terça-feira, 25 de março de 2014

Era o previsto... (Decreto CHOAEM).

DECRETO Nº 35.258, DE 24 DE MARÇO DE 2014.

Altera o Decreto nº 33.244, de 05 de outubro de 2011, que dispõe sobre critérios de recrutamento e seleção para o Curso de Habilitação de Oficiais de Administração, Especialistas e Músicos – CHOAEm, no âmbito da Polícia militar do Distrito Federal – PmDF, e dá outras providências.

O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 100, inciso VII, da Lei Orgânica do Distrito Federal, DECREtA:

Art. 1º O artigo 5º do Decreto nº 33.244, de 05 de outubro de 2011, passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 5º A ordem hierárquica de colocação dos Subtenentes ou Primeiros-Sargentos resultará da ordem de classificação obtida no Curso de Habilitação, para fins de nomeação ao primeiro posto do oficialato. (NR)
§ 1º Os Subtenentes e Primeiros-Sargentos matriculados no CHOAEm permanecerão em seus respectivos Quadros de origem, mantendo suas obrigações e prerrogativas.
§ 2º O Subtenente ou o Primeiro-Sargento reprovado ou desligado do CHOAEm retomará as funções normais de seu Quadro, podendo concorrer à nova seleção, desde que preencha os requisitos na época da inscrição.
§ 3º A nomeação ao posto de Segundo-Tenente do respectivo Quadro a que pertence o candidato ocorrerá nas datas previstas no artigo 29 da Lei nº 12.086/2009, havendo, portanto, a necessidade da existência de vaga não ocupada e a habilitação de que trata o caput é requisito indispensável. (AC)
§ 4º A Polícia Militar poderá, durante o período de sobrestamento de que trata o artigo 1º deste Decreto, realizar o CHOAEM independentemente da existência de vagas. (AC).”

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

Brasília, 24 de março de 2014.
126º da República e 54º de Brasília
AGNELO QUEIROZ


Fonte: http://www.buriti.df.gov.br/ftp/diariooficial/2014/03_Mar%C3%A7o/DODF%20N%C2%BA%2060%2025-03-2014/Se%C3%A7%C3%A3o01-%20060.pdf

Observação: Grifos nossos.


Meus amigos, tenham em mente o seguinte: grande parte dos que serão atingidos pelo Decreto publicado hoje (diga-se de passagem com a data de ontem após as pressões), possuem 26 anos ou mais de serviço. Sabemos que nossa polícia está "velha", e em algum momento esses que serão atingidos sairão e cederão vagas.

Gostaria que analisassem o seguinte: em 94 e 99 muitos dos que reclamam da antiguidade sequer estavam na corporação quando esses ST's eram 3º ou 2º SGT's, e com a publicação da Lei 12.086, quando muito, tiveram uma promoção e outros nenhuma. Muitos colegas que reclamam tiveram 3 promoções enquanto esses colegas não tiveram nada. Sou subtenente e não serei atingido pelo decreto, mas entendo ser justo, uma vez que quando entrei na PM alguns desses ST's já eram sargentos e atualmente estamos na mesma graduação.

No entanto, com a publicação e principalmente o contido no § 3º do Art. 5º do Decreto 33.244 (Dispõe sobre critérios de recrutamento e seleção, para o Curso de Habilitação de Oficiais de Administração, de Especialistas e de Músicos – CHOAEM), fica comprovado que a única forma de se resolver isso é com uma reestruturação decente reformulando toda a Lei 12.086, completamente desatualizada, possibilitando que com 15, no máximo 20 anos de serviço, o policial alcance a graduação de ST. Sei que muitos irão dizer que é "política do umbigo", pois sou ST, mas a lógica das outras polícias que estão a nossa frente em nível salarial, tem sido valorizar salarialmente os postos e graduações no topo da carreira e possibilitado a ascensão profissional. Basta ver os exemplos de MG, PR e SC. Vejam em MG, p. ex: O inicial de um SD em abril de 2015 será R$ 4.098,00, portanto menor do que atualmente é aqui, e com 30 anos e todos os adicionais R$ 6.902,00. Já um ST com 30 anos e todos os adicionais será R$ 13.522,00.

Analisemos o seguinte: Valorizemos SGT e ST e possibilite que todos cheguem lá. Vê-se portanto, que o problema está na demora na ascensão profissional. Imaginemos se todos com 10 anos de serviço fossem pelo menos 3º sgt's e a remuneração fosse R$ 9.500,00 (entendo que não seria ruim). Que tal um inicial do SD ser R$ 4.500,00 e CB ser R$ 7.500,00, de forma que todos com 05/07 anos sejam cabos?

Creio que esse raciocínio é interessante, mesmo porque, quando questionam a respeito da PM ser a mais bem remunerada do país ninguém olha a remuneração do CB, SGT ou ST, e assim sucessivamente.

Vejam o exemplo do pessoal da Secretaria de Saúde: Ninguém ficou questionando que um técnico ganha um inicial baixo, mas sim reduziram a carga horária e darão a todos oportunidade de trabalhar em jornada ampliada. Resultado: A remuneração com a ampliação praticamente vai dobrar.

Temos que ser inteligentes em nossas pretensões. Enquanto tivermos uma estrutura hierarquizada em tantos postos e graduações, não adianta virem com discursos utópicos e imaginar que um SD irá ganhar próximo de um CEL. Respeito, mas vi uma proposta de um colega que na minha opinião é fantasiosa: a proposta previa que um ST percebesse 90% do subsídio de um TC. Aí eu pergunto: como ficariam 2º TEN, 1º TEN, CAP e MAJ? Precisamos pensar estruturalmente, e enquanto tivermos essa quantidade de níveis tais propostas não são viáveis.

Em outra oportunidade um SD do último CFP apresentou um estudo que de acordo com os cálculos teria um impacto de 145 milhões, porém não considerou os inativos e os pensionistas. Refiz os cálculos por alto e vi que de fato o impacto anual era da ordem de 1 bilhão de reais. Nunca podemos esquecer que “o ativo de hoje será o inativo de manhã”.

É claro que tudo que discutimos aqui em busca de melhorias, quer seja salarial ou profissional, depende de vontade política ( para propor as Lei e seus devidos estudo técnicos). Porém para que isto ocorra temos que ter organização e foco no que realmente queremos ( hoje ao meu ver é uma carreira que nos permita ascender profissionalmente, e com uma justa remuneração).

Essa postagem tem dois motivos: 1º) Chamar a tenção para o foco do tema, pois se o senhor observar em todos os blogs, falam-se de tudo menos do tema proposto ( os blogs estão parecendo divã, e seus administradores psicólogos). 2º) Emitir uma idéia sobre o tema proposto (pode até ser fantasiosa), mas penso que é através de receitas mirabolantes que podemos chegar a uma receita que possa ser cumprida e que seja justa para todos.

Hoje já temos os olhos abertos para o nosso problema interno, qual seja a enorme diferença salarial e a lentidão na ascensão profissional, principalmente no quadro dos Praças ( este negocio de ficar fazendo comparação com outras instituições, só nos prejudica). Hoje nosso salário/gratificações, são pagas de forma vertical o que causa esta grande diferença salarial interna. O que propus e que sejam pagas de forma horizontal entre os postos (Sd/Asp; Cb\2ten....).

Como visto, em postagens anteriores eu propus a extinção do QOPMA e remanejamento das vagas, motivo pelo qual o percentual no fim de carreira (ST, trinta anos) tinha que ser automático, senão, não há sentido em propor a extinção do referido quadro ( do jeito que está sabemos que nem todos irão chegar a ST). Quanto aos oficiais citado eles não terão prejuízo algum, pois sua carreira é bem definida e dificilmente trava ( alguém já viu algum Asp ir embora 1º Ten.?).

Finalizando, passou do momento de termos em mente que o nosso quadro de Praças começa em "Sd e termina em ST", e é notório que precisamos de um mecanismo forte, eficaz e eficiente que possa vir a corrigir esse erro grotesco e que acabou se tornando histórico em nossa corporação. Chega de meritocracia.

Opinião de um internauta...(adequada)

64 comentários:

  1. PARA REFLETIREM..
    LINK: http://abordagempolicial.com/2014/03/o-melindre-financeiro-dos-militares/#.UzGKqahdVnY

    CFP APENAS MAIS 1

    ResponderExcluir
  2. MAS AFINAL DE CONTAS, COMO ANDAS A REESTRUTURAÇÃO, EM QUE PÉ ESTA A COMISSÃO?

    ResponderExcluir
  3. Apenas uma observação.
    Onde se lê "...Omitir uma idéia sobre o tema proposto...", deve-se escrever e ler, "emitir".
    Texto em que se quer convencer alguém de sua razão, com propósitos sejam quais forem, e, mesmo os textos mais simples, quando destinados a classes trabalhadoras, devem, sempre, zelarem por uma escrita correta, pois, sempre, outras categorias, que se digam revanchistas ou não, irão fazer uso prejudicial e crítico destrutivo à categoria a qual se destina o texto, desde que este tenha sido escrito por membro da mesma, como fica claro ao ler o referido.
    Não é frescura, mas, se afirma-se aos quatro ventos que somos parte duma instituição onde se exige nível escolar superior para ingresso nesta, fica difícil defendermos isto com ênfase, se não zelarmos pela escrita correta de nossa língua (que, aliás, é"chatamente" uma das mais difíceis de serem escritas e faladas)!
    Apenas não quero e não gosto de dar motivos para que nos critiquem mais!
    Abraços a todos.
    Ps: o google está aí para isto mesmo! Usemos!!! Rsss...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa a observação colega...Às vezes uma vírgula pode mudar um contexto por completo, imagine uma letra. Agradeço a observação.

      Abraços,

      Poliglota...

      Excluir
  4. Boa tarde....
    Sinceramente, honestamente. Eu não entendi NADA sobre este decreto, o que ele regulamenta afinal? No meu ver ele apenas acrescentou alguns parágrafos ao artigo 5º do outro decreto nº 33.244/11, no & 3ª a uma taxatividade/obrigatoriedade "exigência de vagas, qual é o claro no QOPMA (estou sem acesso a intranet PMDF),
    para preenchimento imediato, após a habilitação dos candidatos? No & 4º já há uma discricionariedade, ou seja, não há obrigatoriedade por parte do Administrador. E por força da lei 12086 este decreto perderá sua eficácia em novembro/14. Todos sabemos que um decreto não pode sobrepor uma lei ( o limite do decreto é a lei , que hora ele regulamenta). Dito isto faço alguma indagações. Qual é a idade dos nosso ST/1Sgt hoje? E o que diz o artigo 92, alíneas D e E da lei 12086. Outra pergunta o 33244/11 foi revogado? Senão veja o que diz o artigo 3º , II, a.
    Com o já li aqui: "GRANDES EXPECTATIVAS PODEM TRAZER GRANDES FRUSTRAÇÕES"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o amigo, em que este decreto mudará o processo de ascensão ao poste de QOPMA a partir de novembro???? A lei é clara na exigência de um processo seletivo para o quedro de QOPMA e um decreto não pode revogar este artigo da lei. Por favor se algum iluminado tem algum parecer legal a respeito deste decreto e o que ele pode representar a partir de novembro faça aqui um comentário para nos tirar as dúvidas.

      Excluir
    2. Pelo que entendi, estando estes ST habilitados à promoção a QOPMA antes do prazo final estipulado pela Lei para as novas exigências (concurso), ou seja, novembro de 2014, eles poderão ser promovidos mesmo após esta data, uma vez que já estão habilitados e a exigência de concurso é para fazer o CHOAEM, curso que já terão feito e, portanto, não podem mais ser atingidos por estas novas regras.
      Para os mais antigos isso é bom. Para os mais novos é mais um sonho podado, é mais uma barreira para impedir sua acensão. Pois se o policial já ficava 35 anos agora vai querer ficar 40 pra ver se sai Maj. E o próximo CHOAEM só daqui a 10 anos, acreditem. Respeito a antiguidade e sei que muitos são merecedores da promoção, mas sou contra esses tipo de mudança que tira a oportunidade daqueles que se dedicam a carreira, inclusive estudando para prestar um serviço de melhor qualidade e, também, obter uma acensão profissional mais rápida.

      Excluir
    3. Não concordo, pois todos sabemos como funciona os concursos internos aqui, lembram do curso MADEIRA, CFS de 94 e 96? Os velhinhos já ralaram para agora no final de carreira cheio de varizes nas pernas de tanto Policiamento a pé, madrugadas a fio sem dormir dentro de uma VTR, horas e mais horas na Explanada do Ministérios etc.É a hora dos velhinhos, a nossa hora também chegará.

      Excluir
    4. Ao anônimo das 22:29, meu bom homem na verdade o que essa galera menos antigos na corporação querem é que volte os concursos interno, tanto para cabos quanto para sargentos, assim como ainda estão com as cabeças leves, sem bico, solteiros, sem filhos e principalmente filhos adolescentes terão uma maior chance de dar aquela velha e ruim CANGALHA nos mais antigos, como sempre aconteceu há bem pouco tempo. Se quiser uma ascensão mais rápida, aproveite sua juventude e concorra com os também jovens através do CESPE na UNB que realiza o concurso para cadetes da PM/BM, assim os srs darão um grande salto em suas carreiras.
      Porque disputar um concurso interno de jovens entre 20 e 25 anos contra senhores entre 45 e 50 anos (a maioria já são avós) seria MUITO desleal.

      Excluir
    5. SOBERBA.

      http://www.significados.com.br/soberba/
      http://www.dicionarioinformal.com.br/soberba/
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Soberba

      A profissão que tratamos aqui tem o poder de despertar no ser humano os seus piores sentimentos.
      Por isso, lendo a bíblia, temos tantos exemplos de soldados "inventando" formas de punir seus prisioneiros, como fizeram, por exemplo, com Jesus..
      Pura SOBERBA, VAIDADE.
      Venenos que matam e corrompem até homens ungidos.

      Ec 12
      8 Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade.

      http://www.bibliaonline.com.br/acf/ec/12/8+

      Excluir
  5. Kkkkkkkkkkk.....ja era de esperar! Tudo que vem desse governador e enrolado,obscuro, e atrapalhado!!! Querem enganar quem???

    ResponderExcluir
  6. Resumindo tudo.

    Não adianta só o governador assinar e não ser publicado no diário oficial, e mais, de que adianta estar assinado e depender de vagas? OL.

    ResponderExcluir
  7. Enquanto lutamos para que sejamos valorizados, outros ficam arrochando nos quartéis. Um dia desses um tal major do CPRS andou escrevendo policiais por estarem usando a camiseta antiga. É por isso que esses oficiais adoram o RDE. Usam o mesmo para punir policiais que trabalham de verdade (Praças). Agora com esse arrocho todo as coisa só tem a piorar as coisas. Vai chegar num ponto onde o policial (praça) não vai querer nem olhar no rosto de oficial, pois do jeito que está pode ser preso por achar que o mesmo está desafiando os mesmos. É sub tenente arrochando o tempo todo. Foi só dizer que eles receberiam igual a um PC daqui a alguns longos anos que os mesmo nem dorme a noite mais, é só tirando falta dos policiais nos PCS. Tem base?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem base sim: o Código Penal Militar e Regulamento Disciplinar do Exército, ambos aplicáveis a PMDF. Inclusive cobrados na prova de seleção para o ingresso na PMDF.

      Excluir
  8. Ótimo, meritocracia uma coisa que não se vê na PMDF, agora vamos lá, o Pato vai sair tenente, outros tantos com o mesmo nível cultural do marreco também serão tenentes. Que maravilha, um passo para trás, entre tantos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EXISTE BULLYING NO REINO ANIMAL NINGUÉM ADOTA O NOME DE ANTA.

      Excluir
    2. Sò para refletir que tal alterar a lei para que os novinhos que estão cursando o CFP/2014 já saíssem como 3ª Sargento com CAP e CAEP realizados, legal né. Pimenta nos olhos dos arde não é, RZZZZ.

      Excluir
  9. Solução????????? Só existe uma : acabar com estrutura baseada no militarismo..Só isso resolverá o problema da base gigantesca e sem progressão funcional que temos. PEC 51 ou qualquer outra coisa que acabe com a desgraça do militarismo.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde...
    Ao guerreiro das 12:10, obrigado pela correção. Ao postar já havia visto o erro de digitação, até ia fazer uma retificação, porém acabei por não fazer. Mas o que precisamos é disto pessoas atentas aos mínimos detalhes e que saiba interpretar ( para se ter uma ideia, digitei uma palavra errada em outro blog, me criticaram de todo jeito, mas ninguém se propôs a consertar o erro de digitação). Eu sei que a crítica não foi pela palavra escrita errada, mas sim por discordar do comentário ( Por ter SENSO-CRÍTICO). Ah! antes que eu esqueça, onde está escrito no & 3ª, lê-se § 3º e no & 4º, lê-se § 4º .
    Ps.: gosto de usar o dicionário online de português, ajuda bastante.

    ResponderExcluir
  11. EU ENTENDI QUE O CMT GERAL, CONSULTANNDO O GOVERNADOR, CLARO, PODE HABILITAR TODOS OS ST E AINDA QUANTOS PRIMEIRO-SARGENTOS QUISER ATÉ 5 DE NOVEMBRO DESTE ANO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples de acordo com a lei e o decreto os 1º Sgt somente cursarão o CHAEM se não houver nenhum Subtenente que preencha os requisitos da Lei.

      Excluir
  12. parabéns pato, ganso, marreco, pateta, jabá, roner gama, cruz,aderivaldo,patricio, roosevelt, joseny,brambila(abandonou o barco dos praças e ajudou a vender de novo a pm através dos oficiais) etc..etc..etc....outubro nós daremos o troco em vcs. Poliglota como tem pm cético, lerdo intelectualmente falando, .01, alheios a tudo, são pms que são paisanos de farda(só pode); no oitavo batalhão tem uma pfem que não sabe quem é o poliglota(vive no mundo da lua); tem um monte de pm que mora em um condominio lá no incra 9 e vc não ver os caras em manifestação nenhuma parece um bando de medrosos e bundões subservientes com a boca cheia de dentes esperando a morte chegar.....kkkkk raul seixas; o que o governo der ta bom...tipo assim sabe? tem até um que gosta de bater um mulher; isso não pode. tinha que morrer soldado dizendo sim senhor e não senhor; não fazem nada para melhorar a categoria. ainda tem pfem que era do oitavo batalhão que vai se candidatar pra ganhar só o tempo(3 meses) pra ficar de boa sem fazer nada. em 2010 ela teve 1 voto(nem ela mesma votou nela foi o marido que votou) é assim que a pm vai ser respeitada? é assim que a pm quer valorização? pm do futuro com as mazelas e covardia do passado. temos que colocar o poliglota e mais 2 na câmara legislativa em outubro; a pc vai colocar 6 e nós tamo na merda de novo. xerecao meu rei tu é o cara. esse decreta e nada é a mesma coisa. a pm é besta mesmo pode empurrar o que quiser que os abestados aceitam. acorda pm. fui.

    ResponderExcluir
  13. Depois que habilitar os Subtenentes, eles serão agregados para fluir as promoções?

    ResponderExcluir
  14. Ao anônimo das 13:05, temos hoje no almanaque, 04 vagas para major, 07 para capitão, 73 para 1º Ten. e 37 para 2º Ten., no dia 22 de Abril temos vinte e cinco(25) 2º Ten. habilitados, os outros não tem interstício, e este mês foram chamados vinte e dois(22) ST para fazer o CHOAEM, nas minhas contas com a promoção de Abril vai sobrar sessenta e duas(62) vagas para 2º Ten., mas com os vinte e dois(22) ST promovidos no termino do curso vai sobrar quarenta vagas(40) vagas para 2º Ten. algumas vagas irão surgir com a RR dos 2º Ten. até Agosto podendo chegar a cinquenta(50) vagas para 2º Ten. provavelmente vai ser a ultima promoção para 2º Ten. sem a necessidade de concurso, então nos meus cálculos, este ano só serão promovidos no máximo cento e quarenta(140) ST á 2º Ten. Então esta lei não vai mudar em nada, só acredito em alguma coisa só depois que eu ver concretizado.

    ResponderExcluir
  15. ENQUANTO ISSO VAMOS FICANDO NA LEGALIDADE, FINGINDO SER E SENDO AO MESMO TEMPO, HÁ SE TIVESSE GESTÃO E VALORIZAÇÃO.

    ASS: DESMOTIVADO

    ResponderExcluir
  16. Boa noite colegas,

    Mais um melzinho na chupeta para adoçar a boca dos policiais. Infelizmente ALGUNS serão beneficiados numa polícia onde TODOS estão prejudicados. Conversando com alguns amigos conhecedores da legislação castrense apresentei esse decreto e o que ouvi não foram boas notícias e perspectivas favoráveis.

    Primeiro que em nada, ou quase nada, esse Decreto acrescenta à progressão funcional de outras graduações. Os primeiros sargentos continuarão no aguardo de que os ST sejam promovidos (se surgir vaga com uma nova reestruturação) para só então alcançarem algum benefício.

    Segundo que o legislador fez, de propósito ou sem observar corretamente, o emprego equivocado de um verbo (Poderá) quando na verdade poderia ter usado “Deverá”, assegurando assim o cumprimento do benefício e não deixando que ficasse a cargo do administrador a prerrogativa ou vontade política.

    E terceiro que todos estão cientes de que um decreto não se sobrepõe a uma Lei. Com isso, em novembro a eficácia do decreto publicado deixará de existir. Além do mais, não podemos esquecer que o decreto 33.244 não foi revogado, apenas alterado.

    Por fim, aos subtenentes que forem beneficiados com a habilitação, esses sim, poderão comemorar já que haverá vagas ainda, poucas, mas haverá. Aos demais, e infelizmente, se contentarão em ter o direito de tirar apenas o serviço de oficial-de-dia, e nada mais.

    É meus amigos, 3 anos e pouco se passaram e esse governo nos deixou à míngua. Agora, e pelas tabelas, querem a todo custo nos convencer de que é possível mudar. Vai mudar, com certeza! Mas de uma forma que eles não imaginam, a não ser que cada policial e bombeiro militar não se valorize e continue a viver a máxima do “Pão com Ovo”.

    Como disse um internauta em uma de suas postagens, "GRANDES EXPECTATIVAS PODEM TRAZER GRANDES FRUSTRAÇÕES"

    Abraços,

    Poliglota...

    ResponderExcluir
  17. Continuooooooooo naaaaaaaaa tartarugaaaaaaaaaaaaaaa.

    ResponderExcluir
  18. SEM COMENTÁRIOS.......................

    PT SAUDAÇÕES E PT NUNCA MAIS DIA 05 DE OUTUBRO.

    ResponderExcluir
  19. Plano de carreira excelente é o da minha época.
    Incorporei nos primeiros anos da década de oitenta, ainda como Sd ingressei na faculdade, não era fácil, porém não desisti. Com dois anos de PM, passei no concurso para o CFC, com três, para o CFS, neste fiquei entre os primeiros colocados. Com quinze anos de PM e já com dois anos de Primeiro-Sargento, passei no concurso interno para o CHOAEM (ressalto que concurso interno para militares não é vedado pela CF). Sempre estudei. Com vistas ao CHOAEM, frequentei cursos de português, direito Adm., Direito Constitucional, praticamente "devorei" toda legislação institucional.
    Se começasse hoje nova carreira, queria essas oportunidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito lindo anônimo de 22:15, mas acontece que nem todos tem o time e a opotunidades que você tevem e mais sabidamente esta modelo de carreira que temos é injusto e covarde, agora para de si gabar com seus méritos e dê sugestões mais inovadoras e com resultados amplos e universal ao todo da corporação.

      Excluir
  20. Mais uma vez o governo do PT engana os Policiais Militares com outro Decreto para salvar o policiamento da copa do mundo.


    ResponderExcluir
  21. Eu sou habilitado em 24/7, PT 100, MT,CT, PUMP, Carabina PUMA Rossi, revólver, 762, 9mm, 556, etc...e daí?? Daí que habilitação é boa prá dirigir carro. Prá pagar conta só serve dinheiro. Eu quero gagau no bolso, quero vaga prá ser promovido e ganhar mais...rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  22. A HABILITAÇÃO QUE NÓS STS DEFENDÍAMOS ERA NOS MOLDES DO BOMBEIRO, OU SEJA, SEM CLASSIFICAÇÃO E MANTENDO A ANTIGUIDADE, PORÉM, O QUE VEMOS É QUE O INTERESSE DE PESSOAS QUE ESTÃO LÁ ATRÁS NO ALMANAQUE EM TENTAR BURLAR O PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA HIERARQUIA, INSTITUÍNDO MAIS UMA FAMOSA ONDA DE CANGALHAS. ASSIM SENDO, NÃO SOU A FAVOR DESSE DECRETO, SOU ST ANTIGO E ESTOU INDIGNADO.
    ESSA É MAIS UMA TENTIVA DE ALGUNS INTEGRANTES DESSA TURMA EM TENTAR PROGREDIR NA CARREIRA SEM ESFORÇO. HORA, ATÉ NOVEMBRO NO MÁXIMO SÓ DEVEM SURGIR 50 VAGAS, COMO MANDAR UM CURSO COM 200, ONDE A CLASSIFICAÇÃO SE DARÁ NO CURSO? ISSO É UM DESRESPEITO AOS 50 STS MAIS ANTIGOS, POIS ESSES ESPERARAM QUASE 05 ANOS PARA CHEGAR A SUA VEZ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SOU ST MAS NUNCA PARTICIPEI DESSAS REUNIÕES POQUE NUNCA ACREDITEI NESSE GOVERNO E SEI QUE ONDE TEM O DEDO DO DEPUTADO TRAIDOR SÓ PODERIA DAR EM MERDA. AGORA NÃO ADIANTA RECLAMAR E CHORAR EM REDES SOCIAIS PORQUE O DECRETO TÁ ASSINADO.O PATO FOI UM DOS CULPADOS DISSO JUNTO COM UM MONTE DE BITOLADOS QUE SÓ PENSAVAM EM SEU UMBIGO E AGORA VIRAM QUE SE FERRARAM. AS URNAS É QUE VÃO DAR A RESPOSTA A ESSES TRAIDORES. MUITOS QUE ESTAVAM NESSAS REUNIÕES AGORA VÃO TER QUE IR EMBORA COM A MÃO NA BUNDA E SEM DIGNIDADE POR PENSAR SÓ NELE. TO PUTO MESMO.

      Excluir
  23. Creio que o decreto pode ser interpretado assim: Habilitam-se todos ST até o dia 05 de novembro. Uma vez habilitados seriam convocados para assumir as vagas na medidas em que elas surgissem, mesmo após o dia 06 de novembro de 2014. Para tanto, o comando geral não deverá abrir nenhum concurso para o CHOAEM, E APENAS CHAMAR os ST já habilitados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo anônimo voçê está certissímo.Se há vagas a preencher não existe justifica legal alguma para abrir concurso interno.

      Excluir
    2. Boa tarde...
      O grande problema é para os ST antigos que não conseguirem uma boa classificação no CHOAEM, e estiverem próximo de serem pegos pela compulsória no quesito IDADE.

      Excluir
  24. Simples:

    Antes do decreto
    As vagas de 2TEN ficam abertam até que seja feito um CHOAEM e os ST sejam promovidos. Todo mundo sabe a novela é que cada CHOAEM. Os STs são promovidos tardiamente, pois até que se faça o choaem ....

    Pós decreto
    Como o prazo acaba em Novembro, e ninguém sabe quando seria o proximo o choaem, e em ABRIL por exemplo o STs ja ficariam no prejuizo de novo, resolveram fazer um CHOAEM no atacado, que servirá para promover quantos forem as vagas em agosto. Só isso.
    Dessa forma, em agosto todas as vagas possíveis (limitadas a 1/4) serão preenchidas.

    Duvida: Se 100 ST fizerem o choaem, e o ST mais recruta for o 01 e o mais antigo for o 100º, e houver 99 vagas, o ST mais antigo vai deixar de ser promovido ? Só lembrando que a lei diz que antiguidade é a colocação no curso de formação ou habilitação. Penso que farão vários curso, mesmo que juntos, mas com atas diferentes para evitar isso.

    Duvida: Não sei se estão divulgando que haverá promoções no ano que vem baseado nesse choaem, se tiverem, fiquem com pé atras, pode ser golpe. Ano que vem, ou muda a lei, ou vai ter de ser caneta. Ter o chaem não é garantia de que pode ser promovido, afinal a lei elenca critério para inclusão no QOPMA e não para o CHOAEM.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ANO QUE VEM É OUTRA HISTÓRIA DE PREFERÊNCIA COM ARRUDA NO PODER

      AI SIM PODERÁ ACONTECER ALGUMA COISA

      AGORA NESTE GOVERNO JÁ NOS ILUDIRAM DEMAIS

      ENTÃO PT SAUDAÇÕES

      E ATÉ ANO QUE VEM COM PT NUNCA MAIS

      Excluir
    2. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Arruda voltar ao poder? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, ele vai é pra jaula, lá sim é o lugar de ladrões e corruptos.
      Votar em FICHA LIMPA.

      Excluir
  25. a policia é sempre assim, nunca pensam como um todo, é sempre um grupinho olhando o proprio umbigo, e vejo o sub papo como sendo um desses, todos sabemos que seu sonho e ser oficial e deputado distrital...

    ResponderExcluir
  26. oh, irmão, os sonhos do Pato não são crimes... Ou você não sonha ser oficial?

    ResponderExcluir
  27. A pergunta é para que serve essa tal habilitação o comandante geral vai abrir os quadros vai dar uma injeção de animo na tropa ou é só para habilitar um monte de sub e o cara ficar a vida toda segurando vaga sem ir embora .Convenhamos né aqui nao se faz nada direito afff....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para que se faz o CAP ou CAEAP?

      Excluir
  28. Quer conhecer o carácter do homem? Então dê o poder à ele! OL

    ResponderExcluir
  29. Esse decreta não tem validade,pois a lei federal sobrepõem sobre o decreto,e é só ajuizar uma ação depois de 5 de novembro que terão o direito de fazer a prova, além disso quero lembrar que parar ser promovido à 2º ten terá que possuir um curso superior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo voçê está equivocado, na verdade a lei autoriza o Governador do DF por decreto sobrestar o cumprimento do artigo que trata do CHOAEM por 05 anos, Foi o que ele fez.Cordialmente O PRAÇA.

      Excluir
    2. pessoal, pelo que vi este decreto apenas habilita os atuais sub tenentes. para as vagas que surgirem ate novembro, estarao prontos pra serem promovidos. agora a partir de novembro exige-se curso superior e concurso. e a exigencia legal e pra acesso ao quadro QOPMA, ou seja , promoção a 2 tenente. portanto, nao se preocupem, este decreto so tem valor ate novembro... nao tem como habilitar agora pra promoções futuras......

      Excluir
  30. Os superiores não querem oficiais QOPMA ANTIGO QUEREM RECRUTAS TIPO 22, 19, 20 PORQUE TERAM MAIS TEMPO PARA TIRAR OFICIAL DE DIA, SER ENCARREGADOS DE IPM SINDICANCIA E OUTRAS COISINHAS MAIS SENDO QUE O ANTIGÃO SE ARROCHAR MUITO VAI EMBORA MAIS UM GOLPE NOS ANTIGOS ESTÃO IMPEDINDO O ANTIGÃO DE IR EMBORA COM SALARIO MELHOR SENDO QUE O SE OS ST RECRUTAS FICAREM NO TOPO COMO QOPMA OS ST ANTIGOS TERAM QUE IR EMBORA LIMITANDO NOSSAS PROMOÇÕES SOMENTE A PRIMEIRO E ST TENENTES MUITO BOM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 22 19, 20, recrutas???
      que papo é esse??
      respeito é esse???
      Que é isso irmão, se valorize mais.

      Excluir
  31. AOS COLEGAS QUE ESTAO ENTRANDO NA POLICIA ESSE E O MELHOR LUGAR DO MUNDO PARA SER PROMOVIDO...VEJAM EU COMO EXEMPLO: AOS 18 ANOS DE POLICIA EU FUI A CABO COM 24 ANOS SAI SGT E EU ACHO COM 35 ANOS VOU CHEGAR A SUB TEN..... MAS ACHO QUE VOU PRECISAR DE DUAS MOLETAS PARA ENTRAR EM FORMA

    ResponderExcluir
  32. CARO , ST PATO O SRº AFIRMOU EM SEU BLOG QUE PARTICIPOU DO PROCESSO QUE DEU ORIGEM A ESSE DECRETO QUERIA POR GENTILEZA QUE O SRº EXPLICA-SE QUE VANTAGEM EXISTE PARA OS MAIS ANTIGOS DE ST JÁ QUE IRAM FAZER UM CURSO COM UM MAIS MODERNO E CORRER O RISCO DE FICAR FORA DAS VAGAS EXISTENTES E AINDA NÃO MAIS SEREM PROMOVIDOS APOS COMEÇAR A VIGORAR NOSSA LEI QUE REGULAMENTA O ACESSO AO QOPMA EXIGINDO A PROMOÇÃO MEDIANTE CONCURSO E ISSO COM CERTEZA VAI GERAR UM MONTE DE AÇÕES NA JUSTIÇA CASO ESSE DECRETO SEJA APLICADO APOS NOVEMBRO POR GENTILEZA ESPERO UMA RESPOSTA.

    ResponderExcluir
  33. eu avisei no passado nao confie no pato, e agora vcs tiveram a certeza do q falei no passado

    ResponderExcluir
  34. Prezado colega das 11:25 entendo a sua revolta, mas não posso concordar quando em seu comentário ofende parte de nossos colegas de farda. Talvez seja por isso que o blog do sgt Pires da Rocha também tenha moderado seu comentário, que diga-se de passagem, está carregado de palavras de pura razão.
    Desculpe colega, mas peço que refaça seu comentário.

    Abraços,

    Poliglota...

    ResponderExcluir
  35. Sou sgt de 94, hj ST,será que vou embora se conseguir sair ten Qopma????muitos criticam os antigos,nos chamando de nalfas,usando a falta de respeito,com o colegas de profissão,! O meu erro, foi não querer atropelar os colegas,como muitos ja fizeram,passando por cima de quem tava na fila........o que me deixa mas puto,e a falta de respeito,....a falta até de educação,quando leio certos comentarios aqui no blog,chego a duvidar se e pm.Chega ao ponto que o camarada,declara que odeia a policia militar,mais ao mesmo tempo quer ser oficial.vai entender uma porra dessa!!!

    ResponderExcluir
  36. Creio que em razão de dos cursos de CFP I e II, e ainda, um curso do choaem em andamento, a falta de instrutores é evidente. O tempo é curto para habilitar todos os ST em duas ou três turmas. Assim, para não correr risco de tumultuar mais a frente, o correto é que todos os ST façam o curso de habilitação ao mesmo tempo, em uma única turma, seja via plataforma virtual ou mesmo na católica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PLATAFORMA O QUE?? VIRTUAL?? ESTÁ PENSANDO QUE ESTÁ AONDE...
      NO DETRAN?? NO DER?? NA PCDF?? OU MELHOR, EM ALGUM LUGAR REALMENTE SÉRIO!!
      OU SEJA, ESTAMOS OUVINDO ESSA HISTORINHA DESDE MUITO TEMPO DE QUE OS TAIS CURSOS, SEJAM ELES.. CAP, CAEP, CHO, CAO, CAEO; SERIAM TODOS TRANSFORMADOS EM VIRTUAL JUSTAMENTE POR CONTA DE DIVERSOS ERROS, FALHAS DA PRÓPRIA PM!!
      QUE POR SINAL SÃO INÚMERAS, TAIS COMO: VEJAM QUE NEM APÓS DOIS CFPS PORCOS... FEITOS NA TORA, SEGUIDOS DE DIVERSAS VAGUINHAS.. O SISTEMA NÃO APREENDE!!
      E O RESULTADO É O QUE ESTÁ ROLANDO NO CFP3, E VAI ROLAR AINDA NO CFP4 E SEGUINTES... QUE É O QUE: POUCOS INSTRUTORES, POIS PRA SER UM NÃO COMPEÇA NADA.. POIS ALÉM DE SER ALTAMENTE SUGADO, CONCORRE A SUA ESCALA NORMAL DA SUA UNIDADE E TAMBÉM A DO CURSO.. BANHEIROS SEM PAPEL HIGIÊNICO, BANHEIROS INACABADOS (NÃO POSSUEM DIVISÓRIAS PRA FAZER O NÚMERO 2), RESUMINDO, NÃO SE APREENDEU LITERALMENTE NADA X NADA COM AS ÚLTIMAS DUAS TURMAS!!
      E QUEREM FALAR EM CURSO VIRTUAL??
      FALA SÉRIO!! UMA COISA QUE TODOS NÓS SABEMOS QUE REINA NA PM É A COMPLETA E TOTAL DESORGANIZAÇÃO DE TUDO!!
      POIS QUANTO MAIS ZARALHO, MELHOR... E SABE PORQUE?? PORQUE NÃO SÓ O SISTEMA LUCRA COM ISSO, COMO TAMBÉM QUEM LIDERA O SISTEMA..
      AFINAL DE CONTAS?! PRA QUE VOU FAZER PROJETOS BÁSICOS, TERMOS DE REFERÊNCIAS E ETC... SE NA HORA SEMPRE VAI TER INÚMEROS OTÁRIOS PRA FAZEREM VAGUINHA...

      OU SEJA, ENQUANTO OS ANTIGOS, OS NOVINHOS E PRINCIPALMENTE OS RECRUTAS QUE ESTÃO CHEGANDO AGORA.. CONTINUAREM ACEITANDO A PARTICIPAR DE TAIS ESTORSÃO ESCANCARADAS PRA QUE ASSIM SUPREM AS NECESSIDADES DE DESORGANIZAÇÃO DO SISTEMA, NÃO ADIANTA!! NADA REALMENTE IRÁ MUDAR.. AFINAL DE CONTAS, É MUITO COMODO NÃO FAZER NADA E DEIXAR PROS OTÁRIOS LEVANTAREM A GRANA E DEPOIS ELES MESMOS FAZEREM AS COISAS...

      PS: ESQUEÇAM TAIS CURSOS PRA SAIR ISSO OU AQUILO, POIS NA LEI (JÁ LI AQUI INÚMERAS VEZES POSTADO PELO LOUCO DO NOVINHU) ELA DÁ A BRECHA PARA QUE SEJAM TODOS HABILITADOS DE UMA SÓ VEZ.. MAIS SÓ DEPENDE DE QUEM MESMO?? DE NOSSO MARIONTE GERAL!! SE ELE NÃO QUISER, OPS!! SE O GOVERNADOR NÃO QUISER ASSIM.. ASSIM NÃO SERÁ!! E LOGO, DIVERSOS POLICIAIS CONTINUEM NA MESMA... CAINDO OS DENTES A ESPERA DE UM CAP, CAEP E OS MAIS CONCORRIDOS, ESQUECEM...

      SPARTACUS

      Excluir
  37. Respostas
    1. 3º CIA CFP II


      ESSE NEGÓCIO DE PROVA INTERNA PRA ISSO E AQUILO TA ERRADO.´Só dá maracutaia.
      O Governo quer que o Policial fique na corporação e que o mesmo trabalhe satisfeito?
      Então faça o seguinte:
      5 anos SD;
      3 anos CB;
      3 anos 3º sgt;
      3 anos 2º sgt;
      3 anos 1º sgt;
      3 anos ST;
      3 anos 2º ten;
      3 anos 1º ten;
      3 ano CAP e
      1 ano MAJ.
      INDEPENDENTE DE VAGAS.
      Reserva remunerada compulsória aos 30 anos de efetivo serviço Policial.
      Acabaria com esse tanto de agregados fazendo serviço em outros orgãos ( Voltariam todos para a tropa)
      Se quiser ficar mais tempo ma Polícia, depois volta para o CIADE.
      O QUADRO NÃO TRAVARIA, NÃO FALTARIAM PRAÇAS NEM OFICIAIS E TODOS APOSENTARIAM COM UM SALÁRIO DIGNO DE MAJOR (mais ou menos o valor de um agente especial da PC)

      Excluir
  38. CAROS AMIGOS E ST'S MAIS ANTIGOS DO ALMANAQUE DA PMDF VOCES VAO SER PREJUDICADOS POR A GANANCIA DOS MAIS NOVOS QUE USANDO DE POLITICAGEM CORRERAM POR TRAS E CRIARAM UMA MINUTA DE DECRETO NO COLO DO TRAIRA E LEVARAM PARA O COMANDO ALEGANDO QUE TEM A CHANCELA DE TODOS PARA TAL DECRETO, ENTAO VEJAMOS QUE O GOVERNADOR OU GOVERNO NAO TEM CULPA ALGUMA DESSE DECRETO MAS SIM OS QUE GANICIOSAMENTE ENGANARAM VOCES POIS COMO VOCES VAO COMPETIR COM OS MESMO POIS SUA VIDA DEDICADA AO TRABALHO OS IMPIDIRAO DE FREQUENTAR UM CURSO REGULAR A LEMBRANDO QUE VOCES NO PASSADO FIZERAM CURSOS DE VARIOS COM CFC,CFS E AINDA NO TRANSCORRER DA VIDA CASTRENCE O DIA DIA NORMAL DE SEUS AFAZERES SEM FALAR QUE A VIDA DENTRO DA PMDF ERA MAIS DURA DO QUE HOJE, AGORA RESTAM A VOCES A REFORMA POIS VAO FICAR ATRAS DOS MAIS NOVOS E A DEMANDA DE VAGAS NAO E SUFICIENTE PARA VOCES, CONTRARIANDO A MAXIMA QUE ER O MAIS ANTIGO NA FRENTE E LOGO DEPOIS OS OUTROS IREM OCUPANDO AS VAGAS DOS MESMO POIS IRIAM PARA A REFORMA, AGORA OS MAIS NOVOS NA FRENTE FECHA DE VEZ O QUADRO E VOCES VAO FICAR AI TRABALHANDO SEM A DEVIDA PROMOÇÃO ENTÃO E MELHOR NEM FAZER O TAL CURSO DE HABILITAÇÃO VOCES NÃO ACHAR MELHOR IREM EMBORA E DEIXAR A PMDF SEM SEUS CONHECIMENTOS DE ANOS A FINCO NA VIDA CASTRENCE E OS MAIS NOVOS GANANCIOSOS ASSUMIREM QUE SAO OS ALGOS DA TRAIÇÃO DE SEUS UMBIGOS. NAO VALE A PENA SABER QUE NAO IRA MAIS PROGREDIR NA SUA VIDA PROFICIONAL. A PATATADA LEMBRAREMOS DISSO FEITO A COVARDIA COM OS MAIS ANTIGOS, COMANDO E OFICIAIS NAO PREJUDICA OS PRAÇAS MAS SIM OS PRAÇAS SE PREJUDICAM COM SUAS PREMICIAS DE ESPERTALHOES, OLHEM UM CADETE VAI ATE O POSTO DE TC SEM PREJUDICAR QUALQUER UM DE SEUS PARES, ENTAO MIREM NO EXEMPLO QUE TEM DENTRO DA PROPRIA CASA E PAREM DE FALAR OU QUERER MOSTRAR ALGUMA COISA QUE REALCAR A JUSTIFICATIVA DESSE DECRETO. PONTO FINAL PATALHADA DA TRAIRADA.

    ResponderExcluir
  39. Muitos de vcs são bobos e estão perdendo energia com discussões tolas. O Comandante-Geral da PMDF faz o que quiser a respeito do CHOAEM. Uma coisa é certa, se não houver habilitação até a vigência do Decreto 33.244 de 14 de outro de 2011, o CHOAEM só "poderá" ocorrer de acordo com o artigo 32 da lei 12.086/09. Há, nos corredores da PMDF, Coronéis dizendo que não realizarão o concurso para o CHOAEM, ou seja, esse "poderá" escrito acima é exatamente para acabar de massacrar e extinguir aqueles quadros administrativos e especialistas. Melhor é decretar o fim da PMDF!!!

    ResponderExcluir
  40. No mínimo deveriam respeitar a antiguidade dos SubTen e lavarem a boca, ou melhor as mãos, pois estão digitando, antes de criticarem. Aguardema vez, bando de novinhos ambiciosos, só olham para o próprio umbigo.

    ResponderExcluir
  41. Atentem para um detalhe ao qual o Cel Leão se ateve: há várias formas de realizar um processo seletivo destinado a aferir o mérito intelectual (não tem que ser necessariamente por meio de provas, pode, sim, ser feito, apenas, pela classificação no curso).
    Obs. LEIS SÃO FEITAS PARA SEREM INTERPRETADAS. Por isso, os juízes divergem.

    ResponderExcluir
  42. Agora em abril completo 03 anos como ST, esse ano faço 27 anos somente de "policia", fiquei 09 anos e meio como 3º SGT, 06 anos 2º SGT e 01 ano como 1º SGT; Sou considerado "antigão", no realinhamento passado fui prejudicado, eu e minha turma, pra se ter uma ideia, em 1996 eu tinha de SGT, neste mesmo ano iniciou-se um CFSD e muitos deste SD's hoje são ST junto comigo, eles estão parcialmente bem, pois foram beneficiados com o realinhamento e me alcançaram, agora que surgi uma oportunidade de corrigirem mesma que de forma paliativa as injustiças do passado, vejo muitos que ainda são novos na Instituição reclamando e torcendo para "Decreto" não ir adiante, quanto egoísmo e ambição, ora, não existe meio mais justo de beneficiar a categoria do que a promoção por antiguidade, todo mundo tem que esperar sua vez chegar; Espero que esse decreto siga adiante e que todos os STs sejam habilitados e que em um curto espaço de tempo sejamos promovidos e possamos ir para RR com mais dignidade. Ainda me faltam três anos para fechar os trinta de policia.

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com