segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

ARTIGO: POR NELSON G. SOUZA, Cel da Reserva da PMDF

Não pude deixar de me manifestar.

A crise que se estabeleceu nesses últimos dias aponta sim, para um completo descarrilamento da máquina da segurança pública desde o que deveria ser sua locomotiva, a Secretaria de Segurança, até seus vagões mais distantes. Se chegamos ao ponto de o Secretário ter que ouvir calado o que ouviu e com toda razão do argumento (tenho absoluta certeza que ele não gostou), é porque chegamos a um caminho perigoso e quase sem retorno.

Tenho firme crença que as ameaças (porque foi exatamente isso o que ocorreu) proferidas pelo Sargento em vídeo veiculado na rede (ou fosse qualquer outro integrante da segurança pública, PM, CIVIL ou BM) indicam, afinal, a ausência total de autoridade e legitimidade políticas do governo e da própria secretaria, perante aqueles que dizem representar (e olhem que o governador vive dizendo que adora nossa PM). Quando chegamos a esse ponto, estamos diante de uma crise que pode resultar em qualquer coisa.

E, alerto, não será mudando comandantes, chefes e secretários, nem tampouco será mais por via de “manu militari” que se conseguirá colocar um freio ou estabelecer algum controle sobre isso (é interessante notar nos argumentos de governo que, historicamente, quando lhes convém somos tratados como civis; quando mostramos nossas insatisfações, querem nos tratar como militares).

Também não o será, como querem alguns espertos aqui e acolá, deitando-se sobre “gado morto” aproveitando-se da crise para se estabelecerem com plataformas eleitorais baseadas no mesmo tipo de retóricas vazias e promessas que não serão cumpridas como vimos até aqui e razão maior, acredito, para o acirramento da presente imbróglio.

De tudo isso é interessante observar que o pivô da crise: “o silêncio do governador”, e sua recusa em estabelecer um diálogo decente, maduro e honesto com os insatisfeitos, nós (mas nem todos; os que estão se locupletando de algum modo nesse governo certamente estão felizes), só agregam mais acidez ao problema, criando todas as condições para que a crise se estabeleça em definitivo em um nível sem precedentes no Distrito Federal. O que será daí em diante ninguém sabe, só Deus.

A mais legítima de todas as soluções, me parece, entretanto, não é se rebelar perdendo todo e qualquer apoio e legitimidade que se tem auferido junto à sociedade e às demais categorias até aqui. A resposta, acredito, deveria ser dada nas próximas eleições, a partir de uma reflexão crítica séria e organizada que nos levaria a escolher, com maturidade e consequência, aqueles em que depositaríamos nossa confiança, sem termos que nos trocar por “bolsas” ou favores de qualquer natureza.


Por MSC NELSON G. SOUZA. Professor Universitário e policial militar da RR.

67 comentários:

  1. UMA COISA É CERTA ...A TARTARUGA JÁ EM REDE NACIONAL! ...MATÉRIA NO BOM DIA BRASIL!

    AVANTE COMPANHEIROS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONCORDO, SÓ NÃO GOSTEI DO "COMPANHIRO" NÃO SOU PETRALHA.

      Excluir
    2. CONCORDO, SÓ NÃO GOSTEI DO "COMPANHIRO" NÃO SOU PETRALHA.(2)

      Excluir
  2. É isso ai companheiros, a Operação Tartaruga deu no Bom dia Brasil, não tem mais como o GDF esconder, hora de apertarmos o cerco, 12/12 todos ao Buriti!!!!!

    CB 74 Milhões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, deixe este "COMPANHEIRO" PRA PTRALHA.

      Excluir
    2. Amigo, deixe este "COMPANHEIRO" PRA PTRALHA.(2)

      Excluir
  3. COMPANHEIRO EM ENTREVISTA EM ENTREVISTA COM FRED LINHARES O MALDITO DO AGNELO AFIRMOU QUE NAO VAI DAR AUMENTO, POIS VAI REALIZAR CONCURSO PARA PMDF COM 7000 MIL VAGAS, CONVERSA PARA BOI DORMIR, ESSE MALDITO ACHA QUE ENGANA QUEM, DIA 12/ EU LA DE NOVO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só rindo mesmo!! 7.000 ?? Ele é doido?? Até aonde sei, hoje arrochando.. só tem vaga pra 5.000!! Logo, ele infelizmente não sabe o que diz.. ou melhor, sua assessoria como sempre não sabe o que diz!!

      (?)

      Excluir
    2. Somos irmãos, não "COMPANHEIROS", não somos PTRLHAS. BOM DIA A TODOS.

      Excluir
    3. Somos irmãos, não "COMPANHEIROS", não somos PTRLHAS. BOM DIA A TODOS.(2)

      Excluir
  4. Não vamos recuar como da outra vez. Demos um voto de confiança de trinta logo quando o Sulamita assumiu.foram apreendidas 27 armas de fogo em um único final de semana mas o troco do governo veio através do descaso .não recuaremos.

    ResponderExcluir
  5. ATENÇÃO A TODOS DO "EXPEDIENTE", vamos negociar a liberação para a "ASSEMBLÉIA" do dia 12 as 09:00 é suma importância que todos compareçam, a final a LUTA É DE TODOS. Já estamos em mídia NACIONAL, não tem como as redes locais ficarem tentando encobrir as sujeiras locais. A POLÍCIA CIVIL LIBERA 70% DO EFETIVO, VAMOS FAZER O MESMO É SÓ NEGOCIAR COM OS CHEFES DE SEÇÕES OK....


    ..........................................................................................THOR......................................................................

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa Assembleia não deveria ocorrer por agora, por conta de um possível esvaziamento,
      ou ocorrer no período das 17 hs ... perto do horário de pico...

      Excluir
  6. Vamos intensificar a Operação Tartaruga,já está repercutindo nacionalmente.

    ResponderExcluir
  7. A dignidade de um homem não é avaliada por seus bens, nível social, intelectual ou econômico, ela está diretamente associada a sua moral, caráter e honestidade. Senhor CORONEL JOZIEL, sabemos que a pressão do Governo Agnelo em cima dos senhores comandantes para fazer cumprir o ÓDIO que ele tem com a tropa tem levado os senhores a se tornarem VITIMAS do próprio ÓDIO DELE, expondo os senhores COMANDANTES ao RIDÍCULO! Em vez do GOVERNADOR AGNELO apresentar a tropa e a sociedade que todas instituições tem problemas e que a própria instituição pode e tem forças para administrar os seus problemas ele faz o contrário diminuindo os senhores EXONERANDO-OS. Temos visto que para ele é mais fácio exonerar que dar satisfação quanto aos fatos, porque a culpa fica com o exonerado e não com o Governo, como também expondo mais as fragilidades da instituição diante da MÍDIA e consequentemente da sociedade. Não podemos esquecer que GOVERNADORES passam, mas a PM continuará. É a hora do senhor mostrar que tem hombridade e apresentar a TROPA e SOCIEDADE o que realmente aconteceu, até porque cada comandante que assume já assume sabendo que será exonerado, só não sabe ainda por qual motivo, mas todos sabemos que numa instituição como a PM isto é certo que motivos não faltará, por exemplo, hoje mesmo a RECORD já começou atendendo o governo perseguindo o CORONEL de Samambaia. Coronel, o Senhor Sempre será, já o Agnelo só será governador por mais um ano!! Estamos todos esperando o senhor convocar uma COLETIVA e apresentar tudo que sabe, porque quem se cala diante do MAL participa DELE, e sabemos que o Senhor é um homem de Deus, e não se furtará da VERDADE. “Pois nada podemos contra a verdade, mas somente em favor da verdade.” NVI 2 corintios 13:8.

    ResponderExcluir
  8. OPERAÇÃO

    TARTARUGA,

    NO

    JORNAL BOM DIA BRASIL!!!!

    http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/12/moradores-de-brasilia-sofrem-para-registrar-boletins-de-ocorrencia.html

    ResponderExcluir
  9. Eu gostaria de saber de onde o GOVERNO está tirando tanto DINHEIRO para patrocinar todos os dias O BALANÇO GERAL !!! Está mais para BALANÇO DO GDF, O TCDF poderia nos ajudar a descobrir a fonte de tantos RECURSOS para tantas publicidades. Mas para atender a PM e BM este Governo diz que não tem NADA este ano, agora sabemos para onde está indo o dinheiro que devia está em nossos CONTRACHEQUES, está indo para a RECORD onde o garoto propagada HENRRIQUE CHAVES está fazendo uso dele. Se nós não tivéssemos nos manifestado quanto ao DESVIO da verba da saúde, eles estariam quietinhos , Exigimos uma AUDITORIA nas contas do GDF URGENTE!!!!!!!!!!!!!
    Estou Aqui!!!!

    ResponderExcluir
  10. Poliglota bom dia:Sei que é bastante desgastante,mas vamos agora unirmos todos sem picuinhas e procurarmos levar em frente as nossas reinvindicações,precisamos divulgar mais as promessas deste governo,para que toda a população do DF possa nos apoiar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UÉ MAS TODOS ESTÃO UNIDOS,OS QUE ESTÃO FORA FORAM OS TRAIDORES,OU NÃO?
      SGT SÃO SEBA

      Excluir
  11. Meu camarada vocês perderão, 2015 ta bem ai quem sabe vocês não conseguem ganhar mais promessa

    ResponderExcluir
  12. Vamos cobrar do vice governador também!

    Vamos falar no nome dele as cobranças!

    Não deixem passar despercebido!!!

    O nome dele consta nas 13 promessas.

    Quem sabe assim ele se sinta incomodado e peça que o governador faça algo.

    Ele também é político e certamente pretende se candidatar próximo ano.

    Agnelo E Filipelli... Cumpram com suas promessas.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia a todos, Poliglota hoje mais ou menos 09;00 na Ceilândia centro houve um pequeno acidente de um motociclista na faixa de pedestre que o mesmo teve uma pequena lesão em uma das pernas, mas pasmem, haviam 13 bombeiros e 07 viaturas, sendo 05 motos, uma ambulância e outra viatura, graças à Deus o serviço do corpo de bombeiros do DF estar andando de vento em polpa.
    SGT do 8º BPM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUEM DISSE QUE BOMBEIRO FAZ OPERAÇÃO TARTARUGA??????????????GOVERNADOR OS BOMBEIROS NÃO PRECISAM DE AUMENTO SALARIAL E TÃO POUCO ESSA TAL RESTRUTURAÇÃO.....

      Excluir
    2. Amigo, espero que você não esteja sendo irônico!

      Excluir
  14. OLHA UM DOS RESULTADOS DESSE SISTEMA MEDIEVAL É CAPAZ DE FAZER!!
    E DEPOIS ACHAM QUE NÓS NÃO QUEREMOS MUDANÇAS??

    FONTE: http://www.edsonsombra.com.br/post/mortes-e-chicotadas-na-policia

    NOVINHUUU

    ResponderExcluir
  15. o movimento tá bonito
    vms continuar tentando iluminar as mentes daqueles q ainda não conseguiram enxergar a força q temos, eles vão ter q cumprir o prometido.
    PARABENS A TODOS
    Sgt Marcelo

    ResponderExcluir
  16. Nobre Poliglota, sabemos que existe esse "documento" - Afunda Brasília, digo, Levanta Brasília.

    Agora além de cobrarmos as promessas, vamos protocolar pedidos junto ao GDF, assessoria do Governador, para o governador e com cópia para o vice.

    Vamos tentar recomeçar com o diálogo e munidos de documentos.


    Agora é hora de pressão TOTAL. A tartaruga já está em nível nacional.

    ResponderExcluir
  17. SEGURA AGNULO TUDO ISSO POR SUA INCAPACIDADE DE GERIR SEU GOVERNO, VOCÊ E É PESSIMO E MENTIROSO A IMPRENSA NACIONAL JÁ DEU SUA VOZ CABE A VOCÊ FAZER O OBVIO QUE É A NEGOCIAÇÃO E APRESENTAÇÃO IMEDIATA DA RESTRUTURAÇÃO NÃO HÁ MAIS SAÍDA..

    ResponderExcluir
  18. Meu nobre amigo CEL Nelson, digamos que façamos exatamente o que dizes, porém quero lembrá-lo que as eleições não depende só de nós Militares, caso não consigamos retirar tal Partido que se diz dos trabalhadores, e que visualmente notamos que não é e nem sei se foi dos trabalhadores algum dia, sabe aquele ditado que diz quer saber se é bom ou não dê poder a ele, pois é, descobrimos que realmente o PT se tornou, UMA DITADURA, aquilo que ele tanto lutou que é a Democracia ACABOU, hoje ser adversário deles é sinal de cadeia ou vida vasculhada por dossiê, não seria prudente contar com o ovo na cloaca da galinha, mesmo porque vencer um partido que é praticamente dono de todos os órgãos do DF, devemos em minha opinião fazer agora porque depois só a Deus pertence, ha desculpe! e também ao SR Agnelo, não vejo uma luz clara no fim do túnel, apenas vejo uma luz negra, com uma silhueta de um boneco de Olinda e pior me parece que esta morrendo de ri de todos nós, devemos dar a resposta agora e caso não vençamos, venderemos a alma para o Diabo para retirar este indivíduo que não tem amor pela população e nem pelos órgãos a qual se diz chefe, infelizmente vamos continuar com o movimento, este cabo de guerra irá até o fim e mesmo que um ganhe a sociedade irá perder devido ao ponto de violência que chegou o DF, a Segurança Pública esta falida e sucateada de todos os lados, guardar todo o dinheiro para o último ano de mandato e deixar o caos na cidade e depois consertar tudo no final e sair de salvador da pátria virou moda de todo candidato, só que a que preço, mortes e mais mortes, falta de saúde, educação e segurança, Brasília esta acabada e não vai voltar o que era antes por pelo menos uns 10 anos, pense bem nobre CEL, devemos mesmos esperar tanto tempo, vamos mesmos pagar para ver, e se eles conseguirem reeleger, estamos lascados e mal pago então que seja até o dia 30 de dezembro a sorte dele e de todos nós e que Deus nos ajude e a ele também
    DR PRAÇA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe ser baba-ovo Dr. Praça anônimo de 12:21, porque tanto "nobre coronel"? Deixe de subserviência, respeito nada tem a ver com bajulação.

      Excluir
    2. Sgt Nêiliton,

      Você tem tanta aversão a oficial, que se esqueceu até de comentar o excelente conteúdo do comentário do DR PRAÇA!

      PS.: Chamo-o de você, pois não sou mais soldado, tendo orgulho porém, de ter pertencido a esse ciclo. O CFSD95 é apenas uma referência à graduação e ao ano em que ingressei na PMDF, tendo depois ascendido na carreira.

      Excluir
  19. O engraçado é que esses oficiais só se manifestam quando estão na reserva ou reforma. Mais um demagogo e Omisso.

    Chico Treva

    ResponderExcluir
  20. O problema é que esses coronéis só tem opinião quando vão pra reserva.Assim fica fácil,fácil.Quero ver é falar na ativa.Mas quando tá na ativa fica doido é por gratificação.Chega de demagogia...A culpa tb é desses coronéis que realmente nunca amaram a corporação de verdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FALOU TUDO COMBATENTE !!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    2. Concordo plenamente. Oficial na ativa não se posiciona, seja qual foi o assunto, a não ser quando é para ferrar o praça e tendo o RDE como muleta. Agora, na conjuntura atual temos no mínimo um desconforto.
      O Zero ultimo assumiu o lugar de 01!!! Qual será a posição dos demais? Irão permanecer inertes? Teremos novas capas de chuvas? Ou será nova suspensão do plano de saúde? Aguardem, a saga do ZERO ULTIMO...

      Excluir
  21. O governo estar doido para que termine o seu mandato, porque ele não sabe mais o que fazer, se por um acaso ele se candidatar vai sair humilhado nas urnas, a sua vergonha vai ser tamanha que ele vai mudar de Brasília, porque se depender de mim já digo Adeus, vamos tartarugar por que uma hora ele vai ter que nos atender, a tartaruga é um bicho duro na queda e tem vida longa, até dia 12/12/13 ás 09hs na Praça do Buriti.

    ResponderExcluir
  22. Dia 12 estarei lá..mais um capítulo da mobilização por dignidade na carreira e justiça salarial.

    Enquanto essa valorização não vier,,,tartarugando até a eternidade!

    ResponderExcluir
  23. Cel da RR, o que sr fez durante seus 30 anos na corporação? E pq só agora se manifesta? Desde quando a PM nadou de braçadas em qualquer governo? Pq o sr não se manifestou na sua ativa?
    São questionamentos simples que tenho certeza que o sr jamais me responderia com algum respaldo, portanto deixa de DEMAGOGIA com a tropa da ativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo de 13:32, tudo isso é JOGO DE CENA entre Globo e Daniel Lorenz, o alvo principal SÃO AS VERBAS de publicidade, quando elas DIMINUEMm AUMENTAM as denúncias contra o governo, quando aparecem TODOS se calam, seja qual for o governo.

      Excluir
  24. EXTRA, EXTRA. Acabou de passar no DFTV da tarde: O comentarista de segurança da rede globo se pronunciando a respeito de uma denúncia que policiais militares agrediram um cidadão, disse que a Polícia Militar do DF é preparada, é especializada e honesta, porém está desmotivada. Fiquei muito surpreso com esta afirmação do comentarista, pois pensei que ele e a Globo iriam sentar o pau na PMDF. Senhores, nossa operação está um sucesso, vamos intensificar mais, não vamos desistir, até mesmo a mídia está dando o braço a torcer. Dia 12/12, todos em nossa assembléia.

    ResponderExcluir
  25. Esses oficiais quando na ativa só pensam em suas gordas gratificações e quando vão para a RR metem a ripa no governo. Queria ver um Cel da Ativa bater de frente com o governador. Quando nós (Praças) lutamos por aumentos eles ficam na camuflagem más, depois quando conseguimos algo, eles também são beneficiados. AGNELO E FILIPELLI cumpram o que nos prometeram! Não prometa nada! No entanto, se prometeu cumpra!

    ResponderExcluir
  26. Me perdoem aqueles que tem uma visão diferente ou mesmo aqueles que não merecem ler algo do gênero, mas tenho muitos anos na corporação e a unica coisa que consigo enxergar é a sensação que a cada vez mais nos aproximamos do conceito de DEMAGOGIA. Até quando é interessante afirmar que ha união em busca de projetos e ideais comuns? E, por quê não dizermos necessidades comuns? Por que tanta segregação e idéais diferentes em uma instituição secular? Por que não conseguimos evoluir em perfeita consonação com os interesses de suma sociedade moderna? Por que ainda somos, por um grande massa, massacrados e hostilizados? Somente quem luta dia após dia aqui dentro, dedicando sua juventude, saúde e muitas vezes a familia e a própria vida sabe o que é ser um policial. E cristalino como agua que nem todos não se esmeram da forma, que alguns andam a sombra de guerreiros e guerreiras, mas nem mesmo as empresas mais renomadas e organizadas têm "funcionários" do mesmo padrão. Quando entramos na Policia Militar trazemos conosco todos os sonhos de querem transformar o mundo, ou pelo menos corrigir a escória de uma sociedade imperfeito. Ledo engano, dia após dias, percebemos como é a realidade. Uma realidade em que não se pode confiar em um modelo tecnico legislativo e judiciário que nos permita estirpar as mazelas sociais. Ou afinal quem nunca pensou "Acabo de entregar o inimigo para o Estado, agora é com Ele"? Dia seguinte, ele está na ruas novamente. E quem dera se tivessemos apenas "nossos inimigos naturais", há ainda uma politica autocrática e radical dentro de um sistema ultrapassado. Temos ao longo de nossa carreira conviver com decisões subjetivas que envolvem o arbitrio decisório de cada Gestor. Sabe-se que a Policia é feita de homens e mulheres, mas não para eles, somos feitos para o Estado, para a sociedade. Uma sociedade que não nos ampara, não nos valoriza. E mesmo assim fazemos um juramento de protege-la. Afinal essa é nossa razão de ser. Todavia, mesmo sabendo que não somos valorizados, deveriamos ao mesmo ter alguem que nos representante, que nos apoie e que sempre estivesse disposta a travar "batalha" em busca de melhores condições de trabalho (seja a que nivel for: salarios, beneficios, istalações, treinamentos, equipamentos, normas), enfim, DIGNIDADE. Talvez recebendo o melhor pudessemos dar o melhor. Com essa sensação questiona-se: QUAL A IMPORTÂNCIA DA POLICIA? Duas são as repostas: NENHUMA e IMPRESCINDIVEL. Quando tudo está em perfeita normalidade, quando nenhum bem é agreesivamente retirado de seu legitimo proprietário, quando nenhuma vida é ceifada, quando ninguem se sente ofendido ou lesado em seus direitos, NENHUMA. UM ESTADO UTOPICO. Mas quando o Estado está em caos ou quando o Estado não tem respostas a uma MIDIA INTERESSEIRA , a culpa é da Policia, seja por Ação ou Omissão. As agressões vista nacionalmente entre torcedores do Atletico Paranaense e Vasco, em Joenvilhe, é um bom exemplo. Tudo está perfeito até que o caos se estabeleceu. Ai sentiram a falta da Policia. Mas, antes, por interesses particulares, a desprezaram. Com o caos ela foi necessária e PIOR ainda ventilam que houve falhas da própria Corporação. E esse é apenas um exemplo. O sentimento que fica é que somos apenas instrumentos de uma politica de Estado em conluio com interesses partidários.. somos a policia que aquele momentaneo Estado quer que sejam, somos utilizados de forma conveniente, não somos feitos para uma NAÇÃO. VALORIZAÇÃO JÁ!!!! QUANTO VALE A VIDA DE CADA UM DE NÓS!! SOMOS OS MEDICOS, OS JUIZES, OS CONCILIADORES DE UMA SOCIEDADE SUJA! ESTAMOS EM TODOS OS LUGARES EM QUALQUER HORA! TOMAMOS DECISÕES IMEDIATAS! NOSSO TRABALHO É SALVAR A SOCIEDADE!!! QUER ALGO MAIS IMPORTANTE QUE ISSO??? VALORIZAÇÃO.....

    ResponderExcluir
  27. CONCORDO COM O SENHOR PROFESSOR, OCORRE QUE A TROPA VOTOU E CONFIOU NA ATUAL PRESIDENTA, NO GOVERNADOR, NOS DEPUTADOS DISTRITAIS, DEPUTADOS FEDERAIS E NOS SENADORES, ONDE INCLUSIVE FOI ASSINADA AS TREZE(13) PROMESSAS/PROPOSTAS EM CARTÓRIO PELO GOVERNADOR AGNELO.

    DIANTE DO EXPOSTO, TEMOS O DIREITO E O DEVER DE FISCALIZAR OS ATOS DO GOVERNANDOR E DOS DEPUTADOS E SENADORES, BEM COMO, COBRAR O CUMPRIMENTO DAS PROMESSAS FEITA EM CAMPANHA ELEITORAL.

    NO QUE TANGE A RESPOSTA DA TROPA EM 2014 FACE A ESTES ESTELIONATÁRIOS ELEITORAIS, É CEDIÇO QUE SERÁ LÍQUIDO E CERTO !!!!!!!!!!!!!

    COM ONZE (11) ANOS DE SERVIÇO E SEM ESPERANÇA DE SER PROMOVIDO E AINDA SEM REAJUSTE SALARIAL, É IMPOSSÍVEL TER MOTIVAÇÃO !!!!!!!

    ASS: CB EFB

    ResponderExcluir
  28. Aproxima se o dia e a hora galera vamos partir para o ataque,nossa manifestação já está nacionalmente,não vamos nos abater agora.

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde colegas,

    O Artigo em tela tem por objetivo o debate salutar, respeitoso e consciente. Não está aqui para que PESSOAS sejam julgadas e sim o propósito do que está escrito. Um dos nossos maiores problemas é exatamente esse: A divergência interna entre Oficiais e Praças onde ninguém pode expressar seu pensamento e sua visão que logo as críticas começam a aparecer de forma direcionada. As críticas fazem parte da democracia, porém temos que nos ater aos direcionamentos pessoais e ofensas que por ventura sejam colocadas sem que o texto em si seja lido e analisado em sua plenitude. Vamos começar a mudar isso?

    As colocações do autor devem ser respeitadas, analisadas e contrapostas, caso necessária, mas dentro do respeito. Ninguém é obrigado a concordar com as opiniões, mas é um dever respeitá-las. Façam suas considerações, mas por gentileza deixem o revanchismo militar de lado e utilizem da plena consciência, fator esse que não tenho a menor dúvida existir no seio de nossos policiais e bombeiros.

    Sabem a quem interessa essa divisão secular? AO GOVERNO, e ninguém mais!!!

    Abraços,

    Poliglota...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Poliglota,tenho certeza que as críticas direcionadas ao autor não tem nada a ver com REVANCHISMO, mas algumas perguntas precisávamos fazer ao autor e foi exatamente isso que foi feito, agora se ele não tem respaldo para responder, então eu sinto muito, mais se trata de mais um DEMAGOGO querendo se aproveitar do movimento.
      Até dia 12 de dezembro às 09;00h.

      Excluir
    2. e quem começou com essa divisão????

      Excluir
    3. Caro Poliglota, o que ficou evidenciado no texto do coronel Nelson Gonçalves é que infelizmente após tantos anos de RR ele igualmente TODOS os oficiais RR não desceram do muro, e ainda vêm com mesma retórica de sempre pedindo prudência e calma, mas atitudes de deveriam ter tomado durante a ativa NENHUM tomou.

      Excluir
  30. E,meu camada ,das 10hr42,nos ate perdemos sim,mais 2014,eles tbem perderam,e perderam muito,e ti digo uma,as perdas deles vao ser maiores do que a nossas!!o meu emprego e garantido,o de politico safado,e passageiro,hj eles tao no poder,amanha........nos corredores pedindo emprego!!!!humildes,humildes!!

    ResponderExcluir
  31. ZERO ABORDAGENS!!!!
    ZERO MULTAS!!!!!!!

    OFICIAL OPERACIONAL DA ROTAM (NA OPERAÇÃO TARTARUGA!!!!)

    ResponderExcluir
  32. SÓ SEI QUE ENQUANTO NÃO HOUVER VALORIZAÇÃO EU SÓ TARTARUGO, NÃO VEJO, NÃO FALO, NÃO ESCUTO. TARTARUGA.

    ResponderExcluir
  33. Prestaram atenção no DFTV, já estão querendo queimar o nosso movimento, os policiais do 26 agrediram populares no DVO, agora o corregedor já convocou os componentes da guarnição para prestar esclarecimentos, por isso que falo a TARTARUGA é a melhor estratégia. A TARTARUGA NÃO VAI DEPOR, A TARTARUGA NÃO FAZ DESLOCAMENTO A NENHUMA DP, A TARTARUGA SÓ ANDA NA VELOCIDADE DA VIA, A TARTARUGA NÃO ABORDA, A TARTARUGA NÃO NOTIFICA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estivessem cono eu..cagando e andando, ou melhor..parado e cagando,,não estariam exposto a trolha da corró.

      QUEM FAZ MAIS ERRA MAIS
      QUEM FAZ MENOS ERRA MENOS
      QUEM NÃO FAZ NADA,NÃO ERRA

      Excluir
  34. Caro amigo DR Praça, indico pra você o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=-ow8bwE3fhw ,''Brasil, Guerrilha e Terror'' e verá que esse PT sempre quis implantar uma ditadura no Brasil, graças à intervenção militar isso não ocorreu à época,e é claro que nossos livros de história do brasil escondem a verdade, mas sabe porque? Simplesmente porque logo após os partidos de esquerda serem derrotados e muitos presos e exilados, como José Dirceu, Genoíno, a própria ''presidenta'' que, diga-se de passagem, tem um histórico bem recheado de vários crimes cometidos durante sua militância socialista, esses militantes e guerrilheiros mudaram de tática e , em vez de usar armas, instalaram no Brasil o ''Marxismo Cultural'', enraizando-se nas mídias, cultura, universidades, através de intelectuais que sempre foram simpatizantes do comunismo e tanto que isso é verdade que você mesmo me responda: Onde estão os guerrilheiros de outrora? Isso mesmo amigo, no poder, fazendo do Brasil esse país de bagunça, onde se rouba e nada acontece, onde o cidadão é condenado mas consegue emprego ganhando 20 mil reais, onde seus salários aumentam absurdamente e nós que estamos na linha de frente arriscando nossas vidas não conseguimos nem aquilo que eles nos prometeram, de onde será que sai tanta raiva de militares?Precisamos acreditar menos no que as mídias propagam e buscarmos a verdade que esse partido maldito esconde a 7 chaves....

    ResponderExcluir
  35. olá poliglota, fiquei sabendo que o expediente será de 7 às 13 a partir do dia 10, amanhã, uma manifestação dia 12 não seria ruim, visto que poucos iriam?

    ResponderExcluir
  36. VANTAGENS PM TARTARUGA,
    NÃO PERDER A FOLGA INDO AO FÓRUM, NÃO RESPONDER A IPM OU SINDICÂNCIA E CORRER O RISCO DE SER PRESO E EXLUIDO E PERDER O EMPREGO, NÃO COLIDIR VTR E LESIONAR OS COLEGAS OU TERCEIROS E AINDA TER QUE PAGAR A VTR NÃO CRIAR INIMIZADES NA CIDADE POR MULTAR COLEGAS DE PMS E NÃO DAR DINHEIRO PARA O DETRAN DEIXAR DE DAR VIDA MANSA A OUTROS ÓRGÃOS CUMPRIR SOMENTE O HORÁRIO BARBA FEITA, FARDA MAL PASSADA JÁ QUE NÃO PASSA COTURNO ENGRAXADO E CABELO CORTADO É ISSO QUE O POVO GOSTA.

    ResponderExcluir
  37. OPERAÇÃO LEGALIDADE : Fazer só o que a Lei determina.

    A lei é para todos ? Ou alguém merece tratamento diferenciado ??

    OPERAÇÃO LEGALIDADE

    Funcionário da AGEFIS fura bloquei do BPTRAN é preso e autuado na 5 DP.
    O veículo oficial foi para o depósito.
    Foi uma "guerra" aqui dentro do Detran pra tirar o carro do GDF.
    O policial do BPTRAN foi pressionado, mas o teve pulso firme e ombridade para conduzir a ocorrência até o final."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos uma notícia boa vinda desse povo!!! Mas uma pergunta que não se calar: Pararam de arrecadar e trabalhar para o Detran de graça?? Perguntar não ofender..é só uma perguntinha.

      Cabo PM ,tartarugando ...tartarugando...tartarugando....e estou gostando desse tartarugar..pelo menos não perco minha folga indo depor do Judiciário.E já faz tempo que não entro em um fóum.

      Excluir
    2. Sr Anônimo das 17:14, quando usa palavras pejorativas como "desse povo" saiba que ofende sim. Ou esquece-se que esse povo também faz parte da Instituição PMDF.
      Seja ao menos conhecedor da situação e não venha em um momento histórico para nossa PM querer trazer divisão.
      E mais, se é tão corajoso com as palavras, que use seu Direito Constitucional, e saia do anonimato.
      Nazário

      Excluir
  38. HOUVE UM PROTESTO HJE NO JARDIM BOTÂNICO E OS COMERCIANTES BLOQUEARAM A VIA. A POLÍCIA FOI CHAMADA, E CHEGANDO AO LOCAL, O SGT, CMT DA GUARNIÇÃO, FEZ CONTATO COM OS MANIFESTANTES, PORÉM, SEM SUCESSO, MAS PERMANECEU NO LOCAL COM SUA VTR. ATÉ AÍ, TUDO BEM, MAS PARA FICAR MELHOR, A REPÓRTER DA REDE RECORD, NOTICIOU O FATO E, FILMANDO A VTR, COM O SGT DENTRO DA MESMA, INFORMOU QUE O SGT ALEGOU NÃO PODER DAR ENTREVISTA. MUUUUUUITO BEM, SGT, COM TAL ATITUDE, DEMONSTROU QUE É UM SARGENTO DE VERDADE, E NÃO UM CARREGADOR DE DIVISAS, COMO ALGUNS POR AQUI. VALEU, COMPANHEIRO! QUE OUTROS POLICIAIS, SIGAM ESTE EXEMPLO . QUANTO AO POLICIAL DO BPTRAN, QUE CONDUZIU AO DEPÓSITO O VEÍCULO DA AGEFIS, QUE FUROU O BLOQUEIO, FEZ CERTINHO, AFINAL, TEM OCORRÊNCIAS QUE NÃO TEM COMO DEIXAR PASSAR, E ISSO O PM SABE MUITO BEM, QUANDO DEVERÁ OU NÃO PROCEDER. VAMOS QUE VAMOS, GALERA, TARTARUGANDO ATÉ O GDF NOS ATENDER, E CASO NÃO ATENDA, É O FUTURO POLÍTICO DELE QUE ESTÁ EM JOGO, POIS A POPULARIDADE DELE É SÓ DIMINUINDO, UMA VEZ QUE A SEGURANÇA PÚBLICA ESTÁ, SIMPLESMENTE UM CAOS NO DF, E A ELEIÇÃO DE 2014 ESTÁ BEM AÍ.

    ResponderExcluir
  39. meu caro amigo das 14;31 eu estava de serviço no sabado e a ocorrencia aconteceu da seguinte forma,a viatura ia passando e o casal gritou da seguinte forma ' aí o bando de folgados e safados' entao o sgt comandante abordou e ai o casal partiram pra agressao contra os policiais e tbm os familiares dos mesmos o sangue da cabeça do cidadao e da namorada foi em consequencia de uma briga entre eles mesmos antes da viatura chegar no local guarniçao de santa maria eu conheço os componentes sao otimos policiais e imagine vc passar de viatura eser xingado e agredido vc nao vai gostar entao nao desmereça o trabalho dos outros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PM que critica a guarnição por ter agido como realmente deveria agir, é pq ele tem cérebro de AMEBA.
      A guarnição fez o certo, não é pq estamos na OT que vamos aguentar xingamentos e falta de respeito.
      SGT do 8º.

      Excluir
  40. Video do sgt Maranhão tá bombando no G1. A operação tartaruga tá começando sair em nível nacional. O site da globo publicou o vídeo na pagina como destaque. Acessem: Globo.com.

    ResponderExcluir
  41. O video do sgt maranhao ta no G1,muito bom!!agora todos os estados ta tomando conhecimento da nossa OT!iuuuuupiiiiii!!! Dia 12 estarei la!!

    ResponderExcluir
  42. BOA NOITES SENHORES,
    QUANTO A POSTAGEM DO NOBRE CORONEL DA RESERVA...
    ELE FALOU MUITO BONITO, APESAR DEU NÃO TER ENTENDIDO NADA
    O QUE DEU PRA PERCEBER E QUE MESMO NA RESERVA ELE CONTINUA EM CIMA DO MURO.

    ResponderExcluir
  43. Guerra é guerra, vejo muitos de nós com medo, caga peido, não acredito que militares que somos ainda, tenhamos tanto medo. Vejo muitos colegas com dizeres de muita revolta, querendo fazer muita merda, falo se este governo não fazer algo de bom para nos, não sei , mas coisa boa creio que não será. Sgt

    ResponderExcluir
  44. Não sei por que o coronel Nelson Gonçalves vem pronunciar-se depois de tanto tempo defendendo esse sistema militarizado em que policiais ESCONDEM o ROSTO numa reportagem quando estão falando a verdade e exigindo um direito, como ocorreu recentemente na suspensão dos atendimentos médicos, vi PM’s escondendo o rosto quando falavam de algo que era sabido por todos, QUE LIBERDADE de EXPRESSÃO É ESSA QUE TEMOS? Pelo que sei, FALTAR à VERDADE é que constitui transgressão segundo o famigerado RDE, o coronel foi um dos gestores quando da implantação do curso superior TECSOP- Tecnologia de Segurança e Órdem Pública pela Universidade Católica de Brasília no início de 2008, ele também foi professor da disciplina Estado, Segurança Pública e Complexidade Social, sua disciplina não propunha qualquer mudança no sistema atual, bem como não mencionava benefícios de outros sistemas policiais mundo afora, nem mesmo a adoção de medidas que levassem a uma mudança gradual como ocorreu em outros países, sua posição sempre fora contrária a QUALQUER mudança no sistema atual, vejam que seu texto sugere TIMIDAMENTE que tomemos atitudes firmes, porém sem radicalismo, ora essa, ele que é professor universitário deve saber muito bem que NENHUMA sociedade ou categoria funcional em toda a história JAMAIS conseguiu resultados sem usar da violência, resistência, ou da revolta, pouco adianta ele vir dizer agora que nos tratam como civis ou militares segundo a conveniência do momento se ele mesmo em sua carreira deve ter passado e presenciado circunstâncias idênticas, e AGORA aparece com esse texto para parecer bonzinho? Com a solução? Como conselheiro? Como mentor político? Nos poupe coronel, mas tudo isso que o senhor diz em seu post soa muito mais à hipocrisia.

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com