sábado, 29 de março de 2014

“Queremos mudança na polícia, mas não muita...”


Todo ser humano costuma ser comprometido com o contexto em que vive. Entre os policiais parece não ser diferente, haja vista cada um de nós termos um pedaço institucional para preservar na corporação em que servimos. Se é assim com o cidadão não policial, que por vezes lamenta certas mudanças nas polícias (mesmos as progressistas), que dizer daquele que, cotidianamente, injeta em suas veias a cultura, os saberes e as experiências policiais.

Em uma profissão emocionalmente tão intensa não é de se espantar que muitos colegas criem relações verdadeiramente afetivas com seu ofício. Não aceitam críticas, rechaçam discordâncias, armam-se contra qualquer sinal de desconstrução do que lhes parece correto na sua prática policial. Afinal, não é assim que reagimos quando tentam atingir qualquer objeto de nossa paixão?

Segundo o filósofo britânico Bertrand Russel, “opiniões defendidas apaixonadamente são aquelas para as quais não há boas justificativas”. Entendimento que pode ser refutado em nosso ambiente, caso os colegas policiais considerem positivos determinados objetivos de poder possivelmente ligados à manutenção das nossas paixões. Por exemplo, se considerarmos justas as relações que atualmente os chefes políticos possuem com as polícias brasileiras e estas com os cidadãos, então nada melhor que manter acesa a chama que aquece nossos corações em prol da atual realidade policial.

Mas aqui surge um fenômeno interessante: não é raro que os policiais estejam insatisfeitíssimos com o tratamento que os governos dispensam à sua categoria profissional. Salários, condições de trabalho, formação e outros elementos geralmente são alvo de crítica voraz dos policiais. Vá lá: não é difícil que sejam críticas justas, razoáveis em nosso ambiente político tão cheio de maracutaias.

Quanto à relação do profissional policial com o cidadão, geralmente, aos nossos olhos, só precisa melhorar em um aspecto: na diminuição ou anulação das críticas contra nosso trabalho. Que a sociedade aceite a polícia e o policial que tem, pois entendemos de segurança pública, e se agimos em prejuízo de alguém é porque fomos maltratados e não valorizados. Enfim, ouvir que há defeito na atuação policial é como ouvir que há defeito na pessoa por quem nos apaixonamos: nada adianta, para mais ou para menos, no sentimento que cultivamos.

As polícias são instituições humanas, o que lhes garante existência apenas enquanto estiverem alinhadas com os objetivos que lhe foram socialmente propostos. Ao servir às afetividades e às emoções de seus integrantes passam a se afastar desses objetivos. Destroem-se, pois permitem a seguinte pergunta: para que e para quem têm servido as polícias? Eis o risco de vivermos uma paixão não correspondida.Descrição: rápido


Fonte: Abordagem Policial

22 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com tudo que falaste irmão,a pm esta uma vergonha,nunca,digo ,nunca mais será a mesma pm de antes,graças a deus os combatentes abriram os olhos,faliu, a pm faliu,fui.

      Excluir
  2. Poliglota vc está de parabéns pela sua conduta dentro da legalidade de se tentar buscar melhorias.agora tu imagina se o senhor fosse igual aos demais. tava todo mundo preso e a gente sem aumento. esse negocio amarelo é adesivo? se for eu quero um. ficou bacana.
    Sub ten que não fará habilitação.(é muita humilhação)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço colega e sabes que sempre foi minha retórica, A LEGALIDADE. Quanto à imagem, é sim um adesivo que ganhei de presente de um colega que quis divulgar o blog. Também achei que ficou muito bacana. Ele me deixou uns poucos aqui que eu distribuí para os colegas e ainda tenbho uns 5, acho. Me ligue que te dou um com todo prazer.

      Abraços,

      Poliglota...
      9924-4399

      Excluir
  3. Poliglota como tem trairas nessa pm. quando o camarada é soldado ele age de um modo; quando é sargento a grande maioria muda um pouquinho(pelo menos era assim no tem po de cfs). quando o camarada sai st só pensa em ser oficial. temos um caso que não é novidade. o motorista, assessor, copeiro, segurança seja lá o que for do governador agnelo, chamado ST paulo marcos se julga pai do decreto que quer habilitar os st tenentes a ficar em condições de serem tenentes. só que deu um tiro no pé; se achava que poderia fazer uma virada de mesa como sempre foi a pmdf, se deu mal, pois a ordem de promoção a 2º ten qopma virá da classificação no magnifico curso de habilitação ou seja um sub recruta pode dar uma bela cangaia nos st antigos, que têm medo do choaem na caneta e só pensam em beneficio proprio por que não tem nivel superior e tão berando os 50 ou 51 anos conforme a 12086 e querem por que querem serem promovidos ainda este ano até outubro porque em novembro desse ano acaba o sobrestamento( graças a Deus). achei foi bom....achei foi bom....o tiro saiu pela culatra; ou estuda ou estuda sub véi pra ser o primeiro no magnífico curso de habilitação da pmdf e pra não ser encangaiado por um sub novinho ou por um primeiro sargento que pode entrar na justiça. isso pra mim chama-se olho grande, ganância, inveja, politicagem etc...etc....e ainda trabalha pro governador. eu teria era vergonha. por que não faz um projeto que beneficie todos os praças? por que não estuda? agora só quer se dar bem e os outros que se f........a melhor coisa que este sub faz é continuar babando o governador até outubro. já era.....tomara que o senhor ganhe e seja o nosso representante poliglota, Deus está contigo e não com aproveitadores como este sub véi.
    ass. 2sgt edilson

    ResponderExcluir
  4. Eu acho até que o PM tem uma ideia do que é ser polícia, mas sabe muito pouco sobre segurança pública.
    Entrar em uma VTR sem informações sobre a área que atua, sem um planejamento para as próximas 12 ou 24 horas e sem fazer nenhum contato comunitário preventivo é qualquer outra coisa menos fazer segurança pública.
    O mito de que somos a melhor polícia atrapalha a busca por um aperfeiçoamento individual e pela prestação de um serviço de excelência.
    Fazendo analogia, a maioria de nós seria meros advogados porta-de-cadeia, quiça bacharéis em direito sem OAB. Como profissionais que somos e queremos ser vistos e tratados como tais, deveríamos ser bem melhor do que isso.
    Ter o monopólio do serviço de prevenção da ordem pública nos obriga ética e moralmente a sermos cada vez melhores no que fazemos.
    Rejeitar críticas é assinar uma confissão de incompetência.

    ResponderExcluir
  5. Caro Poliglota, TODOS queremos mudanças que venham a melhorar, TODOS queremos o fim do sistema militarizado nas PM’s, mas se isso vier a ocorrer, não devemos ser ingênuos ou tomarmos de paixões para perder nossos direitos, veja o exemplo do TRASLADO, depois que o PM foi totalmente SUGADO pelo sistema, depois que agüentamos 30 anos de militarismo puro nas costas, aí chega um espertalhão propondo fim do sistema condicionado à perda de direitos? Já que comeram a carne, terão que engolir os ossos, NENHUM policial deve sair de MÃOS VAZIAS depois de tantos sacrifícios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeitas colocações Nêiliton.

      Abraços,

      Poliglota...

      Excluir
  6. É poliglota, nossa vitória foi por água a baixo! Usaram o RD e todos deram para trás, sinceramente me sinto envergonhado em ser um policial com 27 anos de serviço! Sempre participei das nossas lutas, e vejo que nada mudou! Vou me aposentar e visualizar essa nova turma sendo tratada da mesma forma que nós fomos! Isso se chama faltão de união ou mal se falando desunião! Vamos para reforma sem nada, do mesmo jeito que entramos! Até quando senhores?

    ResponderExcluir
  7. A CASA CAIU. JÁ ESTAVA QUERENDO ME DESASSOCIAR DA CABE E COM MAIS ESTE EPISODIO SÓ FORTALECEU MINHA VONTADE.
    SE TODOS OS PRAÇAS SE DESASSOCIAR VAMOS DEIXAR AQUELE COVIL ACABAR!!

    ResponderExcluir
  8. FIM DA CABE!!
    QUERO VER SE ELA SE MANTEM SEM OS PRAÇAS!

    ResponderExcluir
  9. Não sei por qual motivo, razão ou circunstância os "GREGOS" agregados, vão ocupar as vagas destinadas aos praças que tem os requisitos exigidos para promoção de abril. É brincadeira! o curso do CAP, interstício e tudo que o mesmo possui, não são levados em conta. É de preocupar, mais uma rasteira!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. EX ASSESSOR GODINHO FAZ ACUSAÇÕES SÉRIAS CONTRA DEPUTADO PATRÍCIO E CORONEIS DA PM

    Iron Pereira Godinho (1ª Parte)
    Ontem às 14:27
    Eu estava na graduação de primeiro Sargento e contava com 26 anos de efetivo serviços prestados à PMDF e à segurança pública quando enfrentei os regulamentos disciplinares e leis militares para defender os interesses da minha categoria, pressionando o governo e lutando contra as perseguições dos comandantes.
    Desde que se tornou parlamentar ou melhor, talvez seria mais adequado dizer: paralamentar, Patrício faz acordos às escondidas com os coronéis e mente que há divergências entre ele e os oficiais.
    Basta comprovar na SEOPS, secretaria controlada pelo EX CABO deputado, quantos oficiais ocupam cargos de primeiros e segundos escalões e quantos soldados (Praças) figuram nas mesmas condições.


    Iron Pereira Godinho (2ª Parte)
    7 horas
    Os destinos desses mentirosos, enganadores não me interessam!
    Eles podem vencer eleições para deputados federais, senadores, governadores, presidentes da república, presidentes do EEUU, Papas... seja lá o que for... Mas não terão a minha ajuda para continuarem enganando e fazendo mal aos outros.
    Eu não preciso desses canalhas!
    Já tenho tudo do que preciso neste planeta: as bênçãos do Altíssimo Criador, saúde, amigos sinceros e uma grande família que me ama de verdade.
    Ah! Já ia me esquecendo de avisar aos especuladores e escarnecedores de plantão que eu não sou candidato a nada, ok?
    Ou melhor, serei candidato sim. Um forte candidato a mostrar as mazelas dos mentirosos.
    Me esperem nas eleições!!!

    ResponderExcluir
  11. Caro Poliglota, como havia falando antes, estamos, talvez, no momento mais peculiar de Nossa Jornada, pois chegamos ao "LIMBO", não conseguimos NADA e estamos de mãos atadas como se tivessímos conquistado alguma coisa, entretanto o sr. conseguiu manter a linha e o site continua interessante... Chegou a hora companheiro precisamos de um candidato e devemos mostrar ele para alguns desinformados...Um abraço

    PS: Quando os Bombeiros foram promovidos a Soldados de 1ª Classe, falei esses caras irão sair SGT antes de mim que tenho 11 anos de gloriosa, agora tenho certeza das palavras proféticas..

    JABUTI ANÃO, na Legalidade

    ResponderExcluir
  12. Iron Pereira Godinho (4ª Parte)
    Ontem às 10:54
    A verdade é uma só: não vai haver reestruturação para a PM e o BM do Distrito Federal.
    Observem as questões:
    1 - O que há por trás da demora do governo petista no encaminhamento da proposta de reestruturação?
    2 - Por quais motivos ocorreram seguidas mudanças das datas marcadas pelo governador Agnelo e o deputado Patrício para o envio da minuta da reestruturação ao Governo federal, ao longo de quase 4 anos?
    3 - Porque o governador Agnelo e o deputado Patrício não explicam claramente sobre as constantes e sucessivas nomeações de comissões de oficiais para estudar e elaborar a proposta da reestruturação das carreiras em final de governo?
    4 - Porque o deputado Patrício, que se diz representante dos praças junto ao governo do PT, não assume uma postura digna e respeitosa diante de seus eleitores explicando, de uma vez, que a reestruturação não será encaminhada pelo governador e nem aprovada pela presidenta Dilma?
    5 - O que há por trás dessa protelação no envio do projeto ao Governo Federal?
    6 - Quais são os interesses e quem são os interessados em impedir que o projeto da reestruturação, pensado e elaborado pelos praças PM e BM visando a carreira única; promoção independente de vagas e o ciclo completo da carreira, seja encaminhada para aprovação?
    Essas e outras questões precisam ser respondidas urgentemente senão não restará à categoria outra alternativa a não ser acreditar que o projeto não será aprovado e, na verdade, estamos sendo vítimas de uma sórdida enganação engendrada pelo governador Agnelo e o deputado Patrício.
    Observação:
    A última data marcada pelo governador Agnelo e o deputado Patrício, para que a minuta do projeto fosse encaminhada ao governo federal, foi até o dia 5 de abril desse ano, todavia, na última semana, apresentaram uma nova data prorrogando para o mês de julho do corrente ano.
    Pensam, por acaso, que somos idiotas?

    ResponderExcluir
  13. Olha o país da copa!!!

    http://www.liveleak.com/view?i=788_1395673964

    coicaína, whysky e festa... ma favela

    ResponderExcluir
  14. Se esse tal de novinhuu não fosse um dos "moderadores" deste blog, duvido que essa sua bostagem passasse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe colega, mas não entendi sua colocação. Mas mesmo assim pode tirar as aspas de sua frase, pois o novinhuu não é moderador desse espaço. Mas pelo que ele já contribuiu até hoje eu me sentiria honrado, mesmo sem conhecê-lo, em tê-lo como meu auxiliar na moderação

      Poliglota...

      Excluir
  15. Caro Poliglota, será que não seria interessante nos manifestar em frente ao QG, isso antes do dia 5 de abril, pois tudo indica que seremos esquecidos. Sou Cb com 16 anos de polícia e sem previsão de promoção.

    ResponderExcluir
  16. Ora Ten Poliglota, esse tal de novinhuu pode até ser seu contribuidor, nada contra claro, mas esse "cidadão" é muito desrespeitador e arrogante, principalmente com os antigos, pois o mesmo na grande maioria de suas postagens nos trata como se fossemos analfabetos políticos e intelectuais. Ora, no início de sua "bostagem", o mesmo o começa com "Para todos os comedores de capim", ele com esta frase quer dizer o que, quem acessa este blog são burros?
    Além do mais, ele já cuspiu no prato que come por diversas vezes, onde já se viu, este maluco ficar chamando a POLÍCIA MILITAR e os comandantes de merda com total desrespeito para com a corporação e ainda manda todo mundo se F....fora as diversas vezes que fez xingamentos com palavras de baixo calão que não citarei por respeito aos colegas que acessam este blog. Se ele não quer trabalhar e muito menos vibrar, tudo bem é problema dele, mas falta de respeito com a corporação, eu pessoalmente não admito.
    Por favor releia a postagem dele do dia 29 de março de 2014 às 15:09 e verá que não exagero.
    SGT Flávio Fernandes 8º BPM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Flávio,

      Você está correto quando diz sobre a falta de respeito em certas palavras. Peço desculpas por algum comentário que passe desapercebido e garanto que redobraremos nossas observações.

      Por outro lado procuremos entender, tanto você como eu e nossos leitores, que em determinados momentos podemos expressar nosso descontentamento e sem perceber acabamos por ofender ao nosso semelhante. Diante de seu comentário e da observação creio que nosso colega novinhuu deverá entender e por si só começar a observar melhor a sua escrita. Claro que a ânsia de ajudar e abrir os olhos dos colegas em prol de melhorias jamais poderá justificar a ofensa, seja a quem for.

      Desde já agradeco seu comentário e o que mais me deixou feliz foi a sua identificação. Parabéns por exercer com plenitude o seu direito cidadão.

      Grande abraço,

      Poliglota...

      Excluir
  17. Grato pela resposta Ten Poliglota, mas só agora pude responder, só mais uma coisa, leio bastante os comentários deste blog e posso afirmar que esse tal de novinhuu sempre extrapola nas suas ânsias de ajudar, principalmente com palavrões.
    Grato
    Sgt Flávio Fernandes

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com