Jurídica e não tem coragem, por exemplo, de fazer outro concurso, como o de Defensor Público da União que está aberto, ás vezes não consigo entender certos colegas. Se você acha que é muito inteligente faça por onde, mas entenda uma coisa nem sempre quem passa em concurso, principalmente interno, é o melhor. Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  32. O POLICIA E O BOMBA NÃO PODEM RECLAMAR DE NADA!!!ELEGERAM QUANTOS REPRESENTANTES PARA REFENDE-LOS???/ENTÃO NÃO RECLAMA VOCÊS NÃO TEM ESSE DIREITO!!!! BANDO DE DESUNIDOS,,,,,

    ResponderExcluir
  33. boa tarde...
    Vamos saber o que o legislador quis dizer com " curso equivalente". quando surgirem as primeiras ações no judiciário.
    Pois como o colega bem colocou em sua postagem. Há vários colegas na situação dele, ou seja, tem tempo de serviço, não tem o cap, porém tem esse curso oferecido pela PMDF ou é graduado em direito.
    Agora será, que a PMDF irá segurar os cursos até arrumar um jeitinho para modificar tal artigo da lei?

    73000

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO SEI QUAL A DIFICULDADE EM INTERPRETAR TAL ARTIGO?

      VAMOS LÁ, EXPLICO:

      QUANDO ELE FALA EM FORMAÇÃO ESPECIFICA ELE QUER DIZER QUE PRA SER QOPMAES DE SAUDE, VOCE TEM QUE TER CURSO DE NÍVEL SUPERIOR NA ÁREA DE SAUDE..

      SIMPLES ASSIM!!!

      A MESMA COISA PRA QUEM QUER SER MÚSICO NO QOPMAES TEM QUE TER NÍVEL SUPERIOR EM MÚSICA (COMO FOI COBRADO NO ÚLTIMO CFP 3 E 4), VETERINARIO (O PRÓPRIO NOME JA DIZ QUAL CURSO DEVE TER), COMUNICANTE (NIVEL SUPEIROR NAS AREAS DE TI), E ETC..

      OU SEJA, O ÚNICO QUE PODE SER QUALQUER GRADUAÇÃO DE NIVEL SUPERIOR E O ADMINISTRATIVO... TIRANDO ELE O RESTO NÃO TEM NEM O QUE QUESTIONAR!!!
      OU NO MÁXIMO FAZER ASSIM PRO DITO ADMINISTRATIVO, X VAGAS PRA QUEM E DO DIREITO... Y VAGAS PRA QUEM E ADMINISTRADOR... E ASSIM SEGUE..

      OUTRA COISA, VEJA QUE O MESMO CRITÉRIO HOJE JÁ VEM SENDO USADO PRA INGRESSO DE MÉDICO OU DENTISTA À ANOS... POIS O QUE SE COBRA E ESPECIALIDADES E NAO APENAS A FORMAÇÃO PRINCIPAL.

      ENTENDERAM???

      E POR ESSAS E MUITAS OUTRAS QUE NINGUÉM RESPEITA A PM/BM, POIS SÓ SABEM RECLAMAR E TENTAR DAR JEITINHO PRA BURLAR TODO O SISTEMA, SEJA AS LEIS (DANDO CARTEIRADA PRA TUDO), SEJA NAS GRATIFICAÇÕES. .. SEJA NAS PROMOÇÕES, SEJA NOS SVGS E ETC...

      FRANCAMENTE VIU!!!
      NÃO E ATOA QUE TODO O SISTEMA ENCONTRASSE EM COLAPSO. ..

      PS: VAMOS LER O ARTIGO E NAO VIAJAR... ELE SÓ FALA EM TER NIVEL SUPERIOR ESPECÍFICO, TER NO MÍNIMO 18 ANOS DE CASA, TER NO MÍNIMO CAP, E PERTENCER AO QUADRO ESPECIFICO... E PONTO!!

      NOVINHUUU

      Excluir
    2. Boa tarde...
      Creio que o equivoco, está da sua parte ( isto é, se você está respondendo a minha indagação). quanto ao NÍVEL SUPERIOR ESPECÍFICO creio que ninguém tem dúvida. o questionamento aqui e sobre o inciso " V - possuir o Curso de Aperfeiçoamento de Praças ou equivalente". O quê seria este curso equivalente para você?
      73000

      Excluir
    3. VAMOS LÁ. ..
      NESSE ITEM ELE DEIXA CLARO QUE E NO MÍNIMO POSSUIR O TAL CAP, CERTO?
      ATÉ AI NENHUMA DÚVIDA, BELEZA!
      JÁ NA SEGUNDA PARTE EQUIVALÊNCIA SERIA CURSOS COM A MESMA CARGA HORÁRIA, EXEMPLO, UMA ESPECIALIZAÇÃO DE DIREITO (POIS ISSO NAO E NOVIDADE PRA SEU NINGUÉM DE QUE NA NOSSA CASA JÁ TEVE ALGUNS COLEGAS QUE APRRSENTARAM TAIS TÍTULOS E CONSEGUIRAM TAL EQUIVALÊNCIA).
      OU SEJA, NA MINHA VISÃO ESSE ITEM E O MAIS FÁCIL. ..
      O QUE REALMENTE VAI BARRAR MUITA GENTE, SAO OS INERTES QUE NAO CORRERAM ATRÁS DO SEU DIPLOMA (MESMO O GDF BANCANDO) ...
      OS 18 ANOS DE CASA E PRINCIPALMENTE OS 51 ANOS..
      RESUMINDO, SÓ ISSO POR SI SO.. JÁ VAI EXCLUIR UMA GALERA !!!
      RESULTADO, QUEM FICAR FORA ... SO RESTA PEDIR RR POR TEMPO OU COTA MESMO...
      POIS O RESTO VÃO FICAR ANOS SEM PROMOÇAO.. FATO

      NOVINHUUU

      Excluir
  34. Em 30 anos de PM já vi muitas BURRISES da tropa, mas deixar de ELEGER um representante Legislativo por mágoas de termos sido traídos por um que elegemos e deu as costas, e deixando de eleger Poliglota que dentre todos os candidatos em competência e coerência que hoje poderia esta nos representando com
    maior propriedade, mas preferiram pulverizar os votos, agora peçam a Deus que o Poliglota continue firme na defesa da tropa e que daqui a 4 anos a tropa possa reconhecer o erro e o eleger a Deputado, porque fantoches a políticos tem muitos que em todas eleições eles aparecem para pulverizar os votos aproveitando da INFANTILIDADE POLÍTICA, e ainda pegam 3 meses de Licença Eleitoral, sem contar que o traidor também poderar aparecer como salvador e pegar uns votinhos dos ingênuos. Eu digo, que se fosse comigo o que a tropa fez com o poliglota eu pegaria a família e iria pra bem longe e danem-se a PM com seus problemas.

    ResponderExcluir
  35. dizem que não temos representantes na câmara distrital pelo fato de sermos desunidos, mas na verdade o que ocorreu foi uma forma de protesto, pois na eleição de 2010 votamos de modo unido e o que recebemos da presidente, do governador e dos deputados distritais foi descaso, perseguições e traições dos PETISTAS.

    NA VERDADE O NOSSO REPRESENTANTE HOJE NO DF É O POLIGLOTA.

    ResponderExcluir
  36. Ontem participei de uma reunião com um ex-candidato no clube dos bombeiros e alguns membros do novo governo. Embuste puro! Mais uma vez tentam manipular a nossa classe como se fossemos bois ao matadouro. Entendam uma coisa de uma vez por todas. Se não mexermos na Lei 10.486 de nada adiantará ficarmos buscando paliativos. Essa Lei é que fala a realidade das praças e oficiais, queiram ou não, gostem ou não. É ela quem definirá os passos para a reserva remunerada e outros mais. Vi um subtenente do bombeiro que foi aliado do Patrício falar por mais de uma hora e em nenhum momento citou a referida Lei. O que querem? Só promoções? Acorda gente minha, o que temos que pensar é no futuro e o futuro se chama LEI DE VENCIMENTOS e não LEI DE PROMOÇÕES.Enquanto um monte de policiais não caírem na real de que nada disso será viável vamos continuar sendo bodes expiatório da segurança pública. Chega de sermos manipulados por um monte de idiotas que por fazer parte de governos acham que podem fazer alguma coisa. Não podem! São meros coadujanntes, cercados por um bando de oportunistas que querem a qualquer custo se dar bem de alguma forma. Primeiro a Lei de vencimentos e depois a reestruturação. Aliás esse blog postou uma matéria acerca disso mas como sempre a maioria cagou pra ela. Vão se iludindo, pois eu não vou me iludir. Ano que vem vou embora e espero que leve comigo tudo que tenho direito. Tenho tempo e vida tranqüila, por isso to pouco preocupado, mas uma coisa é certa, mais uma vez vão acabar entrando numa fria. Poliglota, por favor poste aí meu comentário.
    Olho Vivo

    ResponderExcluir
  37. SGT.ESCRAVO PMDF 27ANOS7 de novembro de 2014 17:37

    Em terra de cego quem tem um olho e REI,imaginem quem tem os dois!

    ResponderExcluir
  38. SGT.ESCRAVO PMDF 27ANOS7 de novembro de 2014 17:40

    Como que uma classe de trabalhadores dividida em duas OFICIAIS, praças pode ser unida,em toda historia mundial uma estrutura forte começa pela parte de cima em sim na base!

    ResponderExcluir
  39. SGT.ESCRAVO PMDF 27 ANOS SÓ O FUBA7 de novembro de 2014 20:14

    Peço com humildade desculpas ao companheiros velhos de guerra, pelo erro de digitação no post anterior quando tive um raciocínio errado.
    NUMA ESTRUTURA DE TRABALHADORES SEJA ELA QUAL FOR A BASE SEMPRE E MAIS FORTE QUE PARTE SUPERIOR SENÃO A UM DECLÍNIO TOTAL!

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com