domingo, 16 de novembro de 2014

Não vai demorar a acontecer aqui... Bombeiros se desvinculam da PM na Bahia

Bombeiros da Bahia desvinculam da PM e agora são independentes

Lei que torna Corpo de Bombeiros da Bahia independente da PM é publicada no Diário Oficial

Nesta segunda-feira (10), foi publicada no Diário Oficial a lei que torna o Corpo de Bombeiros independente da estrutura da Polícia Militar do Estado. O governador em exercício, Otto Alencar (PSD), sancionou a lei 4.944/2014, atendendo a demanda dos bombeiros.


A nova estrutura do Corpo de Bombeiros deve contar com 598 oficiais e 4.460 praças. “Esse era um pedido antigo da corporação. Com essa medida o Corpo de Bombeiros passa a ter mais autonomia e também mais independência financeira”, declarou Otto.  De acordo com  a publicação, com a desvinculação, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) passará a ser força auxiliar e reserva do Exército, organizado com base na hierarquia e disciplina e órgão integrante da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

Com a mudança, dentre as novas competências do Corpo de Bombeiros, os deveres da corporação serão os de atuar como participante da defesa interna e territorial, atender a convocação, inclusive a mobilização do Governo Federal em caso de guerra externa, promover e executar ações de inteligência integrada com o Sistema de Inteligência da SSP-BA.

A corporação terá poder de polícia em situações que representem riscos à vida ou ao patrimônio na forma da Lei, além de gerir o Fundo Estadual do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (Funebom).

Fonte: Bahia Repórter

17 comentários:

  1. Aqui em Brasília, o bombeiro sempre foi desvinculado da PM, portanto, não é novidade pra nós PMDF

    ResponderExcluir
  2. AQUI NO DF NUNCA HOUVE VINCULAÇÃO ALGUMA ENTRE AS DUAS CORPORAÇÕES.

    O CBMDF E PMDF SÃO ÓRGÃOS DISTINTOS E CADA UM COM SUA AUTONOMIA FUNCIONAL E FINANCEIRA. EXISTE VERBA PARA PM E PARA O BOMBEIRO, ASSIM COMO PARA A PC. OUTROS ESTRADOS EXISTE ESSA VINCULAÇÃO. NÃO ENTENDI O PORQUE DE DIZER QUE ISSO OCORRERÁ AQUI.

    ResponderExcluir
  3. Aqui no Distrito Federal o Corpo de Bombeiros Militar sempre foi uma corporação separada da Polícia Militar, como também sempre fez parte da Segurança Pública da Capital. O que ocorre é que em alguns estados brasileiros a PM e o CBM são uma instituição só como era na Bahia. O que precisa acontecer é a DESMILITARIZAÇÃO da policias e dos bombeiros em todo o Brasil essas Instituições e deixarem de ser Forças Auxiliares e Reserva do Exército. ST 1996

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o nobre Colega acima aqui em brasília o bombeiro sempre esteve um passo a frente da PM, sempre foram independentes,
    não sera novidade se isso vier acontecer aqui!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Os Bombeiros Militares do DF, são oriundos do antigo Distrito Federal - Rio de Janeiro!

    ResponderExcluir
  6. Aqui no DF o Bombeiro só é vinculado a PM quando tem algo bom! Quando a coisa é ruim a PM anda só. Kkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Se eu sou vinculado aos bombas,cadê o nivelamento dos cursos que eles recebe e eu não? Quer dizer que só sou vinculado para.dar a eles minhas conquistas e as deles nada? Já passou da hora de separar desse peso morto,na hora de precionar o governo o que eu vejo de bombeiros dizendo : não podemos fazer operação tartaruga pois nosso serviços mexe com vidas humanas,desde quando PM mexe com animal? Também nosso serviço e essencial a sociedade nem por isso deixamos de brigar se desvincular já vai tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Bombeiros são mito mais fortes do que imagina, muito mais cedo do que pensa vai ver os BMs despontarem na frente da PM.

      Excluir
    2. Peso morto? mas quando sua família está presa nas ferragens ou a sua casa pegando fogo com certeza você não acha o CBMDF peso morto, gostaria de dizer que tem policial militar vivo graça a intervenção rápida e eficiente dos Bombeiros, eu mesmo já tive a oportunidade de salvar a vida de um policial Militar será se para ele somos peso morto.

      Excluir
  8. Aos pessimistas, aqui sempre foi independente. Aqui sempre foi melhor. Estuda e faz concurso pra Bahia. Informação, desinformada.

    ResponderExcluir
  9. CADA UM NO SEU QUADRADO!!!

    A PM TEM QUE DESMILITARIZAR!!!!!! POLÍCIA NÃO TEM NADA A VER COM BOMBEIRO!!!!

    ResponderExcluir
  10. VERDADE!!!! AQUI NUNCA TEVE VINCULAÇÃO ALGUMA. MAS ALGUNS JÁ APROVEITAM PRA CHORAMINGAR. QUE O BOMBEIRO TÁ UM PASSO A FRENTE; QUE A PCDF É MELHOR; QUE... BLÁ BLÁ BLÁ. AMIGO, NINGUÉM ESTÁ TE SEGURANDO AQUI NÃO. É FATO QUE PRECISAMOS MELHORAR CADA VEZ MAIS, E DIZER QUE A PM NÃO MUDA É UMA INVERDADE. EM TODOS, DIGO TODOS, OS ÓRGÃOS EXISTEM INJUSTIÇAS; SUPERIORES QUE SÓ PENSAM EM SUAS CARREIRAS, ENFIM, REVEJA SEUS CONCEITOS, TALVEZ DESCUBRA QUE O PROBLEMA ESTÁ EM VC MESMO, E PARA ONDE QUER QUE VÁ ESTARÁ SEMPRE INSATISFEITO E CHORANDO, ISSO CHAMA-SE SÍNDROME DO PATINHO FEIO.

    ResponderExcluir
  11. É a melhor coisa que está acontecendo para os bombeiros, já devia ser independente ha muito tempo.

    ResponderExcluir
  12. ?????
    Bm sempre foi separada da PM

    ResponderExcluir
  13. Tem alguns colegas que não mudam nunca de atitude! Sempre pregando o inconformismo com a profissão escolhida ou destilando suas frustrações à terceiros, acorda amigo a vida passa rápido!

    ResponderExcluir
  14. ??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????Não entendir a frase “Não vai demorar a acontecer aqui...”. Acontecer o que? O CBMDF nunca esteve vinculado à PMDF.

    ResponderExcluir
  15. CFSD 1995 - REFORMADO - 200517 de novembro de 2014 14:26

    Aqui no DF nunca houve vinculação da PM com o BM. Pelo menos não no plano administrativo.
    Apenas somos contemplados pela mesma lei de vencimento.
    Até nossos estatutos têm leis distintos que os regem.

    Sei que os colegas bombas não vão gostar, mas se dependesse só dos bombeiros, ainda ganharíamos uma miséria, pois quem de fato encara o governo para brigar por melhorias, sempre foram os PMs, em especial e quase unicamente as praças.
    Gostaria que me mostrassem quantos bombeiros já foram excluídos da corporação por terem lutado por melhoria salarial e de condições de trabalho nos últimos vinte anos. Do lado de cá, em uma contagem rápida, já tivemos mais de 30 excluídos por causa de movimentos reivindicatórios. E estou citando apenas os que são de domínio público, pois creio que há muito mais em processos dos quais não tomamos conhecimento.

    Reconheço que de 2012 para cá, houve uma mudança nesse paradigma e os bombeiros se engajaram diferentemente do que vinha ocorrendo até então.

    Por outro lado, também devemos em parte à PCDF as nossas conquistas, pois sempre tivemos como parâmetro os vencimentos dessa co-irmã, que sempre esteve à frente em razão da liberdade que eles também têm de lutar por melhorias, sem as amarras legais que nós militares enfrentamos em nosso regulamento disciplinar, estatuto e até o Código Penal Militar.

    No final das contas, todos nós somos interdependentes nessas conquistas, pois, se temos mais integrantes dispostos a correrem riscos, por outro lado, nossas reivindicações trazem o alto prestígio dos colegas bombeiros, aliás, um prestígio inerente a essa profissão, cujo objetivo essencial é salvar vidas, consequentemente trazendo alegria e sempre sendo aplaudidos pela população. A PM, por outro lado, traz ao senso comum a proibição; "estragar" a festa; acabar com diversões inapropriadas, mesmo que quem seja coibido acredite que tenha direito de continuar; enfim, sempre temos a imagem vinculada à repressão.

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com