sexta-feira, 17 de outubro de 2014

ENTENDA TARIFA FREJAT: ÔNIBUS A R$ 1

CANDIDATO APRESENTA PLANO PARA VIABILIZAR MOBILIDADE URBANA NO DF

O candidato ao Governo do Distrito Federal, Jofran Frejat, lançou na tarde desta quarta-feira, 15, programa popular que estabelece em R$ 1 o preço da passagem de ônibus em todo o DF — a Tarifa Frejat. Ela será instituída por decreto a partir de 1º de janeiro de 2015, após a vitória no 2º turno da eleição.

“Este projeto viabiliza o Distrito Federal. Porque efetivamente estimula o transporte público em detrimento do automóvel particular”, comentou Frejat, ao discutir o assunto com a coordenação da campanha. “Todos os estudos técnicos, inclusive o Plano Diretor da cidade, apontam que o DF vai parar antes de 2020 se continuar o ritmo atual da frota de carros particulares”, completou.

(Clique aqui para ver o vídeo sobre o projeto) 

A proposta chegou ao candidato ainda durante o 1º turno, na forma de uma carta manuscrita entregue por um morador da QNL, em Taguatinga. Este cidadão do DF chamou seu projeto de Catraca Livre. E propunha a implantação da tarifa zero em todos os ônibus.

A partir daí, Frejat aproveitou para idealizar algo que já lhe interessara desde as passeatas do movimento passe livre, em 2013. Formou um grupo de estudo com advogados, engenheiros de trânsito e especialistas em transportes. Eles se debruçaram sobre o tema por 22 dias. E apresentaram a minuta final do projeto no início desta semana.

A Tarifa Frejat funciona de forma simples: o GDF passa a arcar com uma parte maior da passagem paga pelos passageiros. O formato é semelhante ao usado nos restaurantes comunitários — criados durante o Governo Roriz e hoje instalados em 13 cidades do DF. 

Lá, cada refeição custa em torno de R$ 4. O usuário paga R$ 1 e o Estado arca com o restante. No caso dos ônibus, será a mesma coisa. 

Os cálculos do grupo de estudo estimam um aumento de 30% no número de usuários de ônibus a partir da implantação da Tarifa Frejat. Hoje, os usuários fazem 1,1 milhão de viagens diárias  — 605 mil pessoas vão para o Plano Piloto pela manhã e voltam às cidades à noite. Esse número crescerá para 1,4 milhão de viagens. 

O custo do sistema, que hoje é de R$ 90 milhões mensais, passará a R$ 112 milhões mensais. O ovo de colombo é a decisão política de fazer o Estado arcar com o valor, investindo diretamente no transporte público. 

O mecanismo para isso é simples. Há três fontes de onde o sistema se remunera:
1) vale-transporte;
2) subsídio a estudantes, idosos e deficientes;
3) bilhetes vendidos na catraca.

Nada muda em relação às duas primeiras fontes. Para que o usuário pague somente R$ 1 na catraca, a Tarifa Frejat, o GDF terá de tirar do bolso mais  R$ 36 milhões mensais aproximadamente. 

O dinheiro sairá da arrecadação com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Ou seja, os donos de carros particulares pagarão a conta de quem anda de ônibus. 

Atualmente, o GDF arrecada algo próximo de R$ 800 milhões por ano com o IPVA. Parte da receita bancará a tarifa de ônibus a R$ 1.

O plano será instituído por decreto. Nele, cria-se o Fundo do Transporte Coletivo, que receberá os recursos oriundos do IPVA para quitar o subsídio. De imediato, o GDF instará as empresas de ônibus a aumentarem a frota em 700 veículos. 

Fonte: http://www.frejat22df.com.br/3/Noticias/EntendaTarifaFrejatOnibusAR1_5654/

24 comentários:

  1. O CANDIDATO JOFRAN SE REUNIU COM PMDF E BMDF NA HIPICA HOLL AGORA DIA 14! AGORA TERÁ UMA REUNIÃO COM OS OFICIAIS SEGUNDO AGENDA DELE MENCIONADA HOJE DIA 17/10/2014, PELO JORNAL. FIQUEMOS DE OLHO E VEJAMOS QUE TANTA PROPOSTA É ESSA! TEMOS QUE VALER NOSSO VOTO QUE AGORA PRA ELES VALE OURO.

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  2. Simplesmente um programa eleitoreiro e apelativo, de quem sabe que já perdeu. Quem não lembra de 2010 quando num ato de desespero a então candidata Wesliam Roriz prometeu levar o metrô até Brazlândia, e depois para Planaltina e por último até a cidade natal do seu marido, Luiziãnia.?

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    1. Em 1998 Roriz prometeu os 28% aos professores, ganhou por uma margem escassa, e os professores.............ATÉ ONTEM estavam esperando.

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    2. BOA! PAPAI NOEL EXISTE!

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  3. CADÊ A TAL NOTICIA BOMBÁSTICA QUE O GORDINHO DISSE QUE IA SOLTAR? COMPRADO PELO EX-PATRÃO, FEZ CHANTAGEM PARA VOLTAR AO GABINETE E ENTREGAR PARENTES SEUS SER TORADA PELO DEPUTADINHO DE MERDA.

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  4. #UTILIDADEPUBLICA

    QUEM FAZ AS CONTAS VOTA NO FREJAT-22

    Eu fiz as contas e hoje quem utiliza 4 passagens pra trabalhar paga;

    R$ 3,00 x 4 passagens = R$ 12,00 por dia.
    R$ 60,00 por semana.
    R$ 240 por mês.
    R$ 2.880,00 por ano.

    Com o FREJAT-22
    R$ 1,00 x 4 passagens = R$ 4,00 por dia.
    R$ 20,00 por semana.
    R$ 80,00 por mês.
    R$ 960,00 por ano.

    Uma economia de R$ 1.920,00 ao ano.
    E durante o mandado do Frejat será uma economia de R$ 7.680,00!!!!

    Façam as contas!

    E a "concorrência" já disse que não dá, que não tem dinheiro...
    O que não dá é para ver um estádio que deveria custar 700mi e hoje custa 2bi e nem foi terminado ainda...
    Não dá pra fazer quando não se tem a experiência que o FREJAT-22 tem.

    E prova maior que as políticas à R$ 1,00 funcionam, são os restaurantes comunitários feitos pelo RORIZ que mesmo com à inflação em alta, continuam a anos alimentando diariamente famílias inteiras pagando apenas R$ 1,00!

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    1. Restaurantes comunitarios é totalmente diferente,porque a maioria dos alimentos são apreendidos sem procedência e doados para os restaurantes.E a tarifa a 1R$,vai tirar da saúde,educação,segurança,...

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  5. Conversando com um colega que já trabalhou na chefia de algumas empresas de transporte. Ele falou que é totalmente viável.

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  6. REESTRUTURAÇÃO DA PMDF QUE É BOM, NADA.

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  7. E quem recebe seu auxílio transporte e vende para completar sua renda deve estar muito feliz com esse papo. Só vcs mesmo pra acreditar nisso.

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  8. O que é preocupante é o fato dos OFICIAIS terem se encontrado com Rollemberg numa reunião de campanha.
    Isso é preocupante! Com toda a certeza irão apresentar o famigerado plano de cargos e salários elaborado por eles. E que só privilegiam eles, certamente!

    Não vejo um futuro esperançoso para nós policiais e bombeiros do DF.

    CB INEXISTENTE

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  9. A verdade é uma só e não adianta fugir dela. Para a PMDF não resta outra alternativa a não ser colocar o Frejat no Buriti Se ele não cumprir as promessas dele aí é só colocar em prática o que fizemos com AGNULO. Ninguém aguenta mais uma operação tartaruga ou legalidade, mas com certeza o próximo governador vai saber direitinho com quem está lidando. Começar um governo com uma manifestação e policiais é tudo que um governo não quer.

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  10. Se é Rollemberg ou Frejat no ano que vem não sei ,uma coisa sei, se não cumprir com a categoria o acordado ou não fizer uma restruturação decente vamos novamente ressucitar a tartaruga com força total..quem viver verá.

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    1. Perfeito: Fazemos todo o serviço sujo, e o aumento maior vai para os oficiais. Como têm praça inocente.

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    2. Concordo plenamente no amigo,se vier com esse plano dos oficiais, tartaruga neles.basta os gtop,rotan,bope,os operacionais pararem.....

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  11. PRATICAMENTE NÃO SENDO O FREJAT NO GOVERNO,A TARTARUGA VOLTA COM FORÇA, POIS O ROLEMBERG ENROLA, SÓ GOSTA DE OFICIAL, AÍ ELE VAI VÊ QUEM FAZ O SERVIÇO DE RUA NA MADRUGADA. OLHA BEM O QUE VAI ACONTECER, JÁ SOMOS HUMILHADOS DEMAIS.

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  12. VAMOS QUE VAMOS
    OLHA COM QUEM TUAS ANDA
    QUEM COORDENADOR DE CAMPANHA DE EMRROLABERG? ISSO E O PROBLEMA
    O TAL DE REGULFFE DIZ QUE PM FOLGA MUITO
    TURMA DO BEM FOI PARA LADA DE QUEM? EMRROLAMBER
    ENTAO SENHORES PRETEM A ATENÇÃO, OLHE QUEM ANDA COM QUEM

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  13. Entre Frejat e Rollemberg fico com a TARTARUGA, ô bichinho que incomoda, é ou não é AGNULU?

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  14. Ten Poliglota por que postam vídeo de passagem a 1 real e não postam a reunião na hípica? Também é importante que a população tomem conhecimento, se Frejat for eleito e não cumprir as promessas os PMS tem que voltar com a tartaruga o cagado ou seja toda a família !!!

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  15. Se é Rollemberg ou Frejat no ano que vem não sei ,uma coisa sei, se não cumprir com a categoria o acordado ou não fizer uma restruturação decente vamos novamente ressuscitar a tartaruga com força total..quem viver verá.

    NÃO VAMOS ACEITAR O PLANO SAFADO DOS QOPM E NEM O FIM DO CHOAEM!!!!

    CARREIRA UNICA COM 06 PATENTES JÁ!!!!
    A OPERAÇÃO TARTARUGA VAI VIM COM FORÇA TOTAL!!!

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  16. LENDO ESSA MATÉRIA SOBRE A DESONERAÇÃO NO BOLSO DO PASSAGEIRO DE TRANSPORTE PÚBLICO E TAMBÉM DE COMENTÁRIOS SOBRE O TEMA EM OUTROS ESPAÇOS ME VEIO UMA CONSTATAÇÃO: AS PESSOAS TÊM MEMÓRIA CURTA. ANO PASSADO ECLODIU UM DOS MAIORES MANIFESTOS NO PAÍS PREGANDO A BANDEIRA DA TARIFA ZERO, E QUANDO HOJE UM CANDIDATO PROPÕE ALGO MESMO QUE PRÓXIMO DE SE ATINGIR O QUE FOI PEDIDO NAS RUAS, AQUELES QUE SÃO OS MAIORES INTERESSADOS SÃO OS PRIMEIROS A REPRODUZIR A FALA DOS ADVERSÁRIOS DIZENDO QUE ISSO NÃO É POSSÍVEL, QUE A PROPOSTA É ELEITOREIRA. ORA, SE NÃO É POSSÍVEL ENTÃO POR QUE FORAM AS RUAS BRIGAR POR ISSO, "CASPITA"? BANDO DE HIPÓCRITAS! E QUEM GARANTE QUE ISSO NÃO SEJA POSSÍVEL? SE A QUESTÃO VOCÊS ESTÃO TRATANDO DE ELEITOREIRA, ENTÃO, POR QUE NÃO COBRAR DO OUTRO POSTULANTE AO GOVERNO UM ESTUDO DIZENDO QUE ISSO É INVIÁVEL? PORQUE SÓ DIZER NÃO E NÃO EXPLICAR O PORQUÊ NÃO BASTA. POR ISSO EU SOU A FAVOR QUE SE FAÇA UMA REFORMULAÇÃO RADICAL NAS MATÉRIAS MINISTRADAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. E UMA DELAS É A INTRODUÇÃO DE MÁTÉRIAS COMO CIÊNCIAS POLÍTICAS, CIDADANIA, ORÇAMENTO, ART. 5º DA CF ENTRE OUTRAS QUE PODERIA MUDAR UM POUCO ESSA IGNORÂNCIA INFERNAL QUE ASSOLA A POPULAÇÃO, POIS NÃO TEM O SENSO CRÍTICO DE DISCERNIR SE UMA AÇÃO OU PROPOSTA É CAPAZ DE SER POSTA EM PRÁTICA OU É APENAS MAIS UMA ENGANAÇÃO. SAIBA POVO QUE ASSIM COMO A SAÚDE, A EDUCAÇÃO E A SEGURANÇA O TRANSPORTE PÚBLICO TAMBÉM É UM DIREITO DO CIDADÃO E OBRIGAÇÃO DO ESTADO. ALIÁS, GRAÇAS A PÉSSIMA PRESTAÇÃO DELE IMPACTA SOBREMANEIRA NAS DEMAIS ÁREAS, POIS CONTRIBUI COM ATRASOS, COM RUAS ABARROTADAS DE CARROS GERANDO ENGARRAFAMENTOS E AUMENTO NA POLUIÇÃO, GERA O MAIOR NÚMERO DE ACIDENTES, AUMENTA O NÚMERO DE DOENÇAS PSICOLÓGICAS DEVIDO AO ALTO GRAU DE ESTRESSE, ALÉM DO SEU CUSTO PESAR NO BOLSO DOS USUÁRIOS DEVIDO AO ALTO PREÇO, ENTRE OUTROS FATORES. PORTANTO, SENDO POSSÍVEL A IMPLANTAÇÃO DE UM TRANSPORTE MAIS BARATO SUBSIDIADO PELO ESTADO OS PRÓPRIOS BENEFÍCIOS OBTIDOS PODERÃO BANCAR O SISTEMA, POIS O RETORNO AOS COFRES PÚBLICOS SERÁ QUASE QUE IMEDIATO, POIS REDUZIRÁ SOBREMANEIRA OS GASTOS EM CERTAS ÁREAS DEVIDO A ECONOMIA. SEM CONTAR QUE SOBRANDO MAIS DINHEIRO NO BOLSO DO USUÁRIO ELE SERÁ GASTO EM OUTROS QUADROS QUE NÃO SEJA APENAS TRANSPORTE, HAVENDO MAIS ROTATIVIDADE E DISTRIBUIÇÃO DA RENDA. JÁ LI ALGO QUE DIZ QUE PAÍS RICO E AQUELE QUE AS PESSOAS ANDAM DE TRANSPORTE PÚBLICO DE QUALIDADE E NÃO APENAS DE CARRO. PARABÉNS JOFRAN FREJAT PELA PROPOSITURA. TORÇO PARA QUE O SENHOR SEJA ELEITO E CALE OS CÉTICOS OU MALDOSOS.

    PRAÇA ATENTA

    AÉCIO 45 E FREJAT 22

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  17. BRINCADEIRA! PROMESSA AVILTANTE!

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  18. POSSO ESTA ERRADO, MAS ESSE DF O ANO QUE VEM, SE ESSE SENADOR GANHAR QUE NÃO DEU NEM BOLA PARA OS PRAÇAS NA ÉPOCA A TARTARUGA VAI SER FIRME EM 2015. QUEM VIVER VERÁ.

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  19. POLIGLOTA VC É O LIDER DA PM, NÃO VAI SE VENDER, VAMOS PRECISAR DE LIDERANÇA COMO VC, DE 2015 ATE 2018. CERTEZA PELO ANDAR DA CARROÇA, OS PRAÇAS JÁ SABEM , O QUE VAI ACONTECER

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