segunda-feira, 12 de maio de 2014

O Risco das promoções e o travamento do quadro das Praças


Novamente o CHOAEM volta ao palco de discussões e controvérsias dentro da instituição. Alunos do Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos, Especialistas e Músicos – CHOAEM I, que está sendo realizado na Academia de Polícia Militar, afirmam que a carga horária do curso pode sofrer alterações atrasando a data de formatura dos futuros oficiais.

Segundo o Plano Anual de Ensino da PMDF, o referido Curso tem previsão de encerramento para o mês de maio, o que desafogaria os diversos quadros e permitiria promoções em cadeia em agosto além da convocação de mais um curso para esse ano (CHOAEM II), que iniciaria em Agosto/2014 com término em Outubro/2014, de acordo com o cronograma do PAE assinado pelo comando da corporação.


Caso ocorra a possível alteração de data, as promoções de agosto podem ficar comprometidas, já que não haverá tempo hábil para a reorganização dos quadros, promovendo o maior número possível de policiais nas demais graduações.  

Os números atuais, segundo o almanaque das praças, nos mostra que não temos nenhuma promoção prevista para ST em agosto, apenas 25 vagas para 1ºsgt, 34 vagas para 2ºsgt, 44 para 3º sgt e 5 para Cabos (isso reduzindo em 50% o interstício conforme almanaque de maio).  

Para que haja vagas disponíveis na base, é de extrema importância que esses policiais que estão cursando o CHOAEM sejam efetivamente promovidos na data prevista, pois hoje temos 42 vagas garantidas para 2º tenentes, podendo surgir mais vagas, permitindo uma projeção para o quadro das praças a partir de agosto da seguinte forma: 40 vagas para ST, 65 para 1ºsgt, 74 vagas para 2ºsgt e 75 para 3º sgt. Além disso, não podemos esquecer o interstício previsto na Lei que para 1º Sgt são 36 meses (3 anos) e para 2º, 3º Sgts e CABO é de 60 meses (5 anos) de espera.

Entenda essa celeuma criada em torno do CHOAEM:

A História do CHOAEM iniciou no ano de 1995 com o advento do Decreto n° 16.436, de 20 de abril de 1995. A partir dessa data a ascensão do Subtenente ou Primeiro-Sargento ao Posto de Segundo-Tenente se deu por meio do Concurso interno.

No ano de 2006 foi publicado novo Decreto, o nº 26.623, 08 mar 2006, que regula os Quadros do QOPMA, QOPME e QOPMM; os critérios de recrutamento e seleção para o CHOAEM, momento que revogou o Decreto anterior, de 1995.

Com o surgimento da Lei 12.086, de 06 de novembro de 2009, de forma inaugural, ficou posto o regramento legal sobre o tema, pois surgiu a primeira lei sobre as promoções de Praças, e, por consequência, todos os efeitos dos Decretos citados anteriormente foram prejudicados por completo, ou seja, não teve mais nenhum valor jurídico.

A Lei 12.086 de 2009 estabeleceu que a ascensão ao posto de Segundo-Tenente, passou a ser por seleção interna entre os Subtenentes, Primeiros-Sargentos, Segundos-Sargentos e Terceiros-Sargentos. No entanto, essas novas exigências de ascensão do Subtenente e Sargentos ao Oficialato (Incisos I e II do art. 32 da Lei 12.086 de 2009) restaram sobrestadas, conforme se vê na leitura do art. 57 da mesma lei, por um período de cinco anos, e para tanto, reclamou uma regulamentação por ato do GDF.

A primeira norma de regulamentação, cobrada pela Lei 12.086 de 2009, foi o Decreto nº 31.231 de 31 de dezembro de 2010, onde sobrestou a aplicação dos Inc. I e II do artigo 32, da Lei nº 12.086. Entretanto, o art. 2º do Decreto nº 31.231 de 2010 estabeleceu que enquanto perdurar o sobrestamento, o critério para o ingresso no Quadro de Oficiais Policiais Militares Administrativos – QOPMA, Quadro de Oficiais Policiais Militares Especialistas – QOPME e Quadro de Oficiais Policiais Militares Músicos – QOPMM, obedecerá as regras dispostas no inciso I do artigo 6º e artigo 7º do Decreto nº 26.623, de 08 de março de 2006.

Percebam que em dezembro de 2010, o Decreto nº 31.231 de 2010, de forma equivocada, extrapolou o seu efeito regulamentador, deu vida ao Decreto já revogado, o Decreto nº 26.623 de 2006, e teve como consequência a controvérsia e discussão judicial entre Subtenentes e Sargentos da PMDF.

Em maio de 2011, buscou-se uma solução para o problema tentando afastar  as discussões judiciais a época e atender ao que todos clamavam de que  as promoções fossem POR ANTIGUIDADE durante o período de sobrestamento de 5 (cinco) anos da Lei 12.086, o que só seria possível atendendo o que prevê um dos princípios da Lei (princípio da legalidade).
Com isso foi criado o Decreto nº 33.244, de 05 de outubro de 2011 que estabeleceu a promoção por antiguidade e revogou os dois Decretos anteriores causadores das discussões, Decreto nº 31.231, de 31 de dezembro de 2009 e o Decreto nº 26.623, de 8 de março de 2006.

Mas isso não resolveu, pois nova discussão surgiu sobre o CHOAEM em 2013, chegando, então, ao denominador comum de que somente um novo Decreto poderia resolver de vez a situação e ocorrer a habilitação tão sonhada dos subtenentes da PM aos mesmos moldes que ocorre no Corpo de Bombeiros Militar do DF, onde todos os Subtenentes estão habilitados. Com isso, foi publicado o Decreto nº 35.258, de 24 de março de 2014 que alterando o Decreto nº 33.244, de 05 de outubro de 2011 criava a possibilidade de habilitação dos Subtenentes da PMDF.

Evidente que não se pode esquecer que mesmo havendo a habilitação, A VAGA, entre os requisitos de promoção, é a principal condição para a promoção do Subtenente ao posto de Segundo-Tenente. Salienta-se, também, que a promoção de um Subtenente gera promoções em decorrência nas demais graduações, ou seja, será promovido também um Primeiro-Sargento, um Segundo-Sargento, um Terceiro-Sargento, um Cabo e um Soldado. Surgindo vagas, não há porquê aguardar o recrutamento, seleção e curso para ocupação dessas vagas em aberto. Havendo a habilitação, as vagas que por ventura forem surgindo serão ocupadas imediatamente conforme previsto na Lei, como acontece no Corpo de Bombeiros.

Finalizando, não basta somente habilitar os Subtenentes sem os promover, pois não há vagas suficientes para a geração de um fluxo regular de promoções para as Praças nas duas Corporações. Essa habilitação só terá efeito prático se houver a alteração da Lei nº 12.086 de 2009, a "Reestruturação". Sem um novo projeto, nada passará de mera expectativa, o que no Direito nada representa e traz alguma coisa efeito prático.

Portanto, fica o questionamento: Como "HABILITAR" os policiais militares (ST/1ºSGT) conforme preconiza o Decreto do GDF Nº 35.258 de 24/03/2014 publicado no DODF Nº 60 de 25/03/2014, se não há respeito sequer em cumprir o que está previsto no PAE PMDF de 2014?




CONCLUSÃO: Pelos estudos feitos por nossa equipe, chegamos a conclusão que da forma como está existe, literalmente, a grande possibilidade do travamento do quadro de praça ainda esse ano. Isso porque não levamos em consideração os casos de baixas diversas, seja a pedido, saída para outros órgãos, licenciamentos ou reserva.

Sendo assim, quando todos que estão fazendo o CHOAEM agora ocuparem as vagas disponíveis, fatalmente a base será travada (de sub para baixo), o que nos possibilitou através dos estudos chegarmos à hipótese de que a Lei 12.086 foi estrategicamente preparada e elaborada para proporcionar isso, travando exatamente no último ano do governo. Isso obrigaria um novo projeto, com grande suspeita de conotação eleitoreira, já que é muita coincidência os fatos estarem acontecendo cronologicamente.

Na verdade, resta-nos o direito da dúvida, pois caso seja apresentado um novo projeto de reestruturação quem nos garante de que ele já não venha com os mesmos vícios do passado, com um prazo de validade estipulado e a certeza de que de 4 em 4 anos estaremos novamente com o pires na mão em busca de algo que possa efetivamente atender a todos.

Da Redação...

32 comentários:

  1. bom dia já era esperado sem reestruturação não terá mais promoções eu sempre postei enquanto agnelo e patrício tiver no poder não haverá reestruturação, nossa luta vai ser dura, o esses caras que então ai não sai do poder ficaremos mais quatro anos de sofrimentos escravização e cadeias no nosso lombo e triste amigos olhar a pmdf nesta situação.

    ResponderExcluir
  2. ENQUANTO ISSO VAMOS TARARUGANDO ATE ESSA CORJA DO PT IR EM BORA.

    ASS: PRAÇA COM 26 ANOS DE SERVIÇO REVOLTADISSIMO PARADO

    ResponderExcluir
  3. NESSA ELEIÇÃO VAMOS JUNTOS COM A OPOSIÇÃO FAZER GRANDES MOVIMENTOS PARA RETIRAR O PT MALDITO DO PODER NO DF E SE POSSIVEL NO BRASIL, SÃO 150 MIL VOZES GRITANDO FORA E PT NUNCA MAIS. NOS QUARTEIS ESTAMOS FAZENDO UM TRABALHO DE FORMIGUINHA NA RUA COM A POPULAÇÃO DURANTE O SERVIÇO, TÁ CRESCENDO CADA DIA, JOGANDO TUDO DE RUIM PARA O PT MALDITO. QUE NOS HUMILHOU 4 ANOS.



    POLIGLOTA VAMOS A CAMPANHA JÁ COMEÇOU

    ResponderExcluir
  4. É claro que essa lei foi feita para beneficiar esses pilantras que sabiam ou imaginavam que podiam controlar a tropa pro resto da vida.Acabou a graça e a tropa se esclareceu e agora não adianta vir com nada que possa enganar porque não cola mais.Vamos tirar esses calhordas do poder e fazer a coisa andar.#Ficaadica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenhamos inteligencia. quem fez a lei 12.086 nao foi o governo do PT. foi o governo }Arruda, que teve boa utlilidadee, porem sabiamos que incompleta, nao era uma carreira e sim remendosa, uma hora ia acontecer isso ai. ja era sabido.

      Excluir
  5. ISSO TUDO É UMA VERGONHA SAIREI 3º SARGENTO COM 20 ANOS DE SERVIÇO. IMAGINEM A MINHA SATISFAÇÃO EM TRABALHAR NA COPA COM ESTA MOTIVAÇÃO QUE TENHO DA MINHA INSTITUIÇÃO, VERGONHA, VERGONHA E MAIS VERGONHA DE FAZER PARTE DE UMA CATEGORIA TÃO IGNORADA POR TODOS. A PMDF JAMAIS IRÁ MUDAR PARA OS PRAÇAS, ISSO É FATO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho 23 anos na briosa e sou 3° sgt e sem CAP.

      Excluir
  6. PESSOAL, VAMOS CONTINUAR DIVULGANDO A ENQUETE DO SENADO!!
    POIS RESTAM POUCO MENOS DE 03 DIAS...
    E ESTAMOS PRATICAMENTE PERDENDO ESSA BATALHA, POIS ESTÁ QUASE EM 50%.
    PORTANTO, VAMOS ACIONAR À TODOS E VAMOS REVERTER ESSE QUADRO!!

    A FAVOR >> 51,3%
    CONTRA >> 48,7%
    TOTAL DE PARTICIPANTES : 68.460

    SPARTACUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUE ABSURDO??
      VÃO REALMENTE DEIXAR O EGO FALAR MAIS ALTO??
      O MEDO DE PERDER CERTAS REGALIAS??
      VEJAM QUE OS CONTRÁRIOS PELA EVOLUÇÃO DAS POLÍCIAS NUM GERAL ESTÁ INDO PRO RALO...
      E LAMENTÁVEL VER QUE OS MAIORES PREJUDICADOS (PRAÇAS, AGENTES, ESCRIVÃES, PAIPLO) ESTÃO TOTALMENTE INERTES!!
      REPITO, COMPLETAMENTE INERTES... OMISSOS AO PROBLEMA...
      DEPOIS NÃO ADIANTA VIM CHORAR QUE NÃO TEM SEUS DIREITOS RESPEITADOS, NÃO CONSEGUEM TRABALHAR, QUE DELEGADOS E OFICIAIS NÃO FAZEM NADA A NÃO SER ATRAPALHAR O SISTEMA...

      A FAVOR (49,8%)
      CONTRA (50,2%)
      *73.343

      CFP, APENAS MAIS 1 QUE NÃO EXISTE

      Excluir
  7. VEJAM A QUE PONTO A REFERIDA ENQUETE CHEGOU!!

    LINK: http://abordagempolicial.com/2014/05/pec-51-gera-debate-entre-comandante-geral-e-antropologo-2/#.U3DY4IFdWVM

    OS CONTRÁRIO, COMO SEMPRE OS OFICIAIS DO DITO ALTO ESCALÃO.. VEM COM FALSAS AFIRMAÇÕES DE QUE VAMOS PERDER ISSO OU AQUILO, E PIOR... DE QUE ESTAMOS PREOCUPADO COM REGALIAS E ETC!!
    FRANCAMENTE VIU.. SOMOS POLICIAIS E NÃO EXTENSÃO DAS FORÇAS ARMADAS..
    QUEREM CIVISMO, BANDA DE MÚSICA, FORMATURAS E OUTRAS COISAS QUE SÓ OS DESOCUPADOS E ALGUNS FAZEM QUESTÃO DE TER SÓ PRA INFLAR O EGO.. PEDEM BAIXA E VÃO PRAS FA´S...
    LÁ COMO FALTA SERVIÇO, O QUE MAIS SOBRA E INVENÇÕES COMO ESSA.. POR UM POLICIAL PRA SER RECRUTA!!
    ORAS, HOJE O BRASIL NÃO FUNCIONA NA PARTE DA POLICIA.. JUSTAMENTE POR QUE NÃO TEMOS O "CICLO COMPLETO"... TEMOS A IMAGEM DO DELEGADO E DO OFICIAL QUE NÃO FAZEM NADA, SÓ TRAVAM O SISTEMA COMO SEU EGO!!
    VAMOS EVOLUIR..

    SPARTACUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Spartacus, esse pensamento seu nao é certo. É muito difícil passar em um concurso de oficial ou de delegado. Apenas os melhores conseguem. E eles trabalham muito também. Assim como os pracas e os agentes. Todos sao importantes. Na verdade as pessoas querem o bonus de ser militar, mas nao o onus. Querem apenas as partes boas.

      Excluir
    2. NÃO É BEM ISSO...
      HOJE A POLICIA NÃO FUNCIONA, POR CAUSA DA BUROCRACIA E PRINCIPALMENTE O "EGO"..

      OU SEJA,
      + TEMOS OS DITOS PRAÇAS, AGENTES E DERIVADOS CHORANDO DUM LADO QUE QUEREM TRABALHAR COM EFICIÊNCIA, MAIS SÃO IMPEDIDOS PELO SISTEMA...
      + E DO OUTRO LADO TEMOS OS OFICIAIS E DELEGADOS QUE EM SUA BOA PARTE SÓ SABEM ASSINAR RELATÓRIOS... E NO FINAL DAS CONTAS, ESPERAM A APOSENTADORIA PRA VIRAREM COMENTARISTA DE SEGURANÇA COM 'N' SOLUÇÕES PRA CONCERTAR O SISTEMA!!

      RESUMINDO,
      NÃO ESTAMOS AQUI FALANDO APENAS DISSO, POIS O OBJETIVO É BEM MAIOR DO QUE SE ACHA!!

      SPARTACUS

      Excluir
  8. A covardia é realmente muito grande, fico com dó é do povo que vem sofrendo as consequência de todo esse mau causado por este governo do PT. Tenho fé que tudo vai mudar estou fazendo minha parte faça a sua.

    ResponderExcluir
  9. NÃO SE PREOCUPEM, POIS ELES VÃO DAR UM JEITO DE PROMOVER O SUFICIENTE PARA NÃO TER QUE ABRIR A COTA COMPULSÓRIA PARA SUBTENENTES E PRIMEIROS SARGENTOS NO ANO QUE VEM.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo,das11:28,pra concordamos alguma coisa,primeiro tem que se explicado os pontos positivo e os negativos,e até agora ninguém se manifestou,a respeito,só tão se apegando na desmilitarização da policia ,a pec 51,aborda outros assuntos que nós inclui.ou tão pensando que vamos deixar de usar farda,com a desmilitarização?então leem a pec 51.

    ResponderExcluir
  11. ja falei e volto a repetir, devemos trocar as vagas do QOA por uma ascenção a subtenente em no maximo quinze anos de serviço. fim do QOA
    PERDEMOS MUIITO EM SALARIO POR ESSA ESPERA.
    e nem todos vão

    ResponderExcluir
  12. Qual o plano de carreira que as praças tem?
    90% se aposenta na graduação de sargento!!!!

    Temos que voltar com a Operação legalidade com força total!!!!
    Sem falar nesse monte de patentes idiotas que só o "limitarismo" proporciona!!!!

    VAGAS? O PT falou que iria acabar com as vagas e NADA fez!!!

    Também não faço nada e continuo na Operação Tartaruga!!!
    A PM tem que acabar!!!!

    PEC 51 já!!!!

    ResponderExcluir
  13. Caros policiais militares,

    Como é de conhecimento de todos, o Senado Federal postou ontem, no site www.senado.gov.br, uma enquete sobre a proposta que desmilitariza o modelo policial, convertendo as atuais polícias Civil e Militar em uma só, de natureza civil (PEC 51/2013).

    Penso que nossos valores de civismo, patriotismo, hierarquia e disciplina sempre foram exemplos e motivos de orgulho para o povo brasileiro. Sabendo que estes valores são os alicerces de uma sociedade ordeira, que contribui um progresso de uma nação, concito a todos os nossos valorosos policiais militares, que diuturnamente não têm medido esforços para garantir a segurança pública no Estado, mesmo com o sacrifício da própria vida, a votar contra a proposta de desmilitarização no site do Senado Federal.

    Cordialmente,

    Márcio Martins Sant’ Ana, Coronel PM
    Comandante-Geral

    ISSO É PIADA? EU NÃO TENHO ORGULHO DE SER MILITAR E NEM DE SER CABO!!!
    GANHO UM SALÁRIO DE MERDA E NÃO TENHO PLANO DE CARREIRA!!!!
    NÃO PENSE QUE SOMOS OTÁRIOS!!!!
    FIM DO MILITARISMO JÁ!!!!

    PRINCIPALMENTE EM BRASÍLIA ONDE OS OFICIAIS QOPM NÃO FAZEM NADA!!!!

    ResponderExcluir
  14. POSTEI NO BLOG DO JABÁ MAS ELE NÃO PUBLICA
    Não voto em policial depois de tanta desilusão que tive com a política mas precisamos ser justos em nossas criticas.Muita gente aqui é boa pra bater mas não saem de seu mundinho vazio e oco.Vi matérias em outros blogs sobre esse caso pois atinge todo mundo,inclusive no blog do tenente Poliglota que muitos criticam mas esquecem a origem do cara.É e sempre foi praça e estão a todo custo querendo desqualificar essa condição do mesmo.,Temos é que ter respeito as ideias de todos e aqueles que a tropa simpatizar é que será eleito por ela,eu tenho certeza disso.Agora enquanto ficarem atacando as pessoas e denegrindo imagens aí não vai se chegar a lugar nenhum.Jabá eu gosto de você mas seu pecado foi se aliar ao maior traidor da PM e isso ninguém perdoa.Você jogou fora um trabalho até bonito que tava fazendo e agora não adianta chorar o leite derramado.Tomara que apareça um candidato que lute mesmo por nós mas que seja limpo e não traga nenhum vestígio de sujeiras desse partido vagabundo e seus traidores.Peço que publique ou acharei que aqui só se publica o que é de interesse de seu dono como muitos blogs que tem por aí.

    ResponderExcluir
  15. Caro Policial Militar, se você tempo de aposentar então está esperando o quê? A reestruturação do Dep Patrício ou do CMT Geral??!!
    Não se iluda PM, reestruturação não existe.

    ResponderExcluir
  16. Poliglota,
    Não vi nenhuma "briga" para a Promoção dos Policiais oriundos do CFP 1 e 2. É só lembrar que os Soldados dos Bombeiros que ingressaram depois do CFP 1 já foram promovidos a Cabo. Já existe vagas para uma boa parte do CFP 1 para Cabo. Ainda não vi ninguém levando isso a pauta de uma maneira veemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ACREDITE AMIGO JÁ TEMOS VAGAS PARA 3° SGT É CUMPRIR O TEMPO. VOCÊS NA PM SÃO MUITO PASSIVOS,ACEITAM TUDO MUITO FACILMENTE. AGENTE SEMPRE COMENTE QUE VOCÊS NA PM SÃO MUITO LARGADOS!!!SE NÃO TEMOS AUMENTO QUE SE PROMOVA O MÁXIMO DE BOMBEIROS!!!CORRAM ATRÁS GENTE!!!

      Excluir
    2. FIU, NÃO QUERENDO DESANIMA-LO... MAIS JÁ FAZENDO ISSO, LHE RECOMENDO APENAS UMA COISA: NÃO CONTE COM PROMOÇÃO ANTES DE DEZEMBRO DE 2016!!!
      ISSO MESMO, DEZEMBRO DE 2016... E OLHE LÁ.
      SABE PORQUE??
      PORQUE TANTO ESSE COMANDO, QUANDO ESSE GOVERNO... NÃO NOS RECONHECEM COMO POLICIAIS!! AFINAL DE CONTA, SOMOS "NINGUÉM"..
      PORTANTO, ESQUECE.. QUE ELES VÃO FAZER DE TUDO PARA QUE VOCÊ OU EU, FIQUEMOS DESCONHECIDOS POR MUITOS ANOS..
      E DETALHE, E SE AINDA FOR DA VONTADE DELES... PODEMOS ESPERAR ESSA PROMOÇÃO SÓ EM DEZEMBRO DE 2021.

      PS: OU TODOS OS DITOS NINGUÉM SE UNEM PARA EXIGIR UMA RESTRUTURAÇÃO (NO MÍNIMO AQUELA APRESENTADO PELO JOOZIEL QUE POR SINAL ATENDE À TODOS QUE ESTÃO DENTRO E PRINCIPALMENTE FORA) OU ESQUECE.. VAMOS FICAR NO MÍNIMO ATÉ FINAL DE 2016 SEM NADA...

      OBS: NÃO SÓ O QUADRO DE PRAÇA, COMO DE OFICIAL JÁ ESTÃO TRAVADOS!! SÓ NÃO VÊ ISSO QUEM REALMENTE NÃO EXISTE OU ESTÁ DEFINITIVAMENTE "LUCRANDO" COM ISSO... O CAOS VAI TOMAR CONTA!!

      - - -

      FICA ESSE LINK PARA QUESTIONAMENTO:
      FONTE: http://www.edsonsombra.com.br/post/opiniao-o-estrago-causado-por-lula20140512

      NOVINHUUU

      Excluir
  17. A Lei do Caminhão de Lixo (Arnaldo Jabor):
    Um dia peguei um táxi para o aeroporto. Estávamos rodando na faixa certa quan do um carro preto saiu de repente do estacionamento direto na nossa frente.
    O taxista pisou no freio bruscamente, deslizou e escapou de bater em outro carro, foi mesmo por um triz!
    O motorista desse outro carro sacudiu a cabeça e começou a gritar para nós nervosamente.
    Mas o taxista apenas sorriu e acenou para o cara, fazendo um sinal de positivo. E ele o fez de maneira bastante amigável.
    Indignado lhe perguntei: ‘Porque você fez isto? Este cara quase arruína o seu carro, a nós e quase nos manda para o hospital?!?!’
    Foi quando o motorista do taxi me ensinou o que eu agora chamo de “A Lei do Caminhão de Lixo.”
    Ele explicou que muitas pessoas são como caminhões de lixo.
    Andam por aí carregadas de lixo, cheias de frustrações, de raiva, traumas e desapontamento.
    À medida que suas pilhas de lixo crescem, elas precisam de um lugar para descarregar e às vezes descarregam sobre a gente.
    Nunca tome isso como pessoal.
    Isto não é problema seu! É dele!
    Apenas sorria, acene, deseje-lhes sempre o bem, e vá em frente.
    Não pegue o lixo de tais pessoas e nem o espalhe sobre outras pessoas no trabalho, EM CASA, ou nas ruas.
    Fique tranquilo… respire E DEIXE O LIXEIRO PASSAR.
    O princípio disso é que pessoas felizes não deixam os caminhões de lixo estragar o seu dia.
    A vida é muito curta, não leve lixo com você!
    Limpe os sentimentos ruins, aborrecimentos do trabalho, picuinhas pessoais, ódio e frustrações.
    Ame as pessoas que te tratam bem. E trate bem as que não o fazem.
    A vida é 10% do que você faz dela e 90% da maneira como você a recebe!”
    E vamos espalhar AMOR no lugar do ódio...

    ResponderExcluir
  18. Minha esposa e eu assinamos a enquete A FAVOR claro, mas sinceramente não entendo a quantidade de assinaturas que estão em volta de quatro mil é muito pouco aqui no DF,somos mais de 15 mil só na ativa.Desperta galera policial ou estão satisfeitos pelo fato de não term voz e nem direito a nada.

    ResponderExcluir
  19. SGT CARLOS - NMU13 de maio de 2014 07:47

    Bom dia companheiros!
    O Poliglota falou tudo e adianto que temos que ter consciência política para não errarmos novamente e ficarmos fadados ao fracasso eterno se tal partido ganhar as eleições.Atentem-se para isso.
    Um abraço!
    SGT CARLOS - NMU

    ResponderExcluir
  20. Bom dia caros amigos!
    Só por curiosidade, irei partilhar com vós, uma realidade da "Outra Polícia".
    Observem os Oficiais PMDF que são de matrícula 77 mil, vou citar o exemplo da minha Unidade.
    Lá temos 02 Oficiais que são Capitães, promovidos em dezembro de 2013.
    Agora vem a boa, sabem a data de Incorporação dos mesmos.... 10/05/2006....Isso mesmo amigos... nesse mês de Maio/14 é que os mesmo completaram 08 anos de PMDF incluindo o temo de aluno na Academia...
    Tirem suas conclusões... vale a pena ficar vibrando, fazendo além do necessário... só pra dar vida boa para os caras da "Outra Polícia"???
    Praça desmotivado...

    ResponderExcluir
  21. 13 DE MAIO O QUE COMEMORAR
    1- gratificações de coronéis
    2- duzentão todos os anos
    3- escravização do policial
    4- ditadura dentro dos quarteis
    5- 13 promessas não cumpridas
    6- mentiras e covardias
    7- prisões arbitrarias
    8- secretários mandando pai de famílias pedir baixa
    9- divisão da corporação em:
    -gratificados
    -oficiais
    -praças
    - praças especiais
    10-traição de políticos com a corporação
    11 - não houver a reestruturação nem haverá
    12- PMDF voltou ou passado
    13 divisão explicita entre praças e oficias graça ao PT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer dizer que a divisão entre oficiais e praças só tem 3 anos e 5 meses xerequinha?
      Fala sério doidão.

      Excluir
  22. Eles acham um monte de desculpas para nos ludibriar.Otros com enganação e faláceas, fui, nunca mais.

    ResponderExcluir
  23. Colega das 09:15,você quer outra novidade? Colegas que sairam sgt em 2006, e hoje e subtenente,enquanto os de 94, ainda e sub....a grama do meu vizinho e mais bonita.! Oh,xerecão, escravização do policial,se o mesmo não fosse renumerado,...menos colega,menos.....

    ResponderExcluir
  24. ENQUETE SITE DO SENADO

    Você é a favor ou contra a proposta que desmilitariza o modelo policial, convertendo as atuais polícias Civil e Militar em uma só, de natureza civil (PEC 51/2013)?

    A Favor - 47,5%
    Contra - 52,5%
    Total de votos: 85054

    http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2014/05/08/proposta-de-desmilitarizacao-da-policia-mobiliza-internautas-nas-redes-sociais

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com