sexta-feira, 16 de agosto de 2013

CHOAEM I e II DE 2009/2010: Justiça determina reclassificação.


No dia 24 de julho passado os Senhores Desembargadores da 1ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, SIMONE LUCINDO - Relatora, ALFEU MACHADO - Vogal, FLAVIO ROSTIROLA - Vogal, sob a Presidência da Senhora Desembargadora SIMONE LUCINDO, se reuniram para proferir a seguinte decisão: CONHECER E NEGAR PROVIMENTO, UNÂNIME , de acordo com a ata do julgamento e notas taquigráficas.
Entenda o caso:

Policiais militares que frequentaram os Cursos de Habilitação de Oficiais Administrativos, Especialistas e Músicos I e II em 2010, aprovados no ano de 2009 e que se sentiram prejudicados na classificação final entraram com ações na justiça solicitando a revisão e aplicação da classificação por notas, mesmo tendo sido realizado dois cursos no mesmo ano, porém com base em um único edital.

O GDF recorreu da decisão através do Embargos de Declaração  no(a) Agravo de Instrumento 20130020022360AGI, sendo voto vencido por UNANIMIDADE Segundo o relatório final do Acórdão nº 697.033.
Em um dos trechos de seu voto, a Desembargadora Simone Lucindo diz: “Na hipótese dos autos, todas as questões necessárias à resolução da controvérsia foram discutidas e fundamentadas à luz do regramento legal pertinente, inexistindo dúvida sobre o critério a ser observado na classificação dos militares aprovados no curso CHOAEM/2009.
Nesse particular, encontra-se claramente elucidado no acórdão que a Administração deve obedecer à ordem de classificação no curso de habilitação para elaborar a lista de aproveitamento, não lhe sendo lícito confeccionar mais de uma lista classificatória para o mesmo certame. Destarte, os critérios de classificação, seja de pontuação ou de antiguidade, devem ser adotados para todos os militares que participaram da seleção interna, e não de forma distinta para os alunos de cada uma das turmas criadas”, Grifo nosso.

Com essa decisão, o Juiz da Sétima Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal proferiu a seguinte DECISÃO INTERLOCUTÓRIA:

Circunscrição :1 – BRASILIA
Processo :2010.01.1.065923-6
Vara : 117 - SETIMA VARA DA FAZENDA PUBLICA DO DISTRITO FEDERAL
DECISÃO INTERLOCUTÓRIA 

Ciente da decisão proferida no Agravo de Instrumento, mantendo a proferida neste Juízo.

Intime-se o Comandante Geral da Polícia Militar para cumprir a decisão proferida por este Juízo e mantida, pois, pelo Tribunal de Justiça, procedendo à unificação das listas de aprovados no processo seletivo CHOAEM I e II, no prazo de 15 (quinze) dias, de modo que a classificação dos autores seja definida de acordo com a média de todos os candidatos, ultimando-se, se estiverem preenchidos os demais requisitos, à respectiva promoção.

Expeça-se mandado de intimação.
Após, expeça-se a RPV dos honorários de advogado.
Sem mais, à Coordenadoria de Conciliação de Precatórios.
I.

Brasília - DF, segunda-feira, 05/08/2013 às 14h17.

JOSÉ EUSTÁQUIO DE CASTRO TEIXEIRA
Juiz de Direito


90 comentários:

  1. Ten Poliglota, o metrô baixou uma portaria que proíbe Policiais e Bombeiros Militares a terem acesso gratuito, caso estejam a paisana. Você poderia postar uma matéria a respeito desse assunto. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai pesquisar e se informe no metro o motivo. Tudo agora o TP tem que saber? Ajuda aí. Deixa de ser preguisoço...

      Excluir
  2. Eliomar e demais colegas, sei que o artigo postado não tem muito a ver com o meu questionamento, mas gostaria de um esclarecimento: gostaria que vocês ou algum de vocês me respondessem a uma pergunta. Existe algo em nossa legislação que obrigue o policial militar a assumir como motorista uma viatura policial? Ouvi falar que tinham postado um requerimento em um desses blogs para que o policial não fosse obrigado a assumir uma VTR. Se alguém tiver a resposta, não hesite em me esclarecer. Só para vocês entenderem: estava eu de serviço em um PCS e fui designado para assumir uma viatura como condutor. Perguntei ao CPU se tinha alguma coisa no nosso estatuto ou RDE que obrigasse o policial a ter que assumir uma VTR como motorista e ele me respondeu que era função inerente ao policial militar, relatei ao mesmo que não achava justo assumir e posteriormente se viesse a provocar um acidente ter que pagar o conserto de uma viatura e penalizar com isso minha família com o ônus desse conserto. Me digam se existe algo em que eu possa me amparar no caso de uma recusa em assumir uma VTR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é obrigado assumir se tiver com habilitação em dia, se a viatura estiver em "perfeito" funcionamento, além de estar em pleno gozo de suas faculdades mentais!!!
      Fica a dica...

      Excluir
    2. Meu prezado colega,

      Não tenho certeza absoluta, já que são muitos assuntos, mas se não me falha a memória e peço ajuda aos companheiros, existe uma determinação para que todo policial faça um curso específico para conduzir viaturas policiais. Caso não o tenha, não está habilitado para conduzir a viatura.

      Portanto, entendo que seria um risco você assumir uma determinada missão para a qual não esteja em condições. Seria como dirigir uma caminhão se sua categoria o habilite somente para veículos de pequeno porte. Mas vou me certificar melhor e posteriormente posto sua dúvida, dentro do possível.

      Abraços,

      Poliglota...

      Excluir
    3. Colisão não obriga policial a ressarcir Estado
      Por Jomar Martins

      O Estado não pode repassar os riscos da sua atividade a servidor que age no estrito cumprimento do dever. Assim, se o policial colide a viatura no curso de uma diligência, sem provas de que estivesse dirigindo de forma irresponsável, não tem de indenizar o Estado em ação de direito de regresso.

      Com esse entendimento, a 12ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul derrubou sentença que mandou policial militar indenizar o estado pela perda total da viatura que dirigia. Os desembargadores foram unânimes em reconhecer que não seria razoável imputar ao policial, que colidiu com outro veículo numa ultrapassagem, culpa pela ocorrência do sinistro, já que se encontrava numa ocorrência de roubo a banco.

      ‘‘Nessa perspectiva, não haveria como exigir do condutor do automóvel oficial a cautela ordinariamente exigida dos demais condutores da via’’, entendeu o relator da Apelação, desembargador José Aquino Flôres de Camargo. Ele observou que o policial só resolveu fazer a ultrapassagem porque o condutor do caminhão que estava a sua frente sinalizou positivamente, autorizando a manobra. O acórdão foi lavrado na sessão de julgamento do dia 18 de julho.

      O caso
      Na manhã do dia 3 de março de 2009, o soldado Gilmar Molinari, do 13º Batalhão da Brigada Militar na Comarca de Erechim, pegou a viatura e saiu para atender a ocorrência de roubo a banco no município de Faxinalzinho. Por volta das 11h, ao ultrapassar uma carreta na BR-480, colidiu a viatura — um automóvel Palio Weekend, ano 2004 — com o caminhão que vinha em sentido contrário. Do acidente resultaram danos materiais nos veículos e lesões corporais nos policiais que atendiam a ocorrência.

      O estado do Rio Grande do Sul foi à Justiça para cobrar do soldado os prejuízos materiais, avaliados em R$ 12.570,00. Na Ação de Indenização por Danos Causados em Acidente de Veículo, ajuizada na Comarca de Erechim, o estado alegou imprudência do servidor, que teria dado causa ao acidente quando fez manobra em local proibido, com faixa contínua. Para documentar as alegações, anexou Parecer Técnico da Brigada Militar.

      O soldado apresentou contestação. Afirmou que naquele dia foi ‘‘destacado ‘’ pelos seus superiores para atender ocorrência urgente naquele município, estando a serviços desses, ‘‘no estrito cumprimento do dever’’. E mais: que a responsabilidade pelos fatos deveria ser atribuída ao condutor do caminhão, uma vez que lhe sinalizou para ultrapassar, como prevê o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro.

      A sentença
      A juíza de Direito Marli Inês Miozzo afirmou na sentença que ficaram configurados o dano, o nexo causal e a culpa pelo acidente. E que a caracterização da conduta ilícita do condutor da viatura, apta a amparar o pedido de indenização, se deu por meio de relatos de testemunhas e, principalmente, pelo parecer da Brigada Militar, que concluiu pela culpa do policial.

      ‘‘O croqui elaborado pela Polícia Rodoviária Federal demonstra a posição inicial e final dos veículos envolvidos no acidente, denotando a manobra evidentemente equivocada praticada pelo réu, visto que realizou ultrapassagem de forma imprudente, já que, além do local estar sinalizado com faixa contínua, ainda havia veículo deslocando-se em sentido contrário no momento da manobra’’, observou a juíza, julgando procedente a demanda.

      Excluir
    4. OLHA SE NÃO QUER CONDUZIR VTR, SÓ TEM 05 SAÍDAS:

      1) ESTÁ COM SUA CNH VENCIDA;
      2) NÃO ESTÁ PORTANDO SUA CNH (ESQUECEU, EXEMPLO);
      3) NÃO SER HABILITADO PRA TAL (SÓ NOS CASOS DAS PAJEROS, NAS DEMAIS NÃO PRECISA);
      4) CONSIDERAR A VTR SEM CONDIÇÕES DE SEGURANÇA, MAIS TEM QUE SER FUNDAMENTADO (QUANDO ASSUMO A DIREÇÃO, FAÇO UM PENTE FINO TOTAL, PORQUE SEGURANÇA É EM PRIMEIRO LUGAR, CONFIRO ITEM POR ITEM E SAIO LANÇADO TUDO E SE TIVER QUE BAIXAR, BAIXO SEM DOR [HÁ MAIS FAZEM A AMEAÇA, SÓ TEM ELA OU É PO: PREFIRO FAZER PO E NÃO CORRER RISCO DE VIDA OU TER QUE COMPRAR UMA NOVA PRO ESTADO] - NADA PASSA, EXEMPLO);
      5) SENÃO SE ENQUADRA EM NENHUM DOS ACIMA, NÃO ADIANTA, RECEBEU A ORDEM/DETERMINAÇÃO/CONVITE PRA CONDUZIR.. VAI TER QUE CONDUZIR!! POIS DIFERENTE DO BM, QUE EXISTE UMA QM ESPECIFICA PRA TAL, LÁ OS DEMAIS PODEM SE RECUSAR. JÁ AQUI A QM SÓ TEM UM LIMITE: O CEU!


      NOVINHUUU

      Excluir
  3. este e curso que governador arruda mandou colocar peixe sem fazer concurso ultimo colocado foi o primeiro. uma vergonha alguns hoje e capitão sem merecimento por peixada baba zovão de políticos que nunca fizeram nada por nossa instituição.

    ResponderExcluir
  4. José Wellington, inclusive na data de 13/08/2013 um senhor de nome Renilson estava no Recanto das Emas em uma reunião setorizada. O assunto era sobre um projeto de reestruturação de um determinado deputado distrital. O projeto prevê a criação de vagas para TC QOPMA, mas não são somente maravilhas. O famigerado projeto de reestruturação prevê o fim da hierarquia, ao menos para as praças. Querem que todas as praças que passaram em concurso de cabo ou sargento sejam preteridos para que aqueles que não passaram nos citados certames ocupem sua posição numérica. Assim, um 20mil que é 1º SGT concursado terá que ficar “marcando passo” para que, por exemplo, um 17mil passe na frente. Ridículo, pois o concurso foi público e todos tiveram a chance de concorrer. A hierarquia sede espaço para o tempo de serviço.
    Queria ver isso no quadro de oficiais. Um colega 23mil está no CFO e em 2014 estará formado, assim, considerando a teoria deste projeto, o futuro tenente 23mil teria que preterir os atuais tenentes, pois o tenente 23 mil já conta com mais de 10 anos de serviço enquanto os 2º tenentes que estão no quadro hoje tem entre 4 e 7 anos de serviço. Em uma palavra: indecoroso. Querem fazer justiça com alguns cometendo novas injustiças com muitos.
    Esqueceram a Reforma Gerencial de 1995 que privilegia a meritocracia. Esqueceram os pilares da Administração Pública Militar: hierarquia e disciplina. Esqueceram ainda que a hierarquia não é prevista somente em leis ordinárias, mas está consagrada na Constituição. Então que se esqueça também a disciplina, o ato jurídico perfeito, a coisa julgada e ingressemos nesse trem da alegria (projeto de reestruturação), num anarquismo sem fim, num Estado de anomia, onde não se respeitam os valores ou os direitos adquiridos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUEREM QUE ISSO ACABE?!
      ASSINEM A PETIÇÃO PARA A DESLIMITARIZAÇÃO!!
      E VAMOS BRIGAR POR UMA RESTRUTURAÇÃO NOS MESMO MOLDES DOS ÓRGÃOS SÉRIOS..
      QUE NÃO LIMITEM SEU CRESCIMENTO FUNCIONAL COM 'N' OBSTÁCULOS.
      OU SEJA, COMPLETOU O TEMPO É O FAMOSO VAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAI!!


      NOVINHUUU

      Excluir
  5. Se entendi direito isso significa que quem era o último da 2ª turma poderá ser o primeiro da 1ª turma?iiiiii, vai feder ação na justiça de novo.

    ResponderExcluir
  6. Se sou novinho e graduado foi porque estudei, ralei, corri atrás, não fiquei vendo o tempo passar.

    Na primeira cangalha recorro à justiça e zé finim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novinho, você é um cara muito egoísta! foi criado por vó, e sabe lá de que maneira utilizou para chegar na graduação atual ( meios ilícitos), dando cangalha nos mais antigos. não sabe nem se fica. vai ficar aí marcando passo por vários anos chocando e babando ovo dos seus comandantes, ZÉ CUECA!!!!!!!1

      Excluir
    2. Também sou relativamente "novinho" e graduado. E não fui criado por vó, passei em concurso organizado pelo cespe, onde todos tiveram a mesma oportunidade. Nunca "babei ovo" de seu ninguém, e aprenda uma coisa companheiro: novinho estudioso não marca passo, dá um pulo para outra carreira melhor. E se liga que desrespeitar superior é crime.

      Excluir
    3. Novinho, se não está satisfeito, procure dar um salto maior e vai para outro cargo, e pare de reclamar dos antigos. você além de egoísta, agora que ser o poderoso chefão, e sair prendendo todos que são subordinados à você, se liga ZÉ RUELA, depois que inventaram a pólvora, tá prá existir homem mais que outro!!!!!

      Excluir
    4. PELO MENOS VOCÊS TIVERAM A OPORTUNIDADE DE SEREM CONTEMPLADOS POR DIVERSOS MEIOS PARA ACELERAR SUA CARREIRA AQUI NA FRIMA, TAIS COMO:

      OS OFICIAIS R2, CAIRÃO TUDO AQUI DE PARA-QUADA SEM FAZER CONCURSO;
      LEI MADEIRA;
      PROVA DIRETO PRA SGT;
      PROVA PRA CABO;
      E SEGUE RELAÇÃO..


      E NÓS (NOVINHOS E RECRUTAS, DESDE DA TURMA DE 2000) O QUE TIVEMOS OU VAMOS TER??


      NOVINHUUU

      Excluir
    5. prova direto pra sgt?
      aquelas feitas internamente pela pm?
      só que tinha dinheiro pra comprar o gabarito!
      acho sim que aquelas classificações daqueles dois concursos sejam revistos, pois fomos injustiçados, mas é difícil!!!!!
      Sgt Marcelo

      Excluir
  7. Boa noite....
    Como de costume, já faz uma lei inconstitucional, pelo menos neste tópico haja competência!!!

    73000, 12 anos para RR.

    ResponderExcluir
  8. em relação a conduzir viaturas Pajero o policial tem que ser habilitado para tal,mas em relação a outras caso tenha habilitação ,ser for escaldo e obrigado sob pena de desobediência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aonde esta escrito que policial militar e obrigado dirigir vtr?se houver alguma lei coloque ai pra todos verem.

      Excluir
  9. Com todo respeito aos colegas que tanto debatem sobre promoção , intersticio , vagas, pois sei que é um tema importante.
    Más muito importante também, talvez até mais importante é a DESMILITARIZAÇÃO das polícias do Brasil, tema que vai ser colocado na manifestação de quase 10000 policiais que virão para Brasília dia 20 e 21 de agosto.

    Causa assombro ver o polícia preocupado só com promoção, pois todos sabemos que promoção,sem valorização e sem aumento, e com o militarismo sugando nosso sangue não mudará muita coisa.

    Ou será que com a promoção dos soldados a cabo e com o aumento de 180 reais vai mudar significativamente alguma coisa nas nossas vidas .

    Milhares de policiais do Brasil estão se deslocando para Brasília, "para nossa casa" , estão vindo de milhares de quilômetros para lutar pela PEC 300 e pela DESMILITARIZAÇÃO das POLÍCIAS e não vejo nenhum blogueiro policial de Brasília enfatizar este evento tão importante.Não vejo comentários de apoio, nem pessoas dizendo que irão.

    Entraram em contato com os organizadores da manifestação ? Alguém vai participar ? Porque não aproveitar agora um momento tão importante ?
    OU VÃO DEIXAR A DEUS DARÁ ? QUEM QUISER IR QUE VÁ .

    Sem mobilização,incentivo,divulgação ninguém vai, e passaremos vergonha como os policiais mais acomodados do Brasil ,que não tem coragem de sair da frente do computador e enfrentar o NOSSO INIMIGO REAL , POIS SOMOS BONS PRA ENFRENTAR SOMENTE O VIRTUAL ATRAVÉS DOS BLOG. Más sair da zona de conforto pra lutar a luta real tá difícil.

    As manifestações que pararam o Brasil e assustaram o governo só foi levado a sério quando saiu dos meios virtuais e ganharam as ruas.
    Meio virtual é pra organizar e encorajar , pra pressionar e assustar tem que ser presencial

    Eu respeito a todos, principalmente o pessoal do NMU, más pra mim estão todos dormindo no ponto , NMU , R.D, ASPRA , PATO , JABA, SINDPM etc, Tá todo mundo com medo de chamar os policiais de Brasília para apoiar ,e não ter adesão e ficar feio na fita como a assembléia sem pauta do pato.

    Quem quer lidera não pode ter medo de errar, tem que ter medo de ser omisso , tem que ter medo de trair, de acovardar.

    Não tenho nada contra ninguém, sou um simples policial cansado de ser enganado,traído e julgado pelo militarismo, decepcionado ao ver uma reestruturação ser preparado sem a presença dos pracas e sabemos que é mais eleitoreira do que tudo, que pra ser aprovada precisará da maioria dos políticos e eles não tão nem um pouco preocupados conosco.

    Amigo administrador deste blog, volto a repetir, não tenho nada contra ninguém, e tentando expressar minha opinião vou postar está mensagem em todos os blogs. Por favor publique-a.


    Cb Almeida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado CB Almeida,

      Não concordo com suas colocações e creio que não deve conhecer bem a fundo determinados meandros da política. O que vimos ultimamente são divulgações da mídia que, como você sabe, nem sempre são confiáveis, pois a intenção é vender jornal e adquirir audiência.

      Falo agora pelo NMU! Nós jamais divulgaríamos algo se realmente não tivéssemos certeza de que aquilo seria uma situação real. Essa manifestação está sendo comentada, porém não conseguimos contato com os organizadores que pudessem confirmá-la. Não somos aventureiros e muito menos politiqueiros ao ponto de colocarmos nossas categorias em exposição desnecessária mais do que já foram por ineptos irresponsáveis. Estamos envidando todos os esforços para que seja confirmada por quem de direito a realização ou não desse evento e caso se confirme, com certeza avisaremos às categorias através dos blogs.

      Por oportuno, gostaria de esclarecer que nos demais movimentos realizados até agora em Brasília os membros do NMU compareceram com suas famílias e convidaram a todos que pudessem que também comparecessem, no entanto, nos vemos sozinhos nos movimentos. SE A CAUSA É COLETIVA, QUE SE FAÇA PRESENTE A COLETIVIDADE!

      Portanto, caso seja confirmado o evento, não tenha dúvidas que o NMU estará presente como nos demais eventos passados e não nos coloque na mesma vala comum de "outros" que têm interesses diferenciados dos nossos. SOMOS PELA COLETIVIDADE e faremos tudo que for necessário, mas com RESPONSABILIDADE e RESPEITO às categorias.

      Abraços,

      Poliglota...

      Excluir
    2. Está confirmadissimo as manifestações dias 20 e de 21 agosto.
      Confira ACSPA ,ASPRA BA, ACSPMBM MS , guerreirobombeiro.blogspot.com,

      Infelizmente o policial de Brasília está mais preocupado com promoção, voluntários e fazer bicos.

      Eu,amigo Poliglota vou ,e já fui em diversas, só não vou quando não tem como mesmo.
      Encontrei com você ,o Eliomar e o Eusvan, na esplanada, eu estava com minha faixa e fiquei orgulhoso e feliz de saber que não estava ali sozinho. Vocês estavam lá eu sei, tomaravque dessa vez vá mais gente.


      Cb Almeida

      Excluir
    3. BOA POLIGLOTA. É POR ESSAS E OUTRAS QUE CONTINUO CONFIANDO NO NMU.CENTRADOS,HONESTOS E RESPONSÁVEIS EM SUA DECISÕES SEMPRE SE PREOCUPANDO COM AS TROPAS.NÃO PODEMOS SIMPLESMENTE IR POR EMOÇÕES.CONTINUEM ASSIM POIS VOCES TEM O CRÉDITO DA TROPA.O RESTO É SÓ ENGANAÇÃO.

      Excluir
    4. Em tempo, nunca vou querer colocar vocês do NMU numa vala comum, se tem alguém com vergonha na cara São vocês, congratulo a todos vocês, Poliglota,Eliomar, Eusvan, e o RIVAILTON ( até que enfim aprendi o nome desse bombeiro )
      Desculpe se fui muito invasivo , não tinha está intenção,
      QUERIA MUITO QUE NESTES DIAS PELO MENOS MIL POLICIAIS DE BRASÍLIA MOSTRASSEM A CARA

      E infelizmente é a verdade policial do df tá preocupado só com promoção, ser. Voluntário e bico .

      Excluir
    5. Agora nos entendemos colega. é isso aí. RESPONSABILIDADE ACIMA DE VAIDADES! Gosto disso e o NMU agradece.

      Abraços,

      Poliglota...

      Excluir
    6. CB Almeida, com certeza será um prazer nos encontarmos de novo. Sinônimo de união, mesmo que seja a dois. A força de uma expressão está em seu caráter e vamos estar lá, com certeza.
      Valeu amigão....

      Poliglota...

      Excluir
    7. MEU AMIGO POLI, JÁ DIZ..
      ESTAMOS AQUI PRA PRESERVAR O POUCO QUE SOBROU DA NOSSA IMAGEM!!
      POIS QUERENDO OU NÃO, MUITOS APROVEITADORES E INCLUSIVE JUDAS...
      NOS MANCHARAM E COM ISSO, PERDEMOS MUITA CREDIBILIDADE - ISSO É FATO!!
      PORTANTO, E COMO ELE FALOU: SÓ FAREMOS AQUILO QUE FOR BOM E DE PREFERÊNCIA EXCELENTE PRA COLETIVIDADE (DESDE O MAIS RECRUTA ATÉ O MAIS ANTIGO DOS INATIVOS)!!

      PS: RECOMENDO A TODOS QUE PUDEREM ESTÁ PRESENTES, QUE PRODUZAM CARTAZES (SEM OFENSAS) REVINDICANDO COISAS REAIS: VALORIZAÇÃO, PLANO DE CARGO E SALÁRIOS, DESLIMITARIZAÇÃO E SEGUE RELAÇÃO..


      NOVINHUUU

      Excluir
  10. Ô novinho graduado,

    Ninguém vai tirar sua graduação não, deixa de ser mané.

    A promoção por tempo de serviço é uma justiça que a pmdf deve aos praças mais antigos.


    Entendeu desunido !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já acho que é desprestigiar o mais competente para premiar o preguiçoso e incompetente e isso será sentido na queda da qualidade que já urgia por um aperfeiçoamento.

      Excluir
    2. QUE RESPOSTA MAIS ABSURDA É ESSA, QUANTO EGOÍSMO. QUAL CATEGORIA QUE PARA O FUNCIONARIO TER ASCESSÃO PROFISSIONAL É PRECISO FAZER CONCURSO INTERNO? PORRA, EU TENHO DOIS CURSOS SUPERIOR E NÃO ME SINTO SUPERIOR A NINGUÉM. MEU CARO ISSO É MERA ASNEIRA.

      Excluir
    3. Maior besteira que o Governador vai fazer ai em Brasília! Aqui no RJ, o então Gov. Marcelo Alencar criou este decreto e foi um tiro no pé, isso é um artifício para não dar aumento!!!! Vc deve ser Sgt se passar por um processo seletivo e não por ter tempo na corporação, se não estudou tem que ser soldado, pois foi para essa função que ele prestou concurso...

      Excluir
  11. Discordo do anônimo das 19:40, sou 23.000 milhão, 2º Sgt, fiz concurso, concorri com todos que fizeram o concurso para cabo em 2006, não utilizei de nenhum meio ilícito, como outrora muitos fizeram, inclusive praças, não sou egoísta, fui só realista, vi que essa corporação não valoriza suas praças e aproveitei as parcas oportunidades que tive aqui dentro, não concordo em ter concursos internos para almejar uma progressão funcional, coisa que aqui aconteceu por muito tempo, mas também não concordo em preterir os que passaram em concurso interno; como em um momento de infelicidade você disse: "não sabe nem se fica", eu te digo sim que fico e já tenho quase quatorze anos de serviço ouvindo de policiais bitolados como você a mesma frase, finalizando irmão de farda odeio a expressão baba ovo, acho ridículo quem age assim, acredito que um policial precisa ter orgulho em exercer sua profissão sem usar deste ridículo artifício e PODE TER CERTEZA SE REALMENTE ACONTECER O QUE FOI POSTADO EU E MUITOS OUTROS ACIONAREMOS A JUSTIÇA PARA VALER DE NOSSOS DIREITOS, boa noite a todos e desculpe meu desabafo Poliglota a cada dia me convenço ainda mais que se estamos nesta sofrível situação a culpa em boa parte é de todos nós praças UM BOM FIM DE SEMANA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SORTE A SUA QUE TEVE ESSA OPORTUNIDADE E SOUBE APROVEITA-LA!!
      EU PELO MENOS NÃO TENHO ESSA CHANCE.. E SE DEPENDER DO SISTEMA, É MAIS FÁCIL PEGAR A EXPUSORIA DO QUE SAIR 2 SGT..
      POIS QUERENDO OU NÃO, COM A LONGA DEMORA DO MEU CONCURSOS.. MUITOS ENTRARAM COM A MÉDIA DE 28 ANOS.. E ISSO LÁ NA FRENTE NÃO TENHA DÚVIDAS, SERÁ COBRADO!!
      OU MUITOS ESQUECERAM QUE NO SISTEMA TEM A QUESTÃO DA IDADE EM CADA GRAD/POST?


      NOVINHUUU

      Excluir
  12. Digo aos senhores,

    Todo concurso de CHOAEM a caneta teve problema e sempre terá, com o advento de ir para o curso só por antiguidade isso acabou, mas infelizmente, processos correm na justiça, o que faz com que a tropa se irrite, pois diversos colegas são ultrapassados pelos justiceiros, que na verdade tem todo direito, pois estão respaldados pelos enormes erros administrativos de nossa Gloriosa instituição.
    Fazer o que? A justiça não ampara aos que dormem.

    PM FULL

    ResponderExcluir
  13. BIZÚ DO METRÔ,

    Porque será que perdemos o direito de entrar no METRÔ a paisana?
    Essa história está mal contada, por que o METRÔ fez isso? Podes ter certeza que existe um dedinho da nossa Briosa nisso aí, o METRÔ não iria se preocupar com bobagens. Mais uma ação no Ra.... do PM

    PM FULL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andei de metro na quarta feira a paisana amigo e não tive problema nenhum... isso ai deve ser só bizú...

      Excluir
    2. Não colega, é verdade, na semana que vem você constatará. Os colegas que chegaram ontem (sexta-feira), que passou essa notícia.

      Excluir
  14. Policiais militares sem treinamento específico estão impedidos de dirigir veículos de emergência
    A Juíza Denize Terezinha Sassi, da 1ª Vara Cível de Santa Maria, concedeu hoje (17/9) liminar determinando que somente policiais militares aprovados em curso de prática veicular em situação de risco realizem atividade de policiamento ostensivo na condução de veículo de emergência. A decisão abrange todo o estado a vale até o julgamento final da ação.
    O pedido foi ajuizado pela Associação Beneficente Antonio Mendes Filho (Abamf) contra Estado do Rio Grande do Sul, sob a alegação de que as viaturas de policiamento ostensivo enquadram-se na categoria veículos de emergência. Defendeu, no entanto, que o comando apenas exige habilitação para conduzir veículos, sem observar se o candidato a motorista possui o treinamento previsto pelo Código de Trânsito Brasileiro (inciso IV do artigo 145). Ressaltou que essa omissão é responsável pelo elevado índice de acidentes de trânsito envolvendo policiais militares.

    Para a Juíza Denize Sassi, considerando que os as viaturas são veículos de emergência, se faz necessária a realização de curso com a finalidade de evitar acidentes e, portanto, está presente a verossimilhança do direito alegado. Ressaltou que também está configurado o perigo de dano irreparável ou de difícil reparação, em razão dos altos índices de acidentes envolvendo PMS. Dessa forma, concluiu estarem presentes os requisitos para a concessão da liminar.
    Despacho : Recebo a presente ação como ordinária. Retifique-se os cadastros e a autuação. Trata-se de pedido de antecipação de tutela em ação ordinária movida pela ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE ANTONIO MENDES FILHO ¿ ABAMF ¿ contra o ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, onde a parte autora requerer: I.seja impedido que os policiais militares que não preencham os requisitos previstos no inc. IV do art. 145 do CTB realizem atividade de policiamento ostensivo na condução de veículo de emergência; II.seja providenciado a imediata realização de curso de condução de veículo de emergência em situação de risco, sob pena de aplicação de multa diária; Alega a parte autora que as viaturas empregadas no policiamento ostensivo estão incluídas no termo ¿veículo de emergência¿, de acordo com o inc. VII do art. 29, do CTB, sendo necessário para conduzir o veículo aprovação em curso especializado e em curso de treinamento de prática veicular em situação de risco, nos termos da normatização do CONTRAN. Aduz que os condutores de veículos de emergência da Brigada Militar não são sujeitos a uma formação contínua para exercer essa função. Afirma que na prática o Comandante apenas exige que o policial comprove habilitação para conduzir o veículo, sem observar se o candidato a motorista preenche os requisitos exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro. Ressalta que a referida omissão da Administração Pública é responsável pelo elevado índice de acidentes de trânsito envolvendo Policiais Militares. Requer o deferimento da antecipação de tutela e o benefício da AJG. Instruiu os pedidos com documentos, fls. 09/16 e fls. 20/33. DECIDO. Como é consabido, para a obtenção da tutela pretendida, necessária prova inequívoca e verossimilhança de alegações (artigo 273, caput, do Código de Processo Civil), somadas a fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação (inciso I), ou a abuso de direito/propósito protelatório do réu (inciso II). De acordo com o art. 145, IV, do CTB, para conduzir veículo de emergência é necessário ser aprovado em curso especializado - curso de treinamento de prática veicular em situação de risco - nos termos da normatização do CONTRAN. Desse modo, considerando ser os veículos de policiamento ostensivo, veículos de emergência, de acordo com o art. 29, VII, do CTB, se faz necessário que os Policiais Militares que conduzem as referidas viaturas tenham/façam curso de treinamento de prática veicular em situação de risco, a fim de coibir eventuais acidentes.

    ResponderExcluir
  15. Destarte, verifico presente a verossimilhança do direito alegado. Por outro lado, presente o dano irreparável ou de difícil reparação, visto os altos índices de acidentes envolvendo viaturas da Polícia Militar. Ante o exposto, defiro a antecipação de tutela requerida nos seguintes termos: determino ao requerido que somente permita os policiais militares que preencham os requisitos previstos no inc. IV do art. 145 do CTB a realizarem atividade de policiamento ostensivo na condução de veículo de emergência, até o julgamento final da lide. Oficie-se ao Comando Geral da Brigada Militar. Defiro o benefício da AJG a parte autora, eis que se trata de associação filantrópica. Cite-se e intime-se.

    ResponderExcluir
  16. Colisão não obriga policial a ressarcir Estado
    O Estado não pode repassar os riscos da sua atividade a servidor que age no estrito cumprimento do dever. Assim, se o policial colide a viatura no curso de uma diligência, sem provas de que estivesse dirigindo de forma irresponsável, não tem de indenizar o Estado em ação de direito de regresso.

    Com esse entendimento, a 12ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul derrubou sentença que mandou policial militar indenizar o estado pela perda total da viatura que dirigia. Os desembargadores foram unânimes em reconhecer que não seria razoável imputar ao policial, que colidiu com outro veículo numa ultrapassagem, culpa pela ocorrência do sinistro, já que se encontrava numa ocorrência de roubo a banco.

    ‘‘Nessa perspectiva, não haveria como exigir do condutor do automóvel oficial a cautela ordinariamente exigida dos demais condutores da via’’, entendeu o relator da Apelação, desembargador José Aquino Flôres de Camargo. Ele observou que o policial só resolveu fazer a ultrapassagem porque o condutor do caminhão que estava a sua frente sinalizou positivamente, autorizando a manobra. O acórdão foi lavrado na sessão de julgamento do dia 18 de julho.

    O caso
    Na manhã do dia 3 de março de 2009, o soldado Gilmar Molinari, do 13º Batalhão da Brigada Militar na Comarca de Erechim, pegou a viatura e saiu para atender a ocorrência de roubo a banco no município de Faxinalzinho. Por volta das 11h, ao ultrapassar uma carreta na BR-480, colidiu a viatura — um automóvel Palio Weekend, ano 2004 — com o caminhão que vinha em sentido contrário. Do acidente resultaram danos materiais nos veículos e lesões corporais nos policiais que atendiam a ocorrência.

    O estado do Rio Grande do Sul foi à Justiça para cobrar do soldado os prejuízos materiais, avaliados em R$ 12.570,00. Na Ação de Indenização por Danos Causados em Acidente de Veículo, ajuizada na Comarca de Erechim, o estado alegou imprudência do servidor, que teria dado causa ao acidente quando fez manobra em local proibido, com faixa contínua. Para documentar as alegações, anexou Parecer Técnico da Brigada Militar.

    O soldado apresentou contestação. Afirmou que naquele dia foi ‘‘destacado ‘’ pelos seus superiores para atender ocorrência urgente naquele município, estando a serviços desses, ‘‘no estrito cumprimento do dever’’. E mais: que a responsabilidade pelos fatos deveria ser atribuída ao condutor do caminhão, uma vez que lhe sinalizou para ultrapassar, como prevê o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro.

    A sentença
    A juíza de Direito Marli Inês Miozzo afirmou na sentença que ficaram configurados o dano, o nexo causal e a culpa pelo acidente. E que a caracterização da conduta ilícita do condutor da viatura, apta a amparar o pedido de indenização, se deu por meio de relatos de testemunhas e, principalmente, pelo parecer da Brigada Militar, que concluiu pela culpa do policial.

    ‘‘O croqui elaborado pela Polícia Rodoviária Federal demonstra a posição inicial e final dos veículos envolvidos no acidente, denotando a manobra evidentemente equivocada praticada pelo réu, visto que realizou ultrapassagem de forma imprudente, já que, além do local estar sinalizado com faixa contínua, ainda havia veículo deslocando-se em sentido contrário no momento da manobra’’, observou a juíza, julgando procedente a demanda.

    Clique aqui para ler a sentença e aqui para ler o acórdão.

    ResponderExcluir
  17. colega esse é o local onde consta este acordão

    http://www.conjur.com.br/2013-ago-06/colisao-viatura-nao-direito-estado-pedir-ressarcimento-policial

    ResponderExcluir
  18. SOMENTE NA JUSTIÇA COMUM PARA SE FAZER JUSTIÇA, POIS NESSE PILANTRARISMO/LIMITARISMO/MILITARISMO É SÓ INJUSTIÇA.

    EXCETO, COM O ATUAL COMANDANTE GERAL QUE ESTÁ TENTANDO RESGATA A LEGALIDADE NA PMDF. ESTE COMANDANTE TEM O APOIO DA TROPA.

    EM NOME DA CORPORAÇÃO, PARABÉNS DOUTOR JOSIEL COMANDANTE GERAL DA PMDF!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PERDÃO, RETIFICANDO O NOME DO COMANDANTE GERAL DA PMDF, NA VERDADE É CORONEL "JOOZIEL"

      Excluir
  19. Senhores, tenho que admitir, os debates qui nesse blog são por demais esclarecedores.Parabéns Tenente Poliglota pelo espaço.

    ResponderExcluir
  20. ALGUEM QUE CONHEÇA UMA MANDINGA PARA TIRAR UM DEMONIO DO 3º BATALHÃO, DEMONIOS ESTE DE NOME CAP ANDRE LUIZ, O INFELIZ ESTA TRANSFORMANDO ESTE QUARTEL QUE ERA TRANQUILO, ONDE SEUS INTEGRANTES TRABALHAVAM COM VONTDADE, AGORA APARECEU ESSE OFICIAL QUE MAIS PARECE UM DESCENDENTE DE NAZISTAS, ALEM DA SUA IDEIAS MEDIOCRES E ARCAICAS, PARECE QUE TEM PROBLEMAS MENTAIS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mande ele pro lugar certo!!!!!!

      Excluir
    2. Esse cara é um infeliz! Agora fica vigiando de casa onde as viaturas estão pelo gps, e mandando canetar as que estão paradas. Ele mesmo não é macho de ir canetar. Outra idéia brilhante dele é colocar bandeiras nos pcs e tirar os radios, mas arrumar os vasos, fechaduras, filtros e luzes esse incompetente não faz não.

      Excluir
  21. Se alguem acha que o comando da PM e grande parte do GDF não acessa esse blog não está vendo nada do que aqui é postado. Realmente é um desprovido da informação.Hoje o blog do Poliglota éum dos mais acessados do DF, tanto é que seu outro blog policiaepolíticadf.blogspot.com.br acabou por influenciar na retirada das cercas que foram colocadas no Congresso Nacional. A tecnologia está acabando com a oligarquia dos maus administradores e enganadores do povo.Vamos juntos fazer a diferença desse nosso país. Vejam a matéria: http://tenpoliglota2012.blogspot.com.br/2013/08/choaem-i-e-ii-de-20092010-justica.html?showComment=1376707096442#c3009364136041497484
    Sgt Euvécio

    ResponderExcluir
  22. Esse tal capitão andre Luiz, tirou uma equipe de serviço da rua, por algumas noites, (Que deveriaM estar patrulhando....olha a conivência do comando....), e os colocou de guarda em frente a porta de sua sala no 3º BPM, só porque passaram super bonder na porta de sua seção e ele não pôde entrar - Daí um belo nome Capitão Super Bonder...E o frustado queria ser aviador...Nem a aeronaútica quis isso!!!!!!!

    ResponderExcluir
  23. Poliglota estou aki mais uma vez em meu KinderOvo e vou te dizer uma coisa amigo, vc tem tudo para nos representar em 2015 desde que nãos e venda e seja essa pessoa imparcial que é.Muitos te invejarão e tentarão te derruber mas se vc permanecer em Cristo serás garaciado com a graça DELE.Fique com deus e continue seu trabalho que já incomoda toda Brasília.
    73 milhão sem perspectivas de promoção

    ResponderExcluir
  24. Como sempre essa administração nos fazendo passar vergonhas.Veja por exemplo essa situação. Quem promoveu isso foi o sucury santana,será que ele não teve assessoria para orientá-lo?Teve sim,mas como ele se achava o todo poderoso cagou e andou para assessoria.Conclusão?Acabou expondo a corporação e assim vai continuar atá que esses oficias entendam que a corporação não é deles, mas do povo, da sociedade.por isso temos que mudar em 2015 e colocar gente que tenha visão.Adeus era Patyfaria, João de deus, Marco Lima, Aires Costa e cia Ltda.Ferrou, já era. ACABOU!

    ResponderExcluir
  25. POLIGLOTA EU LEIO SEMPRE SEUS DOIS BLOGS E ACHO QUE A CADA DIA VOCE SE SOLIDIFICA NESSE QUESITO DE REPRESENTAÇÃO.IMPARCIAL,SEM AMARRAS,LIVRE DE PENSAMENTO ISSO TEM CONQUISTADO A TODA TROPA.NO MEU BATALHÃO NÃO HÁ DÚVIDAS DE QUEM DEVEMOS ESCOLHER PARA 2014 SÓ FALTA VOCÊ MESMO DECIDIR.MEU TURNO É DE 12 HORAS MAS SE VOCE BRIGAR POR MELHORIAS NÃO TENHO DÚVIDAS DE QUE PELO MENOS 10 VOTOS SERÃO SEUS.ABRAÇO.CB MÁRIO CÉSAR

    ResponderExcluir
  26. 14º BPM de Planaltina é poliglota em 2014.

    ResponderExcluir
  27. PRA O ANONIMO DAS 23HR19,UMA SUGESTÃO:PRA EXPULSAR O DEMO DO CAP ANDRÉ LUIZ,E SÓ CHAMAR A STA MARA!...KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

    ResponderExcluir
  28. TAMBÉM ESTOU COM O POLIGLOTA E, VOU ARRUMAR MAS DE 20 VOTOS, ME COMPROMETO. SÓ FALTA ELE DECIDIR E, DEUS TOCAR NO SEU CORAÇÃO.

    ResponderExcluir
  29. Poliglota se filie a algum partido, porque o seu destino está nas mãos de Deus. Tenha certeza que a maioria da PMDF é um cabo eleitoral, vamos trabalhar para ser o mais votado.

    ResponderExcluir
  30. Estou FARTO de ler tanta BABAÇÃO com o comandante geral, é comandante Jooziel pra cá, é meu nobre cmdt-geral pra lá, é homem de DEUS vem cá, é pastor Jooziel meu guia já vem, estão se comportando feito meninos numa festa com poucos doces, todos querem fazer graça pra o dono da casa, enquanto isso, nosso real AUMENTO de salário e as promessas de campanha caem por terra, ficamos todos esses meses após a OT implorando o que nos é por DIREITO, PROMOÇÕES MINGUADAS, a CONTA-GOTAS até agosto de 2014, pois em dezembro NÃO ocorrerá NENHUMA promoção, de dezembro em diante promoção só no TATICO, no SUPERCEI, no EXTRA, nem na CABE será encontrada, essas promoções estão servindo apenas para saciar o ego de alguns, enquanto deveria saciar o bolso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sgt. Nêiliton, bom dia, se me permite faço minha as suas palavras, concordo com tudo que você falou, a intenção do AGNULU, ao colocá-lo no comando geral foi simplesmente para enganar as praças. Como já foi dito em posts anteriores: faça o mal de uma vez só e o bem faça aos poucos.

      Excluir
    2. Concordo que promoção não resolve a vida de ninguém,
      mas apenas para não informarmos mal ou ficarmos proferindo
      inverdades, dezembro haverá promoção sim,
      devido a ida à reserva de alguns policiais
      e não por conta de um plano de carreira.

      Excluir
  31. Se tivéssemos R$ 3.000,00 de aumento hoje para todas os posto e graduações, muitos não se interesariam por PROMOÇÕES, pois a diferença seria pequena pra assumir responsabilidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONCORDO PLENAMENTE, COMO TAMBÉM TODOS SABEMOS QUE NA PIOR DAS HIPÓTESES HOJE É POSSÍVEL DÁ UM REAJUSTE REAL DE NO MÍMNIMO MILZÃO PRA TODOS!!
      DETALHE, ISSO JÁ NO EXTREMO DO EXTREMO.. E PORQUE NÃO DÃO?!
      PORQUE NÃO É DO INTERESSE.. DE SEU NINGUÉM!! ISSO SIM..
      COMO TAMBÉM SABE QUE AINDA TEM MUITO LOUCO QUE FAZ 'N' COISAS DE OUTRAS INSITUIÇÕES DE GRAÇA E AINDA SORRIR.. OU SEJA, ACHAM QUE TODOS SÃO MULAS CORRENDO ATRÁS DUMA CENORA QUE NUNCA IRÁ COMER!!


      NOVINHUUU

      Excluir
    2. Sim! e qual é a diferença de responsabilidade
      de um SD, para de um CB, para de um SGT, para de um ST hoje?

      Excluir
  32. "Como sempre essa administração nos fazendo passar vergonhas.Veja por exemplo essa situação. Quem promoveu isso foi o SUCURY, será que ele não teve assessoria para orientá-lo? Pois é, e o cidadão era somente CMT DA ACADEMIA, era como ele queria e pronto, que exploda-se os subordinados. Conclusão: E tome trabalho para a Assessoria Técnica e Judiciária, ou melhor: CTRL C + CTRL V, pois os procedimentos são constantes então já estão SALVOS, é só COPIAR.

    SAFO

    ResponderExcluir
  33. ATENÇÃO PRAÇAS NÃO VAMOS DEIXAR DE MOBILIZAR, PRECISAMOS E ALERTANDO SEMPRE O COMPANHEIRO QUE NÃO TÁ NEM AÍ, VAMOS DIVULGAR NOSSA REVOLTA E DESMOTIVAÇÃO NAS REDES SOCIAIS, SEMPRE FALANDO DAS MAZELAS DE PT. NÓS SOMOS OS VERDADEIROS ESCRAVOS DESVALORIZADOS DA SEGURANÇA PÚBLICA. AQUI NO DF NÃO TEM OPOSIÇÃO VCS NÃO VÊ POLITICO ATÉ AGORA FALANDO DESSE DESGOVERNO E MOSTRANDO SEUS PLANOS PARA 2014, ESTAMOS SEM PAI E SEM MÃE. UNIÃO .....UNIÃO TEMOS FORÇA FALTA QUERER.

    ASS: TARTARUGA

    ResponderExcluir
  34. PRECISAMOS INTENSIFICAR MAIS NA OPERAÇÃO TARTARUGA , POIS NESSE DESGOVERNO JAMAIS TEREMOS ALGUMA COISA EM RELAÇÃO AO SALÁRIO. ESSE É O PIOR GOVERNO QUE JÁ PASSOU NO DF. PT NUNCA MAIS COM FÉ EM DEUS VAMOS JUNTO COM A OPOSIÇÃO BANI ESSA CORJA EM 2014. JOGUEI MEUS 160 VOTOS FORA QUE ARRUMEI.

    ASS: PM DESMOTIVADO TOTAL.

    ResponderExcluir
  35. UM COLEGA PERGUNTOU SOBRE DIRIGIR VIATURAS DE EMERGÊNCIA SEM CURSO ESPECÍFICO.

    Amigos desculpem a demora em responder, não acessei ontem os BLOGS, estava fazendo matrícula e reajustes na UNB e resolvendo problemas administrativos, más vamos à resposta.

    RESPOSTA :

    . É ILEGAL DIRIGIR VEÍCULO DE EMERGÊNCIA SEM UM CURSO ESPECÍFICO.
    . CURSO ESPECÍFICO DEVE SEGUIR AS NORMAS DO CONTRAN.
    . PARA MINISTRAR O CURSO TEM QUE TER CONVÊNIO E CUMPRIR CARGA HORÁRIA,
    . COM PROFESSORES CREDENCIADOS.
    . APÓS O CURSO É FORNECIDO CERTIFICADO.

    NINGUÉM SERÁ OBRIGADO A FAZER ALGO SENÃO EM VIRTUDE DA LEI.

    •Lei nº. 9.503, de 23 de setembro de 1997;
    •Resolução nº. 168, de 14 de dezembro de 2004, do CONTRAN ;
    •Resolução nº. 268, de 15 de fevereiro de 2008, do CONTRAN;
    •Resolução nº. 285, de 29 de julho de 2008, do CONTRAN;


    1. O Código de Trânsito Brasileiro, art 145 inciso V ,
    exige curso específico, com carga horária e conteudo determinado pelo próprio orgão de trânsito, para condutores de veículos de emergência.

    2. O código de Trânsito Brasileiro, art. 29 inciso VII,
    inclui VIATURAS POLICIAIS como VEÍCULO DE EMERGÊNCIA.

    CURSO PARA CONDUTORES DE VEÍCULOS DE EMERGÊNCIA
    1 Carga horária: 50 (cinqüenta) horas aula
    2 Requisitos para matrícula
    - Ser maior de 21 anos;
    - Estar habilitado em uma das categorias “A”, “B”, “C”, “D” ou “E”;
    - Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 (doze) meses;
    - Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH, pena decorrente de crime de trânsito, bem como não estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

    3 Estrutura Curricular.
    3.1 Módulo I - Legislação de Trânsito – 10 (dez) horas aula
    Determinações do CTB quanto a:
    - Legislação específica para veículos de emergência:
    - Responsabilidades do condutor de veículo de emergência.

    3.2 Módulo II – Direção Defensiva – 15 (quinze) horas aula
    - Acidente evitável ou não evitável;
    - Como ultrapassar e ser ultrapassado;
    - A importância do comportamento seguro na condução de veículos especializados.
    - Comportamento seguro e comportamento de risco – diferença que pode poupar vidas.
    - Estado físico e mental do condutor, conseqüências da ingestão e consumo de bebida alcoólica e substâncias psicoativas;

    3.3 Módulo III – Noções de Primeiros Socorros, Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social – 10 (dez) horas aula
    - A responsabilidade civil e criminal do condutor e o CTB.

    3.4 Módulo IV – Relacionamento Interpessoal – 15 (quinze) horas aula
    - Aspectos do comportamento e de segurança na condução de veículos de emergência;
    - Características dos usuários de veículos de emergência;
    - Cuidados especiais e atenção que devem ser dispensados aos passageiros e aos outros atores do trânsito, na condução de veículos de emergência.


    CONCLUINDO :

    1.NENHUM POLICIAL PODERÁ SER OBRIGADO A DIRIGIR VIATURA SEM UM CURSO ESPECÍFICO QUE CUMPRA AS NORMAS DO CONTRAN, MINISTRADO POR PROFESSORES CREDENCIADOS E APÓS O CURSO É CONCEDIDO UM CERTIFICADO.

    2. OS ¨CURSINHOS¨ dados pelos ¨professores¨ dos centros de manutenção dos quartéis, não dão amparo legal para condutores de viaturas.

    3. NINGUÉM SERÁ OBRIGADO A FAZER ALGO SENÃO EM VIRTUDE DA LEI.


    JURISPRUDENCIA.

    Se um Policial-Bombeiro não quizer dirigir viatura informe a seu escalante, se preciso faça por escrito, caso seja negado entre com MANDADO de SEGURANÇA.

    A Juíza Denize Terezinha Sassi, da 1ª Vara Cível de Santa Maria, concedeu liminar determinando que somente policiais militares aprovados em curso de prática veicular em situação de risco realizem atividade de policiamento ostensivo na condução de veículo de emergência. A DECISÃO ABRANGE TODOS OS ESTADOS a vale até o julgamento final da ação.
    Proc. 11000086488 (Santa Maria)



    ELIOMAR RODRIGUES
    NMU




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por isso que admiro e confio no NMU, os caras são inteligentes e são corajosos, tem caráter não são traidores.

      Valeu pela resposta Eliomar, sem "achismo", resposta estilo NMU ,dentro da LEGALIDADE.

      Graças a Deus em 2014 temos em quem votar, pra mim a dobradinha da PMDF vai ser ELIOMAR e POLIGLOTA.
      A pmdf tem condição de eleger no mínimo 2, e vou fazer campanha dia e noite pra vocês.
      Se vocês permanecerem fiéis à PMDF , vocês serão os melhores representantes que a polícia já teve.

      Recebe as bênçãos meus irmãos.

      Excluir
    2. Na pmdf é cheio de abusos,erros administrativos,falta de planejamento,oficiais incompetentes incapazes de fazer projetos para usar os milhões de reais que a pm ganhando ano.
      Cerca de reais100 milhões e devolvido todo ano porque falta projetos.

      Porque não fazem um quadro pra motorista como tem no BOMBEIRO ?

      Essa é mais uma aberração da pm não tem ninguém habilitado pra dirigir as viaturas.

      Excluir
    3. Muito obrigado Eliomar, me sinto mais seguro depois dessa sua postagem. Eu levantei este questionamento porque me senti lesado quanto a atitude do CPU de minha unidade, agora tenho subsídio para questionar diante dessas arbitrariedades, mais uma vez te agradeço e conte conosco. Abraço!

      Excluir
    4. Dirijo como Tartaruga, na velocidade da via respeitando sialização, dificilmente vou bater uma VTR.
      Não vou da uma de herói pra um governo que quer ver meu ôco.

      Excluir
    5. Como uma decisão da Vara Cível de Santa Maria
      abrange todos os Estados?

      Excluir
    6. ALGUÉM CHEGOU A FAZER AQUELA HABILITAÇÃO PRA PAJERO??
      EU DOU GRAÇAS A DEUS QUE DAS DUAS VEZES QUE FUI LÁ..
      SEMPRE FUI PRETERIDO PELOS ANTIGOS OU CADETES!!
      POIS É RIDÍCULO A HABILITAÇÃO.. NÃO SERVE PRA NADA..
      E O FAMOSO: QUANDO DER MERDA, VÃO JOGAR NA SUA CARA DIZENDO QUE FOI HABILITADO uahHAUHuahUHAUhauhUAHUhauhUHAUhuahuHAUhuahUAH


      NOVINHUUU

      Excluir
  36. NADA VERSUS NADA,

    É o que dá esses atos da administração, NADA VERSUS NADA, me cite senhores, qual administrador fora punido por estes atos impensados, algum deles foi excluído/demitido, pois é colegas, esses atos continuarão, é no CHOAEM é a tal LEI MADEIRA, é turma de PFEM reclassificada assumindo posição a frente de muitos, e tome cangalha para ir para o CAP e CAEP. A LEI MADEIRA, diga-se de passagem foi ato do falecido Azevedo, morreu e aí se foi, deveria ressuscitar para se ver punido.

    SGT ainda sou, com uns 500 que entrou em minha frente. É ruim heim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente no CAEP que deu rasteira em muita gente para ir para o curso, acorda firma fraca.

      Excluir
  37. VAMOS TRABALHAR SAIU A PREVIA 150 NO BOLSO DO OTÁRIO

    GOVERNADOR MAIS MENTIROSO DA HISTORIO

    13 PROMESSAS VOU ADIANTAR O RISCO DE MORTE KKKKKKKKKKKKKK TEVE OTÁRIO COMO EU QUE ACREDITOU

    ResponderExcluir
  38. Sinceramente se eu fosse o atual governador e uma instituição ficasse vestindo a camisa do adversário, eu não daria um centavo de aumento e aí se eu fosse reeleito, essa instituição ia ficar a pão e água, até aprender a fazer política.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus voce não é o governador, mas com certeza algum simpatizante do que é o pior de todos os governos já passado por Brasília. Agora é praxe de que uma peça que não está funcionando numa engrenagem é melhor trocá-la sob risco de comprometer todo motor.Assim é a política meu caro. Seu governador não funciona,então tem que ser trocado.O problema é que o tempo urge e como não há peça de reposição no mercado para uma troca imediata tenho certeza de que o motor já estará fundido, principalmente por ter que rodar mais ano.Além disso, o seu pensamento condiz exatamente com o que essa quadrilha de guerrilheiros está fazendo com o país.O nome?R-E-V-A-N-C-H-I-S-M-O e isso voces sabem fazer muito bem com as aulas ministradas em CUBA.Se liga ZÉ RUELA!

      Excluir
    2. anonimo 17 33. não e o governo mais e um bate pau dele vá ate lá e piore o que estar mal, por estes 5% poderia ter dado para este puxa saco comprar remédio para cura de sua mediocridade, depois que esta quadrilha sair do poder de brasília saberemos avaliar quem merece ou não nosso voto, afinal já pagamos um preço alto por ter levantado a bandeira vermelha dos bandidos, agora com certeza vermelho e azul já mais será seguida ou esquecida.

      Excluir
    3. Caro anônimo de 17:33, como não sabemos fazer política? Como você pode desejar algo tão perverso assim? Não gosto de fazer comparações com a PCDF, mas no governo ARRUDA, a PCDF recebeu apenas 3% e referente ao subsídio acordado no governo RORIZ e mais NADA !! Porque? simplesmente por que o ARRUDA sabia que a PCDF não votara nele, fez essa Lei 12.086 para nós com seus diversos defeitos mas fez, então meu caro, prestamos nosso apoio escancarado ao atual gonernador e ele nos trata com chicote e você vem dizer que não sabemos fazer política? Você realmente não tem SENTIMENTOS, você gosta mesmo é DE CHICOTE e de RDE nas costas, por que eu e o os demais NÃO aceitamos sermos tratados como escória do governo.

      Excluir
  39. Ridiculo é os PMs se sujeitarem a subir na pá mecânica do trator para retirar pessoas que tentam salvar suas casas, lembrando que até o Agnelo invadiu área pública, essa PM não muda nunca, se mandar o PM comer merda ele come. LEMBRANDO QUE OS PMS ESTÃO PARA APOIAR A AGEFIS E, NÃO PARA RETIRAR NINGUÉM.

    ResponderExcluir
  40. Atenção ao colega que postou um recado ao CB ELIOMAR: Ele dispõe de um blog http://eliomarrodriguesnmu.blogspot.com.br/ portanto não liberei seu comentário e peço-o que poste lá ok? Esses tipos de atitudes não é compactuado pela administração desse espaço.

    ResponderExcluir
  41. Nobre Ten Poliglota boa noite, eu espero que o senhor já tenha decidido em se cadidatar e nos representar pois acredito que não há outro com carater e dignidade igual a do senhor, porém rogo a Deus que se isto acontecer o senhor não se deixe influênciar e se desviar do caminho que está sendo traçado por Deus ao senhor, eu e minha familia deseja de coração sorte e esperamos muito que o senhor mude a história da familia policial militar.

    ResponderExcluir
  42. A este cidadão das 17:33, você deve ser um desse puxas sacos do governo, puxa tão bem que entra governo e sai governo você esta aí mamando nas tetas deste governo mentiroso que durante as campanhas fez 13 promessas e até hoje não cumpriu nenhuma, a pão e água já estamos a muito tempo, mais lascados que estamos será impossível ficar, Deus é pai e não vai permitir que este partido ganhe mais nada no DF, ao colega das 17:13, você mandou bem, agora falando sobre o choaem, até quando vamos passar por estes desmandos de comandos, só mais uma trapalhada para esta sofrida profissão, que Deus tome a rédeas da situação e nos ajude.

    ResponderExcluir
  43. A VERDADE É QUE NOSSA CASA TÁ UMA BAGUNÇA KKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE FOSSE APENAS ISSO, EU DIRIA QUE SERIA FÁCIL DÁ UM JEITO!!
      POIS PRA MIM HÁ MUITO MAIS COSIAS QUE INFELIZMENTE SÓ SERÁ POSSÍVEL CORRIGIR COMEÇANDO DO ZERO!!
      OU DE PREFERÊNCIA COM A DESMILITARIZAÇÃO..
      OU MELHOR AINDA COM A UNIFICAÇÃO, POIS SÓ COM DETERMINAÇÃO SUPERIOR PARA NOSSOS SUPERIORES ACATAREM ALGO PRA RESOLVER AS COISAS AQUI!!
      TIRANDO ISSO, É CADA UM POR SI E SALVE QUEM PUDER!!


      NOVINHUUU

      Excluir
  44. Ten Poliglota, bom dia, todos nós pedimos a sua filiação a um partidos políticos para que possa nos representar politicamente, porém aviso-lhe, não se filie ao (Partido da Trapicolagem), como dizia um finado politico, porque se isso acontecer tenho certeza que pelo menos 80%(oitenta) porcentos da classe PM/BM irão lhe virar as costas. PT? NUNCA MAIS...NUNCA MAIS...NUNCA MAIS...NUNCA MAIS...NUNCA MAIS...NUNCA MAIS...NUNCA MAIS...NUNCA MAIS...NUNCA MAIS...NUNCA MAIS...NUNCA MAIS...NUNCA MAIS...NUNCA MAIS... Se Deus quizer e ele quer. ST RR,inativo, em frente a urna serei ATIVO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro amigo, como sempre tenho afirmado, não sou político e se Deus determinar meu ingresso nesse meio para defender nossos interesses, não tenha dúvidas que meu caráter, minha honra e meu compromisso com a moral e a ética jamais me permitiria misturar-me a esses imundos contaminados pela corrupção. Sou e serei eternamente oposição a esses que estão acabando com meu país, seja como político ou seja como eleitor, não tenha dúvidas.

      Poliglota...

      Excluir
  45. Se crê realmente em Deus, não entre nesse mundo.

    ResponderExcluir
  46. Maior besteira que o Governador vai fazer ai em Brasília! Aqui no RJ, o então Gov. Marcelo Alencar criou este decreto e foi um tiro no pé, isso é um artifício para não dar aumento!!!! Vc deve ser Sgt se passar por um processo seletivo e não por ter tempo na corporação, se não estudou tem que ser soldado, pois foi para essa função que ele prestou concurso...

    ResponderExcluir

1 – Para comentar no Blog do Poliglota você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog tenpoliglota2012 os comentários que:
A - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
B - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
C - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
D - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
E – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
A - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog tenpoliglota2012, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor, com os devidos ajustes;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com