sexta-feira, 23 de maio de 2014

Opinião: E a farda? Mal vestiu e já saiu?


Deplorável, lamentável, mas infelizmente real.

Deparar-me com a informação de que 81 policiais militares se desligaram da instituição para freqüentar um curso de formação na PCDF, e que 63 soldados de 2ª classe, recém formados semana passada, seguiram a mesma trajetória, me remete a seguinte questão: A que ponto chegamos?

Porém antes de pensar nos reflexos desse êxodo, filosofo sobre a sabedoria Cristã, que me fez entender que existe um Deus muito bom que nos dá oportunidade de plantar o que quisermos...

Mas esse mesmo Deus é justo e permite que após a escolha do plantio, colhamos somente o que plantamos. E qual é a correlação dessa parábola com a PMDF? SERIA A EVASÃO, A COLHEITA DA SEMEADURA QUE OS GESTORES,GOVERNANTES E REPRESENTANTES NO LEGISLATIVO PROMOVERAM DURANTE DÉCADAS? Reparem: Pela manutenção dessa soberba cultural que permeia os corredores dos comandos dessa Corporação e que visa somente a fomentar manutenção de um egocentrismo classista, esses administradores que nunca conseguiram discernir o interesse público do privado segregaram todos aqueles que tentaram se levantar contra esse SISTEMA cada vez mais decadente e que privilegia somente uma parcela mínima da instituição. Prisões, punições, processos administrativos e toda sorte de obstáculos foram lançadas sobre os ombros daqueles que levantaram a bandeira de uma PMDF mais justa, mais igualitária e mais valorizada em seu contexto geral.

E qual foi o resultado disso? Creiam-me: Se outrora havia policiais inteligentes, porém frustrados, que achavam que conseguiriam mudar a instituição com suas atitudes, hoje vemos policiais que não querem mais se frustrar e viraram as costas para a falência dessa instituição, pois sendo sábios, perceberam que podem mudar a si mesmos.

O resultado disso é que hoje na PMDF é cada vez mais crescente o quantitativo de homens e mulheres que se cansaram de servir a uma Corporação que infantiliza seus servidores tolhendo direitos mínimos (como o direito a livre expressão de pensamento) e buscam outras carreiras, pois enjoaram de marchar como soldados de cabeça de papel e já perceberam que uma mente não-pensante se traduz, por conseqüência, em um corpo não-atuante.

Mas e a solução para isso? Avalio que ou muda-se essa cultura de achar que as Praças são cavalos (“Tropa”) que tracionam uma carroça chamada SEGURANÇA PÚBLICA ou esse sistema arcaico está fadado ao caos, pois infelizmente não adianta maquiar publicando propagandas ou fazendo discursos floreados dizendo que possuímos veículos modernos, aeronaves caríssimas e equipamentos de ponta, se o aparato mais importante dessa Instituição (o material humano) está jogado às traças sem qualquer tipo de investimento e valorização há anos.

Sinceramente, não há como exigir um serviço policial de 1º mundo tratando o policial militar de uma forma que beira a escravidão. Enquanto houver essas agruras internas, não vislumbro, infelizmente, outra solução que não seja a evasão, e a mim, resta somente desejar felicidades aos colegas que optaram por trilhar novas carreiras.

Quanto a mim, esse velho soldado, hoje na reserva remunerada lutando contra um Conselho de Justificação instaurado sob a ótica política, sem nenhuma justificativa plausível e com nítido propósito de calar a minha voz que somente desejou trazer informação e esclarecimento aos nossos policiais e bombeiros, resta apenas orar para que essa sangria algum dia seja estancada definitivamente, seja através da PEC 51, qualquer outra Lei ou da consciência humana.

O que nos importa como divisores entre o bem e o mal de uma sociedade exigente, é poder viver com respeito interno para que possamos melhor servir e dignidade para podermos oferecer às nossas famílias uma vida confortável em troca do preço que pagamos diariamente por arriscarmos nossas vidas em prol de quem sequer conhecemos.

Portanto, desnecessário se faz alertar ao último que vier a sair que apague a luz, pois percebemos que em nossa instituição já estamos vivendo na penumbra das trevas há tempos.

O pior cego é aquele que não quer enxergar!

Poliglota...


Concito que Meditem em Jeremias 22 – Clique Aqui

73 comentários:

  1. Bom dia agora esta aparecendo os salvadores da pmdf os bonzinhos cara que nunca subira em um carro de som para defender a sua categoria, sempre babaram zovão de governadores para se da bem, como eu sempre eu digo tem pms otários que se vende por 200 reais, vote neste cara e continue neste sistema falido que esta ai comandado por esses ditadores covardes e arrogantes.

    ResponderExcluir
  2. Contra fatos, não há argumentos!

    Ao contrário da PMDF, na PCDF, os sujeitos de execução, Agentes e Escrivães, que na verdade são os que carregam a PC, têm um baixíssimo índice de evasão de sua instituição.

    Tem mais. Se fizermos uma estatística da evasão na PMDF, especialmente de praças, veremos que os números são assustadores. Só na última década(2000 - 2010) temos uma evasão que passa de DUAS CENTENAS. Mas, uma quantidade expressiva de uma vez só como essa, realmente é emblemático, e mostra não só o alto nível dos novos policiais, resultado da exigência de nível superior, como também revela com uma clareza solar, que o ambiente na PMDF é altamente insatisfatório!
    E, é bom lembrar que, temos PMs, que saem para outros órgãos públicos, que em alguns casos que já vi pelo DODF, pagam menos que o salário da PMDF. Outro dado revelador do lamentável ambiente para o público interno.

    Mas parece que isso não incomoda os "gestores" da PMDF. Talvez por falta de compromisso e pensarem apenas no próprio umbigo, os DES(administradores) da PMDF, sequer percebem o quão "inóspito" se tornou o ambiente da corporação para os principais responsáveis por representá-la: OS VALOROSOS PRAÇAS!
    Muito diferente da PCDF, onde seus principais representantes, Agentes e Escrivães, a defendem com unhas e dentes. Por isso mesmo, tornou-se o principal destino dos que saindo da PMDF, pretendem continuar na lide policial. Tenham certeza que os que foram aprovados no último certamente para a PCDF, poderiam ter sido aprovados em outros concursos com igual ou maior nível de dificuldade e concorrência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bem assim não, frequento vários cursos preparatórios e a quantidade de PCs estudando é muito grande. Lá tem até antigão passando em concurso.

      Excluir
    2. Mas foi isso que eu disse no primeiro parágrafo, que na PCDF há evasão, mas em um índice baixo, bem diferente do que ocorre na PMDF, onde a evasão é bastante alta.

      Excluir
    3. Equívoco nobre colega. Sou da turma de 2010 e desconheço qualquer pessoa dessa safra e de outras que estejam satisfeitos. Muitos se desligam sim do curso de formação, e posso dizer que 95% dos que restaram da última turma estão se matando de estudar pra sair, e estão saindo.. eu já passei do prazo. Isso se aplica aos escrivães. Toda semana se vê nos boletins internos muita gente partindo pra outras carreiras.
      O último que sair, apague a luz!

      Excluir
  3. Olha,o poliglota esses pejorativos muitas vezes usados por colegas,como:puxadores de carroças,cavalos"tropa",burros..tem que comer capim..4*série...etc etc,primeiro tem que existir o respeito!,se alto nos desvalorizamos,quando se referismos a nós mesmo,quem vai nós respeitar?os tratamentos aqui por partes de colegas me da nojo,queremos ter direitos?queremos ser respeitados?que a sociedade e governo nós respeite?então vamos mudar de atitude,num é se esculhanbando,que vamos chamar atenção,só vamos atrair olhares negativos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E MEU AMIGO ESSES MESMOS QUE NOS CHAMAM ASSIM ESQUECEM QUE FOMOS NOS PUXADORES DE CARROÇAS QUE FIZEMOS ESTAS MELHORIAS NA PMDF

      Excluir
    2. porem caro colega, um mendigo só deixa de ser mendigo, quando ele sai da condição de mendigo.. "Quem quer vencer um obstáculo deve armar-se da força do leão e da prudência da serpente."
      Pindaro

      Excluir
  4. A profissão é de se orgulhar,mas a instituição é sua dinâmica de tratamento ao seu material humano é o que tem de mais lixo no universo do serviço público.Tenho enorme vergonha do tratamento dispensado a nós.

    ResponderExcluir
  5. Será que corregedoria não vai querer prender esses que ousaram estudar pra passar em algo que valha a pena.kkkkkkkkk! É bem capaz de prenderem esses quando voltarem à instituição,à espera da nomeação.Será porque tantos praças sonham em sair da PM ????

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS POLIGLOTA PELA POST. ISSO MOSTRA A SOCIEDADE A VERDADE NOSSA DE CADA DIA, E PARA AQUELES PRAÇAS QUE SÓ EM SERVIÇO , POIS SOMOS TÃO DESVALORIZADOS QUE O PUXA SACO DE DIA TEM CORAGEM DE PERGUNTAR O LAVADOR DE CARRO SE VIU OS POLICIAIS NA AREA, ISTO É FALÊNCIA PURA PARA UMA INSTITUIÇÃO DE 205 ANOS. VAMOS PRA RUA SENHORES ESSE PT ACABOU COM NÓS PRAÇAS.
    ASS: PRAÇA PARADO TOTAL ATE A BOCA DE URNA

    ResponderExcluir
  7. Poliglota não são 81, mas aproximadamente 230 pedidos de licença chegaram a DGP para ingresso no curso da PCDF, não da para aferir quantos são CFP1 ou 2 ou até mesmo 70 milhões, mas o total é esse! O salário inicialmente não tem muita diferença ... R$ 6,200 líquidos lá ... aqui com 4 SVG's se consegui isso, mas o que realmente interessa é o plano de carreira, que atrai por não ser estático e depender da boa vontade política, além é claro do regimento desmilitarizado, hierarquia, disciplina e respeito entre os pares e superiores existe me qualquer órgão publico ou particular, mas a discricionariedade vexatória, discriminatória e arrogante só por aqui, você ter que se humilhar, parecer que está incomodando, se sentir constrangido de entrar em um P1 qualquer para solicitar um direito seu (ex: um abono) precisar de requerimento e mais formalidades .... é retrocesso puro! Falta de urbanidade e humanidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual plano de carreira que há lá? Entra como agente e sai como agente depois de 30 anos. São 30 anos fazendo a mesma coisa. Aqui muito policial entra como soldado e sai oficial, chegando até o posto de major. Lá nem plano de saúde tem, não tem licença prêmio, sem adicional noturno, hora extra, adicional de capacitação, etc. R$ 6.200,00 liquido, mas agregue o desconto de um plano de saúde simples (para três pessoas: 700,00. Sobra 5.500.

      Excluir
    2. ja tenho 15 de pmdf e não ganho R$ 5.500,00, líquidos e ainda pago plano de saúde

      Excluir
    3. Anônimo23 de maio de 2014 12:03,

      Há muita diferença sim. E que diferença!

      Minha irmã, por exemplo, é ESCRIVÃ da PF, que tem regime jurídico semelhante ao da PCDF. Ingressou lá em 2006, e agora em 2014 já será CLASSE ESPECIAL com salário bruto de R$ 11.879,08. Isso em apenas 08 anos.
      Lembrando que hoje, o salário de Agente e Escrivão da PF é menor que o da PCDF, em razão da FENAPEF não ter aceito o aumento de 15% concedido pelo Governo Federal nas negociações de 2012.

      Agora, concordo com você, que PCDF ou PF, nenhum Agente ou Escrivão(ã) chegará ao cargo de Delegado sem que faça concurso público de ampla concorrência, isto é, não restrito ao público interno.
      Por esse aspecto, a PMDF está melhor, pois de fato a Praça da PMDF pode chegar ao oficialato, até o posto de MAJOR, sem fazer sequer concurso interno para isso. (E há projeto para que se chegue até o posto de Tenente Coronel). É como se um Agente ou Escrivão pudesse chegar ao cargo de Delegado 2ª classe sem fazer concurso. Aí você tem razão.



      Concordo que não está bom, mas daí dizer que chegar

      Excluir
    4. Esse aí das 12:03 é oficial com certeza. Se fosse tão tuim como menciona, ninguém sairia da gloriosa PMDF. Todos sabem o que estraga mais na PMDF não é tanto o salário, mas sim o militarismo que põe os oficiais como deuses e o praças como vermes, esse sim é o problema.

      Excluir
    5. SÓ DE NÃO TER ESTA DESGRAÇA DE MILITARISMO JÁ É UM GRANDE MOTIVO PARA IR PARA A PC.

      Excluir
  8. Se estamos nessa fálecia,nessa beira de escravidão,então vamos nós unimos e juntar dinheiro e divulgar nas redes de comunicações,a realidade da pmdf,do pm,pra sociedade,mostrar em out ,o contra cheques de um sd...a gerfins arranca,a gente colocar de novo..vamos correr atras,quando converso com um paisano,mostro pra ele a realidade do pm,que um sd ganha pouco,é isso que temos que fazer....desmascarar esse governo corrupto,divulgar o quanto a fifa ta ganhando com essa maldita copa,levar o serviço com total sanidade,num dou meu sangue,mais deixo minha cabeça rolar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo vc nao sabe nada mesmo.policia civil 13anos classe especial 14.000.00

      Excluir
    2. Tenho plena certeza que esse comentário é de um "fake".

      Poliglota, com tanto erro grosseiro, esse comentário não pode ser de um policial em pleno 2014.

      Excluir
  9. Quem sair por último que feche a porta e ponto!

    ResponderExcluir
  10. Quero aqui parabenizar todos os que se "evadiram" da caserna e encontraram abrigo e respeito em outras instituições, eles até que tentaram permanecer e forçaram a amizade aqui dentro e foram para as ruas gritar e protestar contra o sistema, más aí um gestor filósofo declarou ao mundo que eles não existiam, sim eles existiam agora não mais. De coração: Parabens mesmo, e quanto a mim só resta a RR que está próxima.

    EMPRENHANDO PELO OUVIDO: Ontem de serviço ouvi um bizú que 150 Policiais Femininas entraram com requerimento para irem embora por força do Art. 1º da Lei Complementar nº 51, de 20 de dezembro de 1985 e Lei Complementar nº 145 de 15 de maio de 2014 sancionada pela Presidente Dilma Rousselff.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas não foram contempladas na lei. Imagina o inverso, a PC exigir licença prêmio amparado pela legislação militar.

      Excluir
    2. Anônimo23 de maio de 2014 13:10,

      A PCDF já tem direito de exigir a CONVERSÃO EM PECÚNIA de Licença Prêmio não gozada, por meio de decisão do TCDF nos idos de 2006/2009. O TCDF, na pessoa do conselheiro(cargo político) Renato Rainha, ex-delegado da PCDF, só havia reconhecido esse direito à PCDF, por isso restou à PMDF buscar suporte legislativo, o que foi obtido através da Lei 12.086/2009.


      A PMDF, de fato é um dos poucos órgãos públicos, cujos servidores têm previsão legal de ter convertida em pecúnia a Licença Prêmio(ESPECIAL) não gozada no ato da aposentadoria, mas todos os órgãos que não têm essa previsão em lei, ainda assim tem esse direito,em razão do princípio jurídico que veda o enriquecimento sem causa, o que alcança o Estado também.
      A jurisprudência reconhecendo esse direito é abundante, tanto no TJDFT como em outros tribunais dos estados, como também nos tribunais superiores.

      Excluir
    3. Esse comédia das 13:10 deve ser o mesmo oficial das 12:03

      Excluir
    4. Ok anônimo das 13:10 por que elas não foram contempladas ? será que é por que você não quer é isso?

      Excluir
    5. Mas a PC não tem mais esse PRIVILÉGIO de LE. Hoje não existe mais essa licença na legislação. Ou os espertos acham que a cada 10 anos é só os PCs ajuizarem uma ação pedindo isonomia amparado numa legislação da PM que poderão gozar de 6 meses de licença?

      Excluir
  11. Qual foi o resultado daquela pesquisa sobre Qualidade de Vida no Trabalho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta de sacanagem né?! Até parece que alguma coisa que é aferida aqui nessa instituição será levada a sério. Infelizmente não é de hoje que só fazem isso para dizer que estão interessado, mais querendo ou não existimos.. e só provamos que existimos quando chegamos na DP com o nosso tão sonhado "pedido" de baixa.

      CFP1, APENAS -1

      Excluir
  12. 1º SGT PM 23 de PM23 de maio de 2014 10:27

    Belo trabalho Poliglota! Continue mostrando aos nossos companheiros o quanto somos desvalorizados em comparação com outras categorias do serviço público, haja vista que muitos policiais militares ainda não acordaram para a realidade que é esse sistema militarizado nas PMs do Brasil. Somos usados da mesma forma com que são os integrantes das Forças Armadas, sob forte legislação repressora a qual não nos permite a liberdade de expressão em uma democracia. Consequentemente teremos servidores desmotivados a ponto de lutarem a todo custo para sair desta para outras instituições as quais possuem maior valorização de seus recursos humanos.

    ResponderExcluir
  13. INFELIZMENTE O QUE REALMENTE MATA ESSA PORRA É JUSTAMENTE ISSO...
    CADA UM POR SI, E NINGUÉM POR TODOS!!
    OU SEJA, COMO BEM EXPOSTO NA MATÉRIA: "SE ESTÁ DIFÍCIL MUDAR O SISTEMA (QUE JÁ CANSEI DE FALAR, NÃO MUDAR PORQUE 90% NÃO QUER), MELHOR MUDAR A SI PRÓPRIO", SEJA ESTUDANDO.. SEJA TRANSFORMANDO ESSA PM COMO BICO, COMO JÁ OUVI.
    RESUMINDO, ENQUANTO ESSE SISTEMA FAVORECER OS CHEFES (DE QUALQUER COISA, SEJA PRAÇA OU PRINCIPALMENTE OFICIAL) INSTITUCIONAIS E NÃO OS "PROFISSIONAIS", ESQUECE... ESSE CICLO NUNCA TERÁ FIM!!

    PS: SÓ NÃO VER ISSO QUEM NÃO QUER!! SÓ VAI SOBRAR OS ANTIGOS QUE ESTÃO COM SEUS 25 ANOS PRA CIMA... O RESTO, COMO O PRÓPRIO NOME JÁ REMETE AOS "INEXISTENTES", VÃO AOS POUCOS SAINDO... DAÍ QUERO SÓ VER?? A PM MADURA, SE TORNARÁ A PM GERIATRICA..

    OBS: E REALMENTE, MUITOS ESTÃO SAINDO ATÉ PRA GANHAR MENOS.. PORÉM, REFORÇO: "NÃO EXISTE HOJE NENHUM ÓRGÃO QUE GANHE MENOS DO QUE A PM", E SE GANHA.. ESTEJA CERTO.. TEM CARGA HORÁRIA MENSAL DE 30HS... E O MELHOR, TEM DIVERSAS CONDIÇÕES MELHORES DE TUDO!! SEJA DE PLANO.. SEJA DE AMBIENTE E ETC!!

    "A SORTE DA PM, E QUE ELA SÓ IRÁ ACORDAR DE FATO PARA TUDO ISSO QUANDO SÓ SOBRAR OS ANTIGOS COM SEUS PÉS NA RESERVA, E CLARO SE ELES SAÍREM... POIS COMO SEMPRE DIGO: SE HOJE APROVAREM A 4 OU 5 LE.. MUITOS SÓ VÃO SAIR NO CAIXÃO!! OU SEJA, HOJE A PM É UM WALKING DEAD..."

    NOVINHUUU

    ResponderExcluir
  14. PARABÉNS AOS NOVINHOS QUE ESTÃO PEGANDO O BECO NO TRAMPOLIM DA PMDF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para cada um que sai temos que trabalhar dobrado.Alem do mais nem tudo são flores por ai.

      Excluir
  15. acho que deveria colocar nos iditais de concurso, um periodo minimo obrigatorio de permanencia no cargo de quarquer area, afinal de contas no caso da policia militar, se gasta tempo, dinheiro, com formação de o cara sai logo apos passar a pronto, sem falar que acaba tirando vaga de alguem que realmente quer ser policial militar, mesmo sendo essa uma instituição em decadencia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo de você colega. Ninguém é obrigado a permanecer em emprego privado ou órgão público se não quiser. O que deveria ocorrer era sim um INCENTIVO PARA PERMANECER NA CORPORAÇÃO, como bons salários e progressão na carreira, coisa que não existe. Como o aluno só descobre isso quando entra, ele já é "incentivado" pelo governo e pelos nossos gestores a procurar outros órgãos públicos que os valorize. Portanto, não é OBRIGAR e sim INCENTIVAR.
      ST 1996

      Excluir
    2. Se você pedir para quem tem o comando dessa firma melhorar o sistema que trata seus funcionários, eu entenderia que você opinou para somar , mas com essa sua ideia postada acima ja te enxergo como um dos tantos que lutam para travar as coisas boas que possam vir à acontecer conosco . POLICIAIS QUE JA TENHAM TEMPO PARA VAZAR, DEVEM FAZER SEUS REQUERIMENTOS E AOS QUE ESFORÇAM PARA PERTENCER A ALGUM ÓRGÃO QUE VALORIZE SEUS FUNCIONÁRIOS QUE TENHAM BOA SORTE ,e por aqui vamos ficando a encher linguiça .

      Excluir
    3. Você é um brincante!! Já pensou em fazer um Stand Up?? Outra coisa, vai ler os regulamentos que lá existe sim tais coisas que quer fazer valer só pra justificar a sua frustração!! Detalhe, querendo ou não, aqui é reflexo das forças armadas, logo.. lá existe tais impedimentos, multas e etc.. e nem por conta disso, é obstáculo pra sair.

      Excluir
    4. É meu caro, você realmente não entendeu o que eu postei. Leia novamente, com atenção que você vai entender. Vai entender que é preciso INCENTIVAR os novos policiais militares para que os mesmos permaneçam nos quadros da Corporação. E quem tem que fazer isso? Nossos Gestores (COMANDO E GOVERNO) com bons salários e progressão da carreira, entendeu? Como ainda não tenho tempo pra VAZAR pois ainda vou fazer 24 anos de serviço, o jeito é esperar. Porém quando tiver meu tempo pode ter certeza que não irei TRAVAR a vaga de ninguém e nem irei ficar enchendo linguiça.
      ST 1996

      Excluir
    5. Caracas!! Com 24 anos e já é sub?? No meu tempo era bem pior!!rs Num e esse raciocínio dos antigoes..

      Excluir
    6. Pois é colega, até o ano de 2000 ocorreram concursos internos e felizmente consegui sair sargento em um desses concursos (em 1996). O problema é que a regra nesta instituição muda de acordo com a cabeça de seus comandantes e desde 2002 as promoções são por antiguidade. Por isso saí ST com 24 anos, aliás foi com 20 anos. Gostaria que todos os colegas chegassem a essa graduação com o mesmo tempo de serviço que cheguei, sem precisar de concurso, como acontece na PCDF.
      ST 1996

      Excluir
    7. Agora sim, ST 1996, você tocou justamente no ponto!! Sorte sua que teve essas oportunidades e soube agarra-la.. parabéns!! Por outro lado, os demais como bem disse.. a contar de 2000, nem isso tiveram. Ou seja, de fato, querendo ou não existe sim diversos erros nessa instituição e que podiam ser corrigidos no passado. Portanto, várias coisas que poderiam ter sido "alteradas" nessa lei de 2009.. e infelizmente, muitos não quiseram.

      CFP1, apenas -1

      Excluir
  16. Da mesma forma que muitos saem da PM a fim de buscarem atividades melhores, pode ter certeza que isso também ocorre na PC como e qualquer outra instituição. Lá não é muito diferente não, conheço muitos PCs que entram continuam estudando e saem da instituição. Se lá fosse tão bom assim, aposto que poucos sairiam. Somos responsáveis por nossa escolha. Polícia sempre foi considerada carreira trampolim.

    ResponderExcluir
  17. Um movimento é feito por grupos, por várias pessoas e muitos dos que estavam envolvidos estão respondendo IPM, Conselho de Disciplina, Conselho de Justificação, Sindicância...

    Graças a Deus o Ten. Poliglota, que estava respondendo, foi absolvido por 3x0, sempre achamos que este seria o resultado, pois sempre nos pautamos na Legalidade.

    ESPERAMOS que esta mesma Justiça seja aplicada aos demais colegas :

    . Cb Aderivaldo Cardoso, Policiament. Inelgent respondendo,
    . Sgt Pires da Rocha, Caserna Papa Mike respondendo,
    . Halk , blog do Halk, respondendo,
    . Cb Eliomar Rodrigues está respondendo,
    . Sgt Rivailton BM está respondendo,
    . ST Eusvan está respondendo,
    . Sgt Assis está respondendo,
    . Sgt Joseni está respondendo,
    . Sgt Jabá está respondendo,
    . Myles estava respondendo,
    . Sgt Roosevelt do BM está respondendo,
    . Sgt Neto está respondendo,

    . 1º Sgt Morecson foi preso, está respondendo;
    . 1º Sgt Waldez Sanches foi preso, está respondendo;
    . 2° Sgt Everaldo Alves foi preso, está respondendo
    . CB Selmar José foi preso, está respondendo
    . CB Lafaiete Duarte foi preso, está respondendo
    . 1º Sgt Andre de Freitas foi preso, está respondendo
    . Sgt Ozelito Brandão foi preso, está respondendo;
    . 3º SGT Cleiton da Silva foi preso, está respondendo
    . CB Cristiano Estanislau foi preso, está respondendo
    . Wellington Abranches ( HALK ) foi preso, está respondendo
    . Marcelo Santos foi preso, está respondendo

    Tem casos que a pena pode levar à exclusão, outros até 7 anos de prisão.

    Muitos foram transferidos ,principalmente o NCP, ameaçados, humilhados acredito que um movimento é feito por pessoas e nesta luta houve muitos feridos.
    Acredito que devemos nos solidarizar e orar por todos.

    De antemão peço desculpas, se deixei de citar algum nome nesta lista de guerreiros, e para estes vou chamá-los de :

    SOLDADOS GUERREIROS DESCONHECIDOS - respondendo.

    Eliomar Rodrigues
    NMU
    cb 23 mil

    ResponderExcluir
  18. Meus parabéns a todos que passaram no concurso da policia civil, se não nos valoriza aqui o que nos resta é estudar e ir para outro órgão que nos valoriza, tem muitos que vão até para outros órgãos que paga até um pouco menos, mas com o passar do tempo passam a ganhar mais, devido não podermos fazer nenhum tipo de reivindicação e o nosso salário fica congelado.

    ResponderExcluir
  19. O que percebo claramente é uma crença que depositam no quintal da vizinhança. Há anos vemos as pessoas falando bem da PC. Pergunto: são policias civis que falam que lá é bom? Converse com policias civis e saberão que lá não é esse mar de rosas. Perguntem também sobre o sindicato deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor do que aqui com certeza. A PMDF ESTÁ FADADA AO FRACASSO.

      Excluir
  20. SGT CARLOS - NMU23 de maio de 2014 13:22

    Isso reflete apenas o que nós passamos e ainda vivenciamos nesta empresa que é muito boa para se trabalhar mas que infelizmente passa por uma crise infindável de administração e ingerência política que só atrapalha alimentada pela desvalorização há anos por parte do governo.

    SGT CARLOS - NMU

    ResponderExcluir
  21. decadente é esse seu comentário nobre amigo...

    se você entra numa área e observa que não é séria, que os gestores são totalmente incompetentes, que não tem progressão funcional,, que ainda não fechou as portas não se sabe o por quê,,,,
    meu velho... somente você é que ficaria algum tempo nesta mer.....

    ResponderExcluir
  22. Senhores, essa e a maneira de administrar dos milicos só é carreira a de OFICIAIS a de Praças não interessa não sei porque ainda tem praça que cai no conto que se desmilitarizar estaremos perdidos me digam quando os nossos Gestores buscaram de alguma maneira melhorar as condições financeiras dos Praças nunca só me lembro de um Comandante que acreditava que a POLICIA MILITAR TINHA QUE EVOLUIR igual aos outros Órgãos Públicos, o saudoso CORONEL AZEVEDO e este era muito criticado por seus pares diziam que ele queria dar boa vida para Praça então senhores não há outro caminho só a desmilitarização fara com que possamos ser ouvidos e possamos dar uma segurança publica de qualidade a sociedade e dignidade a nos e nossas familias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual boa vida este insigne senhor queria dar pra praça? Foi este senhor que na elaboração da 10486/2010 acabou com a graduação acima quando íamos para a reserva, acabou com a estabilidade aos 10 anos de milico, acabou com os anuênios, criou a LEI MADEIRA prejudicando vários policiais, criou o maior abismo salarial entre OFICIAIS E PRAÇAS (OFICIAIS 34% DE AUMENTO, SOLDADOS 12%). Enfim foi bom pra quem?

      Excluir
    2. quando vejo alguém lembrar do tal Cel Azevedo , lembro logo da lei 10486, que nos tirou um posto acima, melhorou 100 % do salário do oficialato e , acabou com o anuenio, substituição e não regulamentou os cursos de especialização da PM , me pergunto que vida boa deu aos praças a não ser arrocho...há uma vez ele foi na tv e disse que determinado praça não seria preso pra mim fez pouco como todos os demais comandantes e fez muito pros oficiais

      Excluir
  23. AS EXPECTATIVAS DE MELHORA PARA OS PRAÇAS NA PMDF, NÃO PASSA DE ENGANAÇÃO E DE FALSAS PROMESSAS, NADA MAIS QUE ISSO. OS NOVOS POLICIAIS DEVEM PROCURAR SEMPRE POR OUTROS EMPREGOS QUE OS VALORIZEM E OS RESPEITEM, POIS POR AQUI, ISSO NÃO EXISTE. 17 ANOS DE EFETIVO SERVIÇO E AINDA CABO, CADÊ MINHA MOTIVAÇÃO???

    ResponderExcluir
  24. Vamos trabalhar meu povo. Na PCDF há também muitos requerimentos para sair para outra instituição. Acordem, saiam do estado de letárgia e vamos trabalhar povo. 30 anos reclamando é muito tempo...

    ResponderExcluir
  25. Vejo todo dia gente postando algo contra a copa e o governo como se fossem os únicos culpados de toda a desgraça do país.
    Mas o verdadeiro culpado do Brasil ser assim é o brasileiro. E digo todos. O que acontece em nosso país é reflexo de nossa cultura de nossas ações. Gostamos da malandragem. E valorizamos o errado. Botamos fogo e quebramos tudo. A justiça é lenta e cega porque somos assim. Nossas leis são ineficientes porque também somos. Nossos serviços são ruins porque somos ruins de serviço. Nossos preços são caros porque somos caros.
    Somos individualistas, pois a nossa luta só vai até onde nos convém como indivíduos.
    Ficamos reclamando o tempo todo das desgraças, mas não queremos resolve-las jogamos tudo no colo alheio. Toda a culpa é do presidente, mas não olha nem para o sindico do prédio. Não sabe o que o prefeito e o governador fazem. Nem sabemos em quem votamos nas eleições passadas para vereador, deputado e senador.

    ResponderExcluir
  26. MUITOS DO CBMDF TAMBÉM SAIRAM PARA A PCDF E PARA O DETRAN NESSE ANO!

    ResponderExcluir
  27. Só digo uma coisa ,FORA PT! Ainda vão bater em nossas portas,pedindo votos,e já sabemos qual a redpostas pra esse corruptos.NÃO VOTAMOS EM VOCÊS!

    ResponderExcluir
  28. nossa ultimamente nesse site só tem chorramingação, a maioria sempre achando que a casa do vizinho é a melhor, as vezes ate imagino o porque daquele delegado falar a famosa frase, se não esta satisfeito pede baixa, quanto resmungão, quanto chorão, parecem um bando de moleque barrigudo, só reclamam, nada ta bom, parem de olhar a casa do vizinho, da mesma forma tem muitas categorias que estão na merda , aqui tem coisa ruins, mas tem coisas boas tambem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se te coisa boa deve estar guardado a sete chaves.

      Excluir
    2. Beleza anônimo das 17:42 me diz só uma coisa boa que nós temos? você é um oficial brincante e a única coisa boa que teremos será à aprovação da PEC 51 e nada mais . Aguardemos.

      Excluir
  29. Eu, sgt bombeiro militar respondendo sindicância, com quase 24 anos de serviço e digo, o sistema militarismo não existe e nunca existiu para beneficia os praças em hipotese alguma. os regulamentos feitos para punir, nunca existiu um plano de carreira para os praças, vi amigos aposentarem como soldados e cabos, uma corvardia. Esta lei 12086 feita por oficiais, vc acha que vai beneficiar todos, ilusão. Fica um recado para os jovens que estão entrando tanto na pm e bm, procure algo melhor que valorize sua mao de obra especializada e sua formação cultural. Agora termina aqui um militar desmotivado e desvalorizado e desanimado perto de embora, abraços a todos...

    ResponderExcluir
  30. Não se calem. A desmilitarização das PMs e BMs faz parte do processo de evolução social. O militarismo nas polícias é herança da ditadura militar.

    Emerson Barbosa
    Historiador e Vice-Presidente do FINACATE.

    ResponderExcluir
  31. ao anônimo das 15;52, tu andou cheirando alguma coisa estragada, então quer dizer que eu sou culpado dos ptralhas estarem afundando o país? já te adianto, votei nessas pragas, mais não pra fazer o que eles estão fazendo, tu quer aplaudir a copa, o Ronaldo traveco e outros é problema seu, não temos SAÚDE, EDUCAÇÃO E MUITOS MENOS SEGURANÇA, E VC QUER QUE FIQUEMOS CALADOS SEU PETISTA, VOU CONTINUAR TORCENDO QUE ESSA BOSTA SAIA NA 1° FASE. (ATÉ O EX PRESIDENTE CACHACEIRO JÁ FALOU, QUE SE DER ZEBRA NA COPA, NÃO VAI FICAR LEGAL PRA O PT).

    ResponderExcluir
  32. AQUI NO CBM DF TEM BOMBEIRO FAZENDO 23 GSV"S POR MÊS GANHANDO MAIS QUE CORONEL, COMO SERÁ POSSÍVEL ISSO CADÊ O MINISTÉRIO PÚBLICO, UNS SÃO FAVORECIDOS E OUTROS CARREGAM O BONDE, ENGRAÇADO QUE QUEM FAZ MUITA GSV NÃO TÁ NEM AI PARA O SERVIÇO DE 24 HORAS VAI PARA O QUARTEL SÓ PARA DORMIR.

    ResponderExcluir
  33. Triste realidade. Uma profissão de orgulho. Mas a realidade é, cada um com seu umbigo.

    ResponderExcluir
  34. Parabéns Poliglota. Agora é bola pra frente e ganhar a eleição para nos representar de verdade. Só não vai fazer como o cb patrício que nos virou as costas.....abraços

    ResponderExcluir
  35. Pois pois nobre Poliglota,
    Tem muito PM burro em sua totalidade, tem cara louco, ainda bem que ainda temos comentários descente, como que um PM vem elogiar finado Azevedo com o merdel que ele fez, como que um PM pensa que quase todos praças saem oficial, esses PM estão blefando, NÃO ESTUDE NÃO INOCENTE.....

    ResponderExcluir
  36. PARABÉNS AOS POLICIAIS E BOMBEIROS QUE ESTÃO INGRESSANDO NA PCDF, POIS ELES CONSEGUIRAM A SUA CARTA DE ALFORRIA, VEZ QUE OS MILITARES SÃO OS ÚLTIMOS ESCRAVOS DO MUNDO.

    ResponderExcluir
  37. Vocês esqueceram? Na primeira semana saíram 150 com mais esses, somam mais de 300, foram gastos milhares, pra que? Então colegas, se continuar assim, não vai demorar muito pra pm acabar e a culpa é de quem? Nós sabemos de quem é.

    ResponderExcluir
  38. antigamente esse blog era um espaço para marcar manifestaçoes, organizar reunioes, mas agora se tornou um local apenas de lamurias, chorramingaçoes, ofensas e pior olhar o que outras categorias tem, so tem chorões de plantão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre colega, bom dia.

      Pertinente suas colocações quando reclama de alguns destrambelhamentos de ALGUNS colegas que exageram em seus comentários, mas até nisso temos que ter a perspicácia de saber entender e aceitar, já que homens de honra e profissionais competentes tiveram ao longo desses anos suas vidas transformadas para pior por conta de governos inoperantes, incompetentes e descompromissados. Não podemos lhes tirar o direito ao desabafo, respeitados os limites, claro.

      Não concordo com sua afirmação em relação ao espaço, pois aqui também e com toda razão, também é um espaço para CHORAMINGAR, LAMURIAR, RECLAMAR E PROTESTAR, ou você acha que alguém é de ferro ao ponto de suportar tudo calado? Se eles têm esse espaço, que saibam aproveitar, lógico que dentro dos padrões normais de aceitação, já que mesmo sendo ele destinado a policiais e bombeiros, ele não é exclusivo e atende a uma gama da sociedade que também nos prestigia, prova disso são os mais de 3 milhões de acessos que orgulhosamente conseguimos atingir e isso graças à todos que estão aí do outro lado, incluindo você.

      Portanto nobre colega, sejamos pacientes e tolerantes, mas que não desviemos nosso foco que é a busca por uma valorização profissional da qual merecemos SIM, mesmo que para isso em alguns momentos tenhamos que chamar a atenção com CHORAMINGOS, LAMÚRIAS E PROTESTOS.

      Abraços e bom final e semana,
      Poliglota...

      Excluir
  39. SABE O QUE ISSO QUER DIZER EM RELAÇÃO A 20 MIL PM´S??? NADA! Quem achar que lá está melhor é só estudar e vazar, a oportunidade está aí aberta a todos.

    ResponderExcluir
  40. a pmdf assim como todas as outras policias do brasil,vai demorar muito a ter uma mudanca onde o policial e valorizado,meu conselho e;quem quiser continuar sofrendo,machando e obedecendo ordens como cordeirinhos,vibrando e respondendo processo de graca,continue,eu particularmente nao quis,estudei passei em outro concurso e cai fora,ja paguei todas minhas contas,ja tenho casa propria,e estou ganhando duas vezes mais,final de semana estou em casa com minha familia,e aproveitando a vida,e sabe quando essa pm vai mudra?nunca,enquanto existir esses vibradores e esse regulamento arcaico,nunca.

    ResponderExcluir
  41. Colega das 11:23! Acho que você está somando 20 mil, com os inativos. E desses 13 a 14mil da ativa, a maioria daqui a 3 anos estão inda para inatividade.

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com