sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Corregedoria prende quatro PMs do DF por ofensas em redes sociais

Um oficial e três praças foram detidos; outros 12 foram presos há seis dias.

A Corregedoria da Polícia Militar do Distrito Federal prendeu nesta quinta-feira (27) quatro policiais por publicações ofensivas à corporação em redes sociais. Segundo a assessoria da PM, um dos presos é oficial e os outros três são praças. Não foi informada a patente nem o local de atuação dos detidos...

As prisões foram determinadas pela juíza da auditoria militar. Um dos PMs foi identificado como um dos responsáveis por um blog que tem publicado críticas ao GDF e à corporação.

e acontecem seis dias após outros doze policiais serem detidos por envolvimento com a operação tartaruga. A PM informou que os policiais cometeram crime militar e devem permanecer encarcerados até decisão da Justiça.

A corporação não se pronunciou sobre o conteúdo divulgado nas redes sociais. Segundo a PM, a lei prevê que militares possam ser presos em caso de crítica e ofensas às guarnições.

As prisões desta quinta são diferentes das que ocorreram na semana passada. Os doze presos por participação na operação tartaruga estão respondendo a processos administrativos, que foram abertos na última sexta-feira (21).

Os processos podem originar de advertência até a expulsão da corporação, afirmou o corregedor-geral da PM, Civaldo Florêncio. Os policiais podem pegar até dois anos de prisão caso sejam condenados.

Nesta quarta (26), um grupo de PMs ocupou a entrada da Câmara dos Deputados em ato contra as prisões da última semana, contra a proposta de reajuste salarial do GDF e pela reestruturação de carreira da categoria.

A ocupação terminou cerca de uma hora depois , quando uma comissão de deputados distritais conversou com o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN). Durante a reunião, as distritais pediram para que o parlamentar entre em contato com o governo do DF para pedir que os policiais sejam soltos. A justificativa foi que as prisões são administrativas, sem decisão judicial.

Os policiais militares em protesto disseram que se acontecessem novas prisões eles iriam adotar a "operação legalidade" durante o Carnaval. A operação consiste em reduzir a atividade policial. Os PMs deixam, por exemplo, de auxiliar na investigação no período imediato à prática de um crime e trafegam com as viaturas apenas na velocidade da via.

Sobre a possibilidade de uma nova ação de menor atividade policial, a PM informou nesta quinta-feira que os comandados devem seguir a linha de serviço da corporação e que o não cumprimento pode gerar penalidades, como a prisão de envolvidos.

Reajuste
No último dia 18, uma assembleia marcada por oficiais, realizada no Clube de Oficiais da PM, decidiu aceitar a proposta de reajuste feita pelo governo do DF à categoria. Na manhã da mesma data, outra reunião em frente ao Palácio do Buriti havia rejeitado o plano de reajuste e reestruturação da categoria.

Fonte: Portal G1 DF - 27/02/2014

Patrício quer explicações sobre serviço de monitoramento na PMDF

A identificação dos 12 policiais que estão presos, segundo o corregedor-geral da PM, coronel Civaldo Florêncio da Silva, foi possível após a aquisição, em dezembro do ano passado, de uma ferramenta que permite rastrear o envio de e-mails, postagens e mensagens pela internet, por rádio ou por celulares.

O deputado Patrício (PT) requereu ao presidente da Mesa Diretora da Câmara Legislativa, deputado Wasny de Roure (PT),  que solicite informações ao Comandante Geral da Polícia Militar do Distrito federal (PMDF) sobre o equipamento de monitoramento de redes sociais, emails, telefone e rádio de militares, que levou à prisão de doze policiais. O parlamentar, também, requereu a convocação do corregedor da PMDF, coronel Civaldo para explicar as supostas práticas de arapongagem.

“O corregedor da PMDF deu uma declaração em todos os veículos de comunicação, de que a PM adquiriu equipamento de monitoramento e eu quero saber se houve licitação e se houve autorização judicial, caso contrário eu vou entrar com uma ação criminal porque são práticas ilegais que não podem ficar impunes”, afirmou o deputado Patrício.

No documento o parlamentar quer saber quem contratou os serviços de Tecnologia da Informação para monitoramento e sob qual justificativa e desde quando os monitoramentos acontecem. Patrício, também, pede explicações sobre o local onde se encontra o equipamento espião, se houve licitação para ele fosse adquirido e, ainda, se há autorização judicial para que os monitoramentos acontecessem. “Cadeia é pra bandido, as prisões são arbitrárias e ilegais e não vamos descansar enquanto  nossos companheiros não estiverem livres”, ressaltou Patrício.

Fonte: Ascom do deputado Patricio - 27/02/2014 

22 comentários:

  1. TA NA HORA DAS MULHERES DOS PMS,REAGIREM,SAIR DO ESTADO DE DESCANSO,E DEFENDER SEUS INTERESSES!(SALAROS),DOS ESPOSOS,AÍ QUERO VER,QUEM VAI PRENDE AS MULHERADAS,!!ELAS SÃO CIDADÃS,NÓS,NÃO,!

    ResponderExcluir
  2. AINDA EM PLENO VIGOR A LEI. NÃO FOI REVOGADA...

    Presidência da República
    Casa Civil
    Subchefia para Assuntos Jurídicos

    LEI No 7.524, DE 17 DE JULHO DE 1986.

    Dispõe sobre a manifestação, por militar inativo, de pensamento e opinião políticos ou filosóficos.

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

    Art 1º Respeitados os limites estabelecidos na lei civil, é facultado ao militar inativo, independentemente das disposições constantes dos Regulamentos Disciplinares das Forças Armadas, opinar livremente sobre assunto político, e externar pensamento e conceito ideológico, filosófico ou relativo à matéria pertinente ao interesse público.

    Parágrafo único. A faculdade assegurada neste artigo não se aplica aos assuntos de natureza militar de caráter sigiloso e independe de filiação político-partidária.

    Art 2º O disposto nesta lei aplica-se ao militar agregado a que se refere a alínea b do § 1º do art. 150 da Constituição Federal.

    Art 3º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

    Art 4º Revogam-se as disposições em contrário.

    Brasília, 17 de julho de 1986; 165º da Independência e 98º da República.

    JOSÉ SARNEY
    Henrique Saboia
    Leônidas Pires Gonçalves
    Octávio Júlio Moreira Lima

    ResponderExcluir
  3. O celular do CB Abranches está nas mão de oficiais, os quais o usaram para coletar informações para mais prisões. Em nenhum momento foi apreendido formalmente, somente ficaram com ele no momento de sua prisão.

    ResponderExcluir
  4. ESSA FOI A RAZÃO DA PRISÃO DE UM MAJOR QOPM: SER SINCERO. PARABÉNS MAJOR

    O motivo da prisão de um Major de visão: Ser sincero!

    Elio Pérez Lima
    19 de fevereiro · Editado
    Amigos,

    Depois de aceitarmos 13 cheques sem fundos, de uma forma até certo ponto questionável, veio o 14° cheque, desta vez pré-datado.
    Participei da reunião pela manhã na Praça do Buriti (assembléia é termo de sindicalista) e vi a participação massiva de policiais e bombeiros militares. Circulei em meio aos presentes, encontrei vários amigos e conhecidos, de soldado a coronel.
    Assim como a maioria, quando instado, fiquei do lado do não!
    Acreditei que teríamos ainda quinze dias para elaborar ou receber uma proposta melhor, antes que se encerrasse o prazo legal para tanto.
    De tarde, fui chamado, juntamente com os demais oficiais, subtenentes e sargentos a uma reunião com o Chefe do DGP, que nos informou que haveria uma nova reunião, desta vez no COPM, para tratar sobre o assunto com os CG da PMDF e CBMDF.
    Fiz o uso da palavra e pedi para que todos fossem exercer o seu direito de manifestação. Falei sobre a compressão de tempo, que era contra nós, sobre o risco de um novo calote e da possibilidade de sairmos como os intransigentes, insensatos e irresponsáveis dessa história toda.
    Nem todos foram...
    Eu fui, vi a participação de oficiais, subtenentes e sargentos, alguns cabos e soldados também, de ambas as Corporações.
    Ouvi a fala dos representantes da ASOF, da qual sou associado, explanando sobre a proposta salarial. Em seguida, as falas do Chefe da CMGDF, CG CBMDF e CG PMDF, esta que culminou com a deliberação, onde fui voto vencido.
    Estavam presentes, Sansão, Angélica e outras pessoas ligadas aos movimentos e associações.
    Vimos o sim ser maioria horas depois de ser rejeitado por públicos diferentes.
    Quanto à legitimidade da representação, sempre acreditei que os CG de ambas as Corporações são, naturalmente, os interlocutores junto ao GDF, posto que não podemos nos sindicalizar.
    Mas, assim não! Eles devem representar a todos!
    A meu ver o GDF venceu...
    Dividiu e conquistou como ensinou Sun Tzu. Ressuscitou (ou fortaleceu) a luta de classes dentro das Instituições.
    Alertei alguns coronéis sobre a repercussão negativa e as consequências do que havia sido feito. Que seria considerado um golpe, chave de estrela ou como queiram chamar.
    Acredito na boa vontade do CG, apesar da forma, a meu ver, equivocada de finalizar o assunto.
    Eu não acredito em quem está à frente do GDF, que nos enganou durante três anos, tem tudo para terminar o quarto ano da mesma forma e vai querer enganar por mais quatro anos!
    Quanto a mim, apesar de ter mantido as minhas convicções, vou arcar com as consequências de tudo isso, pois tenho pouco mais de onze anos a cumprir na PMDF. — se sentindo incomodado.
    Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E, se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir;
      E, se uma casa se dividir contra si mesma, tal casa não pode subsistir.
      E, se Satanás se levantar contra si mesmo, e for dividido, não pode subsistir; antes tem fim.

      Marcos 3:24-26

      Excluir
  5. Tá na hora da reação das esposas, amigos e filhos dos Pms... Senão não vai ter espaço na papudinha... Dar um grito contra ditadura e opressão....

    ResponderExcluir
  6. Poliglota, eu quero ver o que o Comandante Geral irá fazer quando o sentimento dentro dos praças estiver tão forte que eles começarão a gritar: PRENDE TODO MUNDO! PRENDE TODO MUNDO! O que o comandante geral irá fazer? Prender todos os policiais e deixar os bandidos tomarem conta da cidade? No final disso tudo, o Comandante Geral terá a maior queda de um comandante na história... Infelizmente, ele quem está procurando isso para a vida e carreira dele... Ele tem que lembrar que governo é temporário, e que quando mudar o governo, ele pode pagar por tudo isso que tem feito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONDESCENDENCIA CRIMINOSA PARA CMT GERAL E CORREGEDOR.

      Excluir
    2. Tomar conta?!
      Está atrasado!!
      Eles já tomaram conta até o STF..
      O que é uma cidadezinha porca como a nossa??
      Ainda mais no meio do goiais...

      CFP 1

      Excluir
    3. Condescendência criminosa, de acordo com o descrito no Código Penal, "Deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente:"
      Pena - Detenção, de 15 (quinze) dias a 1 (um) mês, ou multa.
      Na Administração Pública o funcionário, essencialmente aqueles que ocupam cargos com poder de mando, deve ser cumpridor da lei. Só se aplica ao agente superior hierárquico, não sendo possível de ser praticada por funcionário de mesmo nível hierárquico.
      Não admite tentativa.

      Excluir
  7. mesmo que a PEC 51 não passe,devemos focar em alternativas nas quais se extinguam o RDE e que deixemos de ser força auxiliar do exército.Nada mais cruel, para um cidadão que vive em um país dito democrático,trabalhar e viver sobre o assombro de um CPM,cujos princípios,são direcionados às forças armadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CUIDADO COM O QUE PEDE, POIS QUEM PEDE MAL GANHA MAL. SAIBA VOCÊ E OUTROS QUE ESTÁ SENDO ELABORADO UM NOVO CÓDIGO DE ÉTICA A TOQUE DE CAIXA E CASO SEJA APROVADO FARÁ ALGUNS SENTIREM SAUDADES DO FAMIGERADO RDE. TAL CÓDIGO TEM A PRETENSÃO DE APENAS ADEQUAR AS TRANSGRESSÕES AO NOVOS TEMPOS, COM OUTRAS NOMENCLATURAS, E MUITO MAIS RIGOROSO, POIS COLOCARAM INCLUSIVE MATÉRIA ATINENTE AO USO DAS REDES SOCIAIS. PARECE-ME QUE ESTÃO QUERENDO IMPOR A DITADURA VELADA FLOREANDO O TEXTO. FIQUEMOS DE OLHO.

      PRAÇA ATENTA

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Um dia pior após o outro, é assim aqui em Brasília.

    Bandidos soltos pms presos isso sim é inversão de valores.

    ResponderExcluir
  10. Pessoal, a população quer saber porque durante a operação legalidade/tartaruga ninguém foi preso. Porque, também, só depois de os oficias conseguirem o aumento, que por sinal bem considerável os valores, é que começaram a prender policiais? É porque o objetivo pretendido(aumento salarial) já foi alcançado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POIS É COMPANHEIRO CADE O MPDFT, A OAB, TJDFT, O FATO DE PRENDER SO DEPOIS DE RECEBEREM AUMENTO O CMT E O CORREGEDOR NAO ESTARIA INCORRENDO NO CRIME DE CONDESCEDENCIA CRIMINOSA NAO. MAS OFICIAL PODE TUDO, EMBRIAGAR DE SERVIÇO, ESTOURA PNEU DE VIATURA, TUDO NÉ E A SOCIEDADE NADA VÊ.

      Excluir
    2. A QUESTÃO NÃO É ESSA. E SIM, POR QUE AQUELA ASSOCIAÇÃO QUE NÃO FAZIA PARTE DO MOVIMENTO E NO EXATO MOMENTO EM QUE SEU VICE PRESIDENTE COMEÇOU A FALAR ASNEIRAS NA TV E NOS JORNAIS ESCRITOS, É QUE O GOVERNO ENXERGOU QUE EXISTIA ALGO? POIS, ANTES ESTAVA TUDO NORMAL. AÍ DEPOIS QUE AQUELE CIDADÃO QUE MAIS PARECE UM BRONCO FALANDO DO QUE PROPRIAMENTE UM POLICIAL, COMEÇOU A SOLTAR AS SUAS BRAVATAS A MANDO DO SEU CHEFE MOR (JD) COM DIZERES TOTALMENTE CONTRÁRIOS AO QUE O MOVIMENTO DE POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES VINHAM PREGANDO, OU SEJA, TUDO DENTRO DA EXTREMA LEGALIDADE, QUE O MP SE MUNICIOU COM AS IDIOTICES DITAS POR ELE PARA ACABAR COM A OT. INCLUSIVE DIZENDO QUE ERA UM MOVIMENTO PAREDISTA COISA QUE NUNCA FOI, POIS TODOS SABEM QUE NÃO PODEMOS FAZER GREVE. DAÍ O MP CONSEGUIU O QUE ELE TANTO ESPEROU PARA TENTAR POR FIM A UM MOVIMENTO TÃO ORDEIRO E LEGALISTA, A AJUDA MACIÇA DAQUELA ASSOCIAÇÃO QUE SE DIZ REPRESENTAR AS PRAÇAS, MAS QUANDO NA VERDADE, EM SEU QUADRO DE SÓCIOS, A MAIORIA SÃO INATIVOS ONDE BOA PARTE TEM O MESMO NÍVEL INTELECTUAL DE SEU VICE, SEM PRECONCEITO. E PARA BRINDAR COM CHAVE DE OURO O EXCELENTE TRABALHO QUE ELE FEZ EM FREAR PARTE DO MOVIMENTO FOI NOMEADO PARA A COMISSÃO DA REESTRUTURAÇÃO. PODE ISSO ARNALDO? SERÁ QUE NINGUÉM ESTÁ PERCEBENDO O JOGO DUPLO DESSA ASSOCIAÇÃO E SEUS REPRESENTANTES? SERÁ QUE É EU QUE ESTOU DIVAGANDO? FIQUEM ESPERTOS, POIS MUITA COISA ESTÁ POR VIR. SÓ PRA FINALIZAR. O TEN POLIGLOTA ESTAVA APENAS A FRENTE DO MOVIMENTO COM SEU POSICIONAMENTO SENSATO E SEM FAZER APOLOGIA A NADA E FOI SUBMETIDO A CONSELHO. ENQUANTO QUE AQUELE CIDADÃO QUE SÓ FALTOU FALAR QUE A PM IRIA TOCAR FOGO NO DF NEM INDICIADO FOI. O QUE PENSAR DE ACONTECIMENTOS COMO ESSES ONDE OS ERRADOS ESTÃO CERTOS E OS CERTOS ESTÃO SENDO TAXADOS DE SEREM OS ERRADOS? ABRAM O OLHO, POIS NÃO EXISTE NENHUM LOBO EM PELE DE CORDEIRO. OS LOBOS ESTÃO NA PELE DELES MESMOS E ESTÃO BEM VORAZES E AQUELES QUE OUTRORA FORAM CHAMADOS DE LEÕES NAS REUNIÕES ESTÃO VIRANDO GATINHOS ACUADOS. PARA FINALIZAR QUERO DIZER QUE EM UM PONTO O GOVERNADOR TEM RAZÃO. O MOVIMENTO É DE FATO POLÍTICO E O QUE ESTÁ ACONTECENDO É UMA PERSEGUIÇÃO POLÍTICA CONTRA AQUELES QUE SÓ QUEREM EXERCER O SEU DIREITO DEMOCRÁTICO DE SE EXPRESSAR. E AQUELES QUE TANTO DEFENDERAM A LIBERDADE DE EXPRESSÃO QUANDO ESTAVAM NA OPOSIÇÃO HOJE SÃO OS MAIORES VIOLADORES DESSE DIREITO.

      PRAÇA ATENTA

      Excluir
  11. HOJE ESTAMOS, ABATIDOS, UM SENTIMENTO DE IMPOTÊNCIA, UMA REVOLTA DO SISTEMA. ESSE SISTEMA QUE PROTEJEMOS, E ACREDITAMOS NELE, POIS SOMOS AGENTES DO SISTEMA, ....NOS PEGOU DE CALÇAS CURTAS...ENTROU EM NOSSOS LARES E FEZ UM ESTRAGO....ME PERGUNTO COMO LEVANTAR A AUTO ESTIMA DESSES AGENTES DO SISTEMA. O ENCANTO, O VASO, FOI QUEBRADO RESTA SABER SE O OLEIRO CONSEGUIRÁ RESTAURAR O VASO..ACREDITO QUE NÃO....COMO PETISTA QUE SOU, DESDE 1990 E SOU PETISTA E CONTINUAREI SENDO.... PERDERAM AMBAS AS PARTES.....OS DIRIGENTES PETISTAS COM QUEM CONVERSO ESTÃO TODOS PREOCUPADOS POIS SABEM QUE PRECISAM DA GENTE,,,SABEM TAMBÉM QUE NÃO TERÃO O NOSSO APOIO É FATO....OS PRAÇAS QUE ACREDITARAM , CONFIARAM, DEPOSITARAM NÃO O VOTO, MÁS TODA UMA ESPERANÇA DE MELHORIAS NA TRINDADE PETISTA,FEDERAL,ESTADUAL E DISTRITAL COM O PATRÍCO...VÃO AMARGAR MAIS UM ANO DE SOFRIMENTO.....ABRAÇOS DE UM CIDADÃO, PAI DE FAMÍLIA DECEPCIONADO, PRAÇA E MILITANTE PETISTA DECEPCIONADO.

    ResponderExcluir
  12. Amigos a solução para todas estas mazelas é sem duvida a DESMILITARIZAÇÃO, É FATO!

    ResponderExcluir
  13. Eu sd não existo, e estou na mesma, Operação Tatical

    ResponderExcluir
  14. [..] e os puseram na prisão pública. Atos 5:18 [...] mas a igreja fazia contínua oração por eles a Deus. Atos 12:5 [...] E achei que o acusavam de algumas questões da sua lei; mas que nenhum crime havia neles digno de morte ou de prisão. Atos 23:29

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com