quinta-feira, 17 de abril de 2014

Acaba a greve da Polícia Militar da Bahia

Grevistas votaram em assembleia na tarde desta quinta (17), em Salvador. Reunião com arcebispo antecedeu votação; paralisação começou na terça.


A greve da Polícia Militar da Bahia foi encerrada na tarde desta quinta-feira (17) após assembleia realizada entre líderes do movimento e PMs, no Wet'n Wild, espaço de shows em Salvador, onde parte da corporação permaneceu acampada desde a noite de terça-feira (15), quando o movimento foi iniciado. Logo após a assembleia, os policiais comemoraram bastante e gritaram em coro "A PM voltou".

De acordo com Marco Prisco, vereador e presidente da Aspra (Associação de Policiais e Bombeiros), a categoria conseguiu um aumento de 25% no soldo (remuneração específica dos policiais) para o administrativo da PM, 45% para o operacional e 60% para motoristas.

Também foi aprovada a extinção do código de ética, nova discussão sobre o plano de carreira e fim do curso de cabo. "Os benefícios conseguidos hoje são para ativos e inativos”, afirmou o líder da PM.

“Estamos indo para a governadoria para a entrega do documento, pois primeiro precisávamos conversar com a categoria para votação e depois levar o documento assinado para o governo”, completou Marco Prisco.

De acordo com informações do coronel Gilson Santiago, diretor de comunicação da Polícia Militar, representantes do gestão estadual estão em reunião na sede da governadoria e devem se posicionar no final da tarde sobre os itens discutidos.

O fim da greve ocorreu no mesmo horário em que era realizada uma reunião entre o governador Jaques Wagner e o ministro da Justiça Eduardo Cardozo, além de outras autoridades locais e nacionais. O encontro foi realizado na sede da governadoria, no Centro Administrativo da Bahia.

"Estamos satisfeitos com o fim da greve, pois não queríamos. O governo foi intransigente, mas conseguimos chegar a um acordo. Foi satisfatório esse resultado para nós e tenho certeza que, para a população, também. A população podem fica tranquila", comentou o soldado Santos, da 41ª Companhia Independente de Polícia Militar após participar da assembleia.

Primeira reunião
Uma reunião entre o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, o coronel da Polícia Militar Alfredo Castro, representante do governo, e lideranças de associações da PM foi realizada na manhã desta quinta, no Largo dos Aflitos, na capital. Durante o encontro, uma nova contraproposta foi apresentada pelo coronel da PM aos grevistas e um documento foi elaborado pelas lideranças para ser submetido ao crivo da categoria em assembleia.

"Eu penso que minha participação foi modesta, mas de alguém que ajuda as pessoas a dialogar e desarmar o espírito. Hoje na missa eu disse 'a paz é um dom de Deus'. Vamos pedir que ela venha para toda a Bahia. Nem eu achei que viria uma resposta tão rápida", Dom Murilo Krieguer após o fim da paralisação.

Segundo o coronel Castro, comandante da corporação, o reajuste nas Condições Especiais de Trabalho (CET), um dos principais pontos de divergência entre governo e grevistas, foi revisto . "O que mudou foram as condições das propostas no que diz respeito aos índices. Nós tivemos uma proposta feita anteriormente sem o índice de CET e nós colocamos agora o índice de CET. Também estamos colocando a retirada de sanção disciplinar, as faltas leves administrativas durante esse período de greve", disse o oficial. O governo explica que a CET é uma gratificação que atualmente vigora para oficiais e que os grevistas pedem que se estenda a todos do efetivo policial.

Homicídios
Foram registrados 39 homicídios em Salvador e região metropolitana pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia durante pouco mais de 42 horas desde o início da greve, que começou por volta das 19h30 da terça. Na segunda-feira (14), dia que anteceu o início da paralisação, foram registrados seis homicídios em Salvador e região, segundo dados da SSP-BA.

De acordo com informações da assessoria de comunicação da SSP, esse número foi contabilizado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa até as 13h40 desta quinta-feira. A secretaria ressalta que ainda é preciso um período de investigação para confirmar ou não a relação entre as mortes e a redução do policiamento nas ruas devido à greve da PM.

Justiça
Na quarta-feira, a greve foi considerada inconstitucional pela Justiça da Bahia, que estipulou multa diária de R$ 50 mil. O governo afirmou que as reivindicações das associações de policiais grevistas "ultrapassavam o limite orçamentário do Estado".

Nesta quinta, a Justiça Federal determinou a suspensão imediata da paralisação, estipulou multa em R$ 1,4 milhão, além de bloquear bens das associaçõs grevistas.

Enquanto governo e categoria não chegavam a um acordo, tropas do Exército reforçavam a segurança nas ruas de Salvador. Durante a madrugada de terça (15), houve uma série de saques e arrombamentos pela cidade.

Saques
A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da capital contabilizou 60 carros roubados no primeiro dia de greve da Polícia Militar. Segundo o delegado titular da unidade, Marcos César Silva, essa quantidade foi registrada entre terça (15) e quarta-feira (16), e representa um número três vezes maior do que o registrado em um dia comum. "Isso aqui está um inferno na terra. O movimento triplicou", afirmou o delegado.

Na madrugada desta quinta-feira, uma loja de eletrodomésticos foi invadida no bairro da Calçada, na Cidade Baixa, também em Salvador. Segundo informações da polícia, um grupo de homens entrou no estabelecimento com um carro e roubou diversos produtos da loja. Um veículo foi abandonado no local. Já por volta das 5h desta quinta-feira, um supermercado da rede Cesta do Povo foi arrombado no bairro da Fazenda Grande I. De acordo com a polícia, um grupo ainda ateou fogo no estabelecimento.

No bairro de Cosme de Farias, na noite de quarta-feira (16), um mercado local foi arrombado por moradores da região. O estabelecimento foi completamente saqueado pelo grupo.

Ainda na noite de quarta, outros quatro estabelecimentos foram arrombados e saqueados em Salvador. Três deles no bairro de Brotas. No supermercado Bompreço, saqueadores levaram diversos produtos, quebraram objetos e sujaram todo o local. Já em Camaçari, região metropolitana de Salvador, um caixa eletrônico foi explodido por um grupo de homens.

Ainda no bairro de Brotas, só que nas Lojas Americanas, um carro foi utilizado para arrombar a porta da Lojas Americanas, que também foi saqueada. Os militares do exército foram até o local, mas não encontraram os assaltantes.

Já no Vale do Ogunjá, no mesmo bairro, o assalto foi realizado no supermercado GBarbosa. Seis homens foram presos pela Polícia de Choque (PM) durante a ação. No supermercado Bompreço, localizado na Avenida Garibaldi, produtos também foram levados após o arrombamento do local.


Fonte: Do G1- BA

34 comentários:

  1. ....enquanto isso,na capital federal,os policiais militares, de nível "superior",calam-se no primeiro arroxo que vem do comando..acorda PMDF,tirem esse gigante da letargia e da submissão.Parabéns à PMBA,nordestinos cabras macho,deram uma aula catedrática de como se faz um verdadeiro movimento paredista.Ou nós nos mobilizamos agora,antes da copa,ou pode voltar a fazer bico no mercado ou padaria....isso, se ainda houver vaga .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VÃO NÃO MEU AMIGO PORQUE JA SÃO ESCRAVISADOS NOS BICOS DA PM
      ENQUANTO TIVER BURRO PARA PUXAR A CARROÇA CAVALO ANDA DE SALTO ALTO
      ESSE ESTA BOM SER ESCRAVO POR UMAS MOEDAS.

      Excluir
    2. e haja bico,conheço varios que fazem bico que esqueceram até a familia,não tem tempo para vida social, é só bicos,voluntarios,serviço normal,bico de novo e ai vai kkkkk,agora nas assembleias não tem tempo de ir e não se importa.,se perguntar se conhece o nmu,se assusta.

      Excluir
  2. Carlos Larnei Junior17 de abril de 2014 17:11

    A verdade é uma só quem tem coragem vai a guerra e consegue aumento, quem não tem bota o rabo entre as pernas e fica calado, o que ocorreu com os praças daqui.
    Um viva para coragem dos PMS da Bahia.

    ResponderExcluir
  3. PENA PORQUE SOMOS COVARDES,FRACOS,E POLITICAMENTE IMORAIS,A CADA GRITO DESSE DESGOVERNO NOSSOS (REPRESENTANTES SE TREMEM E FICAM MUDOS)MAIS A VIDA DA VOLTAS
    É NUMA DESÇAS QUE VEREI ELES CAIREM NUMA RIBAMCEIRA SEM FUNDOS,MAIS NÃO DERREMOS ESSAS PESTES POR MUITO TEMPO,

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS AO LIDERER DO MOVIMENTO QUE SOUBE CONDUZIR... JÁ AQUI NO DF, QUEM DE FATO DEVERIA REPRESENTAR VIROU AS COSTAS.... FDP DO TRAÍCIO... VC É UM COVARDE SAFADO....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem (des)adjetivos para um crápula deste, não fez nada e ainda teve coragem de mandar prender alguns colegas, tudo com o apoio do BATORÉ.

      Usaram a imunidade parlamentar, para nos ferrarem e tentar se manter no CLDF, como eu disse, tentar, pois não vai tem Um voto se quer da PM/BM.
      Nesses últimos anos quem lutou pela categoria PM/BM tinha em seu encalço o Ministério Público Militar, o Regulamento Disciplinar de Exercito, o Governador, o Chefe da Casa Militar, os Cmts-Gerais da PM/BM, alguns Oficiais querendo garantir suas gratificações, sem falar de 2 Deputados mexendo os pauzinhos por fora, para o fracasso do Movimento Reivindicatório, para depois aparecer são os salvadores da PM/BM.
      Parabéns aos Guerreiros (St Pato, Ten Poliglota e Roosevelt) que, com todas essas adversidades (inimigos da PM/BM) lutou bravamente, fazendo papel de quem hoje está na CLDF.
      Espero vocês em 05 de outubro.

      Excluir
  5. alguém sabe sobe um documento que corre no wat sap dizendo que o TCDF suspendeu as promoções de abril?

    ResponderExcluir
  6. É assim que se faz uma reivindicação para todos! Agora aqui foi só gritar mais alto e em menor número, que colocaram os rabos entre as pernas e sumiram, né Patrício e tantos outros.

    ResponderExcluir
  7. PMDF, OS MAIORES COVARDES DO PAÍS!

    ResponderExcluir
  8. Revoltado,não somos covardes,e polticamente imorais,somos da capital do país,onde se concentram o maior numeros de corruptos,mensaleiros,etc.....onde o povinho dos DH, defendem os criminosos,la na bahia,a conversa e outra,la policia manda,!vai do cel. Ao sd mais novinho!e digo mais...PARABÉNS BAHIAAAAAA!!!!!

    ResponderExcluir
  9. 1.345 CRIMINOSOS ESTARAM DE SAIDÃO DA PASCOA,SOCORRO!!!!VC PESSOA DE BEM, NÃO SAIAM DE CASA!FECHEM AS JANELAS!.TRANQUEM, AS PORTAS!!!!!!E REZEM,OREM,PEÇAM A DEUS QUE PROTEJA AS FAMILIAS,PORQUE SE DEPENDEMOS DESSAS LEIS FULEIRAS,TAMOS FHUDIDOS!!!!!

    ResponderExcluir
  10. AQUI INFELIZMENTE, A LÍNGUA QUE FALA É A MESMA QUE SE ENGANA, VAMOS AGIR NA HORA CERTA NO MOMENTO CERTO, SEJAMOS ESTRATÉGICOS E ASTUTOS,POIS TEMOS QUE NOS ATER A TODOS OS OCORRIDOS EM DETRIMENTOS DOS FATOS E CONQUISTAS, SE DEIXAR POR CONTA DOS FAMIGERADOS E OPORTUNISTAS DE PLANTÃO CONTINUAREMOS A NOS DESGASTARMOS E SUCUMBIRMOS EM NOSSAS EXPECTATIVAS, PENSEM NISSO!

    ResponderExcluir
  11. QUE TRAGÉDIA,
    O que mais chamou atenção nesta greve da PM, foi as barbáries cometidas por parte da população BAIANA, simplesmente mostraram que definitivamente vivemos num país mal administrado.
    74 mil

    ResponderExcluir
  12. Volta a dizer que é necessário uma assembleia URGENTE. Eu pergunto: O que ganhamos? Vou responder: NADA.Tanto trabalho para nada? Colegas foram presos de graça? Cadê a REESTRUTURAÇÃO? Alguém mais fala em reestruturação? Vocês perceberam que depois que o Dep. Patrício, se intrometeu nos nossos assuntos, marcando assembleias na CLDF, nosso movimento acabou? Não se enganem, se não pressionarmos, essa Reestruturação nunca vai sair do papel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo quando vc afirma que o movimento acabou depois que o Patrício se intrometeu (não estou defendendo), visto que na verdade acabou devido as pressões sofridas pelos cabeças do movimento que todos sabem quem são, ora, ninguém vai querer jogar seu emprego ou aposentadoria no ralo. Por meu caro é uma vida 30 anos na PM pra jogar fora e tentar ser deputado por 04 anos, eu particularmente concordo com os cabeças para darem um tempo nestas assembleias, creio que, o que eles puderam fazer, fizeram, agora é aguardarmos outubro para vermos o resultado.
      E mais, quem vai querer ir as assembleias depois das facadas nas nossas costas?

      Excluir
    2. Concordo com o anônimo de 13:11 e digo mais tem muita gente que fica botando pilha em rede social mas são os mais covardes de todos. Na minha rua moram 4 policiais e desses 3 nunca foram a nenhuma assembléia. Ficar gozando com o p** dos outros é muito fácil. Porque esses que ficam exigindo assembléia não assumem o lugar daqueles que eles ficam dizendo que se amedrontaram? Simplesmente porque se esses lideres hoje estão estrategicamente recuados é porque a própria tropa traiu os caras. O Poliglota tá no Conselho e duvido que alguém o tenha procurado e digo isso porque pelo menos 3 vezes por semana falo com ele. Ah vão tomar vergonha na cara e coragem pois aqueles que tiveram coragem tão fudidos aí e respondendo e os outros que iam de carona só fazendo suas campanhas veladas. Eu defendo desse bando todo aí só o Poliglota porque mesmo sabendo do respeito e confiança que a tropa tem nele não está usando isso politiqueiramente como muitos já inclusive declarados pré-candidatos. Meu voto e de minha família será do Poliglota se ele resolver se candidatar pelo menos esse foi fiel ao que esperamos de um representante.
      Inácio

      Excluir
  13. DEPOIS DIZEM QUE A PM NÃO FAZ FALTA!

    ResponderExcluir
  14. E os colegas da charlie dando mais um passo a nossa frente,correm atrás e não confiam apenas em promessas.Parabéns, e é como eles gostam de frizar :"Nossa vitória será sempre proporcional à nossa luta” e "Não somos uma polícia de governo,mas sim de Estado"


    A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou nesta semana proposta que transforma os agentes penitenciários da Polícia Civil do Distrito Federal em agentes policiais.


    Fonte:http://www.emtemporeal.com.br/index.asp?area=2&dia=22&mes=03&ano=2014&idnoticia=137078

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é que é "não somos uma polícia de governo e sim de Estado", ora eles querem enganar quem, eles sempre foram polícia de governo sim, polícia do governo que abri as pernas pra eles quem o diga o moribundo Roriz e sua bezerra de ouro, e o Arruda (mão de macaco) que foi derrubado do governo por um delegado da polícia civil.

      Excluir
  15. ENQUANTO AQUI FICAM UM MONTE DE PUXA SACO ATRÁS DE CMT QUERENDO ELOGIOS E TAPINHA NAS COSTAS, O PT DEU UM CHEQUE SEM FUNDO E AINDA TEM GENTE VIBRANDO. TOMARA QUE ESSE PT MALDITO NÃO DAR NADA.

    ResponderExcluir
  16. A solução é a PEC 51!!!!
    Quando o aumento cair (inconstitucional) Brasília vai virar um caos!!!!!

    A operação legalidade vai voltar com força total!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não cai antes das eleições, amigo.
      Será tarde. Esperaremos mais 4 anos.

      Excluir
  17. Por que os lideres das pms de todo o Brasil não provocam uma greve geral de policiais na copa agora em junho? Como ficaría o país???

    ResponderExcluir
  18. Não tem (des)adjetivos para um crápula deste, não fez nada e ainda teve coragem de mandar prender alguns colegas, tudo com o apoio do BATORÉ.

    Usaram a imunidade parlamentar, para nos ferrarem e tentar se manter no CLDF, como eu disse, tentar, pois não vai tem Um voto se quer da PM/BM.
    Nesses últimos anos quem lutou pela categoria PM/BM tinha em seu encalço o Ministério Público Militar, o Regulamento Disciplinar de Exercito, o Governador, o Chefe da Casa Militar, os Cmts-Gerais da PM/BM, alguns Oficiais querendo garantir suas gratificações, sem falar de 2 Deputados mexendo os pauzinhos por fora, para o fracasso do Movimento Reivindicatório, para depois aparecer são os salvadores da PM/BM.
    Parabéns aos Guerreiros (St Pato, Ten Poliglota e Roosevelt) que, com todas essas adversidades (inimigos da PM/BM) lutou bravamente, fazendo papel de quem hoje está na CLDF.
    Espero vocês em 05 de outubro.

    ResponderExcluir
  19. Pessoal! Esse cambada do pt só reconhece um movimento se for como esse da Bahia, a não ser...eles não nem conversam.
    Olhem o papo do ministro da justiça: Não é possível a sociedade ficar refém de uma categoria, etc.
    Agora ministro, a sociedade é obrigada a ser roubada todos os dias, os pesados impostos sendo mandado pra fora do país, maltratada e ouvir as mentiras desses administradores pilantras? Uma hora a casa cai. E certamente os senhores da cúpula do pt estão aguardando uma vaga; no STF, TCU, STJ e outras instituições, que maravilha né? O povão é que se lasque, é só colocar a PM pra meter o cassete, aí sim nessas horas a PM existe.

    ResponderExcluir
  20. PMs: Temendo novas greves durante a Copa, Dilma monitora policiais militares

    fonte: blog do Sombra

    ResponderExcluir
  21. Nestas eleições votarei para deputado federal e distrital naquele candidato que será OPOSIÇÃO ao governo, seja estadual ou federal.
    Explico: com os parlamentares oposicionistas as chances de obtivermos melhorias salariais são maiores, devido estar sempre precionando o governo e todos sabem que os governos só se manifestam através da pressão, enquanto os parlamentares da situação sempre procuram estar a favor do governo, mesmo pq eles acabam devendo algum tipo de favor ao governador.
    Aqui em Brasília e em São Paulo os representantes da PM são situação, na Bahia o representante é oposição e olhe o tamanho do alarde nacional que ele proporcionou ao governo bahiano.

    ResponderExcluir
  22. PARABÉNS AOS VIBRADORES, PUXA SACOS VIBRANDO NA RUA ATRÁS DE BANDIDOS DO SAIDÃO, MAS COMO TEM PRAÇA BESTA, SÓ PENSA EM SERVIÇO. CADÊ O DINHEIRO ......CADÊ O AUMENTO VCS ACREDITAM EM TUDO

    ResponderExcluir
  23. TÁ BOM, TOMARA QUE ESSE PT MALDITO NÃO DAR NADA, POIS TEM PRAÇAS QUE PARECE JUMENTO DE CARGA, SÓ PENSA EM OCORRÊNCIAS.

    ResponderExcluir
  24. vamos mobilizar gente, nós estamos lascados na mão desse pt vcs ficm só trabalhando e aumento nada, já era levamos um calote gande, mas grande mesmo.

    ResponderExcluir
  25. Prenderam o vereador Prisco. Está no globo.com.

    ResponderExcluir
  26. tambem votarei nos candidatos opositores, não nos atuais, por que não se manifestaram

    ResponderExcluir
  27. Porque será que prenderam o Prisco aqui na papuda, lembrando que o governo da Bahia é um Ptista, eta partido maldito. A bomba vai explodir alguns dias antes da Copa as manifestações vão tomar conta do Brasil.

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com