terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Uma reflexão para ser levada a sério, principalmente em ano de Copa do Mundo.


Acabo de assistir ao Jornal Nacional a matéria sobre a violência perpetrada no Estádio em Santa Catarina, matéria esta que trás coisas interessantes para a reflexão de toda a sociedade.

Vejamos:

1) Pela manhã de hoje, via veículos de mídia, o Promotor mencionado pelo Coronel como tendo emanado a "recomendação" para que a PMESC só realizasse policiamento externo, veio a público informar que não emitira tal "recomendação". Coloco recomendação entre aspas, por entender que, diante das normas em vigor, não deveria partir do MP, Fiscal das Leis, uma "recomendação", mas sim uma determinação.

2) Pois bem, na matéria do Jornal Nacional a PMESC apresenta o ofício oriundo do MPESC no qual consta com todas as letras aquilo informado a todos pelo Coronel da PMESC. Ou seja, procura o ilustre Promotor, diante da violência do acontecido, minimizar as responsabilidades do próprio MP.

3) Sim, pois, como Fiscal da Lei, cumpre ao MP as medidas necessárias para que essas sejam cumpridas.

4) As entidades futebolísticas nacionais, CBF, Federações e Clubes, são entidades privadas e promovem eventos privados que rendem, e muito, altas somas aos mesmos.

5) Polícia Militar é Instituição de serviço público destinado ao povo em locais públicos e não em eventos privados. Se assim não o fosse, qualquer evento, de qualquer cidadão mereceria a mesma e proporcional atenção do Estado/Polícia Militar. Mas, ao cidadão comum, quando promove algum evento, compete ao mesmo as medidas relativas à segurança de seus convidados/participantes.

6) Não menosprezo a violência cometida por bandidos travestidos de torcedores, pelo contrário, condeno veementemente e espero que o episódio sirva para que venha uma evolução.

7) Contudo, outras coisas tem de ser discutidas no bojo dessa violência que não é nova (outros episódios ocorreram em estádios, tão violentos como este último), como por exemplo o "financiamento" feito pelos próprios clubes para com tais "torcidas (des)organizadas". Será que tal financiamento não estimula a violência? Será que os mandatários dos clubes não usufruem também de tais "financiamentos"? Porque, mesmo diante de tantos episódios já ocorridos, o s clubes não são os primeiros a regular tais "torcidas"? 

Finalmente, reafirmo a defesa da PMESC que agiu como deve agir uma Força Pública Policial, diante da ocorrência criminal, agiu rápido e evitou o pior, fazendo o uso legítimo da força, condição que a ela é conferida pela Sociedade/Estado enquanto Instituição reguladora do convívio social.

Que as demais autoridades, mantenedoras da ordem e regulação social, assumam efetivamente seu papel e façam as Leis serem cumpridas.


Fonte; Manifestação no Facebook

Um comentário:

  1. A LEI É CLARA ARNALDO!! NÃO É ASSIM QUE ELES FALAM NO CASO DOS LANCES E DEMAIS BOBAGENS SOBRE FUTEBOL. ENTÃO, NÓS COMO CUMPRIDORES FIEIS DAS LEIS.. DEVEMOS SEGUIR O QUE ELA ESTABELECE!! OU SEJA, QUANDO SE SENTA DE FRENTE PRA EVATONIA, QUAL É A PRIMEIRA FRASE OU ALGUMAS DAS QUE ELA SOLTA?? APOSTO QUE É A TRADICIONAL: "PORQUE VOCÊ FEZ ISSO?? A LEI NÃO É BEM CLARA EM ELENCAR SUAS OBRIGAÇÕES E DEVERES?? PORTANTO, PORQUE DO EXCESSO??".
    PORTANTO, VEJA QUE SÓ NOS CABE SERMOS "LEGALISTAS" AO EXTREMO, POIS LÁ NA FRENTE SEMPRE SEREMOS COBRADOS!! NÃO TENHA DÚVIDA..
    OUTRA COISA, TODOS NÓS SABEMOS QUE O EVENTO É PARTICULAR.. QUE ARRECADA MILHÕES DOS OTÁRIOS, QUERO DIZER, TORCEDORES.. E OS CLUBES NÃO QUEREM PROPORCIONAR UMA SEGURANÇA NO MÍNIMO DECENTE?? VEM CÁ.. SÓ VAI LÁ QUEM QUER... ENTÃO, ARCA COM OS RISCOS!!
    AGORA FICAR SUGANDO SEMPRE A PM, SEMPRE O BM PRA PRESTAR UM SERVIÇO DE GRAÇA E AINDA TENDO OU NÃO A MERDA, SEREM OS CULPADOS!! BASTA!! OS CLUBES QUE SE VIREM PRA CONTRATAR SEGURANÇAS.. POIS SE ELES NÃO SABEM, OU FINGEM DE BOBOS.. EXISTE DIVERSAS NORMAS DE SEGURANÇAS, REGIDAS PELA ABNT.. SEGURANÇA DO TRABALHO E ETC... QUE PREVÊ UM NÚMERO X DE SEGURANÇAS NUM EVENTO.. UM NÚMERO Y DE BRIGADITAS... UM NÚMERO Z DE SOCORRISTAS E SEGUE LISTAGEM... NÃO CUMPRE, PORQUE NÃO QUEREM!! ENTÃO, DEIXA ROLAR A RIXA QUE QUEM VIVER, VIVEU.. E O QUE IMPORTA, E O JOGO NÃO PARAR!! POIS O POVÃO... GOSTA MESMO É DE CIRCO...

    NOVINHUUU

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com