domingo, 22 de junho de 2014

Voluntários da Copa são leões comandados por jumentos, diz jornal britânico

Uma análise no jornal britânico The Guardian, nesta quarta-feira, resume o que considera ter sido a primeira rodada da Copa no Brasil: "Gols, emoções e vilões, um torneio para saborear".

O texto, assinado pelo enviado do jornal ao Brasil Barney Ronay, faz um balanço dos primeiros seis dias do torneio, destacando os momentos mais marcantes dentro e fora dos estádios.

Para Ronay, a Copa "deslanchou como um trem, cheia de gols marcados por equipes comprometidas com ataques que os levam ao limite de suas capacidades físicas".

Ele avalia que o desempenho dentro de campo é contaminado pelo ambiente no Brasil, "um país contagiante, onde mesmo trancado sozinho em um cômodo com ar-condicionado, a atmosfera do lado de fora se infiltra pelos cantos da janela".

O autor afirma que, contrariando as previsões mais pessimistas, a experiência dentro dos estádios tem transcorrido sem grandes empecilhos.

Voluntários

Para ele, o mérito disso vai em grande parte para o "exército de voluntários locais, verdadeiros leões comandados por jumentos no que se refere à organização dentro dos estádios".

"Eles lotam os estádios e seus entornos e frequentemente se desculpam com simpatia pelos erros cometidos por quem está acima deles: a falta de elevadores, escadas que levam a lugar nenhum, as filas, empurrões e a falta de informações."

Sobre o público nas arquibancadas, Ronay aponta a "coleção em massa de pessoas brancas e ricas", algo que não surpreende diante do fato de que apenas 400 mil dos 3,3 milhões de ingressos estavam disponíveis para brasileiros comuns, a preços bem acima de seus salários.

"Enquanto o futebol não pode ser culpado pelas mazelas sociais do Brasil, a Fifa pode e deve ser culpada por não insistir que um grande lote de ingressos tivesse sido vendido para brasileiros a um preço acessível", afirma Ronay, para quem o Brasil tem sido um "verdadeiro deleite", em que as previsões de um colapso aéreo e caos logístico não se cumpriram.

Fonte: BBC Brasil e barrapesada.com.br 

6 comentários:

  1. Apenas... : Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....
    Quer mais????

    ResponderExcluir
  2. Para ele, o mérito disso vai em grande parte para o "exército de voluntários locais, verdadeiros leões comandados por jumentos no que se refere à organização dentro dos estádios".

    Goste i dessa parte dos jumentos!!! Parece o lugar onde eu trabalho!!!
    Se o jogo começa às 13:00 horas nos escalam às 07 horas da manhã!
    Se o jogo começa às 17:00 horas nos escalam às 10 horas!!!!

    VTNC!!!! Bando de FDP!!!!
    A operação tartaruga deve voltar!!!

    Devemos cobrar o plano de carreira para as praças e dignidade e respeito (escalas, voluntário de 06 horas, apenas um uniforme, fim da continencia, fim do RDE...)

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber quando que os Policiais do CFSD/96 serão promovidos a 3º SGTs. Ainda tem 301 Policiais do referido curso que ainda são CBs e sem perspectiva alguma de receberem a promoção de 3º SGTs. Todos tem o interstício, porque o Deputado Patrício não articula para que todos os 301 cabos sejam promovidos agora em Agosto? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixi, meu irmão, a minha turma que é de 1995, terminou de sair 3º SGT agora em 2013.

      Como fiz concurso para outro cargo ainda na década de 90, não sou mais sargento. Senão, ainda estaria penando nessa espera.

      Tá complicado.

      Quer um conselho? Mesmo com quase 20 anos por aqui, nunca é tarde para continuar estudando, a fim de ocupar outros cargos, mesmo fora da PMDF. Pois, sinceramente, tenho que dizer com pesar que, o futuro de nossa carreira é muito incerto.

      É triste e vergonhoso, mas, depois de quase 20 anos, tenho que admitir que muitas coisas ainda estão difíceis de mudar por aqui.

      Excluir
    2. É SIMPLES. POR QUE UMA PESSOA COMO VOCÊ QUE AINDA ACREDITA EM PATRÍCIO NÃO DEVERIA NEM TER SIDO PROMOVIDO A CABO. ALIÁS, NÃO DEVIA NEM SER SOLDADO. SIMPLES ASSIM. VAI SER JU...LÁ NA CASA DO CHAPÉU. POLIGLOTA, É POR ESSAS E OUTRAS QUE EU ME ESTRESSO COM ESSA FIRMA. O CARA TÁ LEVANDO NA CABEÇA POR CAUSA DESSA CORJA E AINDA VEM PEDIR AJUDA A ELES AQUI NO BLOG. ARREGO COM ESSE POVO, POIS PARECE QUE TEM O DEPUTADO E O GOVERNO QUE MERECE.

      Excluir
  4. É no tempo da ditadura a pmdf era ruim por ser na ditadura, acabou a ditadura a tempos os meus trintas anos de serviço acabou a mais de 10 anos e vejo a pmdf do mesmo jeito, será que não é muito otimismo esperar alguma melhora não? será? hummmm? sei não.

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com