terça-feira, 8 de julho de 2014

Segurança: A falência da segurança pública brasileira!!!

É sabido por todos que o tráfico e o consumo de drogas trazem malefícios imensuráveis a vida das pessoas. Muitas são as famílias que passam por momentos difíceis quando descobrem que em seu seio existem consumidores que foram arrastados para o mundo paralelo das drogas. O tráfico e o consumo de drogas são problemas afetos à segurança pública e a saúde pública, serviços de péssima qualidade em nosso país.

A imagem acima reflete a preocupação da sociedade civil organizada em minimizar o contato dos menores com o feitiço das drogas. O consumo de drogas ilícitas banalizou-se em nossa sociedade, e ele existe devido à ineficiência de um modelo de segurança pública.

A oferta de drogas em nosso país é farta. Deixamos de ser um corredor de escoamento da produção dos países vizinhos e nos tornamos o segundo maior consumidor de cocaína do mundo. Estima-se que exista mais de cinco milhões de usuários de “crack” em nosso país. Essas pessoas não são assistidas por nosso serviço de saúde pública e vivem perambulando como zumbis pelas ruas.

Nosso modelo de segurança pública faliu, precisa ser reinventado, tanto a nível estadual/distrital como a nível federal. As polícias brasileiras são dirigidas por coronéis e delegados há décadas e o resultado está aí, o Brasil se transformou em um dos países mais violentos do mundo. São mais de cinquenta mil homicídios por ano. A maioria dessas mortes é fomentada pelo tráfico e consumo de drogas.

Nossa fronteira terrestre é gigantesca e encontra-se abandonada. A Polícia Federal, responsável pelo policiamento das fronteiras, portos e aeroportos, passa por uma crise sem precedentes e precisa ser reestruturada com urgência, mas é visível o desinteresse do poder público em resolver esta situação.

No Brasil muito se registra e pouco se investiga. As polícias judiciárias são cartorárias e burocráticas. Todas as ações são centralizadas na mão dos delegados, que são verdadeiramente um filtro governamental e pessoal entre a informação e o Ministério Público.

Nos países mais desenvolvidos temos várias agências investigando e não falta trabalho para todas elas. Fica a pergunta - por que temos no Brasil a centralização da investigação apenas nas mãos das polícias? Não conseguimos elucidar nem 5% dos registros e continuamos com esse modelo, estamos paralisados, e porque nada é feito?

Nas melhores polícias do mundo existe um plano de carreira. O policial/investigador vai evoluindo na carreira conforme os índices de avaliação de seu perfil profissional. Trata-se de uma carreira baseada na meritocracia. A liderança é um dos atributos mais importantes dentro da construção do perfil do policial. Aqui no Brasil temos concurso para chefe! O recém-formado pode não ser vocacionado, não possuir perfil para chefia, e muito menos para líder, mas vai chefiar, isso é fato.

No que diz respeito ao policiamento ostensivo atualmente ele está restrito ao patrulhamento veicular com abordagens aleatórias. Não existe um policiamento comunitário de fato. Precisamos de um policiamento comunitário mais próximo dos cidadãos. O contato diário com moradores e comerciantes é fundamental para obtenção de informações e orientação em como proceder nas mais diversas situações. Polícia se faz conversando com a população e não dentro de viaturas e gabinetes com ar-condicionado.

Muitos crimes podem ser evitados com orientações à população. Crimes como os de roubo, furto, estelionato e estupro acontecem, na maioria das vezes, por distração/falta de atenção das vítimas.

Em nosso país a polícia ostensiva pouco se comunica com a judiciária. Em alguns estados chega a existir rivalidade velada entre elas. Os policiamentos ostensivos e descaracterizados devem se comunicar e buscar diariamente a troca de informações de inteligência. Isso é fundamental para o sucesso nas operações. Reuniões mensais com as comunidades de inteligências são de grande valia para a troca de informações.

Se esse modelo for mantido, ou seja, se nossos congressistas e o chefe do poder executivo não tiverem a iniciativa de buscar uma solução para a segurança pública em breve a barbárie estará instalada em nosso país. Não adianta investir mais em um modelo falido, isso seria jogar dinheiro no lixo. Segurança pública eficiente carece de investimentos tanto na área humana, estrutural e material.

O primeiro e mais difícil passo a ser dado para construção de um novo modelo de segurança pública será a destruição de “feudos” existentes dentro do atual sistema. A resistência e pressão por parte dos atuais dirigentes será enorme. Funções comissionadas, viaturas, combustível e “poder” vão falar alto nesta briga. Enquanto nada de relevante acontece o contribuinte continua pagando caro por serviços de péssima qualidade!

Fonte: Internauta colaborador – Blog do Sombra

16 comentários:

  1. Bom dia semana passada 15 homicídio ests semana 6 homicídio como tudo e copa normal morreu pobre mesmo. pobre não e gente mesma . Pior governo da história do distrito federal inacreditável .

    ResponderExcluir
  2. Bom dia semana passada 15 homicídio ests semana 6 homicídio como tudo e copa normal morreu pobre mesmo. pobre não e gente mesma . Pior governo da história do distrito federal inacreditável .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pobre é igual praça da pm,não existe kkkkkk.

      Excluir
  3. Falam muito em policia comunitaria,onde o policia tem que ta próximo ao ao cidadão,trabalhei muito tempo na ruas, e o que vi,foi que em certas regiões como lago,e outros lugares de bacanas,eles querem a policiamento,mais não querm ver a policia pra não se sentir coagidos,em outros lugares a policia e bem vinda,até descer o cacete no vagabundo,depois disso,ninguém quer a policia por perto,esse cidadão ele só tá visualizando,o noiado,o ladraozinho,mais temos o bacana que avança o sinal,não para na faixa,dirigi em alta velocidade,compra drogas,consumi drogas,e que rouba por esporte,atea fogo numa pessoa,etc etc,a nossa sociedade tá doente,diagnostica com a doença da impunidade,pode ter policia,a pé ,de moto de carro,de ônibus,de bicicleta,etc,enquanto vagabundo num ficar preso,e cumprir a pena intragral,pode por policia em cada esquina,em cada porta,e se trata de menor piorou mais ainda,!seu inernauta colaborador........será que a culpa e só da policia?mais ninguém e culpado???..ahhhh,mais tivesse policia nas ruas os bandidos ficaram intimidados,será?pergunta pro direitos humanos,o que acontece se a policia intimidar um vagabundo.!!!

    ResponderExcluir
  4. SABE O QUE AINDA ME DEIXA MAIS PUTO COM ISSO TUDO..
    E QUE O POVO ESTA MAIS PREOCUPADO COM A PORRA DO NEYMAR!!
    AGORA AS MIHARES DE PESSOAS QUE MORREM NAS PORTAS DOS HOSPITAIS, NEM QUEM TA LA LIGA PRA ELA MESMO..
    AFINAL DE CONTAS, NEYMAR E PEIORIDADE!!
    TEMOS FALTA DE EDUCAÇAO, FALTA DE SEGURANÇA.. FALTA DE TUDO, MAIS O QUE NAO PODE FALTAR E APOIO AO NEYMAR!!
    REALMEMTE ESSA SOCIEDADE ESTA MAIS DO QUE DOENTE, POIS ELA NAO TEM MAIS IDENTIDADE, ETICA, MORAL.. TEM NADA!!
    MEU SONHO E TER UM PAIS COMO AGORA EM QUE PRATICAMENTE TUDO FUNCIONA, POREM SABEMOS QUE E SO FAIXADA..
    DEIXA ACABAR A COPA QUE O INFERNO, O CAOS TOTAL VAI SIM VOLTAR!!
    SABE O QUE ISSO ME LEMBRA??
    LEMBRA AS VISITAS DOS COMANDANTES REGIONAIS DO EB EM QUE A UNIDADE QUE SERA VISTORIADA PASSA POR UMA COMPLETA MAQUIADA SO PRA ESCONDER OS DEFEITOS, POREM, NO DIA SEGUINTE TUDO VOLTA AO ANORMAL E PIOR, TODOS ACHAM LINDO.

    PS: SE NA ZONA CENTRAL DE BRASILIA ESTA ASSIM.. IMAGINA NAS DEMAIS CIDADES?? TOMEM COMO EXEMPLO UMA PRAÇA DE AGUAS CLARAS QUE VIROU UMA MINI CRACKOLANDIA..

    NOVINHUUU

    ResponderExcluir
  5. O consumo de drogas também é culpa dos oficiais?

    A melhor doutrina do mundo acadêmico diz que um problema de saúde e falta de políticas pública de inserção social...


    Desespero em Poliglota? Você não precisa disso para ganhar as eleições...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre amigo,

      Você leva uma vantagem sobre mim que é a prerrogativa de não se identificar, mas mesmo assim vou te responder, pois pela sua indagação presumo que deva ser um Oficial.

      Como você perguntou “O consumo de drogas TAMBÉM é culpa dos oficiais?” deixo a resposta para que você mesmo encontre, porém com um questionamento: Será que aqueles que detêm o poder de planejar e levar ao conhecimento de quem de direito (governo) as ações que possam pelo menos minimizar o consumo de drogas, presente em todos os locais e na cara da sociedade, têm esse compromisso? Ou será que estão mais preocupados em manter suas gordas gratificações, mordomias e status? Fiscalizar policiais, punir arbitrariamente, usar a máquina contra seu próprio exército na sua concepção é o quê? Políticas públicas não é responsabilidade do governo? E onde está escrito que os órgãos que compõe um governo não são seus braços no planejamento de políticas públicas? Meu amigo, não sejamos hipócritas.

      Grande abraço,

      Poliglota 25190...

      Excluir
    2. sgtº geová disse:
      deputado, gostaria de saber sua opinião sobre a liberação da maconha pra fins medicinais?

      Excluir
  6. A polícia está na mão do poder executivo. O governador tira e coloca no comando quem quiser e por sua vez estes também escolhem os demais dirigentes internamente. Escolha totalmente política. Onde estão os critérios estritamente objetivos, o interesse único do Estado, o público. Será que o executivo tem algum interesse em melhorar a segurança pública?

    ResponderExcluir
  7. Polícia deveria para combater crime, não para outros propósitos. Tem policial, pelo Brasil afora, que nunca combateu nada, tá só na mamatinha. Brasil é isso. Viva a politicagem. E as leis benevolentes! Lei para arrochar policial e para agradar a bandidagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente, assim como MÉDICO deveria cuidar de hospitais e não de governo, PROFESSORES de escola e quadro de giz, PASTORES de suas igrejas e rebanhos, idem para os PADRES.
      vai caçar a sua turma FDP

      Excluir
  8. O nosso plano de carreira deve sair na força!!! Na pressão mesmo!!!!
    Os coronéis são nossos inimigos e legislam contra nós!
    Temos que pedir um plano de carreira com menos patentes (fim do soldado ,cabo, 2º sgt, 1º sgt...), promoções a cada 03 anos sem a dependência de vagas E ENTRADA ÚNICA!!!

    O PT fez a PM acordar!!! Eu já acordei em 2010! Não votei em ninguém e justifiquei meu voto R$3,57!!!

    1º Quando trabalhava no presídio o Dep. Laerte Bessa ajudou os PPMM a ganharem a gratificação de R$ 1.000,00. Obs: Os coronéis fizeram uma reunião com o Roriz com o intuito de barra a gratificação, pois na época eles não ganhavam nenhuma gratificação acima desse valor (OFICIAL QOPM SÓ PENSA NO PRÓPRIO UMBIGO)! NÃO VOTEI NO LAERTE e MUITO MENOS NO RORIZ.

    2º A votação secreta no clube dos oficiais (sem comentários).

    3º Os TECPEN votaram no Roriz, mas o Arruda ganhou. Arruda não fez nada por eles... Fizeram greve e hoje ganham mais do que muitos PPMM com 15 anos de serviço.

    4º CABO TRAIDOR JUDAS nunca fez nada pela PM! Quando os policiais militares lotados no sistema penitenciário ligavam pra ele (para pedir ajuda), o traidor nunca atendia ou mandava o assessor falar alguma asneira!!! Sem falar no exército de baba-ovos que bajulavam esse LIXO!!!

    5º Vocês acham que vamos conseguir algo votando em governador? Que os oficiais vão fazer um plano de carreira bom para as praças?

    6º Querem um país seguro? Apenas com uma nova Constituição que institua: Pena de morte para crimes graves (homicídio qualificado, estupro, latrocínio…), fim da progressão de regime (70% dos crimes são cometidos por ex-presidiários), fim do direito a visita íntima (presídio não é motel), redução da maioridade penal, unificação da polícia e fim do inquérito policial (celeridade), justiça com apenas 02 instâncias (tribunal e STF = CELERIDADE). O resto é conversa fiada, blá, blá. Vejo um bando de inúteis (delegados e oficiais QOPM) defendendo o atual sistema por caprichos e vaidades em detrimento da sociedade brasileira! Se a PM (oficiais militares da Coréia do Norte) e a civil (com os deuses do inquérito) são tão bons… Porque a situação está cada vez pior?! A SEGURANÇA NO BRASIL É UM LIXO GRAÇAS AO MILITARISMO E AO INQUÉRITO POLICIAL!!!

    A PM SÓ VAI CONSEGUIR O PLANO DE CARREIRA COM A OPERAÇÃO TARTARUGA EM 2015!!!!!! ACORDEM! CHEGA DE PROMESSAS E HUMILHAÇÕES!

    NÃO FAÇO O TRABALHO DA CIVIL, DETRAN E DE OFICIAIS GRATIFICADOS! ESTOU REVOLTADO E NA OPERAÇÃO TARTARUGA! MAS VOTO NO POLIGLOTA.

    ResponderExcluir
  9. Enquanto isso na FAN FEST ......... o Sub Hermeto continua sua odisséia do corpo a corpo, beija-beija, esfrega-esfrega, e agarra-agarra com todos os PM’s de OLHO na CLDF, ou continuar com seu pote de mel na Administração da Candanga, mas desta vez ele deixou a farda em casa, já que o colete refletivo tapava sua tarjeta, compareceu hoje com o colete preto com detalhes em verde e amarelo, com seu nome BEM VISÍVEL, passou mostrando fotos em seu celular ao lado do Arruda, outro ENGANADOR, Arruda, Agnelo, Hermeto, Patrício, etc, ensaiam a MESMA PIADA, só OTÁRIO para cair DUAS VEZES nela, sugiro que pensemos em outro candidato que NÃO tenha passado pelo BURITI, pois já conhecemos da pior forma o tratamento que os que passaram dispensaram a nós.

    ResponderExcluir
  10. geová disse:
    creio q a dinastia feudal militar no nosso país um dia acabará pois é um sistema arcaico e falido. o q precisamos é de pessoas com pulso forte pra mudar as leis, acabando com o militarismo nas polícias.

    ResponderExcluir
  11. É NOVINHO, E O NEYMAR SÓ GANHA SESSENTA MILHÕES DE REAIS POR ANO, E O POVÃO BRASILEIRO PREOCUPADOS E CHOROSOS POR CAUSA DO NEYMAR, É BRINCADEIRA. CHUPA PTRALHAS ESSES 7 A 1, QUERO VER SE A PRESIDENTA VAI TER PALAVRA E ENTREGAR A TAÇA AO CAMPEÃO, NO DOMINGO, NÃO VAI PRESIDENTA, A SENHORA VAI ARREPENDER DE TER NASCIDO.

    ResponderExcluir
  12. Poliglota,sou de Planaltina e o meu voto e de mais 04 de minha família são seus.Um abraço.

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com