terça-feira, 27 de agosto de 2013

Os Direitos Humanos dos policiais



O vídeo acima mostra arrepiantes momentos do enterro de um policial do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (BOPE-PMERJ). Foi postado acompanhado de um texto lúcido, coerente com quem entende radicalmente entende o que vem a ser Direitos Humanos. O autor é Antônio Carlos Costa, líder do Rio de Paz, movimento que luta pela redução de homicídios no Estado do Rio e também no país:

Acabamos de chegar do enterro do sargento do Bope Alexandre Francisco, morto terça-feira passada com um tiro no pescoço em operação policial. Fomos levados ao enterro por um princípio que rege nossas ações: a verdadeira luta pela defesa dos direitos humanos jamais pode ser seletiva. Hoje ficou claro para nós que não se luta pelos direitos humanos daqueles cuja humanidade ignoramos. Se não queremos ignorar humanos precisamos ir onde eles gemem, choram e jazem.
Alexandre tinha apenas 35 anos de idade. Recentemente havia passado por uma experiência de conversão ao cristianismo. Foram fundamentais para sua mudança de forma de ver a vida, o amor de sua mulher e duas experiências de proximidade com a morte que vivenciara no exercício da sua profissão. Na primeira, um traficante que poderia matá-lo sem que ele o soubesse e que se rendeu com as mãos na cabeça e a pistola no chão. Na segunda, tiros de longa distância desferidos por bandidos que levaram a óbito dois companheiros de trabalho que estavam seu lado, o que o levou a atribuir à providência divina a preservação da sua vida. Seu pastor, com quem Alexandre abria o coração e buscava conselho, contou-nos da firmeza de caráter deste policial do Bope, que demonstrava grande alegria por não ter necessitado disparar mais um tiro sequer depois da sua experiência espiritual.
Sua mulher, Mariane, com o rosto banhado de lágrimas, beijava-lhe o rosto no caixão, revelando seu profundo amor pelo marido. Em meio a dor da saudade, podia-se ouvir a expressão de revolta e indignação pelo forma como o policial militar é tratado pelo poder público.
Seguiu-se o cortejo fúnebre até o local do sepultamento. A mãe, surda e muda, só podia ser entendida por aqueles que compreendem a linguagem da alma. Falava no coração o que a língua não conseguia pronunciar. A avó lamentava pelo fato de a terra ter recebido o corpo do neto que crescera ao seu lado. Dizia: “Nunca mais vou vê-lo”.
O filho de apenas cinco anos, Enzo, ainda não sabe que seu pai morreu. Sua mãe contou-me após o enterro que o filho era muito apegado ao pai. Ela guarda uma foto em que pode registrar um diálogo por telefone do pai com o filho, em que mostra este com a lágrima escorrendo pelo rosto perguntando ao pai sobre quando ele iria voltar para casa.
Por que o Alexandre morreu? Porque teve a infelicidade de nascer e trabalhar numa cidade doente, marcada por uma terrível desigualdade social, tratada com indiferença, descaso e incompetência por parte da classe governante, e cujo mais grave sintoma — a violência que devora vidas humanas –, pensa-se que é apenas tarefa para a polícia resolver.
Trabalhamos em favela. Sabemos que não é fácil fazer o que fizemos hoje. Mas, se não fizermos pontes entre os homens na chamada “cidade partida” — elevando o conceito de direitos humanos a ponto de incluirmos àqueles que julgamos não ter alma e nem família que os ame –, se para amar o pobre temos que ter o policial como necessariamente inimigo, se para valorizarmos a polícia temos que nos calar quando os direitos do pobre são violados pelo Estado, quando a nossa terra deixará de sorver o sangue dos que morrem e as lágrimas dos que ficam?

6 comentários:

  1. Esse blog ficou tão dinâmico mais tão dinâmico que não dar mais tempo de postar comentários e futuramente também não dará tempo de ler as matérias ou ports.
    Na realidade esse blog já foi bom, agora não sei mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia meu nobre colega,

      Muito bom a gente receber as críticas dos nossos leitores, assim tiramos base de como podemos melhorar nosso trabalho.

      Como você deve saber, a evolução precisa ser acompanhada e nós, como instrumentos de divulgação da informação, não podemos ficar de fora. Esse espaço tem esse designer desde sua criação e assim continuará a pedido dos próprios leitores. Mesmo tendo um SITE totalmente pronto, numa plataforma avançadíssima e com recursos muito eficientes, optamos a pedido dos leitores a não fazer a migração do blog para a plataforma, já que lá, por ser mais profissional, haveria a necessidade de alguns detalhes, como a identificação, por exemplo. Com isso, permitimos aos nossos leitores (ainda cerceados por um regulamento arcaico) manifestarem suas opiniões.

      Assim, a administração analisou que permanecer como está, mas com ajustes atualizados poderia continuar eficiente e eficaz aos leitores. Portanto, cabe a nós sairmos um pouco de nossa mesmice e zona de conforto e aproveitarmos da gama de informações que nos são repassadas e que com toda certeza ocupa um grande espaço na administração do blog, com a clara intenção de levar o conhecimento e a informação o mais atualizado possível.

      Agradecemos a sua colaboração, e até o presente momento cremos que a aceitação e compreensão têm sido positiva.

      A Administração.

      Excluir
  2. CARO TEN. POLIGLOTA, ME PERMITA FAZER UMA OBSERVAÇÃO PARA FAZER JUS AO MEU PSEUDÔNIMO. SEMANA PASSADA O BLOG CONSCIÊNCIA POLÍTICA LANÇOU UMA ENQUETE PARA MEDIR O NÍVEL DE ACEITAÇÃO DOS PMS E BMS QUANTO A ALGUNS PROVÁVEIS CANDIDATOS. QUANDO A ENQUETE JÁ ESTAVA EM ANDAMENTO UM CERTO SÉRGIO PRADO ENTROU EM CONTATO COM O ADMINISTRADOR PARA QUE COLOCASSE TAMBÉM O SEU NOME NAQUELA ENQUETE, POIS ELE INFORMOU QUE VIRÁ CANDIDATO A DEP. DISTRITAL COM O APOIO DO RORIZ. CORDIALMENTE O ADMINISTRADOR AO TENTAR FAZER A VONTADE DESSE CIDADÃO POIS TUDO A PERDER, SEGUNDO SEU PRÓPRIO RELATO, ZERANDO A ENQUETE. INCLUSIVE GEROU UMA CERTA ESPECULAÇÃO DE OUTRO PSEUDO REPRESENTANTE, JÁ QUE ELE ESTAVA LIDERANDO AQUELA ENQUETE. O CURIOSO É QUE AO RESTABELECER A ENQUETE ESSE QUE MAIS RECLAMOU FOI O QUE MAIS OBTEVE VOTOS COM O RECOMEÇO DA ENQUETE, MAS QUE NÃO TEVE A MESMA OMBRIDADE DE MENCIONAR ISSO DEPOIS, POIS TAL VOTAÇÃO GEROU DESCONFIANÇA JÁ QUE É DE SE DESCONFIAR ALGUÉM OBTER MAIS DE MIL EM UMA ÚNICA MADRUGADA. MAS EU GOSTARIA DE CHAMAR A ATENÇÃO NÃO QUANTO A ESSE QUE TODOS JÁ SABEM QUEM É, E SIM COM RELAÇÃO A ESSE OUTRO QUE NINGUÉM ATÉ ENTÃO NUNCA TINHA OUVIDO FALAR. AGORA DE MANSINHO ESTÁ APARECENDO DANDO SEUS PITACOS E NINGUÉM ESTÁ NOTANDO ISSO. PERGUNTO A ELE QUE AGORA ESTÁ TÃO ASSÍDUO NESTE ESPAÇO, O QUE FEZ ELE PELA NOSSA CATEGORIA QUANDO O GOVERNADOR DELE, RORIZ, GOVERNOU O DF POR MAIS DE 20 ANOS? SIM, POIS ELE DISSE NO BLOG DO CONSCIÊNCIA QUE AQUELE FOI O MELHOR GOVERNADOR QUE O DF JÁ TEVE. DEVE TER SIDO MESMO, PARA ELE E SEUS AGRACIADOS. PORTANTO, TEN POLIGLOTA E DEMAIS LEITORES, COLABORADORES E COMENTARISTAS DESTE BLOG, ABRAM O OLHO COM ESSE INDIVÍDUO, POIS ELE ESTÁ TENTANDO PEGAR CARONA E NINGUÉM NÃO HAVIA PERCEBIDO ISSO. ESPERO QUE AGORA PERCEBAM. MAS NÃO PRECISA ISOLÁ-LO NÃO, VIU POLIGLOTA, POIS PEIXE VOCÊ DÁ A ISCA PRA ELE PARA QUE ELE MESMO MORRA PELA PRÓPRIA BOCA. AGUARDEM E VERÃO.

    PRAÇA ATENTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo, PRAÇA ATENTA. Eu e muitos colegas aqui do meu batalhão já apoiávamos essa ideia. Só faltava espola conforme você fez. Sei que o pessoal do NMU não querem misturar antecipação de disputa política com a busca do atendimento de nossas reivindicações, mas caso eles aceitem o chamado, concordo que devemos apoiá-los sim, pois foram os únicos que não roeram a corda em não se debandaram para canto nenhum. Permaneceram ouvindo a voz das categorias. Ten. Poliglota também concordo com o senhor quando diz que não é momento para candidaturas, mas caso vocês se decidam, o meu voto, o de minha família, amigos e muitos colegas da minha unidade será de vocês. Temos que reformular aquela "casa do espanto", para quem sabe ela não se torne a "casa do encanto" na próxima legislatura. Reflitam e fiquem todos com Deus.

      Papa Mike Politizado

      Excluir
    2. Colega fique à vontade para expressar sua opinião, eu tenho a minha, e dai? Pra mim Roriz foi de longe o melhor governador que o DF teve, e essa opinião não é somente minha até porque se o PT não o tivesse TIRADO NO TAPETÃO em 2010 não seria necessário colocar a esposa como candidata, seria VITÓRIA no 1º turno e todos sabemos disso. Veja que Weslian Roriz ainda obteve mais de 30% do eleitorado no DF, Agnelo obteve pouco mais de 50% graças a muitos "em cima do muro" (entre eles RORIZISTAS) que queriam ver Joaquim Roriz candidato e não Weslian. Isto sem contar nos milhares de votos indecisos (mais de 30% do eleitorado) que também resolveram não votar. Você pode ficar à vontade com suas opiniões, a política é livre para manifestar, apoie quem quiser, vc ou quem quer que seja. Mas se o blog me permitir, vou repetir aqui o que falei para vários futuros postulantes pré candidatos, "abro mão da candidatura caso TODOS se reunirem em prol de um mesmo pensamento e união". Não sou individualista, sento tranquilamente para conversar, fique tranquila (o) amiga ou amigo. Ah! e caso Poliglota ache necessário me excluir de me expressar em seu blog não vou ficar chateado, mas de uma coisa não abro mão e não tenho vergonha de dizer igual muitos estão em cima do muro, SOU RORIZ, ele tem tudo para apagar de vez a velha mágoa que ficou entre PM e BMs...abc

      Excluir
  3. Por Joaquim Barbosa

    Houve uma mudança radical na sociedade americana de 1963 para cá. Atualmente, há uma sociedade completamente diferente. Posso citar uma série de mudanças cruciais que ocorreram no país.

    Em primeiro lugar, a Lei de Direitos Civis, editada em 1964, que assegurou uma série de direitos que eram negados aos negros. Essa lei tem capítulos específicos relativos à integração do negro nas escolas, nas empresas. Ela cria entidades para execução dessas medidas, com possibilidade de punição para quem se recuse a cumpri-las. Isso significou o fim da segregação “legal” que havia em vários setores. Isso sem falar na segregação nas escolas, abolida por uma decisão da Suprema Corte de 1954.

    Tivemos também a questão do voto. A chamada “voting rights” é uma lei de equalização que coloca os negros em pé de igualdade com os brancos no que se refere ao processo eleitoral, o que não existia antes. Essa lei desce a detalhes como a definição de circunscrições eleitorais, impedindo que os eleitores negros ficassem confinados a determinadas localidades, e assim não conseguindo eleger seus representantes. Como decorrência dessa lei é que há nos EUA milhares de negros eleitos para os mais diversos cargos públicos. Note-se que nos EUA a eleição para cargos públicos é muito mais ampla que no Brasil. Lá, são eleitos até mesmo juízes, promotores, chefes de sistema educacional, xerifes e chefes de polícia de certos condados.

    Outra questão importante que aconteceu nos últimos 50 anos e que considero crucial foram as ações afirmativas, criadas para a inclusão de negros nas universidades. O resultado mais concreto dessa medida é visível no mundo inteiro: Barack Obama. Mas não é só o presidente; há nos EUA um grande número de negros nos mais diversos cargos eletivos. Não é difícil encontrar nos Estados Unidos negros que sejam altos executivos e que ocupem posições importantes em médias e grandes empresas.

    Apesar de todos esses avanços, o discurso de Luther King continua atual, pois ainda há muito a fazer.

    Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF)

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com