domingo, 28 de setembro de 2014

Sugestões para o Projeto de Reestruturação. DEIXE A SUA TAMBÉM!

Alguns dos pontos básicos que PRECISAM ser alterados no projeto de reestruturação proposto pelo comando:

1. Exigência de Bacharel em Direito para o cargo de Oficial da PMDF. Art. 5º §1º

A PMDF enfrenta graves problemas na área de gestão organizacional, dificuldade de executar os contratos administrativos, dificuldade de empenhar os recursos recebidos por falta de planejamento, falta de continuidade dos projetos iniciados. O que justificaria o Coronel Bacharel em Direito ser Comandante de uma Diretoria de Telemática ou Logística?

Não há qualquer estudo técnico que indique que os Gestores de qualquer Instituição, portadores do diploma de Bacharel em Direito são melhores capacitados para exercer tal função.

SUGESTÃO: NESSE SENTIDO, DEVE SE MANTER o nível superior em qualquer área do Conhecimento para o Ingresso em todos os QUADROS DA PMDF.

2. Criação do Quadro de Oficiais Policiais Militares Complementares (QOPMComp) mantendo o Quadro de Oficiais Policiais Militares Administrativos.(QOPMA) e Precedência Hierárquica dos Oficiais QOPM sobre estes.

Art. 37 e Art. 37 §2º

O QOPMA foi criado para possibilitar e privilegiar aqueles praças que dedicaram dois terços de sua carreira policial militar as atividades operacionais, mas que se prepararam intelectualmente e profissionalmente para exercer funções de chefia e comando e auxiliar os Oficiais Superiores na gestão da Instituição.

O QOPMCompl se trata de uma necessidade real da Instituição que carece de profissionais de áreas técnicas (Engenheiros, Pedagogos, Contadores, Advogados, etc..), acontece que esses profissionais podem ser selecionados entre os praças, que em sua esmagadora maioria já possui diploma de nível superior e já ingressam na PM com experiência profissional do mundo civil, pelo mesmo sistema de seleção dos os Oficiais QOPMA, concurso Interno.

A Proposta afirma que os Oficiais QOPM devam ter precedência hierárquica sobre os demais Oficiais, ou seja podemos ter um Oficial Engenheiro tendo que acatar decisões em sentido oposto da precisão de seus conhecimentos de outro Oficial de mesma patente, consubstanciando o fim de qualquer iniciativa que enalteça a meritocracia e a gestão por competência

SUGESTÃO: Manter o QOPMA mas com vagas especificas para determinadas áreas do Conhecimento de acordo com a demanda da Instituição e assim permitir a oportunidade dos Praças mais preparados possam participar do Processo Decisório da Instituição que servem.

3. Critérios de Promoção. Art. 50

A proposta de reestruturação extingue a promoção por Ato de Bravura, um benefício que era inerente aqueles policiais que desempenham seu serviço na rua enfrentando face a face a mais cruel criminalidade de nossa cidade. O ato de bravura resultava de ato não comum de coragem e audácia, que, ultrapassando os limites normais do cumprimento do dever, representa feito heroico indispensável ou relevante às operações policiais militares ou à sociedade, pelos resultados alcançados ou pelo exemplo positivo deles emanado.
SUGESTÃO: Incluir como critério de promoção o ato de bravura nos moldes do Art. 9º da Lei 12.086/09.

4. Processamento das Promoções e Inclusão no Quadro de Acesso(Art. 63 a 81). Ficha de Avaliação de Desempenho(Art. 82 a 91).

Esses são os pontos mais polêmicos e que podem gerar mais prejuízos para os Policiais Militares, tanto Praças como Oficiais.

O fim das avaliações como critério de promoção foi uma das maiores conquistas da Lei 12.086/09, todo policial militar sabe das injustiças e arbitrariedades que existiam quando a avaliação era utilizada como critério de promoção.

A proposta elaborada pelo o Comando da PMDF ressuscita esse método de avaliação e sob um manto que sugere objetividade nessas avaliações se esconde as maiores covardias que um Comandante pode submeter seus subordinados já que prevê critérios morais como requisitos de promoção, um descalabro, absurdo jurídico, já que o direito à ascensão profissional é garantido a todos os servidores públicos e não pode ficar nas mãos de apenas dois superiores hierárquicos.

Art. 65. Para ser promovido pelos critérios de antiguidade ou de merecimento, é indispensável que o policial militar esteja incluído no Quadro de Acesso.

Art. 66. Para o ingresso no Quadro de Acesso é necessário que o policial satisfaça as seguintes condições de acesso:
VI - alcançar pelo menos 60% no conjunto de critérios estabelecidos como necessários para os conceitos profissional e moral no âmbito da Corporação, conforme previsão no Capítulo XI desta Lei;

Entende-se desses artigos que a objetividade das avaliações passam longe e podem dar margem a perseguições políticas e pessoais maiores daquelas que já ocorrem na Instituição PMDF.

Art. 77. O policial não poderá constar em Quadro de Acesso quando:

I - for considerado não habilitado para o acesso, em caráter provisório, mediante decisão fundamentada da respectiva Comissão de Promoção, por ser, presumivelmente, incapaz de satisfazer ao critério estabelecido para o conceito moral da Corporação;

X - tenha sofrido mais de duas punições disciplinares por cometimento de transgressão de natureza grave ou quatro punições disciplinares, por cometimento de transgressão de natureza média nos últimos 3 (três) anos, considerada a equivalência de duas punições disciplinares por cometimento de transgressão de natureza média a uma punição disciplinar por cometimento de transgressão de natureza grave; e

XI - tenha sofrido punição disciplinar de mais de 10 (dez) dias por cometimento de transgressão de natureza grave, ou mais de 20 (vinte) dias por cometimento de transgressão de natureza média, cumulativos ou não, nos últimos 3 (três) anos, considerada a equivalência de 2 (dois) dias por cometimento de transgressão de natureza média a 1 (um) dia por cometimento de transgressão de natureza grave.

Esse talvez seja a maior EXCRESCÊNCIA JURÍDICA da proposta do Comando da PMDF, como submeter o direito a ascensão profissional, direito inerente a todos os servidores públicos a um critério PRESUMIVELMENTE MORAL de uma Comissão composta por Oficiais nomeados por um ente político (LEIA-SE: CMT GERAL, GOVERNADOR)? Além disso, as transgressões disciplinares aplicadas na PMDF , são regidas por um Regulamento do Exército,com possibilidades arbitrarias de punição,distante da realidade de uma Instituição que deve Preservar Vidas e Direitos Fundamentais e do ordenamento jurídico do Estado Democrático de Direito. Mas ainda assim, as transgressões disciplinares já tem o condão de reger a conduta dos integrantes da PMDF, qual sentido delas influenciarem na promoção do Policial?

Depreende-se do texto que a proposta pretende manter um controle político sobre as promoções dos policiais militares, ficamos imaginando, será que aquele Policial Militar que se manifestar contra algum ato do Governo ou do Cmt Geral terá seu direito a promoção garantido?.

Esse regime de controle politico e moral das policias é típico das ditaduras socialistas e repúblicas bolivarianas.

Art. 82. A avaliação de desempenho profissional dos policiais na efetividade de serviço será feita por instrumento de medida denominado Ficha Individual de Avaliação - FIA, visando assegurar uma justa progressão na carreira e uma correta gestão dos recursos humanos, designadamente quanto a:

I - estabelecimento de conceitos profissional e moral a serem observados quando do processamento das promoções;

Art. 84. A avaliação de desempenho profissional será realizada por 2 (dois) Oficiais, sendo um deles, em regra, o superior hierárquico imediato e o outro o Superintendente, Chefe, Diretor ou Comandante.

Art. 91. As normas para a execução do sistema de avaliação dos policiais da Polícia Militar do Distrito Federal serão regulamentadas por ato do Poder Executivo Federal mediante proposta do Comandante-Geral encaminhada pelo Governador do Distrito Federal, no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias a partir da publicação desta Lei.

SUGESTÃO: Criar um método de avaliação dos policiais com critérios puramente objetivos(nº de flagrantes apresentados, TAF, TAT (Tiro), Cursos de Especialização que possui, Redução da Taxa de Criminalidade da Região que seu Batalhão se encontra, etc...) e gratificar financeiramente os mais bem avaliados.

A qualidade dos serviços públicos prestados por seus agentes não depende de prejudicar a carreira de quem supostamente não presta um bom serviço, para isso os regulamentos disciplinares cumprem seu papel, mas sim de beneficiar adequadamente aqueles servidores que objetivamente prestam melhores serviços, criando um clima de competição positiva e colaborativa.

Esses critérios devem estar previstos em Lei, previstos em decretos ou portarias, perdem segurança jurídica e ficam nas mãos e nas cabeças dos Comandantes.

5. Tatuagens (Art. 109 §4º)

§ 4º Para ingresso e permanência nos diversos quadros da Corporação o candidato não poderá possuir tatuagem ou pintura em extensas áreas do corpo ou em partes expostas ao público quando do uso de uniformes militares de qualquer modalidade.
Os Tribunais já decidiram reiteradamente que dispositivos nesse sentido são incompatíveis com ordenamento jurídico brasileiro.

6. Atribuições do Conselho Superior (Art.20, inciso VII)

Art. 20. Incumbe ao Conselho Superior, no âmbito da Corporação, manifestar-se sobre:
VII - proposta referente à remuneração, a ser encaminhada ao Governador do Distrito Federal; e,

SUGESTÃO: Se o Conselho Superior vai se pronunciar a respeito de um assunto que vai afetar toda a família policial militar, não seria mais justo que fosse composto por um integrante de cada posto e graduação?

7. Fim da Graduação de Cadete - Fim da Graduação de Soldado 2ª Classe (Art. 45)

Art. 45. O policial militar a que se referem os arts. 43 e 44 frequentará o curso inicial da carreira como aluno, na condição de Aspirante-a-Oficial e será promovido ao posto de Segundo-Tenente após o cumprimento dos requisitos na graduação, independentemente da existência de vagas.

SUGESTÃO: Se a graduação de cadete irá acabar poder-se-ia conceder um tratamento isonômico à carreira dos praças, possibilitando que o Soldado já ingressasse como Primeira Classe e após o CFP ,viesse a ser promovido a Cabo.

Conseqüentemente diminuindo o tempo de obtenção do topo da carreira dos praças, outro ponto muito questionado pelos policiais militares.


Fonte: Sugestões enviadas via email por um leitor

81 comentários:

  1. A SUGESTÃO É A SEGUINTE:
    DESMILITARIZAÇÃO!!
    O QUE ADIANTA UMA LEI PÍFIA SE DAQUI A POUCO ESTAREMOS ESTACIONADOS NOVAMENTE E QUERENDO EQUIPARAÇÃO COM AS DEMAIS CATEGORIAS E OS GOVERNOS VIRAM AS COSTAS PARA AS CATEGORIAS???
    OS EXEMPLOS DE CATEGORIAS NÃO MILITARIZADAS ESTÃO A OLHOS VISTOS E INCLUSIVE CERTAS ABERRAÇÕES ESTRUTURAIS DE CARREIRAS COMO É O CASO DOS "AUDITORES DE TRANSITO"!
    A DESMILITARIZAÇÃO É A SOLUÇÃO TODA A CARREIRA DO PM E BM!
    VAMOS NOS VINCULAR AO RJU GARANTINDO NOSSA ESTABILIDADE, O DIREITO DE GREVE, NÃO SERMOS TRATADOS COMO BANDIDO, DIRETOS CONSTITUCIONAIS, ASSEGURAR DIREITO PREVIDENCIÁRIO PARA O QUE JÁ ESTÃO, ETC.
    VAMOS PENSAR EM UM PROJETO GRANDIOSO E DURADOURO PARA AS CORPORAÇÕES, MEUS CAROS POLICIAIS E BOMBEIROS, NÃO APENAS PARA A NOSSA MANGA OU OMBRO!
    O QUE ADIANTA UM OU DUAS PROMOÇÕES, FALSO STATUS E OUTRAS CATEGORIAS ESTÃO ANOS LUZ A NOSSA FRENTE, POIS TIVERAM A VISÃO E A CONFIRMAÇÃO CHAMADA CONTRA-CHEQUE!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então tá, vou sugerir também:

      Eis minha sugestão para o novo projeto da reestruturação

      10 anos Soldado
      15 anos Sargento
      30 anos Sub-Tenente
      EXTINÇÃO DE TODOS OS QUADROS DE QOPM, QOPME, QOPMM E CAPELÃO!
      SUGESTÃO: VAI TRABALHAR E PARA DE FICAR NO COMPUTADOR ! SE NÃO ESTÁ SATISFEITO PEDE BAIXA

      Excluir
    2. Isso é trabalho e dedicação. Vc não reconhece pq não deve ser afeto a isso. Agora, pegue a sua inveja e o seu veneno e vá cuidar da sua vida, pq a presença de Deus na vida de pessoas iluminadas como o Poliglota neutraliza toda energia ruim que podem vir de uma pessoa infeliz como vc.
      Poliglota, Deus te abençoe!!!

      "Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido."
      Sl 84,9

      Frejat 22
      Gim 144
      Cb Robertson 1719
      POLIGLOTA 25190

      Excluir
  2. Então tá, vou sugerir também:

    Eis minha sugestão para o novo projeto da reestruturação

    04 anos Soldado
    04 anos Sargento
    04 anos Sub-Tenente
    04 anos Tenente
    04 anos Capitão
    04 anos Major
    04 anos Ten Cel
    02 anos Cel

    Agora para o dia 05 sugiro também:

    MARINA 40
    FREJAT 22
    GIM 144
    POLIGLOTA 25190

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vcs tao maluco em votar na marina ela e cria do pt pelo or de Deus pessoal aprendam a votar

      Excluir
    2. vota na Dilma então,Marina 40 pela melhora desse país

      Excluir
    3. cara esse é o meu sonho, imagine iniciar soldado e ser coronel, eu sei que é possível mas a luta será longa e árdua, mas é possível. muitos estudariam e teríamos policiais motivados.

      Excluir
  3. Nobres colegas,

    Está se aproximando o dia da decisão final sobre quem queremos e o que queremos para os integrantes de nossas instituições PMDF e CBMDF. Dia 05 próximo, em apenas alguns minutos, estaremos decidindo nosso futuro e o de nossa capital para os próximos 4 anos.

    Não sabemos o que as urnas nos revelarão, mas temos uma certeza: Precisaremos ter nossos representantes. E torcemos para que ele seja aquele que se comprometeu desde o início com as categorias, que não se desviou de sua conduta e que respeitou seus adversários políticos, fazendo uma campanha limpa e honesta.

    O momento é de pura reflexão! Não queremos colocar nos representando pessoas que não souberam honrar a farda e respeitar seus superiores, pares, subordinados e principalmente seus adversários. Desejamos sim ter como nossa voz aquele que apresentou projetos e propostas, que lutou demasiadamente para tentar resgatar a auto estima de policiais e bombeiros, que não traiu as categorias e tão pouco se aliou a governo e partidos que nos execraram e nos taxaram de INEXISTENTES. Que não foram protagonistas de discursos vazios e retórica chula e que em vez de se preocuparem com a coletividade e as nossas necessidades, acharam melhor atacar adversários e irmãos de farda que buscam melhorias para as classes.

    Neste domingo 05 de outubro, será o grande dia para nós policiais e bombeiros. Um momento de decisão para o nosso país, nossa cidade e de grande responsabilidade para cada um de nós. Para mim, mais importante do que o candidato é o processo de escolha. Ter valores é fundamental.

    Não sei qual será sua decisão frente às urnas, mas posso lhe dar a sugestão de responder quatro perguntinhas que talvez possa te ajudar a se decidir e que me foram enviadas por um amigo psiquiatra:
    1- Para qual candidato eu confiaria o meu negócio por três meses e ele me devolveria com lucro?
    2- Qual candidato eu escolheria para cuidar e educar os meus filhos?
    3- Para qual emprestaria dinheiro de olhos fechados, com a tranqüilidade de que receberia de volta?
    4- Qual candidato eu hospedaria na minha casa, junto com a minha família, por um período de três meses?

    Se todas as respostas indicarem o mesmo candidato, você estará fazendo a escolha certa. Caso contrário, reflita, pesquise e avalie melhor.

    Talvez você esteja se perguntando porque gastar tempo com isso se, no fim das contas, vai ser tudo igual. Saiba que a sua atitude pode mudar tudo. O seu movimento de parar, pensar e refletir pode transformar nosso país pelos próximos quatro anos. Procure fazer o certo, mesmo quando ninguém mais parece se importar. Sua atitude pode fazer a diferença. Então aceite o desafio de analisar melhor e faça a sua escolha. Afinal, nós somos os responsáveis por todos os nossos próximos comandantes.

    Grande abraço,

    Poliglota25190...

    ResponderExcluir
  4. Sugestão
    Aqueles que têm direito a LE , poderão converter em pecúnia

    ResponderExcluir
  5. A minha sugestão é trabalharmos intensamente,esse última semana,para angariarmos votos para o Frejat,Gím e Poliglota.Esse seria o melhor começo da nossa reestruturação.


    Cabo 73 mil.



    ResponderExcluir
  6. Pq a Marina é contra a maioridade penal aos 16 anos de idade ? Os tempos são outros , crianças não brincam mais de biloca , pião , etc ; Será que não percebem que a humanidade " brasileira " evoluiu ?

    ResponderExcluir
  7. ESSA SEMANA EM SAMAMBAIA UMA CAPITÃO DO BOPE LEVOU 02 SGT E SUBTENENTE PRESOS PARA CORREGEDORIA SOB A ALEGAÇÃO DE EMBRIAGUÊZ, NO IML DEU NEGATIVO, NÃO FORAM AUTUADOS, E OS PRESOS JA ESTÃO COM ADVOGADOS PELO VEXAME e pelo ABUSO DE AUTORIDADE.

    ResponderExcluir
  8. Vamos dia 5 votar em POLIGLOTA 25190, e no dia 1 de Janeiro ele será DIPLOMADO e no dia seguinte haverá a maior ASSEMBLÉIA da historia das Corporações PMS e BMS do DF para seguirmos as diretrizes das Corporações PELO ENTÃO DEPUTADO POLIGLOTA.

    ResponderExcluir
  9. Eles (***) querem que ao ingressar no quadro de oficias, que tenham o curso de Direito para que possam usar o conhecimento na área do Direito para punir as Praças e nada mais! Esses (***) querem é receber iguais aos desembargadores do DF. Espertinhos esses oficiais!!! Se realmente tivessem interesse de beneficiar as duas Classes(Praças e Oficiais,)eles colocariam as promoções de 03 em 03 anos independentes de vagas.(assim as Praças estariam no topo de carreira aos 15 anos) transformando o salário em subsídio e também em porcentagem em relação ao Coronel.Assim as Praças estariam no topo de carreira aos 15 anos. Exemplo: Soldado 2ª Classe 25% do salário do Coronel, Sd 40%, CB 45 %, 3ºSGT 50% 2º SGT 55%, 1º SGT 60%, ST 70%, Cadetes (1º, 2º e 3º ano 25,30 e 35%) Asp 40% 2 Ten 75%, 1º Ten 80% Cap 85%, Maj 90% TC 95%. Assim toda vez que um recebesse aumento os outros automaticamente receberiam. Agora os coronéis querem tudo para eles, menos trabalharem na rua. Brincadeira isso! Estão querendo receber igual aos desembargadores, a exemplo de outros Estados! Esses oficiais pensam que os nossos salários saem do bolso deles e por isso eles não querem que tenhamos um salário digno! Só pode ser! Só eles é que podem dar o mínimo de conforto para seus entes?

    ResponderExcluir
  10. RESTRUTURAÇÃO SO FALO DEPOIS DO DIA 05 DE OUTUBRO, VAI DEPENDER DO NOVO GOVERNADOR DO DF QUE NAO SERA DO PT .
    1- SE VCS PM E BMS QUEREM O RDE NO LOMBO POR MAIS 4 ANOS, VOTEM EM AGNELO, PATRICIO E SEU COLIGADOS.
    2- SE QUISEREM FICAR ESCRAVIZADOS NO SVG, NOS BICOS DA VIDA VOTEM EM AGNELO E PATRICIO E SEUS COLIGADOS.
    3- SE QUISEREM VCS FICAREM MAIS QUATRO NOS NA MAO DOS GERENTES DO BRB E PEDIDO EMPRÉSTIMO NO BMG ,VOTEM NO PT E SUAS COLIGAÇÕES
    4- SE VCS QUISEREM VER SEUS AMIGOS PRESOS POR REIVINDICAR MELHORES SALARIOS PARA A NOSSA INSTITUIÇÃO VOTEM NO PT
    5- SE QUISEREM FICAR SENDO PERSEGUIDO PELA RECORD, GLOBO E ALGUNS JORNAIS QUE NAO SERVEM NEM PARA LIMPAR CU VOTEM NO PT E SUA TURMA DO BEM.
    6- SE VCS QUEREM ESTE PESSOAL QUE ESTA NO COMANDO DA NOSSA INSTITUIÇÃO MAIS QUATRO ANOS, VOTEM EM AGNELO E PATRÍCIO.
    7- SE VCS QUISEREM GANHAR MORADIA NOS CEMITÉRIOS DO DF, VOTEM NO PT . ESTE ATUAL GOVERNO NAO DEU UMA SO MORADIA PARA PM E BMS.
    8- SE VCS QUEREM DESUNIÃO ESTRE PRACAS E OFICIAIS E QUER VER NOSSA INSTITUIÇAO DIVIDIDA VOTEM NO PT.
    9--SE VCS QUEREM MAIS TREZE PROMESSAS DE AGNELO VOTEM NO PT.
    10- SE VCS QUEREM UMA RESTRUTURAÇÃO FANTASMA DE AGNELO E PATRICIO VOTEM NELES.
    11- SE VCS QUEREM VIVER MAIS QUATRO ANOS COM PORTARIAS ABSURDAS VOTEM NO PT
    12- SE VCS QUEREM VIVER PARADOS NO TEMPO, ENQUANTO OUTRAS CATEGORIAS SE DAO BEM, VOTEM NO PT E SEU COLIGADOS .13- SE VCS ESTIVEREM SATISFEITOS COM O PT VOTEM NELE.

    - AGORA AMIGOS SE VCS QUEREM MUDANÇAS NA NOSSA CORPORAÇÃO, SEREM OUVIDOS E SE PARTICIPATIVOS VOTEM EM OUTROS CANDIDATOS.
    - E HORA DE MUDANÇAS PESSEM NA SUA FAMILIA NO SEU FUTURO .
    - NOSSO CORPORAÇÃO E VERDADEIRA TURMA DO BEM.
    - TEMOS QUE VOLTAR ATE ORGULHO DE SERVIR A POPULAÇÃO DO DF.
    - TEMOS QUE VOLTAR SERVIR COM AMOR NOSSA GLORIOSA POLICIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL.
    - TEMOS QUE VOLTAR A TER ORGULHO DE VESTIR ESTA FARDA.
    - TEMOS QUE VOLTAR A TER ORGULHO DE NOSSOS OFICIAIS E PRACAS DE UMA CORPORAÇÃO COM MAIS DE 200 ANOS.
    - TEMOS QUE VOLTAR A TER BRILHOS NOS OLHOS ,VOLTAR A TER MOTIVAÇÃO PARA SERVER COM AMOR A NOSSO PUBLICO ALVO QUE A NOSSA POPULAÇÃO

    ResponderExcluir
  11. Somos escravos libertos dos dias atuais. Homens livres, porém sem direitos.

    ResponderExcluir
  12. Criar uma gratificação para os inativos que ganham menos que os ativos atualmente.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Poliglota estamos firmes no proposito da sua Candidatura e de mudanças na PMDF, como já falado anteriormente os pontos apresentados nessa REESTRUTURAÇÃO são muito polêmicos e trazem com certeza uma divisão ainda maior dentro da Instituição. Não seria o momento de tentarmos melhorias igualitárias em todos os níveis? Mas infelizmente o tal egoísmo continua imperando...
    1.Por quê o QOPM tem que ter precedência sobre os demais quadros?
    2.Por quê houve aumento de vagas dos QOPMs? Extinção de quadros?
    3.Por quê as promoções das Praças não pode ser de 03 em 03 anos?
    4. Por quê não pode haver uma ampliação do quadro QOPMA? Com maior número de vagas, no molde dos QOPMs.
    5. Por quê hoje existe está divisão tão intensa e descabida?

    Na palavra de DEUS diz que um reino dividido contra ele mesmo não subsistirá ...

    ResponderExcluir
  14. Não considero adequada a avaliação para promoção, principalmente com elementos subjetivos. Acredito que ascensão funcional é inerente a carreira, direito do militar do estado, uma recompensa pelos anos dedicados exclusivamente a instituição. A ficha de avaliação não passa de um mecanismo a mais de controle da vida profissional e pessoal do policial, seria um elemento de injustiça, pois por fatos singulares toda a vida profissional do policial poderia ser atrasada. Peço a você poliglota se eleito que lute contra esse tipo de mecanismo.

    ResponderExcluir
  15. DISCORDO APENAS DO REQUISITO AO QOPMA. ORA, SE A IDÉIA PRINCIPAL É PRIVILEGIAR, COM TODA RAZÃO, OS ST, QUE, EM TESE SÃO ANTIGOS, ´JÁ ESTÃO PRÓXIMOS Á IREM PARA A R.R. NÃO SE JUSTIFICA IMPOR QUE SEJAM INDICADOS POLICIAIS COM FORMAÇÕES ESPECÍFICAS, UMA VEZ QUE O QOPMA DEVE SER UM QUADRO QUE TENHA MAIOR FLUIDEZ PARA QUE AS DEMAIS GRADUAÇÕES ASCENDAM E DESTA FORMA, SE ENTRAR UM POLICIAL QUE TENHA 12 ANOS AINDA PARA PERMANECER NA PM TRAVARÁ TUDO. ME DESCULPE, CASO NÃO TENHA SIDO ESSA A IDÉIA, MAS APENAS PARA O QUADRO COMPLEMENTAR, MAS SE FOR PARA O ATUAL CHOAEM, NÃO CONCORDO E PENSO QUE O MAIS JUSTO SERIA APENAS POR ANTIGUIDADE (DEVIDO À FLUIDEZ) OU MESMO A QUE O COMANDO PROPÔS, OU SEJA, 50% ANTIGUIDADE E 50% CONCURSO, APENAS PARA OS ST. É MINHA OPINIÃO, APENAS, MESMO NÃO SENDO ST.

    ResponderExcluir
  16. Eu acho que o bacharel em direito deveria ser cobrado não só para oficiais como para praças também. Hoje perde-se muito tempo no curso de formação com matérias jurídicas. Se todos os candidatos fossem bacharéis poderíamos ter um curso mais curto e voltado para complementação da atividade policial. O policial nada mais é do que um operador do Direito e não basta ter o mero conhecimento do direito, mas sobretudo o raciocínio jurídico, o que o concurseiro não tem. Com relação aos oficiais, não vejo problema de se cobrar o curso de direito e formatar o CFO com matérias do curso de administração, logística e gestão de recursos humanos, é mais fácil ensinar um operador do Direito a Administrar do que ensinar um teólogo ou um geógrafo o direito e a administração. A execução de contratos administrativos, o empenho de recursos, execução dos projetos não tem a ver somente com administração, mas com o conhecimento da legislação, interpretação de cláusula contratuais, etc. Acho que cobrar o curso de Direito é nivelar por cima: A PF, a PC, os Tribunais, o MP e outras carreiras são "administradas" por bacharéis em direito e vão muito bem, obrigado. Outro argumento é que em uma eventual unificação teríamos paridade entre oficiais e delegados e agentes e praças. Os agentes estão pleiteando serem chamados de "oficiais de investigação" para quando unificar buscarem a paridade com os oficiais da PM. Assim, ficariam os delegados no topo ou teriam uma carreira própria (bachareis em direito), os oficiais da PM e agentes (gestão e investigação) em um nível intermediário e os praças (execução) na terceira categoria. Em que pese a previsão do curso de direito ser para os oficiais, o status da PMDF se elevaria como um todo. Como disse o CMT geral e eu concordo, "é melhor ser 3º reserva do barcelona do que o craque do brasiliense"

    ResponderExcluir
  17. A minha opinião e sugestão é que já que a desmilitarização ainda é algo que poderá acontecer, faço a seguinte proposta: 5 sd/cb, 5 cb/3sgt, 5 3sgt/2sgt, 5 2sgt/1sgt, 5 1sgt/st, igual a 25 anos de carreira.
    Com isso o policial passará por todas as graduações do quadro de praças.O policial terá a chance de progredir ao posto deTEN QOA, na sua antiguidade, porém, se nos ultimos 5 anos não chegar lá, poderá ficar mais 5 anos de acordo com a legislação, provavelmente chegará, e pode-se estudar uma forma de concurso também. Enquanto isso, teremos o posto/graduação acima na reserva, garantindo a promoção. Outro fato que chama a atenção é justamente o seu argumento TEN Poliglota, precisamos sim de futuros administradores Oficiais, especialistas em todas as áreas, ou seja:Direito, Economia, Médicos, Dentistas,Veterinários, Psicólogos, Jornalistas, Poliglotas, e outros... Precisa ser concurso para oficiais e praças em tais formações, porque se não perderemos muito, não se pode colocar um cavalariço para comandar a Ditel, por exemplo. Um caminho que seria o ideal, como sugestão, ja que os policiais em sua maioria hoje, são formados, porque não a entrada única? Temos hoje policiais formados dando palestras e pareceres e aulas e outras, em vários setores da PM. Acredito que como o tempo esta passando, teos que decidi logo e fazer acontecer a proposta, depois, brigamos ano que vem. Um abraço, 1 sgt antigo.

    ResponderExcluir
  18. Se o militarismo fosse bom todas as instituições seriam militares!!!! PGR,TCU, CÂMARA, SENADO, MINISTÉRIO PÚBLICO….

    O MP MILITAR ESTÁ PARA SER EXTINTO, POIS É CARO, ONEROSO E NÃO FAZ NADA! SÃO 600 PROCESSOS POR ANO E UM GASTO MILIONÁRIO!!! O CNJ considera os juízes auditores (militares) verdadeiros marajás que não fazem NADA, porque um juiz na justiça comum analisa milhares de processos!!!

    O militarismo é a pior forma de administração que existe! É o militarismo em detrimento do respeito e da dignidade!

    A hierarquia e a disciplina é sinônimo de submissão e humilhação! É o treinamento militar em detrimento do treinamento policial!!!! O COE come até vômito (não precisa falar mais nada)!!!

    Esse sistema porco e arcaico só beneficia os oficiais! Principalmente em Brasília onde esses sanguessugas não fazem nada! NUNCA VI UM OFICIAL PRENDENDO BANDIDO EM BRASÍLIA!

    O que é ser militar? R: Fazer a barba, continência, marchar e cantar hinos militares (isso em Brasilia). Você não precisa trabalhar, mas precisa ser Militar!!! É isso que a sociedade espera de um policial?

    Quem é o cidadão? O PAISANO (cidadão inimigo do PM – é isso que aprendi no curso com os aspirantes da academia)!!!

    -- AGORA TEREMOS QUE CHAMAR OS OFICIAIS QOPM DE VOSSA EXCELÊNCIA
    -- O COMANDANTE QUER ASSUMIR O PAPEL DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA E LEGISLAR
    -- E APOSENTAR NO MÁXIMO SUBTENENTE!!!

    ISSO É PIADA!!!! ESSE PLANO É UMA ABERRAÇÃO JURÍDICA!
    VAMOS DIZER NÃO E MOSTRAR A NOSSA FORÇA!!!

    NÓS EM BRASÍLIA SOMOS A FAVOR DA PEC 51!!!!
    AVANTE POLIGLOTA!!!

    ResponderExcluir
  19. Um texto claro e objetivo sem dezenas de artigos

    Não há critérios subjetivos para ingressar no Quadro de acesso

    Reconhecimento da carreira como de nível superior e de complexidade técnica;

    Estabilidade da praça aos 3 anos de efetivo serviço

    Cria a gratificação de titulação acadêmica;

    Passa o serviço voluntário para 06 horas

    Cria a promoção por merecimento aos praças com mais de 25 anos de serviço

    Promoções de praças independente de vagas com interstício de 3 anos, aproveitando o tempo do antigo.

    Faz a equivalência de cursos

    Unifica os valores dos auxílios natalidade e fardamento.

    Cria o posto de Tenente-Coronel QOPMA

    Faz a correção em relação a morte ficta.

    ENQUADRA OS POLICIAIS QUE JÁ TEM OS INTERTICIOS CUMPRIDOS NAS SUAS RESPECTIVAS GRADUAÇÕES. OU SEJA QUEM JA TEM ...14...15...

    -- 15 anos subtenente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SUB TEN passa pra reserva no posto de 2°TEN .

      Excluir
  20. Nobres colegas, dia 05 de outubro, domingo que vem, é chegada a hora de todos os Policiais e Bombeiros Militares que foram humilhados, massacrados, enganados, traídos e esquecidos por esse governo INCOMPETENTE, MENTIROSO, INÚTIL E TRAIDOR, repito, é chegada a hora de dar o TROCO nesses cretinos. Ao chegar em frente a urna eletrônica lembrem-se de tudo que passaram nesses 04 anos de DESgoverno, das prisões arbitrárias determinadas aos nossos colegas que apenas cobravam as 13 promessas feitas e não cumpridas por esses cretinos do GDF. Lembrem-se do arrocho, das transferências injustas de unidades de vários colegas como punição, transferências estas determinadas pelo EX-CABO TRAIDOR MOR e por um certo REI DA SELVA. Não esqueçam também daqueles que hoje são candidatos, mas que a bem pouco tempo mamavam nas tetas desse governo em suas Administrações Regionais, nas Secretarias do GDF, na CLDF, no conforto das belas salas com ar condicionado, com suas gordas gratificações, enquanto a maioria queimava a cabeça no sol da Praça do Buriti, na Esplanada dos Ministérios e na Praça do Relógio cobrando as promessas desse DESgoverno e tentando uma melhoria para nós e nossas famílias. Lembrem-se de tudo isso nobres colegas e, depois disso, DEPOSITEM SEUS VOTOS. Cabe a todos nós mostrarmos a força que temos e que esse LIXO DE GOVERNO desprezou. Eu ST 1996, votarei em: MARINA 40, FREJAT 22, GIM 144, POLIGLOTA 25190. Ainda não tenho candidato a Deputado Federal.
    Um abraço a todos e feliz eleição.
    ST 1996

    ResponderExcluir
  21. geová disse : com exceção da readaptação, nada foi sugerido para os pms que estão no expediente por motivo de doenças adversas que trabalham com dificuldades físicas, psicológicas e locomotivas.

    ResponderExcluir
  22. Nobres colegas,

    Desculpem a demora na liberação dos comentários, mas é reta final. Dia cheio e muitas conquistas, graças a Deus.

    Um recado aos desavisados: Não insistam com comentários de desânimo e denegrindo nossa imagem, simplesmente não liberaremos. A luta é grande e o que me deixa mais decepcionado é ver que nossos piores inimigos estão aqui dentro.

    A luta é para todos. Vamos nos unir e seguir em frente. Basta isso.

    Abraços,

    Poliglota251190...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Votarei no SENHOR! Praça véi!

      Excluir
  23. Poliglota uma coisa eu sei temos que criar uma gratificação Urgente para os Inativos, pois os mesmos estão amargando uma perca salarial Monstruosa, a coisa esta feia conto com a sua compreensão e dos nobres colegas de farda!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Tudo caminha para a eleição do Poliglota. Parece que a polícia acordou, ninguém mais se deixa ser enganado. Foram 3 meses de ataques ao Poliglota que em nada resultaram porque a ética e a moral prevaleceram. Criaram Chapões, tentaram desqualificá-lo e ele permaneceu como iniciou: Sereno e sóbrio. Estou feliz porque meus votos serão bem dados e de minha família também. Caíram os falsos moralistas e aqueles que achavam que somos idiotas.Poliglota, só te peço que seja você e nada mais.Honre o que lhe daremos.Se Deus quiser daqui a quatro anos estaremos colocando você na Camara Federal.Você merece por tudo que fez pela tropa,por mais que tenham tentado desqualificá-lo.Sou Poliglota 25190, GIM 144 e Frejat 22.Federal é foda.
    Gilberto

    ResponderExcluir
  25. Boa noite Poliglota.
    Colega quero sugerir apenas uma solução para que haja correção e valorização do título acadêmico de pós graduação. O Policial Militar não deveria ficar preocupado com o valor da titulação pago como adicional. Penso que deveria ser cobrado como um requisito para promoção por merecimento por titulação para TODOS os Policias Militares, sejam eles Oficiais ou Praças. Essa regra de promover a cada três anos proposta é fantástica, mas poderia ser melhor no caso de profissionais que tenham titulação acadêmica de pós graduação, pois não teria a necessidade de cumprimento do interstício, isso faria com que muitos buscassem estudar para melhorar o nível intelectual dos profissionais da instituição. Ex: Temos colegas que são cabos é são Doutores Acadêmicos, isso poderia ser corrigido e valorizado, tenho certeza que poucos irão reclamar disso, afinal de contas o cara estudou muito para chegar aonde chegou.................vejo isso como uma valorização profissional fantástica. Temos que valorizar essa mão de obra qualificadíssima, se a Corporação perder um profissional desse quem perde somos todos nós..........PENSEM NISSO. Eu só tenho o 2º Grau e vejo um caminho que possa me incentivar a voltar a estudar............................SÓ AVANÇA RÁPIDO QUE ESTUDA MAIS....QUEM ESTUDA MENOS SEGUE O PROTOCOLO NORMAL...........É APENAS UMA SUGESTÃO.......para ocupar o lugar daquele negócio de PROMOÇÃO POR MERECIMENTO......algo muito subjetivo.

    ResponderExcluir
  26. Sou Poliglota 25190, Frejat 22, Marina 40, Fraga 2525, Gim. Aqui em casa são 10 votos já fiz a cola para o próximo domingo.

    ResponderExcluir
  27. Vamos eleger uma pessoa do Gama/Ponte Alta, Poliglota 25190

    ResponderExcluir
  28. Anônimo de 19:52 concordo com você e não resta a menor dúvida de quem será nosso representante.Cara íntegro, consciente e responsável que conquistou a confiança da tropa.Poliglota é hoje unanimidade na PM e muitos companheiros do bombeiro vão votar nele também.Sou bombeiro mas vou votar nele.Acabou a era Pato, Jabá, Sansão,Roosevelt, Angélica e cia ltda.Essa eleição já tem dono a cadeira.
    Sgt BM

    ResponderExcluir
  29. A carreira desse comandante da PM acabou.Ele preferiu ceder aos caprichos do Rei da Selva do que ser ele mesmo.Se o Poliglota ganhar ele não passará de um oficial em corredor.Traiu a tropa,arriscou uma carreira que tinha tudo para ser brilhante e ainda por cima sai por baixo pois o governo dele nem pro segundo turno vai.É comandante, cada qual paga o preço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi o pior comandante da historia, será lembrado como o traidor Patricio!

      Excluir
    2. Não entendi, o comandante geral da pm acabou com sua carreira? Ora caspta, depois de cmt geral pra onde mais ele iria?
      Eu duvido que se o Poliglota ganhar a eleição para dep. distrital, vá persegui-lo, mesmo pq o candidato do Poliglota não ganhará, logo não terá "poder" para agir desta forma.

      Excluir
    3. Prezado Anônimo29 de setembro de 2014 12:06 e de 21:26. Sinto informar aos senhores que ambos estão redondamente enganados.

      Primeiro que nosso projeto não é de perseguição a ninguém, mesmo tendo sido vítimas desse instrumento, inclusive pelo próprio comandante geral.

      Segundo que não podemos afirmar quem serão os vencedores dos pleitos e nossos projetos não SÃO DE PODER, mas sim de agregação e busca de valorização.

      Por fim, acho que ambos precisam conhecer quem é o Poliglota antes de fazerem um comentário e juízo de valores acerca de uma pessoa que esteve o tempo todo lutando pela valorização das categorias, da qual vocês deveriam se orgulhar.

      Grande abraço,

      Poliglota25190...

      Excluir
  30. Poliglota tem um determinado dono de um blog que parece estar desesperado com as últimas pesquisas.Ele fica que nem macaco de galho em galho e agora está começando a ver sua base desmoronar.Agnelo indo ao fundo do poço, seu candidato caindo vertiginosamente nas pesquisas e a polícia a cada dia mais politizada.Dançaram, todo mundo kkkkk.Um bipolar desesperado e um ex-administrador sem emprego.

    ResponderExcluir
  31. Sugiro acabar com qualquer tipo de avaliação pois sempre estarão sujeitas à manipulações e deslealdade. Outra sugestão e a DESMILITARIZAÇAO.

    ResponderExcluir
  32. Nós precisamos de mais pessoas formadas em Administração, por isso acho que não se deve exigir apenas pessoas formadas em direito para ser oficial do QOPM. As vagas que serão extintas de outros quadros deves ser alocadas no quadro de QOPMA e não no QOPM como eles querem na proposta do comando. A criação dos postos de Tc e Cel QOPMA devem ser criadas, as promoções devem ser de 03 em 03, mesmo assim com uma regra de transição para os antigos serem promovidos em menos tempo, o acesso ao QOPMA deve ser por antiguidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem novinho, você falou pouco, mas disse muita coisa. ST PETRÔNIO, do CHOAEM.

      Excluir
    2. sugestão é extinguir o quadro doqopma

      Excluir
  33. TEXTO PARA REFLEXÃO:

    Caros amigos, VOCÊS JÁ INGRESSARAM NA JUSTIÇA PEDINDO A EQUIPARAÇÃO DO AUXÍLIO MORADIA???

    A nossa Constituição objetiva um tratamento desigual entre cidadãos em condições de desigualdade a fim equipará-los nos seus direitos, principalmente os fundamentais. Nesse sentido, os auxílios ALIMENTAÇÃO, FARDAMENTO e MORADIA deveriam ser pagos inversamente proporcionais ao salário que nós militares recebemos. Comparando um coronel a um soldado, é óbvio que o primeiro tem muito mais condições de comprar uma farda nova, comprar uma moradia ou simplesmente de se alimentar.

    Nesse sentido, eis a minha proposta:

    INVERTER os valores dos auxílios FARDAMENTO e MORADIA. O Coronel receberia como auxílio fardamento o soldo de um Soldado, o Ten Cel o soldo de um Cabo e assim por diante, chegando ao Soldado que receberia o soldo de um Coronel. A mesma lógica seguiria para o auxílio moradia.

    Alguém aqui saberia responder por que o auxílio alimentação é igual para todos? Exatamente, o Coronel não tem o direito de comer mais ou melhor que o Soldado, esse direito é igual para todos, segundo a Carta Maior.

    E quanto ao direito FUNDAMENTAL À MORADIA, por que o Coronel tem o direito de morar no Lago Sul enquanto o Soldado sequer em uma quitinete no pior bairro de Brasília?

    SUGIRO QUE TODOS OS COLEGAS QUESTIONEM ESSE ESCALONAMENTO NA JUSTIÇA E BUSQUEM A EQUIPARAÇÃO DO AUXÍLIO MORADIA COM O VALOR PAGO AO CORONEL, É UM DIREITO DE TODOS NÓS.

    Esses auxílios não são salário, tanto que não incide imposto de renda. Escalona-se salário, demais direitos devem ser iguais para todos.

    Fiquem com Deus.

    POLIGLOTA, 25.190

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A respeito desse auxílio moradia"

      Consta no Projeto de Reestruturação:
      § 1º O Auxílio Moradia de que trata o inciso XIV deste artigo, devido aos militares do Distrito Federal, poderá ter seus valores alterados por ato do Governador do Distrito Federal, respeitado o escalonamento vertical previsto na Tabela II do Anexo I desta Lei.
      E no comentário sobre este Artigo:
      "Melhora a redação do auxílio-moradia, acabando com a discussão a respeito da possibilidade do Governador alterar os seus valores. "
      Eles (sabem) que este auxílio não poderia ser escalonado, mas estão tentando amarrar o artigo de uma forma que não teremos como recorrer.
      Isto está no Projeto da Reestruturação (http://www.asof.com.br/index.php/noticias/destaque/item/284-reestruturacao.html)

      Estamos de Olho!.

      Excluir
  34. PARA OFICIAIS BONS SALÁRIOS, POSIÇÕES PRIVILEGIADAS, MELHORES CONDIÇÕES SOMBRA E AGUA FRESCA; PARA OS PRAÇAS, PIORES SALÁRIOS, POSIÇÕES DESPRESTIGIADAS, PIORES CONDIÇÕES DE TRABALHO UM REGIME DE ESCRAVIDÃO E SUBMISSÃO, ASSIM NÃO DÁ PARA TRABALHAR ESTIMULADO.

    ResponderExcluir
  35. VAI SER MOTORISTA DO FILHO DELE QUANDO APOSENTAR E VAI COMPRAR MUITO AZUZINHO E REMÉDIO DE PRESSÃO, JÁ VAI TARDE!

    ResponderExcluir
  36. NA MINHA HUMILDE OPINIÃO ESTE TIPO DE STATUS E ALTO ESCALÃO, SÓ SERVE PARA ENVAIDECER E DESAGREGAR VALORES ÍMPIOS E DE ESPÍRITO DE SERVIR E DE PROTEGER, APENAS RELEVA E INFLAMA O DESÂNIMO E AGUÇA A MORDOMIA DOS VOSSAS EXCELÊNCIAS E MAJESTADE O SABIÁ!

    ResponderExcluir
  37. A minha sugestão aqui é a seguinte, quando falarmos em reestruturação vamos esquecer os oficiais porque eles não precisam de reestruturação, pois eles já tem um ótimo plano de carreira. Dentro de 07 anos eles já chegam a capitão, ainda quer o que a mais. Eles só pensam neles, é como o colega falou eles não querem melhorias pra nós pois pensam que nossos salários saem do bolso deles. NÃO AJUDA E QUER ATRASAR O NOSSO LADO, NÃO TEM NADA QUE SE METER EM NOSSAS REIVINDICAÇÕES, POIS ESTAMOS CANSADOS DE SABER QUE SÓ PENSAM NELES; E OUTRA OS OFICIAIS AQUI DE BRASÍLIA SÓ QUER EM SABER DE AR CONDICIONADO.

    ResponderExcluir
  38. A MELHOR REESTRUTURAÇÃO HOJE É DESMILITARIZAR A POLÍCIA E ACABAR DE VEZ COM ESSA FARRA DE OFICIAIS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A MELHOR REESTRUTURAÇÃO HOJE SERIA O POLICIAL CRIAR VERGONHA NA CARA E FAZER SOMENTE O SEU PAPEL DE POLICIA MILITAR.

      Excluir
  39. O menino maluquinho tá dizendo que o ARRUDA tá elogiando um ex-administrador da candangolandia, bom não fui isso que ouvi não na primeira reunião com Poliglota e ARRUDA em Águas Claras, naquela reunião ARRUDA mostrou sim muita decepção com esse ex-administrador e rasgou elogios ao Poliglota.
    Acho que o menino maluquinho viu que seu governador tá fora da disputa no 2º turno então ele já tá debandando pro outro lado pra ver se acha uma sombra boa.

    ResponderExcluir
  40. Vou votar no Pato..para distrital..sinto muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. teu voto deve valer duzentos reais né verdade,o preço que ele nos vendeu na praça do buriti

      Excluir
    2. Galinha que anda com pato, termina morrendo afogada.

      Excluir
  41. E SO AUMENTAR AS VAGAS DE ST DE 600 PARA 1200 E TEN QOPMA DE 120 PARA 240 VAGAS E A 12.086 CONTINUA.

    ResponderExcluir
  42. Não concordo com o anônimo que acha que precisa de bacharel em direito para ser Oficial e Soldado, a Pmdf na sua essência não é feito para julgar nada, ele é divido em várias áreas de uma instituição Pública, entre elas a parte logística, a parte de engenharia, a parte de Tecnologia da Informação e etc. Será que é mais fácil ensinar o pessoal formado em informática o direito, como já foi auferido na aprovação do concurso? ou ensinar um formado em direito a PROGRAMAR? Então acho que por si só uma prova de conhecimento já é o suficiente. Não concordo quando fala que a aplicação do direito é restrita a quem é formado em direito, ele vai julgar quantos processos? As “complexas” situações do Direito Penal Militar?kkkkkk.É irrisório a quantidade de processo que temos em relação a áreas que precisam dos mais diversos profissionais. Deve existir uma heterogeneidade de ideias, e não uma homogeneidade. O pessoal formado em direito não consegue passar em uma prova ridícula que nem da OAB, não existe razão para limitar a entrada na PMDF. Como você bem falou das carreiras que são “administradas” por bacharéis em direito. A maioria que “administra” dentro do Tribunais não são bacharéis em Direito. Tem pessoas, por exemplo, dentro de tribunal na carreira de nível médio julgando processos, e não é por isso que ele não sabe aplicar o direito. Existe muito mais pessoas formadas em TI e depois tira o 2 º diploma na área de direito, do que o pessoal de direito tentando tirar diploma na área de TI.

    ResponderExcluir
  43. A RETA FINAL ESTÁ CHEGANDO. LENDO UM COMENTÁRIO NO BLOG O ACHEI MUITO INTERESSANTE E COM PROPRIEDADE. COMO DETERMINADOS CANDIDATOS DAS CASERNAS PODEM CHAMAR SEU GRUPO DE CHAPÃO MILITAR SE NA PRÓPRIA COLIGAÇÃO TEM MAIS PAISANOS DO INTEGRANTES DAS CORPORAÇÕES? SÓ ESTOU VOLTANDO NESSE ASSUNTO PORQUE RECEBI UM IMPRESSO DESSE GRUPO QUEIMANDO OS DEMAIS ADVERSÁRIOS E, PRINCIPALMENTE O POLIGLOTA. SE FORMOS OLHAR PELA ÓTICA DELES A MAIORIA DOS PARTIDOS OU COLIGAÇÕES É UM VERDADEIRO CHAPÃO MILITAR PORQUE TEM MUITOS MILITARES E INCLUSIVE PFEMS E BOFEMS QUE SÓ ENTRARAM PARA COMPLETAR OS 30 POR CENTO EXIGIDO POR LEI. SEM CONTAR QUE TEM PARTIDO OU COLIGAÇÃO QUE TEM MAIS MILITARES DO QUE AQUELE DE SE DIZ CHAPÃO MILITAR. E O DEMOCRATAS É UM DELES. NA MINHA OPINIÃO SE QUEREM FAZER UM VERDADEIRO CHAPÃO QUE COMECEM A COLHER ASSINATURAS PARA TENTAR CRIAR UM PARTIDO SÓ DE POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES PARA A DISPUTA DE 2018 PARA AÍ SIM LANÇAR SÓ CANDIDATOS DESSE MEIO E CHAMÁ-LO NÃO DE CHAPÃO MILITAR, MAS PARTIDO MILITAR DA POLÍCIA E DO BOMBEIRO. PRONTO FALEI.

    PRAÇA ATENTA

    POLIGLOTA 25190

    ResponderExcluir
  44. Nobres irmãos de farda, está chegando o momento de irmos depositar nossos votos nas urnas rogo a DEUS que me dê sabedoria para fazer a escolha certa e que os eleitos possam vir a ter consciência da responsabilidade de honrar os votos que receberão e devem trabalhar em prol de todo distrito federal e ter em mente as obrigações e o zelo para com os seus eleitores bem como para com toda sociedade e nunca OLHAR O BEM PUBLICO COMO SE PRIVADO FOSSE,vamos todos atentar para as promessas feitas,cobrar que sejam cumpridas. ninguém é obrigado a prometer nada, mas trabalhar para realizar as promessas é o minimo que se espera, pois o candidato que as fez tem a obrigação moral de cumpri-las ou lutar incansavelmente até o ultimo dia do seu mandato a fim de realiza-las,meu candidato a DISTRITAL é o POLIGLOTA 25190 e FEDERAL é a SGT ANGELICA, respeito a escolha de todos mas nós POLICIAIS e BOMBEIROS militares devemos votar em candidatos militares,vou de FREJAT e GIM boa eleições a todos e que o bom DEUS nos ABENÇOE ST JOSÉ REINALDO 14º BPM

    ResponderExcluir
  45. HOJE FUI CORTAR O CABELO E DEIXEI AS COLINHAS DO POLIGLOTA COM O CABELELEIRO,O MESMO DISSE QUE NA CASA DELE SÃO CINCO VOTOS E QUE VAI CONSEGUIR MAIS UNS QUINZES.VAMOS CONTINUAR MUTIPLICANDO OS VOTOS POIS TEM MUITA GENTE QUE NÃO TEM EM QUM VOTAR.SGT SERGIO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum pm indo ao cabeleleiro é meio estranho, mas hj tá tudo liberado mesmo, tá certo, aproveitou e fez as unhas também?
      Sem preconceito.

      Excluir
  46. VOLTANDO,HOJE JÁ ENTREGUEI AS COLINHAS PARA MAS TRES PESSOAS AMIGAS QUE ESTAVAM INDECISAS.SGT SERGIO

    ResponderExcluir
  47. Presidente Dilma, Governador Rollemberg, Senador Magela, Dep. Federal Patricio, Dep. Distrital Aires Costa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você só cometeu um erro nessa relação meu caro: tira o Rollemberg e coloca o Agnelo, aí o efeito da OVERDOSE ficará completo.

      Excluir
    2. Preserve o que é seu, se trabalha para o PT vote neles. Só não vota no Agnulo porque sabe que o mesmo não ganha nem pra sindico

      Excluir
  48. FIZ O SEGUINTE: TENHO 18 VOTOS PARA DISTRITAL. COMO QUERO 2 DEPUTADOS DA PM 10 VÃO PARA O PATO E 8 PARA O POLIGLOTA. JÁ ESTÃO TODOS COM SUAS DEVIDAS COLINHAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A conta correta e justa seria: 17 para o Poliglota e 1 para o Pato.

      Excluir
    2. E COM ESSA ATITUDE VOCÊ NÃO ELEGE NINGUÉM.

      Excluir
    3. Aqui em casa são 10 todos do poliglota, pato é o maior traidor só não perde para o fraquicio. Que papo furado é esse só vamos eleger um e esse 1 é o Poliglota.

      Excluir
  49. COMO SEMPRE FAÇO RESOLVI DAR UMA VERIFICADA EM ALGUNS BLOGS POLICIAIS E RESOLVI PARAR EM UM. ANTES DE FALAR SOBRE O QUE LI LÁ QUERO DIZER QUE APESAR DE ESTAR COM O MEU VOTO GARANTIDO PARA O POLIGLOTA GOSTARIA DE VER NA CLDF O MAIOR NÚMERO DE POLICIAIS E BOMBEIROS ELEITOS POSSÍVEIS. MAS PARA QUE ISSO ACONTEÇA OS CANDIDATOS PODERIAM PARAR UM POUCO DE TENTAR DENEGRIR A IMAGEM OU TIRAR VOTOS DO POLIGLOTA E CORRER ATRÁS DOS MAIS DE UM MILHÃO E SEISCENTOS MIL VOTOS POR AÍ. SE FIZESSEM ISSO A CHANCE DE FAZER O MAIOR NÚMERO DE CADEIRAS SERIA GRANDE. MAS NÃO, O CARA É DAQUELES QUE JOGA ASSIM. SE EU NÃO FOR ELEITOR FAREI DE TUDO PARA QUE ELE TAMBÉM NÃO SEJA. É O JOGO DA MESQUINHARIA. COM RELAÇÃO AO QUE VI FOI JUSTAMENTE ALGUNS COMENTÁRIOS EM UM BLOG DE UM CANDIDATO POLICIAL EM QUE AS PESSOAS DIZEM QUE IRÃO VOTAR NO CHAPÃO PORQUE OS VOTOS VÃO PARA OS POLICIAIS E O TITULAR DO BLOG NÃO TEVE A OMBRIDADE DE CORRIGIR ESSE ERRO. APRENDAM ELEITORES QUE OS VOTOS DEPOSITADOS NO CANDIDATO PRIMEIRAMENTE VAI PARA O PARTIDO OU COLIGAÇÃO. E UMA VEZ ALCANÇANDO O COEFICIENTE ELEITORAL AQUELE QUE ESTIVER NA FRENTE LEVA A PRIMEIRA CADEIRA. PORTANTO, DIZER QUE ESTÁ VOTANDO NO CHAPÃO POR QUE O VOTO VAI SOMENTE PARA OS POLICIAIS É UMA MENTIRA, PORQUE LÁ TAMBÉM TEM PAISANOS. ALIÁS QUE DEVERIA SER CHAMADO DE CHAPÃO CIVIL OU PAISANO, PORQUE TEM MAIS CIVIS DO QUE MILITARES LÁ E COM GRANDES CHANCES DE SEREM ELEITOS POR ESSES VOTOS DEVIDO A MAIOR EXPRESSÃO JUNTO AO ELEITORADO . ENTÃO, A MEU VER ESSE CANDIDATO E DONO DE BLOG ESTÁ DEIXANDO O SEU ELEITOR NO ERRO TUDO POR UM VOTO. DÁ PRA CONFIAR? PRONTO FALEI.

    PRAÇA ATENTA

    POLIGLOTA 25190

    ResponderExcluir
  50. "A minha sugestão aqui é a seguinte, quando falarmos em reestruturação vamos esquecer os oficiais porque eles não precisam de reestruturação, pois eles já tem um ótimo plano de carreira. Dentro de 07 anos eles já chegam a capitão, ainda quer o que a mais. Eles só pensam neles, é como o colega falou eles não querem melhorias pra nós pois pensam que nossos salários saem do bolso deles. NÃO AJUDA E QUER ATRASAR O NOSSO LADO, NÃO TEM NADA QUE SE METER EM NOSSAS REIVINDICAÇÕES, POIS ESTAMOS CANSADOS DE SABER QUE SÓ PENSAM NELES; E OUTRA OS OFICIAIS AQUI DE BRASÍLIA SÓ QUER EM SABER DE AR CONDICIONADO."

    Falou tudo!!! Esse sanguessugas não fazem nada e ainda querem atrasar o lado!
    Somos a maioria e exigimos respeito! Oficial não consegue eleger ninguem!

    Somos a maioria! Nós temos a força! Chega de humilhação!
    Não ao plano de carreira porco e imoral!
    Não as Vossas Excelências R2 curso superior em marcha e continência!!!

    ResponderExcluir
  51. CAPÍTULO XVII
    DO BANCO DE HORAS

    Art. 123. Banco de horas será a somatória de horas de folga cedidas pelo policial quando se originarem de ato de serviço.
    §1º - Considera-se para entendimento deste artigo ato de serviço como sendo o serviço ordinário, o serviço voluntário e o serviço extraordinário;
    I – Exclui-se deste artigo o serviço especial por ser considerado, de acordo com a necessidade e em razão de ser, um desprendimento não previsto, mas essencial à preservação da ordem pública.
    §2º - Serão consideradas no somatório do banco de horas:
    a) Qualquer extensão do horário de serviço ordinário pré-estabelecido, desde que não seja o previsto no inciso I do parágrafo 1º;
    b) Qualquer extensão do serviço voluntário pré-estabelecido, desde que não seja o previsto no inciso I do parágrafo 1º.
    c) Qualquer depoimento, em qualquer instância, órgão ou UPM, desde que não seja o previsto no inciso I do parágrafo 1º;
    d) Qualquer extensão do serviço extra, desde que não seja o previsto no inciso I do parágrafo 1º.

    ResponderExcluir
  52. Está passando debate com candidatos ao GDF no site do jornal de Brasília neste momento.
    Sgt Pedro

    ResponderExcluir
  53. O BACHAREL EM DIRETO PARA OS OFICIAIS REFLETIRÁ MELHORIA PARA TODOS, É O QUE ESTÁ ACONTECENDO EM OUTROS ESTADOS.

    Por pior que seja a proporção de percentual hoje de um Soldado para o Coronel (33%), se um coronel ganhar 30 mil, o soldado ganha no mínimo 10 mil, independente de ter curso de direito.
    A exigência de curso superior em direito para o CFO em outros estados representou um ganho para todos os postos e graduações, pois não tem como desvincular o salário do oficial do salário do praça, tendo em vista que o quadro de oficial é continuidade do quadro de praças, até o posto de major. Por isso sempre vai haver uma proporcionalidade, não há como um ST ganhar 10 mil e o Tenente 17 mil, por exemplo. Se o tenente estiver ganhando 17 mil, o ST ganha no mínimo 15 mil e assim por diante.

    Por isso não acho inteligente lutar contra a exigência do curso de direito para oficial.

    ResponderExcluir
  54. Quando é pra sermos contemplados com algum tipo de direito, temos que trabalharmos mais, quando é para a elite se dá aumento qual é o critério, ou seja, não existe nenhum tipo de escrúpulo ou moral ética neste processo de adequação e medida de valores para ambas classes, tá na hora de acabar estas vaidades e guerra de poder, dentro de uma instituição tão importantes para combater as mazelas de uma sociedade massacrada por um sistema inoperante, que apenas alimenta mais injustiças e desavenças sociais.

    ResponderExcluir
  55. GATO ORIGINAL EM SEU BLOG SE É PRAÇA O CANDIDATO EM SUA AVALIAÇÃO ELEITORAL METE O PAU,SE É OFICIAL COZINHA O OVO DO CARA NA BOCA...GATO SEU BABA-ZOVÃO BEBEDER DE LEITE QUENTE E GROSSO TENHA DIGNIDADE E VERGONHA CARA SEU VERME.

    http://cacetedeagulha2014.blogspot.com.br/2014/09/analise-do-gato-eleicoes-2014-deputado.html#comment-form

    ResponderExcluir
  56. CFSD 1995 - REFORMADO1 de outubro de 2014 11:52

    Poliglota, só uma pergunta:

    Quem é que administra a PCDF? Não são os delegados, bacharéis em direito? A PCDF não é um exemplo, dos melhores, entre todas as instituições públicas do DF?

    Nessa aí você errou feio.
    Precisamos sim de oficiais bacharéis em direito, pois estes tem mais possibilidades de agir de forma legal em relação a seus subordinados.
    Vejo que, muitos oficiais cometem abusos por puro desconhecimento, além é claro de sua índole arrogante.

    Ora, lidamos diariamente com nossos direitos e de terceiros. Ser contra que oficiais tenham que ser bacharéis em direito é um completo despautério.

    Queria ter sido comandado por gente que no mínimo conhecesse o ordenamento jurídico para entender as consequências jurídicas de seus atos, para ele mesmo e para os outros.

    ResponderExcluir
  57. OLHA AÍ, ISSO SIM É ARTIGO PARA SE INSERIR NA PROPOSTA DE REESTRUTURAÇÃO, OU VOCÊS PENSAM QUE SÃO FEITOS DE AÇO. REFERE-SE AS DOENÇAS PREVISTA EM LEI QUE PODEM SER ADQUIRIDAS POR QUALQUER MILITAR.
    § 4º O militar julgado incapaz definitivamente por um dos motivos
    constantes nos incisos I a IV do caput, bem como por doença que o torne inválido
    para o serviço de policial militar ou de bombeiro militar, será reformado no grau
    hierárquico imediatamente superior ao que possuir na ativa, nos termos do § 2º do
    art. 98 da Lei 7.289, de 18 de dezembro de 1.984 e do § 2º do art. 99 do Estatuto
    dos Bombeiros-Militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, aprovado
    pela Lei 7.479, de 02 de julho de 1.986.
    § 5º Este artigo amparará, também, os militares das duas corporações,
    que já foram reformados e que nele se enquadrem, inclusive os contemplados
    com a confirmação no posto ou graduação.” (NR)
    “Art. 26. O militar julgado incapaz definitivamente por um dos motivos
    constantes no art. 24 ou 25, terá direito ao auxílio-invalidez, desde que
    considerado total e permanentemente inválido ou temporariamente invalido
    enquanto sua duração, para qualquer trabalho, não podendo prover os meios de
    subsistência e satisfaça ainda a uma das condições a seguir especificadas,
    declaradas por Junta Médica da Corporação:
    JÁ QUE É PARA REESTRUTURAR, ENTÃO QUE SE RETORNEM ESSES DIREITOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CFSD 1995 - REFORMADO3 de outubro de 2014 10:42

      Verdade.

      Fui reformado precocemente com 10 anos de serviço, sem receber um centavo a mais.
      Além do mais, não recebo os 850,00 da etapa alimentação que os ativos recebem.

      Quem está em atividade pensa como se nunca fosse sofrer um acidente de trabalho ou ser acometido por uma doença(meu caso).

      Senhores, a promoção para o grau hierárquico imediatamente superior faz uma boa diferença no salário para quem está reformado, e não pode por isso, exercer qualquer atividade remunerada para complementar a renda.

      O § 5º citado acima, é muito importante para os PMs e BMs reformados depois de 2002. Não são tantos assim a ponto de causar um impacto financeiro significativo. Portanto, é plenamente viável. Temos que nos mobilizar.

      Excluir
  58. Tem sim que exigir o curso de DIreito para Oficiais, pois e a tendencia de todas as policias militares , se querem equivalencia salarial Oficiais/Delegados e Soldados/agentes e a única forma.

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com