segunda-feira, 19 de maio de 2014

PM e Polícia Civil: Unificação polêmica da polícia

Uma polêmica proposta em tramitação no Senado vem movimentando batalhões de todo o país e colocando em lados opostos oficiais e praças: a chamada desmilitarização da Polícia Militar.
O texto é de autoria do senador Lindbergh Farias (PT-SP) e altera a Constituição Federal de forma reorganizar a PM no que diz respeito à formação e treinamento dos policiais e, principalmente, acabar com a rigidez da instituição, dando maior autonomia para os profissionais. Na prática, se o projeto for aprovado sem modificações pela maioria dos 81 senadores, caberá a cada estado unificar as hoje existentes PM e Polícia Civil criando um novo grupo — de natureza civil — para atuar de forma ostensiva, preventiva e investigativa. 

A justificativa do autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 51 é que os “vícios da arquitetura constitucional” da segurança pública contribuem para o quadro “calamitoso” do setor no Brasil. “O ciclo da atividade policial é fracionado. As tarefas de policiamento ostensivo, prevenindo delitos, e de investigação de crimes são distribuídas a órgãos diferentes. A função de policiar as ruas é exclusiva de uma estrutura militarizada, força de reserva do Exército (a Polícia Militar), formada, treinada e organizada para combater o inimigo, e não para proteger o cidadão”, alega o senador Lindbergh Farias, para quem a desmilitarização da PM e a repactuação das responsabilidades vai gerar uma atuação de forma “mais humanizada” e romper com o “quadro dramático” da segurança no país.

Mas não é o que pensa o presidente da Federação Nacional das Entidades de Oficiais Militares Estaduais (Feneme), coronel Marlon Jorge Teza. Para ele, a PEC desconstitui o sistema de segurança pública ao deixar nas mãos de cada estado a tarefa de montar o seu sistema policial e ainda ignora um dos principais gargalos do setor: a definição de um percentual mínimo da receita para o seu financiamento, assim como acontece na saúde e educação. Ele lembra ainda que há várias décadas vem sendo discutida a unificação das polícias, e a ideia sempre fica no papel por falta de consenso. “Nenhum país tem uma polícia única. A divisão é que garante o equilíbrio do estado democrático. Com a unificação, a sociedade fica refém de uma só polícia.”

Outro ponto questionado pelo coronel é o polêmico regime hierárquico dentro dos batalhões, que deixaria de existir. “Nas polícias de grande porte, que é a PM de todo o país, você tem que manter a ordem de um grande efetivo. Isso é diferente de ter meia dúzia de policiais trabalhando em uma delegacia. Não há como manter um efetivo forte sem hierarquia. Corre-se o risco de, no futuro, termos uma verdadeira balbúrdia”, alerta o coronel reformado da PM de Santa Catarina.
Fonte: ISABELLA SOUTO - Correio Braziliense - 19/05/2014

33 comentários:

  1. PRIMEIRO TEMOS QUE DERRUBAR ESTE PARTIDOS DE DITARES, ASSIM ACREDITO QUE A DESMILITARIZAÇÃO E VIÁVEL, SE ELES CONTINUAR PODER NÃO HAVERÁ REFORMAS VAI FICAR IGUAL ESTA HOJE OU PIOR.

    ResponderExcluir
  2. Este coronel aí só ta pensando em RDE mas saiba ele que somos profissionais e estamos malucos pra sair desta ditadura de militarismo. Não deem importancia ao que diz este homem pois me parece que ele tá mais preocupado com RDE e CPM do que contribuir para a sociedade. Militar defende é fronteiras e prontidao para defesa de uma naçao. Militar é treinado para matar e polícia tem de ser treinada para defender o cidadão. Esta pec tem de ser aprovada o mais rapidamente possivel. Chega de regulamentos arcaicos e de falta de respeito aos policiais militarres. Policial militar nao tem direito nem a se defender neste modelo

    ResponderExcluir
  3. Fui praça e hoje sou oficial da PMDF. Minha opinião é que algo precisa ser feito para melhorar e aperfeiçoar o sistema de segurança pública no nosso país, partindo de alguns pressupostos, tais como: 1. Valorização do profissional de segurança pública em todos os sentidos (salário, condição de trabalho, participação nas decisões dependendo da sua função, etc); 2. Desvinculação completa do sistema das forças armadas; 3. Modernização dos equipamentos; 4. Reformulação de leis que impedem e causam dificuldades na operação policial (ECA e artigos do código penal e do CPP que beneficiam o delinquente em detrimento da sociedade); 4. Garantias de direitos dos atuais profissionais das instituições policiais. As PECs em tramitação no Congresso trazem ganhos e perdas, bem como pontos que levam ao temor e a desconfiança de que ficará pior. Temo que a desconstitucionalização da organização das polícias seja algo prejudicial, pois, principalmente a PEC 51 transfere para os Estados essa tarefa, o que gera temor pela instabilidade política que reina nesses entes da federação, passando muitas vezes por vontades pessoais e partidárias, não ficando claro a política de estado. Sou a favor da reformulação, mas precisamos estar atentos para que isso não se transforme numa solução pior. Levando em consideração a segurança pública no DF, fica ainda mais sensível esta preocupação, pois os Estados estão avançando em ganhos para as PMs, vejamos Goiás e Tocantins. Fiquemos de prontidão e atentos a tudo.

    ResponderExcluir
  4. MV 18 de maio de 2014 20:15

    Fica até difícil alguma defesa diante das imagens, não tem como nenhum comandante de UPM fazer algum comentário defensivo contestando o imagem negativa apresentada. Nem sei porque falo comandante, acho que somente pela força de expressão mesmo, pois a PMDF perdeu o significado de comando há tempos. Nossa gestão está completamente dissociada da boa administração, ou seja a carruagem vai sendo tocada com os cavalos em desabalada carreira.

    Infelizmente nosso administradores não estão observando o quadro geral que reveste a PMDF hoje em dia. É aluno de CFP indo embora (por volta de 200); é praça saindo para outro órgão (por volta de 150); é antigo pedindo reserva (por volta de 100); é antigo pedindo DM (aí é pra mais de 200), fora afora as PFens que ganharam o direito de aposentadoria aos 25 anos (bota aí mais de 100). Não estão vendo toda essa evasão, não estão avaliando o quadro crítico em que se encontra a PMDF? Vão deixar a bomba estourar mesmo? Sabendo de tudo isto ainda tratam a tropa como se fossem cachorros? Nem pião de obra come em pé como esses pobres coitados das imagens. Isso tem que mudar, só depende dos praças.

    A copa está aí, vão deixar esse quadro se repetir? Os praças vão aceitar esse destrato passivamente? Não podemos mais abaixar a cabeça ante tanta humilhação imposta ao praça. Não se pode dizer que este foi um caso isolado, pois inúmeros acontecimentos estão acontecendo no mesmo sentido. Basta lembrar da última assembléia para que se refresque um pouco a memória e ver como os praças são vistos pelos os oficias, ou seja não existem. Algo que não existe não deve merecer um mínimo de respeito e reconhecimento, ao menos esse deve ser o sentimento que nos é dispensado.

    Eleição está chegando, cabe a cada um de nós a escolha correta de quem vai ser a nossa voz. Algumas pelo contumaz silêncio diante dos fatos nem precisam ser mencionadas pelo insignificância que representam, outras pelos sensacionalismos e carnaval em que tentam aparecer devem ser moderadas. Evitando estas (voz), devemos pensar em alguém que se manteve em sintonia com nossos anseios. Vamos ficar antenados. Vou terminando por aqui, mas sempre de olho.

    Que a força esteja com você.

    - - -
    CONTINUA
    NOVINHUUU

    ResponderExcluir
  5. CONTINUANDO

    FINALMENTE ALGUÉM MATERIALIZOU OU PELO MENOS ESTÁ ENXERGANDO OU TENTANDO VER O MEU PONTO DE VISTA.. QUE É JUSTAMENTE O QUE: ESTAMOS EXTREMAMENTE NA MERDA E A BASE QUE HOJE É "SIM" MINORIA, NÃO TEM VOZ ATIVA.
    OU SEJA, SOMOS ALÉM DE MINORIA.. SOMOS INEXISTENTES E PRECISAMOS DO APOIO DOS ANTIGOS PRA FAZERMOS SER VISTO!!
    CONCLUSÃO: NÃO ADIANTA OS INEXISTENTES ROLAREM NO CHÃO, SE QUEM É MAIORIA ESTÁ CAGANDO NÃO SÓ PRA NÓS COMO PRINCIPALMENTE PRO SEU RESTO DE FUTURO QUE AINDA TEM AQUI NESSA FIRMA FALIDA!! PORTANTO, SE QUEREM REALMENTE MELHORIAS.. DEIXEM DE SER "OMISSOS" E VAMOS NOS UNIR.. MEUS QUASE 10% COM OS SEUS MAIS DE 90% É POSSÍVEL "SIM" FAZERMOS A DIFERENÇA. POIS INFELIZMENTE POR CONTA DESSA FALTA DE OXIGENAÇÃO, TODOS QUE HOJE ESTÁ DE SGT PRA CIMA.. ESTÃO CAGANDO GERAL E PIOR, QUEREM QUE NÓS SEJAMOS OS PROFETAS.. OS SALVADORES E ETC..

    PS: PROCUREM NO DICIONÁRIO O REAL SIGNIFICADO DA PALAVRA "UNIÃO"... VEJA SE LÁ TEM ALGUMA ALUSÃO COM O QUE ESTAMOS TENDO?? DAÍ COMPARA AS AÇÕES EXECUTADAS NOS OUTROS ESTADOS E TIREM SUAS CONCLUSÕES..

    OBS: POSSO ATÉ NA PIOR DAS HIPÓTESES AINDA TER MUITOS ANOS PRA SOFRER AQUI.. PORÉM, POSSO GARANTIR QUE SE OS QUE ESTÃO COM O PÉ DA RESERVA NÃO FIZEREM NADA!! SÓ PODEREI LAMENTAR POR VOCÊS.. POIS, ESTANDO LÁ FORA.. NÃO ADIANTA QUERER TER VOZ ATIVA, QUE INFELIZMENTE NÃO TERÁ!! PORTANTO, DEIXEM DE SER "OMISSOS".. UMA RESERVA MENOS PIORADAS, DEPENDE DAS AÇÕES QUE FAZEMOS NA ATIVA!! EXEMPLO: ESTOU FARTO DE VER OFICIAL INDO PRA RESERVA E DEPOIS VIRAR ESTAGIÁRIO DE COMENTARISTAS DE SEGURANÇA.. DIZENDO QUE TEM SOLUÇÃO PRA TUDO!! PQP.. PRECISA IR PRA RESERVA PRA APRESENTAR TAIS SOLUÇÕES??? QUE PENSAMENTO MAIS MESQUINHO!! OUTRA EXEMPLO, VEJO VÁRIOS PRAÇAS SÓ CHORANDO.. RESMUNGANDO QUE NÃO SÃO RESPEITADOS E ETC.. E NÃO FAZEM NADA!! DAÍ QUANDO ESTIVEREM NA RESERVA, ACHA QUE VAI SER DIFERENTE?? TORÇA PRA NÃO PRECISAR DE TRATAMENTO MÉDICO.. QUE VÃO ENTENDER DO QUE ESTOU PREVENDO!!

    NOVINHUUU

    ResponderExcluir
  6. http://www.youtube.com/watch?v=7p8QzLdMCnI

    http://www.edsonsombra.com.br/post/opiniao-a-maquiagem-da-copa20140519

    http://www.edsonsombra.com.br/post/tarifas-e-impostos-adiando-o-pacote-de-maldades20140519

    http://www.edsonsombra.com.br/post/todos-sao-corruptos-voce-fura-fila-aceita-troco-errado20140519

    Vamos refletir??

    ResponderExcluir
  7. PODEM FALAR O QUE QUIZEREM MAIS UMA COISA E CERTA PIOR NÃO FICA
    SO VAI SR PIOR PARA MEIA DUZIA MAIS ESTES JA DEVERIAM TER SIDO BANIDOS JUNTO COM O RDE

    ResponderExcluir
  8. O CORONEL FALOU POR TODA A POLÍCIA MILITAR,SEM ESPECIFICAR QUE SOMOS DUAS POLÍCIAS DENTRO DA MESMA ESTRUTURA,COM DEMANDAS ,DIREITOS,DEVERES,PROGRESSÃO NA CARREIRA,...DE FORMA BEM DIFERENTE E INJUSTA ENTRE ESSAS DUAS.
    O MILITARISMO FAZ PERDURAR A INJUSTIÇA CARACTERÍSTICA DE REGIMES DE EXCEÇÃO,QUANDO PRIVA DE UMA GAMA DE DIREITOS, A UMA PARCELA DE SERVIDORES PÚBLICOS - PRAÇA PMS,OS DIREITOS ESTENDIDOS A TODOS DA SOCIEDADE, POR FORÇA CONSTITUCIONAL.FALAR EM DISCIPLINA E HIERARQUIA É FÁCIL,OLHANDO DA CONDIÇÃO DELE,MAS SE FURTA DE JOGAR AO DEBATE AS MAZELAS AOS QUAIS OS PRAÇAS ESTÃO SUBMETIDOS..20 ANOS COMO SOLDADO PARA TER A PRIMEIRA ASCENSÃO NA CARREIRA,E RECEBER 200 REAIS DE AUMENTO...ISSO COM MUITO OTIMISMO...GANHAR 1/3 DO SALÁRIO DAS OUTRAS POLÍCIAS,SE EXPONDO MUITO MAIS AOS RISCOS...ESTAR SUBMETIDO A UM REGULAMENTO QUE NEM CONDENADO DA JUSTIÇA ESTÁ ,DENTRO DOS PRESÍDIOS.

    POR FIM,ESSA HISTORINHA DE BALBURDIA,INDISCIPLINA....
    ORA,CORONEL!! ATÉ NAS FACÇÕES CRIMINOSAS DO RIO DE JANEIRO E SP EXISTE HIERARQUIA E DISCIPLINA,..E COM DIREITOS ,GARANTIAS,SALÁRIOS E PROGRESSÃO HIERÁRQUICA DENTRO DE SUAS RESPECTIVAS FACÇÕES. MELHOR QUE "QUALQUER POLÍCIA MILITAR DO BRASIL". É VERGONHOSO TER QUE ADMITIR ISSO..MAS É A VERDADE. O LIXO DO MILITARISMO PRODUZ LIXO,COMO RESPOSTA À ALGUNS ANSEIOS DA SOCIEDADE!!!


    73 MIL.

    ResponderExcluir
  9. ESTOU DE SERVIÇO EM TAGUATINGA E ACABO DE OUVIR NO RÁDIO UMA VTR NOSSA, DA PMDF, ENTRANDO NO AR COM PB FIXO NA ACADEMIA DA PCDF. PENSEI QUE TAVA DOIDO,MAS CONFIRMEI. É PB FIXO LÁ MESMO. A QUE PONTO NÓS CHEGAMOS. VIGIAR CARRO DE ALUNOS DA PCDF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade são PM's q estão fazendo o curso da LIBERDADE.

      Excluir
    2. QUE ISSO?! VAI LÁ VIGIAR O CARROS DOS POUCOS NINGUÉNS QUE CONSEGUIRAM SER VISTOS POR ALGUÉM!!
      AFINAL DE CONTAS, SE AQUI "NÓS" NÃO SOMOS VISTO E SE QUER EXISTIMOS.. O JEITO É PEGAR O BECO..

      PS: OS 90% RESTANTES QUE SE ACHAM.. NÃO QUEREM SE UNIR COM OS NINGUÉM, ENTÃO.. AGUENTA!! REPITO, NÃO SABEM VALORIZAR OS "NINGUÉM".. VAMOS AOS POUCOS PARA OUTROS LUGARES QUE TEMOS PELO MENOS A NOSSA DIGNIDADE DE VOLTA, SEJA ELA EM RESPEITO.. OU MELHOR AINDA EM SALÁRIO!! OU SEJA, A PM SÓ VAI FICAR OS DESUNIDÕES.. EGOCENTRICOS E ANTIGÕES!! AI QUANDO ESTIVEREM NO CENTRO DA TERRA.. NÃO ADIANTA GRITAR QUE NINGUÉM VAI OUVIR!!

      OBS: ESTAMOS NA MERDA E SÓ AFUNDANDO POR QUE MUITOS 2 OU 3 PROMOÇÕES AGORA QUASE NO FINAL DA VIDA E SE ACHAM OS PICAS!! DETALHE, NÃO É ASSIM QUE VOCÊS FALAM: "SE ALGUM DIA FUI SD OU CB, NÃO LEMBRO" (ENGRAÇADO COMO NÃO LEMBAR?! SÓ FOI 20.. 25 ANOS: FOI ONTEM!!rs).

      NOVINHUUU

      Excluir
    3. Só na unidade em que eu trabalho foram 4 (quatro) aprovados na PCDF e começaram o curso hoje.

      Excluir
  10. http://www.senado.gov.br/noticias/datasenado/noticia.asp?not=116

    16/5/2014
    Desmilitarização da Polícia Militar divide opiniões de internautas

    Enquete do DataSenado, realizada em parceria com a Agência Senado, sobre a desmilitarização da Polícia Militar recebeu 98.648 votos durante o período em que esteve no ar, dos dias 5 a 15 de maio.

    Ao todo, 54% dos votos foram contrários à mudança e 46% a favor.

    Além da divulgação feita pelo Senado Federal, a enquete foi amplamente disseminada por internautas que se mobilizaram em blogs e redes sociais. Na ocasião, o participante foi submetido à seguinte pergunta: “Você é a favor ou contra a proposta que desmilitariza o modelo policial, convertendo as atuais polícias Civil e Militar em uma só, de natureza civil”?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro colega, recebi informações de haver pressões por parte de oficiais em grade parte dos estados brasileiros para que os praças votassem contra a proposta, passando informações mentirosas e manipulando o resultado. Enquanto houver divisão, nunca haverá uma polícia profissional.

      Excluir
  11. Essa preocupacao com hierarquia e disciplina do cel não justifica hoje em dia. Temos uma tropa educada e altamente profissional, com bom nivel intelectual.

    MAAASS, tenho muito medo de deixar o processo da desmilitarizaçao nas mãos de quem sempre nos odiou, a saber: PeTralhas!

    ResponderExcluir
  12. NOVINHUU, ultimamente só tem escrito bobagens,a impressão que da é que ele se julga o próprio sabe tudo,somos desunido? quem foi preso foi cfp ? ou policiais com quase 30 anos de serviços? or novinhuuu vá catar coquinhos seu VERDADEIRO DESUNIDO.

    ResponderExcluir
  13. Que inveja deles,pois não tive competência de sair dessa merda,onde reina o desrespeito aos seus,que possui a marca do despreparo e incompetência na gestão e trato com seu material humano.

    ResponderExcluir
  14. Esse Cel Marlon Jorge Teza só está defendendo o que lhe é óbvio, mancomunado e em conluio
    com todos todos os oficiais acreditam e lutam "que jamais o militarismo na Policia finde", é nítido e cristalino a preocupação deles em PERDER as mordomias que lhes cercam e que a sociedade e seus comandados que se danem.

    ResponderExcluir
  15. Novinhuuu, suas palavras perderam a coerencia, e elas revelam apenas uma pessoa muito magoada com os antigões , esquessa dos maltratos que te fizeram, e pare de propagar o que os antigos querem esquecer, o ódio, a falta de respeito com o próximo, o tratamento desumano, o abuso de utoridade com autoritarismo e etc, etc etc.
    Não aja como um antigo, sendo novim,esqueça as magoas e vamos à luta, os antigos tem algo a acrescentar
    No mínimo esperiência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NA BOA?! NÃO ESTOU NEM ISSO É NEM AQUILO QUE DIZ!! E SIM NÃO VEJO ARGUMENTOS FORTES PARA NÃO SÓ ME CONVENCER DE QUE ESTOU ERRADO!! OU SEJA, SE QUEREM POR SUA EXPERIÊNCIA PRA JOGO.. COLOQUE EM NÃO SENDO "OMISSOS", POIS COMO DIZEM: EU POSSO AINDA SAIR, PORÉM BOA PARTE DOS QUASE 90% VÃO AMARGAR "SIM" AS MAZELAS QUE NÃO DEPENDEM DE MIM (EXCLUSIVAMENTE) PRA MUDAR!! POIS SOU NINGUÉM!! E COMO NINGUÉM, SÓ SOU VISTO.. QUANDO PEÇO BAIXA PRA IR PRA OUTRO ÓRGÃO!!

      NOVINHUUU

      Excluir
    2. novim ,tudo bem que voce esta decepcionado ,mas saiba que compartilhamos do mesmo sentimento,mas agora eu te digo,no ano de 1990 por ai,começou o primeiro movimento reivindicatório por parte dos praças,epoca que pm ou bm não podia nem falar em politica que era dada voz de prisão ,mas alguns antigos encabeçaram esse movimento, fato este que alguns foram até excluidos,então novim,os antigos sempre participam e participarão de tudo aquilo que for de melhor para a instituição, independente de quem seja,novim,antigo,oficiais,etc,temos que convir que os tempos passados foram realmente massacrantes para aqueles que procuram defender a sociedade,orgulho de ser pm e da importancia da minha missão junto a sociedade ,sim,vergonha do salario ,do despreso,do tratamento do governo e de alguns pares sim mas a luta contra a escravidão na pm é ardua,a luta pela valorização do profissional também,porém,novos e antigos temos que caminhar juntos, caso contrario perderemos essa luta,e coisa que o cana aprende é não perde a batalha,fui.

      Excluir
    3. FINALMENTE ALGUÉM QUE NÃO APELA PARA O LADO EMOCIONAL...
      PORÉM, VOLTO A REFORÇAR: DE QUE OS REALMENTE FRUSTRADOS (QUEM NO MÁXIMO GANHOU UMA PROMOÇÃO E OLHE LÁ DESDE 2000) E INEXISTENTES, SÃO "SIM" MINORIA... ISSO É FATO!!
      BASTA IR LÁ NO ALMANAQUE PARA VER OS NÚMEROS...
      PORTANTO, NÃO ADIANTA NADA "A BASE" QUE NÃO EXISTE, QUE É MINORIA RESOLVER FAZER ALGUMA COISA E O RESTANTE NADA FAZER E PIOR, SÓ ATRAPALHAR.
      E PRA ATRAPALHAR EXISTEM DIVERSAS FORMAS...
      JÁ PRA AJUDAR EXISTE APENAS UMA E BASTANTE SIMPLES, QUE É A "UNIÃO".
      SIMPLES ASSIM...
      E QUANDO FALO DE UNIÃO É TODOS ESQUECEREM AS RIXAS, MAGOAS, FRUSTRAÇÕES E ETC...
      OU SEJA, E O QUE ACONTECE NAS OUTRAS INSTITUIÇÕES... TODOS CAMINHAREM PARA O OBJETIVO COMUM: PLANO DE CARREIRA, DIGNIDADE, RESPEITO, VALORIZAÇÃO E ETC...
      AGORA, FICAR COMO ESTÁ... QUE NÃO DÁ!!
      POIS VOCÊS "ANTIGOS" SABEM O PODER QUE TEM, TANTO EM NÚMEROS.. COMO EM AÇÕES, PORÉM, FICAM SEMPRE COM ESSA CONVERSINHA QUE NO PASSADO FIZERAM ISSO OU AQUILO...
      GENTE, PASSADO É PASSADO!!
      VAMOS VIVER O AGORA...
      PENSAR NO FUTURO...
      ISSO SIM QUE FARÁ A DIFERENÇA!!
      POIS QUERENDO OU NÃO, MUITOS DE VOCÊS ESTÃO COM UM PÉ NA RESERVA E SE ACHAM QUE ELA SERÁ TRANQUILA?! COM AS REAIS CONDIÇÕES ATUAIS...
      PODEM TIRAR O CAVALINHO DA CHUVA, POIS SE HOJE VOCÊS ESTÃO SE MATANDO EM SVG, BICOS E DERIVADOS... DAQUI UNS MESES SERÁ PIOR!!
      EU POR UM LADO, SÓ DEUS SABE O MEU FUTURO... SE REALMENTE FOR PRA FICAR ATÉ MEUS ÚLTIMOS DIAS AQUI, QUERO QUE ELES SEJAM MELHORES... FATO!!
      AGORA SE FOR TAMBÉM DA VONTADE, FAREI SIM NÚMEROS DOS QUE VÃO PRA OUTROS ÓRGÃOS... OUTRO FATO!!
      PORTANTO, A QUESTÃO É SIMPLES: MESMO QUERENDO SAIR PRA OUTRO LUGAR MELHOR, DEVEMOS PENSAR NA PIOR DAS HIPÓTESES O CASO PIOR... QUE É FICAR ATÉ O ÚLTIMO DIA E APOSENTAR!! LOGO, DEVEMOS DEIXAR E PRINCIPALMENTE DÁ CONDIÇÕES DE QUE ESSE FUTURO SEJA REALMENTE BOM. PORQUE DO JEITO QUE ESTÁ... NÃO É NOVIDADE DE NINGUÉM OU DESCONHECIMENTO DE QUE TODOS QUE ESTÃO INDO EMBORA... ESTÃO NA MERDA EM DOBRO.
      DAÍ NÃO ADIANTA QUERER TER VOZ ATIVA NA RESERVA, POIS SENÃO ESTÃO NEM NOS OUVINDO QUANDO ESTAMOS AINDA NA ATIVA.. PARE E PENSA... LÁ É PIOR!!

      JÁ CANSEI DE VER ISSO NO EB, DO PRAÇA MAIS MODERNO ATÉ OS GENERAIS... VÃO PRA RESERVA PERDEM TODO O PRESTIGIO... TODO!! ENTÃO, VAMOS FAZER "SIM" A DIFERENÇA AGORA E PRINCIPALMENTE PENSANDO NO FUTURO... POIS PARA TER UM NO MÍNIMO DIGNO, DEVEMOS BRIGAR AGORA NO PRESENTE E DÁ CONDIÇÕES DE QUE ELE SEJA REALIZADO.

      NOVINHUUU

      Excluir
  16. NÃO VAMOS PARTICIPAR DA S MANIFESTAÇÕES DO DIA 21? SERÁ QUE OS R$ 200,00 NA PRÉVIA JÁ SATISFEZ A TROPA???? CADE OS PRÉ-CANDIDATOS PARA FAZER FRENTE NESTA HORA???

    ResponderExcluir
  17. Veja essa situação: http://www.asprabahia.com/?p=8561

    ResponderExcluir
  18. Estamos na merda devido esse regime arcaico o tal do militarismo que é interesse do Governo; ou seja, não temos direito a nada somos tratados por nosso Gestores simplesmente como um matricula onde todos os benefícios da instituição são direcionados a eles as legislações internas são feitas de forma não a beneficiar a Instituição como um todo, mais sim como uma forma de controle sobre os executores os Gestores jogam esse argumento se desmilitarizar o Governo vai perder governabilidade vai haver varias policias me digam o que perdemos estabilidade só aos dez anos de serviço, podendo ser licenciado pelo ato administrativo o único funcionário publico que não tem garantia de seu salario nem apos os 35 anos de serviço já que só e reformado aos 63 anos se pisar na bola perde o salario Conselho disciplina temos uma atividade de risco não temos um seguro de vida, não temos uma asseria jurídica nem direito a optar pelo nosso fardamento temos direito, as diferenças nos nossos benefícios e gritante em relação ao topo da piramide a PM e cheio de mecanismos de controle sobre o subordinado onde não nos da garantia para executarmos nosso serviço não podemos nos representar perante a instituição então que prejuízos levaríamos com uma unificação, Carreira unica onde deixaria de ocorrer um policial que tem dez anos não tem estabilidade um garoto com 3 anos já entra estabilizado ainda desqualifica o profissional antigo, direito a sindicalização onde poderíamos negociar nossas demandas sem sermos presos e outros direitos que funcionalismos possuem que para nos é negado adicional noturno horas extras, um tratamento digno como prevê os direitos humanos não esse embuste que é mostrado nesses cursos de capacitação não outro caminho a ser seguido senão seremos sempre massa de manobra nas mãos dos Governantes e Gestores que deveriam ser técnicos de Segurança Publica se tornam políticos a serviço do Governo e de seus interesses.

    ResponderExcluir
  19. Como pode um coronel que nunca prestou um concurso Publico na sua vida. Hoje que da opinião cientifica pra um representante do Povo Brasileiro.

    ResponderExcluir
  20. Alguém acha que eles estão preocupados com a sociedade, o problema é perder o poder, e tratar vcs de homem pra homem, e não usar o regulamento do tí prendo!

    ResponderExcluir
  21. Inúmeros estudos mostram, há mais de 20 anos, que a estrutura da segurança pública, que hoje existe no Brasil, com várias polícias, que não se comunicam, que servem a interesses de poucos, que não cumprem nem mesmo suas atribuições constitucionais, que favorece a perpetuação da corrupção e da impunidade, está obsoleta. Sem dúvida a desmilitarização não é a solução, mas é um passo importante, sem o qual não haverá melhorias significativas para a sociedade. Veja A Política Nacional de Segurança Pública: histórico, dilemas e perspectivas de Luiz Eduardo Soares, apenas para citar um.

    ResponderExcluir
  22. A Policia Militar dos estados brasileiros para casos de guerra não deve ser usada contra a população civil, não é uma policia para defender o cidadão é para defender a nossas fronteiras e as nossa soberania do nosso país.

    ResponderExcluir
  23. EU DE OUVIR DESSE NOVINHO MAGOADO, QUAL A REVOLUÇÃO QUE ESSES CHAMADOS NOVINHOS ESTÃO FAZENDO NA PM? A NÃO SER PASSAR EM OUTROS CONCURSOS E CAIR FORA DA FIRMA, O QUE TÁ CERTO, OU IR PRA ROTAM, BOPE OU GETOP VIBRAR IGUAL LOUCOS, COISA QUE VC DEVE TÁ TENTANDO FAZER E NÃO TÁ CONSEGUINDO, A SUA MÁGOA COM OS ANTIGOS É TÃO GRANDE QUE EU TÔ ACHANDO QUE VC É PARENTE DAQUELE JORNALISTA QUE ODEIA PMS, O TAL DO CLAUDIO HUMBERTO, ESSA RAIVA TODA DOS ANTIGOS ME PARECE ALGO MAIS GRAVE DO QUE O QUE VC ARGUMENTA, ABRE ESSE CORAÇÃO RAPAZ NINGUÉM VAI TE ZOAR NÃO, ALIÁS NINGUÉM TE CONHECE, ÓDIO DEMAIS FAZ MAL PRA O CORAÇÃO, RELAXA E QUE DEUS CONFORTE ESSE SEU CORAÇÃO MAGOADO, ANTIGÃO FALTANDO 726 DIAS PRA TRANQUILIDADE.

    ResponderExcluir
  24. Sou PM novato também do curso cfp 1. Muitas coisas que alguns novinhos falam é verdade sobre alguns antigões mais não são todos antigos que estão nesse barco.Muitos Antigões já estão cansados de tanta desvalorização.Onde eu trabalho pelo menos a maioria trata muito bem os novinhos e ainda nos incentivam a estudar para sair da corporação, porém uns 10% como em todos os outros quarteis ainda são cabeças atrasadas e continuam sendo burros de carga tomando arrochos e depois vibrando, mandando carros para depósito e queimando os novados dizendo que são muxibas e fazendo fofocas falando mal deles mesmos. Fica difícil, mais pelo que vejo a maioria abriu os olhos. Temos novinhos loucos e antigões cegos.
    As coisas vão demorando pelo sistema militar.

    ResponderExcluir
  25. - EU QUERO QUE O MILITARISMO, FIFA, GLOBO SE DANEM QUE SE F--A.
    - POR SERMOS MILITAR ESTAMOS SENDO ESCRACHADOS, HUMILHADOS E SUGADOS EM PROL DA FIFA.
    - PORRA DE FUTEBOL, PORRA DE REGIME MILITAR.

    ResponderExcluir
  26. Acessei agora o site do senado( 20/05) e deve ter algo de errado!!!
    46% é a favor e 54%contra!!
    Abram os olhos! deve estar tendo alguma manipulação dos resultados!
    Aqui em minha unidade quase a totalidade é a favor da desmilitarização, exceto, como sempre, os oficiais!
    Abram os olhos!!

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com