terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Palmas para a ação do Ministério Público do Distrito Federal

Por Edson Sombra
A crise que atravessa a segurança pública no Distrito Federal e que gerou os protestos nas ruas de Águas Claras no final de semana, parece que não deve arrefecer tão cedo, e está aflorando na população, é a resposta contra um problema de comportamento de alguns integrantes do Executivo e do Legislativo do DF. A demagogia. ...

Eles, os demagogos, diante dos gritos coletivos de irritação e impaciência, dos protestos que não têm dono nem liderança, fingem, dizem não saber o que a sociedade quer.

Mas o que quer a sociedade?  No momento ela clama por segurança pública. Por acaso, isso é tão difícil de entender?

Nos últimos meses, os princípios que deveriam reger a nossa cidadania, vem sendo vilipendiados diuturnamente. O sociedade se sente só. A sociedade quer o fim da impunidade que assola as nossas ruas, as nossas escolas, os nossos shoppings, os nossos restaurantes, os nossos estacionamentos e principalmente as nossas casas, nem nelas temos mais segurança. Estamos cansados de vermos os bandidos soltos debochando de quem é honesto. É assim em todo o Distrito Federal, não há tranquilidade em lugar nenhum de nossa cidade.

Por que isso é tão difícil de entender?

Por que falar a imprensa que está tudo bem e que a policia voltou as ruas, e sentir o desprazer de serem desmentidos pelos bandidos, que a exemplo da semana que passou, barbarizaram nas caras de todos. Demonstraram fraqueza. Contrário a esse cenário o Ministério Público fez na sexta-feira o que GDF deveria ter feito, e não o fez. O MPDFT buscou um ponto de inicio para o debate, para o diálogo. Não prometeu, fez.

Não esqueçam os políticos de nossa cidade que bases frágeis de poder, costumam desmoronar, não existe estado que resista à mitigação de seus pilares, de seus princípios fundamentais. Por que isso é tão difícil de entender?

Um dos princípios que regem uma república, é de que os ocupantes das funções Executiva e Legislativa representam o povo, decidindo em seu nome, à luz dos princípios da responsabilidade, probidade, lealdade, honestidade e impessoalidade. A responsabilidade e a honestidade configuram como baluartes centrais da noção de representatividade e se não estiverem presentes nos representantes do povo, transmudam para a demagogia e desrespeito ao cidadão. E faltou o quesito responsabilidade, ao em 2010 prometerem o céu, o mar, o sol e o infinito a essa categoria tão sofrida que é o militar, seja ele bombeiro ou policial. Foram muitas as promessas feitas, e devem sim, serem cobradas tanto do Executivo quanto do Legislativo.

Diante do que passa a nossa população, só mesmo recorrendo ao Ministério Público do Distrito Federal. Ele sim teve a coragem de colocar o dedo na ferida, avocando para si, uma responsabilidade que inicialmente é dever do Executivo e do Legislativo.

O que vem acontecendo com a Policia e Bombeiros Militares do Distrito Federal jamais foi visto em sua historia. Faltam-lhes com o respeito. De muito tempo faltam-lhes com o respeito.

E os representantes do povo, que são eleitos para atuar com responsabilidade, devem se assemelhar aos que representam. Devem refletir o povo, conhecendo suas necessidades, solidarizar-se com os infortúnios que recaem sobre a cabeça dos representados e atender a todos os anseios do povo que os elegeu. E os integrantes dessas duas corporações também elegeram os governantes e alguns legisladores que ai estão ai. Ou não elegeram?

Lembrem-se, em nenhuma hipótese, absolutamente em nenhuma hipótese, a atuação dos representantes do povo pode distorcer-se para buscar interesses pessoais, sórdidos e inconfessáveis. Os representantes do povo não podem atuar no sentido de fomentar na população ilusões momentâneas e que não contribuam para que seja alcançado o bem comum, de todos, sejam eles pobres ou ricos. E ilusões foram prometidas aos integrantes da Policia e Corpo de Bombeiros Militares do Distrito Federal na campanha de 2010.

Infelizmente, nos últimos anos, o que vemos aqui em Brasília, são os princípios fundamentais que devem reger a relação entre os representantes (políticos) e representados (povo) há muito sendo desvirtuados e o cidadão sendo roubado, de todas as formas, a cada minuto de sua vida, aqui rouba-se até a esperança. O estopim esta aceso. E foi preciso mais uma vez o Ministério Público fazer um alerta: a solução do problema dos policiais militares só será resolvido com a participação do Governo Federal. Os integrantes do Palácio do Buriti fingem que não sabem, ou não sabem mesmo?

A população teve em 2010 a esperança de mudanças, de novamente termos uma cidade melhor, novamente diferenciada e que servisse outra vez de exemplo para o resto do Brasil, foi com essa vontade que Brasília elegeu os que ai se encontram, para servir e nos dar bons exemplos.

Fomentar ilusões, com shows, circos, ingressos para partidas de futebol e recepcionar a Copa do Mundo de 2014, não é mais o suficiente para calar a indignação que bate no peito da população de Brasília. A construção do estádio, ou arena, como preferem alguns políticos, não simboliza a modernidade do que quer a maioria do povo, saúde, escolas, segurança e transportes de qualidade, se for possível que seja no padrão FIFA.

Exemplos não faltam, para provarmos a demagogia de uma minoria que hoje tenta desapropriar a cidadania de nossa população, e o policial militar também é cidadão.

As bases da nossa cidade estão ruindo, estão apodrecendo por conta dos odiosos privilégios que são concedidos aos poderosos. As velhas práticas não acabaram, resistem, querem se perpetuar, e isso a população não quer mais permitir.

O mundo das excelências parece ser diferente do mundo dos meros mortais, o mundo dos cidadãos que os elegem. O descompasso entre os representantes e os representados é o combustível dos protestos que se iniciaram no sábado nas ruas de Aguas Claras, domingo passou pelo Eixão, e já tem data para recomeçar. Será no dia 7 e na frente do Palácio do Buriti. Veja abaixo o vídeo.



A população continua se esgoelando pedindo saúde, educação, segurança, transporte público e combate à corrupção. As verdadeiras bandeiras da população que vai às ruas não têm nada a ver com guinadas à esquerda ou à direita, nem com palavras de ordem radicais ou fascistas, nem com a paranoia do golpismo.

As verdadeiras bandeiras do grosso da população, que começaram indo para às ruas têm a ver, isto sim, com um anseio urgente e definitivo por eficiência e ética na atuação de todos os políticos, de todos os partidos, de todos os poderes, de todas as esferas do poder. Aliás, todos são pagos para isso, com o dinheiro do cidadão brasiliense.

Essa crise da Policia Militar não será resolvida por palavras mágicas, com "promessas vans" ou "ameaças", nem pelas manobras das raposas políticas que fazem pouco caso da inteligência das pessoas, nem pela cooptação da mídia, nem por espertezas  impublicáveis  de bastidores, nem por tentativas de cooptação e de controle do movimento social, nem por frases de efeito. Só o pulso forte na tomada de decisões palpáveis poderá resolver o impasse.

Alguns dos integrantes do nosso Executivo e do Legislativo ainda fingem não entender o que se passa, mas não se enganem, se não abandonarem os antigos hábitos, senão recuarem, senão se abstiverem das práticas a que estão acostumados, serão atropelados pela história. E a historia é feita pelo povo, e pelo que vimos o Ministério Público está agindo em defesa do povo. Parabéns senhores promotores do Ministério  Público do Distrito Federal e Territórios.


Fonte: Edson Sombra / Redação / Colaboradores - 04/02/2014 - - 13:59:56

45 comentários:

  1. É duro saber que daqui a alguns meses terei que me aposentar com um salário de subtenente que com os descontos não chega nem a 7.000... Depois de tudo que vivenciei e todo o tipo de estresse que passei...Afinal é isso que mereço?????? ST Linha dura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu camarada eu não estou aguentando mais isso aqui,estou indo 2 sargento,cansei,prefiro dar meu sangue para mosquito pescando do que na caserna,cansei,cansei,fui.

      Excluir
  2. MÍDIA FASCISTA, SENSACIONALISTA!
    MÍDIA FASCISTA, SENSACIONALISTA!
    MÍDIA FASCISTA, SENSACIONALISTA!
    MÍDIA FASCISTA, SENSACIONALISTA!

    ResponderExcluir
  3. FEV4


    O deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF) informou que entrará hoje com um pedido de impeachment do governador Agnelo Queiroz na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

    De acordo com o parlamentar, “o pedido se sustenta com base na incapacidade de gestão do governador” diante da onda de violência no DF.

    O pedido do deputado precisa enfrentar um longo caminho na Casa. Primeiro, a Procuradoria Legislativa da Casa irá analisar a admissibilidade do requerimento, ou seja, se ele contém documentos e testemunhas que comprovem a denúncia. Em seguida, o pedido precisa passar por uma comissão especial e, finalmente, por votação no plenário, onde precisa obter o apoio de 16 dos 24 parlamentares.

    Reunião

    A bancada de deputados federais do DF se reúne hoje para discutir soluções para o aumento da violência. Representantes da PM, bombeiros e UnB serão ouvidos.

    Fonte: Jornal Destak
    - See more at: http://docafezinho.com.br/?p=31209#more-31209

    ResponderExcluir
  4. A população estar do NOSSO LADO, percebe agora que a IMPRENSA estar escondendo os PODRES do governo, eles da imprensa, agora irão se voltar contra o governo, observemos os telejornais até sábado pra ver, hoje no DFTVmentirinha eles já divulgaram que já NÃO somos a PM mais bem paga do Brasil, logo irão divulgar a diferença e o tratamento DESIGUAL que recebemos desde outros governos, mas NÃO nos ENGANEMOS, vejam que o comandante geral foi posto como mediador pelo governador, DESMERECENDO e CONFIRMANDO de vez a INUTILIDADE do cargo de Secretário de Segurança aqui no DF.

    ResponderExcluir
  5. Poliglota, sabe porque o governador Agnelo, não fala mais com a PM.
    Veja: http://www.edsonsombra.com.br/post/agnelo-queiroz-ate-o-silencio-o-condena

    ResponderExcluir
  6. "Agnelo Queiroz" Até o Silencio o Condena

    Matéria do SBT fala a verdade sobre o Governador.
    ASSISTAM e Repassem para as redes sociais.

    fonte: http://www.youtube.com/watch?v=eN_GpXANcNk#t=41

    ResponderExcluir
  7. O que é reestruturação de carreira para as cabeças pensantes do DFTV: viaturas novas, coletes, munições... Ave! E independente do valor que está no contracheque quando levamos em consideração o custo de vida no DF despencamos para 13° no ranking (vide tabela abaixo). E quem foi que soltou o Sansão!?

    http://abordagempolicial.com/wp-content/uploads/2012/06/salario.png

    ResponderExcluir
  8. MP VAI TE DAR AUMENTO?
    TJ VAI TE DAR AUMENTO?
    VÃO TE DAR CHICOTAS?
    NÃO!!!!!!

    JAMAIS IREMOS FAZER UMA OPERAÇÃO ARROXO!
    POIS ESTAMOS CANSADOS DE TRABALHAR COMO JUMENTOS E NÃO GANHAR NADA!
    A PM É A PRINCIPAL FORÇA NA SEGURANÇA NO BRASIL! FATO!!!!!!
    O NOSSO TRABALHO É UM DOS MAIS IMPORTANTES DO BRASIL!!!!!

    JÁ SE FORAM 03 ANOS E NADA!!!!
    SÓ VOLTO A TRABALHAR QUANDO O AUMENTO ESTIVER NA CONTA!!!!!

    O policial que for pego fazendo coisas fora da lei sera punido com até com possível demissão essas são palavras do governador do distrito federal!!!!

    A lei determina que quem fizer o contrario disso esta infringindo a lei:

    -NÃO DIRIJA VIATURA SEM TER O CURSO EXIGIDO NO CTB!!!!
    -NÃO ABORDE SEM FUNDADA SUSPEITA!!!!
    -ORIENTE O CIDADÃO NO TRÂNSITO!!!!
    -NÃO USURPE A FUNÇÃO ALHEIA (investigação, vigiar corpo, Ibama, DER, TecPen...)
    -FAÇA O QUE A LEI MANDA!!!
    100% DESMOTIVADO E A FAVOR DA PEC 51!!!!

    DIGNIDADE, RESPEITO E VALORIZAÇÃO!!!!

    ResponderExcluir
  9. Hoje assisti,pela primeira vez,o programa "cidade alerta".O âncora do jornal simplesmente abriu o verbo em favor das forças policiais e da sociedade.Nada me estranhou tal atitude,pois assim como o seu pai,saudoso Silvio Linhares,o mesmo também honra as calças que veste.Parabéns Fred,não conhecia seu programa,mas serei assíduo em assisti-lo de hoje em diante.O velho Silvio deve estar muito orgulhoso do filho que tem.

    ResponderExcluir
  10. OPERAÇÃO GDF CUMPRA O PROMETIDO!
    OPERAÇÃO GDF CUMPRA O PROMETIDO!
    OPERAÇÃO GDF CUMPRA O PROMETIDO!

    ResponderExcluir
  11. NESSE DESGOVERNO NINGUEM FALA SÃO TODOS MUDOS E SURDOS,
    VAMOS CONTINUAR GRITANDO PORQUE FELISMENTE ESTAMOS NO CAMINHO CERTO

    ResponderExcluir
  12. O MAIS INCRIVEL É QUE É NECESSARIO UMA PESSOA, LOGICO CIDADAO( EDSON SOMBRA), MAS QUE NAO FAZ PARTE DA CUPULA DA PMDF VIR A PUBLICO EXPOR A VERDADE COISA QUE OFICIAS SUPERIORES NAO FAZ, OFICIAIS (ALGUNS, NAO TODOS) QUE DIZ MUITO A RESPEITO DE DIGNIDADE PAR A COM A CORPORAÇAO, MAS OS MESMOS NAO SABE O QUE É ISSO. POIS HOJE UM OFICIAL TAL, ATRAVES DE UMA EMISSORA X DIZ QUE A REMUNERAÇAO NAO É IMPORTANTE, MAS O QUE MESMO TEM A DIZER DAS GORDAS GRATIFICAÇOES(INCONSTITUCIONAIS) QUE ELES GANHAM, POR QUE ENTAO NAO ABREM MAOS, NOS PRAÇAS NAO ESTAMOS REIVINDICANDO GRATIFICAÇOES MAIS SIM RESPEITO, ENQUANTO UM OFICIAL EM 10 ANOS NA CORPORAÇAO NO MINIMO É CAPITAO PRAÇA MAL CHEGA A GRADUAÇAO DE CABO COM UMA DIFERENÇA MISERA DE 150 REAIS LIQUIDO, POR QUE QUE UM OFICIAL TEM QUE GANHAR TAO BEM PARA EXERCER SUA FUNÇAO DE OFICIAL E AINDA GANHAR GORDAS GRATIFICAÇOES. SERA QUE O VALOR DO IMOVEL, GASOLINA, ALIMENTAÇAO EM FIM TODOS GASTOS MENSAIS DE UM OFICIAL É MAIOR QUE O DO PRAÇA. E O MAIS ENGRAÇADO QUE A SOCIEDADE NAO VE ESTA SITUAÇAO, O MPDFT, O JUDICIARIO A MIDIA COMPRADA FAZ DE CONTA QUE NAO VISUALIZA NADA.

    ResponderExcluir
  13. MANCHETE DE JORNAL DA CIDADE INFORMA QUE MORTE DE GAROTO NA ESTRUTURAL TENHA SIDO MODIVADO POR APELIDO, AGORA SERA QUE É CULPA DA POLICIA QUE TAIS BARBARIES ACONTEÇE E AS OUTRAS INSTITUIÇOES COMO FAMILIA, SECRETARIAS DIVERSAS, LEGISLATIVO, EXECUTIVO, JUDICIARIO, MPDFT NINGUEM TEM RESPONSABILIDADE. OU SEJA TODOS TIPOS DE MASELAS DA SOCIEDADE SE RESOLVE COM POLICIA MILITAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já é normal do GDF colocar sua incompetência na costas da PM.

      Excluir
  14. Poliglota,pergunto a você se você participou dessa citada reunião porque quem nos representa hoje verdadeiramente é você,não desmerecendo a presença dos outros representantes do NMU.
    Até dia 13 em nossa reunião.

    ResponderExcluir
  15. Por favor,alguem cale esse sansao!

    ResponderExcluir
  16. Quanto a reunião não compareceram o ILUSTRÍSSIMO GOVERNADOR nem Mmº Sr COMANDANTE DA PMDF, resumo da ópera= MAIS DO MESMO

    ResponderExcluir
  17. Os integrantes do CBMDF e da PMDF são mais não se sentem fazendo parte da sociedade. Continuemos tentando fazer uso de nossa cidadania mesmo que para isso nos usem como bode expiatório de tudo que é ruim. O bem-estar da população como bem mostrou o vídeo passa também pela saúde e educação ou seja a má gestão é geral e a insatisfação de Bombeiros e Policiais não pode ser culpada por tudo. Será que os governantes irão dizer que essa manifestação também é fruto de sabotadores de meia dúzia e o povo está chorando de barriga cheia e os que comparecerem 07/02 às 20h no Palácio do Buriti estão querendo fazer politicagem.
    Mesmo com a parcialidade da mídia com sua meia verdade não só aqui no DF mais em todo o território nacional o povo se fez patrão e estão indo as ruas cobrar de seus empregados temporários, principalmente do executivo responsabilidade, probidade, lealdade e honestidade por que o contrato termina agora no final do ano.
    Em certo ponto da matéria o Jornalista Edson Sombra demonstra surpresa quando diz:
    “Por que falar à imprensa que está tudo bem e que a polícia voltou as ruas”
    A surpresa deveria ser por que a imprensa se deixa dominar dessa forma e não passa a verdade. É triste ver a imprensa que deveria ser o alicerce da democracia se dobrar ao sistema. Ainda bem que as informações deixaram de ser um monopólio com o advento da internet.
    "Quem controla o passado controla o futuro; quem controla o presente, controla o passado... quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente agora?! “
    George Orwell

    ResponderExcluir
  18. Eu acho que já estava mais do que na hora da sociedade e das demais pessoas em geral tomarem conhecimento do que a PMDF sempre fazia e fez no seu dia-a-dia durante muito tempo além de cumprir o seu papel constitucional. Hoje a população sente falta do trabalho que era feito no trânsito, bem como do socorro a diversos tipos de necessidades das pessoas como um apoio médico, do transporte de acidentados, da preservação dos locais de cometimento de crimes bem como em outros tantos apoios prestados por esta tão valorosa bicentenária Instituição, deixando bem claro que a PMDF SEMPRE FEZ SERVIÇOS DE OUTRAS CATEGORIAS, SEMPRE FEZ MAIS DO QUE A SUA OBRIGAÇÃO, SEMPRE FEZ MUITO MAIS DO QUE DEVERIA POR DEVER LEGAL, e o que a PMDF ganhou por tamanho esforço desprendido em prol da sociedade? Respondo: Ingratidão, preconceito, silêncio e indiferença, foi classificada como uma facção, por fazer pouco caso da falta de segurança e por ser a culpada por tal, nossos homens que diuturnamente defendem a sociedade, são chamados de preguiçosos, criminosos e baderneiros como foi dito em inúmeros canais televisivos e por inúmeros repórteres de ocasião. Lembro aqui ais senhores que a PMDF não parou e não esta em greve, e não irá parar, simplesmente está fazendo o que determina a lei, mas fazer apenas o que manda a lei não é suficiente, a sociedade sente falta, porque sabe que esta abandonada, que ter apenas uma polícia teórica não os protege, a sociedade precisa de uma polícia prática, mais humanitária, mais comunitária e que acima de tudo ame o que faz e que muito pelo contrário não sinta vergonha do que faz e do que representa frente às demais categorias valorizadas pelo governo.
    A sociedade precisa desse algo a mais, pois ela só tem a polícia como defesa e como única força capaz de defendê-la diante das selvagerias que as mutila e vitima diariamente, pois nossos governantes inertes, com suas leis que possuem apenas a serventia de dar inúmeras chances a homicidas, latrocidas, estupradores, pedófilos e outros tantos a continuar fazendo a cada dia mais vítimas, como pais de famílias, filhos esposas, etc... Leis brancas, leis brandas e continuamos a morrer....
    Pois bem, aqui cabe outra pergunta: Isso tudo é por culpa da polícia? Adianta o policial, a polícia prender e a justiça soltar? Os senhores conhecem a expressão “enxugar gelo”, pois bem é o que acontece, mas diante de toda esta dificuldade, a polícia muitas das vezes desempenha o seu papel com maestria e perfeição, às vezes, nem sempre é verdade uma coisa ou outra pode dar errado, mas tenham a certeza que a maioria dos policiais que agem, não o fazem para errar, sempre buscam o êxito e a assertividade. Em contrapartida esses policiais precisam de estímulos, precisam ser valorizados e compreendidos como amigos da sociedade e não como culpados o que vem sendo feito há anos por governos diversos, para ilustrar como o problema é complexo e não só única e exclusivamente por parte da polícia, vou deixar alguns questionamentos de como nem sempre o culpado por uma má prestação de serviço ou de um atendimento é culpa do profissional de ponta:
    Falta de hospitais, hospitais lotados e insuficientes, a culpa é dos médicos?
    Falta de escolas, escolas danificadas falta de vagas, a culpa é dos professores?
    Falta de transporte, ônibus lotados, ônibus que demoram a culpa e dos motoristas e cobradores?
    Acho que esta na hora da sociedade, inteligente como é, entender que não adianta encontrar os fins para justiçar os meios, o que ocorre é que há desmotivação entre os policiais, não se esqueçam que a polícia também faz parte da sociedade e não esta protegida em uma redoma, somos atingidos por estes infortúnios também, não estamos a salvos... Reflitam, pensem, abrão os olhos e cobrem a quem de direito, saibam cobrar e cobrar das pessoas certas, mas antes de mais nada entendam também que para um ser humano não ter valorização, reconhecimento e respeito, fica difícil ter motivação e vontade, pois se torna doloroso olhar os outros de frente e com a cabeça erguida!!!!!!!!!




    ResponderExcluir
  19. ATENÇÃO COMPANHEIROS ESTÃO USANDO A IMPRENSA PARA DIZER QUE VAMOS ENDURECER FISCALIZAÇÃO E ABORDAGENS A POLÍTICOS E PESSOAS LIGADAS AO GDF. TUDO QUE FOR FEITO SERÁ ATRAVÉS DE NOSSA REUNIÃO DIA 13/02, POIS SOMOS NÓS QUE DECIDIMOS O PASSO QUE SERÁ DADO POR MAIORIA DE VOTOS. NÃO CAIAM NA ARMADILHA DESSE TAL SANSÃO (QUE NÃO REPRESENTA NINGUÉM) E PELA IMPRENSA COMPRADA DO GOVERNO. A OPERAÇÃO LEGALIDADE CONTINUA E SÓ PARAMOS SER FOR DECIDO POR NÓS. NÃO ESQUEÇAM REUNIÃO DIA 13/02, VAMOS TODOS DECIDIR O QUE SERÁ FEITO E ESPERO QUE ATÉ LÁ TENHAMOS ALGUMA COISA DE CONCRETO DESSE GOVERNO SEM PALAVRA.

    ResponderExcluir
  20. ESTAMOS UNIDOS NA OPERAÇÃO LEGALIDADE ATÉ O AUMENTO!!!!!!
    NÃO SOMOS MOLEQUES!!!!!!!


    ResponderExcluir
  21. O NOSSO REPRESENTANTE É O POLIGLOTA CERTO?

    Porque não chamaram ele nas reuniões??????????
    Porque o GDF acha que somos moleques!!!!!

    Enquanto o governo não respeitar a família do policial militar a situação ficará do jeito que está!!!!
    Não haverá abordagem, multa....

    ACORDA PRAÇA!!!!!
    90% APOSENTA NA PATENTE DE SARGENTO!!!!!!!
    CHEGA DE SACANAGEM!!!! NÓS LEVAMOS A PM NAS COSTAS!!!!!
    AVANTE OPERAÇÃO LEGALIDADE!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. te falo o pq do governo não chamar o Poliglota para as reuniões,simples,ele sabe que é o único com quem a categoria está fechada realmente e,caso se candidate,com certeza será eleito pois terá o apoio maciço da categoria.

      Excluir
  22. OPERAÇÃO PADRÃO??? TÁ LOUCO??? AINDA BEM QUE ESSA ASPRA REPRESENTA APENAS UMA PARTE IRRISÓRIA DE ALGUNS POLICIAIS QUE AINDA NÃO TIVERAM TEMPO PRA SE DESLIGAR DELA, MAS QUE NÃO DECIDE NADA PELA TROPA, E APENAS NA REUNIÃO DO DIA 13/02 É QUE DECIDIREMOS (TROPA) AQUILO QUE VAMOS FAZER. TRABALHAR IGUAL ESCRAVO, SEM RECONHECIMENTO? NUNCA MAIS!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  23. cala a boca Sansão! @@

    ResponderExcluir
  24. OPERACAO 13 PROMESSAS

    ResponderExcluir
  25. por falar em promessas...por onde anda o cabotão?...cabo misturado com capitão?....aproveite bem sua estadia,seus dias como magnata da traição estão contados....valeu a pena tanta covardia?...

    ResponderExcluir
  26. Rachel,nos aqui em BRASÍLIA estamos felizes, pois sabemos que existem pessoas que acreditam na moralidade deste PAÍS,se estiver se sentindo coagida pelos seus chefes,nos procure, pois aqui no DF, nos te adoramos. ASSINADO; CABO COM 16 ANOS DE SERVIÇO PARABÉNS .,

    ResponderExcluir
  27. Caro poliglota estata rolando no whatsapp uma conta que seria para contribuir em sua defesa.Isso procede? Por gentileza se for verdade confirme para que possamos contribuir.

    ResponderExcluir
  28. Chegou o tempo da vitória.

    Clamaram os praças da PMDF ao Senhor, seu Deus, e disse: Senhor, além de ti não há quem possa socorrer numa batalha entre o poderoso e o fraco; ajuda-nos, pois, Senhor, nosso Deus, por que em ti confiamos e no teu nome viemos contra esta multidão. Senhor, tu és o nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem. 2 Crônicas 14:11

    ResponderExcluir
  29. Alguém poderia costurar com arame a boca do Sgt Sansão.
    Não sou sócio da Aspra, logo o Sgt Sansão não me representa. Quem é ele para decidir o que devo fazer.
    Ele está é queimando o nosso filme, vomitando baboseiras na imprensa, virou motivo de chacotas dos internautas.
    Estou começando a crer que ele está a serviço do GDF. Vocês associados poderiam ligar na Aspra e pedir para ele deixar o individualismo de lado. A nossa luta é uma união coletiva.
    Dia 13 na reunião decidiremos os nossos rumos.

    ResponderExcluir
  30. R$ 6.000? PRA TOCAR TAMBOR, CAVAQUINHO?
    PM = R$ 4.000!!!!!
    VOCÊ TROUXA VAI DAR O SANGUE?
    CLARO QUE NÃO!!!!
    OPERAÇÃO LEGALIDADE ATÉ O CUMPRIMENTO DAS 13 PROMESSAS!!!!

    04/02/2014 14h43 - Atualizado em 04/02/2014 14h46
    GDF abre concurso para 80 vagas para a Orquestra Sinfônica de Brasília
    São 20 vagas para admissão imediata e 60 para cadastro de reserva.
    Salário é de R$ 5.950; inscrição ocorre de 26 de fevereiro a 31 de março

    A Secretaria de Administração Pública do Distrito Federal abre a partir de 26 de fevereiro as inscrições do concurso público para 20 vagas com admissão imediata e 60 vagas para o cadastro de reserva, de nível superior, para músicos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. O salário é de R$ 5.950 mais gratificações.

    No site da organizadora é possível ver o edital (acesse o edital).

    As vagas disponíveis são para músicos especialistas em violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarineta, fagote, trompa, trombone tenor, trompete, tuba, percussão e piano/correpetidor..

    As inscrições podem ser feitas entre 26 de fevereiro e 31 de março pelo site iades.com.br. A taxa é de R$ 78.

    A realização das provas está prevista para o período entre 5 e 23 de maio. As datas e horários serão publicados no DIário Oficial do DF e divulgados no site da organizadora a partir de 22 de abril.

    O concurso terá 2 anos de validade, a partir da homologação do resultado, e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

    http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2014/02/gdf-abre-concurso-para-80-vagas-para-orquestra-sinfonica-de-brasilia.html

    ResponderExcluir
  31. Abordagem Policial e Busca Pessoal - Questões legais e operacionais
    É bom refletirmos sobre a busca pessoal e a abordagem policial, pois são ações que fazem parte do dia-a-dia da nossa profissão. É preciso conhecer as leis e a doutrina jurídica para não extrapolarmos nossa competência legal e, consequentemente, incorrermos em ilícitos penais.

    Diante da fundada suspeita de que uma pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar, o policial pode e deve realizar a busca pessoal, independentemente de mandado. Tal procedimento é previsto pelo artigo 244 do Código de Processo Penal (CPP).

    Art. 244 - A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar.

    A doutrina interpreta extensivamente esse meio de prova (acautelatória e coercitiva) para autorizar, além da inspeção do corpo e das vestes, a revista em tudo que estiver na esfera de custódia do suspeito, como bolsa ou automóvel, desde que haja fundada suspeita.

    Como todo ato administrativo, a abordagem e a busca pessoal possuem os atributos da imperatividade, coercibilidade e autoexecutoriedade, isto é, impõe-se de forma coercitiva, independentemente de concordância do cidadão, e são realizadas de ofício, a partir de circunstâncias determinantes, sem necessidade de intervenção do Poder Judiciário. Assim sendo, no momento da abordagem, cabe ao cidadão tão somente obedecer às ordens emanadas pelo policial, sob pena de incorrer no crime de desobediência, previsto no artigo 330 do Código Penal (CP). Se o cidadão se opor, mediante violência ou ameaça, a ser submetido a busca pessoal, ele pratica o crime de resistência, previsto no artigo 329 do CP. Nesse caso, o policial pode fazer uso da força para vencer a resistência ou defender-se, consoante artigo 292 do Código de Processo Penal (CPP).

    É preciso ter atenção à expressão "fundada suspeita". Somente é permitida a busca pessoal diante de uma suspeita fundamentada, palpável, baseada em algo concreto. Preste atenção na expressão correta: "Fundada suspeita", e não "atitude suspeita". É preciso esclarecer esse ponto, porque, segundo os doutrinadores, a suspeita é uma desconfiança ou suposição, algo intuitivo e frágil por natureza, razão pela qual a norma exige a "fundada suspeita", que é mais concreta e segura.

    No julgamento do habeas corpus nº 81.305, o Superior Tribunal Federal arquivou um processo porque entendeu que a busca pessoal foi realizada sem haver fundada suspeita, ou seja, entendeu que a prova foi obtida por meio ilícito.

    (...) A “fundada suspeita”, prevista no art. 244 do CPP, não pode fundar-se em parâmetros unicamente subjetivos, exigindo elementos concretos que indiquem a necessidade da revista, em face do constrangimento que causa. Ausência, no caso, de elementos dessa natureza, que não se pode ter por configurados na alegação de que trajava o paciente, um “blusão” suscetível de esconder uma arma, sob-risco de referendo a condutas arbitrárias ofensivas a direitos e garantias individuais e caracterizadoras de abuso de poder. Habeas corpus deferido para determinar-se o arquivamento do Termo.

    - HC 81305, Relator (a): Min. ILMAR GALVÃO, Primeira Turma, julgado em 13/11/2001, DJ 22-02-2002 PP-00035 EMENT VOL-02058-02 PP-00306 RTJ VOL-00182-01 PP-00284)
    continua

    ResponderExcluir
  32. continuação
    Infelizmente ou felizmente, a busca pessoal não é legalmente prevista para atividades e ações de prevenção criminal, a exemplo de operações do tipo "Batida Policial", "Blitz Repressiva", entre outras ações em que o cidadão é revistado sem haver a fundada suspeita. Segundo os doutrinadores, a revista pessoal não é um meio de prevenção ou repressão, mas um meio de prova. Tanto é assim que o art. 244 do CPP, que trata da busca pessoal, está disposto no título “Das Provas”. Todavia, é bom salientar que a blitz de trânsito, aquela que fiscaliza documentos e condições do veículo, é plenamente legal, pois é prevista pelo Código de Trânsito.

    O policial "ponta de linha" deve tomar conhecimento dessas questões legais e doutrinárias, pois, caso seja determinado a cumprir operações do tipo "Batida Policial", não pode ter vergonha de falar na rede de rádio ou constar em seu relatório que não abordou ninguém, tendo-se em vista que nenhuma pessoa foi encontrada em fundada suspeita. Se alguma pessoa estiver na fundada suspeita de estar de posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, logicamente o policial deve abordar. Não pode se eximir do seu dever constitucional de preservar a ordem pública e garantir a incolumidade das pessoas e do patrimônio.

    O que eu quero enfatizar é que o policial não deve produzir "números" agindo em dissonância da lei. Ordem ilegal não se cumpre. Certamente que abordagens e operações do tipo "Batida Policial" trazem benefícios para a comunidade, sendo uns dos meios que mais tiram cidadãos infratores das ruas. Sem dúvida. A minha opinião é a de que o policial deveria ter, legalmente falando, mais liberdade para realizar abordagens e buscas pessoais. Porém, nós policiais não podemos resolver os problemas da sociedade criando problemas para nós mesmos. Se a lei fala que a busca pessoal somente deve ser realizada diante de uma "fundada suspeita", cabe a nós policiais agirmos de acordo com a norma legal, pois vivemos num Estado Democrático de Direito, onde nossas ações são rigorosamente disciplinadas por regras jurídicas.
    http://www.universopolicial.com/2009/09/busca-pessoal-e-abordagem-policial.html

    ResponderExcluir
  33. Se um vice-presidente de uma casa constituída é ameaçado de levar uma cotovelada,imagine um PM. CB 16 ANOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me perdoe, o que quero dizer é que, se um vice -presidente de uma casa constituída quer dar uma cotovelada no ministro Barbosa imagine no PM,pronto falei CB 16 ANOS.

      Excluir
  34. HOJE UM SGT DO 4BPM PASSOU A TARDE PEDINDO AO CIAD AVERIGUAR PLACA DE CARRO< COLEGAS DO 4 BPM SEGURA ESTE HOMEM,DE QUE PLANETA ELE VEIO, EU ESTOU NO BANDEIRANTE SÓ OUVINDO OS FURA OLHO. QUANDO CONSEGUIREMOS ALGO COM ESTE TIPO DE COMPORTAMENTO, HA PARECE QUE ELE PEDIA PARA SE APARECER POR QUE A RO DA CIAD E GENTE FINA E NÃO NEGA NADA A NINGUÉM, COLEGA PROCURE SOMENTE QUANDO TIVER FUNDADA SUSPEITA NÃO A ALEATÓRIO .ASS; COLEGA DO BANDEIRANTE.

    ResponderExcluir
  35. Faroeste Caboclo

    A pressão nos policias militares não surtiu efeito e o número de homicídios só aumentam. Até o momento que estávamos escrevendo esta coluna já haviam sido registrada 17 mortes.

    Barbárie

    O número é relativo as últimas 48 horas. Ceilândia e Samambaia foram os locais onde os crimes foram mais violentos.

    Cadê a Polícia ?

    Bastou andar nas ruas de Brasília nesse final de semana que a presença da polícia era mais vista no Plano Piloto. Nas cidades-satélites a falta de policiamento continua.

    Não adiantou

    O Ministério Público do DF, no último sábado disse que a Operação Tartaruga é ilegal. Mas os policias não se intimidaram e continuam com o movimento.

    Kit sobrevivência

    Ninguém tem dúvida que o Distrito Federal, virou a Capital do Medo. A onda de violência parece não ter fim. Daqui a pouco para andar no DF, o colete a provas de balas será obrigatório.

    Dinheiro tem

    No cofres do Governo do Distrito Federal a grana não falta. A Secretaria de Fazenda divulgou que em 2013, a arrecadação aumentou R$ 636 milhões, em relação a 2012.

    Propaganda recheada

    A Secretaria de Publicidade Institucional do Governo do Distrito Federal vai ter no seu orçamento em 2014 R$ 148 milhões para gastar. Uma boa grana para manter calada parte da imprensa.

    Flagra do leitor

    Na semana passada, na Pães & Vinhos que fica no Sudoeste. Um leitor flagrou Chico Leite(PT) e Augusto Madeira, presidente do PCdoB-DF. A conversa de ambos estava animada. O assunto: eleições para o Senado Federal.

    QG

    A padaria Pães & Vinhos é a trincheira política do deputado distrital, Chico Leite. Quase todos os dias o distrital, postulante à vaga de senador na coligação petista é visto no local.

    A política e as suas voltas

    O governador Agnelo Queiroz, em 2010 foi pedir votos ao policiais militares. Conseguiu o objetivo. Hoje o mesmo governador acusa os policiais de politicagem. Como mudam as coisas.

    Rádio Corredor

    Os rumores de que o governador Agnelo Queiroz, não vai concorrer a reeleição estão cada vez mais fortes. Ainda mais que Brasília está sendo retratada de forma negativa no Jornal Nacional, quase todos os dias.

    Por Odir Ribeiro

    http://docafezinho.com.br/?p=31213

    ResponderExcluir
  36. E AGORA JOSÉ QUEM IRÁ CALAR A VOZ DO POVO.

    ResponderExcluir
  37. A impresa ta adorando esse tal sansao!

    ResponderExcluir
  38. Poliglota meu irmão, se estiver em dificuldades financeiras para despesas com defesa juridica .Não se acanhe em acionar os vários lideres que estão apostos e no momento exato faremos o nosso dever de casa . Essa luta não é minha nem sua , ela é nossa de todo policial e bombeiro que se preze diante das atuais circunstâncias . POLICIAL MILITAR COM CEDE DE JUSTIÇA .

    ResponderExcluir
  39. De uma verdade sei que quanto mais se demora tudo sobe cada dia como: a inflação ,a violência,água, luz,telefone os alimentos em geral,vestiário e aluguel entre outros e minha desmotivação cresce a cada fim de mês onde meu salario não da pra nada ,pois não sou valorizado e para completar a renda fico refém do sv que tenho que tirar nós finais de semana pois e não fico sem ,e longe de laser e da família,mas deus sabe que cada policial e bombeiro passa e juntamente com a sociedade em que o GDF esta acabando com df esse é fato real....

    ResponderExcluir
  40. Alguém oriente o tal do Sansão...

    ResponderExcluir
  41. É duro saber que daqui a alguns meses terei que me aposentar com um salário de subtenente que com os descontos não chega nem a 7.000... Depois de tudo que vivenciei e todo o tipo de estresse que passei...Afinal é isso que mereço?????? ST Linha dura.

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com