segunda-feira, 17 de março de 2014

Faroeste Caboclo: 16 das 50 cidades mais violentas do mundo são brasileiras

Maceió é a quinta cidade mais violenta do mundo Foto: Priscylla Régia/Alagoas24Horas

De acordo com relatório de ONG mexicana, 41 municípios da América Latina marcam presença no ranking

Em 2012 eram 14 cidades; no ano de 2013, 15. Em 2014, o relatório anual da ONG mexicana Conselho Cidadão Para a Segurança Pública e Justiça Penal adicionou mais um município brasileiro ao ranking de 50 cidades com maior índice de homicídios do mundo.

A maioria das “mais violentas” está no continente americano (46 cidades), e na América Latina, em particular (41). Os países latino-americanos com maior problema de violência são Honduras, Venezuela, Guatemala, El Salvador, México e Brasil.

Com uma taxa de 187 homicídios a cada 100 mil habitantes, a cidade hondurenha de San Pedro Sula ocupou pelo terceiro ano consecutivo a liderança do ranking. O segundo lugar fica com Caracas, capital da Venezuela, e, em terceiro, Acapulco, no México, com taxas de 134 e 113, respectivamente, a cada 100 mil habitantes.

Saíram da lista as seguintes cidades que figuravam na lista de 2012: Brasília e Curitiba, no Brasil; Barranquilla, na Colômbia; Oakland nos EUA e Monterrey no México. Todas estas tiveram taxas inferiores ao 50° colocado, Valencia, na Venezuela

As 16 cidades brasileiras que estão na lista são:

- Maceió (AL) com 79,8;
- Fortaleza (CE) com 72,8;
- João Pessoa (PB) com 66,9;
- Natal (RN) com 57,62;
- Salvador (BA) com 57,6;
- Vitória (ES) com 57,4;
- São Luís (MA) com 57,0;
- Belém (PA) com 48,2;
- Campina Grande (PB) com 46,0;
- Goiânia (GO) com 44,6;
- Cuiabá (MT) com 44,0;
- Manaus (AM) com 42,5;
- Recife (PE) com 36,8;
- Macapá (AP) com 36,6;
- Belo Horizonte (MG) com 34,7 e
- Aracaju (SE) com 33,4.

Abaixo, confira a lista completa:


Fonte: Redação da Revista Fórum


Reportagem do Fantástico de ontem retrata a situação em Honduras, na cidade de San Pedro Sula, considerada a mais violenta do mundo.
Acesse aqui para assistir

22 comentários:

  1. AS VEZES FICO Á PENSAR SE ALGUM DIA A NOSSA LUTA IRÁ REALMENTE SURTIR OS EFEITOS QUE TANTO ALMEJAMOS, QUE É A NOSSA TÃO SONHADA VALORIZAÇÃO. POIS ATÉ O PRESENTE, E DEPOIS DE TANTOS INTERLOCUTORES, MAIS UMA VEZ SÓ IREMOS RECEBER R$ 200,00, ATÉ QUANDO????????????? CADÊ OS NOSSOS REPRESENTANTES, CADÊ OS NOSSOS INTERLOCUTORES, POR ONDE ANDAM VCS, CONFIAMOS Á VCS AS NOSSAS JUSTAS REIVINDICAÇÕES, E ATÉ AGORA NADA, DECEPÇÃO É O MEU SENTIMENTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "amigo" não acha q está sendo ingrato?

      Excluir
  2. Senhores, acabei de ler o Diário Oficial do DF de 17/03/2014, na página da Polícia Militar do Distrito Federal, onde tomei um susto ao verificar uma grande quantidade de oficiais superiores (Coronéis e Tenentes-Coronéis) sendo agregados para fins de reserva remunerada. O que me surpreendeu foi que os mesmo estão indo através de cota compulsória. Porém tem oficiais que só tem 23 anos de polícia, entraram em 1991, são da segunda turma de academia e já estão indo embora. Pergunto: isso pode? Por que se for legal acredito que os PRAÇAS, com esse mesmo tempo de serviço, também poderão ir para a reserva recebendo integralmente seus vencimentos. Conheço vários colegas com 23, 24 anos de corporação que falam que se pudessem ir embora iriam sem pensar duas vezes. Eu sou um deles. Alguém com conhecimento poderia dizer se isso é possível? Desde já fico agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. podem por meio de portaria do cmt geral, e isso já aconteceu várias vezes, pra praças somente pra primeiro ou sub ten , mas depende do cmt geral. fazem isso quando o quadro está inchado. uma vez que era pra ser promovido e não pode por causa de vagas, o oficial abre "mão" da promoção pela reserva integral.

      Excluir
  3. Nãããão!!!eu to cego,eu não vi, o rio e nem são paulo nessa lista.klkkkklkkkkk,ou elas não são violentas??kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Será que essa ONG pesquisou São Paulo? Sim pq com aquela matança de PMs lá, há não que mortes de PMs não entram nas estatísticas.

    ResponderExcluir
  5. CONTINUO NA TARTARUGA. NÃO TENHO MOTIVAÇÃO APÓS O DIA 18/02/2014

    ResponderExcluir
  6. O ÚLTIMO, APAGUE A LUZ E FECHE A PORTA! OBRIGADO AGNELO,PELA A ZONA QUE VC NOS PROPOCIONOU!!!

    ResponderExcluir
  7. SEM ANIMO TOTAL ATE AS URNAS

    ResponderExcluir
  8. Pra ninguém esquecer!!
    Esses vão ser nossos inimigos declarados. Lembre da legenda e qualquer fdp que for desse grupinho, já sabem como proceder..

    " Apesar de amargar baixa popularidade e índice de reprovação de 93% dos eleitores do DF, Agnelo Queiroz tem apoio de pelo menos 17 partidos, que hoje compõem a base de apoio do governo. Entre eles estão: PTC, PT do B, PTB, PEN, PTN, PRB, PCdoB, PFL, PMDB, PPL, PV, PROS e Solidariedade."

    Fonte: http://www.edsonsombra.com.br/post/tempo-de-tv-podera-ser-fator-preponderante-para-eleger-proximo-governador-do-df20140317

    #FORAPT
    #FORAALIADOSDOPT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os partidos mais hernestos são: PSDB, DEMOS, PPS, PSD, PRTB, jamais roubaram.

      Excluir
  9. Caro Poliglota, se quiser não precisa postar, mas não consigo ficar sem perguntar : Cadê o efeito pirotécnico dos Deputados Distritais??? Amanhã as 10h (18/3) irá acontecer algo na Câmara Legislativa??? Perguntas que não querem calar?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, sinceramente???? Dá vontade de rir... Eu também estou me perguntando até agora onde foram parar os protagonistas daquele circo armado em plena Casa do Povo. Um eu sei que tá fora do país...o resto? Bom...a pré campanha já começou e acho que eles tem muito mais assuntos importantes do que nossos problemas, né verdade? Em outras palavras...Mais só do que sozinhos..rsrs

      Abraços guerreiro,

      Poliglota...

      Excluir
  10. por que será que eu não acredito nesta pesquisa nobre Poliglota, e me veio uma pergunta, por quê o senhor colocou este tipo de matéria no seu espaço? eu acho que relatar um algo sobre as promoções que serão no próximo mês, seria algo mais viável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô meu amigo, me desculpe, mas nosso trabalho é levar a informação. Fazemos um trabalho jornalístico, portanto não podemos selecionar exclusividade em matérias. Talvez algumas que não sejam interessantes para uns, para outros já têm muita importância. E não podemos esquecer que nosso espaço já cruzou fronteiras e classes sociais, portanto, temos o dever de atender a todos os gostos.

      Mas em consideração aos eu pedido, vou fazer uma matéria sobre as promoções, afinal, aqui quem manda é o freguês.

      Abraços,

      Poliglota...

      Excluir
  11. Minha prévia chegou recebi 85 reais de aumento dos 5% só aumento no imposto de renda 95 reais. da com a mão e pucha com as duas só perdi 12 reais.

    ResponderExcluir
  12. Está tudo dentro da lei, é a chamada quota compulsória, por lei tem que haver um determinado número de promoçções por ano na graduação de ST e 1º sgt,Coronel e Tenente Coronel, no caso não ocorreu o número de promoção anual apenas para tc e cel e por isso estão aplicando a quota compulsória para eles. No caso dos praças como houveram muitas promoções nos últimos anos não aplicou a compulsória, quanto a exigência no caso dos voluntários tem que ter 25 anos de serviço, podendo contar as lic especial em dobro; É isso que está ocorrendo

    ResponderExcluir
  13. STF/montedo.com/http://paulorobertonauniao.blogspot.com.br/2014/03/stf-vai-analisar-constitucionalidade-do.html

    "Ao analisar o caso, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) reconheceu como não recepcionado pela Constituição o artigo 47 da Lei 6.880/1990. Aquela corte entendeu que o dispositivo, ao possibilitar a definição dos casos de prisão e detenção disciplinares por transgressão militar pela via de decreto regulamentar a ser expedido pelo chefe do Poder Executivo, é incompatível com o inciso LXI do artigo 5º da CF, pois tais restrições ao direito de locomoção somente poderiam ser definidas por meio de lei.

    Em consequência, assentou que “o fato de presidente da República ter promulgado o Decreto 4.346/2002 (Regulamento Disciplinar do Exército), com fundamento em norma não recepcionada pela Constituição, viciou o plano de validade de toda e qualquer disposição regulamentar contida no mesmo plano pertinente à aplicação das referidas penalidades, notadamente os incisos IV e V de seu artigo 24”.

    PERGUNTO: QUEM FOI EXPULSO DAS FILEIRAS DA PMDF A LUZ DO RDEx, DO ANO DE 1988 PRA CÁ, PODERIAM VOLTAR?

    TEN CAV..........

    ResponderExcluir
  14. meu caro amigo Poliglota.
    boa tarde, sou o amigo 'chato' das 21:04 h, muito obrigado pela resposta, eu entendo que este espaço atinge fronteiras jamais quebradas anteriormente, e é nesta quebra de paradigmas que construímos nossos ideais, nossas formas de ver propósitos a serem galgados.
    muito obrigado, repito, por colocar a matéria sobre as promoções, é que na tropa atualmente o assunto em questão é motivo de indignação e revolta, justamente por que o bombeiro conseguiu a redução e a nossa briosa 'nada', e um assunto que está sendo arquivado é a nossa movimentação de luta pelos nossos direitos. eu trabalho na rua, e vejo que tudo voltou a normalidade, não em cem por cento, claro, mas já estamos voltando em pleno vapor. fico triste em saber que esta realidade se apagará quando chegar a hora de nos pagarem o que fora prometido em setembro e a justiça eleitoral barrar e o tribunal de contas num segundo plano enterrar qualquer tentativa de reajuste, até mesmo por que é totalmente inconstitucional o tão almejado reajuste.

    forte abraço meu amigo.

    ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço nobre amigo. São tantas coisas ao mesmo tempo que precisamos da lembrança dos colegas para ajudar. Fazemos o que nos é possível para atendermos a contento.

      Quanto a segunda questão, se me permite, vejo que nossas categorias aprenderam muito rápido a analisar o momento de atacar e o momento de recuar. Esse recuo não vejo como uma entrega, pelo contrário, vejo como um grande amadurecimento para o contra-ataque no momento certo. Talvez muitos não estejam acreditando no poder do policial e em especial das praças militares, mas creio que terão a maior surpresa justamente no momento onde precisarão de todos: NAS URNAS. Ali daremos nossa resposta e mostraremos que deveriam ter nos considerado.

      Não se desanime, pois o sentimento ninguém tira. A obrigação e o dever sempre falarão mais alto, mas a desmotivação estará presente e desse sentimento, confesso, hoje eu tenho medo, pois ele é e será capaz de desencadear outros mais por consequência.

      Grande abraço amigo,

      Poliglota...

      Excluir
  15. Por quêr???explica o motivo da expulsão?...

    ResponderExcluir
  16. agradeço a oportunidade meu amigo Poliglota;

    amigo chato.

    ...

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com