quinta-feira, 24 de julho de 2014

Você acredita nas pesquisas eleitorais veiculadas na mídia?


A resposta é sim ou não! Uma alternativa exclui a outra e ponto final. Para algumas pessoas, lamentavelmente, a resposta é DEPENDE. Depende se a pesquisa é favorável ao que eu defendo. Aí não dá né?

Particularmente, eu não confio em nenhuma pesquisa eleitoral. Acredito - e esta é minha opinião, não adianta espernear! - que as pesquisas eleitorais no Brasil são todas enviesadas, ou seja, induzidas em conformidade com a "finalidade" de quem a encomendou.

Além disso, acho péssima a metodologia de pesquisa empregada pelos principais institutos, se levarmos em conta todo o arsenal tecnológico de que dispomos hoje. Com toda a infinidade de recursos que possuímos, as pesquisas ainda são realizadas à moda antiga. O número de pessoas supostamente entrevistadas (em torno de 2.000) é insignificante se comparado ao número de eleitores e o número de municípios.

Logo, como se pode chegar ao índice de 95% (noventa e cinco por cento) de CONFIANÇA na pesquisa se número de entrevistados (2.000) sequer chega à totalidade de municípios que hoje passa dos 5.000? Isso sem contar que dentre as cerca de duas mil pessoas supostamente entrevistadas, muitas delas moram na mesma cidade.

Não podemos nos esquecer que nenhum veículo de comunicação menciona a metodologia da pesquisa. Será que o entrevistado foi honesto em sua resposta? Será que ele foi induzido pelo pesquisador? Quais os municípios que foram visitados? Qual a idade dos entrevistados? Sexo? Trabalha? Tem filhos? É ligado a algum movimento social?

Você já foi entrevistado? Eu já participei de cinco pleitos eleitorais e NUNCA fui entrevistado! Que azar o meu hein?

Enfim, são inúmeras variáveis que, no meu modo de entender, INVIABILIZAM que se chegue ao índice de CONFIANÇA levianamente alardeado pela mídia.

Pesquisa eleitoral e LOTERIA, em minha opinião, são a mesma coisa!

Portanto, por uma questão de coerência, não dou a mínima para qualquer pesquisa eleitoral, eis que tenho absoluta certeza de que elas JAMAIS traduzem - nem de longe - a intenção de voto do brasileiro e muito menos são passíveis de atingir um nível de CONFIANÇA que beira à perfeição!

Respeitando, como de costume, as opiniões em contrário, é como voto meus amigos!


Por Eduardo Diniz

34 comentários:

  1. O Datafolha penso ser o melhorzinho. ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas pesquisas encomendadas pela Globo é tudo paga pela Dilma, todos nós sabemos que são milhões que ela despeja nas emissoras.

      Excluir
  2. CAMPANHA CONTRA O PLANO DE CARREIRA SAFADO DOS QOPM!

    CERTO: O TEMPO DE SERVIÇO DEVE SER CONTADO!
    CARREIRA: SARGENTO >>>> 05 ANOS SUB >>>> 10 ANOS PARA ATINGIR O POSTO DE TENENTE
    PROVA PARA CAPITÃO, MAJOR E CORONEL!!!!!
    06 PATENTES E MENOS MILITARISMO NA PM OU O FIM DA PM!!!!

    AGENTE DE POLÍCIA CIVIL (Lei 12804/13):
    Início de carreira, em 2016: 8.698,78 + Alimentação.
    Final de carreira, após 14 anos (2030): 13.751,51 + Alimentação, fora gratificações existentes na corporação.

    AGENTE DO DETRAN – agora auditor (Lei 5227/13):
    Início de carreira, em 2016: 13,700,00 + Alimentação e auxílios, fora gratificações existentes na corporação.
    Final de carreira, após 14 anos (2030): 19.539,48 + Alimentação e auxílios, fora gratificações existentes na corporação.

    BOMBEIRO / POLICIAL MILITAR – Praça (Leis 12804/13 e proposta do GDF):
    início de carreira, em 2016 (sem dependente): 6.460,00 incluindo o auxílio alimentação.
    Policial com 14 anos de serviço (sem dependente): 6.780,30 incluindo o auxílio alimentação.
    Obs.: Não existem gratificações na PMDF e no CBMDF, mas apenas para os comandantes.

    Conforme podemos observar, um policial militar não goza de uma carreira que dê fluidez nas suas promoções. Ao passo que os componentes de outras carreiras possuem uma ascensão funcional definida, chegando ao topo de sua carreira com 14 anos de serviço, NA PRÁTICA o militar não tem a mesma garantia. Assim, segundo a lei atual (12.086/09), um Soldado com 14 anos de serviço somente será promovido a CABO (uma promoção apenas). Se compararem com as outras instituições, é possível observar o tamanho da aberração e o motivo principal das reivindicações dos militares, haja vista que um militar com 20 anos de serviço pode não ter uma remuneração sequer igual ao início de carreira de outros órgãos.

    Por isso, se faz imperativo uma REESTRUTURAÇÃO DE CARREIRA DECENTE) O RESTO É PALHAÇADA!

    DIGA NÃO A PROMOÇÃO A CADA 04 ANOS E SEM LEVAR O TEMPO DE SERVIÇO EM CONSIDERAÇÃO! JUSTIÇA JÁ!!!!

    ResponderExcluir
  3. EU ACREDITO NA MINHA PESQUISA QUE TRABALHANDO NA RUA OU NA FOLGA VEJO OS SEGUINTES CANDIDATOS AQUI EM BRASILIA QUE ESTÃO NA FRENTE: AÉCIO,ARRUDA,POLIGLOTA E SEM PERGUNTAR OU QUESTIONAR AS PESSOAS VÃO LOGO DIZENDO EM QUEM VOTA

    ResponderExcluir
  4. Claro!
    Vou confiar nas que serão realizadas pelas pessoas que estão no meio das Associações e Movimentos, ta de sacanagem!

    ResponderExcluir
  5. ACHO QUE A GRANDE PERGUNTA DE INTERESSE GERAL DEVERIA SER:
    “VOCÊ ACREDITA NESSE SUPOSTO PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO?”
    POIS,
    1 – Cadê o tal projeto? (eu vi somente um suposto resumo)
    2 – ENCAMINHAR não é sinônimo de APROVAR! (se é que ele realmente existe).
    3 – Pelas postagens que vi neste Blog, ninguém ficou satisfeito com as supostas propostas apresentadas.
    4 – Houve uma formatura de apresentação ao invés de uma discussão.
    5 – Aquela famosa frase do poliglota: “Não se deixe embrenhar pelos ouvidos”, agora domina o sentido da visão dos policiais?
    RESUMINDO:
    Vindo de um governo que nunca demonstrou o menor interesse em atender nossas necessidades, demandas, cobranças, etc;
    Vindo de um governo que as próprias pesquisas apontam como o “Pior da história de Brasília”;
    Eu só posso acreditar que isso não passa de mais uma fantasiosa promessa, e agora com interesse eleitoreiros..
    SGT 18 MIL

    ADEMAIS,

    Nosso processo Eleitoral é um Grande TEATRO.

    ResponderExcluir
  6. Esse governo que aí está nos humilhou, pisou, desmotivou e depois nos jogou no lixo, esse governo não merece o meu, o seu os nossos votos. Vamos mudar o que não deu certo e trocar tudo o que aí estar, mais tudo mesmo. Outro detalhe que não podemos esquecer é não votar nesses candidatos que estão coligados com o Partido das Trevas.

    POLIGLOTA 25190 É NÓS

    ResponderExcluir
  7. nunca acreditei,agora,em troca de favores......

    ResponderExcluir
  8. Onde que voto no Arruda. Jogarei onde os princípios que tanto enalteci de meus pais e principalmente de meus avós? Foram 64.000.000 comprovado que foram desviados dos cofres públicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOLTO A REPETIR VOTO NUM CACHORRO MAS NÃO VOTO NO PT. AQUI NO GAMA ESTÁ DESGRAÇA DESTE VLP FOI A PIOR COISA QUE ACONTECEU ESSE GOVERNO É O PIOR GOVERNO QUE TEMOS, NÃO SOU PM MAS ACOMPANHO ESTE BLOG.

      Excluir
    2. das 11:30......"jogarei os meus principios que tanto enalteci.....".sabe nada inocente!!!!!.Estes tais "princípios",jamais pagarão suas contas ou te darão uma vida digna,assim sendo,vc enxerga esses princípios aonde?no atual governo?fala sério.

      Excluir
    3. Concordo com vc anônimo das 11;30, nossos princípios lavam nossas almas, em ficha suja não VOTO..
      QUEM QUISER SER INCOERENTE QUE SEJA.

      Excluir
  9. Se o PM vai ganhar 6.250,00 líquido, na verdade vai ganhar mais que a PC. Meu irmão entrou agora na PC, o liquido vai dar 6.400, menos 730 de plano de saúde que ele paga. Dá 5.650, 00 líquido. Não PC não tem serviço voluntário, auxílio fardamento, são 30 na função de agente, pode fazer doutorado que não ganha 1 centavo a mais. Se quiser se tornar delegado, é concurso externo, com prova discursiva e oral. Olha o nível de dificuldade da prova de agente comparada com a de SD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, você já fez o cálculo pra saber quanto ganha o Sd depois dos descontos?

      Excluir
    2. Não poderia deixar de expor minha resposta mediante esta declaração esdrúxula. Ô "caboquinho"? Inocente? Ou energúmeno? Vc por acaso é Policial Militar? Fez concurso público para fazer parte de nossa imensa família??? Se fez, avalie melhor tuas palavras!!!! Qdo que a porra de uma prova para agente da civil é mais difícil e exigida que a da Pm??? Quer expor as falhas? Beleza!!!! Agora, por favor cara, não venha aqui menosprezar o preparo de teus colegas ao afirmar que não se exige grau de dificuldades comparado a outras instituições!!!! Concordo que até poderiam exigir outros tópicos, porém, quando que nas "outras" se exige o grau de dificuldade compatível com o nível de escolaridade exigido???? Tá de brincadeira né???? Paro por aqui. Só pode estar de brincadeira!!!! Não vou me atrever a ficar decendo a madeira na casa dos outros, creio que seja deselegante, mas, quem pensa que lá na casa alheia tudo é rosa, desde uma exigência mais apurada, está re-don-da-men-te enganadoooooo!!!! Brincadeira cara!!!!
      Sgt Pedro

      Excluir
  10. Estabilidade?
    A divulgação na terça-feira (22), da pesquisa presidencial realizada pelo Ibope, diz estar “estabilizada” a disputa pelo Palácio do Planalto. A presidente Dilma Rousseff (PT) tem 38% das intenções de voto, contra 22% do senador Aécio Neves (PSDB), 8% do ex-governador Eduardo Campos (PSB); 3% do pastor Everaldo (PSC), 1% de Luciana Genro (PSOL), José Maria (PSTU) e Eduardo Jorge (PV) cada um, e mais 1% dos demais candidatos. Brancos e nulos são 16% e indecisos, 9%. O Ibope dizer que “não é certo o 2º Turno” é uma piada. Como assim? Somados os adversários têm 35%, mais 16% de brancos e nulos já somam 51%, o que já viabiliza o 2º Turno. A tendência é de que os demais candidatos subam e 16% do chamado “não voto” é a mesma média dos últimos pleitos, sendo a tendência também de aumento.

    ResponderExcluir
  11. Amigo das 11:37,se o pm R$ 6?250,00 liquido??? Então ta faltando no meu contra cheque,com 30 anos de serviço,e st.num tem nada de liquido,e seu irmão já entrou na pc,com um salario de um st. Fim de carreira,que dizer?30 anos de serviço fechado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MEU JOVEM...
      SE EU COM 5 ANOS CONGELADO, ME MATANDO DE TANTO TRABALHAR..
      E O QUE SOBRA DE TEMPO COMENDO LIVRO...
      POSSO TE GARANTIR QUE NÃO RECEBO R$ 6.250,00!!
      AINDA MAIS LÍQUIDO....
      COMO TAMBÉM, POSSO TE GARANTIR QUE MESMO TENDO 3 PÓS...
      SE QUER GANHO UM CENTAVO PRA ISSO!!
      OU SEJA, COMO O ST FALOU AI..
      VOCÊ SE REFERI AO CONTRACHEQUE DELE COM 30 ANOS DE PRATICAMENTE EFETIVO SERVIÇO.

      E NÃO VENHA COM ESSA DE QUE APENAS A PROVA DA PCDF TEM NÍVEL MAIOR DO QUE A DE PM, POIS SE ISSO FOSSE REALMENTE REAL.. OS NÚMEROS ESTARIAM CONTRA NÓS, OU NÃO?!
      OU SERÁ, QUE SOU EU QUE NOTEI QUE BOA PARTE DOS APROVADOS NESSE ÚLTIMO DA PCDF, ERA PM´S DA MINHA TURMA??

      PS: SE HOJE O NOSSO SALÁRIO FOSSE REALMENTE ISSO QUE TANTO FALA, TE GARANTO QUE NINGUÉM AQUI ESTARIA RECLAMANDO NÃO SÓ POR NÃO TER PCS.. MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO.. MAIS RESPEITO E ETC!! OU SEJA, BASTA VER OS NÚMEROS.. DE QUANTOS ESTÃO PEDINDO PRA SAIR PRA IR NÃO SÓ PRA PCDF!!

      NOVINHUUU

      Excluir
    2. Engraçado? Se realmente isso fosse "verdade" de que um sd ganha tudo isso é ainda liguidos, me diga porque muitos nesse último concurso (temos desde os 70 mião até os 210 mião) daqui da pm passaram e vão "sim" pedir baixa? Não consigo entender que lógica e essa? Eu juro que me esforço pra entender, mais não consigo! Pra mim hoje os únicos satisfeitos com a pm, são os oficiais e mesmo assim só àqueles que estão mordendo gordas gratificações pra fazer determinadas coisas duvidosas, tipo já vi alguns *** que não sabem nem ligar um computador e nem por causa disso não deixou de ser um diretor de TI. Assim com essas aberrações, existem várias em diversas áreas, infelizmente (padrão gestão PT de ser, colocar pessoas que não são de áreas específicas pra serem chefes, por causa disso que o país está um caos total, pois o PT nunca vai ter uma gestão/administração descente por não usar a meritocracia e sim o indico meu companheiro disso ou daquilo - vergonhoso)! Portanto estejam certo que isso que passam de que aqui está bom, posso afirmar isso: aqui está uma merda total em tudo, pois só quem está bem e levando tudo, são os oficias. Por conta disso que muitos estão indo sim não só pra Civil, mais foram pra PRF, foram pro DETRAN e muitos outros lugares que existe no mínimo plano de carreira.

      CFP, APENAS-1

      Excluir
  12. VERDADE!!!

    ESSE PLANO DE CARREIRA DOS OFICIAIS JOGA O TEMPO DE SERVIÇO QUE OS ANTIGOS JA TEM NO LIXO.

    CANDANTE RESPEITE O ANTIGOS QUE CARREGOU E CARREGA ESSA PMDF NAS COSTA.

    DIGA NÃO A ESSA PROPOSTA INDECOROSA.

    ResponderExcluir
  13. TODA PESQUISA DESSE IBOPE, QUEM ESTÁ NO PODER ESTÁ SEMPRE EM GRANDE VANTAGEM, E DETALHE SEMPRE MAIOR QUE OS OUTROS ÍNDICES DE PESQUISAS DAS OUTRAS EMPRESAS, SERÁ PORQUE EM?.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite.
    Infelizmente percebo que esse tal de Eduardo Diniz nunca estudou estatística na vida. Um infeliz comentário.

    ResponderExcluir
  15. Sinceramente não sei o que o pessoal quer realmente, qualquer coisa que é proposto não satisfaz o Policial

    - Se pesquisarem verão que a maioria das carreiras do GDF (Tecpen, Detran, DER, Professores, Enfermeiros, Atividades complementares de Segurança Publica, Atividades complementares da Policia Civil, carreira a De Políticas Públicas E Gestão Governamental, Regulação de Serviços Publicos e outros), leva-se 20 anos para chegar ao topo (normalmente 4 classe e 20 padrões).

    - a carreira de Praça vai de soldado a subtenente, o CHOEM é um privilegio dos Militares, no mundo civil essa mudança de uma carreira para outra é inconstitucional, e como todo privilegio é pra poucos!!

    - um Agente PCDF leva 13 anos para chegar ao Topo, mas parou por ai, pode se passar 100 anos que ele não vai ser promovido a Delegado, em 13 anos a carreira do agente acabou, aumento so o q o governo quiser dar.

    - o maior anseio da categoria era promoções independente de vagas, e agora que isso foi proposto, tem colega achando ruim que os Oficiais "preferiram" que a carreira deles permanecesse dependendo de vagas..aff...


    Se essa reestruturação vai passar eu não sei, ate provável que não, mas falar que ela é ruim ai eu não sei mas o que o povo quer!!!

    e pra não gerar mal-entendido qdo digo "Privilegio", não é um privilegio ser um Oficial... O privilegio é poder mudar de carreira sem concurso pulico!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, concordo em parte da sua colocação.O que acontece é que todo ano as outras carreiras tem um valor agregado ao salário e isso corrige algumas distorções. São os chamados níveis.

      Excluir
  16. ENGRAÇADO ANÔNIMO DAS 11:37 O QUE VOCÊ DISSE. O PCDF TA GANHANDO LIQUIDO INICIAL 6400 PARA 6500 MESMO , SÓ QUE VOCÊ ESQUECEU QUE ELE POR DEPENDENTE DE DE SAÚDE GANHA 100 REAIS A MAIS. OUTRA COISA TEMOS QUE FAZER OS CÁLCULOS INDEPENDENTEMENTE DO QUE ELE VÁ PAGAR OU NÃO. ELES ESTÃO GANHANDO 6500 LIQUIDO INICIAL E PRONTO. OU VOCÊ ACHA QUE NENHUM PM PAGA PLANO DE SAÚDE E FICA SÓ DEPENDENDO DESSE PLANO PMDF. ENTÃO QUEIRA OU NÃO INICIAL ESTÃO MELHORES QUE AQUI. OUTRA COISA EM 13 ANOS ELES ESTÃO NO TOPO DA CARREIRA GANHANDO BRUTO ATUALMENTE 13.096 MAIS OS 394 REAIS DE ALIMENTAÇÃO, JÁ O PM COM 13 ANOS SERÁ SEGUNDO SARGENTO RECEBENDO LONGE DISSO. VOCÊS ACHAM QUE A CARREIRA DA PCDF VAI FICAR ASSIM MUITO TEMPO GANHANDO SÓ ISSO ? QUANDO O PMDF PENSA EM CHEGAR PERTO ELES TAMBÉM GANHAM ALGO. ELES TERÃO A DELES PRA DISTANCIAR AINDA MAIS. PCDF APOSENTADO HOJE GANHA BRUTO 13.096 TIRANDO O 394 REAIS QUE PERDE QUANDO APOSENTA. O PM PERDE 850 DE ALIMENTAÇÃO SE APOSENTAR. VOCÊ ACHA QUE UM SUB TENENTE GANHA MAIS UM UM CLASSE ESPECIAL DA PCDF? NUNCA VÃO DEIXAR COLAR. PELO NOVO PLANO DE CARREIRA UM POLICIAL FEDERAL VAI CHEGAR AO TOPO DEPOIS DE 14 ANOS. E MUITOS ESQUECEM QUE NA PCDF TEM AS FUNÇÕES GRATIFICADAS. MEU AMIGO ANTIGÃO LA GANHA 1600 LIQUIDO A MAIS POIS É AGENTE CHEFE DA SEÇÃO. AQUI NÃO EXISTE NADA DISSO.
    FALEI ISSO TUDO SÓ PRA ALERTAR QUE ESSE PLANO TA ANOS LUZ LONGE DE SER BOM. AS OUTRAS ÁREAS DE SEGURANÇA PÚBLICA ESTÃO BEM MELHOR QUE AQUI. AQUI TA MUITO ATRASADO. PCDF INICIAL 6500 LIQUIDO. DETRAN INICIAL 7 MIL LIQUIDO FORA QUE PCDF AGENTE PEGA FUNÇÃO DE CHEFIA E DETRAN TAMBÉM. E FORA QUE NO DETRAN ACEITA POS, MESTRADO , DOUTORADO PRA GANHAR MAIS.

    ResponderExcluir
  17. Acho que deveríamos fazer uma assembléia na Praça do Relógio urgente e dizer não a promoção de 4 em 4 anos e prova para oficial.Ou é agora ou nunca!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! depois não chora o leite derramado!

    ResponderExcluir
  18. Uma alternativa para diminuir o prejuízo do antigão em relação ao novinho, seria diminuir o interstício de 4 para 2 anos para os Praças com mais de 20 anos de serviço que ainda não são subtenentes.

    Resumindo chegou a 20 anos de PM/BM e ainda não é Subtenente, o interstício para ser promovido (automaticamente) cai pela metade ate que alcance a graduação de ST.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhoro sua sugestao.

      o PM/BM que ja tem o tempo de serviço para sua devida graduação , ou seja CB , 3SGT, 2SGT, 1SGT e não for promovido ( reduza o interstício automaticamente para 02 anos )

      Excluir
    2. E depois de Sub vamos viver de quê? concurso? e se não passarmos vamos morrer Sub? peguntar não ofende.

      Excluir
    3. Ótima idéia policial!!!
      Sgt Pedro

      Excluir
    4. Anônimo25 de julho de 2014 12:47, a carreira de Praça é ate subtenente, a grande reclamação da classe hj é não chegar conseguir chegar ao fim da carreira e quando chega é ja fechando os 30 anos, agora até ser Sub não ta servindo???

      E quanto a morre Sub, bem vindo a realidade da PCDF, o cara chega a Agente Especial e VAI MORRER AGENTE ESPECIAL e Pronto!!! Na PM o camarada ainda tem a chance de fazer uma prova interna pra poder ganha mais um Trocado ...

      E não vamos ficar sonhando com Elefantes Cor de Rosa, não vai entrar 15 mil soldados e sair 15 mil coronéis, em algum lugar vai ter q haver o funil...

      Excluir
    5. Colega das 20:18,não estou generalizando e dizendo que ser sub é de todo ruim.O que estou tentando dizer é que um subtenente com quase 30 anos de serviço deve ganhar uns 10.000 bruto e com os descontos chega a 8.000( deve ser isso).Então, o que quero dizer que não acho justo em comparação ao Detran e Polícia Civil que inicialmente,ou seja,com 6 meses de profissão.Pra mim estaria bom ser sub se tivéssemos o mesmo plano de cargos e salários que deles.Agora pessoal,por favor não me mande estudar pra ir pro Detran ou PC não,porque a solução não é sair e sim mudar nossa profissão.Agora você ta certo,não se pode promover centenas de pessoas a tenente porque administração nenhuma no mundo suportaria.Então qual seria a solução?na minha opinião seria a de níveis,ou seja,a cada ano o policial teria um aumento significativo no salário e aí quando ele chegasse a sub teria um salário digno do que trabalhou e não do salário que um sub tem hoje.Entendeu?

      Excluir
  19. E o que estamos fazendo contra tudo isto? estamos nos quartéis levando o nome do poliglota? já falamos com nossos familiares sobre o voto deles? já conversamos e pedimos o apoio de nossos amigos/conhecidos? irmãos
    temos que nos unir e derrotar este governo... ELES ESTÃO UNIDOS CONTRA NÓS E FICAREMOS RESMUNGANDO... devemos sair de nossa ZONA DE CONFORTO.. ir para rua... buscar apoiadores para o POLIGLOTA 25190... só assim conseguiremos mudar nossa realidade ou então deixar COM QUE HERMETO PT FOTO ABRAÇADO COM AGNELO VENÇA ou então TEMOS A OPÇÃO DO SANGUE BOM.. AMIGO DO AGNELO E DILMA FOTO ROLANDO POR AÍ... ou o PM acorda e busca seu espaço ou mais quatro anos puxando carroça...

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com