terça-feira, 20 de maio de 2014

Como será o amanhã, responda quem souber...

Senhores Policiais Militares do Distrito Federal,

Gostaria de dividir com todos os senhores uma preocupação que tenho com a possível adoção da PEC 51 em relação ao efetivo da Policia Militar do Distrito Federal. Deixo claro que esta preocupação nada tem a ver com desmilitarização, até porque na atual condição de estar na reserva não poderei optar, pertencerei, em tese, a uma polícia em extinção.

Quando no ano de 2007 fui mandado ao Rio de Janeiro em missão para recadastrar os inativos que residiam naquele Estado, encontrei três polícias envolvidas em uma só: Os integrantes da antiga Polícia Militar do Distrito Federal optantes em vir para o DF (GEB) e que retornaram após passar para a reserva, os integrantes da antiga Polícia Militar do Distrito Federal que não optaram em vir para Brasília e EU com o efetivo da missão que já pertencíamos a atual Polícia Militar do DF.

Muito bem, qual a diferença entre as três polícias?

Vou tentar ser sintético: Uma estava extinta e as outras duas seriam híbridas e definitivas! Híbrida porque continha em seus quadros gente optante e gente de Brasília. Mas qual seria a diferença? Simples, os não optantes não foram encampados pela nova polícia e nem pela PMERJ, assim sendo não tinham identidade e não conseguiam aumento salarial, pois não tinham mais importância no cenário. O último aumento salarial que eles tiveram foi quando a Lei 10.486/2002 passou a vigorar, porém com o passar do tempo nenhuma atualização financeira os alcançava mais, assim como continuaram sem sistema de saúde, pois a PMERJ se recusava a atendê-los.

Agora porque relato minha visão? Porque estamos prestes a viver a mesma situação com e quando da adoção da PEC 51, pois aí teríamos novamente três situações idênticas: Os militares da Policia Militar do DF, os integrantes de uma polícia híbrida e finalmente os integrantes da nova Polícia, que provavelmente só estará PURA numa estimativa de cerca de 30 anos.

Embora nos digam que os direitos atuais serão preservados, não nos garantem que a medida que forem avançando nas novas conquistas estes nos serão repassados, assim como já relatei acima que aconteceu com os integrantes da antiga PMDF não optantes. Os que hoje já estão na reserva e seus dependentes poderão sofrer exatamente aquilo que os militares do antigo DF estão passando hoje. Eles têm seus vencimentos pagos pelo Ministério da Fazenda, não tem direito a nenhum sistema de saúde a não ser o público e seus salários não sofrem qualquer tipo de reajuste, assim como os integrantes da Polícia Ferroviária Federal, cuja instituição só existe no papel, pois a antiga RFFSA (Rede Ferroviária Federal) foi totalmente privatizada.

Portanto, deixo a todos essa reflexão para que analisem que caso isso aconteça os prejudicados serão os policiais militares que estiverem na reserva e na reforma e de quebra atingirá, também, os policiais da co-irmã Polícia Civil do Distrito Federal.

Quero adiantar a todos e ao Tenente Poliglota o qual solicitei essa publicação, que esse relato não ouvi da boca de ninguém, pelo contrário, EU mesmo presenciei na minha missão, assumindo todas as minhas declarações. Tais fatos relativos a essa questão poderão ser confirmados junto ao Ministério da Fazenda e à Diretoria de Inativos e Pensionistas da PMDF.

Obrigado a todos,
Jorge Luiz Fidélis Damasceno – CEL RR QOPM

FONTES PARA PESQUISAS:

Recurso Especial impetrado em 2006 pelos policiais – Clique Aqui
Mais fontes: Clique Aqui
Requerimento do Dep Jair Bolsonaro solicitando informações ao governo Federal sobre a saúde dos policiais militares do antigo DF: Clique Aqui
Mais fontes: Clique Aqui

Observação: A referida matéria me foi enviada pelo autor, o qual solicitou a publicação e adequação. Por ser um assunto que tem pertinência e de interesse da classe policial militar, resolvemos publicá-la.

98 comentários:

  1. Meus caros colegas,

    Numa democracia, a liberdade de expressão, pensamento, credo e etc fazem parte do processo. mas sinceramente gostaria de questionar a todos o que lucramos com esses ataques desnecessários a NOVINHOS e ANTIGOS?

    Vejam bem, nossa instituição sofreu algumas mudanças, não tão significativas como desejávamos, mas também não tão insignificantes como imaginamos. Veio a obrigação de ingresso com curso superior e também alguns foram beneficiados com a conclusão dos estudos para também adquirirem o seu curso superior. Ótimo! Isso é uma evolução.

    Mas vamos analisar que se cada um utilizar seus conhecimentos em prol da causa única, os dividendos serão muito maiores, concordam? O que ganhamos atacando uns aos outros? Valorizaremos nossa carreira? Aumentará nosso salário? Nos faremos respeitados?

    Somar forças num momento de dificuldade é mais do que comprovado que os benefícios serão melhores. Hoje temos na instituição divisões internas que, querendo ou não, acabaram por contribuir negativamente no nosso meio. Mas isso foi por causa de oficiais? No meu entender não. Pois nas diversas carreiras do serviço público existem tais divisões também e, no entanto, todos convivem pacificamente. E quando o objetivo é beneficiar a todos, essa divisão acaba sucumbindo, desaparecendo e todos lutam por uma causa única.

    Não sou dono da verdade, quem dera! Mas que tal em vez de nos expormos e aos nossos colegas, nos unirmos definitivamente e dar um basta nessa situação. Se você quer mudanças, faça parte dessas mudanças. Deixe seu nome na história como alguém que contribuiu e não que destruiu um processo que pode ficar para sempre.

    Amigos, levei muita pancada no lombo até entender algumas coisas e uma das frases mais corretas que já ouvi na vida dizia: "QUANDO NÃO SE VAI PELO AMOR, VAI PELA DOR".

    Até quando vamos continuar sentindo dores? E pior, CRÔNICAS!

    Abraços,

    Poliglota...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POR CONTA DISSO QUE FALO E REFORÇO NOVAMENTE: NÃO QUERO SER AMADO E TÃO POUCO ODIADO POR MEUS PARES OU SEI LÁ QUEM... E SIM QUE TODOS DEVEM ENTENDER UMA COISA, OU NOS UNIRMOS PARA CONQUISTAR NOSSOS FUTUROS.. OU ESQUEÇAM!! VAMOS SÓ AFUNDAR.
      OU SEJA, E NOTÓRIO QUE AONDE QUER QUE SEJA.. SEMPRE HAVERÁ RIXAS, NÃO IMPORTA QUAL!! EU NÃO NASCI MILITAR, ESTOU MILITAR.. TRABALHEI VÁRIOS ANOS EM DIVERSOS ÓRGÃOS PÚBLICOS E PRIVADOS, E EM TODOS SEMPRE OUVE PROBLEMAS DE NOVINHO, ANTIGO E DERIVADOS.. PORÉM, UMA COISA QUE SEMPRE ENTENDI E VI NA PRÁTICA ERA NA HORA DE CORRER ATRÁS DAS MELHORIAS.
      MAIS COMO ASSIM?? EXEMPLO, NUMA FAMÍLIA.. IRMÃOS SE ODEIAM, BRIGAM DIRETO.. AS VEZES POR IMATURIDADE OU POR FALTA MESMO DO QUE FAZER.. PORÉM, QUANDO QUEREM ALGO QUE SEJA "COMUM" AOS DOIS.. ELES SEMPRE SE UNEM EM PROL DESSA GRAÇA, SEJA ELA UM PRESENTE.. UMA VALORIZAÇÃO... UM RECONHECIMENTO E ETC!!
      PORTANTO, A MESMA LÓGICA E VALIDA PARA QUALQUER LUGAR.. E SÓ AQUI QUE INFELIZMENTE NÃO VEJA ELA EM PRÁTICA!!

      RESUMINDO, EU NÃO PRECISO GOSTAR DE FULANO... E NEM FULANO DE MIM!! O QUE PRECISAMOS É SOMAR FORÇAS PARA QUE CONQUISTEMOS ALGO "COMUM" PARA TODOS!! ENTENDERAM?? ENTÃO, VAMOS DEIXAR NAS BRIGAS PARA RESOLVERMOS NO RESERVADO.. E VAMOS A LUTA!! ESSA INSTITUIÇÃO TEM TUDO PRA SER A MELHOR DE TODAS, PORÉM, INFELIZMENTE O EGO.. A GANANCIA.. E ETC, FAZEM COM QUE ELA SE TORNE A PIOR DO BRASIL!!

      PS: HOJE APOSTO QUEM NO GDF GANHE MENOS DO QUE UM PM?? DETALHE, NÃO TEMOS HORÁRIOS MÍNIMO (BOA PARTE É 30HS SEMANAIS).. NÃO TEMOS GRATIFICAÇÃO POR TÍTULOS (BOA PARTE RECEBE NO MÍNIMO SEUS $450 MENSAL POR PÓS)... NÃO TEMOS ADICIONAL NOTURNO... NÃO TEMOS PLANO DE CARREIRA (BOA PARTE COM NO MÍNIMO 10 ANOS JÁ ESTÁ NO TOPO OU QUASE).. NÃO TEMOS TANTAS COISAS, QUE SE FOR LISTAR AQUI NÃO VAI CABER!!

      OBS: AMANHÃ (21/05 - AS 16HS NO MUSEU NACIONAL) É UM ÓTIMO DIA PARA COLOCARMOS A UNIÃO EM EXECUÇÃO.. NÃO ACHAM??

      NOVINHUUU

      Excluir
    2. Ok Poliglota, esses ataques vem mais por parte deste se colaborador que se auto denomina Novinhuu, pois estar sempre atacando os antigos, nós, os antigo só revidamos os ataques, ou seja, extinto de defesa. De qualquer forma vale muito o seu pedido de paz entre o Novinhuu e os policiais antigos.

      Excluir
  2. Apoio completamente sua avaliação Tenente Poliglota. Sempre aleguei que nossa força poderia ser multiplicada e seria inabalável, se ao longo de quatro em quatro anos, fossemos reunindo ou aproveitando cada assembléia, não apenas para fins reivindicatórios, mas serviriam para ao londo dos anos escolhermos por exclusão e de forma coesa, aquele que por ventura se enquadrasse mais aos anseios da corporação. Dessa forma, a união faria a força de forma concreta. Não haveria concorrência disseminando e dividindo interesses de classe. Ainda que houvessem desleais, diminuiriam em muito o jogo de interesses pessoais, que em nada trazem de produtivo e que atendam a categoria como um todo. Escolheríamos nosso Represente Legal e que de antemão estariam previamente inserido nas buscas por melhoria sem os oportunistas de plantão, que só aparecem em épocas de eleição.
    Acrescento como feliz e oportuna o relato acima, do Senhor Cel. Damasceno,
    Assina: 1.Sgt-RR Maurivan.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto,talvez agora os desavisados percebam que esta malfada PEC 51 ,seja uma arapuca,pois não responde como ficara os inativos,seremos vinculados a quem.vejo muita escuridão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amigo, arapuca que nem o fim do rancho.

      Excluir
    2. Não entendi, "arapuca que nem o fim do rancho"?

      Excluir
  4. A desmilitarização não enfraquecerá as nossas conquistas. Tenho plena certeza que só temos a ganhar ao deixar para trás um sistema arcaico em que muitos se amparam para continuar seus desmandos. Fazendo da polícia e do bombeiro instituições privadas nas quais acham que o que prevalece são suas vontades. Desmilitarização já. Se o nobre colega acha que os integrantes da reserva ou da reforma vão ser prejudicados, ainda temos tempo para incluir na lei termos que garantam os direitos conquistados, como exemplo, assistência médica. O que temos que fazer é avançar nos termos da PEC 51 e não continuarmos marcando passo presos a um sistema antidemocrático e injusto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc companheiro!!! Estou igual ao tiririca , pior dovque tá não fica.

      Excluir
    2. A avaliação do Coronel Damasceno, calcada em bases fáticas, tem muito fundamento para fazer os que estão na reserva ou reformados ficarem bastante preocupados.
      Ora, se atualmente, estes não são alcançados com vários benefícios(Etapa Alimentação, entre outros), que são inerentes somente aos que estão em atividade, imaginem quando estes inativos não tiverem mais vinculação à uma nova polícia?

      VEJA só que, além dos PMs da reserva e reformados do antigo DF(Rio de Janeiro), que optaram por ficar lá e vivem hoje à míngua, os PMs da reserva e reformados dos ex-territórios também vivem "sem pai nem mãe".
      Lembremos que, na edição da Lei 12.086/2009 o Deputado Sebastião Bala Rocha, do Amapá, tentou em vão incluir os PMs daquela unidade como beneficiários daquele Risco de Vida de R$ 1.000,00, que recebemos parcelado em 6 anos, e então, o relator Laerte Bessa, orientado pela Casa Civil, mudou o texto da Lei a fim de não conceder esse aumento aos PMs dos ex-territórios.

      Por que você acha que conosco será diferente no futuro?

      Excluir
  5. Quanto ao seu comentário nobre colega Poliglota, ao pedir união dentro de nossas categorias, que essa união também possa aparecer nos momentos de glória. Pois o que vemos hj, são praças lutando por conquistas mas quem realmente recebe a maior fatia do bolo são os oficiais. Não tenho nada contra o oficialato, mas vir com demagogia dizendo que temos que nos unir e na hora do contra-cheque a bolada maior é a do oficial, para com isso. Quando enxergarmos o oficial lutando por conquistas iguais para os praças, tenho certeza que seremos uma só força. Espero que publique.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre amigo, não só publico com todo prazer, como também questiono. Você acha demagogia pedir união? Então que tipo de pessoa e profissional é você? O fato de ser praça o delega a opinar por todos? Essa, s.m.j, é sua opinião. Colega, eu fui 29 anos e 8 meses PRAÇA, com todo orgulho de meu coração, e de tudo que conquistei na minha vida o que mais orgulho é de ter saído dessa corporação pela porta da frente com milhares de amigos, PRAÇAS e OFICIAIS.

      Respeito todas as opiniões, mas coadunar com elas é um direito que me assiste, assim como deve ser com todos. Não olho para o passado, pois se tiver que olhar vou nele buscar aquilo que pode contribuir e me trazer alegrias e não mágoas e tristezas.

      É muito difícil aceitarmos determinadas verdades na nossa vida, mas creio que você mesmo deve saber que se vivemos essa situação hoje a culpa também é nossa. Criaram um monstro no seio de nossa classe chamado DIVISÃO e a cada dia ele cresce mais, seja por ideologia ou por inconsequência de outros. Casa dividida, meu amigo, não prospera!

      Você tem seu pensamento de que a UNIÃO não lhe satisfaz, pelo que descreveu. Respeito-o! Mas não posso concordar com você simplesmente porque você pensa assim. Eu serei um eterno defensor da união e olha que na minha condição poderia muito bem pensar como você. Mas me diga: Para quê eu haveria de viver de passado? Quer mudar, então aponte soluções, idéias, caminhos. Conquistas, a meu ver, são coisas que buscamos e não esperamos cair do céu. Deus na sua infinita sabedoria deixou nas escrituras bem explícito de que sobre nós seriam derramadas "TODA SORTE DE BENÇÃOS" (Deuteronômio 28, vers 2). Traduzindo para nossa linguagem, todas as nossas conquistas já nos foram dadas por Deus, basta que tenhamos a sabedoria e a perseverança de ir lá e buscá-las.

      Só para finalizar, meu nobre colega, aproveitando o seu gancho, contradigo-o dizendo que seu comentário não pode prevalecer, pois eu, oficial (mesmo por pouco tempo) estou e estarei lutando por você, que AINDA é praça, mas que muito em breve e se Deus quiser chegará ao oficialato. Esse é o sonho de todos nós praças. Portanto, já avançamos né verdade? Pelo menos UM oficial já demonstrou que é possível mudar isso.

      Grande abraço,

      Poliglota...

      Excluir
  6. POLIGLOTA DOIS POLICIAIS DO 8º BPM, SGT DACIMÁRIO E CB RAMOS FORAM TRANSFERIDOS DO BATALHÃO POR TEREM NOTIFICADO O FILHO DO MOTORISTA DO 01 DA PMDF. O SGT PARA O 1º BPM E O CB PARA O 7º BPM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão no lucro!! tive amigos que deram a cara a tapa, para abrir a mente de muitos e foram convidados a comparecer no batalhão de Brazlândia!!rs Se de fato isso aconteceu?? porque tais policias não divulgaram isso nas redes virtuais?? ou melhor, indo no MP!! #ficaadica a notificação é legal, se sim.. leve-a ao mp e corra atrás!! simples assim..

      Spartacus

      Excluir
    2. O motorista do 01 é praça, não é?
      Se a notificação do filho dele chegou ao conhecimento de alguém com poder de retaliar os PMs do 8º BPM, então é hora(já passou da hora) de entendermos que essa coisa de que oficial persegue praça, ou que os únicos inimigos de praça são os oficiais, está aí mais uma prova: - Um praça perseguindo praça. Aliás, isso existe demais em nosso meio, mas preferimos colocar nos ombros apenas dos oficiais, os males que atingem as praças. É duro ter de reconhecer que a maior desunião, infelizmente, está disseminada no ciclo de praças, não é mesmo?

      VAMOS SEGUIR O CONSELHO do Tenente Poliglota, que acima abre a seção de comentários dessa matéria.

      Excluir
    3. Se esse Cb Ramos do 8° bpm for um 23 milhão eu acho é pouco ele ser transferido pro 7 Bpm, pra mim seria pra Planaltina pois certa vez esse mané meteu a caneta no meu irmão e quando fui falar com ele pra pelo menos deixar a carteira de habilitação e prosseguir apenas com a multa esse babaca cagou e andou pra mim, parecia que ele tava falando com paisano, mas a vida é assim, aqui se faz aqui se paga...Cb 22 mil

      Excluir
    4. Esses caras fizeram por merecer, enquanto todo mundo na OT esses dois ficavam notificando todo mundo, enchendo o DETRAN de dinheiro. Esse CB Ramos fui pedir um favor pra ele eo cara me tratou como inimigo. Deus tarda mas não falha. Só assim eles criam consciência política. Eu sou de CODÓ, mas não foi praga minha não. Mais confesso que estou feliz. Ninguém aguentava esses dois mais em Ceilândia. Só falta o Da Silva e o Véi da 12. Também terão o mesmo fim.

      Excluir
    5. Se os caras são isso que dizem (e infelizmente sabemos que ainda existem babacas no nosso meio), foi bem feito!

      Excluir
    6. QUEM MANDA FICAR MULTANDO FAMILIARES DE PM,

      OU SEJA NÃO ERA PRA MULTAR NINGUÉM

      CHAMASSEM OS AUDITORES DO DETRAN ELES GANHAM PARA ISTO

      Excluir
    7. Em defesa dos colegas Dacimário e Ramos:
      Na minha opinião o 8º BPM perdeu dois excelentes profissionais, pois eles eram responsáveis nos dias de serviço pelo bom andamento no trãnsito de nossa cidade, se as vezes exageravam, não julgarei, mas o profissional estava ali para fazer jus o seu salário e comprometimento com seu serviço.
      Companheiro Dacimário e Ramos vão com fé e que Deus os abençoe em suas novas unidades, parabéns vcs sempre agiram como PROFISSIONAIS.
      Sgt Flávio Fernandes do 8° BPM.

      Excluir
  7. Prezados colegas,
    A preocupação do Coronel Damasceno procede. Numa eventual unificação, desmilitarização, ou criação de nova força policial, os integrantes da RR ou reformados não devem ser esquecidos. Conheço a história dos integrantes da antiga PMDF, é triste o que ocorreu com eles, ficaram no mato sem cachorro. Seus proventos ficaram numa situação de miséria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se os praças tivessem vós a segurança publica não taria do jeito que está.Só eles falam e não dizem nada.Militarismo já era.

      Excluir
  8. A única coisa que conseguimos com o curso superior foi passarmos de uma das categorias mais bem pagas c ensino médio, para ser a mais mal paga com ensino superior.

    ResponderExcluir
  9. muito interessante o post do coronel , mas uma coisa é certa sem a mordaça do injusto código penal militar e regulamentos disciplinares arcaico e escravagistas, a vós do policial praça sera ouvida pelos que estiverem no poder.

    ResponderExcluir
  10. A avaliação do Coronel Damasceno, calcada em bases fáticas, tem muito fundamento para fazer os que estão na reserva ou reformados ficarem bastante preocupados.
    Ora, se atualmente, estes não são alcançados com vários benefícios(Etapa Alimentação, entre outros), que são inerentes somente aos que estão em atividade, imaginem quando estes inativos não tiverem mais vinculação à uma nova polícia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POR CONTA DISSO QUE NÃO ME CANSO NUNCA DE REPETIR: QUER GARANTIR UM FUTURO DIGNO?! ENTÃO, FAÇA O PRESENTE VALE A PENA. OU SEJA, E NOTÓRIO QUE MAL SOMOS OUVIDOS NA ATIVA.. E TOTALMENTE ESQUECIDOS NA INATIVIDADE!!
      PORTANTO, QUER MUDAR O SEU DESTINO?? FAÇA A DIFERENÇA AGORA, SIMPLES!!
      SENÃO, JÁ SE PREPARE PRA SER O PRÓXIMO A VOLTAR NOS PTTC OU EXTENDER LONGOS ANOS NOS BICOS..

      PS: SE QUEREMOS TER UMA BOA COLHEITA NO FUTURO, SÓ DEPENDE DO EMPENHO DE TODOS E DE QUANTO ESTA EMPENHADO EM CULTIVAR ESSA LAVOURA.

      OBS: DE FATO A LÓGICA DO DAMACENO, FAZ SENTIDO. PORÉM SÓ HÁ UMA SOLUÇÃO: SERMOS ATIVOS QUANDO ATIVOS, POIS SE MESMO SABENDO QUE NÃO SEREMOS OUVIDOS NA RESERVA E BADA FIZERMOS.. NÃO ADIANTA CHORAR DEPOIS!! OU SEJA, SE TODOS UNIREM FORÇAS.. E FATO!! A PRÓXIMA LEI SERÁ BEM FEITA E O MELHOR, BOA PRA TODOS E NÃO PRA POUCOS E AINDA EXCLUIR OUTROS, NUM E VERDADE?!

      "HOJE NÃO SOMOS NEM DE LONGE OS MAIS BEM PAGOS!! NÃO IMPORTA SE SOMOS NÍVEL SUPERIOR OU FUNDAMENTAL.. POIS QUAL CATEGORIA HOJE DO GDF ESTA ANOS LUZ DA NOSSA!! OU SEJA, PODE ATÉ TER ALGUMA (ME DIGA QUAL?) HOJE QUE RECEBE MENOS.. PORÉM E FATO!! AO DECORRER DOS ANOS, SÓ POR TEREM PLANO DE CARREIRA E MUITAS OUTRAS COISAS.. QUALQUER UM ESTA OU FICA MELHOR DO QUE NOS!! ESTOU MENTINDO??"

      NOVINHUUU

      Excluir
    2. BLÁ, BLÁ, BLÁ...

      MAIS UM OFICIAL PUXA-SACO!!!!!

      Base fática? Não pense que somos trouxas!!!!!

      PEC 51 já!!!!

      Excluir
  11. caro Sidney o interesse dos oficiais são outros, na minha cabeça eles pensam é nas prerrogativas do oficialato,que vc deve entender muto bem. eles em sua maioria nunca vão lutar juntos ao praças por melhorias, para a categoria de policiais militares.

    ResponderExcluir
  12. No 3ª BPM em 1995 o então major Tabosa e o coronel Nei, respectivamente subcomandante e comandante daquela unidade, convocaram uma formatura para pedir aos policiais que se mobilizassem através de políticos conhecidos, magistrados, militares, empresários, etc, contra a lei que DESVINCULARIA a PMDF dos SALÁRIOS das FORÇAS ARMADAS, disse o major Tabosa naquele dia: “Nos FERIRÁ de MORTE se essa lei for aprovada”, bem, após o governo Cristóvam os militares federais estavam EXIGINDO isonomia com A PMDF, alguém aqui se lembra disso? Porque PIORARIA nossa vida em um sistema que inevitavelmente poderíamos fazer GREVES LEGÍTIMAS? Sabem qual o valor do primeiro salário dos TECPEN ? Era de R$ 1.500,00 !! R$ 1.500,00 !! R$ 1.500,00 !! R$ 1.500,00 !! R$ 1.500,00 !!
    R$ 1.500,00 !! E quanto ganham hoje o mesmo TECPEN com APENAS 5 anos de serviço? Uma instituição criada a menos de 8 anos estar a 8 BILHÕES de anos-luz da nossa “gloriosa”(não sei por que gloriosa), alguém acha mesmo que essa melhora METEÓRICA aconteceu por pura bondade dos políticos? Não meus caros, foi pelo MEDO que eles impõem ao governo através de seu sindicato, de sua mobilização, e outra, QUEM se importa realmente com PRESOS? A resposta é: NINGUÉM !! : NINGUÉM !! : NINGUÉM !! : NINGUÉM !! Mas suas famílias fazem um BARULHO imenso na porta da PAPUDA, e atrai TODAS as emissoras, que divulgam sua greve, simplesmente por isso, agora ficamos aqui nos CAGANDO de MEDO do futuro depois de tantos anos sendo sugados por tudo que é órgão público, que ficam no ar condicionado, esperando os OTÁRIOS dos PM’s fazerem o serviços deles; multar carro, embargar obras, multar fazendeiro que derruba árvores (o Pedro Passos abriu a fila, já que era desafeto do atual governador) apreender pássaros em feiras livres(atribuição do IBAMA), etc, como será ruim essa DESMILITARIZAÇÃO quando vier......imaginem pra quem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SGT Nêliton,

      Lembro-me bem desses fatos citados por você.

      Seus argumentos têm todo sentido e razão.

      Lembro-me inclusive de meu primeiro salário naquela época, que importava em pouco mais de R$ 300,00 brutos. Ao final do Governo Cristovam, depois de termos nossa remuneração desvinculada das Forças Armadas, um Soldado com 01 filho com até 07 anos, como eu, recebia pouco mais de R$ 1.000,00.

      Excluir
  13. FAZ MUITO SENTIDO ISSO AQUI

    FONTE: http://conscienciapoliticapmbm.blogspot.com.br/2014/05/lula-tem-plano-b-para-derrota-de-dilma.html

    ISSO PRA MIM É NOTÓRIO!! AFINAL DE CONTAS?? ESTAMOS FALANDO DE LONGOS 12 ANOS NO PODER... QUEREM EXEMPLO?? VEJAM QUE ATÉ ESTAGIÁRIO DO PT ESTÁ NO STF.. SE ELES CONSEGUIRAM ISSO, IMAGINA O QUE AINDA NÃO FOI AMPLAMENTE DIVULGADO!!

    #BrasilBarrilDePolvora

    NOVINHUUU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc novinhuu não deve lembrar, mas o "estagiário" tucano (Gilmar Mendes) também estar no STF.

      Excluir
    2. BEM LEMBRADO!! NO ENTANTO, ESSE ESTAGIÁRIO ATUAL DO PT.. E MUITO DESCARO, NUM ACHA?? OU SEJA, ELE E O COMPLETO MILITAR BABÃO.. QUE DÁ ATÉ NOJO!! BASTA VER OS ARGUMENTOS DELE, QUE VERÁ QUE É DE RIR..

      NOVINHUUU

      Excluir
  14. A primeira coisa que vou fazer quando a PEC 51 passar é parar de postar anonimo, não ofendo ninguém, respeito a opinião de cada um, apenas debato ideias e mesmo assim tenho de postar anonimo para não sofrer represália do maldito e odioso sistema militarizado.

    CB ZÉ

    ResponderExcluir
  15. Coronel não pense que somos otários!!!!
    Ninguém cai nessa conversinha fiada!!!!!
    A PM 4ª série acabou!!!!
    FIM DO MILITARISMO NAS FORÇAS POLICIAIS JÁ!!!!

    ResponderExcluir
  16. A própria PEC 51 fala que SERÃO MANTIDOS TODOS OS BENEFÍCIOS!!!!!

    Sabe o que vai acabar? A mordomia dos oficiais QOPM, as sacanagens do militarismo, as prisões administrativas, as votações secretas no clube dos oficiais, a continência, os desfiles "limitares", secretárias, motoristas, gratificações pra exercer a função que é sua função!!!!

    VAMOS NOS JUNTAR EM PROL DA PEC 51!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Oficial só pensa no próprio umbigo!!!!
    Nunca fizeram nada de bom pela PM!!!!
    Só sabem sacanear as praças!!!!

    Mas esse tempo acabou!!!! Agora é operação tartaruga até a PM desmilitarizar!!!!
    Esse sistema falido tem que acabar!!!!! Senhores de engenho e os escravos!!!!

    ResponderExcluir
  18. Pela aprovação da PEC da PAZ - 51. A garantia de segurança pública de paz e eficiente!

    https://secure.avaaz.org/po/petition/Pela_aprovacao_da_PEC_da_PAZ_51_A_garantia_de_seguranca_publica_de_paz_e_eficiente/?cErXegb

    6.107 assinaturas. Vamos chegar a 7.500

    ResponderExcluir
  19. ISSO NADA MAIS É QUE DIZER QUE NÓS PRAÇAS SOMOS IDIOTAS, O QUE NÃO SOMOS!!!

    SOMOS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA MASSACRADOS PELOS GOVERNOS DOS ESTADOS E PELA DITADURA IMPOSTA PELOS OFICIAIS EM CIMA DOS PRAÇAS, ELES OFICIAIS, OS QUAIS SÃO INCOMPETENTES, POIS VIVEM DENTRO DOS QUARTEIS, QUARTEIS ESSES QUE SÃO VERDADEIRAS COLONIAS DE FÉRIAS!!!

    MENTIRA, PURA MENTIRA, NÓS SÓ QUEREMOS SALÁRIO JUSTO, O FIM DO MILITARISMO NAS PM, RESPEITO DOS SUPERIORES, CHEGA DE HUMILHAÇÃO!!!!

    SE OS POLICIAIS MILITARES (AS PRAÇAS), PARASSEM AGORA NUMA GREVE NACIONAL, ESSE PAIS IRIA VIRAR UMA GUERRA CIVIL, O CRIME IRIA DOMINAR TUDO, AI SIM O POVO IRIA RECONHECER O VERDADEIRO VALOR DOS PM E BM, PRAÇAS, AI SIM O POVO IA VER SE OFICIAL RESOLVE ALGUMA COISA!!!

    PEC 51!!!!

    ResponderExcluir
  20. Proposta aprovada em congresso é que órgão passe a funcionar com autonomia administrativa, como o TCU

    Os delegados da Polícia Federal (PF) iniciaram um movimento interno para tentar desmembrar o órgão do Ministério da Justiça. A intenção é convencer o governo a dar à corporação autonomia administrativa e financeira, nos mesmos moldes da Advocacia-Geral da União (AGU) ou da Defensoria Pública da União (DPU). O governo acompanha a movimentação e, na visão do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a proposta é “polêmica”.

    A ideia de se transformar a PF em um órgão autônomo surgiu em um congresso nacional de delegados realizado em abril, em Vitória e Vila Velha. Após o Congresso, os delegados formalizaram um documento segundo o qual eles querem pressionar a Câmara a propor um projeto de lei com essas alterações na estrutura da Polícia Federal. Nesse formato, o diretor-geral da PF seria uma escolha do presidente da República a partir de uma lista tríplice eleita pelos delegados de polícia.

    Delegados tentam dar à PF autonomia administrativa e financeira
    Os delegados acreditam que, com essa estrutura, a Polícia Federal teria uma maior independência e teria condições de estabelecer prioridades sem qualquer influência do Poder Executivo. Desde o ano passado, os delegados reclamam internamente de diretrizes de atuação no órgão. Em virtude da Copa do Mundo, o Ministério da Justiça determinou a intensificação das operações de combate ao narcotráfico e de resguardo das fronteiras.

    “No campo do combate ao crime organizado serão priorizadas as investigações sobre desvio de recurso público e a corrupção, com a criação de uma Coordenação-Geral específica, além da garantira especial de recursos via Programa Orçamentário próprio, implantação das Delegacias especializadas em todas as unidade da Policia Federal e alocação de recursos humanos afirmam os delegados no documento do Congresso.

    “A Polícia Federal deve atuar na atividade de enfrentamento ao crime organizado com foco na eficiência e eficácia investigativas, empregando seus recursos nas investigações prioritárias, levando em consideração critérios objetivos, com o armazenamento das notícias criminais, inclusive aquelas que não deram origem a investigações formais, em sistemas informatizados para constante análise de dados para fins de inteligência policial”, pontuam.

    Apesar disso, esse tipo de posicionamento não é consenso nem mesmo dentro da Polícia Federal. O iG apurou que os agentes de Polícia não concordam com as diretrizes defendidas pelos delegados. Eles afirmam que os delegados querem somente concentrar poder com esse tipo de articulação. Os delegados, entretanto, negam.

    A visão do ministério é que qualquer discussão sobre uma reestruturação do órgão teria de contemplar dois aspectos. Primeiro, se é de fato interessante a PF ter uma autonomia administrativa e financeira, e se isso seria benéfico no combate à corrupção. Segundo, contemplar o fato de algumas correntes defenderem que a Polícia Federal é um dos braços armados de atuação da União e, como tal, deveria ser vinculada a algum ministério, como ocorre atualmente.

    ENQUANTO ISSO TENHO QUE LER UM CORONEL DEFENDENDO O LIXO DO MILITARISMO!!!!

    ResponderExcluir
  21. Concordo com coronel mais uma coisa eu digo a nossa desgraça se chama RDE que AGNELO juntamente com o deputado PATIFE prometeu substituir no primeiro dia do seu governo pelo código de ética, quem não lembra desta promessa não tiveram cu para fazer nem vão fazer.

    ResponderExcluir
  22. Agnelo e patricio???....kkkkkkkkkkkkkk FORA PT!!!!

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de fazer duas perguntas aos companheiros:

    1ª) O QUE MERECE O POLICIAL QUE SE ALIAR A QUALQUER OUTRO POLICIAL QUE ESTIVER DANDO APOIO OU SUSTENTAÇÃO A PARTIDOS DO GOVERNO?

    2º) NAS ELEIÇÕES VOCÊ VOTARIA EM POLICIAL QUE ESTIVESSE NO PT OU ALIADO A QUALQUER PARTIDOS DE BASE DO GOVERNO?

    Poliglota isso não é enquete não viu? pode publicar é só opinião mesmo kkkkkk

    ResponderExcluir
  24. ATÉ NA RESERVA OS OFICIAIS SÃO CONTRA A PEC 51!!! DÁ LICENSA!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!!
    DANE-SE A OPINIÃO DE OFICIAIS!!!!
    ESTAMOS NESSE ARROCHO SALARIAL, PRISÕES POR CONTA DE NÃO TERMOS OS DIREITOS CONSTITUCIONAIS ASSEGURADOS AOS DEMAIS SERVIDORES CIVIS!!!
    ESSE É O GRITO ENTALADO DOS PRAÇAS:
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Licença é com "ç" filho e não com "s"!

      Excluir
  25. Resp. 1¤. Não merece nada,porque nunca fazem nada pra ajudar os companheiro,olha pro proprio umbigo.
    2¤.PT ,num e partido,e uma faccão....e o governo e uma ramificação,então..eu não voto em criminosos.kkkkkkkkkkkkkkkkk...justificouuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!?!!

    ResponderExcluir
  26. Jesus Maria José, como pode a PEC 51 assustar tanto o oficialato donos do arcaico e torturador sistema militar, se é ruim pra eles é ótimo para as praças

    - Digo não ao militarismo
    - Digo não ao poder exacerbado
    - Digo não ao luxo e mordomias que os oficiais desfrutam
    - Digo não ao abuso dos comandantes
    - Digo sim à PEC 51 a esperança vence o medo

    ResponderExcluir
  27. Ele merece oooo de votos assim como agnelo.

    ResponderExcluir
  28. Este coronel está pensando no própio umbigo do lixo do Militarismo.-ffffffffffffffoooooooooora!

    ResponderExcluir
  29. quero ver um PRAÇA defender este sistema atual, onde so quem trabalha na rua são os praças e os oficiais so com a chibata... quando este sistema acabar vou postar com dignidade e meu nome estará divulgado mas atualmente neste sistema so anônimo mesmo...

    ResponderExcluir
  30. Imbecilidade de alto nível. Hj a PCDF não tem sistema de saúde, a não ser o público, e não vejo um de seus membros padecerem ou reclamarem.
    A criação de uma nova instituição só trará benefícios!
    câmbio desligo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ENGRAÇADO QUE NÃO SÓ A PCDF, COMO O DETRAN.. DER.. DFTRANS.. NÃO POSSUEM TAL SISTEMA DE SAÚDE PRÓPRIO E NEM FICAM CHORANDO DE ALGO QUE NA REAL, TODA HORA MAIS FALTA (POR FALTA DE DINHEIRO, DESVIOS E ETC) DO QUE TEM.
      OU SEJA, INFELIZMENTE E ESSA LÓGICA MESMO.. MUITOS TEM MEDO DE PERDER COISAS PEQUENAS QUE SÃO UMA VERDADEIRA INCONSTÂNCIA!!
      RESUMINDO, TODOS OS ÓRGÃOS CITADOS NO COMEÇO DESSA, POSSUEM CONDIÇÕES SALARIAIS PARA BANCAR QUALQUER COISA QUE SEJA DO SEU REAL INTERESSE. OU SEJA, AQUI O QUE MAIS VEMOS SÃO MENDIGOS MENDIGANDO QUALQUER MIGALHA E NO FINAL DAS CONTAS NEM ELAS VEM...

      NOVINHUUU

      Excluir
    2. Eles não precisam de filantropia mal feita pela instituição,pois possuem o que realmente faz a diferença: salário,carreira e respeito dentro de suia instituição..diferente do nosso lixo.

      Excluir
  31. Infelizmente Srº Coronel sua explanação de um todo tem um Q de verdade, porém fatos recentes mais precisamente no sábado passado em um jogo no Mané Garrincha, eu fui um dos VOLUN.....OTÁRIOS que com meus cansados e surrados 25 anos estava lá . E sabe o que eu vi ? Dois Ônibus da PMDF totalmente equipados com coisas de fazer o cara se sentir em casa , e dentro dos mesmos estavam alguns **** amigos seus sentindo-se uns verdadeiros deuses terrenos, quanto a nós os praças fomos obrigados a estar prontos as 10:45 hs da manha para um evento que teria início as 16:30 da tarde e para nós estava também reservado o Sol escaldante, um salão sem mesa e cadeira para apenas engolirmos uma QUENTINHA em pé, um preparativo PADRÃO DOS FIFAS DAS FUFAS dos "GESTORES PMDF " Isso sim tinha de ser corrigido por os amigos **** fantoches que recebem a grande missão POLÍTICA de administrar uma instituição que da forma que anda não atende o anseio do público interno (PRAÇAS ) e esses por sua vez,deixaram de trabalharem feito robôs sem sentimento algum . Preocupa-se não coronel, isso é apenas um desabafo de um 1º Sgt que não tem ainda nem a liberdade feito a sua de se identificar,pois reconheço que trilhei boa parte de minha vida numa caserna onde só um lado tem a voz ativa , mas confesso que estou torcendo para ver esse sistema do " LIMITARISMO " nas polícias caiam o mais rápido possivel no desuso, aí quem sabe a população contará com o nosso lado policial de ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou reformado há 10 anos, e pensei que esse descalabro já tinha acabado.

      É impressionante e revoltante ler que esse estado de coisas permanece inalterado.

      De fato, nunca foi tão cristalina a necessidade de desmilitarização das PMs.

      Excluir
    2. Isso o Coronel Damasceno não quer enxergar..e tão pouco faz pesquisa para apontar essas mazelas,mazelas essas que só acontecem nos lixos de instituições,que são as PMs do Brasil, no formato atual.



      CLARO! NÃO É DE INTERESSE DELE ENXERGAR ISSO.

      Excluir
  32. É muito engraçado o que vejo, a reclamação da pec 51, a maioria dos reclamantes são oficiais, se também fosse, estaria reclamando também, pois, perderão poder e sairão da zona de conforto de alguém que manda e o outro obedece sem retrucar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado colega,
      A grande maioria dos integrantes da antiga PMDF que está em situação de penúria é formada por praças. Não se pode colocar tal situação em dúvida apenas porque foi levantada por um oficial. Louvo a iniciativa do Cel Damasceno, pois conheço a situação de injustiça que fizeram com eles.
      Sou favorável à PEC 51, porém, penso que devamos ficar atentos para a situação dos colegas inativos numa eventual mudança de cenário.

      Excluir
    2. Larga de papo furado oficial, quem tem medo da mudança são vcs. Mudança já

      Excluir
  33. MUITO BOA ESSA INTENÇÃO DA PF EM "DESMILITARIZAR" DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, POIS COMO TODOS SABEM QUEM MANDA NA PF É A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLIDA.
    SAINDO DA ABA DO MJ, PODERÁ TER AMPLA AUTORIDADE PARA INVESTIGAR QUALQUER SERVIDOR OU POLÍTICO!
    GANHANDO AUTONOMIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA, TERÃO ESTATOS DE AUDITORES/ EOU PROMOTORES!
    PODERÃO ATÉ SER CHAMADOS DE AUDITORES DE POLÍCIA FEDERAL, COMO OCORRE COM OS FAMIGERADOS AGENTES DO DETRAN DE BRASILIA, QUE PASSARAM TER NOMENGLATURA DE AUDITORES DE TRÂNSITO, QUE TEM TAMBÉM, AUTONOMIA ADMINISTRATIVA E PRINCIPALMENTE FINANCEIRA(MÁQUINA DE FAZER DINHEIRO)!

    VMS PENSAR MINHA GENTE!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ E TRANSFORMAÇÃO DOS POSTOS E GRADUAÇÕES EM CONTROLADORES(TOP DA ADMINISTRAÇÃO DE AUTO GESTÃO) E ANALISTAS!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso que os delegados federais querem é muito difícil de acontecer, mesmo pq, logo depois poderão pedir salários iguais ao do ministério público por exemplo, e isso acarretaria mais gasto ao Estado e a polícia civil também iria seguir os passos da federal e isso se tornaria um efeito cascata.
      Uma idéia muito inteligente dos delegas federais.

      Excluir
  34. A prova que o sistema atual é falho é a quantidade de policiais militares estudando para PCDF..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que logo quem for verá que lá, como cá, também existem muitas falhas. É um ledo engano achar que em outros órgãos de segurança irá encontrar as soluções para seus problemas financeiros ou profissionais. Infelizmente, o governo não valoriza nenhuma instituição de segurança pública. De todos os lados há reclamações, lamentações e um total descontentamento.

      Excluir
    2. Eh ......mas não tem ninguém vindo de lugar nenhum pra cá né ....

      CB ZÉ

      Excluir
  35. POLIGLOTA GOSTARIA DE DAR UMA SUGESTÃO E ESPERO RESPOSTA OK.

    ACHO DEVIAMOS FAZER UM DIA DE TOLERÂNCIA ZERO CONTRA A CRIMINALIDA COMO POR EXEMPLO ABORDAGEM TOTAL A PESSOAS E VEÍCULOS E TODO TIPO DE POLICIAMENTO PREVENTIVO BEM COMO NA CAPITURA DE DELINQUENTES QUE COMETERAM CRIME NESTE DIA QUE AINDA ESTEJA EM SITUAÇÃO DE FLAGRANTE, OU SEJA, ENXER AS DELEGACIAS DO DF DE OCORRÊNCIAS. ISSO PARA A IMPRENSA DIVULGAR O GRANDE INDECE DE CRIMINALIDADE, COM ISSO A POPULAÇÃO EM GERAL IRÁ PERCEBER NA PRÁTICA A IMPORTÂNCIA DA PMDF.

    EM OUTRO DIA PRÓXIMO DEVERIAMOS FAZER UM DIA DE "PARALIZAÇÃO TOTAL", ISSO PARA A POPULAÇÃO TAMBÉM PERCEBER A NOSSA FALTA.

    OS DIAS PARA QUE ISSO OCORRA DEVE SER NOS DIAS ONDE OCORRE OS MAIORES INDICES DE OCORRÊNCIAS, TAIS COMO QUINTA, SEXTA, SABADO E DOMINGO.

    TAIS ATITUDES DEVEM SER ANTES DA COPA OK.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora ora anônimo das 14:10 não percebestes que a PMDF ainda encontra-se em OT/OL; acorda filho, junte-se a nós e estude para sair desta firma falida.

      Excluir
    2. SEM DUVIDA NENHUMA CARO AMIGO DAS 14:10, TEMOS QUE DAR UM TOLERÂNCIA ZERO A NOSSA SOCIEDADE PARA ESSE DESCALABRO DA MARGINALIDADE E DELINQUENCIA QUE AFRONTA NOSSO DF, MAS COM TUDO OS OFICIAIS TAMBEM TEM QUE IR PARA RUA COM A MAXIMA DE OMBREAR NOSSO SERVIÇO JUNTAMENTE COM O PRAÇA AI VEREMOS COM TAL ATITUDE DE QUE SEREMOS SEMPRE PRIMORDIAL A QUALQUER MODELO DE SEGURANÇA QUE QUEIRAM IMPLANTAR POIS SOMOS O MATERIAL MAIS IMPORTANTE O SER HUMANO PENSANTE DE QUALQUER ATO DE SERVIÇO DA POLICIA, O1 SE SEUS ASSESSORES LEREM ESTE MANIFESTO APROVEITEM A COPA PARA DAR O EXEMPLO AGORA. POLICIA COM ORGULHO MAS COM TRISTEZA NA DEDICAÇÃO.

      Excluir
    3. A população odeia a PM!!! Para de ser inocente!!!!

      a POPULAÇÃO só sente é a falta que a PM faz!!!!

      PM (Praças e oficiais QOPMA)!!!!!!

      Agora é sem volta!!!! OPERAÇÃO LEGALIDADE E TARTARUGA CADA VEZ MAIS FORTE!!!

      Excluir
    4. acorda puliça, você está em brasilia!!! sonhador você hein.

      Excluir
    5. Kkkkkkkkkk,tu é comédia!!!

      Excluir
    6. Conseguiram acabar com a vibração dos policiais, só o básico e nada mais até a RR. o último fecha a porta por favor.

      Excluir
    7. Humm........interessante sua PROPOSTA caro anônimo de 14:10, " ENXER" delegacias e "CAPITURAR" o máximo de delinqüentes, por que você não vai ENCHER ao invés de "ENXER", seu tempo aprendendo a escrever melhor nossa amada LÍNGUA PORTUGUESA? Por que você não vai "CAPTURAR" ao invés de "CAPITURAR", o bom hábito da leitura de jornais, revistas ou mesmo páginas da web, mesmo superficialmente? O cabeçalho e o subtítulo já seria um bom começo, como se não bastasse um oficial vir aqui tentando convencer com argumentos toscos, você além de escrever todo o texto em CAIXA ALTA ainda vem sugerir uma asneira dessas? Fala sério !!!!!!!!!!!

      Excluir
    8. Meu nobre amigo,

      A PM nunca deixou de fazer isso. Todos os dias estamos na TOLERÂNCIA ZERO. Não posso responder por uma corporação, pois não tenho autoridade e nem delegação para tal. Essa pergunta caberia melhor ao atual comandante geral da instituição que têm a competência legal para analisar e decidir. Infelizmente não posso ir além daquilo que me cabe e parece-me que pelas respostas de seus colegas, a receptividade à sua idéia não foi muito favorável. Mas respeito-a por ter tido a coragem de propô-la.

      Grande abraço,

      Poliglota...

      Excluir
  36. CAVALO DE OURO, ESCANDALO A GALOPE

    Nossa coluna foi a primeira a denunciar o escândalo do pregão 23/2014 da Polícia Militar do Distrito Federal, que objetiva a compra de 100 cavalos para uso da corporação. Até aí parece tudo certo. Parece mas não é. A começar pelo preço avaliado entre 30 e 35 mil reais, seguido pela raça escolhida o cavalo BH ou Brasileiro de Hipismo, utilizado como animal de salto é tipo Baloubet de Rouet do Rodrigo Pessoa, nosso campeão olímpico, embora o Baloubet seja um sela francesa, o BH é a raça similar no Brasil formada para o salto e não para patrulhamento. Sem a rusticidade e a resistência dos animais da raça crioulo ou campolina ou quarto de milha, muito mais baratos, o BH é um animal sensível, delicado, tardio, tem mais estatura é verdade, mas inadaptável, segundo especialistas, para patrulhamento, a não ser para abertura de mercado dos animais considerados como refugo. Afinal, quem tem um bom cavalo de salto não vende por 30 mil reais. Agora quando o BH não é bom para o salto 30 mil reais são uma fortuna. Mais o escândalo não para por aí. Numa licitação pública são necessários certos requisitos, como cadastro, certidões, registro no SICAF, entre outros que os verdadeiros criadores de BH não possuem. Daí surgirem os intermediários para inflacionar o preço dos animais de refugo e dividirem os lucros fáceis. Basta olhar as empresas que apresentaram proposta no pregão 31/2014, é o número mudou, onde não aparece um único criador de BH sequer, mas apenas os famosos intermediários, vendedores de ração, de equipamentos, representantes comerciais e por aí vai é só conferir o CNPJ e visitar as empresas, algumas no DF. Pior é que tudo isto ganhou contornos de legalidade com a chancela do Tribunal de Contas, embora o resultado ainda deva ser submetido ao tribunal, nossa última esperança. Mas como o dinheiro público é vendaval na mão de alguns gestores podemos afirmar que nenhum destes animais, salvo se por acaso e coincidentemente já estiverem estabulados na PMDF, de propriedade sabe-se lá de quem, servirão para a Copa do Mundo, pois são necessários de 6 meses até um ano de treinamento intensivo, ainda mais se falamos de BH com idade entre 3 e 7 anos, muito novos para o padrão da raça. Dois, desconfiamos se vão ser realmente checados os registros dos animais na ABCCH entidade da raça, para que se tenha a certeza de que são BHs legítimos e em nome de quem estão registrados, certamente não dos vendedores. Mas o pior é o preço destes animais entre 25.200 e 40 mil pelas melhores propostas apresentadas, vão resultar num gasto entre dois milhões e meio e quatro milhões de reais, quando as escolas públicas passam necessidades sem recursos para pagar fornecedores do programa de descentralização de recursos – PDAF. Mais uma vergonha. Tão grande como a mentira deslavada transcrita pelo G1 em matéria postada na última segunda-feira às 14:29, afirmando que os cavalos ficam em atividade até os 27 anos de idade, uma mentira tão grande como o óleo de peroba de quem passou esta informação.
    Fonte: Blog do Cafezinho

    ResponderExcluir
  37. VC COLEGA DAS 14:10, NÃO DEVE TER O QUE FAZER EM CASA NÃO, COM ESSA IDEIA DE ARROCHAR VC DEVE ESTA SATISFEITO OU QUER VÊ OS OUTROS NA MERDA, VAI FAZER ABORDAGENS SOZINHO, ESTAMOS LASCADOS E TEM GENTE QUE A CABEÇA ESTA LONGE, MASI LONGE MESMO DA TERRA, APOSTO QUE VC É DO PT, ASSIM O SALÁRIO MINIMO AINDA É MUITO. POLIGLOTA JÁ ESTOU FAZENDO SUA CAMPANHA VAMOS ATE A BOCA DE URNA.

    ASS: PRAÇA REVOLTADISSIMO. COM PT

    ResponderExcluir
  38. ETA PRAÇA DAS 14: 10 ESSA SUA IDEIA É FORA DE LINHA MESMO, ESTAMOS LASCADOS COM ESSE GOVERNO E VC ACHA QUE TEMOS FORÇA PARA TRABALHAR MAIS, COMPANHEIRO SERÁ QUE VC VIVE NO MUNDO DA LUA, OU ESTA SATISFEITO COM A ESCRAVIDÃO.

    ASS: PRAÇA PENSANTE PARADO

    ResponderExcluir
  39. Acho que não me expressei bem:
    1º. União entre praças e oficiais é o que mais desejo. Só assim seremos fortes para lutarmos por melhorias para TODOS (PRAÇAS E OFICIAIS). E com o sentimento de UNIÃO as conquistas sejam boas para todos.
    2º. Acredito sim que vc como oficial lute por nós praças. Mas, que esse sentimento possa ser disseminado entre todos oficiais, para que numa próxima luta possamos mudar o panorama passado de um reajuste de R$ 3.000,00 reais para o Cel e o soldado R$ 350,00.
    3º. Não quis opinar por ninguém, nem fazer com que alguém pense como eu. Somente expressei o que vejo acontecer hoje dentro de nossas corporações.
    4º Tenho certeza que nós praças não pregamos divisão. Só NÃO queremos o sentimento de descaso dentro da nossa própria corporação ( agora sim, acho que falo por muitos praças. E não é choro, só uma verdade).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro colega Sidney,

      No fundo também acreditei que havia se expressado mal. Agora sim está mais claro e agradeço pela sua humilde colocação.

      Grande abraço,

      Poliglota...

      Excluir
  40. Um dos benefícios do militarismo :sou soldado proto pra matar.
    No meu cfsd, teve boas instroções, de tapa na cara a irrigação de celebro.
    Quem passou sabe o que estou escrevendo, militarismo me ensinou a trucidar.

    ResponderExcluir
  41. SER MILITAR (PRAÇA) É:

    SER HUMILHADO
    NÃO TER CARREIRA
    TER UM SALÁRIO DE MERDA
    E TER VÁRIOS CHEFES IMBECIS QUE NÃO TRABALHAM!!!!

    QUANTOS NOVINHOS ESTÃO SAINDO? QUANTOS ESTÃO ESTUDANDO?

    QUANTOS ACHAM QUE A PM DEVE ACABAR? EM BRASÍLIA TENHO CERTEZA QUE DEVE SER POR VOLTA DE 90%!!!!!

    NÃO SOMOS CONSIDERADOS PROFISSIONAIS!!!
    É SÓ LEMBRAR DA VOTAÇÃO NO CLUBE DOS OFICIAIS!!!
    FICOU PRA HISTÓRIA A TRAIÇÃO DO COMANDO!!

    ResponderExcluir
  42. Pela aprovação da PEC da PAZ - 51. A garantia de segurança pública de paz e eficiente!

    6.117 assinaturas. Vamos chegar a 7.500

    https://secure.avaaz.org/po/petition/Pela_aprovacao_da_PEC_da_PAZ_51_A_garantia_de_seguranca_publica_de_paz_e_eficiente/?cErXegb

    ResponderExcluir
  43. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  44. DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!
    DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!

    ResponderExcluir
  45. Caro amigo das 05:05,os Pm 4:série não tinham canudos mais eram respeitados pela a sociedade e temido por os bandidos, tinham vergonha na cara e sangue na veia, e Agora? Só o Canudo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Canudo é a chave para a liberdade! No passado, o bandido era aconselhado pelo PM, hoje, o PM é aconselhado pelo MP. Cada um conviva com as suas escolhas.

      Excluir
  46. Sonho com a desmilitarizaçao, mas vejo com grande preocupaçao essa PEC.

    Primeiro, ela é uma bandeira de PeTralhas, grupo que sempre nos odiou.

    Segundo, ela prevê uma grande divisão das policias, e as que vão surgir ficarão a cargo de governadores e prefeitos definir suas leis e estatutos.

    Terceiro, ouvidoria externa. Isso significa que quem vai nos julgar administrativamente é um indicado comissionado paisano.

    Vejo muitos discursos apaixonados, mas o momento é de pensarmos racionalmente. Estamos no meio de duas forças que tentarão nos manipular, os oficiais e os PeTralhas. É hora de ter calma e pensar, estudar e discutir essa PEC.

    ResponderExcluir
  47. nobres colegas quem não quer mudança no atual sistema pmdf e os oficiais que podem mandar nas praças prender por ego próprio como aconteceu dias atrás, recebem suas gordas gratificações para ficar em salas com ar condicionado cafezinho secretarias e mais um bando de puxa saco para lhes babar os saco talvez em troca de algum beneficio. DEUS que tire os praças de vergonha na cara do sistema escravo que todos nos possamos por nossos nomes em nossas mensagens sem temer represália como tem acontecido aqui no df com esta atual gestão de ditadura.

    ResponderExcluir
  48. Uns queriam um emprego melhor; outros, um emprego...
    Uns queriam uma refeição mais farta; outros, apenas uma refeição...
    Uns queriam uma vida mais amena; outros, apenas viver...
    Uns queriam ter pais mais esclarecidos; outros, apenas ter pais...
    Uns queriam ter olhos claros; outros, apenas enxergar...
    Uns queriam ter voz bonita; outros apenas falar...
    Uns queriam o silêncio; outros, ouvir...
    Uns queriam um sapato novo; outros, ter pés...
    Uns queriam um carro; outros, andar...
    Uns queriam o supérfluo...
    Outros, apenas o necessário..."*
    (Chico Xavier)

    ResponderExcluir
  49. Não estou entendendo essa aparente ou perceptível posição em defesa do oficialato. Você, que por muitas vezes, demonstrou interesse em estar sempre ao lado dos praças agora me aparece com um discurso deste? Alguma coisa acontece nos bastidores que não pode ser revelado ao seus apoiadores? Lembra desta fala? “Fomos tratado como animais, excluídos de uma sociedade e até mesmo de uma instituição a qual juramos dar nossa vida”, pois é .... ela é sua. Foi depois daquela assembleia armada pelos oficiais, foram eles que nos trataram como animais. Tem mais fala sua: “Aprendi que um homem só tem valor quando tem palavra, ética e honra...” Tudo em http://tenpoliglota2012.blogspot.com.br/search?updated-max=2014-02-19T16:49:00-03:00&max-results=8&start=104&by-date=false

    Então o que foi que aconteceu? Porque essa agora de união? União em época de eleição? Sinto muito, a união tinha que ser antes. E “antes” eles (oficiais) demonstraram com clareza para que estão aí, e não é para apoiar os praças. Eles estão apenas interessados em seus assuntos particulares, maior demonstração disto foi aquela assembleia realizada depois da nossa, desqualificando todo nosso movimento e nos colocando no plano da inexistência. Você TP, pode ter esquecido, pois é meio praça e meio oficial (vai ver que é por isso que está oscilando), mas eu não esqueço, eu sofri de várias maneiras possíveis. Não aceito nada que venha de oficial e nem voto em nenhum que já são conhecidos pelo trato dispensado aos praças.

    Quer ser candidato? Então escolha um lado! Ou está ao lado dos praças ou do lado dos oficiais. Esse negócio de união não existe, e você sabe muito bem disso, pois foram eles que plantaram a desunião no coração dos praças e a todo momento não deixam os praças esquecerem disto com suas demonstrações e retaliações.

    Outra coisa, a divisão ou desunião quem criou não foram os praças, isso nunca. Os oficiais sempre mantaram-se afastados dos praças e nunca esconderam isso. Preciso lembrar do rancho? Lembrar do passado? Mas do passado que se constrói o futuro. Quem bateu sempre esquece, mas quem apanhou não, e nós os praças apanhamos há mais de 180 anos. Não podemos deixar essa situação continuar.

    Repense suas ideias, sei que sempre rola algo na coxia, mas cuidado na direção que tomas. Se já começou com essa divagação parece-me que ainda rola alguma dúvida quanto a que lado vai contar com apoio. Até este momento, ao menos pelo que percebi e ando pesquisando, você tem apoio dos praças, mas se vier com essa conversa você mesmo pode derrubar suas chances.

    Sei que é pesado, mas espero que publique.

    Que a força esteja com você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado MV,

      Bom, vamos começar nossa conversinha. Eu é que não entendi você agora. Andou sumido, senti sua falta, assim como muitos aqui, mas parece que sua bateria estava sendo recarregada. Mas como gosto demais desses desafios, pena que com o agravo do anonimato ( e isso pode dar margem ao pensamento que talvez você não exista), diferentemente de mim que sempre tive com a cara e o corpo à mostra, vamos adiante.

      Primeiro nobre colega, que não estou em defesa do oficialato. Estou em defesa da instituição que é composta de PRAÇAS e OFICIAIS, ou estou enganado? E isso, diga-se de passagem, está explicitado em várias matérias já publicadas. A minha opinião acerca do ato praticado no dia 18 de fevereiro não muda em nada a condenação que fiz sobre tal, opinião essa coadunada por toda ou quase toda classe de praças e tenho certeza de que também por boa parte de oficiais.

      Segundo que desconheço “bastidores” nessa conotação que você se refere. Não sou homem de tratar nada em minha vida em bastidores, falo o que penso, não tenho rabo preso com ninguém e muito menos subserviência, razão pela qual imagino ser esses alguns motivos pelo qual contrariei a muitos e me encontro num Conselho de Justificação por ir de encontro ao SISTEMA.

      Terceiro, nobre amigo, não oscilo. Essas são palavras suas, colocadas por você e se é seu entendimento, respeito-o. Muito menos sou “meio praça e meio oficial”. Sou Policial Militar! O POSTO que hoje ocupo será o que você futuramente poderá também ocupar, saindo da mesma GRADUAÇÃO que um dia eu também ocupei.

      Quarto, deixo claro à você e a quem interessar que até o presente momento jamais declarei qualquer candidatura a qualquer cargo eletivo. Se o ano é eleitoral e o período também, esse fator não altera minhas condutas e muito menos minha linha de raciocínio e trabalho. Talvez a sua ausência no nosso espaço não tenha permitido à você observar isso, mas ainda há tempo, um pouco atrasado, mas há. Dará um pouco de trabalho para ler as matérias passadas, mas vejo que tens uma boa dose de tempo para buscar o que lhe interessa.

      Para finalizar, e talvez isso satisfaça a você e a muitos, meu lado chama-se POLÍCIA MILITAR, a qual devo tudo que adquiri e conquistei em minha vida castrense e meu meio século de vida. E como tive um privilégio que desejo que muitos também o tenham que foi conhecer, mesmo por pouco tempo, os dois lados da moeda (Praça e Oficial) sinto-me completamente à vontade nesse quesito. Agora eu que sugiro á você que repense suas conjecturas e conclusões precipitadas. “COXIAS” podem até existir, eu não duvido, mas com toda certeza partem de pessoas sem caráter, ética e respeito que carregam consigo os vícios do passado, e essas pessoas não são de difícil identificação, principalmente aos bons observadores e inteligentes, como é o seu caso. Agradeço desde já sua preocupação em gastar seu precioso tempo em “pesquisar” o apoio dos praças a minha pessoa, mas posso te garantir que isso foi conquistado as custas de muito trabalho, dedicação e respeito a esse público que acreditou que ainda existem pessoas com ÉTICA, CARÁTER E COMPROMISSO com as causas justas.

      Como sempre, deixo meu telefone para contato, pois desejaria, de todo coração, falar com cada leitor de nosso espaço exercendo todos os direitos constitucionais que a nossa Carta Magna nos proporcionou, mesmo que alguns ainda insistam em rasgar algumas páginas.
      A propósito, sua crítica não é pesada, é sincera. E disso eu gosto.

      Abraços,
      Poliglota (9924-4399)

      Excluir
  50. ACHEI FOI POUCO ESSE SGT DACIMÁRIO VIVIA MULTANDO TODO MUNDO, SE ACHAVA O DONO DO MUNDO, ERA O VERDADEIRO PUXA SACO DO DETRAN, TRANSFERENCIA JUSTA.

    ResponderExcluir
  51. ESSE SGT DACIMÁRIO SE ACHAVA INTOCÁVEL, BEM FEITO, NAO VAI FAZER FALTA A NINGUÉM, CEILANDIA AGRADECE.

    ResponderExcluir
  52. Muitos policiais ainda não entenderam que ao invés de usar o talão e isto em qualquer situação,o manual de trânsito também nos orienta a EDUCAR,ORIENTAR,ENSINAR.Tomando essas atitudes conquista-se respeito e admiração dos condutores de veículos.Dixe-os odiarem o DETRAN.OBS:Dacimário assim como você alguns colegas onde estou locado e que já reformaram estão reclamando pois não tem amigos nem ma PM e nem fora motivo arrogância com talão de multa portanto reveja conceitos ainda há tempo eu acho?.

    ResponderExcluir
  53. Sabe quando a PMDF vai deixar de ser militar: NUNCA! NÃO SE ILUDAM!

    ResponderExcluir
  54. Os OFICIAIS, são sempre contra a mudanças no regime adotado que é o Militarismo, foram contra acabar com o rancho alegando que acabaria a operacionalidade da PMDF e na época era uma verba certa e que a PM poderia quebrar fala de alguns gestores quando desvinculou a lei de vencimentos das forças armadas alegavam que iriamos mendigar hoje é o exercito que tenta isonomia com a PM auxilio fardamento argumentavam que o PM ia gastar com PINGA, cautela de arma para o PM antes 2 anos era proibido para poder andar armado so na clandestinidade e com perseguição dos P2 alegação que PM OU SEJA PRAÇAS iriam denegrir a imagem da instituição promoção por antiguidade OFICIAIS CONTRA NO QUADRO DE PRAÇAS, alegação se for por antiguidade o praça fica preguiçoso não estuda; e eles porque não havia e nem há concurso tudo isso se resume numa coisa formas de manter o controle sobre os PRAÇAS, ou seja, os executores se fizessem uma pesquisa verificariam que que quando o GOVERNO INVESTIU MAIS NA PMDF nos anos de 95 a 2000 foi quando a criminalidade se manteve mais controlada no DF será porque?

    ResponderExcluir
  55. Apoio qualquer coisa que venha a destruir o sistema medieval feudal escravocrata,mal administrado e desrespeitoso, no qual se inclui todas as PMs do Brasil.

    O CEL FALA COM O MEGAFONE DA DESGRAÇA,E PRO QUE É DE INTERESSE DELE,MAS TEMOS EXEMPLOS DE OUTRAS TRANSFORMAÇÕES,MUDANÇA E EXTINÇÕES QUE DERAM CERTO..DENTRO DO PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO DA NOSSA SOCIEDADE....QUEM ACREDITAVA QUE DARIA CERTO A PRIVATIZAÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES - SÓ O SERGIO MOTA,NÉ??? NÃO DÁ É PARA FICARMOS COM UM TRAMBOLHO MILITAR QUE AS VEZES DE POLÍCIA - AS PMs - COM POLICIAIS MAL PAGOS,SEM CARREIRA E DESMOTIVADOS,FAZENDO PAPEL DE ESCUDO,MURO DAS LAMENTAÇÕES,INSETICIDA SOCIAL E GENI "AQUELA DA MÚSICA DO CHICO BUARQUE".

    ResponderExcluir
  56. O que eu tenho certeza é que os gestores militares não querem perder as benesses que têm ao longo da criação deste processo escravagista. Afinal, eles não querem ser fiscalizados nem penalizados com os descasos com a gestão às escondidas. Uma coisa eu falo: o dia que um gestor deste for penalizado, a coisa começará a mudar. É POR ISSO QUE A PEC-51 INCOMODA. TEMOS QUE PEDIR APOIO DA ONU.

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com