sábado, 7 de dezembro de 2013

Não preservaremos local de crime.


Seguindo à risca a Instrução Normativa Nº 138, de 25 de Maio de 2011, e as atribuições previstas na Constituição Federal de 1988 no seu Artigo 144, o comandante do 21º BPM, TCel ALEXANDRE SÉRGIO VICENTE FERREIRA enviou ofício no último dia 29/11 ao Delegado Chefe da 30ª Delegacia Policial de São Sebastião, Dr. ÉRITO PEREIRA DA CUNHA, informando que seus policiais não mais fariam a preservação de local de crime.

O que diz a Instrução Normativa nº 138:

SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA
POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 138, DE 25 DE MAIO DE 2011.
Dispõe sobre condutas policiais na preservação de local de crime, bem como sobre procedimentos relativos à execução de perícia e coleta de fragmentos papiloscópicos e/ou necropapiloscópicos, e dá outras providências.
A DIRETORA GERAL DA POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL, no uso de suas atribuições legais previstas no artigo 5º, I e VI, da Lei Distrital nº. 837/94, bem como no artigo 102, X, do Regimento Interno da Polícia Civil do Distrito Federal, aprovado pelo Decreto Distrital nº 30.490/2009, RESOLVE baixar a seguinte INSTRUÇÃO NORMATIVA:
Art. 1º Os procedimentos referentes à realização de exames periciais em locais de crime, no âmbito da Polícia Civil do Distrito Federal - PCDF, reger-se-ão pela presente Instrução Normativa, bem como por normas e/ou regulamentos expedidos pelo Departamento de Polícia Técnica - DPT, naquilo que não conflitarem com esta Instrução, além dos dispositivos processuais penais pertinentes.
Art. 2º Logo que tiver conhecimento da prática da infração penal, a Autoridade Policial deverá dirigir-se ao local, providenciando para que não se alterem o estado e conservação das coisas até a chegada da equipe pericial, devendo, para tanto e sem prejuízo de outras diligências, ser observadas as seguintes regras técnicas de conduta, salvo se houver necessidade de prestar socorro à pessoa ou de preservar a prova:
VI – não permitir a aproximação de animais, notadamente quando houver cadáver, bem como de qualquer pessoa que não faça parte das equipes escaladas para preservação do local e realização dos exames periciais.
§ 3º Na impossibilidade justificada da Autoridade Policial de comparecer ao local a ser periciado, deverá providenciar para que seus agentes o façam.


Fonte: Pg. 3. Seção 01. DODF de 16/06/2011 e Facebook

85 comentários:

  1. Bom dia caros colegas,

    Estive agora pela manhã ouvindo o programa na trilha da verdade comandando pelo presidente licenciado da ASPRA, na esperança que ele aproveitasse o seu programa pra levar à sociedade as nossas reivindicações já que ele representa uma associação de policiais militares. Lêdo engano, o cara se limitou a puxar o saco do Filipele, Rolemberg e outros, elogiou o patrocínio da Cabe ao show do césar menoti e Fabiano, enfim não falou uma vírgula sobre nosso movimento. Você que é sócio dessa associação se sente representado? Disse que não foi na assembleia por que não foi convidado, mas por que não nos defende em seu programa? Diz que tem mais de 500 mil ouvintes, mas não leva a estes ouvintes o que está acontecendo na Corporação. Sabe qual era o assunto de hoje em seu programa? eleições para administradores das cidades satélites, tudo a ver com nossa angustias não é? Fico triste de ver que nossa categoria continua fragmentada em grupos e patotas, do jeitinho que o governo gosta, fracos e desunidos e desse jeito não chegaremos aos nossos objetivos. Essas associações grupos precisam esquecer suas desavenças pessoais e pensarem na instituição, depois de conquistado o objetivo aí vamos discutir essas divergências!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POLIGLOTA A HORA É AGORA. JÁ SÃO 1013 ASSINATURAS NA ASSOCIAÇÃO ÚNICA. VAMOS ENCAMPAR ESSA LUTA COMPANHEIRO. NINGUÉM MELHOR DO QUE VOCÊ PARA TOCAR ESSE PROJETO ADIANTE JUNTO COM O NMU. VAMOS ASSINAR GENTE. ATÉ O DIA 12 VAMOS LANÇAR UM DESAFIO DE ATINGIR 1.500 ASSINATURA. SÓ JURÍDICO E PUBLICIDADE.NADA DE CORTE DE CABELO,CAMINHÃO DE MUDANÇA,PASSEIO EM CALDAS NOVAS.
      http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N39184
      http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N39184
      http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N39184

      Responder
      Respostas


      ALELUIA! ATÉ QUE ENFIM ACHEI ALGUÉM PRA ME AJUDAR NESSA EMPREITADA. JÁ ULTRAPASSAMOS A BARREIRA DAS MIL ASSINATURAS. QUE TAL CHEGARMOS ÀS 1500 ATÉ A NOSSA PRÓXIMA ASSEMBLEIA. SEI QUE SERIA CONSTRANGEDOR PRO PESSOAL DO NMU LEVAR UM TEMA COMO ESSE PARA DISCUSSÃO NA ASSEMBLEIA DEVIDO ÀQUELES VÁRIOS PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÕES FAZEREM PARTE DO MOVIMENTO E COM CERTEZA NÃO QUEREREM LAGAR O OSSO, PODENDO CRIAR UMA ANIMOSIDADE E RACHA NO MOVIMENTO. MAS NÃO NOS IMPEDE DE DARMOS O RECADO A TODOS ELES AUMENTANDO O NÚMERO DE ASSINATURAS. POR QUE NÃO FAZ COMO EU E DIVULGUEM TAMBÉM ESSE LINK NO FACEBOOK, NO ORKUT, POR EMAIL, MENSAGEM DE CELULAR E OUTROS MEIOS MAIS? COM CERTEZA RAPIDINHO TERÍAMOS NÃO SÓ 1500 ASSINATURAS, MAS MUITO MAIS. E AÍ SIM FICARIA DIFÍCIL CONTESTAR O QUE AS CATEGORIAS QUEREM TAMBÉM, UMA ÚNICA ASSOCIAÇÃO PARA LHE REPRESENTAR E SAIR DE VEZ DA MÃO DOS SANGUESSUGAS E DO QRU. ACESSEM,DIVULGUEM, ENVIEM E ASSINEM NO LINK ABAIXO;

      http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N39184
      http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N39184
      http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N39184

      http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N39184
      http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N39184
      http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N39184

      PRAÇA ATENTA

      Excluir
    2. Já assinei. Espero que todos o façam.

      Excluir
  2. Caros Leitores,

    Isso sim, é atitude de Comandante. Esse Coronel deve servir de exemplo para outros Coronéis, de outras Unidades Policiais Militares. Chega de sermos servisais, fazer o que a lei não manda. Enfim, parabéns COMANDANTE...

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atitude de um verdadeiro comandante. Agora veremos se as "forças ocultas" irão agir e dar última forma no teor do ofício.

      Excluir
    2. OLHA A DIFERENÇA DESSE COMANDANTE (UM HOMEM DE VERDADE!!!!)
      DIFERENTE DO "CORONEL COVARDE GRATIFICADO" QUE QUER PROCESSAR O PAI DE FAMÍLIA QUE FALOU A VERDADE PRO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA!!!!

      A CADA DIA QUE PASSA ESTAMOS MAIS UNIDOS PELA LIBERDADE E DIGNIDADE DA FAMÍLIA POLICIAL!!!! NÃO MEXA COM A MINHA FAMÍLIA!!!!

      CANSEI DE SER ESCRAVO!!!! QUERO MUDANÇAS!!!! ESTOU REVOLTADO!!!!

      Excluir
    3. É isso ai! Muito orgulhoso em ver isso.

      Excluir
  3. O MAIS IMPORTANTE AGORA É FIRMAR NA TARTARUGA, TODA A POPULAÇÃO ESTÁ CIENTE DA OPERAÇÃO TARTARUGA.

    ResponderExcluir
  4. È, PARECE QUE NOSSOS OFICIAIS, EM ESPECIAL, OS SUPERIORES, ESTÃO ACORDANDO E VENDO QUE ESTRELAS NO OMBRO NÃO ENCHEM A BARRIGA DE NINGUÉM E ALGUNS, AINDA POUCOS, ESTÃO USANDO DE SUAS PRERROGATIVAS E AUTORIDADE PARA DEIXAREM DE SER CAPACHOS DE GOVERNO OU DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DA SEGURANÇA PÚBLICA. HÁ UM TEMPINHO ATRÁS, QUALQUER UM METIA A COLHER AQUI NA PMDF E OS OFICIAIS SUPERIORES FICAVAM APENAS OLHANDO DE FORMA SUBMISSA, PORÉM, PENSO QUE O QUADRO ESTÁ MUDANDO, E QUEIRA DEUS QUE ISSO SEJA UMA REGRA E QUE A EXCEÇÃO FIQUE APENAS PARA AQUELES QUE NÃO HONRAM AS ESTRELAS QUE OSTENTAM EM VOSSOS OMBROS. OS DELEGADOS USAM TODOS OS ARTIFÍCIOS DA LEI PARA BENEFICIAR A SI E SEUS AGENTES, ENTÃO, VAMOS FAZER O MESMO E O QUE FOR DE COMPETÊNCIA NOSSA, FAREMOS, O QUE NÃO FOR, DEIXEMOS COM QUEM DE DIREITO, OU SEJA, CADA UM NO SEU QUADRADO. CONTUDO, NÃO ME CAUSARÁ SURPRESA VER ALGUM COMANDANTE, EM CONVERSINHA COM O DELEGADO DA ÁREA, DIZER "NÃO DOUTOR, PODE DEIXAR QUE A GENTE PRESERVA O LOCAL, AFINAL ISSO NÃO CUSTA NADA, ESTAMOS NA RUA PRA ISSO MESMO". ALGUÉM DUVIDA?????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  5. QUE COISA LINDA DEPOIS DE 200 ANOS A MINHA BRIOSA ESTA CRESCENDO, ESTA VENDO QUE NÃO PRECISA FAZER TUDO SOMENTE O QUE LHE COMPETE, CHEGA DE POLICIAIS ESTAFADOS, MOFANDO EM LOCAL DE CRIME, SE CAI UM POSTE TÁ LÁ O PM VIGIANDO, ACIDENTE DE TRANSITO TÁ O PM ESPERANDO PERÍCIA, NO 17°CARTÓRIO ELEITORAL DO GAMA TEM UMA PEÇA LÁ QUE EXIGE QUE O PM TIRE A FALTA COM ELA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QRU AMIGO, SÓ ISSO DUVÍDAS? DEPENDENDO DO MATERIAL ATÉ EU TIRARIA A FALTA.

      Excluir
  6. ENQUANTO NÃO SAIR A TÃO SONHADA UNIFICAÇÃO, CADA UM NO SEU QUADRADO!!
    OU SEJA, TODOS NÓS.. SOMOS BASTANTE INSTRUÍDOS.. E SABEMOS MUITO BEM QUAIS SÃO NOSSAS REAIS ATRIBUIÇÕES, MISSÕES, OBRIGAÇÕES E ETC..
    PORTANTO, VAMOS NOS RESTRINGIR APENAS A FAZER O QUE É DE NOSSA OBRIGAÇÃO 100000000% CONSTITUCIONAL.
    DAÍ SIM, SE ANO QUE VEM SAIR A UNIFICAÇÃO... POR MEIO DA PEC 51/13, SERÁ OUTROS 500´S.

    PS: HÁ MAIS A PCDF NÃO TEM EFETIVO?? E O QUE TEMOS HAVER COM ISSO?? FAÇA CONCURSO!! OU MELHOR, O DE AGENTE TEVE MAIS DE 28 MIL INSCRITOS.. E NÃO VÃO CORRIGIR NEM 10% DESSE TOTAL DE INSCRITOS, E AINDA QUEREM QUE SOBRE 900 PRA CADASTRO RESERVA.. JÁ ADIANTO DE ANTE-MÃO: SERÁ IMPOSSÍVEL!! VEJAM O RESULTADO PRA ESCRIVÃO.. OU SEJA, PROBLEMA COM EFETIVO AQUI TAMBÉM TEMOS É POSSO GARANTIR QUE É MUITO MAIS DO QUE A PCDF TEM.. LOGO, O RECADO VAI PRAS DUAS: "PCDF, FAÇA UMA RETIFICAÇÃO E CORRIJA PELO MENOS 6 MIL REDAÇÕES, QUE GARANTO QUE CONSEGUIRÁ CHEGAR NOS 900 ATÉ A ÚLTIMA FASE DO CONCURSO.. PMDF, CONVOQUE TODOS QUE QUE PASSARAM!! RESUMINDO, A DIA PROS DOIS: FAÇAM O QUE O BM FEZ NO ÚLTIMO CONCURSO, APROVEITOU TODOS.. DIGO, TODOS.. E MESMO ASSIM ESTÁ MUITO LONGE DE RESOLVER O SEU PROBLEMA DE EFETIVO".

    NOVINHUUU

    ResponderExcluir
  7. Que sirva de exemplo a outros Coronéis de Polícia, se assim querem ser chamados.

    ResponderExcluir
  8. Colegas,quero dizer que sou sócio da Aspra há 24 anos.Semana que vem vou pedir meu desligamento,chega!!!!!!
    Uma associação que não nos representa,estamos fazendo assembléias,passeatas,carreatas e tudo mais e essa Aspra não faz nada!
    sigam meu exemplo,vamos todos sair de lá.Chega de dar mordomia a esse puxa saco do João que de Deus não tem nada!Canalha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DEMOROU EHIN COLEGA A ENXERGAR ISSO! MAS ANTES TARDE DO QUE NUNCA.

      Excluir
  9. ATENÇÃO AO PESSOAL DO EXPEDIENTE! MUITOS ESTÃO RECLAMANDO DO HORÁRIO DA ASSEMBLEIA TER SIDO MARCADO PARA O PERÍODO DA MANHÃ, POIS O EXPEDIENTE SERÁ NESSE PERÍODO. PODEMOS DEDUZIR QUE ESSES QUE ESTÃO RECLAMANDO SÃO UM PEQUENO NÚMERO DE POLICIAIS QUE TEM SANGUE NO OLHO MESMO TRABALHANDO NO EXPEDIENTE. SUBTENDESSE ENTÃO QUE ESTIVERAM NA ÚLTIMA ASSEMBLEIA E QUE AJUDARAM A APROVAR AS DELIBERAÇÕES. DESSAS DELIBERAÇÕES CONSTAVA A DOAÇÃO DE SANGUE. ENTÃO SUGIRO QUE DEIXEM PRA DOAR SANGUE NO DIA DA NOSSA ASSEMBLEIA DO DIA 12 QUE ESTARÃO LIVRES INCLUSIVE DO PO DA TARDE. E AÍ PESSOAL DO EXPEDIENTE, VOCÊS TERÃO CORAGEM DE FAZER ISSO? SE NÃO TIVEREM ENTÃO NÃO VENHA COM ESSA DE MUDANÇA DE HORÁRIO DA ASSEMBLEIA, POIS MUITOS ESTÃO É DANDO GRAÇAS A DEUS POR ESSE HORÁRIO E A INVERSÃO PARA SERVIR DE DESCULPA PARA NÃO COMPARECER. TODOS COBRAM POSTURA DAS LIDERANÇAS, MAS QUANDO É PARA SE FAZER O MÍNIMO POSSÍVEL OS VALENTÕES ARREGAM. QUE SE MANIFESTE O PESSOAL DO EXPEDIENTE QUE TEM SANGUE NO OLHO SOBRE A SUGESTÃO. SE CONCORDAREM QUE PASSE ADIANTE.

    PRAÇA ATENTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PRAÇA ATENTA.
      Sou do Bandeirante, e também já cheguei a essa conclusão. Têm uns colegas que ficam usando desses argumentos que você citou, já disse aos mesmos um monte de vezes, eu vou nem que para isso eu tenha qye doar sangue, consultar com médico, dentista etc.
      SGT EX-GTOPIANO AGORA NO EXPEDIENTE TARTARUGANDO.

      Excluir
  10. sgtº geová disse:
    após ler todos os comentários gostaria de tecer observações:
    1- se mudou o horário do expediente o mês todo é porque terá serviço voluntário ou 0800 a tarde.
    2-ainda que o pessoal do expediente esteja querendo mudança de horário, se eles não podem ir, manda um representante, esposa, filho, irmão, etc..
    3- quem não foi a nenhuma assembleia ou não prestou atenção leia mais o blog que ficará a par das decisões e pauta decidida na última reunião
    4-ainda que venha arrocho por todos os lados não podemos esmorecer, e sim nos unirmos cada vez mais
    5- apoiar totalmente o NMU
    6-procurar audiência ou esperar o convite do cmt geral pra tratarmos de nossas demandas por meio do forum das associações e NMU porque claro está que o governador não quer conversa diretamente conosco.
    7- Deus abênçõe a todos, em cristo Jesus , o Senhor.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns coronel ALEXANDRE! Espero que essa atitude se torne uma regra em todas as UPM que ainda não vem adotando tal procedimento.

    ResponderExcluir
  12. Esses tenentes coroneis estão cobrando o que e lei diz!!!!!!

    Não somos escravos desse sistema safado!!!!!!!!

    Parabéns comandante!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. AS VERBAS QUE PODERIAM ESTÁ EM NOSSOS CONTRACHEQUES DOS PMs PODEM ESTÁ PATROCINANDO UM PROGRAMA DE TELEVISÃO!!!!
    Eu gostaria de saber de onde o GOVERNO está tirando tanto DINHEIRO para patrocinar todos os dias O BALANÇO GERAL !!! Está mais para BALANÇO DO GDF, O TCDF poderia nos ajudar a descobrir a fonte de tantos RECURSOS para tantas publicidades. Mas para atender a PM e BM este Governo diz que não tem NADA este ano, agora sabemos para onde está indo o dinheiro que devia está em nossos CONTRACHEQUES, está indo para a RECORD onde o garoto propagada HERRIQUE CHAVES está fazendo uso dele. Se nós não tivéssemos nos manifestado quanto ao desvio da verba da saúde, eles estariam quietinhos , Exigimos uma AUDITORIA nas contas do GDF URGENTE!!!!!!!!!!!!!
    Estou Aqui!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você falou a verdade!

      Meses atrás, assistindo esse programa, de repente pensei que uma repórter estava fazendo uma matéria sobre alguns locais do DF. Quando prestei um pouco mais de atenção, vi que já haviam passado quase 05 minutos, e com outro tantinho mais de atenção, vi acima da tal matéria a LOGOMARCA do GDF, portanto uma baita publicidade capciosa fazendo-se passar por matéria jornalística para os telespectadores desatentos, que é a maioria.

      Excluir
  14. Que sirva de exemplo para toda atropa (independentemente de posto ou graduação). Agora, VOSSA EXCELÊNCIA pegou pesado nê...Talvez tenha escrito para que ele (delegado) se sinta importante, ou seja, temos que tratar assim já que algumas autoridade se sentem o último biscoito recheado do pacote... Parabéns TC a tropa está alinhavada com o senhor, por fim eu só conheço um Major de Academia ( o cara é legalista ao extremo e quem precisar de qualquer orientação e ajuda é só procurar ele no Anexo do GCG, só não vou postar o nome dele aqui porque não tenho essa autorização, mas é só procurar ele na guarda do anexo que todos sabem de quem estou dizendo) que tem essa coragem do senhor estamos juntos no que der e vier . Mais uma vez PARABÉNS COMANDANTE!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vossa Excelência é o correto, pois os delegados de todo Brasil já são integrantes das carreiras jurídicas e a forma de tratamento já é vossa excelência. Não tenho o número da lei, mas sei que já está em vigor desde esse ano.

      Excluir
    2. Colega a questão de Vossa Excelência é questão legal, Lei da Excelentíssima Dilma 12.830 /2013, Art. 3º O cargo de delegado de polícia é privativo de bacharel em Direito, devendo-lhe ser dispensado o mesmo tratamento protocolar que recebem os magistrados, os membros da Defensoria Pública e do Ministério Público e os advogados. Só pra mantê-lo informado , mas venhamos e convenhamos é pura frescura rsrsrs.

      Excluir
    3. É verdade. Agora é "ESSE LENTÍSSIMO DELEGADO!" kkkkk

      Excluir
  15. Bom dia Poliglota e demais.Lendo o seu blog estou tentando entender o porquê está aparecendo gente criticando o Sombra por sua atitude.Pelo que tenho visto nenhum meio de comunicação tem dado apoio ao movimento e ao contrário tem tentado distorcer as informações e desqualificar as nossas reivindicações.Será isso os fakes do PT?quem não lembra dessa história? http://www.implicante.org/blog/agnelo-queiroz-acusado-manter-quadrilha-fakes-web/ .Como disse um policial acima nosso inimigo é outro e não aqueles que estão mostrando a verdade que a mídia prostituída e comprada pelo gdf insiste em esconder.Esse sgt do vídeo nem imagina o grau de comprometimento que ele colocou a polícia mesmo falando tudo que está na nossa garganta entalado por culpa desse bando de incompetentes que estão aí se perpetuando no poder quando em nome de um movimento que ele não pertence ameaçou o estado com a copa do mundo.Vejo nesse jornalista Sombra um aliado e não um inimigo e querendo ou não depois das divulgações dele um comandante caiu,o plano de saúde voltou e está prestes a acontecer uma mudança na secretaria de segurança por causa de um secretário que nunca se preocupou com PMs(ele é delegado e sindicalista).Não gosto muito de dar pitacos, mas sou obrigado a concordar com o colega que escreveu: "OU SEJA, NESSE JOGO POLÍTICO IMUNDO... DEVEMOS SER ESTRATÉGICOS... E SABER O MOMENTO CERTO DE MOVER AS PEÇAS DO TABULEIRO!! VEJAM QUE TODA HORA QUE BUSCAM PROTEGER O REI (AGNULO), DAMOS UM XEQUE-MATE NELE?? NÃO PERCEBERAM??
    VAMOS JOGAR!! E AS MELHORES PEÇAS QUE POSSUÍMOS NESSE MOMENTO SEM DÚVIDAS É O APOIO DO "SOMBRA" QUE TÁ LITERALMENTE TOCANDO O ZARALHO SÓ PRA VER O PT DESCER DIRETO PRO INFERNO!! E CONVENHAMOS, NÃO É NOSSO OBJETIVO?? OU SERÁ QUE AQUI TEM ALGUM LOUCO QUE QUER MAIS 04 ANOS DE PT.. OU PIOR... TER O PT ATÉ 2022, QUE É O PLANO SÓRDIDO DO PT!!
    PORTANTO, VAMOS USAR A PORRA DA CABEÇA!! E VAMOS UNIR FORÇAS COM QUEM QUER NOS AJUDAR.. E NÃO COM QUEM QUER NOS FUDER!! QUE É O CASO DOS JUDAS DOS 200TÕES... PENSEM, PENSEM!!!"
    bom final de semana a todos
    OLHO VIVO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo anonimo do dia 07/12 das 11h, em primeiro lugar vc deveria respeitar os colegas do expediente, por que eles foram muitos na assembleia, inclusive ficaram até o Fim chegando atrasados para trabalhar e não tiveram medo de Falar para seus chefes que estavam na assembleia. Te falo mais os colegas do expediente tem sangue no Olho sim, assim como todos os outros Companheiros, isto esta provado pelos 15.000 que Estavam na assembleia, por tanto companheiro respeite os nobres colegas. Para sua informação os Colegas não Estarão Livre a tarde, muitos estarão trabalhando no PIN, Ou vc acha que a mudança de horário é apenas para ar folga? Como ouvi vários Colegas vc quer respeito, respeite os outros.

      Excluir
    2. Poliglota mais uma vez esse cidadão da boca suja aparece de novo com a boca cheia de PORRA e ainda derrespeitando os colegas do expediente, mais uma vez te peço que modere esse ENERGUMENO.

      Excluir
    3. CARO Anônimo7 de dezembro de 2013 13:10 PEDIRIA QUE FIZESSE A GENTILEZA DE LER NOVAMENTE O QUE ESCREVI ACIMA. MAS VOU ADIANTAR UM RESUMO PARA FACILITAR E LHE AJUDAR. COMENTEI ACIMA QUE AQUELES QUE SÃO DO EXPEDIENTE E QUE TEM COMPARECIDO NAS ASSEMBLEIAS, QUE ESSES SIM TÊM SANGUE NO OLHO. AO CONTRÁRIO DE OUTROS QUE DÃO GRAÇAS A DEUS QUANDO O HORÁRIO DAS ASSEMBLEIAS COINCIDEM COM O EXPEDIENTE PARA LHES SERVIR DE DESCULPA. ENTÃO SUGERI PARA AQUELES QUE TÊM SANGUE NO OLHO DO EXPEDIENTE QUE SE UTILIZEM DOS MEIOS LEGAIS NECESSÁRIOS CASO QUEIRAM MESMO ESTAR PRESENTES NA PRÓXIMA ASSEMBLEIA. PORTANTO, FOI ESSA A MENSAGEM QUE EU QUIZ PASSAR, PROCURANDO SEPARAR O JOIO DO TRIGO, OU SEJA, OS QUE PARTICIPAM E AQUELES QUE FINGEM PARTICIPAR. ESPERO TER SIDO COMPREENDIDO AGORA.

      Excluir
  16. CARAMBA OU TEM POLICIA QUE É BURRO OU SE FAZ DE BURRO. TÃO PEDINDO AOS REPRESENTANTES PAUTA. POR ACASO NINGUÉM SABE QUAIS SÃO AS PAUTAS? SE NÃO SABEM NÃO ESTÃO INDO NAS ASSEMBLEIAS. MAS VOU RELEMBRAR AÍ POIS FUI EM TODAS.
    1- CUMPRIMENTO DAS 13 PROMESSAS
    2- ENCAMINHAMENTO DA REESTRUTURAÇÃO DAS CARREIRAS
    3- EQUIVALENCIA DE CURSOS
    4- PAGAMENTO DE AUX MORADIA, INATIVIDADE E TRANSPORTE
    5- AMPLIAÇÃO DOS QUADROS DE OFICIAIS E PROMOÇÃO INDEPENDENTE DE VAGAS

    POXA, ALGUEM TEM ALGUMA DÚVIDA DE PAUTA? POLIGLOTA MODERA ESSES COMENTÁRIOS IDIOTAS DE FAKES INFILTRADOS QUERENDO DESESTABILIZAR NOSSO MOVIMENTO. TÃO PEDINDO PARA VOTAR TARTARUGA. VOTAR O QUÊ SE JÁ FOI VOTADA É SÓ CUMPRIR E PRONTO. EU TÔ CUMPRINDO. ARREGO!

    ResponderExcluir
  17. Vi uma coisa aqui em Planaltina inacreditável, uma vtr do Detran cuidando de um local de acidente de trânsito com vitima. Será que dessa vez vai, será que vamos largar de fazer o que é de competência dos outros e fzer somente o que é de nossa competência.
    abaixo os convênios com Detran, Ibama, vigia de fóruns, seops, secretaria de educação, agente penitenciário e vigia de hospital, DFtrans e apoio a oficial de justiça e .... Parabéns coronel, se todos nós começarmos a fazer somente a nossa competência ( policiamento ostensivo), sobra mais tempo para combater a criminalidade e com maior efetivo (desde que valorizados é claro; ate lá ....).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se isso acontecer,tem Praça que vai rasgar o ......

      Excluir
  18. SENHORES, TRABALHO NO 14º BPM EM UM DIA DE SERVIÇO HOUVE VÁRIOS ACIDENTES DE TRANSITO ENTÃO ACIONAMOS AS VIATURAS DO DETRAN PARA ASSUMIR OS LOCAIS DE CRIMES DE TRANSITO JÁ QUE ESTAVAM NA CIDADE A PROCURA DE CONDUTORES INFRATORES, OS BOMBEIROS AQUI DA ÁREA ESTÃO ACIONANDO TAMBÉM OS AMARELINHOS PARA CUMPRIR A MISSÃO QUE É DELES. VAMOS PADRONIZAR AS AÇÕES SÓ ASSIM CHEGAREMOS A ALGUM LUGAR

    ResponderExcluir
  19. Não sei se é o mesmo, mas se for o então TEN Alexandre Sérgio da saudosa CPChoque do 1996, está de Parabéns, pois demonstra o mesmo espírito de união e amizade com a tropa, embora alguns ainda generalizem os oficiais como um mané do 11º (sgt Jadson) que só vive reclamando e nem os próprios companheiros querem trabalhar com ele...

    ResponderExcluir
  20. VAMOS LUTAR PELA PEC 51!!!!!
    E O FIM DO CONVÊNIO COM O DETRAN!!!!!

    ResponderExcluir
  21. COM as praças que temos e mais uns 50 oficiais como esse TCel ALEXANDRE SÉRGIO VICENTE FERREIRA, a PMDF será respeitada pelo GDF, PCDF, imprensa etc.
    SÓ PRECISAMOS DE MAIS POSTURAS COMO ESSA.

    ResponderExcluir
  22. ATINGIMOS AS 5000 ASSINATURAS!!!!
    ATINGIMOS AS 5000 ASSINATURAS!!!!
    ATINGIMOS AS 5000 ASSINATURAS!!!!
    ATINGIMOS AS 5000 ASSINATURAS!!!!
    ATINGIMOS AS 5000 ASSINATURAS!!!!
    ATINGIMOS AS 5000 ASSINATURAS!!!!
    ATINGIMOS AS 5000 ASSINATURAS!!!!
    ATINGIMOS AS 5000 ASSINATURAS!!!!
    ATINGIMOS AS 5000 ASSINATURAS!!!!
    ATINGIMOS AS 5000 ASSINATURAS!!!!
    ATINGIMOS AS 5000 ASSINATURAS!!!!
    ATINGIMOS AS 5000 ASSINATURAS!!!!
    ATINGIMOS AS 5000 ASSINATURAS!!!!
    ATINGIMOS AS 5000 ASSINATURAS!!!!

    PEC 51 JÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    PARABÉNS A TODOS OS POLICIAIS!!!!

    ResponderExcluir
  23. PROMOÇÃO AUTOMÁTICA PARA PC'S DO DF VIRA REALIDADE
    Isso ocorreu em 2011, mediante decreto do governador. Para a PM ele diz que não tem orçamento!
    http://appes.com.br/portal/index.php/all-news/1892-promocao-automatica-para-pcs-do-df-vira-realidade.html
    Decreto nº 7.652, de 22 de Dezembro de 2011
    Disciplina o instituto de progressão dos servidores integrantes da Carreira de Delegado de Polícia Civil do Distrito Federal e da Carreira Policial Civil do Distrito Federal, de que trata o Decreto-Lei nº 2.266, de 12 de março de 1985 e a Lei nº 9.264, de 7 de fevereiro de 1996.
    A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e tendo em vista o disposto no § 4º do art. 5º da Lei nº 9.264, de 7 de fevereiro de 1996,
    DECRETA :
    Art. 1º Aos servidores integrantes da Carreira de Delegado de Polícia do Distrito Federal e da Carreira Policial Civil do Distrito Federal, de que trata o Decreto-Lei nº 2.266, de 12 de março de 1985, e a Lei nº 9.264, de 7 de fevereiro de 1996, serão aplicados os requisitos e condições de progressão de acordo com as normas constantes deste Decreto.
    Art. 2º A progressão consiste na mudança de classe em que esteja posicionado o servidor para a classe imediatamente superior.
    Art. 3º São requisitos para progressão nos cargos da Carreira de Delegado de Polícia do Distrito Federal e da Carreira Policial Civil do Distrito Federal:
    I - exercício ininterrupto do cargo:
    a) na terceira classe, por três anos, para progressão da terceira para a segunda classe;

    b) na segunda classe, por cinco anos, para progressão da segunda para a primeira classe; e

    c) na primeira classe, por cinco anos, para progressão da primeira para a classe especial;
    II - avaliação de desempenho satisfatória; e
    III - conclusão, com aproveitamento, de curso de aperfeiçoamento.
    Art. 4º Será considerado interrompido o exercício de que trata o inciso I do caput do art. 3º em decorrência de:
    I - licenças ou afastamentos sem remuneração;
    II - suspensão disciplinar;
    III - falta injustificada; e
    IV - prisão em virtude de sentença transitada em julgado.
    Parágrafo único. Interrompido o exercício, a contagem do interstício começará a correr a partir do retorno do servidor à atividade.
    Art. 5º A avaliação de desempenho de que trata o inciso II do caput do art. 3º será realizada a cada doze meses pela chefia imediata e será confirmada pela autoridade superior.
    § 1º A avaliação do servidor, ao final do interstício estabelecido para progressão, será apurada pela média dos resultados obtidos no período.
    § 2º O servidor que não atingir o desempenho satisfatório para progressão permanecerá na mesma classe até que a média dos resultados do período de avaliação seja considerada satisfatória.
    § 3º Os resultados das avaliações de desempenho dos servidores serão publicados mensalmente em Boletim Interno.
    Art. 6º O curso referido no inciso III do caput do art. 3º, cujo conteúdo observará a complexidade das atribuições dos cargos e os níveis de responsabilidade de cada classe, será ofertado aos servidores até o semestre anterior ao cumprimento do interstício exigido para progressão.
    § 1º O curso de aperfeiçoamento será oferecido pela Academia de Polícia Civil ou por entidade oficial de ensino, nacional ou estrangeira, devidamente reconhecida pela Polícia Civil do Distrito Federal.
    § 2º No caso de progressão para a classe especial, o curso a que se refere o caput será, preferencialmente, de pós-graduação.

    ResponderExcluir
  24. POLIGLOTA O SENHOR SEMPRE FOI UM CARA CENTRADO E RESPONSÁVEL NESSE SEU TRABALHO DE DIVULGAR E INFORMAR A TODA SOCIEDADE NOSSAS NECESSIDADES,MAS TÁ FICANDO NA CARA QUE ESTÃO TENTANDO UMA PROJEÇÃO PESSOAL EM CIMA DESSE SGT GILSON.ELE FALOU O QUE DEVIA E QUE ESTÁ NO SENTIMENTO DE CADA PM E BOMBEIRO MAS NÃO É DO MOVIMENTO,NÃO VAI SER PUNIDO E TEMOS MUITOS ASSUNTOS MAIS IMPORTANTES ARA DEBATER OU SERÁ QUE NINGUÉM PERCEBEU ESSA JOGADA POLÍTICA POR TRÁS DE TUDO ISSO?DÁ LICENÇA NÉ.A ERA DOS IDIOTAS JÁ ACABOU A MUITO TEMPO.A FORÇAÇÃO DE BARRA TÁ FICANDO NA CARA.

    ResponderExcluir
  25. Parabéns Coronel Alexandre!!!
    Estou orgulhoso do senhor.

    CB VÉIO

    ResponderExcluir
  26. Grande coisa! Agora só falta tirar os PMs que vigiam fóruns, acabar com os postinhos e guarda ao quartel, trazer os requisitados e colocar todos na rua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buá buá buá!!!
      Grande coisa MESMO!
      Antes dele, ninguém se atreveu, portanto o coronel tem méritos.
      Colocar todos na rua???
      Aqui não é a Síria não mané!
      Não tem nada de ilegal com os policiais que são requisitados, atuam nos Fóruns e fazem o serviço de guarda.
      Está TUDO dentro da lei.
      Portanto, pode ranger os dentes de raiva! SEU MANEZÃO!

      CB VÉIO

      Excluir
    2. CB VÉIO, em relação aos policiais, que trabalham nos fóruns, cumpre informar que, esse serviço foi criado na época do governo Roriz, quando este queria fazer um agrado para o Judiciário, em razão do mesmo estar sendo "cassado" por todos os lados pelo MPDFT. Naquela época, por volta do ano 2000/2001, Roriz tinha cerca de 34 processos impulsionados diretamente contra ele. Foi absolvido em todos.

      Excluir
  27. Não preservará local de crime, mas continuará vigiando tribunais, limpando cavalo no RPMON, realizando serviços de motorista etc. Nossa carreira deve ser reestruturada de verdade, incluindo cargos também de nível médio, pois eu nunca vi em empresa alguma um funcionário de nível superior realizando atividade de vigia/motorista. Reestruturar não é só jogar divisas nos ombros, mas qualificar o servidor e inovar nas atribuições. Se somos carreira de nível superior, que as atribuições também o sejam, caso contrário sempre seremos vistos com desdém. Devemos ser proativos para que tenhamos uma carreira de respeito.

    ResponderExcluir
  28. Se matarem a TARTARUGA o local de crime será preservado sim até que outra seja providenciada, tenho dito.

    ResponderExcluir
  29. Repassando
    Informando ao pessoal sobre o roubo aos pmdf de ontem... Houve sim porém deixaram baixo pra não dar mídia.
    Galera,
    Confirmado assalto a pm's na área de Santa Maria. O Bope desceu pra la pra dar apoio. Reforço o lembrete do cuidado redobrado nesses tempos de OT. Fiquem alertas e não dêem bobeira em postos, ônibus e lugares q ofereçam risco. A pebaiada está aproveitando o embalo.

    CB 74 Milhões
    Wesley gtop 48
    Repassando, só que form 02 na santa maria e 02 no novo gama.

    ResponderExcluir
  30. COLEGA QUE PROJEÇÃO O COMPANHEIRO FALOU A VERDADE APENAS ISSO , AGORA SE ELE QUISER SE CANDIDATAR POR ESSE FEITO É PROBLEMA DELE...NOSSO FOCO É OUTRO.

    ResponderExcluir
  31. Gostaria de parabenizar o comandante Alexandre por esta atitude, pois, o senhor sabe o quanto os policiais sofre em estar fazendo o serviço de outras instituições e até agora poucos vem tomando esta atitude, todos são gratos por ter tomado esta atitude, agora sim iremos fazer o que é nosso de direito que é o policiamento preventivo, um grande abraço.

    ResponderExcluir
  32. Ao colega da 10:57, eu fui socio por uns 20 anos desta associação (ASPRA) e fazendo as contas vi que não estava fazendo um bom negocio, pagando 103,00 (cento e três reais) por mês não era justo, fui lá e tirei o meu nome, falei para o SANSÂO que a mensalidade estava muito alta e que eles não estavam participando das nossas manifestações, sabe o que mim disse? que tinha participado por um ano e meio e que saiu porque não concordava com o andamento das manifestações e ainda foi bruto comigo, como se fosse uma obrigação da minha ficar associado naquela associação, e por fim tirei o meu nome também do CRESSPOM, economizei 188,00 (cento e oitenta e oito reais) po mês, ganhei mais que os Soldados quando promovidos a Cabo depois de quinze anos kkkkkkkkk para descontrair mas é a mais pura verdade, dia 12/12/13 ás 09hs na praça do BURITI, para não deixar este governo esquecer de nós.

    ResponderExcluir
  33. VAMOS TIRAR NOSSAS ATENÇÔES DO PROGRAMA HENRIQUE CHAVES POIS O MESMO SÓ FAZ PROPAGANDO PARA O AGNELO, ESTÁ RIDÍCULO AQUELE PROGRAMA.

    ResponderExcluir
  34. SALVEM ESSA PARTE QUE ACHEI NA COMUNIDADE DO ORKUT PARA O CASO DE TEREM QUE PRESERVAR LOCAL DE CRIME, O QUE OBRIGARÁ OS OUTROS COMANDANTES A TOMAREM A MESMA POSTURA DESSE CMT DO 21º BPM E O OUTRO DO 9º BPM DO GAMA, ESTE COM AJUDA DE UM CABO.SEGUE A PARTE:
    Senhor Subcomandante da UPM
    Considerando o Decreto-Lei 3.689, de 03 de
    outubro de 1941, Código de Processo Penal, em seu artigo 6º, inciso I, que
    prescreve: “Art. 6º Logo que tiver
    conhecimento da prática da infração penal, a autoridade policial deverá: I –
    dirigir-se ao local, providenciando para que não se alterem o estado e
    conservação das coisas, até a chegada dos peritos criminais.”

    Considerando o Decreto nº 30.490, de 22 de
    junho de 2009, publicado no DODF nº 120, de 24 de junho de 2009, em seu artigo
    35, parágrafo primeiro, que prescreve: “Art.
    35. As delegacias de Polícia Circunscricionais, unidades orgânicas de execução
    técnica e operacional, subordinadas diretamente ao Departamento de Policia
    Circunscricional, tem como atribuições: (...) §1º São atividades a serem
    executadas em regime de plantão nas Delegacias de Polícia Circunscricionais:
    (...) e) Comparecer ao local de práticas delituosas promovendo o isolamento,
    preservação e auxílio para a realização do exame pericial, bem como diligenciar
    visando à colheita de prova testemunha;”

    Considerando a Instrução Normativa nº 138, de
    25 de maio de 2011, publicada no DODF nº 116, de 25 de maio de 2011, no seu
    artigo 2º e parágrafo 1º, que prescreve: “Art.
    2º Logo que tiver conhecimento da prática de infração penal, a Autoridade
    Policial deverá dirigir-se ao local, providenciando para que não se alterem o
    estado e conservação das coisas até achegada da equipe pericial, devendo, para
    tanto e sem prejuízo de outras diligências, ser observadas as seguintes regras
    técnicas de conduta, salvo se houver necessidade de prestar socorro à pessoa ou
    de preservar a prova. (...) §1º As regras elencadas deverão ser repassadas, a
    título de orientação, aos policiais militares, sempre que estes estiverem em
    local de crime, atuando em colaboração com a Policia Civil do Distrito Federal.”

    Venho informar que no serviço no dia 00DEZ13,
    entre 00h00/00h00, na VTR6666, por volta das 12h00 o prefixo foi acionado para
    averiguar acidente de trânsito na Quadra 75 do Guará, via pública. No
    local foi confirmado o acidente. Procedimentos de praxes foram tomados como
    relatado na Oc/PMDF nº 3333/13 em anexo. A DP da área foi informada da situação, e
    como prescreve as normas elencadas, deveria ter deslocado para preservação do
    local de infração penal agentes da PCDF, fato este que não ocorreu, com
    alegação de escassez de agentes. Neste sentido a guarnição da VTR6666 ficou sem
    realizar sua obrigação precípua conforme prescreve o §5º do art. 144 da CF88
    entre 12h00/18h00, ficando assim prejudicado o policiamento na cidade do Guará,
    este que já se encontra deficitário devido à escassez de policiais ou de
    prefixos, dependendo do dia. Esta situação já está se tornando corriqueira, com
    aquiescência do CPU, pois está se tornando contumaz acatar tal
    procedimento. Participo assim a
    alteração no desempenho do serviço, para que sejam tomadas, SMJ, as
    providências que Vsª achar correta.


    POR PRAÇA ATENTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PROBLEMA ESTÁ EM QUEM RECEBE A OCORRÊNCIA E ENVIA A PMDF. SE O FATO É CRIME E JÁ OCORREU, A RESPONSABILIDADE NÃO É DA PMDF. A CENTRAL TEM MESA DE PCDF!!!

      Excluir
  35. Convido a todos que são da ASPRA a sair, o João de Deus nos ABANDONOU MESMOOOOO, tem um programa de RÁDIO só para se promover, estarei indo lá a sema que vem para SAIR, já não ganhamos nada de aumento ainda fico igual bobo contribuindo por NADA.

    ResponderExcluir
  36. Senhor CORONEL JOZIEL, sabemos que a pressão do Governo Agnelo em cima dos senhores comandantes para fazer cumprir o ÓDIO que ele tem com a tropa tem levado os senhores a se tornarem VITIMAS do próprio ÓDIO DELE, expondo os senhores COMANDANTES ao RIDÍCULO! Em vez do GOVERNADOR AGNELO apresentar a tropa e a sociedade que todas instituições tem problemas e que a própria instituição pode e tem forças para administrar os seus problemas ele faz o contrário diminuindo os senhores EXONERANDO-OS. Temos visto que para ele é mais fácio exonerar que dar satisfação quanto aos fatos, porque a culpa fica com o exonerado e não com o Governo, como também expondo mais as fragilidades da instituição diante da MÍDIA e consequentemente da sociedade. Não podemos esquecer que GOVERNADORES passam, mas a PM continuará. É a hora do senhor mostrar que tem hombridade e apresentar a TROPA e SOCIEDADE o que realmente aconteceu, até porque cada comandante que assume já assume sabendo que será exonerado, só não sabe ainda por qual motivo, mas todos sabemos que numa instituição como a PM isto é certo que motivos não faltará, por exemplo, hoje mesmo a RECORD já começou atendendo o governo perseguindo o CORONEL de Samambaia. Coronel, o Senhor Sempre será, já o Agnelo só será governador por mais um ano!! Estamos todos esperando o senhor convocar uma COLETIVA e apresentar tudo que sabe, porque quem se cala diante do MAL participa DELE, e sabemos que o Senhor é um homem de Deus, e não se furtará da VERDADE. “Pois nada podemos contra a verdade, mas somente em favor da verdade.” NVI 2 corintios 13:8.

    ResponderExcluir
  37. Poliglota já que a nossa "maravilhosa" imprensa desvirtua e ignora nosso movimento, qual a possibilidade de todos os PPMM/BMM comparecerem dia 12 de dezembro devidamente FARDADOS mas logicamente desarmados?
    SGT do 8° BPM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ANEXO I
      RELAÇÃO DE TRANSGRESSÕES

      58. Tomar parte, fardado, em manifestações de natureza político-partidária;
      Alguém se arriscaria? O famigerado RDE ainda está em vigor, infelizmente.

      Excluir
  38. OUTRA PARTE SOBRE PRESERVAÇÃO DE LOCAL DE CRIME:

    PARTE
    S/Nº. Gama – DF, ___ de janeiro de 2013.
    Assunto: preservação de local de crime.
    Senhor Chefe do 3º CIA,
    Participo a V.S.ª para conhecimento e providências que julgar cabíveis fatos constantes que causam prejuízo ao exercício das atividades rotineiras.
    Diante da legislação pertinente ao assunto abordado neste documento, solicito orientação para melhor desempenhar as atividades policiais militares no que se refere à preservação de local de crime e, desdobrando nesse, no local de acidente de trânsito com vítima.
    Como e cediço a função dos cabos e soldados policiais militares do Distrito Federal conforme dispositivo no artigo 39, da Lei 7.289/84: “São elementos de execução”. Vemos ainda que cada policial é responsável direto pelas decisões que tomar e/ou praticar; artigo 41, Lei 7.289/84[1]. in verbis:
    Art. 41 – Ao policial-militar cabe a responsabilidade integral pelas decisões que tomar, pelas ordens que emitir e pelos atos que praticar.
    CONTINUA...

    POR PRAÇA ATENTA

    ResponderExcluir
  39. O artigo 6º, do Código de Processo Penal – CPP – não dar margem a outra interpretação se não que a autoridade policial – delegado de polícia civil do Distrito Federal, ao toma conhecimento de prática de infração penal – exceto as militares, (parte final do § 4º, artigo 144, CF/88) que deixou vestígios deve deslocar-se ao local e providenciar para que não se altere os estados das coisas, entre outras atribuições, preservando até a equipe de peritos criminais da estrutura da própria policia civil realizem suas funções institucionais, conforme o regimento interno da Policia Civil do Distrito Federal – DECRETO 30.490 de junho de 2009. DODF 24/06/2009.
    É o que diz o artigo 6º do CPP, in verbis:
    Art. 6o Logo que tiver conhecimento da prática da infração penal, a autoridade policial deverá:
    I – dirigir-se ao local, providenciando para que não se alterem o estado e conservação das coisas, até a chegada dos peritos criminais; (Redação dada pela Lei nº 8.862, de 28.3.1994)(Vide Lei nº 5.970, de 1973)
    II – apreender os objetos que tiverem relação com o fato, após liberados pelos peritos criminais; (Redação dada pela Lei nº 8.862, de 28.3.1994)
    III – colher todas as provas que servirem para o esclarecimento do fato e suas circunstâncias;
    IV – ouvir o ofendido;
    V – ouvir o indiciado, com observância, no que for aplicável, do disposto no Capítulo III do Título Vll, deste Livro, devendo o respectivo termo ser assinado por duas testemunhas que Ihe tenham ouvido a leitura;
    VI – proceder a reconhecimento de pessoas e coisas e a acareações;
    VII – determinar, se for caso, que se proceda a exame de corpo de delito e a quaisquer outras perícias;
    VIII – ordenar a identificação do indiciado pelo processo datiloscópico, se possível, e fazer juntar aos autos sua folha de antecedentes;
    IX – averiguar a vida pregressa do indiciado, sob o ponto de vista individual, familiar e social, sua condição econômica, sua atitude e estado de ânimo antes e depois do crime e durante ele, e quaisquer outros elementos que contribuírem para a apreciação do seu temperamento e caráter.
    É autoexplicativo e nem precisaria de interpretação, mas o que extraímos do artigo 35, § 1, “e” do Regimento Interno da Polícia Civil do DF, e que a autoridade deve comparecer ao local promovendo o isolamento e preservando até a chegada da equipe de peritos. Vejamos:
    Art.35. As Delegacias de Polícia Circunscricionais, unidades orgânicas de execução técnica e operacional, subordinadas diretamente ao Departamento de Polícia Circunscricional, têm como atribuições:
    (…)

    CONTINUA...

    POR PRAÇA ATENTA

    ResponderExcluir
  40. CONTINUANDO...

    §1º São atividades a serem executadas em regime de plantão nas Delegacias de Polícia Circunscricionais:
    (…)
    e) Comparecer ao local de práticas delituosas promovendo o isolamento, preservação e auxílio para a realização do exame pericial, bem como diligenciar visando à colheita de prova testemunhal;
    O isolamento e a consequente preservação do local de infração penal é uma garantia que o perito terá de encontrar a cena do crime conforme fora deixada pelo(s) infrator(es) e vítima(s) e, com isso, ter condições técnicas de analisar todos os vestígios. É também uma garantia para a investigação como um todo, pois terão muito mais elementos a analisar e carrear para o inquérito e, posteriormente, ao processo criminal.
    No caso dos peritos as atribuições estão no artigo 72, § 2º, “e”, do DECRETO 30.490 de junho de 2009. DODF 24/06/2009 – Regimento Interno da Polícia Civil do Distrito Federal, que são, entre outras:
    Art.72. A Divisão de Perícias Externas, unidade orgânica de execução, diretamente subordinada ao Diretor do Instituto de Criminalística, tem como atribuições:


    POR PRAÇA ATENTA

    CONTINUA...

    ResponderExcluir
  41. CONTINUANDO...

    (…)
    §2º. São atribuições dos Peritos Criminais escalados para a atividade de plantão da Divisão de Perícias Externas, além daquelas previstas no art.96:
    (…)
    e) Observar, no local de exame, as condições de isolamento e preservação, reorientando-as, quando necessário, a fim de evitar o agravamento da ocorrência ou a perda de vestígios;
    Como garantia para os servidores públicos do DF a nossa Constituição Distrital, Lei Orgânica do DF, em seu artigo 35, V – veda o desvio de função, que, salvo melhor juízo, se concretiza quando:
    “Há desvio de função toda vez que um funcionário público estiver formalmente investido em determinado cargo, mas, de fato, executar as tarefas inerentes a cargo diverso[2].”
    Para não deixar dúvidas, se por acaso ainda tivéssemos, foi editada a INSTRUÇÃO NORMATIVA 138, de 25 de maio de 2011 da diretoria da PCDF, publicada no DODF do dia 16 de junho de 2011, de nº 116, pág. 3 e 4. (anexo). Que confirma, ou melhor, descreve exatamente os procedimentos que a autoridade policial – delegado de polícia civil do Distrito Federal – deve fazer: “ir e isolar, providenciando que para que não se alterem o estado e conservação das coisas até a chegada da equipe pericial”, interpretação do artigo 2º, da Instrução Normativa 138.
    A INSTRUÇÃO NORMATIVA de nº 141, de 15 de Fevereiro de 2012, publicada no DODF do dia 22 de fevereiro de 2012, nº 37, na pág. 7. (anexo). Completando a instrução normativa 138, citada acima, relaciona outras funções para a equipe de perito que assumirá o local preservado, pelo delegado de polícia, para a realização de suas funções institucionais; conforme DECRETO 30.490 de junho de 2009. DODF 24/06/2009.

    POR PRAÇA ATENTA

    ResponderExcluir
  42. CONTINUANDO...
    Para facilitar o nosso raciocínio permita colacionar os parágrafos 1º, 2º e 3º da Instrução Normativa 138, citada acima, vejamos:
    §1º As regras elencadas deverão ser repassadas, a título de orientação, aos policiais militares, sempre que estes estiverem em local de crime, atuando em colaboração com a Polícia Civil do Distrito Federal.
    §2º Cabe à Autoridade Policial, após contato com o coordenador da equipe da perícia, deliberar acerca da necessidade de permanência da equipe designada para preservação do local de crime, mesmo após a chegada dos peritos.
    §3º Na impossibilidade justificada da Autoridade Policial de comparecer ao local a ser periciado, deverá providenciar para que seus agentes o façam.
    No nosso entender “atuando em colaboração”, artigo 1º da Instrução Normativa 138, não significa que é nossa à função, execução da tarefa ou atribuição preservar o local, após a chegada da autoridade policial ou do agente de polícia que pela “impossibilidade justificada” da autoridade policial, artigo 3º[3], não pode comparecer ao local e dessa forma determinou uma equipe de agentes de policia para tal.

    POR PRAÇA ATENTA

    ResponderExcluir
  43. CONTINUANDO
    Além disso, caberá a essa mesma autoridade deliberar acerca da necessidade de seus agentes de polícia permanecer mesmo após a chegada dos peritos, o texto do regimento interno da PCDF e claro em afirma que o delegado deverá se deslocar e permanecer no local, somente em caso “impossibilidade justificada” determinará que agentes de sua delegacia compareçam e permaneça preservando o local até a chegada da equipe de peritos e mais ainda que permaneça, caso necessário, após a saída da equipe de peritos, em nenhum ponto a legislação faz menção a policiais militares na preservação de local de crime após a chegada da equipe de policiais civis.
    Para não ocorrer como noticiou o correio Braziliense. Conforme link abaixo:
    http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2013/01/07/interna_cidadesdf,342723/corpo-de-bombeiros-faz-buscas-por-cadaver-desaparecido-apos-pericia-civil.shtml
    Corpo de Bombeiros faz buscas por cadáver desaparecido após perícia civil
    Aline Bravim
    Publicação: 07/01/2013 09:22 Atualização: 07/01/2013 09:38
    Pelo menos 15 militares do Corpo de Bombeiros de Busca e Salvamento buscam, na manhã desta segunda-feira (7/1), o corpo que desapareceu após a conclusão da perícia da Polícia Civil, no Gama, nesse domingo (6). Megulhadores e homens por terra procuram desde 8h55 o cadáver que passou cerca de 10 horas sem ser recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML). Os profissionais do batalhão responsável acreditam que a chuva pode ter arrastado o corpo, provavelmente um homem.
    Segundo a Polícia Militar (PM), o corpo estava no setor Sul do Gama, em um local de difícil acesso, próximo ao Morro da Oração. A área é cercada de mata fechada e não há iluminação. Só é possível chegar à região por meio de estrada de terra. Embora a PM tenha notado o sumiço, a corporação alegou que não é de responsabilidade militar a preservação da cena do crime.


    POR PRAÇA ATENTA

    ResponderExcluir
  44. CONTINUANDO...
    Agentes da 14ª Delegacia de Polícia (Gama) não souberam dar maiores detalhes sobre o fato.
    Aguarde mais informações


    Mesmo passado mais de 01 (um) ano da publicação das referidas instruções normativas 138 e 141, só para cita como exemplo, não houve por parte da policia civil do Distrito Federal ou de outro responsável integrante dessa instituição “orientação” conforme determina a instrução normativa 138 em seu § 1º no sentido de preservação de local de crime, bem como no curso de formação de soldado realizado em 2003, não foi abordada tal matéria, que possa lembrar nesse momento – preservação de local de crime.
    É cediço que o primeiro profissional de segurança que chega ao local a ser preservado deve tomar todas as providências para não descaracterizar a área a ser periciada, mas também e certo que a PCDF tem suas obrigações e/ou atribuições definidas em legislação conforme declinamos algumas, alhures.
    Se a atribuição de preservar o local de crime fosse do primeiro profissional até a chegada da pericia criminal muitas vezes o Corpo Bombeiro Militar do Distrito Federal e que ficaria no local, mas não percebemos nem de longe tal possibilidade, haja vista, em nenhuma legislação declina tal atribuição aos integrantes descritos no artigo 144, § 5º da CF/88, Bombeiros Militares dos Estados/DF.


    POR PRAÇA ATENTA

    ResponderExcluir
  45. CONTINUANDO...
    O que causa frustração e que atualmente ao nos deparamos com local a ser preservado, seguimos o ensinamento dos policiais antigos que adquiriram esses conhecimentos empiricamente, todavia os integrantes da PCDF não devem compartilhar do mesmo entusiasmo e nos causa certo desconforto e prejuízo ao serviço policia militar devido nos últimos dias nem no local está indo, o que estamos notando é que sempre solicitam o telefone de quem esta no local e pedem informação sobre o fato e informam que irão solicitar a pericia criminal do balcão da delegacia, demonstrando um claro desrespeito ao profissional de segurança pública que esta no local exercendo uma função que diante do regimento interno da policia civil é deles (PCDF).


    Diante exposto no parágrafo acima, informamos aos Agentes de policia e às vezes aos delegados que vão ao local sobre suas responsabilidades na preservação de local de crime, recebemos geralmente as mesmas respostas “o efetivo da PCDF e pouco”, “só estamos em dois no plantão”, “o delegado fez acordo com o oficial da PMDF para que vocês fiquem no local”, ”tenho que falar com o chefe de plantão” e não voltam mais ao local de crime, “o delegado chefe informa que se houver abandono do local é para abrir inquérito”, entre outras tantas.



    POR PRAÇA ATENTA

    ResponderExcluir
  46. FINALMENTE...
    Já não nos assombra mais ficar esperando cerca de três ou até mais horas, como demonstrado na reportagem do CORREIO BRAZILIENSE no link alhures, no local que a priore não e de nossa atribuição administrativa de policiamento ostensivo e preservação da ordem pública.
    Esse é um dos motivos da dúvida – já que não é função/atribuição da Policia Militar do Distrito Federal a preservação de local de crime, isso é fato conforme ficou demonstrado no artigo da CF, no artigo 6º do CPP, no Regimento Interno da Policia Civil do DF e instruções normativas (ato administrativo da PCDF) de nº. 138 e 141, dessa forma se amoldam perfeitamente na proteção contra o desvio de função, é que diz o artigo 35, “V” da Lei Orgânica do DF.
    Inclusive é da índole da instituição – policia civil – não “mistura” atribuições de seus integrantes como podemos notar no APC 2005 01 1 004065-3, além disso, já houve alguns casos de repercussão nos tribunais, com decisão favorável ao não desvio de função, vejamos:
    ADMINISTRATIVO E PROCESSO CIVIL. MANDADO DE SEGURANÇA. AGENTE DE POLÍCIA E AGENTE PENITENCIÁRIO. DESVIO DE FUNÇÃO. O provimento dos cargos de agente de polícia e de agente penitenciário decorre de concursos públicos distintos e suas atribuições e responsabilidades não são intercambiáveis, restando desautorizada a utilização do servidor em função diversa daquela para qual foi investido. (RMO 20010111206515, Rel. ANTONINHO LOPES, DJU 09/11/2004 p. 123)

    DIREITO ADMINISTRATIVO. DESVIO DE FUNÇÃO.
    Agentes de polícia e agentes penitenciários são cargos diversos e com atribuições distintas. A Carta Política (art. 37, II) prevê a investidura em cargo público somente por meio de concurso e a Lei Orgânica do DF (art. 35, V) veda o desvio de função.
    Ainda o SINPOL – SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DO DISTRITO FEDERAL orienta os seus associados a não assumir tais encargos, anexo, formulário para ser entregue a autoridade quando designar o agente policia para a função de agente penitenciário.
    Com tantos documentos públicos fazendo referencia ao caso de preservação de local de crime e as constantes negação das atribuições por parte dos integrantes da PCDF e sem um posicionamento da nossa instituição castrense sobre o assunto, surge à necessidade de orientação quanto aos procedimentos adequados.
    Ciente do nosso comprometimento com a sociedade e essa instituição bicentenária, aguardo a solução dessa parte.
    Para melhor visualização dos argumentos expostos, segue anexo:
    1. I. Formulário direcionado a autoridade policial;
    2. II. Cópia do APC 2005 01 1 004065-3;
    3. III. Cópia do Diário Oficial do DF nºs. 116; quinta feira, 16 de junho de 2011.
    a) Instrução Normativa 138, pág. 3 e 4;
    1. IV. Cópia do Diário Oficial do DF nº. 37; quarta feira, 22 de fevereiro de 1012.
    b) Instrução Normativa 141, pág. 7;
    Luciano PAULO da Silva,
    SD QPPMC – Mat. 0073.825-5

    POR PRAÇA ATENTA

    ResponderExcluir
  47. Vamos fazer um êxodo na Aspra! chega! Associação única já!

    ResponderExcluir
  48. Tem um vídeo rolando no facebook em que agentes do DETRAN batem em um condutor por ele se negar a entrar na viatura.
    Outro vídeo - http://www.youtube.com/watch?v=WrXZ78fZV-A - mostra o atendimento que o DETRAN faz, direcionando a solicitação ao BPTRAN.

    Se é hora de mudança, então e hora de colocarmos tudo no papel.

    Será que todos concordam com o fim do convênio com o DETRAN?

    Será que isso realmente irá interessar a TODOS da PM?

    Concordo que só devemos fazer o que é de nossa competência Constitucional.

    Então, vamos cobrar isso?

    ResponderExcluir
  49. O QUE EU TENHO A VER COM A FALTA DE EFETIVO DA PCDF? NADA, PORTANTO, EM UM SERVIÇO NO NÚCLEO BANDEIRANTE, SEGUI À RISCA. INFORMEI A DP E QUANDO A EQUIPE CHEGOU AO LOCAL PASSEI AO AGENTE, QUE ME DISSE QUE PRECISAVA VOLTAR À DP, PORÉM, CERTO DE SUA MÁ INTENÇÃO, E QUE NÃO VOLTARIA, INFORMEI AO MESMO QUE IA APENAS ATENDER UMA OCORRÊNCIA E JÁ VOLTAVA. PERGUNTE SE HAVIA OCORRÊNCIA OU SE VOLTEI??? CLARO QUE NÃO. PRIMEIRÃO SAFO, ANTIGO E JÁ ESCALDADO, NESSA NÃO CAIO MAIS. PORTANTO, COMPANHEIROS, SEJAM ESPERTOS, POIS QUANDO INTERESSA A ELES É USURPAÇÃO DE FUNÇÃO, MAS QUANDO NÃO, QUEREM EMPURRAR PARA NÓS. CHEGA DE SER USADO. SEJA CPU OU OFICIAL DE DIA, PRA MIM O QUE VALE É A LEI, ENTÃO, CASO UM DOS DOIS, FAÇA "ACORDINHO" COM O DELEGADO, PRA PUXAR O SACO, MANDE ELE ENTÃO, VIGIAR O LOCAL. SIMPLES ASSIM.

    ResponderExcluir
  50. Já falei e vou repetir. policila que tem vergonha na cara, ignora essa emissora que esta só subindo no que diz respeito a contra informação e metiras deslavadas aqui no DF!!! Boicotem, não deem entrevistas, ignore-os!!!

    ResponderExcluir
  51. Esse PRAÇA ATENTA é muito burro, vc é um animal amigo, como falar assim do efetivo do EXPEDIENTE, amigos de Blog, leva mal não mais a turma do expediente esteve em peso, e isso eu garanto, trabalho no Anexo do QCG e foi uma correria para participar da assembléia e depois retornar para o expediente, esse cara fala bobeira ele simplesmente é um demente, amigos de escala, ser do expediente não é tão fácil assim, pois além das tarefas que temos, ainda temos que conciliar horário para concorrer o Voluntário, pessoal, não fale asneira, vamos nos respeitar.
    PM FUL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CARO PM FULL, CONFORME DISSE AO Anônimo7 de dezembro de 2013 13:10 PEDIRIA QUE TAMBÉM FIZESSE A GENTILEZA DE LER NOVAMENTE O QUE ESCREVI ACIMA. MAS VOU ADIANTAR UM RESUMO PARA FACILITAR E LHE AJUDAR. COMENTEI ACIMA QUE AQUELES QUE SÃO DO EXPEDIENTE E QUE TEM COMPARECIDO NAS ASSEMBLEIAS, QUE ESSES SIM TÊM SANGUE NO OLHO. AO CONTRÁRIO DE OUTROS QUE DÃO GRAÇAS A DEUS QUANDO O HORÁRIO DAS ASSEMBLEIAS COINCIDEM COM O EXPEDIENTE PARA LHES SERVIR DE DESCULPA. ENTÃO SUGERI PARA AQUELES QUE TÊM SANGUE NO OLHO DO EXPEDIENTE QUE SE UTILIZEM DOS MEIOS LEGAIS NECESSÁRIOS CASO QUEIRAM MESMO ESTAR PRESENTES NA PRÓXIMA ASSEMBLEIA. PORTANTO, FOI ESSA A MENSAGEM QUE EU QUIZ PASSAR, PROCURANDO SEPARAR O JOIO DO TRIGO, OU SEJA, OS QUE PARTICIPAM E AQUELES QUE FINGEM PARTICIPAR. AGORA QUANTO A VOCÊ DIZER QUE TRABALHA NO QCG E QUE GARANTE A PARTICIPAÇÃO DO PESSOAL DE LÁ SÓ DEMONSTRA QUE VOCÊ É UM GRANDE DE UM SONHADOR, POIS EU GOSTARIA QUE ISSO FOSSE VERDADE. A NÃO SER QUE ESTIVESSE COM A LISTA DE CHAMADA NA ASSEMBLEIA E QUE TENHA TIRADO A FALTA, OU OUTRA POSSIBILIDADE TAMBÉM É A PRESENÇA DOS QUE TRABALHAM NA MESMA SEÇÃO QUE VOCÊ E VOCÊ TER ACHADO QUE SERIA A MESMA COISA COM RELAÇÃO ÀS OUTRAS SEÇÕES.AGORA DIZER QUE O QCG EM PESO COMPARECEU E QUERER BRINCAR COM NOSSA CARA. MAS NÃO O CRÍTICO, POIS COM UM PSEUDÔNIMO DESSES É NATURAL ALGUÉM ENTRAR EM DEVANEIOS. ESPERO TER SIDO COMPREENDIDO. SE NÃO, É SÓ SOLICITAR QUE EU PROMETO SOLETRAR. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

      PRAÇA ATENTA.

      OBS. UM DETALHE QUE QUASE PASSOU DESAPERCEBIDO. O PM FUL ME PROFERIU PALAVRAS ELOGIOSAS E AO FINAL PEDIU RESPEITO. E APOSTO QUE UMA PESSOA DESSA AINDA QUER SER RECONHECIDA COMO DE NÍVEL SUPERIOR DIANTE DE TAMANHO NEXO EM SUAS PALAVRAS. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

      Excluir
  52. O anônimo das 21:28 diz que o PRAÇA ATENTA esta falando mal do pessoal do expediente, vamos parar de ficar ofendendo uns aos outros, agora é hora de UNIÃO, eu também trabalho no ANEXO DO QCG, e cobro de todos a presença nas ASSEMBLÉIAS, e te digo que uma grande maioria é do EXPEDIENTE, então não vamos formentar divisões entre nós, mas sim união..... Estamos bem fortes agora com nossa união e a tendência é só crescer no movimento.... Parabéns a todos e vamos arrochar na Operação Legalidade....


    ..............................................................................................THOR................................................................................

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CARO THOR, SE VOCÊ LER AS MINHAS POSTAGENS VERÁ QUE EM NENHUM MOMENTO EU GENERALIZEI QUANTO AO EXPEDIENTE. MAS DISSE SIM QUE NEM TODOS TEM SANGUE NO OLHO PARA PARTICIPAR. NO ENTANTO ELOGIEI A PRESENÇA DE VOCÊS QUE PARTICIPAM E SUGERI QUE FIZESSEM DOAÇÃO DE SANGUE, POIS INDEPENDENTE DE SE MUDAR O HORÁRIO DE MANHÃ PARA TARDE, TALVEZ NÃO FAÇA DIFERENÇA DIANTE DO PROVÁVEL EMPREGO DE VOCÊS. FOI ISSO QUE EU QUIZ DIZER E ALGUNS SE SENTIRAM OFENDIDOS, CERTAMENTE PORQUE A CARAPUÇA SERVIU.

      Excluir
  53. Trabalhar na LEGALIDADE e só. Nada mais nada menos!!! vamos fazer somente o que a LEI DETERMINA.

    Abordagens somente com FUNDADA SUSPEITA

    Deslocamentos sendo feitos na METADE DA VELOCIDADE DA VIA é amparado por lei.

    O Crime OCORREU, orientar deslocar a DP.

    Local de CRIME, a AUTORIDADE POLICIAL é RESPONSÁVEL pela preservação.

    Fiscalização de TRÂNSITO é de RESPONSABILIDADE DO DETRAN;

    ORIENTAÇÃO no Lugar da NOTIFICAÇÃO;

    NADA CONTRA A LEI, somente o que a lei nos ampara e somente isso.

    QUEM INVENTA É INVENTOR!

    QUER O PLUS? PAGUE O PLUS!

    ResponderExcluir
  54. BOM DIA A TODOS!!!

    VEJO QUE A MAIORIA DOS PM E BM ESTÃO DE PARABÉNS, PELO EMPENHO E DEDICAÇÃO NO QUE FOI ACORDADO.

    SEMPRE TEM AQUELES QUE SÃO "DO CONTRA", MAS ESSES SÃO MINORIAS E NÃO VAMOS POR ABATER POR CAUSA DELES.

    POLIGLOTA, GOSTARIA APENAS DE SABER (SE POSSÍVEL) POR QUE MARCARAM UM HORÁRIO NO DIA 12, QUE NÃO ATENDESSE O PESSOAL DO EXPEDIENTE, QUERO ACREDITAR QUE FOI UM EQUÍVOCO.

    QUERO RATIFICAR O QUE JÁ FOI DITO POR ALGUNS, O EXPEDIENTE ESTAR PARTICIPANDO, SIM, DAS ASSEMBLEIAS.

    POR FAVOR, DENTRO DAS POSSIBILIDADES, MUDE O HORÁRIO, O DIA PODE SER O MESMO.

    UM HORÁRIO DA TARDE, POR EXEMPLO 16 HORAS, DAÍ NOSSA CARREATA SERIA POR VOLTA DAS 17 HORAS, E IRIA CAUSAR UM GRANDE IMPACTO, TAMBÉM, POIS IRIA COINCIDIR COM OS SERVIDORES TERMINANDO O HORÁRIO DE SERVIÇO E SAINDO PARA AS SUAS CASAS.


    O B S E R V A Ç A O:

    POR DETERMINAÇÃO, O EXPEDIENTE (DO CPRM, NÃO SEI OS DEMAIS) IRÁ TRABALHAR,APENAS PELA MANHA, ATÉ O DIA 06 DE JANEIRO DE 2014.

    POR FAVOR, ATENTEM PARA OS HORÁRIOS DA PRÓXIMAS ASSEMBLEIAS.


    AGUARDAMOS UMA RESPOSTA.

    BOM DIA, FIQUEM COM DEUS.

    ResponderExcluir
  55. GOSTARIA DE DAR UMA IDEIA AOS NOSSOS REPRESENTANTES QUE PODERIA RESOLVER ESSE PROBLEMA DE HORÁRIO DE ASSEMBLEIA:PORQUE NÃO FAZER DOIS ATOS COMO O NMU FEZ EM FRENTE A CAMARA LEGISLATIVA? UM PELA MANHÃ E OUTRO A TARDE QUE AÍ ATENDERIA A TODO MUNDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BEM LEMBRADO.

      MUITO BOM COMPANHEIRO PELA IDEIA, NÃO ACHO LEGAL EXCLUIR O EXPEDIENTE DESTE ATO, A LUTA É DE TODOS.

      AGUARDAMOS POSIÇÃO DAS LIDERANÇAS.

      Excluir
    2. também concordo com a idéia mas vamos fazer pressão no pato porque ele que foi nas aguas do tal de Gandra da federal para marcar aquele horário e a tropa topou vamos ligar pra ele e cobrar 8428-0794.

      Excluir
    3. TAM´BEM APOIO ESSA IDEIA PORQUE TAMBÉM QUERO IR. EMBORA ROLA UM BIZU QUE SEREMOS USADOS DURANTE A TARDE. MAS MESMO ASSIM NÃO IMPORTA PORQUE O IMPORTANTE É TODOS TER A CHANCE DE ESTAR LÁ. DOIS HORÁRIOS, UM AS 90H E O OUTRO AS 14H. SUBTENENTO PATO POR FAVOR ACEITA AÍ ESSA SUGESTÃO PORQE O PESSOAL DO ESPEDIETNE QUE PARTICIPA NÃO PODE FIDCAR DE FORA. NÃO NOS CONPARE COM AQUELES QUE NÃO PARTIDFPAM . DESCULPE A DIGITAÇÃO MAS NOO TABLET É COMPLICAOD.;

      Excluir
  56. Senhores, é interessante como nossos GESTORES não tem coragem fazer cumprir a lei quando tem que bater de frente com outras instituições que são bem menores que a PMDF, fica claro essa situação com relação a PERICIA EXECUTADA PELO BPTRAN quando é interessante para a policia civil a PERICIA É DELES QUANDO NÃO É DA PM E NA MAIORIA DOS CASOS HOJE CERTAS CONDUTAS NA DIREÇÃO VEICULAR CARACTERIZA CRIME DE TRANSITO ENTÃO NÃO CABE A PMDF EXECUTAR TAL PERICIA SIMPLESMENTE INFORMAR A DP E DESFAZER O LOCAL CASO O MESMO NÃO QUEIRA PERICIAR O LOCAL; JÁ ESTIVE EM SITUAÇÃO DE OFICIAIS QUERENDO OBRIGAR O PM A PERICIA O LOCAL QUE NÃO É COMPETÊNCIA NOSSA NESSE CASO A ORDEM NÃO É LEGAL SE JÁ ALGUMA ORIENTAÇÃO NO BPTRAN COM RELAÇÃO A ESSA SITUAÇÃO ERA INTERESSANTE QUE FOSSE TRAZIDA AO BLOG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO BOM COLEGA DAS 8 DE DEZEMBRO DE 2013 11;57. ALGUÉM DO BPTRAN PODERIA PUBLICAR ESSA ORIENTAÇÃO AQUI NO BLOG PRA NÓS OU MANDAR PRO TEN POLIGLOTA PUBLICAR. MELHOR, O CB ELIOMAR SE NÃO ME ENGANO É DO BPTRAN. E AÍ CABO, SERÁ QUE O SENHOR PODERIA CONSEGUIR ISSO PRA GENTE. UM ABRAÇO.

      CFP1 QUE SÓ CONFIA NO NMU

      Excluir
  57. A VERBA QUE PODERIA ESTÁ NOS CONTRACHEQUES DOS PMs DERREPENTE PODE ESTÁ PATROCINANDO UM PROGRAMA DE TELEVISÃO!!!!
    Eu gostaria de saber de onde o GOVERNO está tirando tanto DINHEIRO para patrocinar todos os dias O BALANÇO GERAL !!! Está mais para BALANÇO DO GDF, O TCDF poderia nos ajudar a descobrir a fonte de tantos RECURSOS para tantas publicidades. Mas para atender a PM e BM este Governo diz que não tem NADA este ano, agora sabemos para onde está indo o dinheiro que devia está em nossos CONTRACHEQUES, está indo para a RECORD onde o garoto propagada HENRRIQUE CHAVES está fazendo uso dele. Se nós não tivéssemos nos manifestado quanto ao DESVIO da verba da saúde, eles estariam quietinhos , Exigimos uma AUDITORIA nas contas do GDF URGENTE!!!!!!!!!!!!!
    Estou Aqui!!!!

    ResponderExcluir
  58. A dignidade de um homem não é avaliada por seus bens, nível social, intelectual ou econômico, ela está diretamente associada a sua moral, caráter e honestidade. Senhor CORONEL JOZIEL, sabemos que a pressão do Governo Agnelo em cima dos senhores comandantes para fazer cumprir o ÓDIO que ele tem com a tropa tem levado os senhores a se tornarem VITIMAS do próprio ÓDIO DELE, expondo os senhores COMANDANTES ao RIDÍCULO! Em vez do GOVERNADOR AGNELO apresentar a tropa e a sociedade que todas instituições tem problemas e que a própria instituição pode e tem forças para administrar os seus problemas ele faz o contrário diminuindo os senhores EXONERANDO-OS. Temos visto que para ele é mais fácio exonerar que dar satisfação quanto aos fatos, porque a culpa fica com o exonerado e não com o Governo, como também expondo mais as fragilidades da instituição diante da MÍDIA e consequentemente da sociedade. Não podemos esquecer que GOVERNADORES passam, mas a PM continuará. É a hora do senhor mostrar que tem hombridade e apresentar a TROPA e SOCIEDADE o que realmente aconteceu, até porque cada comandante que assume já assume sabendo que será exonerado, só não sabe ainda por qual motivo, mas todos sabemos que numa instituição como a PM isto é certo que motivos não faltará, por exemplo, hoje mesmo a RECORD já começou atendendo o governo perseguindo o CORONEL de Samambaia. Coronel, o Senhor Sempre será, já o Agnelo só será governador por mais um ano!! Estamos todos esperando o senhor convocar uma COLETIVA e apresentar tudo que sabe, porque quem se cala diante do MAL participa DELE, e sabemos que o Senhor é um homem de Deus, e não se furtará da VERDADE. “Pois nada podemos contra a verdade, mas somente em favor da verdade.” NVI 2 corintios 13:8.
    Estou Aqui!!!!

    ResponderExcluir
  59. ESSA ATITUDE DEVERIA PARTIR DO COMANDO GERAL... INFELIZMENTE NÃO FOI ASSIM, MAS JÁ É UM GRANDE AVANÇO. OUTRA COISA, TEMOS QUE ACABAR COM O BPTRAN!!!

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com