sábado, 16 de junho de 2012

Tabela: Salário x Custo de Vida das Polícias Militares Brasileiras































  
















De modo geral, no Brasil, a atenção salarial dada às polícias é inadequada, pela natureza do serviço e pelas necessidades sociais comuns a qualquer cidadão. Sempre se aponta a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) como a “prima rica” das polícias militares, já que por lá um soldado PM recebe quase R$5.000,00. Uma questão, porém, não é levada em consideração: qual o custo de vida que um soldado PM tem nos diversos estados do país? A partir desta comparação, entre custo de vida e salário, a PMDF continua sendo a melhor paga do país?
Para promover este debate, tivemos a curiosidade de pesquisar – em fontes informais – o salário atual das polícias militares (soldados 1ª Classe) e o custo de vida de cada capital do país. Neste exercício de curiosidade, descobrimos que, certamente, a Polícia Militar de Sergipe é a PM que possui o salário mais vantajoso do Brasil, enquanto a Polícia Militar do Rio de Janeiro possui o pior salário do país. A PMDF, conforme nossos critérios, tem o 13º salário:
Provavelmente, leitores encontrarão desacertos no valor dos salários e até discordarão dos índices de custo de vida, e até mesmo da metodologia – que não é científica nem definitiva. Outras pesquisas semelhantes podem ser feitas, qualificando os resultados. Por enquanto, nosso objetivo foi alcançado: mostrar que salário é uma medida relativa, não absoluta.
Autor: Danillo Ferreira - Tenente da Polícia Militar da Bahia, associado ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública e graduando em Filosofia pela UEFS-BA.

Postado por Tenente Poliglota...
"PMDF: POLICIAL BEM REMUNERADO, ESTADO BEM POLICIADO!"
"JUNTOS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES!"

45 comentários:

  1. HÁ DIVERGENCIA DE VALORES SIM, MAS NO GERAL ESSA É A REALIDADE ATUAL DAS POLÍCIAS MILITARES DO BRASIL. ALGO PRECISA SER FEITO E IMEDIATAMENTE. NÃO ESTAMOS MAIS NO PERÍODO DO BRASIL-COLÔNIA.

    ResponderExcluir
  2. Prezados companheiros e leitores do Blog,

    Sinto-me honrado em perceber que mesmo estando liberado as postagens, o grau de educação, respeito e inteligência na compreensão dos textos tem sido um fator muito importante a ser observado; isso me motiva mais e me faz não pensar em desistir, mesmo ainda só com as palavras motivacionais; NÃO SOU POLÍTICO, não tenho cacuete e apenas busco informações que de uma maneira ou de outra possa vir a contribuir com nossos anseios e perspectivas, nada mais. NÃO SOU CANDIDATO, NÃO SOU FILIADO A NENHUM PARTIDO e meus amigos e colaboradores são pessoas simples e comuns que tem os mesmos ideais da maioria dos colegas das categorias (VALORIZAÇÃO e RESPEITO).
    Agradeço, mais uma vez as moderações nas mensagens, pois sei que aqueles que aqui postam são fiéis aos nossos objetivos e buscam na LIVRE EXPRESSÃO DA PALAVRA colaborarem, desabafarem e não perderem as esperanças.
    Infelizmente, algumas pessoas tentam quebrar esse rito, mas logo são sufocados pelo clamor daqueles que só querem a liberdade de se expressar; portanto, nobres amigos, esse espaço não sobreviveria sem os senhores, razão pela qual mais uma vez digo-lhes: SINTAM-SE EM CASA!

    Abraços,

    Tenente Poliglota...
    "Habilidade é o que você é capaz de fazer. Motivação determina o que você faz. Atitude determina a qualidade do que você faz."

    ResponderExcluir
  3. Saem do Movimento:

    PATO TRAIRA;
    ROSEVERTE = PATRÍCIO
    JABA = DINDIN
    ANGÉLICA = GAGA DE ILHEUS = GRITADEIRA = JUMENTA

    Entram no Movimento:

    POLIGLOTA
    73.000 HIPER MEGA SUPER MAX DESMOTIVADO ENTRANDO EM OFF, MAS LIGADO AINDA
    ASSOCIAÇÃO ÚNICA JÁ
    LUCIA MENEZES
    1º SGT INDIGNADO
    SGT ASSIS ARAUJO (sabe tudo de marketing e propaganda)
    CONSCIÊNCIA POLÍTICA PM&BM

    Estes eu apoio, são pessoas que tem um ideia igual a do amigo Roner.

    Sgt Tartarugando do 6º BPM

    ResponderExcluir
  4. Ma uma vez uma postagem excelente nobre ten. Poliglota, em relação a alguns comentários sobre sua pessoa, não se incomode, pelo que parece alguns ainda não sabem que o senhor é oficial QOPMA, que saiu do quadro de praças. Respeito oficiais como respeito praças, pois sou profissional, em qualquer ambiente de trabalho vai ter os que decidem, os que mandam, os que regulam, os que executam é os que trabalham juntos. Não vejo problema do senhor ser um oficial, afinal não tenho nada contra oficiais, somente discordo da forma que eles administram a instituição, afinal são pagos para isso e como foi EXCLAMADO PELO 01 DA PMDF CORONEL TSUNAMY (VARIAS VEZES) "SE A PMDF ESTÁ DO JEITO QUE ESTÁ, A CULPA É EXCLUSIVA DOS ADMINISTRADORES=OFICIAIS!" Palavras do 01 e concordo também, mas não vamos generalizar pois muitos oficiais querem mudar o sistema mas são calados pelos oficiais mais graduados, eu mesmo vejo tenentes, capitães fazendo relatórios, partes, emitindo oficios pedindo melhorias, providências, ações e nada acontece, pois quem decide são "OS CORONÉIS CHEFES" e o que me parece que existe uma guerra de poder, eu mando mais então vai ser do meu jeito, não tem a ombridade de aceitar opinião de um menos graduado, mas na hora de cobrar os "CORONÉIS CHEFES" são incisivos, árduos, diretos, impacientes, as vezes agem com rispidez em excesso,(militarismo sim, mas falta de respeito é inaceitável, independente de qualquer circunstância).

    Diante disto assistimos aqui na base a decadência do sistema da PMDF. Os praças hoje não estão mais resolvendo como de outrora os problemas da instituição. Pois não recebemos para administrar e sim para executar, porém se observaremos que tem vontade e atitude compartilharíamos as obrigações de manter a PMDF em um alto patamar de excelência administrativa. Eu mesmo sou amigo pessoal de vários oficiais de aspirante a major, e me comprometo sempre que posso a ajuda-los em suas missões acima do que é me atribuído por lei. Porém neste momento nem para isso tenho mais motivação, peço desculpas aos oficiais que trabalho, mas demostrei para eles que não estou fazendo mais além, faço o básico e o que me competi por lei. Assim também eles vão tentar mudar isso, pois estão perdendo parceiros de trabalho e não comandados.

    Como somos objeto de execução, pela logica devemos fazer somente o que lhe é mandado, mas quando vemos um oficial, comprometido, amigo, companheiro, um "LÍDER" fazemos além disto, ajudamos ele a administrar, ajudamos ele a resolver seus problemas. Ex: em uma ocorrência aonde o policial poderia resolver e tomar a decisão de como proceder, o policial chama o oficial para resolve-la e transfere o ônus da ocorrência para decisão do oficial, faz parte esse procedimento? Sim faz, mas se sempre isso acontecer o oficial vai ficar sobrecarregado e pode cometer erros, como somos companheiros de trabalho tenho essa visão e resolvo a ocorrência e assumo o ônus. Está é um dos exemplos aonde podemos ajudar um oficial parceiro e "LÍDER".
    Temos que aparar essas arestas, logo os "CORONÉIS CHEFES" vão sair da PMDF e veremos os "OFICIAIS LIDERES" assumirem seus postos de chefias e administrar essa instituição com sabedoria, igualdade e sem influência politica.Acredito que verei esse tempo, pois sou soldado ainda de 10 anos de carreira e tenho mais 20 anos aqui e conheço excelentes oficiais. Se DEUS permitir é claro.

    No mais agradeço ao SGT Tartarugando por me incluir no HALL DOS GRANDES ANÔNIMOS DO MU. ainda existem muitos que não tem pseudo-nomes que dão ótimas opiniões afinal somos todos lideres.

    ADOREI ESSA POSTAGEM TEN. POLIGLOTA, CONTINUE ASSIM, REVELANDO PARA TODOS A REALIDADE.

    73.000 HIPER MEGA SUPER MAX DESMOTIVADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô caro amigo, eu que agradeço; como disse, tenho procurado motivar os colegas enquanto não podemos avançar mais; mas tenho fé em Deus que tudo tem o momento certo e esse momento sempre será o DE DEUS. Creio nisso e vou batalhando como posso. A minha alegria é saber que ainda conseguimos levar um pouco de paz aos tão sofridos companheiros, incluindo-me também, e cada feedback dos colegas me motiva a não parar.
      Obrigado e valeu mesmo amigo.

      Tenente Poliglota...
      "Habilidade é o que você é capaz de fazer. Motivação determina o que você faz. Atitude determina a qualidade do que você faz."

      Excluir
  5. Retirado da Rede Democrática:



    ATENÇÃO

    SENHORES!!!!



    DA FORMA
    COMO ESTÁ
    SENDO CONDUZIDAS
    AS NEGOCIAÇÕES,
    FICAREMOS A DERIVA,
    COM CARA DE PALHAÇOS,
    POIS O NARIZ JÁ NOS FOI DADO!!!

    É NECESSÁRIO ATITUDES MAIS
    CONTUNDENTES (O.T.), A FIM DE PRESSIONARMOS
    O GDF, A FINAL 30 DE JULHO ESTÁ AÍ...

    RONER, QUANDO SOMOS PASSIVOS DEMAIS,
    DENOTAMOS A IDÉIA DE COMODISMO AO
    INIMIGO (GDF).



    "É PRECISO CUTUCAR ESTÁ CAIXA DE MARIMBONDOS"






    74.000/0

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infelizmente amigo, seu comentário não condiz com um ambiente sério. Agradecemos e não volte mais.

      Excluir
  7. O famoso bizu sempre acontecendo, o último é o dando conta da queda do 01, deduz-se que começou na solenidade ontem na cavalaria com a ausencia do comandante, já acharam que tinha sido substituído e lançaram nas redes a queda, porém o motivo da ausência seria outro Dispensa Médica. Na próxima semana vamos ter o desfecho desse bizu se é ou não mais um bizu.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela postagem meu amigo Ten Poliglota, esperamos que nesta luta conseguimos uma reposição salarial para recuperarmos pelo menos as perdas salariais... E quanto a queda do zero um, que aconteça o mais rápido possível, pois já não aguento mais trabalhar além do meu horário (nem relógio trabalha de graça)...


    .........................................THOR...................................

    ResponderExcluir
  9. GTOP-33 APREENDE QUATRO ARMAS DE FOGO EM MENOS DE SETE HORAS EM SOBRADINHO I E II.

    Isso mesmo parabéns, alais já se esqueceram que na sua carreira de PM praça seu salario quando chegar
    ( "QUANDO" )a SUB.Tenente vai ganhar R$6.700.00 líquidos?? Sabia disto?? Isso quando chegar e se chegar...

    Enquanto um policial Civil com 15 anos de carreira Ganha em media R$ 12.000.00 líquidos...
    e um agente do DETRAN ganha em media R$10.000.00 líquidos... Praticamente o dobro e não trabalham o dobro para ganhar isso, além de que a PM faz o seu serviço e mais do DETRAN, CIVIL, AGEFIS, IBAMA, CONCELHO TUTELAR, PSICOLOGO,JUIZ DE PAZ, VARA DA INFÂNCIA E DO ADOLESCENTE,AGENTE SOCIAL E POR AI VAI...
    E GANHA MENOS... AFINAL TEM POLICIAIS SUPERMOTIVADOS TRABALHANDO PARA QUE DAR AUMENTO, SE DER AUMENTO ELES VÃO PERDER A MOTIVAÇÃO E FICAREM PREGUIÇOSOS, POIS TERÃO MAIS DINHEIRO PARA VIAJAR E GASTAR COM A FAMÍLIA, SEM GRANA O QUE RESTA É SOMENTE IR TRABALHAR E TRABALHAR E TRABALHAR.

    Hehehe fico a imaginar como esses vibradores ambulantes acham que estão abafando, enquanto tiver jegue a carroça sempre vai existir, e enquanto tiver a carroça sempre vai ter gente para andar nela...

    Não desmereço os bons trabalhos de colegas operacionais, mas à tempo para tudo e neste momento acho que não é o tempo de trabalhar tanto, afinal 5 anos sem reajuste da inflação, 5 anos com salario congelado (nem conto os 200 reais de aumento pois para mim isso não é aumento e esmola), falta de reconhecimento, falta de consideração,falta valorização e mesmo assim temos policiais de nível superior puxando a carroça..

    ResponderExcluir
  10. Poliglota, o Ronner está dizendo no blog dele que fará uma reunião com uma suposta "nova liderança", por acaso você sabe de algo?
    Bom, pelo menos ele deixou aberto o convite a quem se interesse, não é o meu caso e não gostaria de forçar ninguém a fazer o que eu não faria, mas como você e outros se encontram em um patamar de "liderança", talvez esteja aí uma oportunidade real de se criar realmente um novo grupo.
    Abrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia, mas o Roner sabe muito bem meus ideais e objetivos e se ele desejar ele fará contato. Na minha visão, ainda não foi destituído o grupo do Movimento Unificado referendado por nós mesmos e acharia uma falta de ética criarmos um novo grupo agora. Ademais, pelo que sei até aqui, o grupo reconhecido oficialmente para negociação com o governo é o MU e não acho que uma mudança agora poderia beneficiar tanto, pelo contrário.
      penso que esse atual grupo deveria renunciar para aí sim ser criado um novo grupo, o que não impede de já começarmos a articular uma nova liderança.
      Tenente Poliglota...

      Excluir
    2. Bom, como te disse, o Ronner deixou em aberto o convite. Na minha opinião, a ética tem que partir de ambos os lados, não achei ético o que os membros do MU fizeram ao anunciar juntamente com o 01 o fim antecipado da O.T sem antes consultar a tropa, e muito menos ético achei ainda a imposição que eles fizeram à tropa em assembléia para que "aceitássemos" a trégua para com o governo, então não vejo o porque de dar tanta credibilidade a quem nos faltou com a mesma. Mas, assim como você, acredito que o momento deve ser aproveitado para se cogitar sim a criação de um novo grupo, renovado e reconhecido pela tropa.
      Abrs.

      Excluir
  11. Dança das cadeiras no GDF

    E a reforma administrativa no governo do Distrito Federal parece que já vai começar. Segundo uma fonte do blog a navalha vai passar pela segurança do DF e na Casa Militar. Os primeiros a serem substituídos, segundo a fonte, serão o Coronel Rogério Leão, da Casa Militar, o Coronel Suamy Santana, comandante da Polícia Militar e possivelmente o secretário de Segurança, Sandro Avelar.

    Pelo menos um substituto já tem nome, e conhecido por sinal. Caso se confirme estas informações, que de acordo com a fonte deve ser de hoje para amanhã, de fato, a reforma propalada por integrantes do governos logo após o depoimento de Agnelo Queiroz na CPI do Cachoeira vai existir.

    Fonte: http://www.blogdoodi.com.br/

    comento : onde a fumaça há fogo!

    cabo desmotivado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa informação já estava sendo ventilada antes mesmo do depoimento do governador; imagino que deva ser concretizada, ainda mais depois da reportagem do Agnelo hoje no Correio Braziliense.
      Nada mal, mudanças são sempre bem vindas; tomara que esse governador crie vergonha na cara e coloque pessoas realmente identificadas com as categorias e com a segurança pública do DISTRITO FEDERAL; chega de delegadozinhos da PF que já provaram não ter nenhuma competência para gerir a segurança pública do DF.
      Mesmo sendo cargos de confiança, acho que uma consulta às classes seria prudente para a escolha dos futuros chefes. Com a palavra o Governador do DF.

      Tenente Poliglota...

      Excluir
    2. Ta de Brincadeira comigo17 de junho de 2012 17:06

      Tu achas que o Governador vai ficar olhando os blogs da vida?

      Excluir
  12. não, más tu acha que ele não tem bábá ovo(inocentinho das 17:06)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta de Brincadeira comigo 217 de junho de 2012 19:30

      Meu amigo no dia que o Governador ficar olhando ou se interessando por blogs ele estará desesperado, Pretensão querer que o Governador vá se interessar por qualquer blog da policia, poxa vida não vamos ser tão ingênuo, isso é muita pretensão valeu fui

      Excluir
  13. ANTEPROJETO DE UNIFICAÇÃO DAS POLÍCIA CIVIL E MILITAR
    No Brasil o sistema de segurança pública a nível estadual está afeto às polícias civil e militar, cabendo a primeira os atos de polícia judiciária, e à segunda o policiamento ostensivo e a manutenção da ordem pública, nos termos do artigo 144 da Constituição Federal.

    Todas as vezes que se pensou em unificação das polícias civil e militar, se esbarrou no interesse corporativista dos oficiais, haja vista que estes não aceitam em perder o grau de autoridade que possuem, bem como as vantagens inerentes às suas patentes militares. A atividade de polícia é eminentemente civil, como civil é a sociedade, e o governo democraticamente constituído por ela.

    O presente anteprojeto tem por escopo a fusão das atividades de polícia judiciária com as de polícia ostensiva e de manutenção da ordem pública, surgindo dessa fusão uma nova Polícia com características híbridas.

    O Estado detém o Poder de Polícia para disciplinar as atividades dos indivíduos em sociedade, cuja convivência deve ser harmoniosa. Parte desse Poder de Polícia é delegado à agentes públicos que irão exercer esse Poder para cumprir e fazer cumprir a lei, no âmbito de suas atribuições no que tange ao policiamento e combate à criminalidade. Portanto, a designação "Delegado de Polícia" traz na sua etimologia a essência da função, bem como está assentada historicamente no entendimento da população de uma maneira geral, como àquele funcionário que detém o poder de polícia para protegê-lo.

    A fusão da Polícia Militar com a Polícia Civil, ocorreria com a extinção das duas polícias, e a criação da NOVA POLÍCIA CIVIL, estruturada para corresponder aos anseios da sociedade quanto ao atendimento e, oferecer um combate mais eficiente à crescente onda de criminalidade.


    DO PESSOAL

    Com a fusão os Oficiais da Polícia Militar seriam automaticamente designados como Delegados de Polícia, na classe correspondente ao padrão salarial já existente (art. 3º incisos I a VI - disposições transitórias - Anexo I), tendo acesso à todas as funções e cargos, exceto ao cargo de Diretor Geral de Polícia Civil e, às funções de polícia judiciária, para os quais seria necessário o curso de bacharel em ciências jurídicas, uma vez que se trata de função especializada, pois cabe à polícia judiciária a autuação em flagrante do conduzido por cometimento de crime, e preparo do inquérito que servirá de base à ação penal pelo Ministério Público, exigindo-se, portanto, conhecimentos jurídicos a nível superior. Os Oficiais com curso de bacharel em Direito serão habilitados de pleno direito para todas as funções de polícia judiciária.
    CONTINUA...

    ResponderExcluir
  14. CONTINUACAO
    As carreiras seriam estruturadas da seguinte forma:

    1) EFETIVO DE OPERAÇÃO CIVIL

    A carreira de Investigador de Polícia estaria extinta, criando-se em seu lugar a Carreira de Detetive Policial, subdividida em 4 Níveis para efeito de promoção horizontal, iniciando-se na carreira como Detetive de Polícia de Nível 1, com as atribuições de investigação e assessoramento do Delegado de Polícia Judiciária. As carreiras de Agente Policial e Carcereiro permanecem com a mesma designação e função, mudando-se tão somente a classificação horizontal de classes, para Nível, iniciando-se a carreira no Nível 1; as carreiras essencialmente administrativas seriam exercidas por Agentes Administrativos, cujos salários não poderiam ter acrescidos adicionais inerentes à carreira policial. As promoções horizontais nas respectivas carreiras, seriam através de listas, elaboradas no início do ano pelo Depto de Administração, através do critério de 50% por Antigüidade na carreira, e de 50% por Mérito, apurado em pontuação obtida na avaliação anual pelos chefes imediatos, sendo que na ocorrência de empate em qualquer dos critérios, seria feito o desempate levando-se em conta o: 1) maior tempo de serviço na polícia, 2) maior tempo no serviço público estadual, 3) maior idade, 4) maior número de dependentes.

    ResponderExcluir
  15. CONTINUACAO
    2) EFETIVO DE OPERAÇÃO FARDADO -

    A carreira de Soldado da PM seria extinta, com a criação da Carreira de Guarda Civil de Nível 1, cuja designação "GUARDA" também está inculcada na consciência da população, tendo este formação eminentemente policial para o exercício de suas funções; a Carreira de Cabo da PM seria extinta, com a criação da Carreira de Guarda Civil de Nível 2; as Carreiras de 3º, 2º, 1º Sargento PM e Subtenente PM, seriam extintas com a criação da Carreira de Inspetor de Polícia, de Nível 1, 2, 3 e 4, respectivamente, com a função específica de supervisão do policiamento efetuado pelos Guardas Civis, e subordinação direta aos Delegados de Polícia. Levando-se em conta a correspondência do padrão salarial existente, o Guarda Civil para ter acesso à carreira de Detetive Policial deverá atingir o posto de Inspetor de Polícia de Nível 1, cargo equivalente no padrão salarial, e prestar concurso para o Curso Técnico de Formação de Detetive Policial para preenchimento das vagas existentes. O efetivo de operação fardado instituído na forma de carreira única, inicia-se na carreira de Guarda Civil de Nível 1, de provimento por concurso público aberto à sociedade em geral, e disciplinado por edital específico, com o posto máximo de Inspetor de Polícia de Nível 4. A ascensão à carreira de Guarda Civil de Nível 2 dar-se-á mediante concurso interno, aos Guardas que tenham o interstício de no mínimo 3 (três) anos na carreira. A ascensão à carreira de Inspetor de Polícia de Nível 1 dar-se-á mediante concurso interno aos Guardas Civis de Nível 2 que tenham o interstício de no mínimo 2 (dois) anos na carreira. À promoção de Inspetores de Polícia de Nível 1 para Nível 2, e assim sucessivamente, se dará por lista elaborada no início do ano civil pelo Depto de Administração de Pessoal, de acordo com o número de vagas, sendo adotado o critério para subscrição na lista de promoção de 50 % por Antigüidade na carreira e, 50% por Mérito auferido nas pontuações das avaliações anuais dos chefes imediatos. Ocorrendo empate em qualquer dos critérios, levar-se-á em conta a seguinte ordem: 1) maior tempo de serviço na polícia; 2) maior tempo de serviço público estadual; 3) maior idade; 4) maior número de dependentes.

    A unificação das polícias depende de vontade política para se vencer as resistências que se manifestarão no processo legislativo de alteração Constitucional (anexo II), bem como da aprovação da Lei Orgânica (anexo I), no entanto, cremos que o projeto que elaboramos é bastante simples, sem fórmulas que prejudique qualquer das carreiras, além de atender o princípio de que a união faz a força e, somente uma polícia forte e integrada poderá fazer frente a crescente violência que atinge a sociedade em todos os níveis. Algumas carreiras tiveram suas designações e funções redefinidas, outras permaneceram com as mesmas atribuições, mas com certeza todas integradas numa polícia única, embora com múltiplas faces.
    projeto e do senhor Juvenal Marques Ferreira Filho - delegado de Polícia em São Paulo

    Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/1573/anteprojeto-de-unificacao-das-policias-civil-e-militar#ixzz1y4qoxQcf
    CARO AMIGO POLIGLOTA PODERIA ANALISAR ESTE PROJETO E ME DIZER SE CONCORDA COM TEOR QUE SE ENCONTRA. UM GRANDE ABRAÇO, ANTES DE QUALQUER COISA QUERIA DIZER QUE ESTOU VOLTANDO, SÓ PRECISO DE UM TEMPINHO PARA RESOLVER ALGUMAS PENDENCIAS, MAIS A NOVA DIREÇÃO DO MOVIMENTO QUE SERÁ DIRIGIDO POR MIM, SERÁ FORTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo...

      Bem viondo novamente; vou dar uma lida com calma nesse projeto e depois conversamos ok?

      Abraços,

      Excluir
    2. ok amigo estarei esperando a sua resposta, vamos juntos caminhar neste novo movimento que se inicia.

      Excluir
    3. Manteremos contato ok?

      Abraços,

      Ten Poliglota...

      Excluir
  16. A OPERAÇÃO TARTARUGA NÃO DEPENDE DO RONER É VERDADE ,

    MÁS O RESULTADO DELA DEPENDE DE DIVULGAÇÃO , DA MÍDIA,

    NÃO ADIANTA A OPERAÇÃO TARTARUGA VELADA ,

    ESTAMOS 3 MESES COM OP. TARTARUGA VELADA E QUAL O RESULTADO:

    ASSEMBLÉIAS VAZIAS , REUNIÕES DESMARCADAS , DESCASO DO GOVERNO , ESCALAS PIORADAS , TRANSFERENCIAS , ARROCHOS ,

    NÃO ADIANTA OPERAÇÃO TARTARUGA P2

    NÃO ADIANTA OPERAÇÃO TARTARUGA P2

    NÃO ADIANTA OPERAÇÃO TARTARUGA P2

    ASSEMBLÉIA NA PRAÇA DO RELÓGIO JÁ , JÁ , JÁ ...

    OPERAÇÃO TARTARUGA ANUNCIADA JÁ , JÁ , JÁ ....

    ResponderExcluir
  17. CARO AMIGO POLIGLOTA , PAZ ,

    GOSTARIA DE PARABENIZÁ-LO E A TODOS QUE COMPLETAM ESTE ESPAÇO,

    O NÍVEL DOS COMENTÁRIOS,E O COMPROMETIMENTO COM AS NECESSIDADES DOS PMDF-BMDF
    É VISÍVEL E SÓBRIO.

    IMPRESSÃO MINHA OU NÍVEL DOS COMENTÁRIOS R. D. CAIU ????

    TANTA COISA IMPORTANTE SENDO DELIBERADA,

    E MUITOS ENVOLVIDOS EM PICUINHAS E PROVOCAÇÕES GRATUITAS,

    MUITOS PERDENDO TEMPO.

    RONER E NOSSOS AMIGOS DA REDE DEMOCRÁTICA PRECISANDO DE

    APOIO E MUITOS PERDENDO TEMPO.

    ESTAMOS NUM MOMENTO DE TRANSIÇÃO NA COMISSÃO , FINDANDO OS PRAZOS E MUITOS PERDENDO TEMPO.

    ESTÁ NA HORA DE FOCARMOS NOVAMENTE NAS NOSSAS REIVINDICAÇÕES .

    CONTINUE FIRME E EQUILIBRADO ,SUAS POSTAGENS TEM AJUDADO MUITOS ,INCLUSIVE A MIM

    GOSTARIA MUITO DE VE-LO COLABORANDO DIRETAMENTE COM RONER NA COMISSÃO
    SERIA UM EXCELENTE REFORÇO NESTA BATALHA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo anonimo,
      Esse espaço pertence a todos os senhores e como tal são os senhores que ditam as regras, e disso não tenho o que me queixar, realmente a qualidade aqui é exemplar.
      Como respondi a minha amiga LUCIA MENEZES abaixo estou sempre disposto a colaborar. Gosto do amigo Roner e acho que ele só foi mais um manipulado nessa história; no momento certo, e não está longe, vamos emplacar, tenha certeza. O cenário está mudando e vai mudar muito durante essa semana. Tenha calma que veremos muita coisa ainda e aí será o grande momento. estou com a cabeça no lugar e pronto, sempre pronto. Aliás, prontidão foi uma das coisas que sempre fiz muito bem nessa polícia..rssrs.
      Abraços,

      Tenente Poliglota...

      Excluir
  18. POLIGLOTA, SOLICITEI AO RONER QUE RESPONDESSE QUANTO AOS PEDIDOS DE ALGUMAS POSTAGENS EM RELAÇÃO À VC PARTICIPAR JUNTAMENTE COM ELE NO GRUPO, O MESMO RESPONDEU QUE NÃO VI EMPECILHO NA SUA PARTICIPAÇÃO EM UM NOVO GRUPO, ENTÃO, NÃO VEJO MOTIVOS DE VC FICAR TÃO RETICENTE QUANTO À ISTO, E QUANTO À RENÚNCIA DO OUTRO GRUPO, NÃO VAI ACONTECER! NÃO AGUARDE ISTO, ELES TEM INTERESSES POLITICOS E JAMAIS VÃO DEIXAR, MESMO QUE PRA ISTO A CORPORAÇÃO SEJA PREJUDICADA! CABE HÁ ALGUÉM, NÃO DEIXAR QUE ISSO ACONTEÇA!. O TEMPO ESTÁ ACABANDO.

    POR: LUCIA MENEZES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Lúcia,

      Não estou reticente amiga, só que tenho algumas opiniões que fazem muito sentido para mim e que talvez não estejam sendo observadas.
      Veja bem: Criar um novo grupo é uma coisa, titularizar e efetivar esse grupo é outra; sabemos que há muito esse MU vem tendo divergencias internas e a quantidade de pessoas(creio que mais de 20)foi um fator negativo.Até hoje não sei, e creio que a maioria também não sabe, a quantidade e os nomes dessas pessoas.
      Estou analisando calmamente todo o cenário para que não seja tomada nenhuma atitude precipitada e sem rumo, mas com bastante otimismo pois não se pode errar novamente, concorda?
      Agradeço sua colaboração e saiba que você (CIVIL) já faz parte dessa família policial, servindo de exemplo a muitas POLICIAIS que encontram-se desmotivadas e ainda não comparecem.

      Abraços,

      Tenente Poliglota...

      Excluir
  19. Estava eu lendo o blog, com é de costume, e a poucos dias atrás (re)assisti ao filme O Grande Ditador, de Charlie Chaplin, e sentindo com muito arrepio a mensagem final do filme, transportei o conteúdo ao nosso contexto atual. Segue abaixo a parte que suponho ter o encaixe perfeito a nossa atual situação:


    "Soldados! Não batalheis pela escravidão! Lutai pela liberdade! No décimo sétimo capítulo de São Lucas está escrito que o Reino de Deus está dentro do homem – não de um só homem ou grupo de homens, mas dos homens todos! Está em vós! Vós, o povo, tendes o poder – o poder de criar máquinas. O poder de criar felicidade! Vós, O POVO, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela... de faze-la uma aventura maravilhosa. Portanto – em nome da democracia – usemos desse poder, unamo-nos todos nós. Lutemos por um mundo novo... um mundo bom que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro à mocidade e segurança à velhice.


    É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas, só mistificam! Não cumprem o que prometem. Jamais o cumprirão! Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam à ventura de todos nós. SOLDADOS, EM NOME DA DEMOCRACIA, UNAMO-NOS!"

    (RETIRADO DO BLOG DO CAPITÃO MANO PMSERGIPE)

    POR: LUCIA MENEZES

    Caso queira obter o discurso por completo, basta abrir o link do wikpedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Grande_Ditador (está lá na parte '4. O discurso').

    ResponderExcluir
  20. Como sempre o Policial Militar têm que carregar a pecha de Guarda. Talvez esse é o grande trunfo do Governo. A transformação da Polícia Militar em Guarda Civis trará grande benefícios aos governadores, sobretudo em questões salariais. Nunca veremos uma fusão das polícias onde sejamos tratados com respeito e que tenham interesse em perder ou estender benefícios. Por que não, uma atividade policial onde todos estivessem nivelados e os que desejariam seguir o seguimento ostensivo ou de investigação que requeresse ou se especializasse para tal mister. Não
    qual é mais pejorativo "Seu Guarda" ou a expressão debochada "PEEEEMMMMMME"

    Sgt Cavaleiro de Aço

    ResponderExcluir
  21. CARO TENENTE POLIGLOTA!
    O sentimento de decepção e desmotivação é tão grande entre os companheiros policiais e bombeiros militares ( principalmente os praças) que transcrevo neste momento um texto tirado da comunidade dos policias militares que retrata descaradamente este quadro.

    CEL SUAMY:(CNE 01) Teoricman
    Por SOS PMDF
    É uma pena um desperdício de dinheiro público com um Comandante Geral que em sua carreira não tem (03) anos efetivos dentro de nossa instituição.

    Um Teoricman que de prática não tem nada.

    Só sabe bajular os Delegados da PCDF.

    A carreira toda partiu para ser bom em arrotar a teoria, pois melhorar a qualidade nem pensar.

    O que dizer de um Comandante que não comandou (01)(uma) unidade sequer.

    Só poderia dar nisso: Tratar o efetivo da PMDF com desprezo, como se fossem 14000 cadetes.

    Tenho vergonha de ser comandado por um comandante que nunca olhou nos olhos de um bandido.

    Tenho vergonha de ser comandado por um comandante que passou a maior parte da carreira com agregações.

    Sua CNE 01 é regada ao sacrifício das Praças que o Senhor (metido a um Deus megalomaníaco) tanto despreza.

    Sua CNE, seja como adjunto ao Secretário de Segurança Pública ou como Ex-Comandante Geral vai ficar contigo, mas saiba
    que a Segurança Pública está um caos, por causa de pessoas como o Senhor que só pensa em si próprio, achando que os policiais militares daqui são muito bem remunerados.

    Quando saio com a minha família, tenho que olhar para os lados, pois sou policial de rua e diferentemente do senhor, já prendi muitos bandidos, estou endividado por causa do custo de vida, pois mesmo sendo econômico, estou impossibilitado de dar a minha família a dignidade que ela merece.

    Vergonha é ver o senhor todo arrogante diante dos demais, pois, analisando o senhor, posso te dizer , sem medo de errar que o senhor tem alguma frustração pessoal em sua vida que quer compensá-la tratando todos com arrogância.

    Volte a bajular os Delegados na Secretaria de Segurança Pública, o seu linguajar e sua retórica para isso é notável.

    Quando o senhor se aposentar, compre uns livrinhos de liderança para atualizar-se a respeito de como as coisas mudaram , pois a PMDF evoluiu em consequência das reivindicações das praças diante das esmolas políticas que acabaram por interferir em nossa instituição.

    Como pode ser cobrado de nós policiais para que deixemos a Operação Tartaruga, se estamos evoluindo a passos de uma lesma engessada?

    Tenho vergonha e ao mesmo tempo uma admiração de saber que no CBMDF, por mais que haja injustiças, a evolução é muito maior que em nossa instituição.

    Apenas mais um insatisfeito que o Senhor com seu gordo salário vai olhar por cima.

    FONTE: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=44801204&tid=5755047806985135669

    CABO DESMOTIVADO

    ResponderExcluir
  22. REPASSANDO. POSTADO NO BLOG DO HALK.

    Suamy Santana da Silva - CEL/QOPM
    Comandante-Geral da PMDF

    O GIGANTE VENCIDO QUE CAIRÁ POR TERRA EM BREVE.

    VEJAM OS ERROS DO GIGANTE GOLIAS, QUE O LEVARAM A QUEDA.

    1-ALTO CONFIANÇA

    Golias se sentia imponente e seguro em sua altura de 2,90 m, e pensava lá do alto de seu tamanho que ninguém poderia tocá-lo ou mesmo derrubá-lo, pois sua confiança na altura sempre lhe havia mostrado que mesmo no meio de seu povo e nas batalhas que havia travado com outros inimigos ele sempre havia vencido.

    2-IDOLÁTRIA

    Vemos que Golias trazia um capacete de bronze sobre a sua cabeça, e o capacete era também uma identidade, por ele se poderia identificar de qual exército ele pertencia.(Cúpula do governo do PT) Também no capacete era uma forma de adoração ao seu deus, e o deus dos filisteus era Dagom,(GOVERNADOR AGNELO QUEIROZ) uma divindade maligna, cuja adoração era realizada com orgias e bebedeiras e também por ser um homem sem princípios.


    3-CONFIANÇA DEMASIADA POR ACHAR QUE TINHA GRANDES HABILIDADES

    Golias era um campeão filisteu, pois fora treinado nas artes de guerra. Desde criança ele provavelmente foi preparado para ser um guerreiro filisteu, e quanto mais crescia, mas se destacava nas batalhas e mais vencia. Assim com inúmeras vitórias ele passou a confiar na sua habilidade e arrogancia em acreditar que ninguém poderia o vencer em modalidades de guerra.Ele não atentou que sempre teremos batalhas e que muitas delas não faz de nós imbatíveis.

    4-ORGULHO


    O contexto nos mostra que ele trazia em seu peito uma couraça ou cota de medalhas de bronze, que pesava cerca de 57 Kg, que para ele era um monumento às grandes vitórias que havia vencido. Golias olhava para o peito e pensava: “Eu sou o maior; eu sou o melhor, eu sou eu”. “Golias, Golias, Golias!!!
    Assim é o Coronel Suamy SAntana como Golias? O orgulho é igual a soberba e está escrito no livro da vida: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.” Provérbios 16:18
    Isso foi fatal na vida do gigante Golias e com certeza ainda é perigoso.

    5-AUTO SUFICIENTE NA CAPACIDADE

    Golias tinha uma lança cuja ponta pesava seis quilos, e isso era uma dádiva para um guerreiro, pois as armas da época era a espada e a lança. Com a lança ele transpassava e o deixava sofre e agonizar antes de ser cortado com a espada, assim a lança era símbolo de sofrimento para seus inimigos. Ter uma lança como aquela fazia com que Golias se sentisse o único capaz de matar e humilhar o oponente.
    Você pode ser bom em alguma coisa, mas nunca deixa que a capacidade de fazer algo lhe seja por tropeço. Devemos buscar aprender. Eu aprendi que existem três tipos de homem: um é o tolo, que nunca prende nada; outro é o inteligente, que aprende com seus esforços; e o terceiro é o sábio, que aprende com os outros. Assim é necessário que busquemos ser sábios.


    6-A ARROGANCIA

    Golias saía e afrontava o exército de Israel, se mostrando arrogante, com uma empáfia tremenda. Ele era sem dúvida uma pessoa horrível em todos os aspectos. Para ele não havia ninguém igual a ele, somente pessoas pequenas.
    Deus sempre vai colocar por terra os arrogantes, pois Jeová disse: “Eu, abato o soberbo e exalto o humilde”.
    Ser humilde é reconhecer seus defeitos e fraquezas; é ser uma pessoa que aprende com os outros. Golias nunca foi uma pessoa humilde, mas a sua arrogância o levou a queda que ele nunca havia experimentado, e consequentemente a morte.

    CONCLUSÃO: POR QUE OS GIGANTES CAEM.
    Os gigantes caem porque se esquecem das pequenas coisas, Eles nao tropeçam em grandes pedras, mas sim nas pequenas.

    PORTANTO!CORONEL SUAMY(O GIGANTE)Aguarde! pois sua queda é IMINENTE

    ResponderExcluir
  23. PASSAGEM DE COMANDO - PMDF
    CONFIRMADO SEXTA-FEIRA, 22JUN2012, SALÃO NOBRE / QCG - PMDF

    cabo desmotivado

    ResponderExcluir
  24. SGT TARTARUGA TO VOLTANDO18 de junho de 2012 12:05

    Caro tenente Poliglota o senhor já analisou o projeto?

    ResponderExcluir
  25. LI UMA NOTA NA PÁGINA DA PMDF EM QUE O CEL SUAMY ESTÁ SE DEFENDENDO DEVIDO A UMA SUPOSTA RETIRADA SUA DO CARGO.
    SABEMOS QUE DE ACORDO COM O RDE NÃO PODEMOS CRITICAR OS NOSSOS SUPERIORES HIERÁRQUICOS.
    PORTANTO, NÃO TECEREI UMA CRÍTICA E SIM ALGO PARA REFLEXÃO.
    SABEMOS QUE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA É REGIDA POR VÁRIOS PRINCÍPIOS DOS QUAIS A IMPESSOALIDADE DEVE SER UM DOS SEUS PILARES.
    SÓ QUE A MEU VER O CMT GERAL NO MOMENTO EM QUE DIVULGOU AQUELA NOTA FERIU ESSE PRINCÍPIO, POIS TAL DECLARAÇÃO ESTÁ EM DEFESA DE SUA PESSOA E NÃO DA INSTITUIÇÃO.
    COMO ELE MESMO DIZ QUE SUAS AÇÕES ESTÃO PAULTADAS DENTRO DA LEGALIDADE, ACREDITO QUE COMETEU UM DESVIO. SEGUE ABAIXO A NOTA DIVULGADA:

    Saída do Comandante-Geral da PMDF
    17/6/2012 15:25:00

    A quem interessa a disseminação de boatos maliciosos para desestabilizar o comando da PMDF após uma recente crise na Segurança Pública da capital do país?

    A quem interessa o caos institucional e o fomento da desconfiança, deslealdade, discórdia e desmotivação?

    É importante essa avaliação da sociedade de Brasília e, em particular, dos policiais militares do Distrito Federal para que não sirvam a interesses escusos daqueles que visam somente seus ideais mesquinhos. A Polícia Militar é muito superior a todo esse jogo de poder e não se curvará a manipulações e ao fomento de práticas não republicanas e indisciplinadas de quem quer que seja.

    O Comandante-Geral da PMDF assumiu o cargo em abril de 2012 a convite do excelentíssimo senhor Governador do DF, Agnelo Queiroz, e como policial militar cumprirá a missão a ele determinada até que aquela autoridade assim entenda.

    Suamy Santana da Silva - CEL/QOPM
    Comandante-Geral da PMDF

    PRAÇA ATENTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse comandante geral é um fraco mesmo. só porque alguns comentários sairam nos meios de comunicação logo ele arrumou um jeitinho de arranjar resposta com sua prepotencia e utilizando o bem público ou serviço. Vai rsponder companheiro! É só o MP tomar conhecimento...kkkkkkkkk

      Excluir
  26. Era paz e amor

    Foi assim no governo Arruda: os dois primeiros anos de arrocho, os dois últimos (que não chegaram a existir), seriam de “Arruda, paz e amor”. Segundo fonte palaciana, o governo Agnelo vem com a mesma proposta. Estaria disposto a começar uma mudança na máquina já agora – as primeiras mudanças serão na área da Segurança Pública – que terminarão em extinção de secretaria, inclusive. Ainda segundo a fonte, após o depoimento na CPMI do Cachoeira, na semana passada, a cúpula do GDF considerou que a gestão entrou em nova fase e deve mostrar isso à população. À conferir.

    Fonte: Coluna Ons e OFFs/ Lívio Dí Araújo/ Jornal Alô

    TÁ CHEGANDO A HORA PARA ESSA CUPULA DE INCOMPETENTES DA SEGURANÇA PÚBLICA DO DF

    ResponderExcluir
  27. CONCORDO COM A POSTAGEM ACIMA, MAS A VERDADE É QUE ESTAMOS JOGADOS ÀS TRAÇAS E NÃO ADIANTA TAPAR O SOL COM A PENEIRA. TEMOS TRES GRANDES MEIOS DE COMUNICAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO INDISCUTIVEIS (BLOG DA RD, DO POLIGLOTA E DO JOSENY) EM MASSA MAS PARECE QUE CADA UM QUER CUIDAR DE SEUS INTERESSES.JUNTANDO ESSAS TRES FORÇAS MAIS O APOIO INCONDICIONAL DAS CATEGORIAS SERÍAMOS IMBATÍVEIS. TÁ NA HORA DOS DONOS DESSES BLOGS COMEÇAREM A SE COÇAR E FAZER ALGUMA COISA, DEIXAR AS DIFERENÇAS DE LADO E SE UNIREM EM UMA SÓ FORÇA, SÓ ASSIM CONSEGUIREMOS ALGUMA COISA. TENHO ATÉ UMA SUGESTÃO: SE UNAM, MARQUEM UMA ASSEMBLÉIA, APRESENTEM OS FUTUROS LÍDERES AS CATEGORIAS E REFERENDEM. TRABALHEM NOS PROJETOS QUE JÁ ESTÃO PRONTOS, APERFEIÇOANDO-OS, UNEM ESSAS CATEGORIAS DESANIMADAS E GARANTO QUE VOCÊS IRÃO ARREBENTAR E NÃO TERÁ GOVERNO, NEM COMANDO, NEM PRESIDENTA, NEM PARTIDO, NEM NADA QUE CONSEGUIRÁ PARÁ-LOS.ESTOU NO MEIO E SEI O QUANTO A OPERAÇÃO TARTARUGA É TEMIDA POR ESSES SEGMENTOS CITADOS. AGORA É COM VOCES.
    MAJ PM DESMOTIVADO TAMBEM

    ResponderExcluir
  28. POLIGLOTA, ESTOU REPASSANDO O QUE ESTÁ NO BLOG DO PATO

    SEMANA DECISIVA PARA PMs e BOMBEIROS


    Amigos policiais e bombeiros militares de Brasília, iniciamos uma semana decisiva para nossas pretenções salariais, em meio a tantos boatos sobre a saída do Comando da PM, tenho a informar que: Conversei com o Cel Suamy Cmt Geral da PM neste final de semana por telefone, para saber como está indo o desenrolar dos acontecimentos, o mesmo me infomou que havia se acidentado e queimado o rosto e as mãos, mas, que segunda-feira (hoje), voltará a fazer contato com a equipe de governo para marcar uma reunião entre o movimento unificado, os dois comandantes e os secretários da equipe de governo, tendo em vista, ainda não terem encaminhado o documento que visa a antecipação das parcelas do risco de vida para o mês de Agosto, o reajuste no auxílio moradia para o mês de novembro e a volta do auxílio inatividadde para extender os R$200,00 pago no auxílio alimentação para os companheiros aposentado, este foi o acordo feito por todos para que fosse dado uma trégua no movimento deflagrado na assembéia realizada na praça do relógio. Também conversei com o chefe da casa militar e ele me informou que o governo semana passada estava todo empenhado na defesa do Governdador Agnelo na CPI do Cachoeira, mas, que esta semana voltará a se reunir com o secretário de administração Vilmar Lacerda, para voltar a receber os componentes do movimento unificado e juntos encaminharmos o documento concedendo as reivindicações feitas em favor da categoria, foi informado por ambos que a saída do Comando e do Chefe da Casa Militar só são bizús, que não tem nada constatado sobre este assunto.
    Companheiros, não podemos nos desmobilizar neste momento tão importante, se for preciso convocar outra assembléia, carreatas, caminhadas, enfim, o que for necessário para pressionar o governo a conceder nosso reajuste, podem ter certeza que estamos prontos para o embate, mas, sempre juntos, por que juntos somos fortes divididos somos fracos.
    Fiquem com Deus. Acompanhece sexta-feira as novidades na revista eletrônica semanal.

    POR: LUCIA MENEZES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia, a única coisa que possoi dizer desse camarada é que ele é uma verdadeira piada. Justamente agora que o Roner Gama se afastou do Mu e que todos eles sabem da força da RD, resolveram abrir atitudes que deveriam ser tomadas e reveladas as categorias. Não acredito em nenhuma palavra desse pessoal do MU e se o Roner se afastou é porque alguma coisa além do que sabemos aconteceu.
      tenho certeza de que nunca saberemos a verdade, pois ali naquele grupo faltou transparência e sinceridade e isso é irreversível.
      vejamos o que vai acontecer, mas as notícias que correm não são nada animadoras e você deve lembrar muito bem como aconteceu a queda do Cel Gouveia (foi questão de horas). Por essa razão, acho melhor esperar mais um pouco e ver o que acontece, pois de conversas já estamos cheios, né verdade?
      Abraços,

      Poliglota...

      Excluir
  29. COMODISMO E ZONA DE CONFORTO

    A gente demora a compreender algumas coisas. A gente demora a se adaptar a uma nova realidade. Tendemos a nos prender ao passado, mantemos determinadas situações apenas por medo da mudança. O comodismo é compreensível, porque são tantos os traumas ao longo da vida, que nos conformamos com as situações teoricamente estáveis.

    É difícil mudar isso, é difícil recomeçar, deixar para trás, esquecer, ignorar. Mas o recomeço pode lhe trazer novas perspectivas. E, por isso, não desperdice a oportunidade de pelo menos pensar sobre a possibilidade de dar um novo rumo a sua vida, de mudar a direção.

    Muitas vezes nos acomodamos sem nem mesmo perceber. O tempo é cruel, ele passa, não importa o que aconteça. Dia a dia ele continuará se arrastando e te arrastando junto com ele, ainda que você implore para que ele te conceda um pouco mais de tempo.

    O comodismo pode se instalar em diversos setores de sua vida, tanto no lado pessoal quanto no profissional, e se caracteriza, muitas vezes, pela atitude mecânica que começamos a impor para cumprir determinadas rotinas. Deixamos de pensar, de analisar, de construir e ligamos o piloto automático.

    No dicionário, o comodismo está ligado ao egoísmo, à atitude de cuidar apenas de si. No nosso cotidiano, demos um novo sentido a ele, mais voltado à atitude de aquietar-se, de se conformar com uma situação pelo simples receio da mudança. Costumamos resistir às mudanças, e esta resistência se transforma em um obstáculo à adaptação à nova realidade.

    Alguns psicólogos explicam que as novas rotinas exigem uma re-estruturação da função cerebral. Como nosso cérebro costuma fazer as coisas do mesmo jeito sempre, a novidade exige dele a criação de um novo padrão funcional. É trabalhoso, claro, despende energia.

    O comodismo muitas vezes reflete o ter uma situação estável e ser infeliz nesta situação. Aqui a infelicidade não precisa ser necessariamente exaustiva ou crônica. Pode ser apenas sistemática, por exemplo. Pode ser aquela infelicidade vislumbrada simplesmente porque não estamos felizes e realizados dentro daquele contexto.

    Daí que nos acostumados a viver a vida daquele jeito. Não é uma infelicidade que imprescindivelmente traz lágrimas aos olhos, mas pode ser aquela que não leva o riso à boca. É o não estar plenamente feliz e aceitar passivamente esta condição. É a tal da zona de conforto ocupando espaço em nossas vidas.

    A inquietação é essencial, os questionamentos idem. E a felicidade, meninos e meninas, a felicidade deve ser inalienável, direito fundamental de todo cidadão. E é pela busca deste estado de espírito que precisamos nos mexer mais, lutar mais e acreditar nas possibilidades.

    Às vezes precisamos perceber melhor a tal zona de conforto. Talvez ela não seja tão confortável assim, e você esteja apenas com medo do que te espera lá fora. Tudo bem se você chegar à conclusão que prefere que seja assim. O importante é ter a iniciativa de pensar sobre isso a ponto de ter a chance de fazer uma opção, qualquer que seja ela.


    74.000/0

    ResponderExcluir
  30. COPIADO DO BLOG DA REDE DEMOCRÁTICA

    SGT RONER GAMA, VEJO QUE DEPOIS DE SAIR DO MU RESOLVEU CRIAR UM NOVO MU.ISSO NÃO É RUIM,MAS SAIBA QUE UM GRUPO PELO PRÓPRIO NOME E CONFORME DEFINIÇÃO DICIONÁRIA,É UM SUBSTANTIVO MASCULINO ONDE UM NÚMERO DE PESSOAS OU DE COISAS ACABAM FORMANDO UM TODO.NÃO SE ENGANE E NÃO ENGANE MAIS NOSSOS SOFRIDOS COLEGAS COM FALÁCIAS SEM PRÁTICAS, POIS SABEMOS QUE TEMOS VÁRIOS COMPANHEIROS FORTES CAPAZES DE ENFIAR ESSE ANTIGO MU NO BOLSO.SOZINHO NÃO ANDARÁS MUITO E O QUE CONSEGUIRÁ SERÁ TÃO SOMENTE A ILUSÃO DE QUEM VENCEU SEM LUTAR.SABEMOS A FORÇA DA RD, DO ESPAÇO LIVRE PMDF, DO POLIGLOTA, DO HALK, MAS ELA SEM APOIO NÃO É NADA, COMO ESSE MOVIMENTO MUMIFICADO SE TORNOU.ABAIXE SUA CRISTA, PROCURE ALIANÇAS E DEIXE O RESTO POR NOSSA CONTA.TEM DÚVIDAS DE QUE NÃO POSSAMOS? HUMILDADE SGT RONER, HUMILDADE, É A ÚNICA COISA QUE LHE FALTA PARA ATINGIR HORIZONTES NUNCA DESBRAVADOS.DESCULPE A SINCERIDADE.
    Cb TECSOP

    ResponderExcluir
  31. Polícia registra 19 homicídios durante a semana no Distrito Federal

    Publicação: 18/06/2012 19:30Atualização: 18/06/2012 19:33

    A maioria, 12 deles, ocorreram durante o último final de semana. As informações são da Secretaria de Estado de Segurança Pública do DF, divulgadas nesta segunda-feira (18/6).

    De acordo com os dados da SSP-DF, 63% (12) dos homícidios aconteceram no período entre 20h e 5h da manhã seguinte. O restante, 37% (7), ocorreu de 11h às 17h.

    Entre as vítimas identificadas, 17 são do sexo masculino, sendo que sete delas tinham entre 18 e 24 anos. Uma possuia menos de 18 anos e a vítima mais velha tinha 32.

    Leia mais notícias de Cidades

    ResponderExcluir

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro da classe, a honra e o pundonor militar serão MODERADOS.
tenpoliglota2012@gmail.com