segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A entrada única na Corporação e a Restruturação da carreira


Cada vez que saímos as ruas somos questionados sobre a reestruturação de nossa carreira. Cada vez que abrimos os blogs nos deparamos com várias propostas de reestruturação de nossa carreira. Mas oficialmente o silêncio reina em nosso meio. Em julho de 2013 foi nomeada uma comissão por meio de uma portaria, com o objetivo de estudar e elaborar uma proposta de alteração das principais normas que regem a corporação, com vistas à possibilidade de uma reestruturação da carreira dos policiais militares do DF.
Para alguns o “clima ainda precisa esquentar” para que uma solução para o problema seja apresentada, ou seja, alguns apostam que inflando a massa o salvador dela surgirá, afinal, governo e feijão só funciona na pressão.
Atualmente dentro da Corporação encontramos duas carreiras: uma de oficial, bem definida, outra de praças que fica ao “bel prazer” dos comandantes. Ambas divididas em 08 (oito) quadros, totalizando 29 progressões diferentes. Há muitos anos vivemos conflitos internos na busca por “justiça” em nosso meio.
Sabemos das resistências quando falamos em quebra de paradigmas. O orgulho e a vaidade em nosso meio ainda são muito fortes. Durante a semana vários policiais contrários a proposta já iniciaram as manobras, em especial, alguns oficiais com o apoio de algumas associações. Precisamos ficar atentos!
Os trabalhos estão em andamento mais pelo jeito ainda necessitam de estudos complementares, como impacto financeiro, projeções das promoções dos atuais efetivos, bem como outros estudos que poderão demonstrar os limites de viabilidade e aplicabilidade à Polícia Militar do Distrito Federal.
A cada dia precisamos ser mais críticos em nossas análises. Não podemos nos deixar levar por discursos vazios que pleiteiam o caos institucional para a projeção pessoal como único fim.
            As discussões até agora realizadas tiveram como resultado um esboço de proposta que acarretará em uma redução dos quadros da Corporação por meio da ENTRADA ÚNICA (Ingresso Único), em que todos ingressarão na graduação de Soldado PM chegando até a patente de 1º Tenente, podendo progredir na carreira, após concurso interno, até o topo, ou seja, até coronel (cargo de gestão). Basicamente teremos a carreira de gestores e de técnicos. Todos oriundos da mesma raiz.
CORONEL
NÍVEIS DE GESTÃO
TENENTE-CORONEL
MAJOR
CAPITÃO
PRIMEIRO-TENENTE
NÍVEIS TÉCNICOS
SEGUNDO-TENENTE
SUBTENENTE
PRIMEIRO-SARGENTO
SEGUNDO-SARGENTO
TERCEIRO-SARGENTO
CABO
SOLDADO
  
          Atualmente temos aproximadamente 353 vagas para o QUADRO QOPMA (Oficiais administrativos), sendo aproximadamente vinte vagas de MAJOR QOPMA. Normalmente os concursos são feitos para turmas de 1500 vagas, algumas turmas com média de 1000 (mil) alunos. Sendo assim, quantos daqueles que ingressam conseguem chegar ao topo do QOPMA? E se considerarmos nossa carreira terminando em subtenente? Temos aproximadamente 550 vagas para subtenente, sendo assim, metade dos ingressos na Corporação não consegue chegar ao topo.

            Pelo que vi com o projeto de ENTRADA ÚNICA (Ingresso Único), vários policiais teriam a possibilidade de prestar “concurso interno” para a carreira de gestão, mas a grande vantagem seria a ampliação do numero de vagas para aqueles que ingressariam no oficialato até o posto de 1º Tenente, segundo informações isso seria ampliado para mais ou menos 900 (novecentas) vagas, além da ampliação de vagas para subtenente fazendo com as vagas para tenente e subtenente ultrapassem as 1600 (mil e seiscentas vagas). O que faria com que todos da turma chegassem a no mínimo subtenente. Outro ponto da proposta é a questão de equivalência salarial. Segundo informações está sendo estudado a possibilidade de equiparação salarial do subtenente ao salário de agente especial da civil, fazendo com que aqueles que cheguem aos postos de primeiro tenente e segundo tenente, em maior quantidade que hoje, fiquem com salários acima dos companheiros de outras categorias no DF. Além disso, as promoções representariam aumentos reais de salário, diferentemente do que acontece hoje.

Um possível avanço, quando passamos a pensar não somente em promoções, mas em um projeto mais amplo de cargos e salários. Vamos continuar acompanhando.

81 comentários:

  1. realmente as informações condizem com o projeto de reestruturação exposto por aqui nos blogs, onde praças seriam técnicos....

    ResponderExcluir
  2. 10 do 10, 10 horas

    10 de outubro é dia de arrocho na câmara, 
    10:00 horas vamos arrochar aqueles
    10 graçados
    10 carados
    10 miolados
    10 dentados
    10 pencados
    10 trambelhados
    10 bocados
    10 sageitados
    10 sastrados
    10 penteados
    10 saforados
    10 quilibrados

    Não vamos

    10 sistir 
    10 cançar
    10 sistimular 

    Até esse PT ser

    10 TITUIDO DO GOVERNO.


    ELIOMAR RODRIGUES
    NMU

    cb 23 milhão, 14 anos
    parabéns a todos 23 e 24 mil.

    ResponderExcluir
  3. PELO O QUE EU ENTENDI SÃO APENAS ESTUDOS, PORÉM NADA DE CONCRETO E ENQUANTO ISSO EU E MINHA FAMILIA ESTAMOS LASCADOS E ESPERANDO A BOA VONTADE DESTE DESGOVERNO, EU JA TENHO 17 ANOS E AINDA SOU CABO (SEI QUE MUITOS AMIGOS ESTÃO EM SITUAÇÕES PIOR QUE EU) SEM PREVISÃO DE SAIR SGT, O QUE AUMENTARIA UM POUCO O MEU CONTRA-RAIVA, EM VARIAS CATEGORIAS DO GDF QUALQUER FUNCIONARIO COM MEU TEMPO DE SERVIÇO GANHA DE 5.000 A 7.000 ENQUANRO ISSO EU TENHO QUE FICAR NAS RUAS TROCANDO TIROS COM BANDIDOS, SE AUSENTANDO DA MINHA FAMILIA EM MINHAS HORAS DE FOLGA PARA TRABALHAR NESTA MERDA DO SVG PARA AUMENTAR A MINHA RENDA, ENQUANTO OUTRAS CLASSES ESTÃO É DIMINUINDO SUAS CARGAS HORARIAS DE TRABALHO E AINDA IRÃO TER SEUS SALARIOS AUMENTADOS (PROFISSIONAIS DA SAUDE DE NIVEL MEDIO), NÃO CONSIGO ENTENDER ISSO. O QUE IREI FAZER? ESCAMAR E FINGIR QUE ME PAGAM BEM, TARTARUGA ATÉ ME APOSENTAR.

    ResponderExcluir
  4. Poliglota o sub.Pato pediu para o senhor ligar para ele, seu telefone está no blog,ligue e projete junto com o fórum melhores maneiras de pressionar o governo, teremos grande chances se unirmos nesses 45 minutos do segundo tempo de conquistar alguma coisa boa para as categorias PM e BM...

    ResponderExcluir
  5. NÃO ACREDITO QUE VAI APARECER ALGUMA COISA , EU COM 23 ANOS DE SERVIÇO , SÓ VEJO DESUNIÃO E FALSIDADE ENTRE OFICIAIS E PRAÇAS E PRAÇAS CONTRA PRAÇAS, COMO UMA INSTITUIÇÃO DESSA VAI MELHORAR. SENHORES A PM FALIU ALGUÉM TEM QUE FAZER ALGUMA COISA, POIS TRABALHO NA RUA E VEJO COMO NÃO TEM MAIS JEITO. AGORA PRECISAMOS DE UNIÃO AS ELEIÇÕES ESTÃO CHEGANDO E SE DEIXAR PASSAR PODEMOS ESQUECER, ESSE GOVERNO E CLDF NÃO GOSTAM DA GENTE.

    OBS: VAMOS MOBILIZAR FAZER FAIXAS E COLOCAR EM TODO DF, E NOSSA OPERAÇÃO TARTARUGA ESTA INDO BEM VAMOS CONTINUAR DIMINUIR MAIS O RITMO A CADA DIA.

    ResponderExcluir
  6. SENHORES VAMOS INTENSIFICAR EM NOSSA MOBILIZAÇÃO, PORQUE PARADOS E CALADOS NÓS NUNCA CEREMOS OUVIDOS. SENHORES DO GTOP´S NOS AJUDEM VCS SÃO O CÉREBRO DA PM ENTÃO AMIGOS PRECISAMOS MUITO DOS SENHORES.

    DIA 10/10 NA CLDF E DIA 18/10 NA PRAÇA DO RELOGIO COM 15.000 BM E PM. SEM UNIÃO NÃO VAI.

    ResponderExcluir
  7. TUDO ISSO QUE ESSE PT FALA DE REESTRUTURAÇÃO É MENTIRA COMO ESSE DESGOVERNO REESTRUTUROU 23 CARREIRAS E DEIXOU PM E BM DE FORA, ENTÃO COMPANHEIROS É MAIS UMA ENGANAÇÃO E GANHANDO TEMPO, DEPOIS MANDA UMA AÍ PARA O CONGRESSO E DIZ SÓ PARA 2015/2016. OLHA SÓ ESSE PT É O PIOR PARA OS PRAÇAS, MAS EM 2014 NAS URNAS VAMOS MUDAR.

    ResponderExcluir
  8. TUDO ISSO QUE ESSE PT FALA DE REESTRUTURAÇÃO É MENTIRA COMO ESSE DESGOVERNO REESTRUTUROU 23 CARREIRAS E DEIXOU PM E BM DE FORA, ENTÃO COMPANHEIROS É MAIS UMA ENGANAÇÃO E GANHANDO TEMPO, DEPOIS MANDA UMA AÍ PARA O CONGRESSO E DIZ SÓ PARA 2015/2016. OLHA SÓ ESSE PT É O PIOR PARA OS PRAÇAS, MAS EM 2014 NAS URNAS VAMOS MUDAR.

    ResponderExcluir
  9. Qual a justificativa para manter 12 (doze) níveis hierárquicos na carreira do Policial Militar? O que impede a diminuição dos níveis hierárquicos para SOLDADO, CABO, SARGENTO e SUBTENENTE, extinguindo as graduações de 3º, 2º e 1º SGT's, bem como diminuição dos postos para TENENTE, CAPITÃO, MAJOR e CORONEL? Do mesmo modo, deveria haver a promoção independente de vagas, devendo o militar cumprir somente o interstício mínimo para ascender na carreira, chegando ao nível máximo dentro de cada quadro no prazo de 15 (quinze) anos. A Polícia Militar continua pensando pequeno, e procurando alternativas que continuam vinculando as promoções de seus profissionais a quadros de acesso, limites quantitativos de efetivo dentro de cada posto e graduação. Pra que? Não somos militares das forças armadas. Hoje, um soldado é capaz de realizar o mesmo serviço de um subtenente, e com a devida vênia, por vezes, até melhor. Não estou menosprezando a experiência, o "antigo" não vai deixar de ser "antigo", só vai passar metade da carreira recebendo a remuneração máxima que poderia alcançar dentro do seu quadro. Podem ser acrescentados subníveis dentro de cada graduação, para que o policial receba um aumento todo ano, atém completar, por exemplo, 20 anos de carreira. São só idéias, mas creio que seria um caminho melhor do que manter esses 12 níveis hierárquicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre haverá discordãncia, o fato é que quando aparece alguma coisa, outro quer dar outra opção e acaba atrapalhando. Se vier do jeito que estar postado, tenho certeza que a grande maioria aprovará

      Excluir
    2. Concordo com vc! Deveria ter apenas: Sargento (salário de 1º SGT), Subtenente, Tenente, capitão, major e coronel! Só iremos aumentar o abismo salarial com a civil enquanto existir as patentes de soldado, cabo, 3º sargento e 2º sargento.

      Excluir
  10. Secretário de comunicação anuncia que deixará o cargo
    23 de setembro, 2013
    Sem comentários
    Há três semanas no cargo, Rudolfo Lago cita falta de sintonia com Agnelo. Rudolfo Lago diz que ficará no cargo apenas mais uma semana.
    O governo do Distrito Federal ficará novamente sem titular na Secretaria de Comunicação Social. O jornalista Rudolfo Lago, que há três semanas substituiu o colega Ugo Braga, anunciou este domingo em sua página no Facebook que deixará o cargo, que assumira afirmando haver entrado em um túnel escuro sem saber o que havia do outro lado.
    “O túnel, ao final, revelou-se de extensão bem curta”, afirmou Rudolfo Lago em sua mensagem. “Há três semanas, uma situação inesperada – tanto para mim quanto para ele – colocou-me como secretário de Comunicação do governador Agnelo Queiroz” – lembra ele . “Trata-se de um cargo que exige uma total sintonia entre assessor e assessorado. E as circunstâncias em que as coisas aconteceram não permitiram essa sintonia.” …
    O jornalista, um dos mais queridos e admirados de Brasília, conta que havia uma “não aconselhável situação de temporariedade na situação, da forma como foi colocada”, e diz que a um ano da reeleição, o governador Agnelo Queiroz precisa de uma máquina de comunicação azeitada para chegar ao seu propósito, sem tempo hábil para “tentar construir uma sintonia com seu secretário de Comunicação, nem para insistir numa situação temporária”, explicou.
    - Por isso, fiz o que me parecia ser o mais honesto, tanto para mim quanto para ele. Deixei-o à vontade para que escolha o seu nome para o cargo. Combinamos, assim, que eu trabalharei lá apenas mais esta semana. Assim, estou deixando o governo.
    Rudolfo Lago tem longa experiência no jornalismo político, com atuação nos mais importantes veículos do País. (Fonte: Diário do Poder)

    NINGUEM QUER PERMANECER NESSE GOVERNO QUANDO PERCEBE O BURACO NEGRO QUE ESTÃO SE METENDO. MAIS UMA FACADA NA JÁ TÃO DESGASTADA IMAGEM DESSE GOVERNO. AS PEÇAS ESTÃO SE DESMONTANDO E AS MASCARAS CAINDO.

    ResponderExcluir
  11. quantos vez e tenho que falar para todos não haverá reestruturação neste governo

    só em 2015 com um novo governador isso dependendo que nós iremos apoiar

    ResponderExcluir
  12. XERECAO GOSTO MUITO DOS SEUS COMENTÁRIOS VC E O CARA, MAIS VAMOS TER FÉ QUE E A ULTIMA QUE MORRE, DEUS E PODEROSO PRA MUDAR O RUMO DESSA HISTÓRIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos se sincero vç acha que um governador que fez 13 promessas com nossa categoria depois de três ano do seu governo não cumpriu nenhuma ele vai fazer reestruturação para pmdf e bmdf;
      não cumpriu nem a que não depende de verbas publicas que é o código e ética que era só pega o papel de limpar bunda e escrever imagina uma reestruturação.
      meu amigo estão tentado te enganar.

      Excluir
    2. Sim...
      Vamos ter fé!
      Ditado para reflexão: QUANDO A FÉ NÃO É A ÚLTIMA QUE MORRE, É A ÚLTIMA QUE MATA!

      Excluir
  13. É INCRIVEL COMO NOSSA TROPA SE COMPORTA.AS PESSOAS NÃO CONSEGUEM SE ATER AO TEMA,DEBATER SALUTARMENTE E DISCUTIR ALTERNATIVAS.FICAR ATINGINDO E CRITICANDO O COLEGA PARECE QUE DÁ MAIS PRAZER DO QUE ALCANÇAR RESULTADOS.POR ISSO CONTINUAMOS AMARGANDO FALTA DE RESPEITO.POLIGLOTA,POR FAVOR MODERE TODO COMENTÁRIO QUE CRITICAR NOSSOS COMPANHEIROS SEI QUE O SENHOR É SERIO.
    CB ASSIS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo e se quisermos respeito temos que começar a dar o exemplo.Aqui todo mundo tem ideia,opina faz e acontece mas na hora de mostrar a força nas assembleias o cara acha melhor ficar em qualquer outro lugar,menos com a tropa dele que briga por melhorias.Ou respeita os companheiros ou vai continuar pagando caro.

      Excluir
  14. Como é????
    Trocar tiro com peba???
    Tá maluko???

    ResponderExcluir
  15. SÓ TEM BOATOS.

    O POLICIAL MILITAR NÃO PODE VIVER MAIS DE BOATOS FAMOSO BIZU.

    CRESCEMOS , AMADURECEMOS, POLITICAMENTE NÃO DÁ MAIS PRA ACREDITAR EM PROMESSAS.

    ALIÁS TIVERAM 3 ANOS PARA RESOLVER ESSE BURACO QUE ESTÁ A PMDF.

    DIA 10/10 AS 10 H. CÂMARA LEGISLATIVA.


    EU ESTAREI LÁ. PARABÉNS PELA UNIÃO!!!

    ResponderExcluir
  16. Eu to cansado de bla bla bla e de covardia, quando quiserem radicalizar contem comigo, tipo acampar frente a câmara dos deputados, não dirigir mais as viaturas, alegando a falta de um seguro, pois não temos condições de pagar em caso de sinistro, e o interesse é do estado e não nosso, todos faltarem em grandes eventos, passeatas e tartaruga geral,... primeirão maluco

    ResponderExcluir
  17. POLIGLOTA LIGA PARA SUB PATO QUE CONVERSAR COM O SENHOR JÁ ESTAMOS NO SEGUNDO TEMPO E NÃO PODEMOS DEIXAR PASSAR. ATE DIA 10/10 NA CLDF E DIA 18/10 NA PRAÇA PARA FAZER UMA GRANDE ASSEMBLEIA.. TODOS JUNTOS.

    ASS NUNCA MAIS PT. UNIÃO TOTAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre colega,

      Alguma vez o NMU deixou de atender aos clamores das categorias? Estamos cientes e trabalhando em prol do coletivo. Fique tranquilo que TUDO, absolutamente TUDO que tiver que ser acertado será informado às categorias, como sempre foi nossa praxe.

      Abraços,

      Poliglota...

      Excluir
  18. PORQUE O JOSENY E RONY NÃO DIVULGAM NOSSA MOBILIZAÇÃO NO SEUS BLOG.

    ACORDA PRAÇAS OU NÓS VAMOS SER DEVORADOS

    ResponderExcluir
  19. VOU CONTAR UM SEGREDO, SENHORES: NÃO HÁ E NEM HAVERÁ RESTRUTURAÇÃO PARA A PM!

    ResponderExcluir
  20. Anônimo de 14:31, não existe nada de concreto. Nem postei seu comentário para não fomentar nada. Não vamos nos iludir mais com bizus furados. Hoje a realidade é só uma: SE EXISTE uma reestruturação, seja do Comando ou do deputado, QUE SEJA APRESENTADA PARA DEBATE e ponto final.

    Abraços,

    Poliglota...

    ResponderExcluir
  21. É que está lá no site do Traício com foto e tudo. Achei interessante perguntar já que nas fotos aparecem PMs fardados lá. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi sua colocação companheiro. Segundo recebi o imput de companheiro que lá compareceu, na verdade ele mandou chamar os subtenentes para falar nada do nada. Ele mesmo não comparece e delega aos seus "assessores" essa parte e não é difícil deduzir porque. Assessor é assessor, não tem poder de decisão.

      Volto a repetir: As categorias cansaram de serem manipuladas e não aceitam mais esse joguinho barato. O que me impressiona é que ainda temos muitos companheiros que insistem em dar crédito a isso. A verdade é que SE EXISTE REESTRUTURAÇÃO, que seja apresentada e DISCUTIDA COM AS CATEGORIAS, o resto, é pura enganação. Não somos moleques!!!

      Poliglota...

      Excluir
  22. agora estou botando mais fé no movimento,vamos na união ,essa é a boa,unidos,fortes,aguerridos,vamos na fé,que a vitória chegara,estarei em todas a assembleias,atos públicos,etc,tudo aquilo que venha para valorização,e mudanças.na pm.fui.

    ResponderExcluir
  23. Poliglota lendo essa restruturação do seu blog.tive um clique veja se tenho razão:
    técnicos de primeiro tenente a soldado eles (oficiais graduados da comissão) pretendem distribuir o nível técnicos com equiparação dos agentes da PC veja:
    Primeiro tenente =
    Segundo tenente =
    Subtenente = Agente Classe especial
    1 Sargento = Agente primeira classe "
    2 Sargento = Agente segunda classe
    3 Sargento = Agente terceira classe

    e cabos e soldado apanas elemento de execução...ou seja ganharam menos que os primeiros cargos da PC..

    isso para simples conferencias de aumentos e divisões salariais..

    já capitão,major,tenente coronel e coronel seria os quatros níveis de delegados..

    é uma suposição do que eu acho que eles pretendem fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desse jeito Pedro um gabinete pros oficiais superiores e uma cela com um tronco para cabos e soldados..

      SD e CB deve ter jogado pedra na cruz PQP.

      QUE SUPOSIÇÃO MAQUIAVÉLICA É ESSA.

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  24. Boa tarde,eu vejo da seguinte forma,quanto mas mexer,mais fede!!!

    ResponderExcluir
  25. Meus amigos, boa tarde.
    Estou animado com o que está acontecendo na minha unidade, a qual eu prefiro não dizer. Consegui convencer uns 06 policiais a ir na CLDF, parece pouco , mas para quem iria sozinho até que é um avanço. Espero convencer mais amigos e colegas a ir no dia 10/10/2103 ás às 10h00.
    SEF EX-GTOPIANO AGORA NO EXPEDIENTE TARTARUGANDO E PAPIRANDO.

    ResponderExcluir
  26. Poliglota

    Sugiro que na próxima reunião, seja discutido sobre como fazer a Operação Tartaruga.

    Veja bem qual meu ponto de vista.

    Quem trabalha realmente na atividade fim, não consegue tartarugar o tempo todo, pois os pebas estão muito folgados. Só consegue fazer isto quem é tartaruga desde que entrou na PM.

    Sugiro que seja proposto, uma semana de operação tartaruga, "SEMANA DE OPERAÇÃO TARTARUGA NO DF".

    Passasse alguns dias e faremos nova reunião e divulga-se novamente, "SEMANA DE OPERAÇÃO TARTARUGA NO DF"

    Com certeza se todos cumprirem pelo menos o que for decidido nesta semana, não terá como a mídia não divulgar e por conseguinte o governo não se manifestar.

    Temos que agir com inteligência e perseverança pelo nosso próprio bem, pois não podemos continuar sendo humilhados por alguns políticos mentirosos e por outras pessoas que só querem ser dar bem com o sofrimento dos praças da PMDF. E neste momento, o que vocês estão propondo é fundamental, UNIÃO de todos os que realmente querem o bem da coletividade e não de alguns que querem apenas seu próprio bem.


    ResponderExcluir
  27. COMO FALEI ACIMA:

    SÓ TEMOS BOATOS ( BIZU ).

    O GOVERNADOR E O COMANDO PRECISA ENTENDER QUE A ERA 4a.SÉRIE ACABOU.

    SOMOS E DEVEMOS SER TRATADOS COMO PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR.

    OUTRAS CARREIRAS ESTÃO SENDO RESPEITADAS E NOS PMDF NÃO PODEMOS FICAR DE FORA.

    AGORA ENTENDAM A DINÂMICA:

    INSISTEM E NÃO QUERER ACEITAR A CONDIÇÃO DE MUDANÇA E QUEBRA DE PARADIGMAS NA PMDF.

    CABE A NÓS POLICIAIS MOSTRAMOS QUE A PMDF EVOLUIU, NÃO NA SUA LEGISLAÇÃO PRÉ - HISTÓRICA , MAS A CONDIÇÃO INTELECTUAL DOS COMPONENTE AGORA É OUTRA.

    TODOS NA CÂMARA LEG. 10/10 ÀS 10H.

    CB ÁGUIA.

    ResponderExcluir
  28. E cadê essa reestruturação???? Existe mesmo??

    ResponderExcluir
  29. Na ideia do Xerecão o policial sairia do CFP como terceiro SGT.

    ResponderExcluir
  30. Estamos marcando passo, negociações estão sendo feitas a todo vapor e o que mais vejo é bizú, desunião e xingamentos. Roriz está vindo, fato! Se fosse os senhores e senhoras sentaria para conversar com o cacique, TODOS sem distinção, tenho certeza que de lá iremos fazer ao menos 3 distritais da PM ou BM e um Federal. Vcs é que sabem tempo está passando e a PM/BM moscando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CruzxCredo, DEUS é quem nos conduz, sou RR, conheço o governo do BEZERRA DE OURO, desde 1985, quando o mesmo foi indicado pelo governo federal para governar o GDF, nunca valorizou praças PM/BM , se liga infiltrado, agora iremos nos UNIR e vocês sentirão o peso da nossa força. TEN POLIGLOTA, fique de olho bem aberto..ST RR, inativo,em frente a URNA serei ATIVO.

      Excluir
  31. Estou fazendo minha parte!
    Tento comunicar o máximo de policiais.

    Facebook, whatsapp...

    Sou do CFP 1 e tenho contato com muitos policiais do curso.
    Do meu pelotão 90% já estão cientes.

    Vamos divulgar! Logo estarei postando a mega assembléia do dia 10 nos blogs do concurso da PM.

    Seria interessante que tivesse um folder com o chamamento para a assembléia.
    Ficaria mais fácil de divulgar.

    ResponderExcluir
  32. 1- O DEPUTADO CONVOCOU SUBTENENTES DA PMDF MAIS NÃO APARECEU NEM DEU AS CARAS
    2- COMPARECEU ALGUNS ASSESSORES
    3- FALARAM SOBRE O CHOAEM
    - QUE ESTE ANO VAI TER UM CURSO, TODO MUNDA JÁ SABE QUE VAI TER JÁ TA ESCRITO.
    - MARCARAM UMA REUNIÃO COM 01 PARA O DIA 14 DE OUTUBRO PARA TENTAR VIABILIZAR HABILITAR 450 SUBS AINDA ESTE ANO
    - QUE DEPENDERÁ DA REESTRUTURAÇÃO QUE VAI SER NOVEMBRO KKKKKKKKKKKKKKKKKK
    COMO O DEPUTADO QUE DIZ SE REPRESENTANTE DE CATEGORIA MARCA UMA REUNIÃO E NÃO DAS AS CARAS
    CHOAEM TODO JÁ SABE QUE VAI TER UM CURSO ESTE ANO
    HABILITAR 450 SUBS ESTE ANO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK INACREDITÁVEL INFELIZMENTE NENHUM SUB QUE LA ESTAVA PRESENTE ACREDITOU.
    TEM UNS PESSOA QUE ACHA PM E BURRO SÓ PODE SER, PENSAM QUE ESTÃO BRINCANDO COM CRIANÇAS
    REESTRUTURAÇÃO EM NOVEMBRO PELO AMOR DE DEUS QUE VAI ACREDITAR

    ResponderExcluir
  33. Tem policial que não aprende mesmo, respondendo sindicância e mesmo assim continua não vibração, esses sim merece comer feno, não se valoriza, agora não é hora de vibrar e mostra para o governo que estão esperando as promessas de campanha que até hoje não cumpriu nenhum uma .Então vou ficar na tartaruga até 2014.

    ResponderExcluir
  34. REVOLTANTE ESSE DFTV.ONDE ESTÁ ESCRITO QUE PM TEM QUE REPRIMIR CAMELÔS? ISSO É OBRIGAÇÃO DE ÓRGÃOS DESSE GOVERNO INCOMPETENTE.IMPRENSA IRRESPONSÁVEL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é culpa de alguns coleguinhas nosso que acostumou mal a imprensa de se fazer serviços da civil, do detran, do der, do slu, de atendente de hospital, ator de novela das oito, ... daí qd aparece um pm mais safo q só faz o seu serviço, fica parecendo q estamos prevaricando, rsrsr eita gente acooooodaaaa pm! Vms nos unir mais pelo menos fazer só o nosso serviço, não vms dar ibope para aqueles q só nos procuram qd os convém para ter matéria em seus jornais qd não tem, nos apunhalam pelas costas.

      Excluir
  35. Pos e,se o tal do roriz volta,a era da 4¤ serie,vai volta, e a desmoralizacao vai ser pior,nao se iludam,colegas!gracas o roriz,arruda,fraga,patricio,e agnelo,estamos onde estamos,estaca zero!nao pensem que,algum politico vai mos ajudar,so nos mesmos podemos nos ajudar,mandando esses fdp,pra casa do.....2014,meu voto vou justicar!

    ResponderExcluir
  36. tartaruga revoltada23 de setembro de 2013 19:44

    Ontem, quando tirava um vai otário, "voluntario", uma mulher estava fumando em um kiosque onde eu e um outro companheiro estávamos almoçando. Quando o colega de serviço, pediu a essa mulher que a mesma apagasse o cigarro, essa mulher se virou para nós e disse que era 1º sgt e que era a secretaria de uma determinada autoridade, e que ela conhecia o comandante do nosso BPM, e que conhecia diversas outras autoridades. Resumindo, tentou nos intimidar de diversas formas. Se eu tivesse uma câmera para gravar o ocorrido, teria dado voz de prisão e levado para a corregedoria por assédio moral e intimidação. Vejo que o maior problema nosso é entre nós mesmos. Só por que era "A SECRETÁRIA " achou que as gemadas estava nos ombros dela. Isso é de dar vergonha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E qual foi a moral da estória?

      Excluir
    2. Por isso q eu falo, a nossa desunião é enorme, os próprios colegas não respeitam o nosso serviço, assim fica difícil.

      Excluir
    3. Moral da história:

      A SECRETARIA INTIMIDOU E CAGOU NESSE PM DE MERDA DAS 19:44 E SEU PARCEIRO DE PO.

      Excluir
    4. tartaruga revoltada26 de setembro de 2013 09:53

      O próprio colega de farda chama o outro de pm de merda, imagina como o gdf nos chama. É por isso que não somos valorizados, não temos valores próprios, não respeitamos os outros; como é que queremos ser respeitados e valorizados?

      Excluir
  37. concurso interno é vedado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa ser concurso interno, basta que tenha como exigência
      o título de Bacharel em Ciências Policiais..

      Excluir
  38. EU NÃO QUERO SER OFICIAL,EU NÃO QUERO SER CORONEL,MAJOR OU O QUE FOR, EU QUERO SER IGUAIS AS OUTRAS CATEGORIAS.....................V A L O R I Z A DOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO. EU TENHO CURSO SUPERIOR E TIRO PROVEITO DELE TRABALHANDO NO QUE APRENDI NA FACULDADE. ASS: CB JUNIOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Junior, tbm tenho essa mesma opinião, prefiro ser soldado com 30 anos de serviço e valorizado financeiramente e moralmente na minha profissão d q ser um graduado mas não ser respeitado internamente, quiçá fora da tropa, tem horas q me sinto muito mal, pois somos tratados pelo governo como a mão-de-obra barata da segurança pública, ou seja, somos os oreias da construção não desmerecendo eles mas estamos no último patamar da valorização.

      Excluir
  39. Na PCDF não existe entrada única de agente até delegado!
    Não existe concurso interno!
    E essa proposta está fadada ao descrédito pela falsidade...
    A maioria das pessoas quer qualidade de vida que pressupõe condições de trabalho decentes e um bom salário.

    ResponderExcluir
  40. éééé..Tá começando a surtir efeito a o descaso do governo com as polícias.Conselhos de segurança do centro de brasília estão preocupados com o aumento de assaltos e outros delitos.Deu agora no DF Record e o jornalista Braga ficou indignado de ninguem na PM atender o telefonema deles.Será quee stão pensando que são empregados dessas redes compradas?Acorda Braga.Se não te atenderam, reclama na corregedoria kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  41. Unidades operacionais peguem como exemplo a PM. A RECORD passou o dia inteiro ligando para conseguir uma entrevista e não conseguiram o reporte até reclamou, acabou de passar no DF RECORD da noite.... Na hora de ficar a semana inteira sacaneando o PM, eles não lembram das matérias.... PAREM DE DAR ENTREVISTAS.... PAPAGAIOS DE PIRATA....

    ResponderExcluir
  42. CADA DIA MAIS QUE CONHEÇO OS HOMENS, MAIS ME APAIXONO PELOS BICHOS. AINDA A POUCO VENDO TV VI A PROPAGANDA ELEITORAL DO PDT. ME DEU NOJO VER AQUELE CRISTOVAM BUARQUE CRITICANDO O AGNELO POR NÃO TER CUMPRIDO AS PROMESSAS DELE E AÍ ME VEIO A SEGUINTE LEMBRANÇA: SERÁ QUE ESSE SENADOR SEM VERGONHA NÃO SE LEMBRA QUE NAQUELA MESA ESTAVAM SENTADOS APOIANDO O AGNELO ELE, RODRIGO ROLEMBERG, PATRÍCIO E MAIS UM BANDO QUE FEZ PIOR DO QUE AGNELO?É BRINCADEIRA ISSO.EU DEVO TER CUSPIDO NO VINHO DA SANTA CEIA, SÓ PODE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô Félix, todo mundo erra, tenho certeza que vc também já errou ao votar, ou vc é perfeito?

      Excluir
  43. SERVIDORES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL TERÃO "30%"DE AUMENTO! FONTE:CORREIOWEB.

    ResponderExcluir
  44. GOVERNO
    E
    FEIJÃO...

    SOMENTE NA PRESSÃO!!!



    VAMOS À LUTA.

    ResponderExcluir
  45. Entendo que os tempos são outros. Não podemos mais ficar com medo de lutar pela valorização da categoria Praça Policial Militar. Venha o que vier. Reestruturação, Promoção ou o escambau. Se a categoria não for consultada, nada feito. Precisamos de união e organização. O que está em jogo é o futuro da categoria.

    ResponderExcluir
  46. Roriz não, vamos continuar com o Magrão. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. O PT sempre foi bom para nós, vejam Cristovam, quando deixou o governo, um soldado ganhava uma miséria, assim como agora. kkkkkkkk. PT EM TODO O Brasil É A SOLUÇÃO para a segurança pública. KKKKKKK.
    Vamos também eleger 4 deputados distritais da corporação, assim como a PC.

    ResponderExcluir
  47. Servidores da Assistência Social terão reajuste salarial ainda este ano
    Projeto de lei prevê reajuste de pagamento gradual, em três parcelas de 10%, até 2015 (30%)

    Publicação: 23/09/2013 16:45 Atualização: 23/09/2013 16:46
    Servidores da carreira pública de Assistência Social receberão aumento salarial a partir de 1º de novembro deste ano. A lei distrital, que prevê o pagamento gradual, em três parcelas de 10%, até 2015, foi sancionada nesta segunda-feira (23/9) e vai atender cerca de 5 mil trabalhadores.

    Serão gastos R$ 184,9 milhões este ano, R$ 699 milhões em 2014 e R$ 1,2 milhão em 2015. No total, o valor das REESTRUTURAÇÕES chega a R$ 1,2 bilhão.

    A nova redação possibilita o ganho de gratificação para os servidores que estão lotados e em atuação nos Conselhos Tutelares, incorpora a Parcela Individual Fixa e parte da Gratificação de Desempenho Social e estabelece como administrador o Órgão Central de Gestão de Pessoas.

    Leia mais notícias em Cidades

    O texto não irá atender a Gratificação por Atividade com Adolescente em Restrição de Liberdade. O processo de recuperação de carreiras do GDF será para 22 áreas de governo e mais de 60 mil servidores.

    A lei assinada pelo Governador Agnelo altera a denominação da "Gratificação por Atividade em Serviço Social" (Gass) para "Gratificação em Políticas Sociais" (GPS). Com isso, o GDF também modifica a forma de concessão da GPS e da Gratificação por Atividade de Risco (GAR).

    PARA TODAS AS CATEGORIAS A COISA É FACIL, E PARA PM E BM ?

    Fiz os calculos R$ 1.200.000.000,00 em reestruturação será um salário de R$ 20.000,00 mensais.

    QUEM PUDER ESTUDAR PARA SAIR DESTAS DUAS INSTITUIÇÕES FRACAS, IRÁ ABRIR MUITOS CONCURSOS AINDA ESTE ANO.

    ESTOU COM 29 ANOS DE SERVIÇO SOU 1º SGT E O MEU SALÁRIO BRUTO É DE R$ 7.800,00 SEM ESPECTATIVA DE MELHORIAS!!!!!



    CONTINUEM VIBRANDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  48. POLIGLOTA O PQ DO SILENCIO DO CMT. GERAL COM RELAÇÃO A TÃO FALADA E NÃO VISTA RESTRUTURAÇÃO??? SERÁ QUE ALGUM DIA ALGUÉM IRÁ NOS MOSTRAR?, ESTÁ PARECENDO UM PROJETO ULTRA SECRETO, QUEM PODERÁ NOS AJUDAR, SOCORRO...

    ResponderExcluir
  49. Ola Poliglota, boa noite.
    Afinal de contas, o que ocorreu na reunião que você participou no domingo? Tem algo de importante e concreto que poderia nos informar? Um abraço.
    ST Miguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não companheiro, mas tão logo tenhamos, não tenham dúvidas que as categorias serão as primeiras a serem informadas.

      Abraços,

      Poliglota

      Excluir
  50. ASSOCIAÇÃO ÚNICAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  51. Cada vez q observo o qt o governo nos trata, minha indignação aumenta, o meu rendimento no serviço diminui. Meu Deus! o q esse governo esta fazendo com a pmdf? Qd saio de casa pra trabalhar as vezes até fico pensando em dar o sangue para proteger a população, mas qd lembro de como estamos sendo tratados, é uma decepção muito grande, e verifico q os meus companheiros estão tds assim, e não consigo imaginar de onde, uns até antigos, conseguem vibração com esse descaso q o governo nos trata. Qd estou em casa e começo a fazer os cálculos das contas e começo a imaginar o futuro q posso dar aos meus filhos e vejo q não tenho expectativa de melhora nenhuma fico muito angustiado, como gostaria de dar um bom futuro a eles, Meu Deus! Estudei tanto para entrar nessa instituição, imaginava uma coisa e fui percebendo que as coisas aqui não andam pro lado dos praças. Fico muito triste, pois estou estudando pra tentar sair, não queria isso, pois adoro a profissão, mas não podemos escolher a profissão por gostar e sim pela valorização, mas se não conseguir sair gostara q pelo menos os colegas se valorizassem mais, pelo menos fossemos mais unidos, parássemos de dar entrevista, pois a mídia só nos procuram qd estão atrás de matérias , qd não têm, procuram de tdas as formas nos diminuir. Estarei com certeza no dia 10 e espero q tds os colegas q puderem fossem para a assembleia para mostrarmos nossa força, tenho fé q um dia acordaremos, e sairemos dessa inércia q nos encontramos, um grande exemplo, são os técpen, é de tirar o chapéu e aplaudir a união dos caras é prova q com o grupo unido iremos longe. ACOOOOORRRDDDAAAAA PM´S!!!

    ResponderExcluir
  52. NÃO ACREDITO QUE PRAÇA AINDA ACREDITA EM PAPAI NOEL, ESSA REESTRUTURAÇÃO É UMA PIADA DE MAU GOSTO E SE FOR APROVADA COM CERTEZA NÃO SERÁ PARA BENEFICIAR O ESCRAVO DOS PRAÇAS.

    SOMENTE UMA RESSALVA, PERGUNTA PARA OS OFICIAIS SE ELES QUEREM UM COMCURSO INTERNO PARA CHEGARÉM NO TOPO DA CARREIRA?

    ResponderExcluir
  53. O GDF finge que me paga..e eu finjo que trabalho.2 anos sem ir a um fórum.Que maravilha!!!estou trabalhando os 15% que o Agnelo nos deu..mas esses 15. % de trabalho sempre é divido em 3 vezes também.Um dia pago os 15 % somente durante a manhã,outra somente durante a tarde e outra durante a noite..mas é fato que essa da noite é das 18 as 19,o resto faço hora extra no boteco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMIGO EU ESTOU COMPLETANDO 8 MESES QUE NÃO SEI O QUE É UM FÓRUM .EU ESTOU TÃO MAL ACOSTUMADO QUE NÃO SEI SE VOLTO A TRABALHAR COMO ANTES! VAMOS VER O QUE VAI ACONTECER EM 2015,PORQUE ATÉ LÁ MESMO QUE VENHA AS 13
      PROMESSAS MESMO ASSIM EU CONTINUO NA MINHA..O ESTRAGO QUE ESSE AGNUMO FEZ FOI TÃO GRANDE QUE EU VOU DEMORAR MUITO TEMPO PARA ESQUECER .

      Excluir
  54. Se me derem progressão continuada até SUB em até 20 anos e salário no mesmo patamar que recebe um analista judiiciário,um agente PCDF/PF,um agente Agefiz,um analista das agências reguladoras,...todos esses com o último salário de suas carreiras,não preciso sair oficial....O resto do tempo,pra quem sair,é lucro.Eu vivo de salário,não de pompas.Preferiria estar soldado com o salário proporcional ao de 2008,a ser sargento com o salário atual.


    Mas os imbecis não conseguem enxergar o que fizeram com gente. Vibrem jumentinhos das migalhas.

    ResponderExcluir
  55. Participei outro dia de uma reunião do SIMPRO, e percebi que estamos engatinhando em termos de manifestações e cobranças do governo. Não porque os professores são sindicalizados e nós não somos, mas porque além deles terem anos de lutas pela categoria, sempre movimentam de forma coesa e constante.
    As palavras que eu mais ouvia durante a reunião era: "O GOVERNO SÓ FUNCIONA NA PRESSÃO", "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO", "AS MOVIMENTAÇÕES DEVEM SER CONSTANTES, MESMO COM POUCOS PARTICIPANTES, POIS DESTA FORMA O GOVERNO PERCEBE QUE NÃO ESTAMOS PARADOS E AO MESMO TEMPO ESTAREMOS INCOMODANDO, E É ISTO QUE FAZ O GOVERNO AGIR EM PROL DA CATEGORIA".
    Portanto, companheiros, acho que estamos a muito tempo inertes. Já devíamos estar mobilizados e cobrando todo mês com reuniões com estes secretários, assembleias em frente ao Palácio do Buriti, carreatas e outros tipos de manifestações.
    Outra sugestão que deixo aqui é que nossas lideranças procurem se aproximar mais dos sindicatos, principalmente destes que têm mais tempo de lutas pela categoria, para aprendermos mais sobre movimentações e acharmos meios de aplicarmos estes conhecimentos à nossa realidade.

    ResponderExcluir
  56. SENHORES NÃO EXISTEM NADA DE REESTRUTURAÇÃO PARA OS PRAÇAS O TEM É QUE OS OFICIAIS QUEREM GANHAR IGUAL A DELEGADOS E MPU, AÍ SIM É VERDADE.

    OBS: SENHORES FALTA MENOS DE 3 MESES PARA O FIM DE 2013, SE NÃO TIVER NADA OFICIAL NA NOSSO SALÁRIO PODEMOS ESQUECER, E PARTIR PARA O PROXIMO GOVERNO COM ESSE JÁ ERA. O NOSSO MAIOR PROBLEMA É A DESUNIÃO VEJAM SÓ QUANTOS BLOG´S E LIDERANÇAS TEMOS HOJE, JÁ PENSOU SE JUNTAM TODOS, COM UMA GRANDE CHAMADA PARA PRAÇA DO RELOGIO E DEPOIS UMA GRANDE CARREATA FECHAR A EPTG NA CASA DO DESGOVERNO, INTENSIFICAR NA TARTARUGA AÍ SIM, MAS COM ESSA VAIDADE NUNCA SEREMOS OUVIDOS. PODE APOSTAR A NOSSA DESUNIÃO E FALSIDADE DE UNS ACABOU COM NÓS PRAÇAS PM E BM.

    ASS: SGT REVOLTADO TARTARUGANDO GERAL

    ResponderExcluir
  57. QUE PROPOSTA É ESTA ADERIVALDO? ENTÃO SE EXIGE O NÍVEL SUPERIOR PARA INGRESSAR NA PMDF PARA DEPOIS REALIZAR SERVIÇO DE TÉCNICO? DIGO, QUANDO O ACESSO FOR PARA AS PRAÇAS? QUAL A COERÊNCIA NISSO? TEMOS QUE LUTAR É PELO RECONHECIMENTO DE NOSSA PROFISSÃO COMO DE NÍVEL SUPERIOR E NÃO RETROCEDER. AINDA NÃO PERCEBERAM A ARMADILHA NESSA PROPOSTA AO PERMITIR QUE A PRAÇA VÁ APENAS ATÉ 1° TENENTE? SENDO, A PARTIR DAÍ A ACENSÃO POR MEIO DE CONCURSO INTERNO? SIMPLES. SE JÁ SOMOS ELEMENTOS DE EXECUÇÃO E DE ADMINISTRAÇÃO DENTRO DA CORPORAÇÃO, POIS A MAIORIA DOS OFICIÓIDES, NÃO TODOS, SÓ SERVEM PARA ASSINAR DOCUMENTOS, NEM O CARIMBO ELES BATEM MAIS, REGULAMENTANDO COM ISSO PARA QUE AS PRAÇAS ESPECIAIS, NESSE CASO OS TENENTES, A RESPONSABILIDADE QUANTO AOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E INQUÉRITOS. JÁ COMEÇARAM PELOS SUB TENENTES, ONDE ELES É QUE FAZEM UM TAL PIP, ANTES RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DOS OFICIÓIDES. COM ESSA PROPOSTA CONCRETIZARÁ AQUELA MÁXIMA DE QUE PRAÇA É PAU PRA TODA OBRA. MAS, ESSAS PROPOSTAS SÃO APENAS CONJECTURAS, PORÉM, NÃO CUSTA NADA FICARMOS DE OLHO, POIS ESSE PROJETO FOI IMPLANTADO, SALVO ENGANO, NO RIO GRANDE DO SUL, E POR LÁ NÃO SE OUVE FALAR QUE AS PRAÇAS ESTÃO SATISFEITAS.

    PRAÇA ATENTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro colega, graças a Deus pude ler algo que mostra existirem realmente praças atentas! Também vislumbrei o fato de técnico com nível superior! Será que somente nós vimos isto? Espero que não! Também estou de olho e vou em todas as assembléias, reuniões, etc... que falam de nossos interesses e nas quais possa ir. Abraços.
      Sgt de Santa Maria

      Excluir
  58. Câmara aprova contas de Arruda e de Agnelo


    O plenário da Câmara Legislativa aprovou nesta tarde as contas de 2008 do governo de José Roberto Arruda. Foi o ano que antecedeu a crise que derrubou todo o primeiro escalão em 2009.

    Foram 17 votos favoráveis, um contrário, do presidente da Casa, Wasny de Roure (PT), e um abstenção, da deputada Arlete Sampaio (PT).

    Caso as contas fossem rejeitadas, Arruda estaria inelegível, de acordo com o que estabelece a Lei da Ficha Limpa.

    Arruda deve se filiar ao PR até o fim do mês para concorrer a um cargo público nas próximas eleições.


    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com