terça-feira, 4 de novembro de 2014

Investigação: CABE fala sobre as denúncias de desvio de recursos

O Blog do Poliglota, cumprindo o seu papel de levar a informação aos policiais e bombeiros do Distrito Federal, entrevistou exclusivamente o Presidente do Conselho de Administração da CABE – Caixa Beneficente da PMDF, Cel Gilberto Alves de Carvalho, que deu sua versão para os fatos divulgados na imprensa ao longo da semana passada.



Adendo a matéria, segue a Nota de Esclarecimento disponibilizada no site da CABE:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Caixa Beneficente dos Policiais Militares vem externar sua mais profunda indignação, com a perseguição odiosa, e informar que a assessoria jurídica tomará todas as providências em relação à campanha sórdida, difamatória e à situação de constrangimento moral a que tem sido vítima através de ações orquestradas por adversários meramente políticos.

Esclarecemos que a CABE é uma associação de direito privado, não recebe verba pública, nem qualquer subvenção do Estado e atende somente aos interesses dos próprios associados. E ainda, submete-se a processos periódicos de auditoria interna, que atestam a regularidade de suas contas, comprovados também em processos judiciais já tramitados no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – TJDFT.

As acusações veiculadas recentemente são as mesmas do início da gestão, rebatidas em outros processos, as quais levaram os adversários a sucessivas derrotas judiciais, em que se verificou apenas o interesse em tomar o poder, sem passar pelo processo democrático. Todas as ações judiciais impetradas, até o momento, foram julgadas improcedentes.

A direção da CABE, apesar das notícias inverídicas, descabidas e totalmente sem fundamento, reitera o compromisso com os associados e permanece confiante na Justiça, onde mais uma vez, provará a lisura dos seus atos.

Caixa Beneficente da PMDF



Entrevista: Blog do Poliglota

29 comentários:

  1. TU AGORA E JORNALISTA PARECER A PATRICIA POETA KKKKKKKK PARABÉNS PELO ESCLARECIMENTO MUITO BOM, ISSO MOSTRA QUE VC E CARA PARABÉNS POLIGLOTA .

    ResponderExcluir
  2. SOBRE A CABE QUEM TEM RESOLVER OS PROBLEMAS DESTA ASSOCIAÇÃO E NOS MESMO E PONTO FINAL , OLHA O QUE EU POSTEI OUTRO DIA E CABE E A ASPRA DEPOIS SERA O SEUS DIREITOS INDIVIDUAIS FIQUEM DE OLHO PM .

    ResponderExcluir
  3. CFSD 1995 - REFORMADO4 de novembro de 2014 08:12

    A gestão da CABE continua demonstrando incompetência.

    Se os dirigentes alegam inocência e seriedade, têm que ir à Record, Globo, Band, SBT, Correio etc, dar sua versão, exatamente onde os fatos tiveram maior publicidade.
    Com todo respeito, Poliglota, esclarecer ao público interno é importante, mas não é o suficiente, quando se trata de um fato que teve publicidade em toda a imprensa nacional, exatamente porque também a PCDF queria holofotes, postura bem diferente quando 50 integrantes da PC estavam sendo investigados por crimes graves que iam de extorsão a homicídio e até ameaças de homicídio a integrantes da corregedoria deles. DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS.
    Em 31/01/2008, o Correio, trouxe matéria com o título "TRAMA CRIMINOSA", onde informa que 50 PCsDF, acusados dos mais variados crimes de extorsão ao narcotráfico, planejavam assassinar delegados, que os investigavam. Inclusive fazendo ligações ameaçadoras, para os filhos adolescentes de delegados....
    Os fatos e as denúncias são confirmados pelo diretor da Divisão de Comunicação da Polícia Civil da época, cujo nome está na matéria.

    INFELIZMENTE, não achei o link do Correio Braziliense, porque é uma matéria que está disponível apenas para assinantes pesquisarem(não sei porquê), mas encontrei esses abaixo, que também foram postados(replicados) à época, em 31-01-2008:

    http://julianaweis.blogspot.com.br/2008/01/trama-criminosa.html

    http://www.fenapef.org.br/fenapef/noticia/index/11209

    http://miguellucena.zip.net/arch2008-01-27_2008-02-02.html - (aqui, a notícia está em meio a outras com o título "TRAMA CRIMINOSA")

    Não tenho a menor intenção de minorar as graves acusações que foram feitas à gestão da CABE, mas apenas mostrar como casos bem mais graves da PCDF são tratados com muito mais complacência e menor repercussão na mídia.
    Tenho certeza que quase ninguém na PMDF sabe desses fatos sobre nossa co-irmã, que está nessa matéria.

    AQUI, coloco apenas o 1º parágrafo da matéria sobre esse grave caso:

    "Banda podre
    Polícia do DF indicia 50 agentes e delegados
    Polícia aguarda mandado judicial para prender 50 agentes e delegados envolvidos em crimes diversos.

    Por: Correio Braziliense

    Pelo menos 50 agentes e delegados da Polícia Civil do Distrito Federal estão indiciados e prestes a serem expulsos da corporação e presos por crimes variados, que vão da extorsão ao narcotráfico. Eles são lotados em delegacias diferentes e acusados de praticar os delitos separadamente. Mas, ao saberem das punições administrativas, teriam se unido para se vingar dos policiais que os investigaram. Um plano para executar dois delegados da Corregedoria foi descoberto pelo Serviço de Inteligência da instituição, que ontem decidiu dar proteção especial às pessoas sob ameaça e familiares."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E DAÍ? O que eu tenho a ver com civil! Vai defender o seu amiguinho apóstolo!!!!
      Vc nem deve ser soldado!!! Deve ser Major por trás desse nome!!!

      Assim como a Cabe a PM faliu!!! Acorda!!!!

      Excluir
    2. CFSD 1995 - REFORMADO - 20055 de novembro de 2014 13:23

      Anônimo 4 de novembro de 2014 15:01,

      Não costumo responder gente da sua estirpe. Mas, vamos lá.

      Não sei se sabe ler, mas na minha "identificação" aqui, está bem claro: "CFSD 1995 - REFORMADO". Não, não sou oficial superior, nem intermediário. Infelizmente, mesmo tendo estudado e com a graça de Deus, ter deixado de ser soldado, cargo que exerci com muito orgulho, fui reformado por problemas de saúde, ainda em 2005, portanto, impossível ter chegado ao posto de Major.

      Parece que gente de seu quilate tem problemas com quem resolve estudar ao invés de ficar destilando ódio cego pelas redes sociais. Só lamento isso também.

      Quanto aos fatos em epígrafe, se vossa senhoria é incapaz de ler algo além do seu ódio inútil, só lamento, mas isso não leva a nada.

      Apenas pontuei que os atos, dependendo de quem os pratica, têm repercussão bem diferente, embora, eu acredite sim que a má gestão da CABE e a grave acusação de corrupção, embora igualmente graves, são bem diferentes de policiais civis acusados de homicídio, extorsão, narcotráfico e ameaça de morte aos seus próprios colegas que os investigavam.

      Leiam bem, seu analfabeto funcional, eu não fiz a defesa de nenhum oficial aqui, repito, apenas disse que casos até mais graves cometidos por membros de outra polícia tem menos repercussão.

      Excluir
  4. Se o patrimonio da CABE realmente pertence aos seus associados, por favor da-me minha parte ; sou sorcio desde 1974 e nunca me beneficiei de nada , o comprei no mercado paguei muito bem pago ; entao me informe os meus direitos como associado, porque nao sei e como eu ha muitos reformados -

    ResponderExcluir
  5. ~Mesmo que se explique na imprensa negando as acusações quem vai mesmo decidir se há ou não alguma irregularidade e a justiça até então só especulação. Ao explicar o empreendimento em caldas se for do jeito que está explicando parece que não foi um mau negócio. O certo mesmo é fazer uma auditoria rigorosa nas contas da Cabe e se houver alguma coisa errada que os culpados sejam rigorosamente punidos doa a quem doer. Essa cultura de se dar bem metendo a mão no dinheiro dos outros tem que acabar afinal o dinheiro da cabe não são dos seus diretores mas de todos associados. Agora no final se ficar constatado que foram denuncia falsas que os culpados sejam também punidos na forma da lei. Fazer denuncia sem provar é fácil.

    ResponderExcluir
  6. Quero ve o MP meter o ferro e expulsar todos esses bandidos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ACORDA GALERA, A CABE É UMA ENTIDADE PRIVADA E O MP NADA TEM A VER COM ESSA GUERRA, A NÃOS ER QUE ESTEJA EXTRAPOLANDO SUAS FUNÇÕES, O QUE NÃO DUVIDO KKKK

      Excluir
  7. CEL GILBERTO AS SUAS EXPLICACOES ME CONVENCERAM, AGORA ME EXPLIQUE OS MEUS DIREITOS COMO ASSOCIADO DA CABE ALEM DE COMPRAR NO MERCADO, COMER NO RESTORANTE E FAZER EMPRESTIMO -

    ResponderExcluir
  8. O patrimônio da cabe e nosso?então vamos vender e dividir a grana,tô precisando de dinheiro..kkkkkkkkkkl..urgente!!!kkkkkk

    ResponderExcluir
  9. TEM ELEIÇÕES ANO QUE VEM PARTICIPEM E PAREM DE CHORAMINGAR

    ResponderExcluir
  10. Senhores, a CABE vem descontando durante alguns meses R$ 18,10 em minha conta corrente, e R$18,10 no meu contracheque. Acho que terei que recorrer à justiça para rever meu dinheiro.

    ResponderExcluir
  11. QUANDO EU ESTAVA NA PINDAIBA, MAIS QUEBRADO QUE ARROZ DE TERCEITA; SEM DINHEIRO PARA FAZER AS COMPRAS DO MES, FOI A CA QUE



    QUANDO EU ESTAVA NA PINDAIBA, MAIS QUEBRADO QUE ARROZ DE TERCEIRA , FOI A CABE QUE ME SOCORREU, ERA ALI QUE EU FAZIA MINHAS COMPRAS DO MES ; POR ESSE MOTIVO E POR NAO SER INGRATO, POR NAO CUSPIR NO PRATO QUE COMO E QUE NAO QUERO VER A CABE DE PORTAS CERRADAS NEM A PMDF SENDO MACULADA POR PESSOAS SEM VERGONHAS QUE HORRAM A FARDA VESTE E NAO TEM ORGULHO DE SER PM ·



    ResponderExcluir
  12. Ta ganhando quanto para defender esse crápula? Poligrota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz questão de liberar esse comentário, o que nem precisaria pelo seu conteúdo, justamente para mostrar aos nobres colegas o nível de determinados elementos de nossa corporação.

      Sim, digo elemento porque esse é um “mau elemento”, uma exceção no seio de tantos profissionais, que não valoriza a si mesmo e ainda está sempre pronto para suas críticas carregadas de fel e frustrações.

      Pois bem cidadão, para sua decepção, se todos os meios de comunicações tivessem a credibilidade que nosso espaço conquistou, com certeza teríamos uma imprensa melhor e tudo isso graças a grande maioria de profissionais de segurança pública que se diferem de vossa pessoa. Não estou recebendo nada para divulgar notícias que são de interesse de nossa instituição e seus integrantes. Tenho a obrigação profissional de levá-la ao público, assim como todos deveriam fazê-lo. Você, como policial, deveria também estar preocupado com os últimos acontecimentos que, por coincidência, envolvem você também. Mas seu tempo deve ser precioso demais para gastá-lo com seus comentários “magníficos e altamente construtivos”.

      Tenha um bom dia, mas agradecemos sua presença em nosso espaço, pois a julgar por seu comentário em nada ela acrescenta ao nosso leitor.

      Poliglota...

      Excluir
    2. CFSD 1995 - REFORMADO - 20055 de novembro de 2014 13:33

      Poliglota,

      É lamentável termos em nosso ciclo elementos assim como esse "Anônimo 5 de novembro de 2014 06:41". É esse tipo que espalha boatos e difamações dentro da PMDF, ao menor sinal de insatisfação com algo ou alguém.

      Gente desse nível não consegue diferenciar o uso do seu espaço democrático para quem quer que seja se defender, mesmo que não acreditemos plenamente em alguém, mas é assim que um líder de sua envergadura deve se portar: democraticamente.

      Mesmo porque, até prova em contrário ou transitado em julgado de sentença penal condenatória, ou ainda processo administrativo findo, os acusados são inocentes. E é esse princípio constitucional que todos nós cobramos para não sermos previamente julgados pela imprensa etc, quando nos deparamos com ocorrências malsucedidas, por exemplo. Inclusive o anônimo já deve ter criticado julgamentos prévios de colegas ou dele mesmo. Mas quando se trata de outros, isso não importa.

      Excluir
    3. sendo assim deveria o senhor procurar os oficiais que começaram esta investigação, será que esta fala é realmente VERDADEIRA? um dos denunciantes foi ameaçado juntamente com sua família, refugiando-se fora do país. Acredito que Vossa Senhoria tenha tido a melhor das intenções, mas, isto que foi falado não é a verdade pura, veja que há todo momento o Adv. sopra no ouvido do Cel. A ideia de CALDAS NOVAS, é um projeto de um oficial da PMDF e não da CABE. Porque será que a empresa que foi contratada pela CABE para construção deste empreendimento em Caldas, tenha um capital de 200.000,00, pertence a esposa deste oficial, sendo esta um professora, que não tem conhecimento nenhum de engenharia? porque será que este oficial ganhou só pela ideia R$ 1.200.000,00 (hum milhão e duzentos mil reais ) a título de " taxa de sucesso"? A empresa de Goiânia, nunca prestou serviços para CABE, nunca recebeu um único centavo da CABE, senhores, o TC que foi o primeiro a denunciar os fatos, que esta sob proteção em outro país, pensava há época, naquele policial que como tantos, estão na pendenga, que precisa da Instituição CABE. Aguardem, muito esta sendo apurado e muitas surpresa ainda vão aparecer, Os Mandados de Busca ainda vão revelar muita coisa errada e esta senhor, com este Advogado ainda vão ter muito o que se defender;

      Excluir
    4. Nobre colega,

      Não estou aqui para polemizar, muito menos fazer qualquer investigação, pois isso cabe a justiça fazê-lo e creio que é o que ela está fazendo.

      Mas a contar por suas informações, deve saber muito bem o que está dizendo. Minha obrigação é levar a informação da maneira mais precisa possível. Se me convidaram para fazer a reportagem, jamais deixaria de fazê-lo.

      Agora deixo aqui o espaço aberto a qualquer um, repito, qualquer um, para que se desejarem se manifestem acerca dos fatos. Óbvio que com as devidas provas documentais que possa esclarecer melhor ainda aos milhares de associados da instituição.
      Se desejares, esteja à vontade. Basta mandar-me um e-mail.

      Grande abraço,

      Poliglota...

      Excluir
    5. CFSD 1995 - REFORMADO - 20057 de novembro de 2014 12:11

      Anônimo 6 de novembro de 2014 19:23,

      Infelizmente a vergonha é para a PMDF, uma vez que investigações internas não foram capazes de responsabilizar quem deveria, terceirizando assim competência interna para a PCDF e MP, tirando a oportunidade de mostrarmos que éramos uma instituição independente e que cortava na própria carne.
      Quando estava no serviço ativo, também ouvi muita coisa sobre má gestão na CABE. Desde empréstimos a quem não podia pagar, usando imóveis fantasmas como garantia, até o "enriquecimento" ilícito até mesmo de colegas praças, que tinham acesso a senha de liberação de empréstimos, que construíram ou compraram imóveis imponentes com o produto de maracutaias. MAS, ACHO QUE ERAM SÓ BOATOS, não é mesmo? COMO nunca vi nenhuma prova, então, até prova em contrário, são apenas boatos. E como há boatos na PMDF. Já vi muitos policiais terem a reputação destruída dentro da PMDF por causa de boatos, difamações etc.

      Excluir
  13. Eu não tenho a menor dúvida de que algo esteja acontecendo de errado na CABE e há muito tempo. Mas vamos aos fatos. Se conforme as declarações do Cel Gilberto de que a CABE está tendo lucros e não prejuízo, porque não enfrentar o sistema e fazer uma declaração pública nos horários nobres da TV? Seria interessante e provaria o quanto a entidade respeita seus associados. Outra, até que se prove o contrário ninguém pode ser considerado culpado. O Poliglota fez o que muitos blogs deveriam ter feito em vez de ficarem criticando as escondidas. Foi lá e entrevistou os donos da CABE, se falaram a verdade ou não a justiça é que vai decidir. Isso é informação responsável e não é a toa que é um dos blogs mais acessados de Brasília. Eu como PM me orgulho disso. O problema nosso é que somos ao mesmo tempo Juiz, Promotor e Advogados e julgamos sem antes mesmo darmos a oportunidade de defesa. A CABE é nossa e o que acontece com ela acontece conosco. Alguém tem dúvidas? Vai lá e veja quantos associados ela tem. São mais de 22 mil e se fosse tão merda assim acha que alguém estaria associado a ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CFSD 1995 - REFORMADO - 20056 de novembro de 2014 08:07

      Exatamente.

      Também penso isso. Explicar-se ao público interno é necessário, mas nem de longe é o bastante, em razão da espalhafatosa repercussão promovida pela PCDF junto à imprensa em nível nacional, o que ela não faz quando se trata de crimes até mais graves cometidos por integrantes da própria instituição, como pontuei acima sobre o que foi noticiado em 31-01-2008 pelo CORREIO.
      Ficou muito claro que a PCDF não se ateve ao seu papel constitucional de investigar((?) pegaram tudo mastigado), mas apelou para uma publicidade desnecessária, que em nada contribui para a apuração dos graves fatos, que, diga-se de passagem, foram entregues de mãos beijadas por denunciantes da própria PMDF ao MP, que repassou à PCDF para continuidade das apurações.

      Excluir
    2. OOOO recalque...
      Todos querem holofotes isso é obvio, seja na PCDF, PMDF, PF, PRF, MP...
      Não queira tampar a sujeira da PMDF com a sujeira de outras instituições.

      Excluir
    3. CFSD 1995 - REFORMADO - 20057 de novembro de 2014 12:19

      Anônimo 7 de novembro de 2014 00:56,

      Mentecapto, quem está querendo tapar sujeira com outra?

      Quem deve tem que pagar. Mas tem que dever de fato e tem que restar provado, e não apenas ter fatos noticiados baseados só em boatos.
      Apenas disse que a repercussão não é imparcial. Todos os fatos graves deveriam ter a mesma repercussão, independente de quem são os atores e a que instituição pertencem.

      Lembra do Caso NOVACAP? O Tenente que foi acusado de ter matado o jardineiro, e que o delegado do caso acusou espalhafatosamente na imprensa nacional como sendo o responsável por essa sandice, foi absolvido! Você não sabia? Pois é, ele foi absolvido em 2007. Alguém noticiou que ele era inocente depois de lutar por 08 anos contra uma investigação malfeita?

      FONTE: TJDFT
      "13/07/2007 - Caso NOVACAP: acusação contra Tenente Euzair considerada improcedente pelo juiz doTribunal do Júri"
      "Juiz entendeu não haver indicação suficiente de ser ele o autor dos disparos que matou o funcionário da NOVACAP"

      http://www2.tjdft.jus.br/noticias/noticia.asp?codigo=7640

      Excluir
    4. esse sd reformado ta parecendo puta que recebe com cheque sem fundos.......esquece a civíl e olhe pro seu umbigo,eles não estão nem ai para a gente...pqp !!!!

      Excluir
    5. CFSD 1995 - REFORMADO - 20058 de novembro de 2014 13:41

      Anônimo 7 de novembro de 2014 19:37,

      Você uma capacidade argumentativa muito rica, e por isso vai progredir bastante em sua carreira, certo?
      Inclusive, com sua capacidade ler e entender bem o que lê e contextualizar fatos, levará você a ser aprovado em outros concursos e deixará finalmente de ser um recalcado e oprimido, certo?

      Parabéns para o seu "enriquecedor" e "esclarecedor" argumento...

      Excluir
  14. EU TRABALHEI COM CEL GILBERTO E COM CEL GOUVEIA , AMBOS SAO HORRADOS E DE BOM CARACTER , SEMPRE TIVERAM UMA BOA RELACAO COM OS SEUS SUBORDINADOS CONHECO-OS DESTE DE QUE ERAM TENENTES E NAO CREIO TENHAM MUDADO DE CARACTER PASSANDO DE HONESTO PARA DESONESTOS SO PORQUE ASSUMIU A DIRETORIA DA CABE, ESTAO LA PORQUE OS ASSOCIADOS , NA SUA MALHORIA PRACAS OS ELEGERAM . VAMOS ESPERAR O FIM DESTA TRAMA ; PARA MIM E COISA DE POLITICA.

    ResponderExcluir
  15. parabéns pela reportagem, estou satisfeito com a explicação e continue com a boa administração a olhos vistos...

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com