quarta-feira, 18 de junho de 2014

Opinião: Política e Polícia. Quando vamos amadurecer?

A cada dia se aproxima as eleições. Faltam pouco mais de três meses para que o povo escolha seus representantes nos pleitos de outubro.

Mas e nós, policiais militares? Como estamos?

Não é difícil para qualquer um que esteja engajado nas notícias das casernas decifrarem o cenário atual. De pré-candidatos desconhecidos a insistentes e eternos candidatos, tudo se vê. Não se pode esquecer-se daqueles que ainda ajudam a afundar mais ainda o já complicado cenário, propagando inverdades e descontruindo o que nunca tiveram competência para construir: Uma polícia melhor!

Jamais poderemos fazer política com pensamentos inarredáveis. Muitas vezes no recuo se revela a grandiosidade dos gestos. A sabedoria está na humildade, no discernimento, na renúncia, na compreensão superior dos fatos.

Entendo que sempre devemos construir política permeada pelo diálogo, sem intransigência negocial, pois não é bom transformar a firmeza em intransigência. Num regime democrático não há lugar para imposição, pois se houver, estará fadado ao insucesso. A legitimidade democrática e a negociação são regras em democracia. Afinal escolhidos por sua excelência o eleitor, legitimados e contratados pelo voto, devem os líderes exercitar a ética e o diálogo na política, ser exemplo para a história.

Como efetivamente estamos a atravessar uma lamentável administração ungida a fórceps e democraticamente ilegítima, impõe-se a unidade de ações, pensamentos e forças com o escopo precípuo da retomada do poder solapado, arrebatado de forma cruel e abrupta das mãos do povo, a fim de se evitar a quarta edição de um livro já velho e vergastado em sua forma e conteúdo para enfim, exorcizar de vez a política do maquiavelismo que tanto macula nossa política e, ao maculá-la, infelicita o povo.

O bom senso, a visão realista, a contemplação do quadro que se descortina sem paixão que mascara a razão, exigem renuncia, desarmamento de espíritos, desconstrução do antagonismo, convergência de propósitos e homogeneidade das agremiações e seus líderes oposicionistas na busca da alvorada muito próxima que os eleitores usurpados estão a reclamar.

Que venham as eleições e, se Deus quiser, que tenhamos chegado a um consenso do que precisamos e quem queremos. O que jamais podemos deixar escapar é a necessidade de mantermos a representação que conquistamos com muita esperança, suor e sacrifícios.

Por Poliglota...

12 comentários:

  1. Olhando o diario oficial de hoje, chega a ser incrivel a quantidade de policiais que deixam a policia militar, em sua maioria homens e mulheres que ainda estão fazendo curso, como nossa instituição perdeu credibilidade... caos total...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. perdeu irmão ,esta perdendo a cada minuto ,cada dia,já era ,as pms acabaram,conseguiram acabar com a briosa,virou um verdadeiro atraso,e quem sofre com isso são os praças,elementos como dizem ,de execução,a pm nunca mais ,digo ,nunca mais será aquele instituição que dava gosto em vestir uma farda,trabalhar,acabaram com a identidade dela,farda lixo,até a identidade mudaram,faliu, a pm faliu,fui.

      Excluir
  2. A presidente Dilma sancionou hoje dia 18/06/2014 o porte de armas pra agentes penitenciários usarem arma fora de serviço, parabéns pra essa categoria .

    ResponderExcluir
  3. Sai da PM!!! Vou pra CIVIL!!! 10 anos pra virar cabo é muita sacanagem!!!

    A PM é uma instituição que não valoriza as praças! 95% se aposenta na graduação de sargento! Isso é uma vergonha!

    As praças só conseguirão dignidade fazendo greve ou Operação Tartaruga, pois os oficiais já conseguiram o que queriam = equiparação com os delegados (sem falar que ainda ganham as gratificações pra que já foram designados). A próxima tenho certeza que serão valorizados!!!

    Chegou a vez das praças, mas tem muito praça alienado que já alcançou o máximo na vida = sargento na PM!!! Praça puxa saco de oficial (Tirando o Poliglota claro). Adeus instituição safada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VAI COM DEUS E ESPERO QUE NÃO LEVE TUDO DE RUIM QUE AQUI PASSOU E SIM, QUE LEVE PRA SUA VIDA O QUE NÃO PODE SER FEITO, COMO NÃO FAZER E PRINCIPALMENTE NUNCA ESQUECER DOS POUCOS AMIGOS QUE AQUI FEZ!!
      MEUS PARABÉNS.. E QUE ESSA SUA NOVA JORNADA SEJA REPLETA DE FELICIDADES, COISA QUE AQUI INFELIZMENTE FOI REPRIMIDA POR DIVERSAS CAUSAS ALHEIAS A SUA VONTADE!!

      PS: INFELIZMENTE POR CONTA DE 'N' MOTIVOS QUE AQUI JÁ CITEI, SÓ RESTA À NÓS FAZER ISSO... SE MATAR DE ESTUDAR E CONSEGUIR A TÃO SONHADA E GLORIFICADA NOMEAÇÃO EM OUTRO LUGAR QUE NO MÍNIMO LHE VALORIZE FINANCEIRAMENTE.. POIS AQUI, ACHO QUE MUITOS REALMENTE NÃO QUEREM QUE MUDE.. FATO!! POIS SE REALMENTE QUISESSEM MUDANÇAS, JÁ TERIAM MUDADO!! LEMBRE-SE, "UMA ÚNICA ANDORINHA NUNCA FARÁ NENHUM VERÃO!! NÃO IMPORTA ANDE SEJA, NUNCA"

      NOVINHUUU

      Excluir
    2. A GRANDE VERDADE QUE REINA AQUI É A SEGUINTE...
      ENQUANTO BOA PARTE DOS PRAÇAS ACHAREM QUE É LUCRO TEREM UMA PROMOÇÃO A CADA 10 ANO, REALMENTE ISSO AQUI NUNCA MUDARÁ, NUNCA!!
      MAIS DETALHE, NÃO ADIANTA FICAR APENAS PUTINHO QUE A CADA 10 ANOS VOCÊ GANHA SUA LE E SUA PROMOÇÃO.. E SIM, SOMAR NAS AÇÕES QUE SÃO DELIBERADAS!!
      TOME COMO EXEMPLO O CASO DAS CNH/CURSO ESPECIAL PARA CONDUZIR VTR..
      VEJAM QUE ESSE CASO, QUE PODERIA TER TOMADO TODAS AS UNIDADES, SE TORNOU INEFICIENTE.. JUSTAMENTE POR QUE NEM 5% PROCEDEU COMO HAVÍAMOS PLANEJADO!!
      NUM E VERDADE??
      PORTANTO FALTA MUITA COISA, MAIS MUITA MESMO PARA QUE AQUI O PRAÇA CONQUISTE ALGO!! E NÃO ADIANTA VIM COM A CONVERSINHA QUE OS OFICIAIS CONSEGUEM ISSO OU AQUILO POR QUE SÃO MINORIA, UNIDO OU QUALQUER OUTRA COISA... POIS O PROBLEMA DO PRAÇA VAI MUITO ALÉM DISSO!!

      NOVINHUUU

      Excluir
  4. Ainda não creio em eleição ou reeleição de candidatos oriundos da PM. Vejo com grande receio o cenário que se desenha. Parece-me que os possíveis candidatos observam apenas as chances de sucesso individual no próximo pleito eleitoral, não raciocinam em equipe. Será que não conseguem se organizar para, de fato, conseguir-se uma bancada forte para a segurança pública? Em especial, óbvio, refiro-me à Pm. Já li algo a respeito de que no Cbmdf as coisas, como sempre, já estão bem mais adiantadas. O que falta em nossa instituição? Inteligência? O que há em excesso? Ganância? Já não há mais tempo para picuinhas pessoais e egoístas. Devemos continuar sendo representados nas casas legislativas SIM!!! O governo local barganha com os distritais sempre. Se obtivermos eleitos que defendam nossas demandas e nos representem, podemos ter poder de barganha com o GDF SIM!!! Na àrea federal, seria uma grande vitória, de fato. Mas, há que se esquecer as individualidades e agir com sapiência, pois o tempo urge. Há que se pensar nas possíveis bancadas, alianças, coligações, coeficientes, etc...É sumariamente necessário agir com sabedoria, para que se consiga eleger o máximo de defensores de nossos pleitos. Particularmente, prefiro votar ainda em PM's, mas infelizmente, ainda não consegui vislumbrar sucesso nas eleições. São muitos candidatos, corre-se o risco de não eleger ninguém!!!! De nada vai adiantar termos um eleito apenas, seja ele de oposição ou não. Será andorinha só. Precisamos demonstrar força, infelizmente. Há quem afirme veementemente, que outras tantas carreiras públicas não possuem representação e, ainda assim, conseguem ter seus pleitos atendidos. Não se esqueçam que TODAS estas outras carreiras públicas, são civis!!!! Podem fazer as mais diversas formas de manifestação que não dá nada de ruim!!!! Não se esqueçam que, muitas dessas carreiras, ao contrário de nós, geram receita para o Estado, enquanto aqui, oneramos os cofres públicos!!!! Precisamos de representação forte e inteligente, se possível, em número impactante e que cause respeito!!!! Não é mais hora de inércia, é hora de ação, mas com inteligência, sem individualismo. Não serão todos que irão se eleger, mas, se espertos forem, lhes caberá uma "pontinha", onde conseguirão se dar bem também, basta deixarem de ser egoístas!!! Não é melhor do que perder as eleições e ficar apenas sentando o malho em quem se der bem??? O que a categoria quer e precisa, é de representação fiel, leal e inteligente!!! Não de individualistas!!!! Chega de Ganância e burrice política. Saibam se organizar!!!! Saibamos votar!!!! Boa sorte e inteligência a todos nós. Fui.
    Sgt Pedro Alves

    ResponderExcluir
  5. A presidenta tbem sancionou 30%, de adicional,pra os moto taxi,motoboys...por considerar profissão perigo...e isso aí presidenta ,....desse jeito vc vai se eleger.

    ResponderExcluir
  6. Esse será a nossa divulgação não só para com ela, e sim para todos que fazem parte do PT!! Seja por afinidade, parceria ou qualquer outra coisa...

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-565964421-adesivo-fora-dillma-20-unids-melhor-preco-somosfabricantes-_JM#D[S:VIP,L:SELLER_ITEMS,V:3]

    CFP, apenas-1

    ResponderExcluir
  7. ATÉ HOJE NA PMDF SOMENTE OS POLICIAIS QUE FORAM ELEITOS QUE CONSEGUIRAM SE ARRUMAR NA VIDA, OU SEJA, APENAS PROCURARAM MELHORAS PARA SI MESMO E SUAS FAMÍLIAS. JÁ OS CORONÉIS JA CHEGARAM NO TOPO DA CARREIRA E POR ISSO SÓ VIVEM CORRENDO ATRÁS DE GRATIFICAÇÕES.

    E O RESTO DA TROPA QUE SE FOD...!!!!! ESSA É A VERDADE NÃO ACREDITO MAIS EM NINGUEM NESSA INSTITUIÇÃO TRAÍRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Boa noite colegas,

    Primeiro, peço desculpas pela demora na liberação dos comentários, mas estamos trabalhando a finco e isso têm absorvido muito nosso tempo.

    Segundo, queria agradecer aos policiais do 1º BPESc que hoje nos receberam calorosamente para tratarmos de assuntos de nosso interesse, com uma receptividade excepcional.

    E por fim, gostaria de deixar uma mensagem aos colegas. Estamos cansados, desmotivados, com nossas auto-estimas abaladas por conta do que esse governo poderia ter feito em nosso benefício e não fez, nos traindo na cara dura. Queria dizer aos colegas que nada fica escondido debaixo do céu e que nossa hora está chegando. Nossa resposta será dada dia 05 de outubro, quando nas mesmas urnas que colocamos esse partido e seus asseclas iremos tirá-los do poder.

    Não podemos nos desanimar e deixar que os erros do passado sejam nossas sombras eternamente. Temos que buscar forças e coragem para que busquemos com sabedoria a conquista de nosso verdadeiro espaço. Tivemos muitas decepções, sem dúvidas, mas quem foi que disse que depois da tempestade não vem a abonância? Acreditemos nela e sigamos em frente, pois nada é eterno.

    Não jogue fora seu único instrumento capaz de transformar e promover as mudanças. Seja consciente e acredite. Nem tudo e todos são iguais. Sei que teremos a oportunidade de mostrar isso da forma mais democrática possível. Alguém duvida? Só não conseguiremos se desistirmos, estagnarmos e acharmos que tudo está perdido.

    Vamos em frente, pois como dizem, “a fila anda”.

    Desejo a todos uma boa noite e uma quinta-feira abençoada.

    Poliglota...

    ResponderExcluir
  9. A PM gasta dinheiro em curso de formação pra nada. Já vai sair mais e mais novos soldados. Que vergonha. A PM só vai um dia melhorar se desmilitarizar mesmo, pois ninguém mais nos dias atuais consegue estudar e ficar em um orgão público que te trata pior que empresas privadas. Se for pra continuar do jeito que ta era melhor ser nível fundamental. Pra que nivel superior se a mentalidade dos gestores é de concurso de nível fraco. Exigem testes e mais testes e curso de formação pra no final não ter valor nenhum.
    SORTE DAQUELES QUE TIVERAM OS MÉRITOS E VÃO PRA POLÍCIA( PCDF) QUE REALMENTE VALORIZA E TEM SINDICATO PRA NÃO DEIXAR ESCRAVIZAR SEUS SERVIDORES. A POLÍCIA QUE SE MATA DE TRABALHAR AQUI É TRATADA COMO NADA EM TUDO. INFELIZMENTE NUNCA VAI MELHORAR NÃO ADIANTA SONHAR. ENQUANTO FOR MILITAR VAI SER ASSIM POIS MILITAR É IGUAL A MÃO DE OBRA BARATA E PAU PRA TODA OBRA, AGUENTA TUDO .

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com