domingo, 11 de agosto de 2013

O Dia dos Pais, nosso, de cada dia...


Você sabe como surgiu a data comemorativa de nossos dias, Papais?

A história mais conhecida em comemoração ao dia dos pais é a de William Jackson Smart, um ex-combatente da guerra civil que perdeu sua esposa quando os seis filhos eram ainda bem pequenos, criando-os sozinho. Sua filha Sonora Smart resolveu homenageá-lo, no ano de 1909, em razão da admiração que sentia, por este ter dedicado sua vida aos filhos e ter conseguido criá-los muito bem. A data escolhida foi a de nascimento de Willian, dezenove de junho.

No Brasil, a data começou a ser conhecida a partir de 1953 e desde lá algumas conquistas foram alcançadas, como o direito constitucional de 5 dias de licença paternidade.

Neste dia, quero desejar a todos os pais do Brasil e do mundo toda felicidade possível. Que junto aos seus filhos possam desfrutar dos melhores momentos da vida. E deixo, para todos, uma mensagem extraída da internet que dá aos nossos queridos filhos a visão real do que significamos para eles:

Mensagem ao Pai Policial,

Pai, ontem acordei quando você chegou e foi ao meu quarto. Ajustou o cobertor sobre mim, afagou-me calorosamente seguido de beijo demorado em minha testa. Enquanto me afagava, ouvi sua respiração ofegante, quando compreendi o quanto estava cansado, o que me fez fingir que ainda dormia. Não queria que se ocupasse de mim, pois precisava do sono reparador. Também percebi o momento em que a mamãe o advertiu sobre o horário em que chegava, vez que já era muito tarde. Como resposta apenas disse “que o serviço assim exigia”.

Tão logo adormeci, ouvi o barulho de ligeira sirene. Era um de seus amigos já o aguardando para o serviço daquela madrugada. Novamente veio ao meu quarto, beijou-me amorosamente e deu para perceber quando murmurou sua oração rogando aos anjos que protegessem a nós e ao nosso lar. Ao fim, ajustou seu colete, as algemas e confirmou se a arma estava confortavelmente em sua cintura. Mamãe o acompanhou até a porta enquanto pedia para que tivesse mais zelo com a sua própria saúde e vida.

Assim vou crescendo, todos os dias vendo você saindo para infindas batalhas de uma guerra que jamais se acaba. Mesmo nos feriados, aos fins de semana e até em meu aniversário o serviço não lhe dá a devida trégua e o direito ao sono tranqüilo. O telefone toca e lá se vai você. Se algo de grave acontecer, ninguém lhe pergunta como está nossa família, como se sente, se sua vida também não carece de cuidados. Apenas lhe dizem que está de sobreaviso e precisa comparecer ao local do grave crime ou se faz necessária a sua presença no cumprimento da campana, no mandado de busca ou de prisão. Quando vou para a escola ou à casa de algum amigo, vejo que os seus pais são só deles. Diferentes do meu. Tenho que dividi-lo com tanta gente. Gente que sofre, que pede socorro, que clama por justiça.

Agora que está chegando o dia dos pais, quero dar um presente a você, mas que também seja meu. Quero lhe dar meu dia, e um dia de folga para que perceba sua importância em nossa família, onde moramos e em nossa cidade. E finalmente, no seu dia, não quero que seja o herói de todo mundo. Quero que seja apenas o meu herói. Só meu. Quando então haverei de segurar em suas mãos, olhar em seus olhos e dizer devagarzinho para que nenhuma palavra escape aos seus ouvidos e à sua alma:

--Pai, você é muito importante para mim. Faça seu serviço, mas não se mate de trabalhar. Não seja o super-homem, seja apenas homem. Não queira ser o super-herói, seja apenas policial. Não queira tornar-se o mártir. O mundo está cheio deles e, nem por isso, o mundo tem mudado para melhor. Só se arrisque quando nossa família não correr o risco de ficar sem sua presença. Assim terei a certeza que acompanhará minha infância, minha adolescência e maturidade, e eu a sua velhice. Se assim fizer, teremos muitos dias dos pais juntos, quando em todos eles poderei repetir:

“Meu pai, eu te amo.
Feliz Dia dos Pais”!

Meus parabéns amigos pais!

Tenente Poliglota...

14 comentários:

  1. Lindo o final, que pena que temos muitos colegas que pensam o contrário do final deste texto. E ainda dizem que o risco estar no sangue, quando sai errado como já aconteceu este ano, não quero nem lembrar por que todos sabem do que estou escrevendo, mas ficou a lição que muitos não querem aprender. FELIZ DIAS DOS PAIS PARA TODOS. ASS: MODESTO 15 anos de pmdf e já sou cabo.

    ResponderExcluir
  2. "Pai, você é muito importante para mim. Faça seu serviço, mas não se mate de trabalhar. Não seja o super-homem, seja apenas homem".

    A última estrofe do texto diz tudo, ser Pai não é necessário ensinar o filho a dirigir com 13 anos, ser Pai não é ensinar seu filho a atirar com uma PT. 40, se assim o faz, você é um mero Paizinho fraco. Se vc colega policial é leitor assíduo dos blogs, começará a raciocinar como poucos, no mais Feliz dia dos Pais à aqueles conscientes.

    Safo

    ResponderExcluir
  3. ESSA E A NOSSA DURA E CRUEL REALIDADE!!
    QUE AS VEZES SÓ RESTA A NOSSA FAMÍLIA PARA NOS APOIAR..


    NOVINHUUU

    ResponderExcluir
  4. Papai que horas o senhor vai voltar do voluntario? Estou te esperando...

    ResponderExcluir
  5. Ao Senhor Tenente Poliglota

    Agradeço ao meu bom Deus, pelo o que o senhor fez, ter liberado o meu desabafo. Não o conheço, nem sei o que o senhor representa ai nessa honrada co - irmã,PMDF, mas pelo que eu e os 90% aqui na Instituição PMSP, vimos a sua nobreza em galgar uma Policia honesta e transparente e acima de tudo reconhecida como profissionais da Segurança Pública. Deus ilumine o seu caminho e que alcance os seus objetivos como um LIDER, dessa nobre PMDF. Feliz dias dos Pais. A todos os integrantes dessa conceituada co - irmã PMDF.

    Um Policial Militar desmotivado de SP"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GRUPO DOS MÔITAS:
      CRISTOVÃO PATRICIO REGUFFE AGNELO FRAGA QUEM MAIS?

      Excluir
  6. Papai, o senhor prometeu que iria me ver na apresentação da escola,
    Por que o senhor não apareceu se disse que estaria de folga e não trabalharia?

    Por que te obrigam a trabalhar se o Senhor estaria de folga?

    O que é EXTRA papai?

    Todos os meus pais dos meus amiguinhos foram... por que só o Senhor não foi, papai?

    Papai, não quero mais que o Senhor seja Policial.

    ResponderExcluir
  7. Papai o voluntario e o bicho papão é a mesma coisa?

    Heim papai responde!!!

    ResponderExcluir
  8. PORRA!CADÊ O AMARILDO??????KKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  9. Aos policiais que colocam seu trabalho em 1 lugar pense quando precisar quem vai estar ao seu lado nao vai se a pm e sim sua família. ...Então parem com essa vibração. ..Feliz dias dos Pais

    Sgt tartaruga

    ResponderExcluir
  10. tartaruga revoltada11 de agosto de 2013 20:21

    queria saber se não haverá mais o interstício de 75%. não que eu vá ser promovido agora,mas é que muitos colegas seriam e parece que não irão mais. alguém sabe falar? se isso se confirmar, que presente foi esse no dia dos pais hein?

    ResponderExcluir
  11. Caros amigos e colegas policiais e bombeiros militares, estive ausente por quase um mês, pois estava recarregando as baterias com um descanso merecido; as férias. Felizmente, este ano, eles coincidiram com o recesso de meus filhos e esposa e então pudemos aproveitá-lo todos juntos. Sei que enquanto descansava a luta das categorias continuava e por isso consegui até relaxar um pouco, diante da continuidade patrocinada pelos senhores. Sei que nossos maiores desejos ainda insistem em não serem atendidos, mas o mais importante que é a fé nessa busca ainda perdura. Encerro desejando a todos os policiais e bombeiros, pais de família, filhos, os meus sinceros votos de felicidade e paz nessa data tão marcante para todos nós. Já dei um abraço em meu pai hoje e recebi o carinho de meus filhos. Espero que todos tenham a felicidade de compartilhar esse momento ao lado dos seus. Um abraço e boa noite a todos, pois amanhã retornarei para a luta em nossa nobre cidade de Planaltina. Que Deus proteja a todos.

    1° SGT EUSVAN
    NMU

    OBS.: AO AMIGO CARLOS E OS DEMAIS COMPANHEIROS INTERLOCUTORES DO NMU OS MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS PELO ENGAJAMENTO NA LUTA EM PROL DE NÓS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES. FELICIDADES A TODOS OS SENHORES.

    ResponderExcluir
  12. Poliglota só uma dica seu blog está começando a entrar em descrédito tem muita falação, choradeira e nada de concreto.

    Líderes do NMU está na hora de sacudir a poeira vamos que vamos.. ação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia meu nobre amigo,

      Como não se identificou, não sei para quem estou escrevendo, mas sinto pela sua observação. Esse espaço foi criado exatamente com o propósito de permitir aqueles que tem sua voz oprimida pela "ditadura branca" FALAREM, CHORAREM, RECLAMAREM e através disso buscarem seu reconhecimento. Aqui não existe sensacionalismo, mentiras e enganações para a busca de projeções.

      Evidente que existem "outros" espaços com grande "credibilidade" o qual aqueles que não estão satisfeitos aqui podem frequentar, mas uma coisa queremos deixar bem claro: O nosso trabalho tem objetivos e não agimos por emoções. Quer um exemplo? As ações do NMU, por mais que muitos insistam em querer desqualificar, foram tomadas no olho a olho com quem poderia fazer algo e não expondo companheiros em praça pública. Estivemos nela enquanto a necessidade obrigava, mas a partir do momento que as ações não estavam surtindo os efeitos esperados, as estratégias foram mudadas.

      O momento oportuno para convocação das categorias chegará, mas jamais seremos irresponsáveis em colocar a carroça na frente dos bois e expor nossas categorias, mais do que já estão expostas. Se a isso você denomina de descrédito, então preferimos ficar no descrédito, mas com a consciência tranquila de que só fazemos aquilo que é correto, com respeito, inteligência e estratégia prezando pela integridade moral de nossos companheiros.

      Grande abraço,

      Poliglota...

      Excluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com