terça-feira, 11 de novembro de 2014

Alexandre Garcia: “Agentes da lei são enfraquecidos pelas autoridades”

O jeitinho de driblar as leis só aumenta a insegurança porque a sensação é de que pouca gente é punida

É difícil ser punido no Brasil. A maior parte dos crimes não são solucionados. A maior parte dos criminosos não são julgados. A maior parte dos condenados não são presos. E a maior parte dos que acabam cumprindo pena têm um altíssimo índice de reincidência. Voltam a praticar o crime.

Temos uma guerra interna; 154 brasileiros são mortos por dia em assassinatos em que não estão computados os crimes de trânsito. E é o país do mundo onde mais policiais são mortos. Nosso modelo de segurança pública precisa ser revisto.

A responsabilidade tem que ser dos três entes federativos: União, estados e municípios. As drogas, que são o combustível da maior parte do crime, entram pelos vizinhos, como Bolívia, Colômbia, Paraguai, assim como as armas potentes dos bandidos.

Somos o maior consumidor de crack do mundo; o segundo de cocaína. E nós, brasileiros, ficamos olhando. Como nação, apoiamos a quem? Apoiamos a lei, ou desacreditamos na lei, na polícia?

Nos países do mundo desenvolvido, acreditam na polícia e nas leis. Nossas leis apoiam as vítimas? Garantem a punição aos bandidos? Nos Estados Unidos, o policial herói é tratado como herói. Aqui, não. É difícil ser policial neste país; policial por vocação, como a maioria. Os que dão a vida pela lei, pelos outros, essa é a maioria.

Aos que traem suas instituições, se desviam e viram bandidos. Neste país, agentes da lei são enfraquecidos pelas próprias autoridades - e não me refiro àqueles, que mesmo não sendo deuses, querem estar acima da lei. A propósito, quem está a serviço da lei precisa ser seu maior escravo. Do policial ao juiz.

Fonte: Portal Fenapef - Foto Fenapef - 11/11/2014

10 comentários:

  1. Esse texto do Alexandre Garcia retrata a demonstração do que os governos têm feito com a política de segurança pública no país.

    Quando um dos maiores críticos (a Imprensa), seja isolada ou conjuntamente, começa a deixar a crítica de lado e olhar o lado pessoal como sociedade que também são, é sinal claro de que a violência já bateu em todas as portas e que o SISTEMA é favorável ao seu não funcionamento.

    Mas a sociedade, como um todo e parte atingida nesse processo, deve se manifestar de maneira mais clara e objetiva. O Brasil é um dos pouquíssimos países no mundo onde um Sistema falho e obsoleto ainda resiste.

    A UNIFICAÇÃO com a implantação do CICLO COMPLETO seria a mais eficaz e eficiente solução.

    Se assim não for, continuaremos sendo apenas DADOS!

    Poliglota...

    ResponderExcluir
  2. Internet da rede pública de saúde cortada; Coleta de lixo suspensa; Ônibus da Pioneira, rodoviários em greve; UPAs sem Pediatras; Contratos com empresas sendo dado calote; Segurança caótica e povo sofrendo;
    O que esperar para 2015 com esse rombo que o PT de Agnulo estará deixando para o novo governador? Até o Daniel Lorota desmentiu o secretário de segurança dizendo que a situação da criminalidade é mais grave do que ele fala.Eitaaaa Brasilllllll

    ResponderExcluir
  3. COMO SER O PIOR GOVERNADOR DA HISTORIA DO DISTRITO FEDERAL
    O sentimento de cada cidadão que mora na capital de uma nação, além de ser absolutamente patriota, deveria ser a demonstração de amor incondicional à sua cidade e por ela externar seus cuidados zelando pelo patrimônio público e humano.

    O orgulho de dizer que mora no centro das decisões do país que afetam milhões de vidas, está muito longe de acontecer no Distrito Federal. Alguns inescrupulosos egoístas defendem em seus viciosos círculos, que Brasília deveria ser desligada do DF, justamente para não vincular e veicular ao resto do país e mundo, os altos índices de criminalidade e o pior de todos, a desigualdade social que muda drasticamente de uma cidade para outras.

    Ser governador da capital do país, significa carregar sob seus ombros a responsabilidade de tornar esta cidade um ícone de referência em qualidade de vida para todas as demais cidades Brasil afora. É trabalhar arduamente para que cada peça do quebra-cabeça seja encaixada com o mínimo de erros.

    A receita para ser um péssimo governador vai contrária a toda demonstração de amor que a cidade merece. O primeiro aspecto é pensar equivocadamente que terá governabilidade se tiver dos 24 deputados distritais, 21 na sua base. E para isso abrir mão de avaliar histórico de seus comandados e fatiar o bolo gigante, inclusive, colocando mais fermento, aumentando o número de cargos em comissão em troca de apoio.

    Soma-se ao primeiro aspecto, o fato de remanejar o recurso financeiro para setores que fogem das necessidades básicas de qualquer pessoa: saúde, segurança e educação. O gargalo que transforma o caixa positivo em negativo, está no interesse obscuro ou dependendo da ótica, explícito, em aplicar o dinheiro público em centenas de contratos emergenciais com empresas que foram doadoras em campanhas eleitorais, portanto, inexiste preocupação ao erário em virtude de compromissos que enojam àqueles que anseiam pelo respeito mútuo ao cidadão brasiliense e brasileiro.

    Para ser um péssimo governador, basta rejeitar a aproximação com o povo que o elegeu, mostrar que o novo caminho vai do nada a lugar algum, apontar o dinheiro público para outros locais longe da realidade das cidades, fatiar o governo com parlamentares em troca de apoio na aprovação dos projetos que beneficiam agentes externos e por fim, encerrar seu governo com a demonstração explícita e vexatória de que não ama sinceramente a cidade que é espelho para o resto do país, não ama Brasília e sua gente.

    Esdras Messias

    ResponderExcluir
  4. ENGRAÇADO É QUE A IMPRENSA COMPRADA NÃO METE O PAU NO GDF

    QUE APÓS PERDER AS ELEIÇÕES VEM DEIXANDO A CIDADE LARGADA

    SEM SAÚDE, TRANSPORTE,

    E AINDA MAIS O EFETIVO POLICIAL MILITAR ESTA TOTALMENTE MENOR

    DEPOIS QUE PRATICAMENTE EXTINGUIU-SE O SERVIÇO GRATIFICADO

    DOA A QUEM DOER

    ESTE TIPO DE POLICIAMENTO JÁ FAZ PARTE DA SEGURANÇA DE BRASÍLIA

    É MUITA COVARDIA COM A SOCIEDADE MEDÍOCRE QUE REELEGEU O PT PARA GOVERNAR O PAIS.

    PT SAUDAÇÕES NUNCA MAIS PELO MENOS NO DF

    ResponderExcluir
  5. Querem segurança? ..... querem saúde?.... querem educação?.... querem transporte?..... querem cidade limpa?....querem lazer?..... querem mobilidade?.... DESLOQUEM-SE AO ESTÁDIO NACIONAL MANÉ GARRINCHA PORQUE A VERBA DE TODO O DF FOI GASTA LÁ. fica a dica.

    ResponderExcluir
  6. DF TV,greve de garis,falta de leitos de u.t.i na rede publica do Distrito Federal,greve de motoristas de onibus,falta de medicamentos nas farmacias do governo,credores do gdf sem receber em alguns casos desde maio de 2014,internet da secretaria de saude cortada por falta de pagamento,aumento estrondoso da criminalidade na capital federal,estas são as noticias agora a noite aqui em Brasilia,ai eu pergunto,o que mais vira a acontecer?quais surpresas desagradaveis o desgoverno do pt reservou para a comunidade do DFpor não ter reeleito o sr Agnelo Queiroz?sera que daqui a 4 anos eles voltarão prometendo maravilhas novamente?sugestão,vendam o estadio de 2 bilhões de reais e paguem os credores,governador Agnelo pelo menos recupere sua dignidade.

    ResponderExcluir
  7. Segundo o doleiro Youssef, a ex-ministra e senadora Gleise Hoffmann recebeu 1 milhão de propina. E agora? Será que essa presidANTA terá condições de segurar essa?
    http://www.edsonsombra.com.br/post/sergio-machado-a-primeira-vitima-da-lava-jato20141111

    ResponderExcluir
  8. Se a própria imprensa está vendo que seu espaço está sendo invadido, é sinal de que nada vai bem. Alexandre Garcia sempre foi um centrado em seus comentários, mas acaba de demonstrar que a preocupação é geral. Quintais estão sendo invadidos e o controle está zerado. Apolícia trabalha, mas até onde lhe é peculiar, obrigatório. Quando a Classe Média Alta reclama, sinal de que algo está errado.

    ResponderExcluir
  9. BOM PESSOAL EU QUE NÃO TEM HAVER COM O TEMA MAS OUTRA CARREIRA SERÁ TRANSFORMADA EM AUDITOR É A AGEFIS!
    ASSIM COM O DETRAN, NÃO TENHAM DÚVIDA VÃO GOZAR DE ESTATOS E SEM SOBRA DE DÚVIDA O SALÁRIO IRÁ AUMENTAR!
    PARA OS QUE NÃO SABEM ESTA NOMENCLATURA É RESERVADA PARA PROFISSIONAIS QUE QUE EXCESSEM ATIVIDADES VOLTADAS PARA A CONTABILIDADE E ECONOMIA! O QUE NÃO É O CASO DELES!
    CAIA EM CIMA DELES MINISTERIO PUBLICO

    ResponderExcluir
  10. Kkkkkkkk...se o alexandre garcia ta preocupado com a segurança e defendedo o policial,e que o negocio ta feio então....agora que cairam na rwal??.

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com